5ª Jornada de Sustentabilidade Institucional no Terceiro Setor acontece em Fortaleza de forma gratuita

Nos dias 09 e 10 de novembro, no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza, acontece a 5ª Jornada de Sustentabilidade Organizacional no Terceiro Setor, evento que reúne instituições, profissionais de áreas diversas, estudantes e interessados no setor social e sua sustentabilidade. Organizada pelo Instituto Compartilha, a jornada chega à sua 5ª edição ocorrendo anualmente em Fortaleza, porém devido a pandemia da COVID19 não pode acorrer em 2020 e 2021, retornando este ano com a presença do público, convidados e palestrantes. O evento é gratuito e aberto ao público, instituições, organizações e empresas que tenham interesse em debater sobre a temática do Terceiro Setor.

Para participar, é preciso se inscrever gratuitamente através da plataforma Sympla acessando o link encurtador.com.br/lwNQ4. Uma realização do Instituto Compartilha – Sameac e da Comissão de Estudos e Apoio ao Terceiro Setor (CEATS) da OAB-CE. Com o objetivo de compartilhar conhecimentos, estratégias, networking e projetos coletivos que contribuam para a sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil (OSC). Além de promover o diálogo com as OSC, entes públicos e privados sob a perspectiva de fortalecer o Terceiro Setor para a consecução de finalidades de interesse público e coletivo.

Esta edição, conta com a participação de nomes que são referências no debate em torno do Terceiro Setor, como o Procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, José Eduardo Sabo Paes que falará sobre “Governança no Terceiro Setor”, o Advogado Especialista e Consultor em Terceiro Seto, Tomáz de Aquino Resende, que traz o debate sobre a “Implementação da Lei nº 13.019/14 – Governança Institucional e Gestão Pública”, Euclides Machado, Administrador e Especialista em Projetos Sociais, que irá falar sobre “Nova Lei do Cebas -Perspectivas para as OSC’s”, João Paulo Vergueiro, Diretor Executivo da ABCR, com debate sobre “Captação de Recursos com foco nos resultados”, Antonio Quirino, Contador e Presidente da Comissão do Terceiro Setor do CRC/CE, fala sobre “Contabilidade e Auditoria como instrumentos de Controle e Gestão”. Além de nomes como do Procurador do Trabalho/CE, Antônio Oliveira Lima, em debate no painel “Inovação no Terceiro Setor – Jovem Aprendiz de Sucesso” e Everardo Freitas, Coordenador do Conservatório Cearense de Dança. Já no painel sobre “OSC’s e o cumprimento das Cotas de Inclusão”, Felipe Catunda, Presidente da Adesul/CE, fala sobre o projeto “Paratleta Trabalhador”, esses e outros nomes compõem a programação temática da 5ª Jornada de Sustentabilidade Organizacional no Terceiro Setor.

A programação completa do evento inclui, ainda, apresentações culturais e artísticas, exposição fotográfica “O Compartilha Além de Imagens” que traz imagens sobre o dia a dia das ações do Instituto, realizada pelo fotógrafo, Emrah Kartal, e o lançamento do livro “Fundações, Associações e Entidades de Interesse Social” de José Eduardo Sabo Paes.

14h30mi

Serviço:

5ª Jornada de Sustentabilidade Organizacional do Terceiro Setor

09 e 10 de novembro – Hotel Oásis Atlântico/Fortaleza

Inscrições gratuitas na plataforma Sympla acessando o link encurtador.com.br/lwNQ4

Mais informações: (85) 3103-1489 ou comunicacao@institutocompartilha.ngo

IX Festival Internacional de Folclore do Ceará acontece de 10 a 13 de novembro em diversas cidades do estado

Em formato 100% presencial, o festival conta com apresentações no palco principal e terá transmissão ao vivo, Feira de Artesanato, Folclore Itinerante, Folclore na Escola, Folclore vai ao Teatro, Seminário, Vivências, Terreirada e homenagens. Toda a programação tem acesso gratuito.

