Cartões corporativos são tendência da próxima onda de fintechzação
Além das soluções de pagamentos voltadas aos consumidores finais, as empresas têm aproveitado as vantagens da fintechzação para aprimorar os processos internos, lançando produtos que miram os próprios funcionários. Uma das principais apostas é desenvolver internamente os cartões corporativos e de benefícios, com foco na otimização do controle financeiro.
A demanda pelo serviço é considerável. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a quantidade de cartões corporativos no mercado saltou 28% de 2021 para o segundo trimestre de 2022. Foram R$ 69 bilhões movimentados no crédito por pessoas jurídicas no primeiro semestre do ano passado.
Com a ajuda de fintechs de infraestrutura de pagamento, a incorporação de serviços pode ser feita dentro de casa, abrindo caminho para a oferta de cartões exclusivos e sem envolvimento de um banco. Atenta a esta tendência, a Pomelo vem se antecipando ao mercado na prestação deste tipo de serviço aos seus clientes. A empresa se encarrega dos bastidores do processo, desde a adequação à parte regulatória até o fornecimento da infraestrutura financeira, como a criação de contas digitais, processamento e emissão dos cartões, individualização e configuração para pix e boletos.
“Num cenário em que a economia está mais cautelosa, entender os gastos de seu time faz total sentido. A tecnologia da Pomelo permite que quaisquer empresas possam lançar cartões corporativos para outras empresas, assim como para seus funcionários”, afirma Rafael Goulart, Country Manager da Pomelo para o Brasil.
“Oferecer um cartão para os seus funcionários não significa gastar mais, principalmente se o seu cartão fornece informações de tipo de gasto para o controle e gestão financeiro e pode inclusive limitar os gastos para serviços específicos. Também permite a oferta de cartões vale-alimentação, vale-refeição e benefícios, o que complementa o valor aos clientes e pode compor um único ecossistema de gestão de gastos e beneficios”.
Concentrar a gestão financeira dentro do ecossistema interno fornece ao cliente da Pomelo mais informações sobre a dinâmica dos gastos, e facilita a vida dos funcionários que possuem um cartão muito mais dinâmico para suas necessidades do dia a dia corporativo. Com um cartão corporativo próprio, os administradores conseguem limitar quanto e onde os recursos são gastos, além de ter flexibilidade para fazer outras customizações de acordo com o perfil do negócio.
Para as empresas, isso significa menos perdas por desconhecimento, menos equipes trabalhando em tarefas administrativas e menos estresse por parte dos funcionários — ou seja, mais eficiência. O resultado é um cartão corporativo mais conveniente que os hospedados no sistema de instituições terceiras.