Adidas Originals inaugura primeira loja conceito do Norte-Nordeste no Shopping Iguatemi Bosque

O Shopping Iguatemi Bosque Fortaleza recebe, nesta sexta-feira (14), a partir das 15h30, uma unidade da Adidas Originals The Collection, a loja será a segunda do Brasil – a primeira está localizada em Blumenau, Santa Catarina, e foi recém-inaugurada. Na ocasião, haverá personalização de produtos com o artista @vitinarte, DJ, Barril de Chopp e Câmera REC360 para os clientes tirarem fotos.

Além de referência mundial em desenvolver e comercializar roupas, calçados e acessórios esportivos, a marca das três listras se tornou um ícone fashion em moda urbana e esportiva. Para quem valoriza estilo e exclusividade a nova Adidas Originals é um destino certo e um paraíso para os sneakerheads (amantes de tênis). The Collection é uma loja conceito que oferece ao público itens exclusivos e lançamentos mundiais, sneakers (tênis), coleções temáticas e de parcerias com designers do mundo todo, além de toda a gama de produtos Adidas Originals.

“Para o Iguatemi Bosque, é uma grande satisfação receber com exclusividade o modelo The Collection da loja Adidas Originals, líder no mundo inteiro pelos seus artigos esportivos, calçados e moda. Ela é uma marca que está sempre criando inovação e se adequando cada vez mais às exigências dos consumidores, e isso é um grande diferencial para nós. A inauguração da Adidas será uma das principais para fecharmos o ano com chave de ouro, comemorando o exponencial crescimento”, explica o superintendente do Shopping Iguatemi Bosque, Wellington Oliveira.

A unidade no Iguatemi Bosque conta com 151,14m² de loja com o layout mais atual da marca. Proporciona conforto e uma verdadeira experiência para os clientes, com TVs LED, lounge com sofá, parede com LEDs sobrepostos e bem coloridos, mostrando o trifólio – símbolo da Adidas Originals.

Ranking THE: Unifor é a melhor universidade entre públicas e privadas do Ceará. E a melhor particular do N/NE

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é a melhor universidade entre as instituições de ensino públicas e privadas do Ceará, e a melhor particular do Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE), referência global para estudantes, gestores e professores, que em sua edição mais recente, divulgada na terça-feira, 11, avaliou mais de duas mil universidades em mais de 100 países.

Para o ranking mundial, são avaliadas 13 critérios, agrupados em cinco categorias: ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa). Considerando apenas as instituições privadas brasileiras, a Unifor ficou em 3º lugar, atrás apenas das Pontifícias Universidades Católicas do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, sendo, portanto, a terceira melhor instituição de ensino superior privada do Brasil. Já entre as instituições públicas e privadas, a Unifor configura como a melhor do Ceará e a segunda melhor do Norte e Nordeste.

A professora Fátima Veras, Reitora da Universidade de Fortaleza, afirma que o desempenho da instituição no Ranking THE 2022 é resultado de medidas de fortalecimento da qualidade de ensino, de investimentos crescentes em pesquisas científicas e na internacionalização da Unifor. “O resultado do Ranking THE reforça a relevância dos temas abordados nos artigos publicados pelos docentes e discentes, bem como a competência dos nossos pesquisadores. O que fazemos na Unifor é investir na qualidade do ensino para transformar a sociedade. O reconhecimento ampara nossa missão”, pontua.

Investimento em pesquisa e inovação

Mais uma vez, a Unifor é destaque na influência da pesquisa por meio de citações em artigos científicos. Segundo o THE, a Universidade de Fortaleza está em primeiro lugar em citações entres as instituições privadas no Brasil, reforçando a qualidade da pesquisa e dos pesquisadores da instituição. O impacto da pesquisa é reflexo do quanto uma universidade pode contribuir para um projeto de compreensão coletiva e colaborativa do mundo.

