Agro.BR: Faec quer aumentar exportações cearenses em 20% 

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, apresentou, nesta segunda-feira (21), a equipe que será responsável pelo escritório cearense do Agro.BR, projeto da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em parceria com a Apex-Brasil, que tem como objetivo ampliar a pauta exportadora brasileira. 

Silveira explicou a mais de 10 empresários do agronegócio cearense como será a atuação do Agro.BR no Estado bem como as metas do programa e os planos para auxiliar empreendedores rurais com potencial para exportação. “Nós pretendemos aumentar em 20% as exportações do agro cearense, ajudando por meio de capacitação os pequenos e médios produtores. Hoje, só os grandes exportam”, disse o presidente da Faec. 

Além de setores que já são grandes exportadores, como o de frutas, Amílcar Silveira diz que é preciso agregar valor a outros segmentos para que o Ceará volte a ser um grande exportador de produtos agropecuários. “Hoje, o mel cearense é beneficiado em outros estados de onde seguem para o exterior. Queremos que as exportações do nosso mel saiam do Ceará”, disse.

Segundo Amanda de Almeida Lopes, consultora do escritório do Agro.BR no  Ceará, o programa irá atuar na capacitação de pequenos, médios e grandes produtores, além de fazer a promoção comercial de seus produtos. “Faremos capacitação individual e coletiva para fazer com que esse empresário possa se adequar da melhor maneira possível para atingir o mercado internacional. O nosso objetivo é que esse empresário possa reduzir os riscos de uma internacionalização”, disse. O Agro.BR também conta com escritórios  internacionais  em Dubai, Singapura e na China.

Durante a apresentação, o coordenador de Relações Internacionais da CNA, Rodrigo da Matta, destacou o foco do programa na comercialização. “Durante a primeira etapa do programa, já atendemos mais de 1 mil produtores brasileiros, com planos de exportação e inclusão em rodadas de negócios. Queremos que o produtor esteja preparado para ingressar no mercado externo”.

Agro.BR

O Agro.BR inclui iniciativas direcionadas para negócios que estejam em qualquer etapa do caminho da exportação, o que inclui sensibilização, capacitação, apoio em plano de exportação, consultoria personalizada, participação em rodadas de negócios, suporte em escritórios no exterior, dentre outras.

Barros conclui a formação do primeiro Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Dom Cabral em Sobral 

No cenário corporativo moderno, torna-se cada vez mais necessário que gestores apresentem uma visão sistêmica que envolve a gestão da organização, a definição e a implementação de metas, além do gerenciamento dos resultados desejados. Nesta perspectiva, a Barros Soluções em Gestão, associada à Fundação Dom Cabral (FDC), concluiu, na última quinta-feira (17), a primeira turma do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes (PDD) realizada na cidade de Sobral. 

No total, a formação contou com 44 participantes entre executivos, empresários e gestores de empresas de diversos segmentos como Sobral Gráfica, Sobralnet, Grupo São Domingos, Big Pneus, Grupo Plasfran, Roneely Feitosa & Advogados Associados, entre outras. 

O diretor da Barros, Gleidson Sousa, destaca a força da região Norte no âmbito econômico do Ceará como fator determinante no sucesso da primeira turma do PDD no local. “Nosso papel é contribuir para o crescimento sustentável das organizações por meio da educação, planejamento e qualificação, e, em Sobral, tivemos a oportunidade de contar com gestores de empresas que compreendem a importância do conhecimento e buscam cada vez mais esse crescimento dos profissionais”, afirma.

Um dos alunos da turma pioneira na região Norte, o sócio-diretor da D&R Distribuidora de Bebidas, Davi Moreira, aponta que o curso teve um papel inovador para sua dinâmica como administrador de empresa. “Fazer o PDD foi muito importante para inovar as ideias, abrir a mente e se adequar ao momento que vivemos no mercado. Encontramos pessoas que estão no mesmo nível de gestão, com os mesmos propósitos e problemas, o que enriquece quando estamos em busca de um mesmo objetivo, cada um na sua empresa, compartilhando experiências. Foi um processo transformador para entender como ser efetivamente um líder, ouvir mais, perguntar mais e ter mais atenção às pessoas e ao negócio como um todo”, explica. 

