Identificar as fases da obra auxilia no planejamento e execução das reformas

Identificar as fases da obra auxilia no planejamento e execução das reformas

O momento de construir a casa própria ou reformar requer organização e planejamento para que a construção aconteça da melhor forma possível e sem surpresas. É preciso seguir algumas etapas obrigatórias e saber exatamente quais são as fases de uma obra, pois com um bom planejamento é possível trabalhar despreocupado e ainda ter a casa dos sonhos como resultado. 

Algumas lojas de construção, como exemplo a Acal Home Center, contam com atendimento especializado em cada fase da obra para que a compra seja objetiva e assertiva. São oito etapas: projeto, preparação do terreno, alicerces, alvenaria, cobertura, instalações elétricas e hidráulicas, acabamento e decoração. 

O consultor de vendas da Acal Home Center, Bruno Rocha, explica cada etapa:

No projeto, é necessário o apoio técnico de um profissional, arquiteto ou engenheiro que irá cuidar das licenças, plantas da construção, bem como legalização da obra e custos pertinentes a essa fase inicial e provavelmente das fases seguintes também. 

Em seguida, é a vez da preparação do terreno, pois nem todos os terrenos estão preparados para receber uma obra, devido a isso, é preciso avaliar a necessidade de aterramento, entre outras exigências. Uma casa só pode ser construída quando o terreno está nivelado. E, para isso, é preciso utilizar a terraplanagem para igualar a terra, seja colocando mais terra, que é chamado de aterro, ou removendo a terra, chamado de corte. 

Para que uma casa seja construída, ela precisa de estabilidade e suporte. Tudo para que a obra possa ser sustentada com precisão. Os alicerces ou colunas, que fazem parte da sustentação, podem ser diferentes de acordo com o tipo de projeto aprovado. A fase seguinte da construção residencial é a alvenaria, que pode ser convencional ou estrutural.

A mais utilizada nos projetos é a alvenaria com concreto armado, com a função de vedar paredes e separar ambientes. Nessa fase a alvenaria também preenche os vazios das vigas de sustentação colocadas na etapa anterior. Após a fase de alvenaria, a obra geralmente recebe uma cobertura ou o que chamamos de telhado. As coberturas protegem a casa da chuva, sol e vento. A conclusão desta etapa pede o acabamento com calhas, rufos e rincões.

Na etapa de hidráulica e elétrica, é o momento de fazer a instalação de fios, criação de pontos de tomadas e interruptores, rede de água, definição de temperatura dessa água, rede de esgoto primária e, se o projeto prevê, rede de esgoto secundária. E por fim, o acabamento, fase que possui instalação de vidros, isolamento térmico e impermeabilização para evitar futuras penetrações de umidade. Além de pisos e revestimentos, portas, pintura e gesso.

Compartilhe nas redes sociais!