Premiado em festival, documentário cearense “Tereza e Bruno” estreia dia 15/11 em Fortaleza; exibição será no Cineteatro São Luiz

Vencedor da categoria Melhor Trilha Sonora em Média-Metragem do OFF Pocket 2022, festival amazônido de cinema ocorrido nos dias 21 e 22 de outubro, o documentário cearense “Tereza e Bruno” será lançado oficialmente em Fortaleza no dia 15 de novembro. A exibição acontecerá no Cineteatro São Luiz, uma das salas mais tradicionais do estado. A entrada será gratuita.

A apresentação ao público cearense acontecerá após o filme compor o Pupila Film Festival, ocorrido em Olinda (PE) de 20 a 25 últimos. A película também foi selecionada para o Brazil New Visions Film Fest, que acontece de 26 a 31 de outubro em Camaragibe (PE). A produção acumula, portanto, três festivais e um prêmio antes mesmo do lançamento oficial.

Dirigido e roteirizado pela cineasta Rosane Gurgel, o documentário retrata a vida de Tereza de Castro Brito, de 94 anos, que desde 2017 convive com sequelas insuperáveis de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e recebe os cuidados do filho, o jornalista Bruno de Castro. A inversão de papéis ocasionada pela velhice e pela nova condição da mulher virou o livro “E, no princípio, ela veio: crônicas de memória e amor” (Editora Moinhos), escrito por Bruno e que em 2020 foi finalista do mais importante e tradicional prêmio de literatura do Brasil. Também já foi retratada em bordado, charge, pintura e adaptação para teatro antes de chegar ao cinema.

Para ganhar agora a telona, o filme foi gravado na casa de Tereza, no bairro João XXIII, periferia de Fortaleza, em novembro de 2020, quando a cidade atravessava o entrepico de contaminação do novo coronavírus (Covid-19) e os casos estavam em baixa. A simples possibilidade de contaminação exigiu da equipe envolvida na produção cuidado redobrado na captação de imagens, já que a personagem principal da película fazia parte do grupo de maior risco de contração da doença e à época sequer existia vacina.

“Quando a Rosane me apresentou a proposta do filme, nós vivemos um dilema porque o risco da Covid, apesar de baixo, existia e seria fatal pra uma mulher como a mamãe. Ao mesmo tempo, eu tinha receio de, mesmo sem pegar Covid, ela vir a falecer, porque esse risco é real, diante da situação dela. Aí, nós não conseguiríamos gravar e eu perderia a chance de homenageá-la mais uma vez em vida. Aceitei o convite da Rosane e nós definimos uma série de medidas de segurança, como uso de máscaras, equipe reduzida, testagem de todos os membros e distanciamento completo da mamãe. Dois ou três dias depois, nós rodamos as cenas”, recorda Bruno.

Foram dois dias de gravação. Dezoito horas de filmagem, ao todo, com tudo isso tendo que ser condensado nos 19 minutos de um documentário cuja trilha sonora, reconhecida como a melhor do OFF Pocket, precisou ser composta do zero. O trabalho é assinado pelo produtor musical Jean Nands. “A Tereza já tinha uma relação com as canções do Luiz Gonzaga; aquele forró antigo, melodioso. Então, esse foi nosso ponto de partida para preservamos as origens sertanejas dela ressaltando uma história que é marcada por amor e dor, dada a condição dela atual”, explica o editor do filme, Helton Vilar.

No OFF Pocket, o documentário cearense foi indicado a outras três importantes categorias: Melhor Média-Metragem Nacional, Melhor Roteiro em Média-Metragem e Melhor Direção em Média-Metragem. “O “Tereza e Bruno” foi dos poucos documentários que eu fiz e me emocionei durante a produção. A história de amor deles dois é muito bonita. A gente sente uma verdade muito forte quando ele fala dela, mesmo quando se refere aos momentos mais dolorosos e nada românticos de tudo o que se tem vivido desde o AVC. É um documentário que eu tenho certeza de que vai tocar muita gente.”, diz Rosane Gurgel.

UM ALERTA

Causa da reviravolta na vida de Tereza e Bruno, o AVC mata uma pessoa a cada cinco minutos no Brasil. E deixa pelo menos 300 mil pessoas no país por ano com sequelas temporárias ou definitivas. Isso faz da realidade da dupla algo comum a muitos lares. Gente que, como o jovem jornalista, não estava preparado para lidar com uma realidade tão diferente do que se vivia até o AVC acontecer. É, portanto, um tema urgente a ser pautado, assim como a responsabilidade afetiva de filhos com mães e pais diante das consequências do fenômeno.