Nos últimos anos, a Unifor vem investindo em uma série de ações de incentivo à ciência e de internacionalização do ensino, melhorando sua posição no que diz respeito à publicação e citação, conforme frisa o vice-reitor de Pesquisa, professor Milton Sousa. “Isso é resultado dos robustos investimentos em pesquisa que a Fundação Edson Queiroz vem fazendo, liderados pela Vice-Reitoria de Pesquisa com editais internos de financiamento de pesquisa, artigos, publicação e tradução, bem como pela competência de nossos (as) pesquisadores (as). Além disso, mostra a pertinência, a utilidade e a qualidade da produção científica gerada pela Unifor”, avalia.

A Unifor também se destacou no critério “Industry Income” (Renda da Indústria, em inglês), ocupando a faixa “30-40”, entre as instituições públicas e privadas brasileiras, e o top 10, entre as instituições privadas do país. O indicador aponta o impacto comercial da pesquisa de uma instituição, sendo de fundamental importância para a aplicação real do que é feito na universidade, por meio da tecnologia e da pesquisa científica. Nesse sentido, o bom resultado é reflexo do valor industrial de uma pesquisa, assim como seu impacto para a sociedade, sendo associado às disciplinas de ciências, engenharias, negócios e tecnologia.

Atlético Mineiro faz leilão de camisas alusivas ao Outubro Rosa

O Galo e a Play For a Cause abriram um leilão com cinco camisas rosas, lançadas em apoio à conscientização sobre o câncer de mama e utilizadas no confronto contra o Ceará, no último domingo (09), pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão. O leilão fica disponível no site da Play For a Cause até o dia 26/10, com lances iniciais de R$700. O valor líquido arrecadado será destinado ao Instituto Galo.

Essa foi a primeira vez que o Atlético trocou suas cores tradicionais pelo rosa, em partidas oficiais. Em 2010, o clube lançou uma camisa do mesmo tom, mas foi utilizada apenas em treinos. O uniforme temático deste ano manteve as listras pretas verticais e adicionou a cor rosa no espaço preenchido pela cor branca. Além disto, as três listras da Adidas, patrocinadora do Clube alvinegro, foram marcadas nos ombros, também na cor preta. A nova camisa do Galo bateu recorde de vendas, com mais de 10 mil unidades comercializadas em apenas seis dias. 

“Este leilão é especial, pois permite adquirir peças únicas na história do nosso Clube. Convido todos os torcedores alvinegros para formar, mais uma vez, uma corrente de empatia, amor e solidariedade pelas pessoas que necessitam de nossa ajuda”, ressaltou o diretor de negócios do Galo, Leandro Figueiredo. 

André Georges, CEO e fundador da Play For a Cause, acredita que este leilão tem tudo para bater novos recordes de arrecadações. “São cinco camisas em exposição para lances, usadas e autografadas por Otávio, Keno, Matias Zaracho, Nacho e Allan. Esperamos a torcida do Galo fazer esse leilão entrar para a história”.

Voluntários cearenses recebem treinamento gratuito de especialistas em liderança

Reunindo o espírito de liderança e o voluntariado, os membros da ONG Jovens Pela Diferença participaram na última quarta-feira (12), de um treinamento gratuito com os profissionais em liderança da Gomes de Matos. A empresa que é referência em consultoria e educação corporativa nas organizações, recebeu no BS Innovation Hub, o grupo de jovens que atua com ações sociais em Fortaleza e região metropolitana tendo como foco auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O treinamento intitulado “Despertando o líder que há em você”, foi conduzido pelos consultores Iago Soares e Jennyfer Pinheiro, em uma manhã repleta de ensinamentos e insights sobre proposito, desenvolvimento pessoal e coletivo, aumento da produtividade, representatividade, além dos principais meios para alcançar o engajamento interno e a promoção de talentos.

Para Jennyfer Pinheiro, alinhar a parte social da Gomes de Matos com as atividades realizadas pelos Jovens Pela Diferença foi de grande importância para todos os envolvidos. “Conseguimos pensar na ONG, conhecer e entender um pouco mais do trabalho praticado por eles, para assim trazermos novas sugestões e contribuições a esse movimento que realiza um trabalho extremamente relevante na sociedade. Foi uma troca enriquecedora”, detalha.

O consultor e administrador Iago Soares, ressalta a conexão de propósitos como um dos principais fundamentos levados ao treinamento. “Foi um momento muito gratificante poder levar para estes jovens novas ideias e conhecimentos, que serão aplicados dentro das suas atividades pessoais, profissionais e sociais. Conseguimos trazer o sentimento de pertencimento, que é um fator fundamental para qualquer atividade, além de dicas sobre o papel da liderança. Temos certeza que isso contribuirá para a transformação na vida de cada um em todas as vertentes”, pontua.

Para a coordenadora geral da Jovens pela Diferença, Régia Christine, a atividade fez parte de um dos pilares da Associação. “Além de olhar e pensar no outro através de cada ação social realizada, estamos constantemente trazendo novos conhecimentos e profissionalização para os próprios membros do JPD, seja através de atividades e programas internos ou momentos de trocas como esse treinamento. Essa atividade com a Gomes de Matos foi uma oportunidade super rica que nos fez refletir, aprender e reafirmar o nosso propósito enquanto ONG”, destaca.

Supermercado Guará dá dicas de como aproveitar a banana em todas as suas fases

Seja banana nanica, prata, maçã, banana-da-terra ou ouro, todos os tipos de banana são bastante populares entre os brasileiros, inclusive para o consumo dela crua. No entanto, a fruta ainda é descartada por muitos a depender da sua fase. Para evitar estragos desnecessários, a nutricionista do Supermercado Guará, Mariana Costa, dá dicas de como aproveitar a fruta em todas as suas fases.

Banana Verde

De acordo com Mariana, a banana verde pode ser usada para fazer biomassa, substituindo o creme de leite, o leite condensado ou a maionese em várias receitas, sendo um ótima para quem é intolerante a glúten e lactose. 

Banana quase madura, madura e muito madura

Que tal empanar e fazer banana à milanesa? A nutricionista explica que a banana quase madura também rende uma deliciosa banana frita, pois tem uma consistência mais dura. Quando madura, esse é o melhor momento para como a fruta frita, crua, fazer bolos, doces e até sorvetes. Já quando está muito madura, pode ser usada para fazer pão de banana e misturar na salada de frutas.

Banana passada

Mariana explica que a banana passada não precisa, necessariamente, ser jogada fora. Nessa fase, segundo ela, a fruta é perfeita para substituir ovos em receitas, pois uma xícara de banana amassada equivale a um ovo.

“Importante ressaltar que os fiozinhos da banana, os chamados floemas, também são ricos em fibras, e podem ajudar na saciedade do nosso corpo, ou seja, não é preciso ter receio dos seus feixes”, finaliza.

Sobre o Guará

Inaugurado em 2007, o Supermercado Guará conta com espaços físicos, sendo nove unidades em Fortaleza e uma no Eusébio, além disso, o aplicativo Guará garante o alcance da rede em mais de 80 bairros da capital cearense. A plataforma digital possibilita ao cliente uma nova experiência em compras com o programa de descontos Sou + Guará, com ofertas personalizadas e descontos exclusivos.

Cinema do Dragão traz sessão gratuita, debates, três estreias nacionais e pré-estreia 

 Nesta quinta-feira (13), o Cinema do Dragão inicia a sua 428ª cine-semana e traz sessão gratuita, estreias, pré-estreia e debates com realizadores. Estreiam ‘Bem-vinda a Quixeramobim’, de Halder Gomes, ‘O Livro dos Prazeres’, de Marcela Lordy, e ‘Curtas Jornadas Noite Adentro’, de Thiago B. Mendonça. Seguem em cartaz ‘Os Escravos de Jó’ (Rosemberg Cariry) e ‘Maria, Ninguém sabe Quem sou eu’ (Carlos Jardim). Os ingressos custam R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira), de quarta a domingo, à venda no site Ingresso.Com e na bilheteria física do Cinema. Às terças, as sessões têm valor promocional de R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira).

     Seguindo no enfrentamento ao novo coronavírus, o complexo cultural recomenda que os seus visitantes sigam com o calendário vacinal atualizado e preservem o uso de máscara.



