Parangaba é Show traz programação infantil Especial de Páscoa
A Páscoa já chegou no Shopping Parangaba e trouxe uma programação única, repleta de animação e brincadeiras, o “Parangaba é Show – Especial de Páscoa”, em parceria com a Cia. Mix da Alegria, com um fim de semana pensado para receber o público infantil e famílias em geral.
Neste sábado, 09, a atração começa a partir das 16 horas, com brincadeiras, músicas, oficina de orelhinhas de coelho, pintura facial com temática de Páscoa e contação especial de histórias para a criançada. Além disso, um animado concurso de dança promete agitar o público.
Já no domingo, 10, a partir das 17 horas, haverá a apresentação do espetáculo teatral “Miraculous em: o sumiço de ovo de chocolate”. O “Parangaba É Show” acontece no Piso L2, próximo a Riachuelo. O acesso ao evento é gratuito. O Shopping Parangaba segue todos os protocolos de segurança para garantir conforto e bem-estar dos clientes, sempre alinhado com as diretrizes dos órgãos competentes, como a apresentação do cartão de vacinação Covid-19, uso obrigatório de máscaras, pontos instalados de álcool em gel para os clientes e higienização dos ambientes.
SERVIÇO Parangaba É Show – Especial de Páscoa Data: 9 de abril, das 16h às 19h; dia 10 de abril, a partir das 17h. Entrada Gratuita Local: Piso L2, próximo a Loja Riachuelo
Kopenhagen apresenta 19 novidades transformadoras para a Páscoa
A data mais doce do ano está chegando. A Páscoa é sinônimo de renovação e, claro, muito chocolate! Por isso, a Kopenhagen, pioneira no segmento de chocolates finos no Brasil, traz para o seu portfólio mais de 63 itens.
“O mundo tem passado por uma verdadeira transformação desde o início da pandemia, as pessoas tem olhado mais para si e para as suas relações, sejam corporativas ou pessoais. A Kopenhagen está há 94 anos se fazendo presente nos momentos mais especiais da vida dos brasileiros e, nesse momento, percebemos a busca pelo novo diante dessa metamorfose e quisemos trazer esse conceito na Campanha deste ano, que terá toda uma simbologia representada por borboletas e produtos singulares para proporcionar novas sensações, sabores e experiências aos consumidores”, afirma Felipe Diniz, gerente de marketing da Kopenhagen.
Linha Repleto
Uma das linhas de mais sucesso da marca, que conta com o ovo Repleto 4 Clássicos, que une em um só ovo para comer de colher os sabores favoritos que passam entre gerações (Nhá Benta tradicional, Chumbinho, Lajotinha e Língua de Gato), agora, ganhou mais dois sabores: o Repleto Pão de Mel, ovo de chocolate amargo com recheio de biscoito doce sabor pão de mel e doce de leite com especiarias, coberto com chocolate ao leite e confeitos de chocolate ao leite e o Repleto Mousse Dragê, ovo de chocolate ao leite com delicioso recheio de mousse de chocolate e decorado com confeitos coloridos, para dar aquela crocância irresistível. (R$ 132,90 cada)
Linha Exagero
A linha mais recheada da marca ganhou novos integrantes para compor o mix de produtos, que já contava com o Exagero Melt, Exagero Lingua de Gato e Exagero Nhá Benta. Agora, passam a integrar a família Exagero, os sabores Honeycomb, ovo de chocolate amargo com recheio surpreendente de crocantes de açúcar sabor mel, Soul Good Amendoim, ovo de chocolate ao leite com recheio generoso de amendoim (ideal para dietas com restrição à lactose) e o Chokonut, ovo de chocolate ao leite com recheio crocante de avelã. (R$ 132,90 cada)
Linha Clássicos
Já para a linha que reúne os clássicos mais amados da marca, a novidade fica por conta do Ovo Nhá Benta Lingua de Gato Special, ovo Língua de Gato ao leite com recheio do inconfundível marshmallow Kopenhagen e de chocolate ao leite. Dois Clássicos em uma só mordida. (R$ 79,90)
4 clássicos, Cherry Brandy, Língua de Gato Extracremoso, Chumbinho, Língua de Gato, Língua de Gato Branco, Lajotinha, Chokonut, Keep Kop Pipoca Gourmet completam essa irresistível categoria.
Linha Tradicional
Para quem não abre mão, a Kopenhagen traz os seus tradicionais sabores: Crocante (150g R$ 64,90 e 300g R$ 99,90), ao leite (300g R$ 99,90) e Special Nuts (300g R$ 112,90).
Linha Especiais
Para quem procura saudabilidade e sabor, as linhas Soul Good e Dark chegam cheias de novidades. O ovo Língua de Gato Soul Good passa a dividir o portfólio da categoria com o Ovo Dark 70% Cacau Soul Good (220g R$ 112,90). Já a linha Dark, que conta com o ovo Dark com Laranja Cristalizada e Amêndoas passa a oferecer mais uma opção, o Ovo Dark Língua de Gato Amargo (300g R$ 112,90).