“Do emocional ao financeiro, tudo é muito avassalador. A vida vira de cabeça pra baixo e não te dá tempo de se adaptar. Você faz tudo com os dias correndo, as necessidades da pessoa ali, na tua frente, e você precisando ser de tudo um pouco: médico, enfermeiro, fisioterapeuta… É bem cruel. Mas o filme da Rosane mostra que, apesar disso tudo, é possível atravessar essa fase mantendo o amor, sem abandonos. Minha mãe é a minha joia mais preciosa e eu vou com ela até o fim”, acrescenta Bruno de Castro.

SINOPSE

Bruno está no começo da vida; Tereza, no final. Mãe e filho são um afeto que transcende o tempo e reclina o silêncio. Devoção aos detalhes, às memórias. Confissões e dor. São cuidado e carinho sem pressa. Ela o gestou nos afetos e na vida quando ele era garotinho. Hoje, adulto, ele acolhe o fim da vida de quem o ensinou a andar. Juntos, eles caminham no amor.

Farmácia do NAMI promove oficina para orientar sobre o uso correto de remédios

Será que você está tomando seu remédio certo? Será que você guarda ele como deveria? Para orientar melhor a população sobre o uso adequado e consciente de medicamentos, o Setor de Farmácia do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realiza a oficina Descomplicando seu Tratamento. O evento acontecerá no dia 31 de outubro de 2022, das 8h30 às 10h30, no piso térreo do NAMI.

Segundo a farmacêutica responsável pelo pelo Serviço de Farmácia do NAMI, Ângela Costa, a oficina foi idealizada devido à frequente procura por informação sobre medicamentos, principalmente de pessoas que cuidam de idosos e dos próprios familiares.

“Percebemos em uma outra oficina que realizamos na pós-graduação que muitas pessoas confundem remédios, têm dúvidas sobre a via de administração e manuseiam incorretamente os medicamentos. Além disso, em algumas reuniões com as equipes do NAMI, outros profissionais, como terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, nos pediram para fazer esse trabalho para a população de uma maneira geral, pois eles observavam que os pacientes tinham muitas dúvidas e procuravam eles”.

A oficina é aberta ao público, voltada para todas as pessoas que utilizam muitos medicamentos e têm dúvidas quanto ao uso, em especial, idosos e cuidadores. Os interessados devem se inscrever para participar por meio doformulário online clicando neste link. O valor da inscrição é R$ 15,00. As vagas são limitadas a 20 participantes.

Com o tema Introdução ao Uso Correto de Medicamentos, a oficina vai ajudar, por meio de dinâmicas com os participantes, a diferenciar as formas farmacêuticas orais dos remédios, a entender a melhor forma de armazenar, tomar e descartar as medicações, além de esclarecer dúvidas dos pacientes.

“Vamos abordar diversos assuntos, mas o principal será a diferença entre as apresentações de medicamentos, como os diferentes tipos de cápsulas, comprimidos, fórmulas líquidas, dentre outros, para que os usuários possam reconhecer, manusear e tomar as medicações corretamente. Para isso, pedimos às pessoas que, na inscrição do evento, indiquem quais remédios fazem uso, para um melhor direcionamento da oficina. Teremos um momento prático, pois poderemos mostrar, para cada participante, como fazer o uso mais adequado dos seus medicamentos”, explica Ângela Costa.

Serviço

Oficina Descomplicando seu Tratamento

Data: 31 de outubro de 2022

Horário: 08h30 às 10h30

Local: NAMI, Térreo, Sala Supervisão de Grupo no setor de Nutrição.

Inscrições: Formulário online

Mais informações: (85) 99245-0858 (WhatsApp Farmácia/NAMI)

Autoestima e saúde: entenda como o cuidado com a saúde bucal influencia no seu sorriso

Durante toda a semana, as atenções em relação à saúde estão voltadas para a Semana Nacional da Saúde Bucal, um momento para falar sobre autoestima e autocuidado, a importância que cada um tem com seu sorriso e com a manutenção dos seus dentes. No mês que a Hapvida Interodonto atinge a marca de 7 milhões de beneficiários, a Dra Suyana Carneiro, dá algumas dicas que valem ouro: 

Cuidado com os alimentos que contém cor: alimentos que podem causar escurecimento dos dentes, deixando os dentes mais amarelados, não tendo mais a coloração que ele tinha antes, de brilhoso e branquinho, são alimentos que contém colorações. O campeão de todos é o café, junto com vinho e açaí.

Alimentos cítricos também precisam de atenção: alguns alimentos cítricos como limão, laranja, uva, abacaxi, se usados em excesso, vão causar escurecimento e deixar a boca mais ácida. Por isso, após a ingestão desses alimentos, escovar os dentes. Inclusive, quem faz uso de facetas e resina.

Idas periódicas ao dentista: é fundamental, mesmo com os bons hábitos, ir periodicamente ao dentista, para realizar limpezas mais profundas e garantir que sua saúde bucal esteja em dia.

A boca além dos dentes: utilizar o fio dental e lembrar que é necessário limpar a língua, já que a maior quantidade de bactérias da boca encontra-se na língua e que é necessário não deixar acumular esses resquícios de sujeira, por isso, a necessidade da higienização após as refeições.

Esses são alguns passos para uma saúde bucal mais eficiente, trazendo um sorriso bonito e contribuindo com a autoestima de cada um. O Sistema Hapvida Interodonto agradece a confiança das mais de 7 milhões de vidas e segue trabalhando por melhorias. 

Estácio Ceará debate em evento gratuito a importância da universidade como meio de transformação social

O Universo Estácio será realizado entre os dias 26 e 28 de outubro e terá palestra com a triatleta, Fernanda Keller

O Centro Universitário Estácio do Ceará realiza entre os dias 26 e 28 de outubro, o Universo Estácio, com o tema “A universidade como meio de transformação social”. O evento é gratuito e aberto ao público e agrega ações acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão de mostras culturais. A programação será realizada de forma híbrida em todos os campi da instituição.

Para o reitor da Estácio Ceará, Josué Viana, o evento incentiva a produção e a melhoria da pesquisa e da extensão, bem como divulga resultados de investigações, projetos sociais e demais experiências, integrando toda a comunidade acadêmica. “É uma oportunidade de integração acadêmica, para além da sala de aula, com a possibilidade dos alunos se tornarem protagonistas e trocar experiências entre professores e colegas”, disse.

Durante os turnos da manhã, tarde e noite serão realizadas oficinas, mesas redondas, mostra cultural e palestras sobre direito penal, racismo, previdência social e pós-reforma, educação financeira, violência contra a mulher no contexto doméstico, dentre outros temas. Clique no link para ter acesso a programação completa: https://www.sympla.com.br/produtor/pesquisaestacio

Fernanda Keller no Universo Estácio

Na próxima sexta-feira (28), a partir das 16h, Fernanda Keller – a triatleta e pentacampeã do Ironman Brasil – ministrará palestra “Vencendo Desafios” na Estácio Ceará – Unidade Via Corpvs, localizada na Rua Eliseu Uchôa Beco, 600 –Patriolino Ribeiro. O evento é  gratuito e aberto ao público externo. Após o evento, os participantes poderão fazer perguntas à atleta. Para participar remotamente é só acessar o Instagram @estacionoceara

Fernanda falará sobre os momentos importantes da sua trajetória e seu esforço para se consagrar uma campeã no Ironman. A competição consiste em 3,8 km de natação, seguidos de 180km de ciclismo e 42km de corrida. Fernanda Keller, com mais de 40 anos de carreira, é uma pioneira desse esporte que ela mesma ajudou a inventar, além de ser uma inspiração para todos que enfrentam seus desafios diariamente.

Motorista com CNH suspensa pode fazer curso de reciclagem online

Os cursos de reciclagem da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem ser oferecidos pelas autoescolas no formato Ensino à Distância (EAD). O presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs), Eliardo Martins, explica que a modalidade permite que o condutor assista às aulas no horário de sua preferência e em qualquer lugar. “Basta ter à disposição um  smartphone, tablet ou um computador com acesso à internet”, explica.

Segundo previsão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor poderá ter o seu direito de dirigir suspenso quando atingir 20 pontos ou mais na CNH no período de 12 meses ou quando cometer qualquer infração que determine a suspensão direta, independente do número de pontos acumulados. Nesses casos, realizar o curso de reciclagem é obrigatório para reaver a CNH.

Curso

Para realizar o curso de reciclagem, Eliardo Martins afirma que é necessário o condutor procurar uma autoescola credenciada mais próxima, fazer a inscrição e receber o acesso à plataforma digital do curso. “O condutor vai ter acesso aos vídeos gravados de 30 horas/aulas que é a carga horária obrigatória e o curso pode ser feito no tempo mínimo de três dias. Ao finalizar, o agendamento para o exame teórico é feito pelo site do Detran e a prova aplicada em  local e hora marcados”, pontua.

O presidente do Sindcfcs explica, ainda, que o curso de reciclagem tem o objetivo de relembrar aos motoristas infratores as regras de trânsito e outros conhecimentos importantes para uma direção segura e responsável e, assim, receber a CNH de volta. “No curso o condutor terá disciplinas de direção defensiva, relação interpessoal, primeiros socorros e legislação de trânsito. Todas de fundamental importância para a segurança no trânsito”, finaliza. 

12° Juizado Especial de Fortaleza realiza atendimento remoto nos dias 27 e 28 de outubro

O funcionamento do 12° Juizado Especial Cível de Fortaleza estará na modalidade remota nos dias 27 e 28 de outubro, em razão do fechamento da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), onde funciona o referido Juizado. Conforme a Portaria nº 1118/2022, da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), estão suspensos o atendimento presencial e o expediente interno.

A Casa Legislativa fechará para garantir a preparação das zonas eleitorais determinadas no âmbito daquele Poder, por parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), visando o segundo turno da eleição para presidente da República.

Com o teletrabalho, fica resguardado o funcionamento dos serviços judiciais e assegurado atendimento às partes, aos advogados e às advogadas pelos canais de comunicação eletrônicos (e-mail, WhatsApp Business e balcão virtual), durante o horário de expediente regular. A última segunda-feira (24) também funcionou nestes moldes devido a ponto facultativo.

SERVIÇO:

12ª UNIDADE DE JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DE FORTALEZA

Contato: (85) 3433-1260 (WhatsApp, INATIVO para ligações)

E-mail: for.12jecc@tjce.jus.br

Sinduscon-CE 80 anos: Exposição conta história da construção civil do Ceará

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará inaugura a Exposição Sinduscon-CE 80 anos – Erguendo Desenvolvimento, no dia 26 de outubro, às 18h, no Shopping Iguatemi Bosque (na praça de convivência que fica em frente à C&A). A exposição permanecerá aberta ao público até o dia 08 de novembro, gratuitamente, no horário de funcionamento do shopping (das 10h às 22h).

Os visitantes vão poder apreciar fotos e vídeos de edificações da capital cearense que marcaram a história pela beleza, funcionalidade, inovação e tecnologia. A mostra tem como proposta apresentar um caráter retrospectivo, pois alinha, em ordem cronológica, a evolução do setor da construção civil. A exposição reúne imagens de obras icônicas que também foram citadas no livro “SINDUSCON 80 ANOS – Uma História de Cidadania Urbana”, lançado recentemente, em cerimônia realizada na FIEC, para celebrar os 80 anos da entidade.

O presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, destaca que a exposição está sendo realizada para celebrar o legado de oito décadas da entidade. “Tenho orgulho de dizer que somos uma das construções civis mais evoluídas do país. Entendemos que quando a construção civil melhora, tudo ao redor também melhora, afinal novas obras, promovem o desenvolvimento humano; mais moradias, diminuem o déficit habitacional; mais saneamento básico, reduz os problemas de saúde e tudo isso promove uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Nossas empresas apostam em tecnologia e não têm medo de empreender. São elas que fortalecem o nosso Sinduscon-CE e fazem com que sejamos um dos maiores sindicatos do segmento no Brasil. Fazer parte disso nos inspira a fazer mais e melhor. Vamos construir sonhos e ajudar a alavancar o desenvolvimento do nosso Estado”, conclui.

O evento faz parte das comemorações pelos 80 anos do Sinduscon Ceará e conta com o apoio dos patrocinadores: IEL – SESI – SENAI e Sistema FIEC, Apodi, Konstroi, Onnibank, Grupo Edson Queiroz, Nacional Gás, Gerdau, Grupo Castelo Borges, Cleto Gomes Advogados, R. Amaral Advogados, Cequip, Unimed Fortaleza, CAU, CONFEA, CREA-CE, Mútua, Beton e Cegás.

Sobre o Sinduscon Ceará

Com 80 anos de atuação, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará é o segundo maior Sinduscon do Brasil e a entidade de classe representativa do setor patronal da construção civil no Estado. A instituição congrega mais de 300 construtoras associadas e participa ativamente no processo de desenvolvimento do Ceará no âmbito socioeconômico, junto ao poder público e na defesa dos interesses da classe construtora.

O Sinduscon/CE é um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que reúne diversos segmentos produtivos industriais, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social e econômico do Estado, estimulando a competitividade, gerando novos negócios e fortalecendo vínculos institucionais.

O setor da construção civil gera quase 80 mil empregos diretos no Ceará e é responsável por 5% do PIB.

Serviço:

Exposição Sinduscon-CE 80 anos – Erguendo Desenvolvimento 

Data da abertura: 26 de outubro.

Horário: 18h.

Local: Shopping Iguatemi Bosque (Praça de convivência em frente à C&A)

Entrada gratuita.

Horário Visitação da Exposição: 26/10 a 08/11, das 10h às 22h.