Copa do Mundo: Bom senso é fundamental para garantir a boa convivência em condomínios

Especialista destaca que o período de jogos pede equilíbrio entre o direito de comemorar e o respeito à coletividade 

A Copa do Mundo é um dos eventos que mais mobilizam os brasileiros e costuma reunir amigos e famílias para torcer e vibrar, principalmente, nos dias de jogos do Brasil. Em condomínios residenciais, as salas de estar, varandas, áreas de lazer e espaços de convivência são pontos de encontro para torcedores. No entanto, a empolgação com os jogos não pode ultrapassar as regras de boa convivência e respeito aos demais moradores. 

O diretor da administradora de condomínios Metas e especialista em gestão condominial, Oscar Lima, explica que, embora não exista uma legislação específica para o período da Copa do Mundo, as normas que regulam o silêncio e o uso das áreas comuns continuam valendo normalmente. No entanto, ele pondera que momentos como a Copa do Mundo exigem compreensão e tolerância por parte da comunidade condominial. Afinal, trata-se de um período excepcional, marcado pela celebração coletiva e pela emoção típica do futebol. 

“A vida em condomínio significa compreender que todos possuem direitos e deveres. Quem deseja celebrar os jogos deve ter consciência dos limites para não causar transtornos aos vizinhos, mas também é importante que os moradores entendam que eventos como a Copa do Mundo gera, naturalmente, um pouco mais de movimentação e entusiasmo do que o habitual”, afirma. 

Uso de espaços comuns

Nesta época, muitos condomínios permitem a utilização de salões de festas, espaços gourmet e áreas de convivência para a transmissão das partidas, desde que haja reserva prévia e cumprimento das regras de uso. “Recomenda-se, para a segurança de todos, que as pessoas colaborem nesse período, pois o fluxo de pessoas aumenta. É imprescindível que os moradores comuniquem previamente a administração sobre confraternizações maiores e enviem a lista de convidados com o porteiro e com a administração”, destaca. 

Oscar Lima reitera que em um país apaixonado por futebol, a Copa do Mundo representa uma rara oportunidade de celebração coletiva. Por isso, é importante que o evento seja marcado não apenas pela torcida, mas também pela empatia. Com respeito, equilíbrio, bom senso e um pouco mais de tolerância de todos os lados, é possível conciliar a festa do futebol com a boa convivência dentro dos condomínios. 

North Shopping Maracanaú promove fim de semana com atrações para toda a família

O North Shopping Maracanaú preparou uma programação especial para os dias 6 e 7 de junho, reunindo entretenimento, música ao vivo e atividades infantis gratuitas para públicos de todas as idades.

No sábado (6), a partir das 16h, a Praça de Alimentação recebe o Esquenta Copa no Maraca, uma ação temática que promete envolver os visitantes no clima do futebol. A programação inclui um Quiz da Copa com distribuição de brindes e um Campeonato de Embaixadinhas, que premiará o vencedor com uma bola oficial temática da Copa do Mundo FIFA 2026, proporcionando momentos de interação e diversão para crianças, jovens e adultos. 

Ainda no sábado, às 19h, o projeto Sons & Sabores do Maraca traz uma apresentação musical de Selma Silfer & Edson Martins. A atração oferece ao público uma experiência que une música ao vivo e gastronomia em um ambiente acolhedor para reunir familiares e amigos.

Já no domingo (7), às 17h, o Diversão no Maraca apresenta a temática Cinderela, com uma oficina de coroas para príncipes e princesas. A atividade lúdica e educativa foi pensada para estimular a criatividade das crianças e proporcionar momentos de diversão em família.

Serviço

Esquenta Copa no Maraca
Quando: 06 de junho (sábado)
Horário: 16h
Local: Praça de Alimentação
Evento gratuito

Sons & Sabores do Maraca – Selma Silfer & Edson Martins
Quando: 06 de junho (sábado)
Horário: 19h
Local: Praça de Alimentação
Evento gratuito

Diversão no Maraca – Cinderela: Oficina de Coroas para Príncipes e Princesas
Quando: 07 de junho (domingo)
Horário: 17h
Local: Praça de Alimentação
Evento gratuito

Tecnologia de biometria bovina chega ao Brasil com foco em rastreabilidade e segurança no campo

ID-Scan, desenvolvida na África do Sul, registra informações biométricas do animal, permitindo a individualização das informações do rebanho

Uma tecnologia desenvolvida na África do Sul promete trazer um novo patamar de rastreabilidade, segurança e governança para a pecuária brasileira. A solução ID-Scan, especializada na identificação biométrica de bovinos por meio da captura da impressão nasal dos animais, passa a ser representada no Brasil pela DX – Data Experience, empresa com sede no Distrito Federal, escritório no Recife e que atua na integração de tecnologias e gestão de dados para diversos setores da economia.