Com início em abril deste ano, a jornada de educação executiva do PDD passou por seis módulos com temas relacionados à gestão estratégica, marketing e vendas, gestão financeira, liderança, gestão de pessoas e de projetos, sendo ministrados por professores com experiência no mercado. 

Para a conclusão, os alunos tiveram a presença do professor da Fundação Dom Cabral, Eustáquio Penido, que ministrou o módulo de Liderança. Graduado em Direito, Letras e Administração, Penido atua nas áreas de liderança, gestão de pessoas, negociação, administração de conflitos e comunicação.b Além de participar dos programas da FDC como PAEX e PDA (Desenvolvimento da Família Empresária), o professor também integra programas em empresas e organizações como Anvisa, Tribunal de Contas da União, Transpetro, Embrapa, Fiat, Federação das Indústrias e Sebrae em vários estados, Grupo Pão de Açúcar, Petrobras, Volvo, entre outros.  

Sobre a Fundação Dom Cabral 

A FDC é uma escola de negócios que oferece o que há de mais inovador por meio de Soluções Educacionais nacionais e internacionais, sustentadas por alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições na Europa, Estados Unidos, China, Índia, Rússia e América Latina. Essa rede de escolas permite o acesso a modernas ferramentas de gestão de negócios, troca de experiências e a geração conjunta de conhecimento.

Sobre a Barros Soluções 

A Barros Soluções em Gestão é especializada em serviços de consultoria e educação em gestão e governança, por meio de soluções personalizadas para diversos setores de atividades econômicas e instituições públicas, com expertise em gestão estratégica e governança corporativa. Associada à Fundação Dom Cabral, maior escola de negócios da América Latina, a Barros é responsável por coordenar os projetos da FDC nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.

Prolins realiza evento inovador para colaboradores

A Prolins It Solution, empresa cearense de tecnologia, realizou, nos dias 5,10 e 18 de novembro, a primeira edição do Prolins Experience Day (PED), evento criado com o objetivo de contribuir na melhora da qualidade de vida dos colaboradores de uma maneira inovadora. Foram três dias de atividades diversas visando a capacitação e integração dos profissionais, além de celebrar as conquistas de 2022.

No primeiro dia de evento, os “prolinianos”, como são chamados os colaboradores, participaram de um workshop sobre métodos ágeis com Mário Lima, Scrum Master da Prolins alocado no Hapvida e Mestre em Desenvolvimento de Negócios e Inovação pela Mackenzie. No segundo momento, mais de 50 profissionais partiram em direção a Avenida Beira Mar, onde foi feito um passeio de canoa havaiana. Por fim, o terceiro dia de evento foi marcado por um almoço de confraternização no Moleskine Gastrobar, para celebrar conquistas marcantes e apresentar as metas para o futuro da Prolins.
“Entendemos verdadeiramente a necessidade de uma cultura organizacional sólida durante a pandemia, que nos desafiou a cuidar melhor dos que estão próximos a nós, nesse caso, os prolinianos. O PED foi a forma que encontramos de celebrar o bom trabalho que já vem sendo feito e fugir do comum, realizar 3 dias de eventos pensados exclusivamente para todos nós, membros da Prolins”, afirma Cristiano Lins, CEO e Founder da Prolins It Solution.

Festival Elos 2022: o aterro da Praia de Iracema vai estremecer com as atrações deste ano

Celebrar as ações que transformam o mundo, essa é a motivação central para a realização do Elos, um festival multicultural que promove a difusão, novas oportunidades, acesso à cultura e às tecnologias sociais. Embalado pelas ondas do mar do aterro da Praia de Iracema, local onde se consolidou, a quarta edição do Elos retorna em 2022 com uma programação plural, inclusiva e gratuita. O evento já é tradição na cidade de Fortaleza e faz parte do calendário cultural de eventos locais. Este ano, o Elos será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, a partir das 16 horas. 

No decorrer dos anos, o Elos vem se consolidando como um grande festival local e já trouxe para Fortaleza grandes nomes da música brasileira, como Silva, Vanessa da Mata e as eternas Elza Soares e Gal Costa. O Festival Elos é apresentado pela Enel e pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). É uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero. Tem apoio cultural da TIM, Fecomércio / Sesc, FM 93, Centro Cultural Belchior, Rede Cuca e Prefeitura de Fortaleza.

“A diversidade da Praia de Iracema estimula a criatividade que produz inovação. A PI, como é carinhosamente chamada, é um lugar cheio de experiências em economia criativa. E celebrando essa diversidade, iremos receber uma gama de gêneros musicais, promovendo e celebrando o encontro das diferenças. A música une as pessoas e proporciona momentos que marcam nossas vidas. O Elos celebra, acima de tudo, a união entre as pessoas por meio da arte e da cultura”, destaca Paulo Feitosa, diretor da Quitanda Soluções Criativas, empresa responsável pela realização do festival.

Uma programação diversificada que promete estremecer o aterro

Com uma programação ampla e um line-up com artistas renomados da cena local e nacional, o festival tem a expectativa de reunir 100.000 pessoas e promete estremecer o aterro e agitar o público com 13 shows no total e quatro DJs. Na sexta-feira (25), a animação ficará por conta da Potyguara Bardo, que abrirá o evento. Na sequência será a DJ Bugzinha, Mateus Fazeno Rock e convidados: Má Dame, Big Léo e uma atração surpresa. O encerramento da primeira noite de festa ficará por conta do rapper, cantor, compositor e apresentador brasileiro Emicida, que fará a apresentação do show AmarElo.  

Já no sábado, a primeira atração da noite será a banda potiguar Luísa e os Alquimistas, que mesclam ritmos latinoamericanos à elementos futuristas da música eletrônica. Dando sequência ao evento vem a DJ  Vládia Soares  & Coka Vibration, Di Ferreira convida Lorena Nunes, Mallu Viturino e Mulher Barbada e encerrando as atrações no palco Elos o festival terá a grande participação do cantor, compositor, escritor e jornalista brasileiro Chico César, para vibrar o aterro da Praia de Iracema. 

Com nomes cearenses selecionados por convocatória e ainda apresentações de teatro e dança, o Elos também abre espaço para a Mostra SESC de Música, que exibirá a apresentação de sete shows de artistas locais, com, Moon Kenzo, Leves Passos, Banda Nossa Praia e Viramundo. 

Black Friday: empresas miram consumo além de eletrodomésticos e eletrônicos

A Black Friday, tradicional data americana em que empresas oferecem grandes descontos em produtos, já está incorporada à cultura brasileira. Uma pesquisa divulgada pela Nielsen|Ebit mostrou que mais de 78% dos brasileiros pretendem comprar na internet no período.  Eletrodomésticos e eletrônicos estão entre os itens mais pretendidos – representam 35% do potencial de compra, segundo os dados levantados pela empresa de análise de comportamento. 

Empresas de outros ramos também enxergaram na data uma oportunidade de aumentar as vendas. É o caso da proptech do ramo imobiliário Planet Smart City, que pretende aproveitar o período para ampliar o número de vendas. Em 2021, houve crescimento de até 25% no período em relação aos outros meses do ano, e a expectativa é que, em 2022, este número cresça 10% comparado à mesma ação do ano anterior.

“Muitas empresas aderem ao Black Friday com expectativa de aumentar a quantidade de vendas, mesmo que ela afete o ganho total. Nós já trabalhamos com a perspectiva de casas e lotes acessíveis a todos, então, financeiramente, é bastante vantajoso para quem compra e para nós, que vendemos”, detalha Borba.

