O que você pode fazer para reduzir o desperdício de alimentos no Brasil?

O que você pode fazer para reduzir o desperdício de alimentos no Brasil?
A informação é a principal aliada no combate ao desperdício de alimentos. Por isso o movimento Stop Food Waste Day foca principalmente na conscientização e educação sobre o tema. Nesta quarta-feira, 27, acontece o Dia D da campanha, com uma programação online transmitida pelo Youtube do Festival Consumo Consciente: https://www.youtube.com/festivalconsumoconsciente.
Esta é a quarta vez que o Brasil participa do movimento mundial, sempre no mês de abril, promovendo diversas ações nas redes sociais @stopfoodwastedaybrasil. Além disso, a empresa que realiza a campanha, a GRSA|Compass, promove uma grande mobilização para redução de desperdício em suas operações, impactando mais de 20 mil colaboradores em todo o país. A empresa é responsável por servir mais de 1 milhão de refeições por dia no Brasil.
“Em primeiro lugar, ter a consciência de que o desperdício alimentar é responsabilidade de cada indivíduo; em segundo, estar bem informado sobre o impacto desta realidade que soma mais de 930 milhões de toneladas de alimentos desperdiçadas todos os anos no mundo; e por fim, saber o que fazer, de fato, para reduzir este número. Esta tem sido a nossa missão e a programação do Dia D vai ajudar as pessoas que querem de fato contribuir com esta causa”, diz Mara Baggio, gerente de HSEQ (sigla em inglês para “Saúde, Segurança Meio-Ambiente e Qualidade”) da GRSA|Compass.
Na estreia da programação, o presidente da GRSA|Compass, Fernando Calamita, abre o evento às 15 horas. Em seguida, uma roda de conversa sobre “Os agentes dos alimentos”, com Luciano Almeida (CEO da Restin, plataforma online que nasceu com o propósito de reduzir o desperdício de alimentos e oferecer à população a chance de comprá-los por um preço acessível), Mara Baggio (gerente de HSEQ da GRSA | Compass) e a nutricionista Clara Miranda (nutricionista com quase duas décadas de atuação na área de Marketing nutricional).
Na sequência, a reportagem “Inovação aliada à redução de desperdício”; e mais uma roda de conversa com o tema “A xepa como protagonista”, com os chefs de cozinha Patrick Belgrato e Ana Tomazoni.
Logo em seguida, uma reportagem, case do colégio Suíço: “A sustentabilidade na visão dos jovens”.
Patrick Belgrato volta para uma abordagem sobre “Culinária na prática”; e a programação encerra com o lançamento do quinto vídeo do Festival Consumo Consciente Pocket: Vídeo case da GRSA|Compass – Empresas Sustentáveis – a consciência no mercado.
“O Dia D encerra, mas a missão de cada um que tem acesso às informações e ações, seja pelas redes sociais, seja pela programação online, só começa a partir dele. Temos um longo caminho a percorrer para alcançar nosso objetivo, que é reduzir 50% do desperdício de alimentos no mundo até 2030”, diz Baggio.
Fique por dentro:
931 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos no mundo
60 kg de alimentos é o que cada brasileiro joga no lixo por ano
61% dos alimentos jogados fora no mundo são provenientes do lixo doméstico
8% de todas as emissões de gases de efeito estufa a cada ano é resultado do desperdício de alimentos
Sobre a GRSA|Compass
Com mais de 40 anos de atuação no Brasil, a GRSA faz parte do Grupo Compass – maior grupo de serviços de alimentação e suporte do mundo – e é hoje líder no mercado brasileiro de refeições coletivas, atendendo mais de 1 milhão de pessoas diariamente.
Com uma equipe de mais de 20 mil profissionais no Brasil, a GRSA|Compass fornece serviços de alimentação e suporte (hotelaria, recepção, jardinagem e manutenção) para empresas, hospitais, escolas, aeroportos, terminais rodoviários, espaços de evento e entretenimento e locais remotos como mineradoras e plataformas de petróleo.
Sobre a Stop Food Waste Day Brasil
A campanha é realizada desde 2017 em âmbito global e pela quarta vez no Brasil. Em 2021, a mobilização do SFWD chegou a mais de 3 milhões de pessoas com as ações online, com a repercussão do tema na imprensa e com a participação de influenciadores digitais.
Além disso, a GRSA|Compass mobilizou parceiros em uma campanha de arrecadação de alimentos e atingiu um montante de 6 toneladas, distribuídas entre as ONGs Amor Horizontal e Banco de Alimentos. Por meio do SFWD, o Compass Group quer chamar a atenção para o problema, criar e compartilhar soluções criativas e impactantes.
Site mundial: www.stopfoodwasteday.com
Site Brasil: www.stopfoodwasteday.com.br
Mídias sociais: @stopfoodwastedaybrasil