Fortaleza sedia primeiro evento de finalização do “Conecta Nordeste”

Startups, empresas e líderes de comunidade do Nordeste se reuniram na última quarta-feira, 30, na sede do NINNA Hub, para o primeiro evento que marcou a finalização do programa Conecta Nordeste. Esta primeira edição, lançada em agosto, reuniu 44 startups selecionadas e 12 empresas com o objetivo de solucionar as dores e propor novos modelos de negócios através da inovação aberta.

Durante o evento, 12 startups apresentaram para empresas convidadas de diversos setores de atuação como Sistema Verdes Mares, Grupo JCPM, 3 Corações, através do Cafeina Hub, Pague Menos, Dupar e L’auto Cargo, projetos de melhoria e oportunidade de impulsionar a execução de suas atividades. Durante cinco meses, mais de 21 palestras, workshops e mentorias foram aplicados pelos profissionais no objetivo de promover essas conexões entre as marcas.

Segundo Gabriela Purcaru, head de startups do NINNA Hub, o principal objetivo do programa foi promover essa geração de negócios entre empresas e startups da região. “Com essa primeira edição, tivemos a oportunidade de colocar um holofote sobre o Nordeste. Contamos com a participação de startups de diversos estados que foram responsáveis por trazer um novo olhar e novas estratégias para empresas já consolidadas em seus segmentos. Conseguimos mostrar para o mercado a importância da reinvenção, da busca pela melhoria para melhor atingir o seu público alvo, e são essas startups que através da tecnologia conseguem proporcionar um maior entendimento para as empresas. Estamos satisfeitos com a finalização deste ciclo e já na expectativa para movimentar novamente o Nordeste com as próximas edições”, adianta.

Para Michelle Sobreiro, do time de inovação aberta do grupo 3 corações, o Cafeína Hub, o evento foi de grande importância para as empresas participantes que estavam na expectativa de geração de negócios. “Para nós foi de extrema relevância participar de um momento como este, ouvir de diversas startups as propostas ideais para alavancar os nossos negócios e solucionar os desafios, foi esclarecedor. Sabemos dos grandes talentos presentes na região e sem dúvidas iremos encontrar através do programa as melhores conexões para a nossa marca”, declarou.

O evento final do Conecta Nordeste será realizado na próxima quarta-feira (7/12), em Natal, no Parque Tecnológico Metrópole Digital, com o intuito de também promover momentos de apresentação das startups para as empresas convidadas e muito networking.

A primeira edição contou ainda com a parceria entre hubs de toda a região como NINNA Hub, Hub Salvador, Metrópole Digital, Acelerasse, Sergipetec, PDTec e Ifood Benefícios. Para os interessados em acompanhar o programa e participar das próximas atividades do setor, basta acompanhar nas redes sociais do programa: https://www.instagram.com/conecta.nordeste/.

Supermercado Pinheiro inaugura Centro Comercial em Limoeiro do Norte

A diretoria do Supermercado Pinheiro inaugurou na última quinta-feira, 1º, seu novo Centro Comercial Bom Vizinho em Limoeiro do Norte.

Em evento para convidados, o presidente do Supermercado Pinheiro, Honório Pinheiro, apresentou as novas instalações e fez palestra sobre o tema “O Sucesso do Empreendedorismo”

O novo Centro Comercial Bom Vizinho se localiza na Rua Erbras Cavalcante, n° 50, no bairro Socorro, ao lado do Supermercado Pinheiro na nossa cidade.

O Centro oferece ao público um espaço de 10 lojas, que já conta com farmácia, açaí, quiosque de churros, ao lado do Cine Bom Vizinho e parque infantil.

Genuinamente cearense, a Rede Supermercado Pinheiro atende ao mercado cearense há mais de 30 anos.

O Supermercado Pinheiro está presente nos municípios de Limoeiro do Norte, Fortaleza, Acaraú, Aquiraz, Aracati, Itapipoca, Sobral, Quixeramobim e Quixadá.

Biblioteca que estimula a leitura chega a Pacajus neste domingo

Já imaginou uma biblioteca sobre duas rodas? Em Pacajus, a partir deste domingo, uma bicicleta adaptada e transformada em biblioteca itinerante vai disponibilizar um acervo de 3.500 livros para crianças e jovens. É a BiciBiblioteca. Durante quatro meses, de dezembro de 2022 a março de 2023, ela estará na cidade, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, estimulando a leitura de maneira lúdica e divertida. 

A BiciBiblioteca vai incentivar crianças, jovens e adultos a doarem um livro usado em troca de um livro novo, aumentando a frequência de leitura da população. Durante a semana, ela estará em escolas, com a finalidade de aumentar o número de títulos lidos pelos alunos. Aos domingos, estará na Feira Livre, das 9h às 13h, onde qualquer pessoa poderá trocar livros e participar de atividades de contação de história e leitura em voz alta. 

Quatro escolas de Pacajus vão receber a BibiBiblioteca: Escola Aracy Gonzaga da Silva, Escola Senador Virgílio de Moraes Fernandes Távora, Escola João Ronaldo Matias e Escola Edite Nogueira da Costa. Todos os livros são acompanhados de uma ficha de leitura em que o estudante poderá indicar o seu personagem preferido e fazer anotações ou desenhos sobre a obra. O fichamento é parte essencial do projeto e busca desenvolver a empatia criando uma conexão com o universo dos outros alunos. Dessa forma, além de estimular a leitura, a BiciBiblioteca vai promover o intercâmbio cultural entre as escolas participantes. 

