Cimento Apodi recebe Selo IEP de Sustentabilidade

Nesta terça-feira (29/11), a Cimento Apodi recebeu o Selo IEP de Sustentabilidade, categoria ouro, durante a realização do 15º Fórum de IEP de Sustentabilidade, do Instituto de Educação Portal, no Shopping Rio Mar Fortaleza.

A Apodi foi representada pela gerente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade, Gisele Sestren, que recebeu a homenagem das mãos do presidente do Instituto de Educação Portal IEP, José Luiz Eduardo Figueiredo.

O selo é destinado às empresas que fazem parte da rede IEP de Sustentabilidade, que contratam jovens aprendizes e pessoas com deficiência, oportunizando a geração de emprego, renda, transformação de vida e cultura da paz.

“A Cimento Apodi é parceira do IEP, apoia suas iniciativas e contribui para sua missão, que é a de fomentar a educação, formação profissional e geração de emprego no Ceará. É uma alegria e honra receber o Selo IEP de Sustentabilidade e contribuir para o desenvolvimento desses jovens e a transformação de suas vidas”, avalia a gerente Gisele Sestren.


FORUM IEP DE SUSTENTABILDADE

O case da Cimento Apodi foi o tema da palestra master “ESG na prática”, que abriu a programação do 15º Fórum IEP de Sustentabilidade também nesta terça-feira, dia 29 de novembro, no Shopping Rio Mar Fortaleza. O tema foi apresentado pela  gerente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade, Gisele Sestren, e pela especialista em Sustentabilidade da Cimento Apodi, Cybelle Borges.

O Fórum IEP de Sustentabilidade é mais uma contribuição do Instituto de Educação Portal – IEP e sua rede de parceiros para a construção de uma cultura de sustentabilidade. Tem como objetivo conclamar prefeituras, empresas privadas, terceiro setor, instituições de ensino superior e sociedade civil para que, juntos, trabalhem em prol dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um compromisso da ONU em parceria com 192 países que realizam ações e projetos para alavancar os indicadores sociais.

A edição de 2022 acontece até amanhã, dia 30 de novembro, das 10h30 às 17h, no piso L3 do Shopping Rio Mar Fortaleza, com o tema “ESG: uma nova realidade”, com palestras, feira, oficinas e certificação. Mais informações: http://www.forumiepdesustentabilidade.com/

O IEP é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP (Lei 9.790/99), sem fins lucrativos, que tem como objetivo fomentar a inclusão econômica, social e cultural, através de um programa continuado de educação e formação profissional, articulando comunidades, governos, ONGs, empresas privadas, instituições da sociedade civil e outras no intuito de contribuir para políticas públicas e gerar capital humano e social.


O Instituto teve início com o programa Jovem Aprendiz – e  hoje também trabalha com o IEP Estagio e Programa de Qualificação pra Pessoas com Deficiência. Completando 15 anos em dezembro, o IEP capacitou 40 mil educandos qualificados, proporcionando empregabilidade, geração de renda e empreendedorismo.

SOBRE A CIMENTO APODI
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional com matriz no Ceará, formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia.


Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré/CE, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém/CE. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

Intercâmbio amplia conhecimento acadêmico e visão de mundo de estudantes

Estudar em outro país é um dos grandes sonhos de quem vive o mundo acadêmico. Afinal, a experiência do intercâmbio amplia o conhecimento teórico, a prática profissional e a visão de mundo dos estudantes. Foi assim com Leonardo Fonseca, doutorando em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (Unifor), que realizou um estágio nesta área em Portugal

“Foi uma experiência muito interessante. Conhecer por dentro o funcionamento de um outro sistema de saúde, um importante aprendizado. Esta experiência aumentou meus conhecimentos no campo da saúde coletiva pela oportunidade de vivenciar como funciona a saúde pública em outro país”, destaca Leonardo.

A vivência no exterior agrega experiências, permite aos estudantes conhecer as tendências do mercado internacional, além de ajudar a formar redes de relacionamento com alunos e profissionais do mundo inteiro, agregando valor à sua carreira.