A proposta da plataforma é criar uma base de dados com identidade digital permanente e inviolável para cada animal, utilizando características únicas do focinho bovino, região que reúne as informações biométricas do animal, de forma semelhante à biometria humana. O sistema permite registrar e consultar informações por meio de um aplicativo disponível para Android e iOS, sem necessidade de estruturas tecnológicas complexas no campo.

A solução surge em um momento em que a rastreabilidade do rebanho brasileiro ganha importância crescente diante das exigências dos mercados internacionais, especialmente relacionadas à procedência dos animais, segurança sanitária e critérios ambientais.

Segundo Alberto Borges, sócio da DX, a tecnologia chega ao Brasil para complementar os sistemas já existentes no mercado brasileiro e oferecer um nível maior de confiabilidade na individualização dos animais. “A ID-Scan complementa algo que o mercado ainda não consegue fazer de forma totalmente segura, que é a individualização do animal. Os sistemas tradicionais, como brincos e marcações, cumprem um papel importante, mas podem ser violados. A biometria do focinho é permanente e não pode ser manipulada”, afirma.

A captura da biometria é feita diretamente pelo celular. O produtor cadastra a propriedade na plataforma, associa os dados do animal e grava um pequeno vídeo do focinho bovino. O algoritmo identifica o padrão biométrico e cria um registro único na base de dados. A tecnologia não depende de internet para iniciar a operação. O representante da fazenda pode fazer a captura dos vídeos de forma off line e, mais tarde, com acesso à conexão, registrar os dados. Desta forma, contribui para inserção de propriedades que não têm cobertura completa de redes de internet.

A tecnologia amplia as possibilidades de rastreabilidade e gestão do rebanho. Entre as entregas de valor da solução estão a comprovação de origem e procedência, redução de riscos para seguradoras, fortalecimento de programas de associações e cooperativas, além da criação de uma base mais segura para operações financeiras e de crédito rural.

“Hoje, o produtor rural não consegue usar o rebanho como garantia em muitas operações financeiras justamente porque não existe um mecanismo considerado totalmente seguro para individualizar os animais. A tecnologia pode agregar uma camada adicional de auditoria e confiabilidade para o setor financeiro”, explica Borges.

A DX também atua na adaptação da tecnologia ao contexto brasileiro, incluindo articulações institucionais, integração com softwares de gestão pecuária e diálogo com entidades do agro. A empresa já mantém conversas com associações de criadores, frigoríficos, cooperativas e empresas de tecnologia voltadas ao manejo de rebanhos.

Para Borges, o interesse crescente dos frigoríficos pela rastreabilidade tende a impulsionar a adoção de soluções mais sofisticadas no Brasil. “O frigorífico negocia diretamente com mercados internacionais cada vez mais exigentes. Quanto maior a capacidade de comprovar origem, manejo e conformidade do rebanho, maior será o valor agregado da produção brasileira”, destaca.

Na África do Sul, a ID-Scan já vem sendo utilizada em iniciativas voltadas à segurança rural e rastreabilidade animal. Recentemente, a empresa participou de um teste de campo em parceria com instituições de segurança e órgãos judiciais sul-africanos, simulando um caso completo de roubo de gado, desde o furto até os procedimentos de investigação e julgamento. A ação demonstrou a capacidade das evidências biométricas resistirem ao escrutínio legal.

A expectativa da DX é iniciar, ainda em junho, os primeiros testes operacionais da tecnologia no Brasil junto a entidades e produtores rurais, marcando o início da implementação da solução no mercado nacional.

Cidade Junina oferece programação cultural, gastronomia regional e lazer para toda a família nos dias 4 e 5 de junho

Para além dos grandes shows que agitam o palco principal Carlos Careca, o São João de Fortaleza transforma o Parque em uma verdadeira imersão na cultura nordestina nestes dias 4 e 5 de junho. Com uma infraestrutura pensada para o conforto e a diversão de toda a família, o evento oferece uma ampla programação paralela que inclui gastronomia típica, exposição de agricultura familiar, espaço para crianças e apresentações de artistas locais.

