Rodada de Negócios da Apicultura da Faec movimenta mais de R$ 6,6 milhões em prospecção de negócios

A Rodada de Negócios da Apicultura na Faec, realizada nesta sexta-feira, 14, movimentou mais de R$ 6,6 milhões em prospecção de negócios, por meio dos bancos parceiros (BNB, Banco do Brasil e Caixa). Cerca de 100 produtores e empresas foram atendidos pelas instituições ao longo do dia. Ao todo, a rodada de negócios reuniu mais de 250 participantes, entre produtores rurais, empresas e estudantes de todo o Ceará.

“Hoje o Sistema Faec/Senar atende mais de 1 mil produtores de mel no Ceará. Queremos dobrar esse número”, disse o presidente da Faec, Amílcar Silveira. “Para isso, temos que estimular a geração de negócios e atrair novas indústrias. Precisamos agregar valor ao mel produzido no Ceará e voltar a exportar”.

Amílcar destacou ainda que o mel produzido no Ceará, majoritariamente orgânico, tem mercado comprador nos Estados Unidos, Europa e Ásia. No entanto, o produto cearense, hoje, é beneficiado em outros estados, de onde são exportados. “Queremos que as exportações do nosso mel saiam do próprio Ceará”.

Palestras

O evento contou com a participação do deputado federal pelo Rio Grande do Sul e líder da bancada do Agro na Câmara, Alceu Moreira, que falou sobre o projeto de fomento à agricultura familiar por meio da desburocratização das atividades produtivas. A programação inclui ciclo de palestras (Qualidade do Mel, Manejo do Apiário e Comercialização do Mel), e exposição de produtos em 10 estandes de empresas e entidades relacionadas com a cadeia do mel. 

A Rodada de Negócios da Apicultura foi realizada por meio de uma parceria do Sistema Faec/Senar com o IFCE.

Supermercado Pinheiro dedica dia 17/10 à venda exclusiva de ovos de galinhas livres

Nesta segunda (dia 17/10), as lojas do Supermercado Pinheiro na Av. Antônio Sales, 3266 e Av. Rogaciano Leite, 2080 irão comercializar apenas ovos ‘cage-free’ (galinhas livres de gaiolas) durante todo o dia.

A iniciativa do supermercado faz parte de um trabalho inovador e transformador após diálogos com a Mercy For Animals (MFA), uma das maiores organizações não-governamentais do mundo, focada na proteção e defesa dos animais explorados para consumo. Serão realizadas ações de educação e disseminação de práticas e consumo de produtos que prezam pelo bem estar animal, através da comercialização de ovos de galinhas livres.

A ação é uma parceria do Supermercado Pinheiro, Tijuca e SL. Haverá ainda ações de degustação de ovos de galinhas caipira, galinhas livres de gaiolas e de macarrão de ovos caipiras; e ações de compre e ganhe da Tijuca, com bolsa, pano de prato e livro de receitas

Ainda durante todo o mês de outubro, todas as lojas do Supermercado Pinheiro participarão do mês do ovo, com promoções e destaque para ovos de galinhas livres.

“O Supermercado Pinheiro preza por uma vida mais saudável e apoia causas que importam ao consumidor, como o bem-estar animal. A produção de ovos de galinhas livres é bem mais próxima ao comportamento natural dos animais e vem ganhando espaço no mercado por trazer inúmeras vantagens, tanto para quem consome quanto para quem fornece, permitindo um maior monitoramento do controle da saúde das aves”, avalia a gerente de Marketing do Supermercado Pinheiro, Carine Buhamra.

OVOS DE GALINHAS CONFINADAS X GALINHAS LIVRES DE GAIOLAS
– As galinhas são confinadas em pequenas gaiolas de metal – com espaço individual equivalente a uma folha de papel A4 – onde não conseguem andar ou estender suas asas. Essa é sua realidade por praticamente toda a vida e, quando a produção de ovo cai, são descartadas.

– Pode haver de 6 a 8 de aves em cada gaiola. Por conta do estresse extremo ao qual são submetidas no confinamento, as galinhas sofrem alterações em seus comportamentos naturais e acabam brigando entre si, e tendo comportamentos canibais.

– Para evitar que isso aconteça, elas sofrem amputação parcial do bico, prática conhecida como debicagem. Esse procedimento doloroso é feito sem o uso de anestesia ou analgésicos.

– Estima-se que 95% da produção de ovos no Brasil utiliza sistemas convencionais. Isso significa que mais de 166 milhões de galinhas estão, neste momento, confinadas em gaiolas.

– Há maiores riscos de contaminação por salmonela em granjas industriais, devido à superpopulação de animais desse sistema de produção e condições precárias de higiene.

–  Com tanto sofrimento animal envolvido, os sistemas com gaiolas foram banidos na União Europeia em 2012. Recentemente, após iniciativa popular, foi proibido criar qualquer tipo de animal em gaiola e o mercado deverá se adequar até 2027.

– No Brasil, mais de 150 empresas já se comprometeram a não utilizar/comercializar ovos de galinhas engaioladas. No mundo esse número já passa de 2 mil.


FONTE: 
Mercy For Animals (MFA)

Sobre o Supermercado Pinheiro
Há mais de 30 anos atendendo ao mercado cearense, o Supermercado Pinheiro é uma das maiores redes varejistas local.  Mantém um total de 18 lojas, um centro de distribuição, 13 salas de cinema, cinco parques infantis, choperia e um shopping center, nos municípios de Fortaleza, Acaraú, Aquiraz, Aracati, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Sobral, Quixeramobim (Pinheiro Ofertão) e Quixadá.

Confira todos os endereços das lojas do Supermercado Pinheiro no site http://www.supermercadopinheiro.com.br/lojas