“É importante que os estudantes procurem cursos que já tenham um histórico de internacionalização nos seus programas de pós-graduação. É fundamental que a universidade tenha parcerias sólidas com grandes instituições mundiais, que ela possa intermediar a experiência desse aluno”, destaca Mirna Frota, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor.

O programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor tem grande destaque pela internacionalização, com parcerias firmadas em instituições de evidência no exterior. Também estiveram em estágio em Portugal as alunas Erika Ravena Batista, Maria Deusimar Rios e Gicinayana Luz Sousa, estudantes do programa.

Conecta Nordeste: Evento marca a reta final do programa que reuniu startups e empresas em busca da inovação

Próxima quarta-feira (30), a partir das 15h, o NINNA Hub sediará o evento final do Conecta Nordeste. O foco do encontro é o desenvolvimento de conexões e negócios entre startups e empresas, que agora irão se reunir para este momento que marca a conclusão das atividades. 

Ao longo de três meses o programa atendeu 44 startups com ações como mentorias, marketing, vendas e conteúdos técnicos e práticos. No total, 12 empresas parceiras buscaram se conectar com o objetivo de atraírem soluções para os seus diferentes negócios através da inovação aberta. 

Ainda na programação, as startups selecionadas terão a oportunidade de apresentarem para as empresas as soluções aprimoradas ao longo do projeto, em busca do match final entre empresas e empreendedores.

Segundo Gabriella Purcaru, gerente de startups do NINNA Hub, o evento irá marcar e celebrar toda a trajetória da primeira edição do programa. “O Conecta Nordeste surgiu dessa inquietação de mostrar para mais pessoas os talentos da nossa região e de levar essas inúmeras soluções possíveis para as empresas através desse contato com as startups e suas visões de mercado. Será um momento para destacarmos tudo o que o Conecta alcançou, promovermos soluções de negócios, além de realizar mais networking, conexões entre os interessados e planejarmos os próximos passos desse importante projeto”, destaca. 

Pubalgia: doença é mais comum no adulto jovem, praticante de atividades esportivas


Para quem acompanha o mundo do futebol, recentemente, o atleta Giorgian de Arrascaeta, meio campista do Flamengo, foi diagnosticado com essa patologia, pubalgia, ou como também é conhecida, “hérnia do atleta”, é a dor que acomete a região anterior da bacia na região púbica (baixo do umbigo); que pode irradiar para a região interna das coxas e abdômen. 

Segundo a pesquisa mais recente publicada na Revista Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, os pacientes acometidos pela pubalgia são predominantemente homens (97,7%) entre 16 e 67 anos. No entanto, essa patologia é mais comum no adulto jovem, praticante de atividades esportivas, principalmente aquelas que apresentam mudanças bruscas de direção como, por exemplo, o futebol. O motivo é a sobrecarga dos tendões e da musculatura afetada, devido à falta de fortalecimento, movimento inadequado e desequilíbrios musculares. Isso pode ocorrer quando a pessoa tem uma rotina intensa de treinos que não permitem o descanso do corpo e, consequentemente, a recuperação ideal.

O médico ortopedista e Membro Titular da Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ), Lucas do Amaral Santos, explica que a doença é consequência de um desbalanço biomecânico na região pélvica anterior, onde a musculatura abdominal traciona a sínfise púbica (pequena articulação entre os ossos da pelve em sua região anterior) para cima e os músculos adutores, tracionam essa mesma articulação para baixo, causando um desbalanço doloroso que pode evoluir com tendinites, lesões degenerativas e até osteófitos (crescimento de proeminências ósseas) na região da sínfise. O especialista relata que a dor da Pubalgia acomete primariamente a sínfise púbica, região  anterior da pelve, podendo irradiar para a região interna das virilhas e interna das coxas, bem como região abdominal baixa e perineal (próximo ao ânus). 

Segundo Amaral, o diagnóstico é basicamente clínico. O médico ortopedista especialista em quadril realiza testes específicos para diagnosticar a doença. O tratamento é inicialmente desenvolvido por uma equipe multiprofissional, com fisioterapia guiada para as lesões apresentadas, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos,  na tentativa de reduzir a dor do paciente para que ele possa corrigir as alterações biomecânicas e se reabilitar completamente. 

