Governadora Izolda Cela autoriza início de obras de esgotamento sanitário para dez bairros de Fortaleza
Mais de 170 mil moradores dos bairros Itaperi, Serrinha, Dias Macedo, Boa Vista, Passaré, Parque Dois Irmãos, Mondubim, Dendê, Jardim Cearense e Maraponga terão melhores condições de saneamento básico num futuro breve. Isso porque a governadora Izolda Cela e o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, assinaram nesta segunda-feira (27) a ordem de serviço para ampliação do sistema de esgotamento sanitário desses dez bairros de Fortaleza.
Esta obra amplia em 3,5 o percentual de cobertura de saneamento da Capital Cearense. Um grande investimento que traz saúde e dignidade para as pessoas, além da repercussão importantíssima ao meio ambiente”, destacou a governadora Izolda Cela. “Estou muito feliz de estar aqui hoje, pois o nosso compromisso, o compromisso do Governo do Ceará, é com aquelas realizações que trazem benefícios para a vida das pessoas, e estamos aqui cumprindo um compromisso que fizemos quando entregamos o Parque Dom Aloísio Lorscheider”, completou.
Com aplicação de R$ 255 milhões, os trabalhos serão realizados ao longo dos próximos 40 meses. “Antigamente, se dizia que obra de saneamento não era obra de muito interesse dos governantes porque ficava embaixo da terra e não se via. Mas isso é superado. As pessoas, também, cada vez mais reivindicam isso. Porque veem a importância que tem para a vida real, para o dia a dia”, declarou Izolda Cela, reforçando o papel importantíssimo desse investimento.
As ações para esses dez bairros integram uma série de intervenções na bacia do Rio Cocó, que no cálculo geral têm atendimento potencial de 1.230.936 unidades habitacionais. “Temos aqui uma obra muito relevante para o município de Fortaleza, com a ampliação da cobertura de esgotamento sanitário da Cidade, que vai beneficiar uma população estimada em 172 mil pessoas. É uma obra complementar de diversas outras que já estamos executando dentro de Fortaleza. Ao término delas, vamos atingir 73% em cobertura de esgotamento sanitário. Um ponto importante nessas obras: todas são na bacia do Cocó”, listou Neuri Freitas.
Na Capital, a Cagece também está atuando em melhorias nos bairros Cidade dos Funcionários, Edson Queiroz, Parque Manibura, Sapiranga, Eng. Luciano Cavalcante, Jangurussu, Cajazeiras, Barroso, Conjunto Palmeiras, Planalto Palmeiras, Aeroporto, Itaoca, Montese, Parangaba, Vila Manoel Sátiro, Vila Pery, Mata Galinha, Castelão e Edson Queiroz.