Linha Black & White
Para quem fica na dúvida se gosta mais de chocolate ao leite ou branco, pode se deliciar com essa linha composta pelos ovos Black&White, metade chocolate ao leite e metade chocolate branco (175g R$ 66,90), Black&White Macadâmia Caramelizada (R$ 114,90) e o lançamento Black&White Pistache (R$ 114,90).
Deluxe
Em uma embalagem cheia de luxo, a Kopenhagen se une à Life By Vivara. São 810g distribuídas em uma sofisticada caixa que contém: 1 Ovo Língua de Gato com casca recheada de chocolate ao leite, 4 trufas de Língua de Gato, 8 medalhões de Língua de Gato, 8 Línguas de Gato de chocolate ao leite e 1 pingente de prata 925 com banho de ouro 18K. (R$ 399,00)
Infantil
A linha mais divertida e saborosa também ganhou novidades: para esse ano, a Kopenhagen traz quatro novas opções para agradar tanto as crianças, quanto os adolescentes.
– Ovo de chocolate ao leite, que acompanha um copo com canudo personalizado com o Lingato. (150g R$ 129,90).
– Ovo de chocolate ao leite, que acompanha uma estilosa mochila Lingato. (150g R$ 129,90).
– Ovo de chocolate ao leite de pintar, que acompanha pincel e 3 bombons de chocolate branco nas cores branca, roxa e laranja, que podem ser utilizados para pintar e decorar o ovo, despertando a imaginação da criançada. (170g R$ 99,90).
– Ovo de chocolate ao leite, que acompanha uma almofada de pescoço com capuz para deixar as viagens e momentos de descanso muito mais divertidos e relaxantes. (150g R$ 129,90.
Linha Figuras
Para enriquecer ainda mais esse mix de produtos, que tem diferentes faixas de preços, com valores mais acessíveis, a Kopenhagen trouxe novos sabores de Ovinhos, Melt e Chokonut (75g R$ 24,90), além da Lebre Dragê (170g R$ 59,90).
Latas
Os bombons Chokonut passaram a integrar o portfólio de latas, que já conta com os sabores: Língua de Gato Trufado, Licorosos e Soul Good. (250g R$ 82,90).
Cestas
Para tornar a Páscoa ainda mais especial, a Kopenhagen montou algumas opções de cestas para tornar a data ainda mais completa. São 4 opções com diferentes produtos e tamanhos, a partir de R$ 219,00.
Para conhecer o portfólio completo, acesse o site: http://www.kopenhagen.com.br ou baixe o app Kopenhagen, disponível para IOS e Android. Os produtos já estarão disponíveis para venda.
SOBRE A KOPENHAGEN
Marca com 94 anos de história que se mostra ousada e inovadora. Esta é a Kopenhagen, líder e precursora no segmento de chocolates finos no Brasil que, desde 1928, está presente nos mais doces momentos dos fãs e apreciadores dos sabores únicos de seus produtos.
A Kopenhagen demonstra ser a escolha certa na hora de presentear ou degustar clássicos, como: Nhá Benta e Língua de Gato. Precursora, a marca que atualmente conta com 452 lojas, responde por grandes inovações do setor de chocolateria premium como, por exemplo, a plataforma de saudabilidade Soul Good, Keep Kop, Melt, entre outros.
Campanha de Conscientização do Autismo realiza atividades e oferece serviços gratuitos em Shopping de Fortaleza
“Serviços como massoterapia, aferição de pressão arterial e glicemia serão oferecidos para os participantes das atividades e clientes do shopping”
Para fortalecer a Campanha de Conscientização do Autismo que ocorre neste mês de abril, o Instituto Compartilha organiza junto com a Taurus Engenharia uma série de atividades, tanto presencial como virtual, para comemorar a data. A ação realizada pelo Shopping Aldeota, Clínica Immunité e Laboratório Clementino Fraga, ocorre nos dias 08, 09, 22 e 23 de abril de forma presencial, já nos dias 10, 11, 12 e 13 as atividades acontecem de forma virtual, pelo canal no Youtube da Taurus Engenharia.
O evento conta com o apoio de várias instituições cearenses como APAE-Fortaleza, Colégio Regina Pacis, Empoderamento Down, Casa da Esperança e Pestalozzi, que trabalham em prol da causa. Intitulada “Autismo e um Mundo para Todas as Pessoas”, a ação tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a inclusão social de pessoas com autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Nesta ação, o Instituto Compartilha além de estar na organização do evento, vai oferecer aos participantes das atividades, clientes do shopping e ao público em geral os serviços de massoterapia, aferição de pressão arterial e glicemia totalmente gratuitos.