Sessão gratuita 


     Nestaa quinta-feira (13)às 15h, o Cinema do Dragão, em parceria com o Museu da Cultura Cearense (MCC), realiza a sessão “RISCA”, com exibição gratuita de Gris (2016) – 4’31, Café Colonial (2014) – 3’13 e  Ceia Primitiva (2014) – 6’25, vídeos da artista Naiana Magalhães pré-selecionados para o “Projeto Extensões”, mostra de vídeo-arte brasileira contemporânea paralela à 13ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre (2022), e do curta-metragem “Sombra do Tempo” (2020), desenvolvido no Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes. A exibição, que integra a programação da exposição “RISCA”, primeira individual da artista em sua terra natal, em cartaz no MCC, será seguida de debate com aartista Naiana Magalhães e a curadora Carolina Vieira. Para assistir à sessão, interessados devem retirar ingressos na Bilheteria (até dois por pessoa) a partir de uma hora antes da sessão. 

Estreias

     Três filmes nacionais entram em cartaz essa semana: a comédia ‘Bem-vinda a Quixeramobim’ (Halder Gomes); a adaptação da obra de Clarice Lispector, ‘O Livro dos Prazeres’ (Marcela Lordy) e a ficção sobre a cultura do samba ‘Curtas Jornadas Noite Adentro’ (Thiago B. Mendonça). 

     Dos mesmos produtores de ‘Cine Holliúdy’, ‘Bem-vinda a Quixeramobim’ é  protagonizado por Monique Alfradique, tem Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa no elenco, e é a estreia de Max Petterson nas telas do cinema. ‘O Livro dos Prazeres’ tem como protagonistas Simone Spoladore e Javier Drolas. Com personagens e direção feminina, e livremente inspirado na obra de uma autora, o filme aborda os prazeres femininos de uma maneira ainda pouco vista nos cinemas. Na sexta-feira (14/10), às 19h, a estreia do filme ‘Curtas Jornadas Noite Adentro’ será seguida de debate com o diretor Thiago B. Mendonça. O longa, que é uma ode ao samba, mergulha no cotidiano massacrante de jovens subempregados e seus sonhos noturnos de libertação através da música.


Pré-estreia

     Sábado (15/10), às 20h, acontece a sessão de pré-estreia do filme ‘Aos Nossos Filhos’ (Maria de Medeiros). O drama familiar é uma adaptação do espetáculo teatral de sucesso da diretora Maria Medeiros e conta com Marieta Severo e José de Abreu no elenco.

Acessibilidade

     O Cinema do Dragão dispõe do recurso “Cine Assista”, uma solução capaz de prover acessibilidade em salas de cinemas através da transmissão e sincronização de conteúdos de Libras, audiodescrição e legendapara um aplicativo instalado em dispositivo móvel. O equipamento possibilita que pessoas surdas e/ou cegas assistam aos filmes que dispõem dessa tecnologia. Espectadores que precisarem do recurso podem solicitar o aparelho na Bilheteria e devem instalar o aplicativo no seu telefone móvel.




PROGRAMAÇÃO 


AOS NOSSOS FILHOS (Brasil/França – 2022) – Pré-estreia
Direção: Maria de Medeiros // 107 min // DCP // 16 anos // Imovision
Sinopse: Vera é uma mulher que lutou contra a ditadura e carrega terríveis traumas do passado. Tânia, sua filha, vive um casamento de 15 anos com outra mulher e pretende ter um filho. A notícia gera um embate intenso na relação entre mãe e filha, que discordam completamente em suas opiniões relacionadas à construção familiar. Uma adaptação do espetáculo teatral homônimo de sucesso.
Sessão:
15/10 (sábado) – 20h

BEM-VINDA A QUIXERAMOBIM (Brasil – 2020) – Estreia
Direção: Halder Gomes // 110 min // DCP // 14 anos // Downtown Filmes
Sinopse: BEM-VINDA A QUIXERAMOBIM é uma comédia que conta a história de AIMÉE, mulher de 30 e poucos anos de idade, herdeira de um empresário milionário implicado em um esquema de corrupção. Pela primeira vez sem a mesada do pai para se sustentar, Aymée terá de fugir para a última propriedade da família ainda disponível: uma fazenda caindo aos pedaços em Quixeramobim, interior do Ceará. 
Sessões:
13/10 (quinta) – 17h20
15/10 (sábado) – 16h
16/10 (domingo) – 16h
19/10 (quarta) – 18h

O LIVRO DOS PRAZERES (Brasil, Argentina – 2021) – Estreia
Direção: Marcela Lordy //  100 min // DCP // 16 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Lóri, uma atraente professora do ensino fundamental obcecada por liberdade, vive uma rotina entre a escola e encontros casuais que saciam seu desejo, afastando qualquer possibilidade de conexão afetiva. Num acaso, ela conhece Ulisses, um professor de filosofia egocêntrico e provocador, que nela desperta uma profunda mudança. É com ele que Lóri aprende a amar enfrentando sua própria solidão.
Sessões:
13/10 (quinta-feira) – 20h10
14/10 (sexta-feira) – 17h
15/10 (sábado) – 18h
16/10 (domingo) – 20h10
18/10 (terça-feira) – 20h10

CURTAS JORNADAS NOITE ADENTRO (Brasil, 2021) – Estreia
Direção: Thiago B. Mendonça // 106 min // DCP // 16 anos // Livre Filmes
Sinopse: Seis sambistas paulistanos sonham em ser descobertos na noite, alternando dias em serviços precários e madrugadas na busca por um caminho no mundo da música.
Sessões:
14/10 (sexta-feira) – 19h – Sessão seguida de debate com o diretor Thiago B. Mendonça
15/10 (sábado) – 14h
18/10 (terça-feira) – 16h
19/10 (quarta-feira) – 20h10

EM CARTAZ

OS ESCRAVOS DE JÓ (Brasil, 2020) – 3ª Semana
Direção: Rosemberg Cariry // 85 min // DCP // 14 anos // Sereia Filmes
Sinopse: Os estudantes Samuel e Yasmina se apaixonam. No entanto, eles têm que vencer muitas distâncias, dificuldades e preconceitos para afirmarem o seu amor. Fantasmas da história e personagens, do passado e do presente, cruzam os caminhos dos dois jovens, arrastando-os para um inesperado destino.
Sessões:
14/10 (sexta-feira) – 15h
16/10 (domingo) – 14h20
18/10 (terça-feira) – 14h20
19/10 (quarta-feira) – 14h20

MARIA, NINGUÉM SABE QUEM SOU EU (Brasil, 2022) – 4ª Semana
Direção: Carlos Jardim // 100 min // DCP // livre // Arteplex Filmes
Sinopse: O filme é um depoimento inédito e exclusivo de Maria Bethânia para o diretor e roteirista Carlos Jardim, entremeado por imagens raras de ensaios e shows da cantora ao longo de seus 57 anos de carreira. A atriz Fernanda Montenegro narra cinco textos de autores como Ferreira Gullar e Caio Fernando Abreu sobre a importância de Bethânia no cenário cultural brasileiro.
Sessões:
16/10 (domingo) – 18h
18/10 (terça-feira) – 18h
19/10 (quarta-feira) – 16h

TopBus+ amplia horário de funcionamento nos bairros Maraponga, Jóquei e Parangaba 

O TopBus+, serviço de transporte sob demanda, ampliou o horário de funcionamento para os bairros Maraponga, Jóquei e Parangaba, que agora têm a operação disponível das 5h30 às 23h (segunda-feira a sábado) e das 7h às 21h (domingo). Com a mudança, o TopBus+ passa a atender no mesmo horário em todos os 31 bairros de cobertura, que podem ser conferidos pelo aplicativo ou site www.topbusmais.com.br

Entre os diferenciais do TopBus+ está o conforto e a segurança: todos os veículos são equipados com câmeras e motoristas treinados para atender aos usuários. Além disso, o TopBus+ não conta com preço dinâmico e não cancela viagens.  

O pagamento das viagens pode ser feito pelo cartão de crédito, a ser cadastrado no aplicativo, ou pelos cartões de transporte com cadastro de CPF: Bilhete Único Urbano e Metropolitano, Vale-transporte, Carteira de Estudante e também o LiberMulti.

Sobre o app TopBus+  

O TopBus+ é um serviço de transporte público coletivo de caráter especial, sem rota fixa, que atende ao chamado de passageiros somente através do aplicativo, que é baixado gratuitamente. O transporte oferece qualidade no atendimento, através de motoristas contratados e qualificados e possui uma frota nova de sprinters Mercedes-Benz com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas e entradas USB disponíveis aos clientes. O preço da viagem é de acordo com o percurso percorrido e o pagamento é realizado com cartão de crédito pelo próprio aplicativo, ou com cartão transporte.   

O valor do km inicial é de R$ 5,50 em todos os dias e horários. O valor para cada 2 a 7 km adicionais é de R$ 2,50 no horário de 6h a 8h, R$ 3,00 no horário de 16h a 19h e R$ 2,00 nos demais horários e domingos. O valor para cada 8 km ou mais adicionais é de R$ 1,50 das 6h às 8h, de R$ 2,00 das 16h às 19h e R$ 1,00 nos demais horários e domingos. O valor por cada passageiro adicional (acrescentando no mesmo pedido de viagem) é de R$ 3,00.

Divulgada lista de desembargadores que concorrem aos cargos diretivos do TJCE para 2023/2025

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) divulgou, nessa segunda-feira (10/10), a relação dos candidatos que concorrem aos cargos de direção do Judiciário cearense para o biênio 2023/2025. De acordo com o Edital nº 195, estão inscritos os desembargadores Abelardo Benevides Moraes, Heráclito Vieira de Sousa Neto e Maria Edna Martins, que concorrem às funções de presidente, vice-presidente e corregedora-geral, respectivamente.

As inscrições foram abertas por meio do Edital nº 189, publicado no Diário da Justiça no dia 27 de setembro deste ano. Os eleitos terão mandato de dois anos e substituirão, em janeiro de 2023, os desembargadores Maria Nailde Pinheiro Nogueira (atual presidente do TJCE), Abelardo Benevides Moraes (vice-presidente) e Paulo Airton Albuquerque Filho (corregedor-geral), gestores do biênio 2021/2023.

A eleição dos novos dirigentes ocorrerá no próximo dia 27, às 13h30, no Pleno do TJCE, convocado pela Presidência do Tribunal. A sessão ocorrerá por meio de videoconferência, sendo a votação secreta por meio eletrônico, como já vem ocorrendo nas eleições anteriores. O público poderá assistir pelo Canal da Justiça do Ceará no YouTube.

SAIBA MAIS

Tribunal Pleno ou Pleno do TJCE: é formado por todos os 53 desembargadores. Entre as competências está eleger presidente, vice-presidente e corregedor-geral. As sessões ocorrem mediante convocação da Presidência do TJCE.

Mandato no Judiciário: a permanência nos cargos de direção tem duração de dois anos, não permitida reeleição/recondução.

Auxílio Brasil é pago hoje a beneficiários com NIS final 2

A Caixa Econômica Federal paga hoje, 13, a parcela de outubro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 2. Esta é a terceira parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

A emenda também liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total atendido subiu para 20,65 milhões.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Em janeiro, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400, a menos que uma nova proposta de emenda à Constituição seja aprovada. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês. No entanto, portaria editada no início de outubro antecipou o pagamento da parcela deste mês, que ocorre entre os dias 11 e 25.

Auxílio Gás

O Auxílio Gás também será pago hoje às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 2. Com valor de R$ 112 neste mês, o benefício segue o calendário do Auxílio Brasil.

Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, que equivalia a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos nos últimos seis meses, foi retomado em agosto com o valor de 100% do preço médio, o que equivale a R$ 112 neste mês. Esse aumento vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada pelo Congresso.

Pago a cada dois meses, o Auxílio Gás originalmente tinha orçamento de R$ 1,9 bilhão para este ano, mas a verba subiu para R$ 2,95 bilhões após a promulgação da emenda.

Só pode fazer parte do programa quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas ou acadêmicas.

Podem receber os benefícios extras as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.

(Agência Brasil)