Advogado Hélio Leitão lança na OAB-CE livro que trata sobre crianças e adolescentes vítimas da ditadura

Lançar luzes sobre uma página ainda não totalmente escrita da história recente do país – uma reflexão sobre os danos sofridos por crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos humanos perpetradas por agentes da ditadura militar instalada no Brasil em 1964 e as possibilidade de sua reparação, é o tema central do livro “Crianças e adolescentes vítimas da ditadura – Reparação dos danos à luz dos precedentes da Corte Interamericana de Direitos Humanos”, de autoria do ex-presidente da seção cearense da OAB  e atualmente conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, pela bancada do Ceará, Hélio Leitão. A obra será lançada no próximo dia 17 de novembro (quinta-feira), às 19h, no auditório da OAB-CE e contará com a presença do Ministro da Justiça (2011-2016) e advogado-geral da União (2016), José Eduardo Cardozo.

Fruto da tese de doutorado do advogado, o livro procura estabelecer alguns parâmetros de atuação estatal para a formulação e execução de políticas públicas de memória, verdade e justiça, sempre sob a perspectiva dos princípios que informam o direito internacional dos direitos humanos e os ideais de justiça transicional. “Ao longo de minha pesquisa pude concluir que as crianças e adolescentes atingidos diretamente ou por via oblíqua pela violência do estado ditatorial ficaram à margem de políticas reparatórias. Ao aprofundar meus estudos, também esbarrei em algo que me impressionou bastante: a existência de casos provados de sequestro e apropriação de crianças, cujos pais foram presos ou mortos, filhos de mães que deram à luz em cativeiro e em seguida foram sequestrados e apropriados, a exemplo do que aconteceu em larga escala na Argentina”, destaca Hélio Leitão.

Leitão explica ainda que a ideia do livro é fomentar a discussão sobre o processo justransicional brasileiro, que considera inacabado. “Os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade foram importantes, trouxeram avanços, mas não esgotou o tema das crianças e adolescentes vitimados direta ou indiretamente”, defende.

O advogado também demonstra alegria em contar com a presença do jurista José Eduardo Cardozo, no lançamento da publicação. “Muito me envaidece contar com a presença, nesse dia especial para mim, de uma pessoa tão importante no cenário jurídico-político. Cardozo esteve à frente da pasta da Justiça quando se deram os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, considerada a maior iniciativa brasileira no campo da verdade, memória e justiça. Foi uma luta travada na época em que ele estava à frente da pasta, comemora.

Inscrições para o Prêmio Gandhi são prorrogadas até 18 de novembro 

Profissionais e estudantes de Comunicação Social terão uma chance a mais de inscrever os seus trabalhos no Prêmio Gandhi. Isso porque as inscrições foram prorrogadas até o dia 18 de novembro. Os interessados podem inscrever matérias, com a temática da “Cultura de Paz”, das categorias jornal impresso, TV, rádio, fotojornalismo, comunicação interna, produtor de conteúdo online e TCC, publicadas, exibidas ou apresentadas entre os dias 16 de outubro de 2021 e 9 de novembro de 2022. Os grandes vencedores terão seus nomes divulgados no dia 15 de dezembro, em uma cerimônia de premiação, com entrega de troféus e prêmios em dinheiro, somando R$ 30 mil. 

FCDL-CE encerra em Baturité a Jornada Integração 2022 Regional Metropolitana

O município de Baturité, localizado na região serrana do Ceará, vai sediar o encerramento da Jornada Integração 2022 Regional Metropolitana, projeto promovido pela Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE), que visa integrar o setor varejista cearense e levar capacitação e crédito para as cidades do interior do Ceará. Será no dia 10 de novembro (quinta-feira), às 18h30, na EEEP Clemente Olintho Távora Arruda, com uma palestra sobre empreendedorismo. O momento vai reunir participantes de todos os municípios envolvidos nessa etapa, além de representantes dos parceiros do projeto, como o Banco do Nordeste.

O presidente da FCDL CE, Freitas Cordeiro, destaca que a Jornada Integração tem o propósito de integrar o setor varejista em termos de Estado. “Em cada regional, trabalhamos com empresários e colaboradores locais, promovemos treinamentos, conhecimento, que alicerçam nosso desenvolvimento. Além disso, levamos também o acesso a um elemento importante que é o crédito, o financeiro, com a parceria com o BNB”, completa. Quem também reforça a relevância do projeto é o diretor distrital da Regional Metropolitana, Oswaldo Rebelo. “Esse é um projeto importante para toda a sociedade, pois busca, junto aos parceiros, levar riqueza e desenvolvimento para a região por onde passa”.  