Quem visitar o espaço poderá passear pela cidade cenográfica, um ambiente instagramável que resgata a estética dos antigos festejos do interior, e aproveitar os shows intimistas do Palco Vitrola, dedicado exclusivamente a valorizar as atrações locais. A culinária regional ganha destaque no espaço Sabores da Fogueira e na tradicional Bodega do Bigode, enquanto a Feira de Agricultura Familiar fomenta a economia criativa, reunindo produtores com o melhor do artesanato e produtos frescos da terra.

Com uma proposta de valorizar a cena cultural cearense, o Palco Vitrola Junina inicia suas apresentações mais cedo, sempre a partir das 14h, servindo como o esquenta perfeito para o público. No dia 4 de junho, o espaço recebe o talento do cantor e sanfoneiro Danilo Gurgel, o cantor Juruviara, o grupo Os Lamparinos, além dos sets dos DJs Bugzinha e Lolost. Já no dia 5 de junho, a programação segue animada com muito forró tradicional e nostalgia, trazendo os shows de César do Acordeon, Forró do Pinga Fogo, Allan Brasil, Forrozão das Antigas com Vanessa A Cantora, e a discotecagem dos DJs Nego Célio e Tomé.

Para as famílias, a Cuidoteca surge como uma área infantil segura e recreativa, e quem precisar de um momento de descanso pode contar com o Espaço de Convivência, equipado com espreguiçadeiras e totens para carregamento de celulares.

Para garantir o conforto na chegada e na saída do Parque, a organização incentiva o uso de transporte por aplicativo e do transporte público, destacando a criação da linha especial de ônibus sob demanda Antônio Bezerra / Cidade Junina. O acesso principal para pedestres ocorre pela Rua Aluísio Eleutério, havendo também portaria para o público a pé pela Avenida Sargento Hermínio. É por esta mesma avenida que os motoristas acessam o estacionamento gratuito, que tem capacidade para até 350 veículos.

Abertura do São João de Fortaleza

Local: Parque de Exposições Governador César Cals (Rua Aluísio Eleutério, 610 – São Gerardo)

Classificação livre. Acesso gratuito mediante a doação de 1kg de alimento não perecível

Quinta-feira 04/06

Palco Vitrola

14h – Dj Bugzinha

15h – Os Lamparinos

16h – Dj Lolost

17h15 – Danilo Gurgel

18h30 – Juruviara

Palco Carlos Careca

19h30 – Daniella Campelo e Forró como Antigamente, com participações de Bete Nascimento e Lucinha Owens

21h – Luiz Fidelis

22h30 – Silvânia e Berg

00h – Filho do Piseiro

Sexta-feira (5/6)

Palco Vitrola

14h – Forró do Pinga Fogo (Djs Nego Célio e Tomé)

15h – César do Acordeon

16h – Forró do Pinga Fogo (Djs Nego Célio e Tomé)

17h15 – Allan Brasil

18h30 – Forrozão das Antigas com Vanessa A Cantora

Palco Carlos Careca

19h30 – Lud Amaral

21h – Vicente Nery

22h30 – Elba Ramalho

00h – Dorgival Dantas

Programação musical +

Cidade cenográfica

Sabores da Fogueira (área gastronômica)

Espaço de convivência (com espreguiçadeiras e carregadores)

Cuidoteca (área infantil)

Bodega do Bigode

Feira de agricultura familiar

Imagens: Beatriz Boblitz

Jurídico do Nordeste reúne 960 inscritos em Fortaleza e debate os desafios que estão transformando a advocacia

A transformação digital da advocacia, o avanço da inteligência artificial e as novas demandas relacionadas à gestão de pessoas e à experiência do cliente têm impulsionado uma profunda reconfiguração do mercado jurídico brasileiro. Inserido nesse contexto, o Jurídico do Nordeste reuniu 960 participantes nos dias 28 e 29 de maio, em Fortaleza, consolidando-se como um dos principais encontros voltados à atualização profissional, inovação e desenvolvimento do setor na região. 

Realizado no Oásis Atlântico Imperial e promovido pela Lawe, o evento reuniu advogados, gestores jurídicos, estudantes, empreendedores e especialistas de diferentes estados do país em uma programação voltada à aplicação prática de conhecimentos e à discussão dos principais desafios enfrentados pela advocacia contemporânea. 