Com uma programação presencial e outra virtual, o público terá acesso gratuito a todas as atividades. Na programação presencial, diversas atividades e serviços serão oferecidos aos participantes e ao público em geral, como mesa redonda, bate-papo, contação de história, lojinha de artesanato, oficina de bijuterias para mães e filhos com espectro autista, curso de biscuit, além de oficina de robótica (montagem e programação de robôs), destinada aos pais e filhos com autismo, além de apresentações artísticas e culturais.
Já na programação virtual, o público vai poder acompanhar várias palestras com profissionais renomados da área, conversando sobre temas como: bullying na escola, condições de autistas nos tempos atuais, entre outras temáticas.
Para participar dos cursos e oficinas é preciso fazer inscrição via WhatsApp pelo número (85) 981932928. Toda a programação virtual será transmitida, ao vivo, pelo canal no Youtube da Taurus Engenharia.
Confira a programação completa:
Presencial
Data: 08/04 (sexta-feira) – 14h às 17h
Curso de biscuit (imãs de geladeira)
Público: Mães e filhos
Inscrição pelo WhatsApp: (85) 981932928
Local: Shopping Aldeota – Piso L2
Data: 09/04 (sábado) – 14h às 17h
Oficina de bijuterias
Público: Mães e filhos
Inscrição pelo WhatsApp: (85) 981932928
Local: Shopping Aldeota – Piso L2
Data: 09/04 (sábado) – 15h
Palestra de Abertura com Fabíola Janebro, sobre seletividade alimentar e ao final bate papo sobre cases de sucesso inclusivo.
Público: Todos
Local: Shopping Aldeota – Piso L2
Data: 09/04 (sábado) – 16h20min
Palestra sobre Diagnóstico e Estimulação precoce no TEA – Instituto Compartilha
Público: Todos
Local: Shopping Aldeota – Piso L2
Data: 09/04 (sábado) – 17h30min
Mesa redonda: atuação da Equipe Multiprofissional no atendimento ao TEA – Instituto Compartilha
Público: Todos
Local: Shopping Aldeota – Piso L2
Data: 09/04 (sábado) – 16h30min às 18h30min
Festa de Páscoa – Espetáculo teatral
Público: Para todos
Local: Shopping Aldeota – Piso L1
Data: 22/04 (sexta-feira) – 15h às 18h
Oficina de Robótica (montagem e programação de robôs)
Público: Acima de 10 anos
Inscrição pelo WhatsApp: (85) 981932928
Local: Shopping Aldeota – Piso L3
Data: 23/04 (sábado) – 14h30min
Contação de história: ser diferente é legal (com fantoches)
Público: Para todos
Local: Shopping Aldeota – Piso L1
Data: 23/04 (sábado) – 15h
Apresentações artísticas e culturais: coral, dança, música e apresentações de esporte.
Público: Todos
Local: Shopping Aldeota – Piso L1
Datas: 08, 09, 22 e 23/04 (sextas e sábados) – Horário de funcionamento do shopping
Lojinha para venda de artesanato
Público: Todos
Local: Shopping Aldeota – Piso L2
Datas: 08, 09, 22 e 23/04 (sextas e sábados) – Horário de funcionamento do shopping
Massoterapia/aferição de pressão/glicemia
Público: Todos
Local: Shopping Aldeota – Piso L1
Programação Virtual
Data: 11/04 (segunda-feira) – 19h
Palestra: Condições de autistas nos tempos atuais: abordando economia, renda familiar, entre outros.
Moderador: João Eduardo.
Convidados: Alexandre Mapurunga, Ethel Sudário, Liduina Carneiro, Lucas Maia e Talita Fernandes.
Público: Todos
Data: 12/04 (terça-feira) – 19h
Palestra: Bullying na Escola
Moderador: Rosângella Lima
Convidados: Levi Pimenta, Lucas Maia e jovens autistas.
Público: Todos
Data: 13/04 (quarta-feira) – 19h
Palestra: LEI 12.764 – Seus 10 anos! O que de fato está sendo executado?
Moderador: João Eduardo
Convidados: Alexandre Mapurunga, João Eduardo, Gabriele Bezerro, Rosângella Lima, Guilherme Barroso, Liduína Carneiro e Maurício Lima.
Comunidade Shalom lança álbum em comemoração aos 40 anos de fundação
A Comunidade Católica Shalom vai lançar, hoje, 08, um álbum comemorativo de 40 anos de fundação. “Banquete Eterno” estará disponível em todas as plataformas musicais com 13 faixas musicais.
Este é o sétimo CD litúrgico lançado pela Comunidade. Todas as músicas serão executadas nas Missas, Adorações, momentos de oração e eventos da Comunidade, além de estarem à disposição de toda a Igreja.
Documentário
Na última quinta-feira, 7, o primeiro episódio de uma série documental sobre a produção do álbum foi disponibilizado através do site https://banqueteeterno.comshalom.org/documentario.
