Gestão do Sindicato dos Médicos do Ceará é pautada por diálogo nas esferas municipal, estadual

Gestão do Sindicato dos Médicos do Ceará é pautada por diálogo nas esferas municipal, estadual 

Com nova gestão desde 2021, o Sindicato dos Médicos tem como foco a representatividade da classe através do diálogo nos canais de comunicação e com representantes do Estado – somente no último ano, houve reuniões com vários municípios; reuniões com o Governo do Ceará e reuniões com representantes do Governo Federal. Com 80 anos de atuação, a organização sindical é referência em prol da valorização da categoria médica e da medicina de qualidade. 

Durante a pandemia, para atuação mais tranquila e segura, a entidade encaminhou ofício ao Ministério da Saúde solicitando um plano de imunização estratégico aos profissionais acerca do recebimento da terceira dose da vacina. No documento, a entidade explicava que, diante da porcentagem da eficácia das vacinas autorizadas no Brasil, fazia-se necessário saber qual o Plano Estratégico e quais são as medidas que seriam adotadas quanto a uma eventual necessidade de uma terceira dose das vacinas para reforço.

“A abertura de diálogo que nós temos com os órgãos municipais, estaduais e federais é um legado da minha gestão e, principalmente, um ponto muito importante para a história do Sindicato. O trabalho pela melhoria da saúde tem que ser contínuo”, pontua o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara.

Em parceria com as demais entidades representativas da categoria, a entidade se pauta em atribuições como: reivindicar melhorias nas condições de saúde da população; buscar o fortalecimento do sistema público de saúde; representar os interesses gerais da categoria ou interesses individuais de filiados; colaborar como órgão técnico consultivo no estudo e solução de problemas relacionados com a categoria e zelar pelo cumprimento da legislação, acordos e convenções coletivas de trabalho, sentenças normativas e demais institutos que assegurem direitos à categoria.

Governo municipal

Ao longo de 2021, o Sindicato esteve presente em diversas reuniões envolvendo a Secretaria de Saúde de Fortaleza. Em abril, o Dr. Leonardo Alcântara e a coordenadora do Departamento Jurídico da entidade, Dra. Thaís Timbó, participaram de uma reunião na Prefeitura para tratar de várias pautas de interesse da categoria, como Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS); proposta de Educação Continuada; aumento de 1% na Gratificação de Plantão após 15 anos; reajuste dos salários bases e gratificação de Raio-X para os médicos do IJF e outros.

Governo estadual

Em colaboração com as demais entidades sindicais da área da saúde, o Sindicato dos Médicos chegou a participar de uma reunião na Assembleia Legislativa do Ceará, com deputados da casa. O objetivo da reunião era sensibilizar e pedir apoio aos parlamentares para a implantação do projeto de Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

Governo federal

Em Brasília, no início de abril, a organização participou de uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Na ocasião, dirigentes apresentaram as principais reivindicações da categoria médica e da saúde, como duas pautas legislativas de grande relevância, a carreira única de médico de Estado e o piso salarial dos profissionais médicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Também na capital federal, o Dr. Leonardo Alcântara apresentou pautas da classe em reunião com o senador Eduardo Girão (Podemos-CE).

Compartilhe nas redes sociais!