Dias antes do encerramento, nos períodos de 10 a 21 de outubro e 01 a 09 de novembro, empresários e colaboradores das empresas associadas a CDL dos municípios desta regional (Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Cascavel, Baturité, Pacajus, Beberibe, Tejuçuoca, Trairi, Pindoretama, Horizonte, Paracuru e Paraipaba) receberam cursos sequenciais sobre empreendedorismo, vendas, comunicação e gestão de equipe.

A Jornada Integração 2022 teve início em junho de 2022 e já passou por cidades da Regional Inhamuns, Sertão Central, Sertão Oeste, Centro-Sul, Ibiapaba, Jaguaribana, Norte e Cariri. O projeto é uma realização da Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE), CDLs das Regionais Metropolitana, Sertão Central, Sertão Oeste, Centro Sul, Jaguaribana, Cariri, Norte, Ibiapaba e Inhamuns e Faculdade CDL. Tem o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, Governo do Estado do Ceará e CDL de Fortaleza. 

SERVIÇO

Encerramento da Jornada Integração 2022 Regional Metropolitana – Dia 10 de novembro (Quinta-feira), às 18h30, na EEEP Clemente Olintho Távora Arruda (CE-356, Km 05, Sanharão), em Baturité. Informações: (85) 99412.9058.

Sebrae lança Portal Inteligência de Mercado no Rio Innovation Week 

O Sebrae Rio lança, durante o Rio Innovation Week, o Portal Inteligência de Mercado. O portal, que levou 10 meses para ser elaborado e construído, visa ofertar ao empreendedor dos mais diversos setores, informações relevantes sobre o comportamento do consumidor e as tendências de mercado. O site (https://inteligenciademercado.rj.sebrae.com.br/) oferece acesso gratuito e possui boletins de tendências, relatórios de inteligência, estudos, casos de sucesso, infográficos, vídeos, podcasts e artigos.  

Durante o evento, um painel realizado no Palco Sebrae, composto pela analista do Sebrae Rio, Mara Godoy; pela gerente de Conhecimento e Competitividade, Margareth Carvalho; pelo especialista em Comportamento de Consumo, Márcio Rolla; e pelo empresário Roberto Lemos; demonstrou a importância dessas informações estratégicas para o crescimento e a competitividade da micro e pequena empresa.   

“O portal estará constantemente atualizado com pesquisas e macrotendências do mercado, que são imprescindíveis para a competitividade das empresas. E quem quiser um trabalho específico para a sua empresa, pode entrar em contato conosco, pois oferecemos consultorias e mentorias específicas para o micro e pequeno negócio”, acrescentou a analista do Sebrae Rio, Mara Godoy.  

Entre as novidades, o site traz tendências tecnológicas e de Comportamento de Consumo, Sustentabilidade e de Inclusão e Diversidade para 2023, além de macrotendências para diversos setores para os anos de 2023 e 2024. No portal também é possível encontrar dicas importantes para eventos atuais, como Copa do Mundo e Festas de Fim de Ano.  

Sebrae no RIW 

O Sebrae está com um estande no evento e durante todos os dias realiza atendimentos personalizados para quem empreende ou quer abrir um negócio. A instituição também é responsável pelo Palco Sebrae, com 30 palestras sobre temáticas relevantes aos pequenos negócios.  

Confira a programação do Palco Sebrae: 

Dia 09/11 

11h – Ambiente inovador com o metaverso nos negócios 

12h – Inovação, aceleração digital e pessoas: como esses universos se conectam 

13h – A produtividade como fator propulsor para o empreendedorismo 

14h – O processo de internacionalização de uma startup 

15h – Subvenção econômica para desenvolvimento de projetos tecnológicos 

16h – O futuro da educação empreendedora no metaverso 

17h – A importância da indicação geográfica para o desenvolvimento de um território e MPE 

18h – Educação para um mundo em transformação 

19h – Liderança e propósito: missões de uma travessia a remo no Atlântico 

20h – Inova Amazônia – Empreendedorismo Inovador na Bioeconomia 

Dia 10/11 

11h – Como o ecossistema de inovação do Centro do Rio de Janeiro pode promover um ambiente favorável para as MPEs 

12h – Sandbox regulatório: saiba como testar projetos inovadores com produtos ou serviços experimentais 

13h – Crédito do futuro: tendências do crédito digital, novos modelos de scorização, transformações que podemos esperar 

14h – Ir além da inovação para criar o não óbvio 

15h – Jornada empreendedora: escalando um negócio de educação analógica para o digital 

16h – Sustentabilidade, inovação e comunidades: tudo a ver! 