“Nos casos não responsivos a essas medidas, pode ser aplicado o procedimento de infiltração local com anestésico e corticoide, ato que reduz a inflamação local e consequentemente as dores do paciente. Em último caso, dependendo da análise clínica, o ortopedista especialista em quadril, poderá ainda propor um procedimento cirúrgico”, explica o médico. 

Segundo o Dr. Lucas, a melhor maneira de evitar qualquer tipo de lesão é respeitar os limites do corpo. “Geralmente, as pessoas levam o corpo ao máximo sem o preparo, como os ‘atletas de final de semana’, que só praticam uma atividade vez ou outra. Sem consistência, musculatura, ossos, articulações e tendões não conseguem se adaptar e sofrem inflamações diversas. O ideal é sempre respeitar o limite do seu corpo e descansar”, conclui.

Teste permite identificar a presença de mutações genéticas relacionadas a síndromes de câncer hereditário

A oncologia avança constantemente na busca por soluções que aprimorem o sucesso do tratamento e a prevenção dos diversos tipos de câncer. Uma delas é a testagem genética, indicada para pacientes com histórico de câncer na família, principalmente quando surgem em idades mais precoces, quando há muitos casos na família e frente a tumores mais raros. Disponível nos hospitais que fazem parte do Grupo ICC, do Instituto do Câncer do Ceará, o teste possibilita um planejamento e seguimento clínico individualizado e, no caso de surgimento do câncer, um tratamento personalizado quando somado ao estudo das alterações moleculares do tumor.

O teste analisa a sequência genética do DNA de um paciente, após a extração de uma amostra de sangue ou saliva, para identificar a presença de possíveis mutações patogênicas que sejam relacionadas a uma síndrome de câncer hereditário. Clarissa Picanço, geneticista do Grupo ICC, explica que a testagem não se trata de um exame simples de rotina. “Quando tratamos de síndrome de predisposição hereditária ao câncer, nos referimos a indivíduos que já nasceram com uma mutação, e isso traz maior risco para o desenvolvimento de câncer. Então, nós não estamos indicando teste genético para câncer hereditário para os indivíduos: ele não é, nem deve ser um exame de rotina. Indicamos o teste para pacientes que já tem uma história pessoal ou familiar de câncer”, destaca.

Quando alguma mutação patogênica é identificada no teste e há o alerta de desenvolvimento da doença, o médico elabora um planejamento personalizado para o enfrentamento do possível câncer, que pode envolver cirurgias preventivas, exames periódicos e análise do histórico familiar. “O planejamento feito após a testagem é individualizado para a situação de cada paciente e, para alguns genes, existe a discussão de fazer cirurgia redutora de risco, que pode consistir na retirada das glândulas, dos ovários, etc. Então, dependendo da síndrome genética, temos várias decisões a serem tomadas após a testagem, levando em consideração os princípios de autonomia e desejo do paciente”, enfatiza a geneticista. 

Ainda segundo Clarissa, os testes genéticos disponíveis para serem realizados são variados, podendo mapear um número diferente de genes, dependendo do que o paciente busca investigar. “Tem laboratórios que oferecem oitenta, tem laboratórios que oferecem cento e quarenta genes a serem estudados. Isso vai depender de quais são os genes alvos”, complementa.

Unifametro realiza palestra gratuita sobre o mercado de trabalho em Fisioterapia

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) promove nesta terça-feira, 29, às 19h, o Empreender em Fisioterapia, encontro com egressos e concludentes do semestre 2022.2 do Curso de Fisioterapia da instituição. Aberto ao público geral, o evento busca discutir o mercado de trabalho para profissionais da área e conta com a participação do Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO6), Jacques Eanes Esmeraldo Melo, em um momento de conversa sobre trabalho em equipe, compromisso, ética, utilização de tecnologias e as principais dúvidas sobre a atuação em Fisioterapia em Fortaleza e no interior do Ceará. O evento acontecerá no auditório do campus Carneiro da Cunha, no bairro Jacarecanga. 

Segundo Thaís Teles, coordenadora do curso de Fisioterapia, o Empreender em Fisioterapia é uma iniciativa que visa integrar e atualizar mercado e oportunidades que a área apresenta. “Nós queremos oferecer aos nossos alunos e egressos informações sobre as oportunidades que eles podem ter com a Fisioterapia e como usá-las para obter sucesso no mercado de trabalho. Será um grande momento e esperamos todos”, frisou.

Para participar da palestra, os interessados só precisam preencher um formulário online e comparecer ao campus Carneiro da Cunha na data e horário previstos.

Serviço

Empreender Fisioterapia 

Quando: 29 de novembro 

Horário: 19h

Onde: Auditório – Campus Carneiro da Cunha

Endereço: Rua Carneiro da Cunha, n° 180 – Jacarecanga 

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehVm2Tp8ZMdqy478FG9FVoXz2kQYSoKAkmwYF8ETYO9VeErg/viewform

Empório Essenza inaugura primeira loja no Ceará, no Shopping Iguatemi

Inspirada na natureza, a Empório Essenza inaugura a primeira loja do Ceará, no próximo dia 30 de novembro, no Shopping Iguatemi, em Fortaleza. A franquia, que já conta com mais de 40 lojas em todo o Brasil, chega ao estado através das empresárias Mariana Magalhães e Fabiana De Paula.

A marca, que está há 17 anos com diversos produtos que transmitem equilíbrio e bem-estar como forma de tornar a vida mais leve, conta com linhas completas de aromas, cosméticos e decoração para a casa, como difusores com vareta, refis, sachês, sabonetes líquidos, perfumes para tecido, sprays, sais de banho e muito mais. 

Entre os produtos que mais têm ganhado destaque, estão os cosméticos veganos como a Linha Uva, que possui uma poderosa combinação de ativos e são indicados para uma hidratação diária da pele. 

“Nós percebemos um momento de expansão do mercado e por isso vimos uma oportunidade de trazer uma marca sustentável com produtos não testados em animais e que investe em aromas para o Ceará. Com nossa franquia, vamos oferecer ao público cearense uma experiência com o diferencial de aromas marcantes florais, frutados, orientais, cítricos, amadeirados que proporcionam bem-estar e tranquilidade”, afirma Fabiana De Paula, sócia da Empório Essenza.

Mercado

O segmento de produtos naturais, onde a marca se encaixa, tem vivido um momento de crescimento expressivo no mercado nacional. Após os últimos dois anos, foi visto um comportamento diferente dos consumidores que vem buscando por produtos que sejam produzidos à base de ingredientes naturais. De acordo com um estudo recente realizado pela Kantar Worldpanel, mais de 50% dos consumidores preferem produtos naturais, sejam orgânicos, terapêuticos ou à base de ervas, sem sulfato ou não poluentes. 

Sobre a Empório Essenza

Localizada na cidade de Marau-RS, na Serra Gaúcha, a Empório Essenza conta com fábrica própria em uma área de 3.000m2, o que garante o controle de qualidade de seus produtos.

Uma empresa familiar, fundada em março de 2005, tem como objetivo a fabricação de cosméticos e aromas, inspirados na Serra Gaúcha, comprometida com a ética, transparência e respeito com seus consumidores. Além disso, cada produto, ao ser fabricado, é minuciosamente estudado e testado para que se consiga uma boa textura, um perfume delicioso, e um agradável toque na pele. Os produtos não são testados em animais. 

Em plena expansão, a marca conta hoje com mais de 40 unidades franqueadas nas modalidades de quiosques e lojas, localizadas nos estados de Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e agora no Ceará.

Sobre as sócias cearenses 

As sócias Mariana Magalhães e Fabiana De Paula comandam a primeira franquia da marca Empório Essenza no Ceará. Iniciando no segmento de aromas e cosméticos, as empresárias possuem experiência no setor financeiro e fundaram em conjunto o grupo FAMA, que atua nas áreas de cobrança, atendimento humano-digital e consultoria para Contact Centers.

Mariana Magalhães já atuou como gerente geral de agência, é formada em Ciências Contábeis, pós-graduada pela FGV em gestão empresarial e mestranda em Administração de Empresas pela UNIFOR. Voltada para alcance de metas e resultados e com forte capacidade empreendedora, a empresária tem habilidade em construir relacionamentos de longo prazo através de um elevado nível de confiança.

Fabiana De Paula atuou como gestora de operações de agências, é formada em administração de empresas pela UNIFOR e pós-graduada em gestão empresarial BBS– BRAZILIAN BUSINESS SCHOOL. Possui experiência em atendimento, relacionamento com clientes e fornecedores, gestão de projetos, processos e formalizações. Atua na melhoria da jornada dos clientes nas empresas, planejando e entregando soluções que vão desde atendimento, cobrança até a transformação digital, consultoria e reestruturação das áreas de relacionamento com entregas de alta performance sempre priorizando a inovação, respeito e atendimento humanizado, unindo pessoas e tecnologia.

Conheça os produtos

Cosméticos à base do óleo de semente de uva.

Elaborados a partir de ativos extraídos da uva e do vinho, aproveitando suas propriedades essenciais, aliadas da pele e do corpo. Uma combinação harmônica que estimula o cuidado com o corpo através de texturas e aromas delicados, proporcionando a alegria e autoestima.

Principais linhas de Cosméticos

Espumante: Formulação desenvolvida com alto teor de hidratação que oferece proteção eficiente contra o ressecamento e aspereza da pele. Os efeitos de longa duração nutrem intensamente a pele, deixando-a com um delicioso e sedutor perfume. Vela para Massagem – Creme para as mãos e pés – Sérum Transformador para Áreas ressecadas – Loção Hidratante Corporal Efervescente – Loção Hidratante Iluminadora.

Linha Uva – (vegana): com uma poderosa combinação de ativos, os itens da linha, são indicados para uma hidratação diária da pele. Conta na sua formulação com óleo de semente de uva aumentando a resistência da pele com sua ação antioxidante.

Seiva Corporal Regeneradora – Loção Corporal Hidratante – Óleo Concentrado Antioxidante – Manteiga Nutritiva Hidratante. Diferenciais dos produtos. Sem parabenos, sem corantes, sem silicone, sem álcool, sem óleo mineral, produto vegano.  

Linha Vinho:  inspirada em vinhos finos, contém em sua formulação extrato de vinho com ação antioxidante e antirradicais livres que previnem o envelhecimento da pele. Creme para mãos e pés – Creme Nutritivos para o Rosto – Espuma de Banho – Loção Hidratante Corporal.

Resveratrol: encontrado na casca da uva, o resveratrol é conhecido por estimular o próprio corpo a produzir antioxidantes naturais, aumentando as defesas das células contra as agressões externas. O ativo age no DNA da célula, ajudando a combater o envelhecimento biológico, reparando seus efeitos visíveis, como rugas, perda de firmeza e da elasticidade. Ele impede que os radicais livres danifiquem as células causando o envelhecimento.

Protetor Solar Facial – FPS 30 COM – Resveratrol

Produto desenvolvido especialmente para cuidar e proteger a pele do rosto. Possui formulação não oleosa, de rápida absorção e resveratrol, ativo com propriedades antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Alta Proteção UVA/UVB – Dermatologicamente Testado.

Fluído Antioxidante Noturno Com Resveratrol

Possui Resveratrol Nano encapsulado o que facilita a penetração do ativo na pele potencializando seus benefícios. Em pouco tempo a pele fica com aparência mais firme e lisa e com tom mais uniforme. Para todos os tipos de pele.

Cursos da área Saúde estão entre os mais procurados pelos estudantes  

Dados do Observatório da Educação Superior destacaram os cursos que mais atraem os estudantes. Em Pesquisa, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) e a Educa Insights, divulgada no primeiro semestre deste ano, apontou que o número de matrículas em instituições de ensino superior aumentou 35% para cursos iniciados no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2021. Em 2022, foram 23,7 mil alunos, contra 17,5 mil do ano passado.

O mesmo estudo mostrou que os cursos semipresenciais e híbridos tiveram o maior avanço, com 43% dos novos ingressantes, em comparação com o ano passado. Os presenciais vêm logo atrás, com aumento de 39%. Já para as graduações à distância, as matrículas cresceram 22%.

Entre as 10 formações mais procuradas, a área de saúde marca presença significativa, com 70% entre os cursos presenciais, com destaque para enfermagem (11,8%), psicologia (11,8%) e odontologia (6,8%).

“O contexto pandêmico vivenciado nos últimos anos promoveu um aumento em cerca de 200% do mundo do trabalho relacionado à Saúde, levando à visibilidade e valoração da área pela sociedade. A Wyden destaca-se nos cursos de Saúde por apresentar um corpo docente de extrema expertise tanto profissional quanto acadêmica e uma infraestrutura de salas de aula, laboratórios e clínicas escola compatíveis com a formação de egressos de sucesso. Ademais, os profissionais de saúde formados pelas instituições da Wyden desenvolvem, ao longo da sua graduação, competências técnicas e comportamentais que têm sido diferenciais competitivos em suas áreas de atuação”, sinalizou, Dra. Juliana Santos, Líder Nacional da Área da Saúde.

E para quem desejar ingressar em um dos cursos da área da saúde ou das demais áreas do conhecimento na Wyden e estudar no primeiro semestre de 2023, existe uma excelente oportunidade no próximo dia 3 de dezembro, às 09h. A prova será aplicada no formato presencial, com oportunidade de os inscritos conhecerem a unidade e ainda começarem a fazer um networking com outros alunos e professores. Os candidatos aprovados no vestibular concorrerão a uma bolsa de até 70% durante o curso todo. Os interessados deverão se inscrever no link: https://wyden.com.br/selecao

Escolhido o nome do Laboratório de Inovação do TJCE

LabLuz foi escolhido para ser o nome do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A sugestão foi enviada por Mirlene Fernandes de Barros, servidora do Judiciário cearense lotada na 1ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Caucaia. Ao todo, participaram 159 sugestões coletadas no site do TJCE.

Mirlene Barros elogiou a iniciativa. “O laboratório trouxe o público em geral para participar da escolha do nome, aproximando a população do judiciário. LabLuz será um laboratório para inovar o Judiciário em tecnologia, tendo como base a renovação de ideias, a empatia e a criatividade. O laboratório veio realmente para inovar o Judiciário cearense.”

O coordenador do Laboratório de Inovação, Welkey Costa, destacou que “foi muito bacana ver a participação. Gente de dentro e de fora do Judiciário do Ceará e do resto do país enviando mais de 150 sugestões de nomes para o nosso laboratório. Ficamos felizes com o resultado. Finalmente está batizada essa criança e ela já trilha seus primeiros passos. Vida longa ao LabLuz.”

A escolha do nome consistiu de duas etapas. Ao final da primeira, a Comissão Avaliadora definiu as cinco melhores opções, que seguiram como finalistas para a segunda fase, que se deu por votação direta e exclusiva de servidores e magistrados.

Além de LabLuz, integraram a fase final os nomes “iLabJus”, “Ágora”, “SolLab” e “Farol”. O vencedor ganhará um Kindle 11G, com um ano de assinatura, e os demais finalistas receberão um Kindle 10G. Os premiados são José Valdeclécio Ferreira Cruz, assistente de unidade judiciária de Iguatu; Bruno Rodrigues de Souza, técnico judiciário de Juazeiro Do Norte; Jaqueline Martins Silva, servidora do TJ de Goiás; e Luanda Santos, servidora do Tribunal de Justiça do Maranhão.

“Todo nascimento envolve felicidade e esperança. Com o LabLuz não foi diferente. Esse momento especial de inovação no TJCE ganha um importante instrumento que consolida o nosso ecossistema e seguramente contribuirá para o fortalecimento de um ambiente colaborativo e de cocriação. As inúmeras participações para escolha do nome refletem a excelente divulgação patrocinada pela equipe de comunicação do TJ, bem como o interesse de boa parcela dos integrantes do Tribunal de Justiça em relação a inovação. Parabéns aos vencedores. Seja bem-vindo LabLuz”, declarou o juiz Ângelo Vettorazzi, presidente da Comissão Avaliadora do Concurso.

INOVAÇÃO
O Laboratório de Inovação do TJCE faz parte das ações do Programa de Modernização do Judiciário (Promojud), iniciativa inédita no país, que envolve aplicação de esforços e recursos para uma mudança estrutural no Judiciário cearense, com foco nos avanços tecnológicos.