“Este ano, com os 40 anos, nós vimos a oportunidade de gravarmos os bastidores, retiro, a produção e gravarmos depoimento dos irmãos explicando esse processo. Com esse objetivo, de mostrar os bastidores da produção do CD dos 40 anos da Comunidade, nós resolvemos fazer um documentário”, detalha Wilde Fábio, diretor do documentário, que terá os demais episódios lançados durante a Semana Santa.
A direção artística do álbum foi assinada por Wilde Fábio, Gustavo Osterno e Nicodemos Costa. Já a produção musical também teve a participação de Eduardo Cardoso. “As canções falam do desejo de se ofertar inteiramente àquele que tanto nos amou e expressam o desejo de amá-lo incondicionalmente com toda nossa imperfeição. Por isso desejamos, através desse CD, derramar sobre toda a humanidade o desejo de amar mais a Deus e por Ele entregar suas vidas”, complementa Gustavo.
FICHA TÉCNICA
Álbum Banquete eterno (13 faixas)
Edições Shalom
Direção Artística: Wilde Fábio, Gustavo Osterno e Nicodemos Costa.
Prod. Musical: Wilde Fábio, Gustavo Osterno e Eduardo Cardoso.
Arranjos: Pedro Veiga, Eduardo Cardoso, Guilherme Pontes e Evandro Jorge.
Programação: Derek e Rafael Pereira
Cordas: St Petersburg Studio Orchestra, Maestro Kleber Augusto
Composição: Gustavo Osterno, Nicodemos Costa, Susi Castro, Laura Salvador, Guilherme Pontes, Keciane Lima, Wilde Fábio, Mylene Otou, Eduardo Cardoso, Pedro Veiga, Fabio Lima, Leozany Oliveira, Leonardo Biondo, Evacy Assunção, Yuri Costa, Pe. Cristiano Pinheiro, Pe. Vicente Tomás, Justine Lafferrière, Amanda Pinheiro, Sibelle Veiga, Ana Gabriela, Davidson Silva, Rafael Morel e Augusto César.
Coro – Base Masculina: Gustavo Osterno, Guilherme Pontes, Pedro Veiga, Max Lucena, João Carlos e Maurício Jorge.
Coro – Base Feminina: Lindenês Marinho, Susi Castro, Bia Albano, Chris Sousa, Tatiane Rodrigues, Sibelle Veiga.
Backing Vocals e abertura: Augusto César, Guilherme Pontes, Rafael Morel, Thais Nara, Chris Souza, Maxsuel Lucena.
Guitarra e violões: Eduardo Cardoso. / Bateria: Renan Martins. / Baixo: Gustavo Essinger. / Teclados: Rafael Pereira.
CANTO DE ENTRADA – Festa do Cordeiro KYRIE ELEISON – Renova o mundo GLÓRIA – Rei dos Céus ACLAMAÇÃO – Eterna vida OFERTÓRIO – Corações abrasados SANTO – Hosana nas alturas ORAÇÃO EUCARÍSTICA – Oração eucarística I ANTÍFONAS DE ADORAÇÃO CORDEIRO DE DEUS – Dai-nos a paz COMUNHÃO 01 – Banquete eterno COMUNHÃO 02 – Alma de Cristo AÇÃO DE GRAÇAS – Sopra em meu jardim CANTO FINAL – Rainha dos Céus
Serviço
Comunidade Shalom álbum em comemoração aos 40 anos de fundação
Quando: 8 de abril Onde: Plataformas musicais (Deezer, Spotify) Mais informações: https://banqueteeterno.comshalom.org/documentario
Como os ingredientes presentes no cardápio podem manter a gengiva e os dentes saudáveis
A relação entre alimentação e saúde bucal vai muito além da redução do consumo de açúcar a fim de evitar cáries. Problemas como a gengivite e a periodontite vêm despertando preocupação nos especialistas. Além da higiene e das visitas periódicas ao dentista, um cardápio balanceado é um importante aliado para evitar o surgimento de diferentes tipos de doenças e garantir uma vida mais saudável.
Alguns tipos de comida podem trazer benefícios para a saúde bucal. Eles são considerados “detergentes”, pois atuam eliminando resíduos de outros alimentos que ficaram aderidos à superfície dental. Entre eles estão a pêra, maçã, cenoura e laranja. Por outro lado, existem aqueles que merecem atenção com os excessos, como o açúcar presente em doces, que provoca a queda do pH e causa a desmineralização do dente, aumentando o risco de cárie.
Além disso, a carência de nutrientes pode causar manifestações bucais. A falta de ferro, por exemplo, pode resultar em aftas, feridas no canto da boca, queimação bucal, entre outros. Por sua vez, a escassez de vitamina C pode resultar em sangramento gengival, mobilidade dentária, retardo na cicatrização, alteração do paladar e outras doenças oportunistas.