Entre os destaques da programação, estiveram palestras conduzidas por profissionais de reconhecimento nacional, como Roberto Quiroga, Bruno Strunz e outros especialistas que abordaram temas relacionados à inovação, gestão, tecnologia e estratégias para o mercado jurídico. Ao longo dos dois dias, os participantes tiveram acesso a conteúdos voltados tanto para a atuação técnica quanto para a gestão de carreiras, escritórios e departamentos jurídicos. 

Assuntos como inteligência artificial aplicada ao Direito, saúde mental no ambiente de trabalho, adequação à Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), experiência do cliente, controladoria jurídica, produtividade, gestão estratégica e os impactos das transformações tecnológicas na advocacia estiveram entre os temas debatidos durante o encontro.

Além das palestras, a programação contou com salas de workshops e atividades hands on, que registraram elevada participação do público. Os espaços foram dedicados à troca de experiências, resolução de desafios práticos e desenvolvimento de competências voltadas à realidade de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos corporativos.

O evento também promoveu momentos de relacionamento profissional por meio de áreas de convivência, ativações de marcas parceiras e espaços destinados ao networking, ampliando as oportunidades de conexão entre participantes, palestrantes e empresas ligadas ao ecossistema jurídico.

“Os dois dias de evento demonstraram o interesse crescente dos profissionais do Direito por temas que impactam diretamente a prática jurídica e a gestão dos negócios. O Jurídico do Nordeste foi idealizado para aproximar conhecimento, inovação e networking em um ambiente de troca qualificada, contribuindo para a formação e atualização dos participantes em um mercado cada vez mais dinâmico”, destaca Mirla Dantas, organizadora do evento.

Com foco na formação continuada e na discussão de tendências que moldam o futuro da advocacia, o Jurídico do Nordeste reforça seu papel como espaço de conexão entre profissionais, empresas e especialistas, contribuindo para o fortalecimento do setor jurídico na região e para a disseminação de práticas alinhadas às transformações do mercado.

Fortaleza participa de rodada de negócios na Feira EBS para ampliar oportunidades no mercado de eventos

Reconhecida como o principal encontro nacional dos segmentos Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions (MICE) e Treinamento e Desenvolvimento (T&D), a Feira EBS, em São Paulo, reúne toda a cadeia produtiva do mercado de eventos corporativos, incentivos, congressos, feiras e treinamentos. Durante dois dias de programação, entre 27 e 28 de maio, promoveu ações estratégicas, entre elas o Speed Meeting EBS, relevante espaço de rodadas de negócios do segmento, que contou com a participação do Visite Ceará, com estande próprio, e apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), dentro das ações do programa Fortaleza Meetings.

“O Speed Meeting é um ambiente muito capacitado, porque concentra conversas que realmente avançam. A gente consegue trocar ideia, entender demandas e nos apresentar de forma bem direcionada”, afirma Suemy Vasconcelos, diretora-executiva do Visite Ceará.

Com formato baseado em encontros rápidos e previamente agendados, somando mais de 10 mil reuniões realizadas ao longo do evento, o Speed Meeting foi estruturado para otimizar o tempo e tornar mais eficiente a conexão entre compradores e fornecedores. A dinâmica permite que empresas apresentem seus produtos e serviços de forma objetiva, enquanto gestores e tomadores de decisão identificam demandas e iniciam negociações em um curto intervalo de tempo.

A rodada de negócios reúne um público formado por profissionais das áreas de marketing, eventos, recursos humanos, treinamento, incentivo e compras, além de agências e organizadoras de eventos. Também participam representantes de associações e entidades de classe, especialmente dos segmentos médico e farmacêutico, que concentram grande potencial para realização de congressos e encontros de médio e grande porte.

Nesse contexto, a participação do Visite Ceará se destaca pela capacidade de ampliar a prospecção e captação de novos contatos. O momento presencial com tomadores de decisão abriu caminho para oportunidades de negociação, ao mesmo tempo em que reduziu custos de acesso a novos mercados e torna o processo comercial mais eficiente. Como resultado, há um aumento no volume de oportunidades comerciais e maior visibilidade para o destino.

“Esse tipo de agenda estruturada faz toda a diferença, permitindo uma aproximação calculada e justa. Abre espaço para construção de relacionamentos duradouros, conexões de respaldo e geração de negócios, além de contribuir para a nossa presença institucional no setor. É um espaço importante para posicionar Fortaleza como destino qualificado e, consequentemente, movimentar nossa economia”, destaca Suemy.