Idealizado pela FGM Produções Culturais, o projeto busca democratizar o acesso à leitura de uma maneira divertida, diferente e totalmente gratuita, contando com o estímulo que a presença de uma biblioteca em forma de bicicleta traz. Para Fabiana Maugé, diretora da FGM, a BiciBiblioteca não só leva o livro até as crianças, estimulando a leitura, mas incentiva também a interpretação de texto e a escrita. “Ao receber um exemplar, o aluno é orientado a preencher a ficha que acompanha o livro que será doado posteriormente, desta forma, além de fomentar a leitura, incitamos também a escrita. O livro será uma ferramenta de diálogo e interação social”, explica a diretora. 

A BiciBiblioteca é realizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa WestRock, empresa produtora de soluções e embalagens sustentáveis de papelão ondulado, apoio da Prefeitura de Pacajus, realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal. 

“As atividades culturais são fundamentais para a construção de uma sociedade igualitária, próspera e com oportunidades e desenvolvimento para todas as pessoas. A WestRock apoia a BiciBiblioteca porque entende a importância de investir em ações com potencial de transformar as comunidades onde atua”, reforça Cynthia Wolgien, diretora de Sustentabilidade e Comunicação da WestRock Brasil.

Sobre a FGM Produções – A FGM é uma produtora com mais de vinte anos de experiência em marketing cultural e atua no desenvolvimento de políticas corporativas de investimentos sociais e culturais, gerenciamento de patrocínios, elaboração e produção de projetos. O foco da empresa é o desenvolvimento de projetos de democratização e ampliação do acesso à cultura. Fazer da cultura um instrumento de transformação social é o princípio que orienta nosso trabalho.

Sobre a WestRock – A WestRock é parceira de seus clientes para fornecer soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens que impulsionem seus negócios. São 50.000 funcionários que apoiam os clientes ao redor do mundo em mais de 320 operações e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Saiba mais em www.westrock.com.br   

SERVIÇO

BiciBiblioteca em Pacajus – Aos domingos, de dezembro/2022 a março/2023, das 9h às 13h, na Feira Livre (Praça Renato Pessoa de Aguiar, Centro). Aberta a toda a população.

ESCOLAS PARTICIPANTES 

Escola E.E.F Aracy Gonzaga da Silva (Rua Coronel Cícero Nogueira de Queiroz, 827 – Centro)

Escola E.E.F Senador Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Rua Monte Mor, S/N – Cruz das Almas)

Escola João Ronaldo Matias (Rua Maria Idênia, 123 – Croatá II)

Escola E.E.F  Edite Nogueira da Costa (Rua Francisco Jardilino, 140 – Pajeú) 

“1o Natal das Flores” acontece de 9 a 11 de dezembro, com exposição de orquídeas, oficinas, artesanato e ação solidária

Para celebrar os seus 45 anos de existência e mostrar a força do mercado de floricultura, a Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) irá promover de 9 a 11 de dezembro, das 8h às 17h, na Casa José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055, bairro José de Alencar), o 1° Natal das Flores.

Com programação gratuita, o Natal das Flores apresentará exposição de orquídeas cultivadas pelos associados; feira de flores e plantas ornamentais para comercialização – como orquídeas, rosas do deserto, bromélias, roseiras, frutíferas, cactos, suculentas e tillandsias, além de insumos para cultivo. No espaço, também haverá venda de trabalhos em artesanato de diferentes comunidades do Ceará para os visitantes, desde as peças das rendeiras da Prainha, do município de Aquiraz, ao macramê vindo de Baturité.

Para quem já é um apaixonado por flores ou para aqueles que desejam se iniciar nessa prática, o evento oferecerá oficinas de cultivo de orquídeas, rosas do deserto, bromélias e tillandsias

No dia 11 de dezembro, domingo, a partir das 9h, a ACEO também buscará a colaboração dos visitantes para uma ação solidária, com a arrecadação de alimentos não-perecíveis para ajudar a ONG Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC Fortaleza), instituição sem fins lucrativos que trabalha com pessoas e animais em situação de rua. Os visitantes poderão trocar um quilo de alimento não-perecível por uma muda de orquídea resgatada do descarte. O que for arrecadado será incluído em cestas, a serem doadas na semana do Natal para moradores de rua e seus doguinhos.

“Convidar as pessoas para ver orquídeas, encantar-se com elas e com variadas plantas ornamentais foi a melhor forma que encontramos para celebrar os 45 anos da ACEO, uma entidade que também está comprometida com as causas sociais e com as questões ambientais”, comenta Michelle Canário, presidente da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO).

Sobre a Associação Cearense de Orquidófilos – ACEO
A ACEO – Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), promotora do 1° Natal das Flores, foi fundada em 26 de outubro de 1977, com o nome de Sociedade Cearense de Orquidófilos. Reestruturada e rebatizada em 21 de abril de 2007, é uma entidade civil, cultural, preservacionista, técnica e científica, sem fins lucrativos, com sede em Fortaleza.

Seus associados se reúnem uma vez por mês, na Casa de José de Alencar. O encontro acontece sempre no terceiro sábado de cada mês, a partir das 15h. Nessas ocasiões são dadas mini-palestras sobre questões ligadas à orquidofilia e realizados sorteios de plantas e de material necessário ao cultivo.

Para associar-se, o interessado precisa apenas participar de uma das reuniões mensais, onde preencherá um breve cadastro e pagará pequena taxa de adesão.

SERVIÇO:
1° Natal das Flores
Realização da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO)
– De 9 a 11 de dezembro, das 8h às 17h, na Casa José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055, bairro José de Alencar).

– Exposição de orquídeas cultivadas pelos associados; feira de flores e plantas ornamentais para comercialização; oficinas e exposição de trabalhos em artesanato.

– Evento gratuito – a ONG Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC Fortaleza) estará recebendo doações de alimentos e itens de higiene para cestas de Natal no domingo (11/12)

Mais informaçõesorquidofilos.com@gmail.com // www.orquidofilos.com // @aceo6270.