A Diretora Clínica da Odontoart, Sandra Silveira, explica como uma alimentação equilibrada pode afetar a saúde bucal. “A boca é a porta de entrada da saúde geral e o aspecto nutricional tem um papel fundamental nesse sentido. Se o organismo não recebe a nutrição adequada, a saúde bucal está em risco”, afirma.
A dentista destaca, ainda, como a ingestão de alguns alimentos pode prejudicar a estética dos dentes, deixando-os mais escuros ou desgastados. “Refrigerante, café e vinho são exemplos de bebidas que, a longo prazo, podem reagir dessa forma na cavidade oral. O desgaste do esmalte superficial em razão do atrito com alguns alimentos, da mesma forma, pode contribuir para uma aparência menos saudável da arcada dentária”, reforça.
Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, aliada à higiene bucal é a combinação perfeita para afastar doenças. Confira algumas dicas:
– Fio dental Antes da escovação, indica-se passar o fio. O acessório é indispensável, pois alcança regiões que as cerdas da escova não atingem.
– Escovação Deve ser feita, no mínimo, três vezes ao dia, com uma escova de cerdas macias.
– Raspagem Higienizar a língua colabora para o equilíbrio da microbiota da boca. Os raspadores auxiliam no processo.
– Enxaguante
Produtos específicos costumam ser prescritos pelo dentista para tratar certas doenças bucais. Siga as instruções de uso.
Ação Unifametro realiza prestação de serviços gratuitos em Fortaleza e Maracanaú
O Centro Universitário Fametro (Unifametro) disponibilizará, no próximo sábado, 09, prestação de serviços jurídicos, contábeis e de saúde gratuitos aos moradores de Maracanaú e, na quarta-feira (13), será a vez da população de Fortaleza. No município da região metropolitana, a ação ocorre no campus da cidade, e em Fortaleza, na sede Carneiro da Cunha.
A Ação Unifametro irá oferecer atendimentos jurídicos, sobre abertura de empresas, declaração do imposto de renda, além de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, peso e altura. Os atendimentos irão acontecer de 9h às 12h, todos gratuitamente.
Confira a lista completa de serviços:
Ação Unifametro
Maracanaú
Quando: 09/04, 9h às 12h
Onde: Área de Convivência próxima ao auditório do campus
Endereço: Rod. CE-065, nº 8885 – Jaçanaú
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Oficina Organizacional Pessoal e Profissional com PDCA e 5S
ENFERMAGEM
Aferição de pressão arterial, glicemia capilar, peso e altura
DIREITO
Atendimento Jurídico
ADMINISTRAÇÃO
Atendimento sobre abertura de empresas
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Atendimento sobre a Imposto de Renda Pessoa Física 2022
Fortaleza
Quando: 13/04, 9h às 16h
Onde: Salão Nobre do Campus Carneiro da Cunha
Endereço: Rua Carneiro da Cunha, nº 180 – Jacarecanga
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Atendimento sobre Imposto de Renda Pessoa Física 2022
DIREITO
Atendimento Jurídico
ADMINISTRAÇÃO
Atendimento sobre abertura de empresas
Sobre a Unifametro Com mais de 30 cursos de graduação nas modalidades presencial e online, a Unifametro possui quatro campi em Fortaleza e unidades em Cascavel e Maracanaú – uma estrutura completa, com 6 núcleos de atividades e mais de 50 laboratórios. Para mais informações sobre o vestibular, inscrições e financiamento sem juros, consulte o site seja.unifametro.edu.br.
Loja Marcas da Terra abre unidade no Supermercado Pinheiro em Limoeiro do Norte
Um espaço que ama oferecer saúde: é assim o Marcas da Terra, agora disponível no Supermercado Pinheiro em Limoeiro do Norte/CE. Inaugurado no dia 31 de março, o local oferece ao público uma linha completa de produtos naturais, como grãos, suplementos, alimentos a granel, orgânicos, além de uma variedade de produtos zero açúcar, sem lactose, glúten ou conservantes.
“Costumamos dizer que boa parte das pessoas que moram em Limoeiro do Norte gostam de praticar esportes e buscar a qualidade de vida. Tanto que a loja Marcas da Terra no Supermercado Pinheiro foi inaugurada com uma pedalada, reunindo inúmeros ciclistas da cidade, com direito a café da manhã ao final do passeio, degustação dos produtos vendidos e sorteio de brindes”, comenta o gerente do supermercado, Bruno Marinho.
A loja Marcas da Terra fica no Supermercado Pinheiro da Rua Erbas Cavalcante Pinheiro, 50, bairro Socorro, em Limoeiro do Norte/CE. Mais informações: (88) 3423.2283
Sobre o Supermercado Pinheiro
Empresa genuinamente cearense e que preza pelos relacionamentos construídos nas parcerias do dia-a-dia com seus clientes, fornecedores, colaboradores e comunidade, o Supermercado Pinheiro atende ao mercado cearense há mais de 30 anos como uma das maiores redes varejistas local.
Possui mais de dois mil colaboradores no seu quadro funcional e mantém um total de 16 lojas, um centro de distribuição, 13 salas de cinema, cinco parques infantis, choperia e um shopping center, em oito municípios do Ceará: Fortaleza, Acaraú, Aquiraz, Aracati, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Sobral e Quixadá.
Conheça mais sobre o Supermercado Pinheiro acessando www.supermercadopinheiro.com.br, @supermercadopinheirooficial e facebook.com/obomvizinho.
Hias: Centro Pediátrico do Câncer inaugura Sino da Esperança para celebrar conclusão de tratamentos
O Centro Pediátrico do Câncer (CPC) do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) realizou, na manhã desta quinta-feira, 07, cerimônia de inauguração do Sino da Esperança, iniciativa que tem como objetivo celebrar a conclusão do tratamento das crianças e adolescentes com câncer atendidos pela unidade. Participaram desse momento representativo para o Hias, membros do corpo clínico e técnico do hospital, pacientes, familiares e representantes da Associação Peter Pan (APP), organização parceira que realiza trabalho voluntário de assistência aos usuários do CPC.
A solenidade contou, ainda, com a presença da secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho, que destacou a importância da iniciativa para a instituição. “Esse sino simboliza a esperança, mas também superação, amor, vida e vitória. Quando cada criança tocar esse sino ao concluir seu tratamento, que isso seja um incentivo para todas as outras e seus familiares que ainda estão lutando contra essa doença tão grave”, destacou.
Para a diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, inaugurar o Sino da Esperança é celebrar também o trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam no CPC e pela Associação Peter. “Todos aqui têm como propósitos acolher, cuidar e curar, e fazem isso doando seu talento, com compromisso, competência e, acima de tudo, amor, pois esse é o grande diferencial dessa casa e o que nos faz ser um centro de excelência no tratamento do câncer infantojuvenil”, acrescentou.
Segundo a coordenadora do Hospital Dia do CPC, Viviany Viana, a ideia de comemorar de forma especial esse momento tão importante para os pacientes oncológicos, que é o término do tratamento quimioterápico, já existe há bastante tempo. “Nós já celebrávamos informalmente, pois aqui temos o espírito de quem habita esse hospital, que são as crianças, e elas têm uma leveza, uma alegria que nos fazem querer comemorar com elas cada dia, cada conquista. E foi com esse espírito que esse desejo antigo foi colocado em prática, com o apoio, tanto da direção-geral do Hias quanto da Associação Peter Pan. Hoje, celebramos não só a inauguração desse sino, mas também todas as gerações de crianças e adolescentes que aqui passaram e estão contando histórias de vitória”, afirmou.
O Sino da Esperança foi tocado, pela primeira vez, pelos pacientes que já concluíram o tratamento, Vitória Amorim e Isaac Levy Andrade, seus familiares e também por membros do corpo clínico e técnico da unidade, como as médicas oncologistas Nádia Trompieri, Georgina Gomes e Sandra Emília dos Prazeres, a enfermeira Regina Lúcia do Nascimento, e a assistente social, Zélia Pinho.
Para Vitória Amorim, 15, paciente do CPC desde 2009 e que lutou contra um sarcoma Ewing e uma leucemia mieloide aguda (LMA), participar do momento foi muito especial. “Eu me senti muito alegre porque fazia muito tempo que batalhava pela minha cura. Fiz quimioterapia, transplante… Então isso para mim é uma grande vitória”, celebrou.
Centro Pediátrico do Câncer
O Centro Pediátrico do Câncer (CPC) do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade referência no diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil nas regiões Norte e Nordeste, tem, atualmente, cerca de 500 usuários em atendimento. Dentre eles, o tipo de câncer com maior incidência é a Leucemia Linfoide Aguda (LLA), com 135 pacientes sendo acompanhados. Em média, são diagnosticados 200 novos casos por ano. Foram 236 apenas em 2021, período em que o CPC realizou uma média de 12.500 atendimentos ambulatoriais e 6.700 sessões de quimioterapia.
Faturamento do mercado pet chega a R$ 51, 7 bilhões em todo o país e abre espaço para novos negócios
Os cuidados com os animais de estimação aumentaram no país. É isso o que revela o levantamento do Instituto Pet Brasil (IPB), lançado no primeiro trimestre de 2022, que registrou alta de 27% do faturamento em 2021 de produtos, serviços e comércios no setor, atingindo R$ 51,7 bilhões. A movimentação deste segmento também mostra um cenário otimista para o investimento de pequenas e médias empresas na área, já que dados do IPB ainda apontam que 48% do mercado, principalmente a parte de vendas, é impulsionado pelos pequenos empreendedores.