Santander inaugura nova sede regional em Fortaleza e reforça presença no Nordeste

O Santander inaugurou nesta semana sua nova sede regional em Fortaleza, consolidando a capital cearense como centro estratégico das operações da Instituição no Nordeste. Localizado na Avenida Santos Dumont, 3055, no bairro Aldeota, o espaço concentra a liderança regional do Banco e abriga o primeiro WorkCafé Santander do Nordeste.

A nova sede reforça a presença do Santander em uma região que vem ampliando sua relevância econômica e reúne um modelo de atendimento alinhado às novas formas de relacionamento com clientes e empresas.

“Esta nova sede representa um marco para a atuação do Santander no Nordeste. Estamos fortalecendo nossa presença em uma região que desempenha um papel cada vez mais relevante para a economia brasileira e que oferece grandes oportunidades de crescimento. Fortaleza passa a concentrar nossa liderança regional e recebe um espaço que traduz a forma como enxergamos o futuro do relacionamento bancário. Ao trazer para o Ceará o primeiro WorkCafé do Nordeste, conectamos a experiência e as melhores práticas de um grupo global às necessidades de clientes, empresas e empreendedores locais, criando um ambiente que favorece inovação, colaboração e geração de negócios”, afirma Ede Viani, vice-presidente de Varejo do Santander Brasil.

Presente em diversos países, o Santander vem expandindo o modelo WorkCafé como parte de sua estratégia global de relacionamento. O conceito combina atendimento financeiro especializado, espaços de coworking, salas de reunião, wi-fi gratuito e horário estendido em um ambiente voltado à convivência, à produtividade e à geração de negócios.

A escolha de Fortaleza acompanha o crescimento econômico do Ceará, que vem se destacando em setores como turismo, energias renováveis, tecnologia, logística, indústria e mercado imobiliário. Segundo levantamento da Forbes de 2025, 18 dos 30 bilionários nordestinos são cearenses.

“Há cerca de um ano e meio, passamos a responder pela folha de pagamento dos servidores públicos da capital, fortalecendo ainda mais nossa relação com Fortaleza. A inauguração desta sede simboliza a evolução dessa parceria e amplia nossa capacidade de apoiar o desenvolvimento econômico da região por meio de soluções financeiras, investimentos e relacionamento de longo prazo”, afirma Paulo César de Lima Alves, diretor do Santander e responsável pela Região Nordeste.

Além da expansão dos negócios, o Santander mantém iniciativas voltadas à educação, inclusão social e apoio ao empreendedorismo no estado. Entre 2022 e 2026, a Instituição disponibilizou cerca de 27 mil bolsas de estudo gratuitas no Ceará, principalmente nas áreas de tecnologia e idiomas, com investimento próximo de R$ 1,5 milhão.

Na área social, o Banco apoia 12 projetos por meio dos programas Amigo de Valor e Parceiro do Idoso. Já o Prospera Santander Microfinanças soma mais de 300 mil clientes no estado — cerca de um quarto da carteira nacional do programa. Aproximadamente 66% dos tomadores de crédito são mulheres, principalmente dos setores de costura, cosméticos e alimentação.

Projeto “Só Testando” consolida fábrica de talentos da Elite Music com alcance nacional e mais de 20 mil vídeos inscritos

O projeto “Só Testando”, desenvolvido pela Elite Music em parceria com a Vídeos Musicais, consolidou-se como uma plataforma de descoberta e desenvolvimento de artistas independentes ao reunir mais de 20 mil vídeos inscritos em apenas 15 dias. A iniciativa começou em dezembro de 2025 e, no início de 2026, selecionou dez cantores do Nordeste para uma imersão artística em Fortaleza.

Criado a partir da demanda recorrente de artistas que buscavam espaço nas redes sociais de Wagner Barbosa, o “Só Testando” foi estruturado como um processo aberto de seleção artística, utilizando plataformas digitais como principal canal de alcance e participação. Para integrar a disputa, os interessados publicaram vídeos com a hashtag “SóTestandoEliteMusic”, permitindo à equipe responsável realizar uma curadoria baseada em critérios como presença artística, criatividade, engajamento, qualidade vocal e potencial de mercado.