17h – Lançamento do Programa Sebrae de Apoio Tecnológico as Startups e Negócios Inovadores 

18h – Mulheres que impactam: a força e dinamismo do empreendedorismo feminino 

19h – Educação financeira para startupeiros 

20h – A importância de ações de políticas públicas para fomentar o nascimento e crescimento de mais startups no país (Lei Complementar nº 182) 

Dia 11/11 

11h – Diversidade na inovação financeira: potenciais e desafios 

12h – Investimento para black founder: como e onde acessar essa iniciativa do Google para Startups 

13h – Tecnoturismo: inovação e humanização 

14h – Conheça a Delta Fintech Lab: o laboratório do Sebrae de soluções financeiras 

15h – Comunidades e sua importância para o desenvolvimento territorial 

16h – Empreender com impacto: oportunidades e desafios de aliar propósito com retorno financeiro 

17h – O impacto da indústria 4.0 nas micro e pequenas empresas 

18h – A nova cadeia produtiva do setor nuclear e seu desenvolvimento sustentável 

19h – Como criar uma startup e desenvolver experiências no metaverso 

20h – Use a experiência do consumidor com a nova tendência de mercado: community store 

Grupo Aço Cearense lança a multiplataforma “Acontece+”

Com o avanço da tecnologia, não temos como seguir acreditando que os colaboradores de uma empresa estão ligados apenas a uma plataforma, é possível abordar os clientes internos de diversas formas. Caminhando junto com as tendências de mercado, o Grupo Aço Cearense lançou na última semana o “Acontece+”, uma multiplataforma colaborativa de comunicação e serviços da empresa, para trazer mais inovação, facilidade e conforto para os colaboradores. Essa novidade é uma estratégia para fazer com que o conteúdo interno alcance o máximo de pessoas possíveis.  

Chegou a hora de dar play em um novo momento, mais ágil e interativo. O “Acontece+” é multiplataforma e as informações estão disponíveis no APP Beehome, no portal e nas TVs corporativas. Para reforçar essa ideia, o lançamento da multiplataforma foi realizado simultaneamente em todas as sete unidades do Grupo, localizadas no Ceará, Pará e em Tocantins. 

Com a novidade, todas as notícias, campanhas e projetos do Grupo Aço Cearense estão disponíveis no mesmo ambiente. Além disso, é possível solicitar serviços, enviar atestados, reconhecer colegas e partilhar ideias. Em breve outras novidades serão divulgadas para facilitar ainda mais dia a dia dos colaboradores

A multiplataforma foi pensada com base nos pilares da comunicação do Grupo, que são: assertividade, agilidade, possibilitar inclusão e estar sempre pronto para escutar. O “Acontece+” tem o objetivo de melhorar a comunicação organizacional, otimizar os fluxos internos, integrar as equipes, possibilitar o acesso de qualquer lugar e dar protagonismo aos colaboradores. 

“O nosso aplicativo chegou para aproximar todo o Grupo Aço Cearense, promover diálogo e criar um espaço digital para todos colaborarem. Esse é um novo momento para todos nós, de mais colaboração, facilidade e acessibilidade na palma da sua mão”, afirma Aline Ferreira, vice-presidente comercial e financeira do Grupo. 

“Nós contamos com a parceria de muitas áreas. Primeiro foi a fase dos testes para avaliar a usabilidade da plataforma, em seguida fizemos as compras das TVs corporativas, buscamos melhorar o sinal de Wi-Fi nas rotas de ônibus e nas áreas de lazer das unidades e agora realizamos o lançamento do “Acontece+”. Mas o trabalho não para por aqui, precisamos acompanhar a evolução da multiplataforma e buscar engajar mais e mais os colaboradores a cada dia. Em paralelo a isso, vamos fazer a descontinuação dos antigos canais de comunicação, como a intranet, o GAC APP, o WhatsApp, os jornais murais e os e-mails marketing”, destaca Neliza Ferraz, coordenadora de comunicação do Grupo Aço Cearense.