Com o cenário favorável, novas empresas se destacaram no ramo, como a Doggi, a primeira rede de franquias especializada em banho e tosa por aplicativo do Brasil. Nascida em 2021, durante a pandemia da Covid-19, a empresa buscou atender a necessidade de levar comodismo e facilidade para o dia a dia dos tutores de cachorros. Segundo Rodolfo Calvo, fundador e CPO da Doggi, o segmento precisa de diferenciais que atendam as necessidades de quem precisa dos serviços para os animais.
“A maioria dos players desta área não disponibilizavam um aplicativo que facilitasse o agendamento de serviços, raramente havia a opção de marcar múltiplos cuidados no mesmo dia. E essa praticidade aliada ao bom serviço que ajudam as empresas a se destacarem”, conta.
Com a experiência no empreendedorismo, Calvo acompanha a expansão do mercado neste campo e por isso apostou na criação da Doggi. Baseando-se na bagagem no ramo dos negócios que já tinha acumulado, ele compartilha três motivos para investir na área de pets no Brasil, confira:
Crescimento do cuidado com os animais
De acordo com União Internacional Protetora dos Animais (UIPA), a procura por adoção de pets aumentou 400% durante os primeiros meses da pandemia. “Essa nova demanda também gera a busca por diversos tipos de cuidados básicos com os animais, como banho, tosa – no caso dos cachorros -, hotéis para animais, cuidados médicos, recreativos e muitos outros serviços que podem ajudar na saúde e no bem-estar do bichinho. Assim, com essa necessidade, é importante pensar na ampliação de mais pontos de atendimento para eles”, destaca.
Faturamento do setor nos últimos anos
O mercado pet no Brasil faturou, em 2020, R$ 40,8 bilhões, ocupando o 3º lugar de país que mais movimenta o setor no mundo. E como já afirmado pelo IPB, boa parte dessa movimentação acontece a partir dos pequenos e médios negócios, que atendem às necessidades dos animais espalhados pelo país. Com isso, investir em produtos e serviços para a comunidade pet se tornou um bom negócio para o empreendedor.
Oportunidades para pequenos empreendedores
A alta demanda de cuidados e serviços não são supridas pelas grandes varejistas, desta forma, o pequeno empreendedor ganha destaque para atender o que o animal e o seu tutor precisam. De acordo com um levantamento do Sebrae em 2021, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no mercado pet cresceu 46% no segundo semestre do ano passado. Só o setor de PMEs cresceu 39% no mesmo período, alcançando 80 mil empresas pelo país. “Para quem está começando, investir em franquias pode ser um diferencial para os empreendedores, porque começará a trabalhar em um modelo de negócio que já estrutura delimitadamente a forma de atuação de trabalho”, pontua.
Produção agrícola deve atingir 269,3 milhões de toneladas, diz Conab
A produção de grãos no Brasil poderá chegar a 269,3 milhões de toneladas na safra 2021/22. O número é 5,4% maior do que o registrado na safra anterior, correspondendo um acréscimo de 13,8 milhões de toneladas, caso se confirmem as expectativas anunciadas hoje (7) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A previsão, no entanto, é menor do que a divulgada no primeiro levantamento da companhia, que projetava uma safra de 288,6 milhões de toneladas. Com isso, o volume divulgado hoje representa uma redução de 6,7% (ou 19,3 milhões de toneladas), em relação à projeção anterior.
Segundo a Conab, essa queda nas expectativas se deve às “condições climáticas adversas” observadas nos estados da Região Sul e no centro-sul de Mato Grosso do Sul, com perdas maiores na soja e no milho.
“O resultado até o final desta safra vai depender muito do comportamento climático, fator preponderante para o desenvolvimento das culturas”, explica o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.
“Entre os meses de março e abril, aproxima-se a conclusão da semeadura da segunda safra brasileira, na qual se destaca a cultura do milho. As chuvas foram mais regulares em toda a região produtora, inclusive no sul do país, o que permitiu o plantio em boas condições de umidade. O produtor fez sua parte. Agora vamos esperar pelo clima”, acrescentou.
O levantamento estima que a área plantada total no país é de 72,9 milhões de hectares, o que representa crescimento de 4,4% na comparação com a safra 2020/21. “Os maiores incrementos de área são observados na soja, com 4,1% ou 1,6 milhão de hectares e, no milho, com 6,5% ou 1,3 milhão de hectares”, detalha a Conab.
Soja
A soja tem produção prevista em 122,4 milhões de toneladas, o que representa redução de 11,4% em relação à safra anterior. “As boas precipitações ocorridas em praticamente todo o país ajudaram na recuperação de uma pequena parcela de lavouras semeadas tardiamente na Região Sul e em Mato Grosso do Sul, mas não reverteram o quadro de queda da produtividade, já anunciado em levantamentos anteriores”, informa o diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas da Conab, Sergio De Zen.
Os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e de Mato Grosso do Sul são os mais atingidos pelo recente déficit hídrico. A Conab acrescenta que a maioria dos outros estados conseguiu “produtividades superiores às obtidas na última safra, com destaque para o Piauí, com rendimento positivo de 12,7%”.
Segundo a Conab, a queda na produção do país foi amenizada principalmente pelo aumento de 4,1% da área semeada, alcançando 40,8 milhões de hectares nesta safra.
Milho
Já a produção estimada de milho é de 115,6 milhões de toneladas, número 32,7% maior do que o registrado no ciclo anterior. De acordo com a companhia, a colheita da 1ª safra do cereal “está adiantada, na 2ª predomina a fase de desenvolvimento e a 3ª safra inicia o plantio a partir da segunda semana de abril”.
A Conab acrescenta que, apesar do aumento no volume total, é importante registrar a forte queda de 20,4% na produtividade da região Sul durante a primeira safra, fato que, segundo a entidade, “causou uma redução de até 15,6% da produção naquela região”.
“Isso é explicado por um severo déficit hídrico causado pela ausência de chuvas no Sul do país ao fim de 2021 e início de 2022”, diz a superintendente de Informações da Agropecuária, Candice Santos.
“Por outro lado, cabe apontar que a companhia projeta um aumento de 36,3% da produtividade do milho ao longo da segunda safra, dado que permitirá uma produção de 88,5 milhões de toneladas do cereal no segundo ciclo”, acrescenta.
Algodão, arroz e feijão
No caso de algumas outras culturas, como é o caso do algodão, as condições climáticas têm favorecido o desenvolvimento, aliadas ao ganho de área, “o que deve resultar numa produção de 2,83 milhões de toneladas da pluma, 19,9% superior à safra passada”.
Para o feijão a previsão é de uma safra de 3,1 milhões de toneladas, resultado 7,6% acima do registrado na safra anterior. “A primeira safra da leguminosa está com a colheita encerrada, a segunda está em andamento e a terceira safra com o plantio ocorrendo a partir de meados de abril”, detalha a Conab.
A produção estimada de arroz está estimada em 10,5 milhões de toneladas (10,5% inferior ao volume da safra passada). Deste total, 9,7 milhões de toneladas têm como origem o cultivo irrigado e 0,8 milhão de toneladas com o plantio de sequeiro.
Nas culturas de inverno (aveia, canola, centeio, cevada trigo e triticale), a semeadura ainda é incipiente e deve chegar com produção de 7,9 milhões de toneladas para o trigo.
Mercado
O levantamento de abril manteve a estimativa para 2022 das exportações de algodão em 2,05 milhões de toneladas, de arroz em 1,3 milhão de toneladas e de feijão em 200 mil toneladas.
“Para o trigo, considerando que a previsão de volume exportado entre agosto de 2021 e março de 2022 já supera 2,8 milhões de toneladas, é esperado um aumento no período correspondente ao ano comercial que vai até julho. Diante disso, a estimativa é que sejam exportadas 3 milhões de toneladas. Confirmado esse número, será o recorde da série histórica para o trigo”, informou, em nota, a Conab.
No caso da soja, houve redução no volume estimado de exportações, passando de 80,16 milhões de toneladas para 77 milhões de toneladas. A companhia explica que essa redução foi motivada por um “maior direcionamento para a produção e exportação de óleo, em detrimento do grão”.
No caso do milho, as vendas externas devem aumentar em 2 milhões de toneladas e atingir a marca de 37 milhões de toneladas. Este aumento está provavelmente relacionado à demanda internacional aquecida. Com isso a estimativa é de uma “elevação de 77,8% das exportações do grão na safra 2022, compreendida entre fevereiro de 2022 e janeiro de 2023”, detalha o superintendente de Estudos de Mercado e Gestão da Oferta da Conab, Allan Silveira.
Com relação aos estoques finais esperados para as principais commodities brasileiras, o superintendente confirma que, no caso do milho, as alterações “não foram significativas”, sendo o estoque de passagem para a safra 2021/22 previsto em 10,84 milhões de toneladas, aumento de 5,16% em relação ao último levantamento e de 40,61% em relação à safra 2020/21, em consequência da perspectiva de recuperação da segunda safra.
Para a soja em grãos, a expectativa é que o estoque ao final deste ano seja de 2,5 milhões de toneladas – praticamente em estabilidade em relação ao último levantamento.
A Conab informa que, em relação aos preços médios mensais dos produtos nas principais praças, foi observado, na comparação entre fevereiro e janeiro, redução de 0,3% no preço do milho no Paraná.
Por outro lado, houve elevação de 2,4 % no feijão preto no Paraná; de 0,3% nos preços do algodão em Mato Grosso; de 8,8% no arroz no Rio Grande do Sul; 7,6% no feijão cores em São Paulo; 4,0% no preço do milho em Mato Grosso; de 10,4% nos preços do trigo no Paraná; e de 3,3% e 3,2% nos preços da soja nos estados de Mato Grosso e do Paraná, respectivamente.