Entenda quando um método pode ser divulgado de forma científica 

Método precisa antes de tudo ser comprovado por um comitê científico, ou ser apresentado por um pesquisador que tenha defendido uma tese sobre esse modelo, dessa forma esse profissional poderá comprovar o que diz, caso contrário, não.

Atualmente é comum ver pessoas apresentando métodos, afirmando que a metodologia funciona e atribuindo várias vantagens para quem seguir o modelo. Mas nesse caso é importante uma reflexão: como afirmar que esse método funciona, simplesmente porque alguém disse isso? Esse modelo foi testado? Comprovado por especialistas, doutores na área? Para que alguém possa vender ou divulgar um método, ele precisa antes de tudo ser comprovado por um comitê científico, ou ser apresentado por um pesquisador que tenha defendido uma tese sobre esse modelo, dessa forma esse profissional poderá comprovar o que diz caso contrário não.

Quando alguém divulga informações como verídicas, simplesmente pelo ‘achismo’, todos que consomem esse conteúdo são prejudicados, pois isso abala o intelectual, já que por vezes ‘compramos’ o assunto como verdade absoluta e saímos inconscientemente disseminando métodos não comprovados.

Para minimizar essa prática, o pesquisador e neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela, fundou uma empresa de assessoria acadêmica. Fabiano tem vasta experiência no assunto, ele é membro de oito comitês científicos, docente de cinco universidades em países diferentes, é o diretor chefe de departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, UniLogos, onde também exerce a função de professor de cursos de doutorado e assessoria de imprensa.

“Eu tive duas ideias direcionadas. Uma sobre os profissionais de saúde, que se formam, fazem especialização e param os estudos, e a outra sobre os Coaching motivacionais, que estavam sendo atacados, pois muitos fazem cursos rápidos e acabam usurpando o lugar de quem passou anos estudando”, explicou Dr. Fabiano.

A assessoria surgiu com a missão de ajudar as duas pontas, pois ser um palestrante com títulos no currículo dá maior credibilidade para o profissional. “Quando estudamos nos mostramos atuais sobre os temas abordados. Os meios de comunicação estão percebendo isso, eles querem entrevistas, conteúdos de pessoas que tenham métodos interessantes comprovados por comitê científico”, afirmou Dr. Fabiano.

Para dar suporte a esses profissionais, o neurocientista fundou a empresa MF Press Global assessoria acadêmica, com o objetivo de ajudar esses profissionais a continuarem estudando, os tornando pesquisadores. “Acredito que os meios de comunicação merecem esse respeito, recebendo conteúdos que tenham sido comprovados e publicados cientificamente, pois se o profissional tem um conteúdo que passou por um comitê científico e foi publicado em uma revista científica, é claro que o veículo fará essa divulgação”, afirmou.

Esse trabalho, além de dar visibilidade a especialistas para falar sobre métodos comprovados, também melhora a credibilidade do meio de comunicação, e o leitor cognitivamente, passa a perceber que o profissional que está no palco palestrando, dando entrevista, é capaz, tem autoridade no assunto, é atualizado, pode ser fonte e todos passam a acreditar na teoria e falar sobre ele.

“A maioria dos membros que procuram essa assessoria são pessoas bem-sucedidas, que já tem um histórico profissional, mas não tem tempo para organizar a carreira, ou para os estudos. É nessa parte que consiste o nosso trabalho”, afirmou.

Para facilitar a qualificação desses profissionais, que querem se aprofundar nos estudos, mas não tem tempo suficiente, a assessoria oferece cursos on line, com plataformas que ficam abertas 24 horas com professores disponíveis, para que o aluno possa adequar os horários. A universidade também utiliza estratégias para aproveitamentos, para que algumas matérias já cursadas em outros cursos sejam eliminadas da grade, assim como o tempo de estudo possa ser encurtado de acordo com as exigências dos órgãos reguladores em seus respectivos países. 

“Em relação à produção de trabalhos durante o período do curso, esse profissional precisa apresentar temas com conceitos originais. Ele contará com o apoio de uma equipe acadêmica que poderá ajudar no estudo. O trabalho será feito em grupo e no final todos que participaram da pesquisa entram como autores da publicação”, explicou.

Sobre o Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Ele é PhD, neurocientista, mestre em psicanálise, biólogo, historiador e antropólogo, além de possuir outras formações. Além disso, é membro da Society for Neuroscience nos EUA e da Redilat, rede de cientistas latino-americanos, também é professor e cientista na Universidad Santander e Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International.   

Mulheres tomam 80% das decisões de saúde para suas famílias

Segundo estudo divulgado pela  Mckinsey, cerca de 80% das decisões relacionadas à saúde da família são feitas pelas mulheres. Pensando nisso, a startup cearense iDun oferece uma plataforma capaz de integrar todo o histórico de exames e consultas de seus usuários e dependentes, facilitando, assim, a vida de muitas mães. “Com a iDun, as mães podem armazenar todos os exames, vacinas e consultas de seus filhos, sem se preocupar em achar os exames em papel quando precisar marcar uma nova consulta”, diz o médico Diogo Rolim, CEO da iDun.


Além da comodidade de não precisar se preocupar com os exames físicos, em papel, o fato de concentrar todo o histórico médico da família em um só lugar facilita também o trabalho dos médico, por meio da plataforma, poderá chegar a diagnósticos mais precisos, já que terá acesso a todas as informações de cada um.

Make B.  Hyaluronic lança primeira maquiagem que recupera 100% do ácido hialurônico perdido pela pele em 1 dia

O Boticário acaba de lançar novos itens para Make B. Hyaluronic, a linha mais vendida de Make B., sua marca de maquiagem responsável por trazer tecnologia de ponta em seus produtos. Seguindo a tendência mundial de união de make com skincare, os lançamentos promovem cobertura e tratamento – afinal, são dermomake: maquiagem que trata a pele de verdade! Com fórmula ultrafina e acabamento semi mate, o Pó Compacto Make B. Hyaluronic deixa a pele mais lisa e uniforme imediatamente, disfarçando as linhas de expressão e poros. Além de deixar a pele com toque seco ao longo do dia e acabamento natural, possui escudo protetor com FPS 20, proteção contra UVA++ e luz azul. Já o Primer Líquido Facial Make B. Hyaluronic traz o melhor do universo do primer somado ao tratamento que o sérum entrega nos produtos de skincare. Com textura leve e de rápida absorção, entrega ação preenchedora que reduz linhas e rugas, prolonga e potencializa a duração da maquiagem. As novidades possuem tecnologia que, somadas, repõem 100% do ácido hialurônico perdido pela pele em 1 dia*, resultando em uma pele mais firme e preenchida a partir de 7 dias**.

A linha Make B. Hyaluronic jáestá disponível em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, no link www.boticario.com.br, além do app do Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na sua região. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

Sobre O Boticário    

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 45  anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem, skincare e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, O Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis. 

Jovens promovem ato público contra nova medida provisória nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (16), jovens de todo o país vão fazer ato público em protesto a nova medida provisória, nº 1.116/22, estabelecida pelo Presidente Jair Bolsonaro, que reduz a cota de Aprendizagem Profissional no país, com uma redução estimada de 400 mil vagas para jovens aprendizes, segundo informações da Auditoria Fiscal do Trabalho.

No Ceará, a manifestação acontecerá na Praça da Imprensa, localizada no bairro Dionísio Torres, a partir das 8h, organizada pelo Fórum Cearense de Aprendizagem Profissional e apoio da Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN), conhecida por ser uma entidade formadora de jovens para o primeiro emprego na condição de aprendiz. 

Cíntia Albuquerque, assistente social e coordenadora do Programa de Profissionalização do O Pequeno Nazareno, afirma que o programa de jovem aprendiz da associação foi criado com base na necessidade dos jovens e a OPN, junto com os demais órgãos de proteção, irá somar forças para garantir a permanência dos direitos desses jovens. “Estamos na luta, juntamente com as outras instituições, para que nenhum direito seja retirado dos nossos adolescentes e jovens, que precisam tanto do programa jovem aprendiz. É uma luta nossa, da sociedade civil e precisamos somar forças para garantir os direitos do jovem aprendiz”, diz a coordenadora. 

Governo do Ceará inaugura serviço de hemodinâmica no Hospital Regional Vale do Jaguaribe

Nesta segunda-feira, 16, a partir de 9h, durante a visita da governadora Izolda Cela, o Governo do Ceará inaugura o serviço de hemodinâmica do Centro de Imagem do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte. Participa também do evento, o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha.

O novo equipamento agrega tecnologia avançada ao conhecimento dos profissionais para fazer um escaneamento da circulação sanguínea dos pacientes, resultando em diagnósticos complexos de cardiologia e angiologia, para prevenir e tratar doenças cardíacas e vasculares, congênitas ou adquiridas.

Além disso, o serviço de hemodinâmica traz um avanço no diagnóstico de imagem para beneficiar uma população de 550 mil cearenses dos 20 municípios do Vale do Jaguaribe.

Serviço 

Inauguração do serviço de hemodinâmica no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte
Data: 16 de maio (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (BR-116, km 190, Limoeiro do Norte – CE)

Transmissão pelas redes sociais do Governo do Ceará
Instagram – @governodoceara

Fórum Clóvis Beviláqua inicia obras de melhoria nesta segunda-feira

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) prossegue com o cronograma de melhorias estruturais nas instalações do Judiciário. Nesta segunda-feira, 16, tem início a reforma de guarda-corpos e corrimãos do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), em Fortaleza. Em razão disso, o atendimento presencial nas unidades do Setor Vermelho ficará suspenso até o próximo dia 15 de junho, passando a ocorrer de forma virtual durante esse intervalo.

O objetivo da medida, que consta da Portaria 469/2022, assinada pela diretora do FCB, juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, e publicada no Diário da Justiça da última quinta-feira, 12, é garantir maior segurança aos servidores, magistrados e usuários que utilizam o equipamento público.

JÚRIS E AUDIÊNCIAS MANTIDOS

Não há prejuízo para as atividades agendadas. As sessões do júri popular designadas para o período estão mantidas e serão realizadas nos respectivos salões. As audiências presenciais já marcadas também serão mantidas e ocorrerão em salas que serão disponibilizadas pela Diretoria do Fórum, em outros setores.

Durante o horário de expediente regular, os serviços judiciais das referidas unidades do Setor Vermelho do FCB não serão comprometidos, sendo assegurado atendimento às partes, aos advogados e às advogadas pelos canais de comunicação eletrônicos existentes (e-mail, WhatsApp Business e Balcão Virtual).

O serviço, que faz parte do projeto “AME FCB – Adequações e Melhorias Estruturais”, integra o portfólio do Projeto Estratégico do TJCE. As unidades administrativas e judiciárias do Setor Vermelho que atenderão de forma online podem ser conferidas no Diário da Justiça.