A adesão expressiva em curto período evidenciou o alcance orgânico da iniciativa e reforçou o interesse crescente de artistas independentes por projetos que aproximem novos talentos da indústria musical. Após a etapa digital, dez participantes de diferentes Estados nordestinos foram selecionados para uma imersão presencial em Fortaleza, com acesso a mentorias, reuniões estratégicas, gravações em estúdio, audições e atividades voltadas ao desenvolvimento artístico e à produção de conteúdo para plataformas digitais.

Durante uma semana, os participantes vivenciaram a rotina profissional do mercado fonográfico, incluindo processos de criação, posicionamento artístico e construção de repertório. Parte dos artistas avançou para etapas posteriores de gravação oficial e lançamento de músicas, ampliando a projeção nacional dos selecionados.

Os resultados do projeto também se refletiram em audiência e alcance digital. Um dos destaques foi Willy Vaqueiro, que alcançou mais de 1 milhão de visualizações em dois dias com um vídeo gravado espontaneamente em um bar, ainda durante o período da iniciativa. Já a transmissão ao vivo que marcou a etapa final do projeto registrou pico de mais de 30 mil espectadores simultâneos, além de contabilizar mais de 54 mil votos na votação popular que definiu dois ganhadores. Ao todo, o projeto alcançou mais de 45 milhões de pessoas no Instagram e ultrapassou a marca de 100 milhões de visualizações em seus conteúdos.

Além do impacto digital, o “Só Testando” fortaleceu a estratégia da Elite Music de investir na formação de novos artistas e no desenvolvimento de conteúdos audiovisuais com potencial de circulação nacional. A parceria com a Vídeos Musicais também contribuiu para ampliar o alcance da iniciativa e consolidar o projeto como uma vitrine para novos talentos da música nordestina.

Como desdobramento, o projeto resultou na produção de conteúdos disponibilizados no YouTube, incluindo um documentário com bastidores da imersão e as músicas gravadas durante a live final do programa.

“Criamos o ‘Só Testando’ a partir de uma demanda real que chegava até nós todos os dias. Existia muita gente talentosa sem oportunidade de mostrar seu trabalho. O projeto nasce para abrir essa porta e oferecer acesso a um ambiente profissional, com estrutura, orientação e possibilidade concreta de desenvolvimento artístico”, afirma Wagner Barbosa, CEO da Elite Music.

Serviço
Projeto “Só Testando” – Elite Music

Documentário: YouTube – Só Testando
Músicas da live: YouTube – Só Testando (performances)

Mercado de condomínios atrai investimentos e estrutura operação de R$ 300 milhões

O avanço do mercado condominial e o aumento da demanda por crédito têm impulsionado o crescimento do setor. Nesse cenário, o Cerus, empresa com sede em Fortaleza e focada em soluções financeiras para condomínios, concluiu a estruturação de seu segundo Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Não Padronizados (FIDC NP) exclusivo, com commitment de R$ 300 milhões.

O fundo foi estruturado em parceria com a IGC Partners e marca um novo momento para a instituição financeira, que passa a operar com maior capacidade de expansão, sem necessidade de diluição societária dos atuais acionistas. A empresa já conta com mais de R$ 90 milhões em patrimônio líquido em seu primeiro fundo.

O movimento acompanha a expansão do mercado condominial brasileiro. Segundo o Censo Condominial 2025/2026, realizado com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Receita Federal, o Brasil possui 327.248 condomínios ativos, que concentram cerca de 39 milhões de moradores. O crescimento do setor também amplia desafios relacionados à inadimplência, previsibilidade financeira e acesso a crédito estruturado.

O Cerus vem se consolidando como um dos principais players desse mercado no país. Atualmente, a empresa atende mais de 1.200 condomínios em 18 estados brasileiros, com uma base de aproximadamente 200 mil condôminos, e pretende ampliar sua atuação em todo o território nacional.

Com movimentação superior a R$ 1 bilhão prevista para 2026, o principal produto da empresa é a receita garantida, modelo que assegura aos condomínios o recebimento integral da arrecadação mensal mesmo em casos de inadimplência dos moradores, reduzindo impactos no fluxo de caixa e garantindo previsibilidade financeira para despesas operacionais, manutenção e investimentos. Nesse modelo, o Cerus antecipa ao condomínio os valores que deixaram de ser pagos por moradores inadimplentes e assume a gestão da recuperação desse crédito.

“A empresa tem como proposta conectar tecnologia, crédito e previsibilidade para fortalecer administradoras, síndicos e condomínios em um cenário de crescente pressão sobre caixa e inadimplência”, afirma Luciano Macedo.