Funciona como um espaço de aceleração de ideias, reunindo pessoas comprometidas em buscar soluções inovadoras para enfrentar os desafios impostos ao Judiciário em um mundo de constantes mudanças. As iniciativas podem contribuir para desburocratização, melhoria dos processos e economia de recursos.

PEC da Transição é formalizada no Senado

O relator do Orçamento no Congresso Nacional, senador Marcelo Castro (MDB-PI), informou nesta segunda-feira (28) ter protocolado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. O texto exclui o programa Auxílio Brasil, que deverá ser rebatizado de Bolsa Família, da regra do teto de gastos para os próximos anos. A medida apresentada pelo senador é uma forma de viabilizar a manutenção do valor mínimo de R$ 600 para o programa de transferência de renda, além de instituir um valor adicional de R$ 150 por criança menor de 6 anos de idade de cada beneficiário. Esse é um dos principais compromissos de campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Vigente desde 2017, a regra constitucional do teto de gastos limita o crescimento das despesas públicas, exceto o pagamento de juros da dívida pública, ao crescimento da inflação do ano anterior. Para iniciar a tramitação, o texto ainda precisará ser subscrito por, pelo menos, 26 senadores, o que deve ocorrer ainda esta semana.

Mais cedo, Castro disse que o ideal é que a PEC esteja aprovada até o dia 10 de dezembro, já que no dia 16 do mesmo mês ele deve apresentar seu relatório final do Orçamento de 2023, que precisa ser aprovado antes do fim do ano. Para ser aprovada, a PEC precisa passar em dois turnos, tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados. O quórum de aprovação exigido em cada uma das duas Casas é de três quintos do total de parlamentares.

O texto da PEC da Transição apresentado por Marcelo Castro é praticamente o mesmo da minuta enviada pelo governo eleito, mas com uma alteração. Inicialmente, a exclusão do Bolsa Família do teto de gastos seria permanente, mas como essa regra não foi bem recebida no mundo político e entre agentes econômicos, o novo governo decidiu fixar um prazo, que agora é de 4 anos, abrangendo o período da próxima gestão. A proposta, no entanto, ainda deve sofrer novas alterações durante a tramitação no Poder Legislativo.

“Claro que tudo isso vai ser fruto de intensas negociações e, quem cobre o Congresso Nacional sabe que, dificilmente, uma matéria entra no Congresso e sai da mesma maneira que entrou”, ponderou Marcelo Castro, pouco antes de entrar em uma reunião com o presidente eleito Lula, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, sede do governo de transição.

Pelos cálculos dos valores previstos no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2023, a manutenção do Bolsa Família em R$ 600 teria um custo total de até R$ 175 bilhões.

“Não tem valor na PEC. Tem a retirada do Bolsa Família que, com base nos valores previstos no PLOA, pode ser até R$ 175 [bilhões]. O governo eleito colocou essa proposta para avaliação do Congresso Nacional, vamos aguardar a avaliação e aí nós nos manifestamos”, disse o ex-ministro da Fazenda e do Planejamento Nelson Barbosa, integrante da equipe de transição de governo na área econômica.

“O fato é que não há, no Orçamento para 2023, previsão para manutenção do Auxílio Brasil, ou novo Bolsa Família, no valor atual. Então, é urgente garantir a manutenção desse valor, tem milhões de pessoas que dependem desse benefício para o seu dia a dia”, acrescentou Barbosa.

Outras mudanças

Além de excluir o programa Bolsa Família da regra de teto de gastos pelos próximos 4 anos, a PEC da Transição propõe usar receitas obtidas com excesso de arrecadação para investimentos públicos, limitado a cerca de R$ 23 bilhões. O outro item da proposta da PEC é excluir da regra do teto de gastos recursos extras obtidos por meio de convênios e serviços prestados pelas universidades públicas, além de doação feita por fundos internacionais para ações na área socioambiental. Assim, essas instituições não teriam esses recursos abatidos pela regra do teto de gastos, como acontece atualmente.

(Agência Brasil)