Para este ano, a Planet Smart City oferece, ao longo do mês de novembro, condições especiais de pagamento para casas e lotes residenciais.  Entre elas, estão parcelas de 100 vezes sem juros na compra de lotes com 150 m², que possuem infraestrutura completa e de alto padrão, prontos para quem deseja construir ou quer começar a investir no mercado imobiliário. Já as casas possuem entrada facilitada na compra, podendo ser adquiridas através do programa Casa Verde e Amarela e financiadas pela Caixa, com valores promocionais.

“Percebemos que existe demanda para pessoas que desejam, na Black Friday, não comprar algo material para si, mas sim realizar um investimento duradouro e que trará rentabilidade ao cliente. Por isso, estamos nos colocando em um período bastante competitivo no mercado, mas também de grandes oportunidades”, analisa o diretor comercial da Planet Smart City, Edson Borba.

Sobre a Planet Smart City

A Planet Smart City foi fundada em 2015 pelos especialistas imobiliários italianos – Giovanni Savio e Susanna Marchionni. Líder global em Cidades Inteligentes Inclusivas, a companhia tem sede em Londres, com escritórios na Itália, Brasil, Reino Unido e Índia. A Planet está executando um ambicioso plano de expansão, que inclui o lançamento de 30 projetos no mundo até 2023. No Brasil, a companhia conta com cinco projetos, sendo dois empreendimentos em operação no Ceará; um no Rio Grande do Norte; e dois na capital paulista.

Mais informações em: www.planetsmartcity.com.br

Criação da Comissão de Políticas Judiciárias de Promoção da Igualdade Racial reafirma compromisso institucional do TJCE no combate ao racismo

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado neste domingo, 20 de novembro, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) cria um importante mecanismo com a finalidade de combater todas e quaisquer espécies de racismo, promover a igualdade racial e desenvolver políticas institucionais antidiscriminatórias no âmbito do Judiciário cearense e, simultaneamente, implementar as políticas judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) direcionadas a esses temas.

No último dia 10 de novembro, o Órgão Especial do TJCE, aprovou, por unanimidade, a Resolução nº 35/2022, que cria a Comissão de Políticas Judiciárias de Promoção da Igualdade Racial para auxiliar e propor aos órgãos diretivos (Presidência, Vice-Presidência e Corregedoria-Geral da Justiça) a adoção de planos, programas, políticas, ações e medidas institucionais e judiciárias direcionadas ao enfrentamento do preconceito, estereótipo e discriminação racial ou étnico-racial que se manifestam no Ceará e, institucionalmente, no seu sistema de justiça; e de valorização de práticas antirracistas, antidiscriminatórias e de promoção da igualdade racial no âmbito dos órgãos do Judiciário estadual.

Segundo o presidente da Comissão, desembargador André Costa, “a luta contra o racismo ganha um importante mecanismo com a criação de uma Comissão específica para tratar sobre o assunto no âmbito Poder Judiciário do Ceará. É que, pela primeira vez na história do Tribunal de Justiça do Estado, temos um órgão interno para auxiliar, propor e fomentar a implementação de políticas judiciárias antirracistas, antidiscriminatórias e de promoção da igualdade racial no âmbito dos seus órgãos. É imprescindível lembrar que a efetivação da equidade étnico-racial é um dos objetivos fundamentais da República brasileira, previsto na Constituição Federal”.

A Comissão fomentará e fortalecerá, no âmbito dos órgãos do Judiciário estadual, uma cultura de enfrentamento de toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais.

Também promoverá a produção de estudos e pesquisas, bem como apresentará diagnósticos sobre informações que conduzam ao aperfeiçoamento das políticas institucionais e judiciárias, além de eventos acadêmicos e institucionais, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) e incentivar campanhas institucionais destinadas à divulgação da temática.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. A data surgiu por iniciativa do Grupo Palmares, fundado em 1971 por universitários negros, em Porto Alegre. Entre os seus objetivos, um deles era refletir sobre a situação dos negros no Brasil. No primeiro encontro do grupo, surgiu a ideia de criar um dia para celebrar a importância da cultura negra, e escolheram o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, em 20 de novembro de 1695. Zumbi foi líder do Quilombo de Palmares, um refúgio dos escravos, e durante sua vida lutou contra a escravidão.