Parte expressiva dos recursos captados também será direcionada ao fortalecimento da estrutura tecnológica, inovação e governança corporativa do Cerus. A empresa vem ampliando investimentos em inteligência artificial, inteligência de dados, automação operacional e infraestrutura escalável, com foco em sustentar o crescimento acelerado da operação, mantendo eficiência, controle e capacidade de expansão nacional.

A estratégia inclui o desenvolvimento de soluções proprietárias voltadas à gestão financeira, recuperação de crédito, atendimento e inteligência operacional, além do aprimoramento contínuo dos processos de compliance, segurança da informação e governança, visando consolidar uma base sólida, resiliente e preparada para um crescimento sustentável de longo prazo.

Além da expansão em São Paulo, o Cerus também projeta ampliar presença em mercados estratégicos como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Sergipe. A empresa também prevê novas contratações nas áreas de tecnologia, atendimento ao cliente e operações.

“Os condomínios passaram a demandar soluções mais sofisticadas de gestão financeira. Hoje, previsibilidade de caixa e estabilidade operacional deixaram de ser diferenciais e se tornaram necessidades estratégicas para o setor”, destaca.

Com a nova estrutura financeira, o Cerus pretende ampliar sua oferta de produtos, incluindo empréstimos, para consolidar sua posição entre as principais empresas especializadas no mercado condominial brasileiro, segmento que vem atraindo cada vez mais atenção de investidores e empresas de tecnologia financeira.

Rota das Falésias realiza 1º Fórum de Kitesurf para fortalecer o esporte no litoral leste do Ceará

Encontro reuniu empresários, instrutores, escolas especializadas, praticantes, representantes da IGR e a Associação Brasileira de Kitesurf para debater qualificação, segurança e promoção turística da região

A Rota das Falésias realizou o 1º Fórum de Kitesurf, reunindo empresários, instrutores, representantes de escolas especializadas, praticantes da modalidade, diretores da Instância de Governança Regional (IGR) e a Associação Brasileira de Kitesurf (ABK). O encontro teve como objetivo discutir estratégias para fortalecer o esporte no litoral leste do Ceará e consolidar a região como referência nacional e internacional para a prática do kitesurf.

Durante o fórum, foram debatidas pautas relacionadas à regulamentação da atividade, qualificação dos profissionais, segurança dos praticantes, credenciamento de instrutores e certificação das escolas especializadas. A ABK contribuiu com orientações técnicas sobre a profissionalização do setor e a importância da padronização de boas práticas para ampliar a credibilidade dos destinos.

O evento também destacou o potencial do kitesurf como vetor de desenvolvimento turístico e econômico para os municípios da Rota das Falésias. A modalidade, além de atrair visitantes nacionais e estrangeiros, movimenta pousadas, restaurantes, escolas, guias, transporte e comércio local, gerando emprego, renda e novas oportunidades para a cadeia produtiva do turismo.

Com ventos favoráveis, paisagens naturais, praias, falésias e infraestrutura turística em expansão, o litoral leste cearense reúne condições estratégicas para se consolidar como um dos principais polos brasileiros do kitesurf. A proposta é que o crescimento da atividade ocorra de forma organizada, segura, sustentável e integrada ao desenvolvimento dos destinos.

O 1º Fórum de Kitesurf da Rota das Falésias marcou um passo importante para aproximar instituições, empresários e profissionais do segmento. A expectativa é que os encaminhamentos do encontro resultem em novas ações de capacitação, promoção turística, fortalecimento das escolas especializadas e valorização do esporte de aventura em toda a região.

Sobre a Rota das Falésias
A Rota das Falésias integra destinos turísticos do litoral leste do Ceará e atua no fortalecimento regional do turismo, por meio de ações de governança, promoção, qualificação e desenvolvimento sustentável. A região é reconhecida por suas praias, belezas naturais, falésias, vocação para esportes náuticos e forte potencial para o turismo de experiência.

Serviço
1º Fórum de Kitesurf da Rota das Falésias
Realização: Rota das Falésias / Instância de Governança Regional (IGR)
Participação: Associação Brasileira de Kitesurf (ABK), empresários, instrutores, escolas de kitesurf e praticantes da modalidade
Tema: fortalecimento, qualificação, segurança e promoção do kitesurf no litoral leste do Ceará