Depois de dois anos sem ocorrer de forma presencial, devido à pandemia de COVID19, o Festival Internacional de Folclore do Ceará (FIFOLC) chega à sua 9ª edição este ano, com o retorno do público à plateia. O festival ocorre de 10 a 13 de novembro, a abertura acontecerá no Pirata Bar e terá como palco principal a Praça Verde do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) nos dias 11, 12 e 13 de novembro. 

Outra novidade é que o evento também ocorrerá de forma itinerante, contemplando os municípios de Caucaia, Fortaleza, Paracuru e Trairi. Toda a programação tem acesso gratuito.

Com o Brasil afetado pela pandemia e pela crise econômica, nós que temos características continentais também temos diferentes culturas, valores e identidades. Assim sendo, dessa grande diversidade cultural brasileira é que nos inspiramos na escolha dos grupos participantes, onde selecionamos grupos nacionais e de etnia e, principalmente, valorizamos e reconhecemos o talento dos grupos cearenses. 

Ao todo, em sua 9ª edição, o Festival Internacional de Folclore do Ceará recebe 14 Grupos de Dança de Projeção Folclórica, entre grupos cearenses, nacionais e de etnia. Receberemos 10 grupos do Ceará: Balé Folclórico Arte Popular, Companhia de Ritmos e Danças Populares (Cordapes), Cia. de Danças Populares Txai, Cia. de Dança Estrelas da Rua, Grupo de Tradições Cearenses (GTC), Grupo de Dança Tablado, Grupo Parafolclórico Vozes da Arte, Oré Anacã, Grupo Parafolclórico Xiquexique, e dentre estes um grupo homenageado nesta edição, o Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas.

Já os grupos nacionais e de etnia, este ano, serão 04 de três estados brasileiros: Böhmerlandtanzgruppe, do Rio Grande do Sul, Bacnaré – Balé da Cultura Negra do Recife, Pernambuco, Grupo Parafolclórico Frutos do Pará e Associação Cultural e Desportiva Trilhas da Amazônia, do Pará. Esses grupos trazem para o Festival toda a magia da cultura popular de suas regiões, apresentando toda a diversidade cultural que nosso país tem. 

Nesta edição, na Terreirada dos Mestres teremos Mestre Zé Pio – Boi (Fortaleza) Mestra Mazé – Quadrilha (Caucaia), Mestra Mariinha da Ló – Pastoril (Paracuru), Mestre Moisés – Grupo de Coco (Trairi) Oralidade, Memória e História um bate-papo com o Mestre e/ou Mestras da Cultura, Tesouros da Cultura do Ceará.

Homenageados

O Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas com 26 anos de atuação no Estado do Ceará, o produtor cultural e dançarino, Renato Remígio e o escritor, diretor, ator, Walden Luís, serão os homenageados da 9° edição do FIFOLC. As homenagens aos três se dar por suas trajetórias marcadas pela cultura popular nos palcos e bastidores, e irá acontecer no Palco Principal – Praça Verde Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no dia 11, ocasião em que serão agraciados com uma comenda honrosa.

O Festival traz uma programação plural e diversa, composta por apresentações artísticas, formações, vivências, oficinas e seminário. Além de diversas atividades com aspectos educativos, sociais e econômicos (do simbólico para as formas de sobrevivência). 

O IX Festival Internacional de Folclore do Ceará é uma promoção do Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares, com realização da Encena Produções em parceria com as Prefeituras de Caucaia, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Escola de Dança de Paracuru, Rede Cuca, Pirata Bar, Arupemba – Culinária Nordestina, Rede Agnus e Studio 4. Apoio cultural da Organização Internacional de Folclore e Arte Popular (IOV, Comissão Nacional de Folclore (CNF), Comissão Cearense de Folclore (CCF), Associação Txai Cultura e Arte, Fundação Santa Terezinha. Conta com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura – Secult/Ceará (Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual). Agradecimentos à Enel e Adel Coco. 

Serviço:

IX Festival Internacional de Folclore do Ceará

10 a 13 de novembro

Caucaia, Fortaleza, Paracuru e Trairi

Palco principal – Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura