Ceará Natal de Luz atinge este ano a marca de 2 milhões de mudas distribuídas


A redução dos problemas climáticos e o reflorestamento ambiental é um dos compromissos firmados todos os anos pelo Ceará Natal de Luz. Não por acaso, a 26ª edição ressalta ainda mais suas ações com foco na importância da conscientização ecológica. Com o tema “Plante amor, Seja Luz!”, o evento celebra este ano o número de 2 milhões de mudas distribuídas em troca de garrafas PET, cujo plantio simbólico acontecerá na abertura do evento, dia 18 de novembro, a partir das 17h, na Praça do Ferreira, local onde o posto de trocas também está localizado. Para receber a muda, o interessado deverá levar (01) garrafa de 2 litros ou três (03) garrafas de 500ml, de segunda a sábado, das 9h às 19h.

“O evento tem em seu DNA um compromisso verde com ações que iluminam e incentivam o sentimento de proteção ao nosso planeta para o equilíbrio ecológico. A partir desta iniciativa da troca de mudas, por exemplo, é gerado um bônus de energia para ajudar na manutenção da Associação Nossa Casa Mãe África, localizado no bairro Granja Lisboa”, reforça Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza e do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, entidades idealizadoras do Ceará Natal de Luz.

Durante o evento natalino, haverá uma ação em parceria com a ENEL, em que cada cliente poderá trocar, gratuitamente, até dez lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas, que tem alto consumo de energia, por outras novas, de LED, que são até 80% mais econômicas e 10 vezes mais duráveis que as antigas. Para isso, é necessário que o consumidor apresente a conta de energia. A troca será realizada na Praça do Ferreira, das 9h às 15h, nos dias 6, 7, 13, 15, 20 e 22 de dezembro.

Quem estiver no local durante esses dias também vão poder entrar na Nave Enel e ter acesso às atividades com conteúdo socioambiental focado em reciclagem e uso responsável de recursos naturais. A Nave é um ônibus adaptado com recursos audiovisuais, jogos lúdicos e tecnologia de realidade virtual 3D. Com foco no consumo consciente de recursos naturais, o projeto tem o objetivo de promover a mudança de hábitos de consumo de energia da comunidade escolar. O circuito completo leva cerca de 17 minutos e todas as visitas são acompanhadas por monitores. 

Além disso, as artesãs do Giro Social, apoiadas pelo projeto Enel Compartilha Empreendedorismo, participarão do Ceará Natal de Luz com a Loja Móvel, que contará com diversas peças de trabalho artesanal, como bordados, crochês, bijuterias e marcenarias que ficarão disponíveis para comercialização. A loja ficará nos dias 30 de novembro e 23 de dezembro, de 14h até o final da programação do dia. 

O Ceará Natal de Luz, que segue até o dia 23 de dezembro, é uma apresentação da Lei de Incentivo à Cultura, realização do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, da CDL de Fortaleza, da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), Fábrica Fortaleza, SESI/FIEC, Assembleia Legislativa do Ceará, Banco do Nordeste, Casa Pio, Enel, Café Santa Clara, Cerbras, Newland, Normatel, Indaiá, Esmaltec, Grupo Edson Queiroz, Nacional Gás, Aço Cearense e Unimed Fortaleza. Tem apoio do Sistema Verdes Mares, Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil, Câmara Municipal de Fortaleza,Padaria Romana, Beach Park, Faculdade CDL e Sindiônibus.

Apoiado pela Sumitomo Chemical, projeto “Algodão que aquece” atende crianças do oeste baiano

Na região Nordeste faz frio. O que parece improvável é a realidade para os moradores do oeste da Bahia, uma região mais elevada e onde os termômetros podem registrar 7 graus durante o inverno. Por isso, o Núcleo Mulheres do Agro desenvolveu há cinco anos o projeto “Algodão que aquece”, que tem a Sumitomo Chemical como patrocinadora.

“Por incrível que pareça, faz frio. Nós apoiamos o projeto por acreditarmos que essa ação possa  atender plenamente a demanda das crianças, uma das principais afetadas com a queda de temperatura. Inclusive, o frio é um fator de evasão escolar na região”, conta o coordenador de Trade Marketing da Sumitomo Chemical, Germiliano Júnior.

O oeste baiano é um dos principais produtores de algodão do Brasil, junto a Mato Grosso, e essa característica somou para que fossem feitas doações de agasalho com 100% da pluma.

Um dos municípios que receberam as doações foi Formosa do Rio Preto, onde teve 36 escolas rurais contempladas que totalizaram 1.886 agasalhos doados. A entrega, feita por uma caravana do projeto, levou duas semanas.

Firmando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a Sumitomo Chemical é signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030. 

Junto com o “Algodão que Aquece”, a Sumitomo Chemical reafirma o seu compromisso de desenvolver o agronegócio de forma sustentável e com foco nas pessoas.

Unifametro entrega relatório técnico da edificação da Associação dos Moradores do Bairro Jacarecanga e Adjacências

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) realizou a entrega do relatório técnico da edificação que sedia a Associação dos Moradores do Bairro Jacarecanga e Adjacências (AMBJA). O documento, elaborado por alunos, professores e coordenadores dos cursos de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo participantes do projeto de extensão Escritório Modelo, tem o objetivo de identificar as patologias e inadequações construtivas presentes na edificação.

A entrega foi realizada no campus Carneiro da Cunha com a presença do presidente da AMBJA, Paulo Roberto Moreira, e dos representantes Leila Aragão e Nailton Furtado, da reitora da Unifametro, Denise Maciel, da coordenadora do Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social (NERS), Roberta Mapurunga, do coordenador da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria da Unifametro (COOPEM), Lucas de Souza, além de colaboradores, docentes e alunos envolvidos no projeto.

O relatório técnico é destinado a Comunidade Morro do Ouro, no bairro Jacarecanga, para ajudar na tomada de decisões relativas à execução de melhorias na edificação, sejam estas caracterizadas por recuperações ou reforços estruturais, sejam relativas à adequação às normas vigentes de combate a incêndio. “Ficamos muito felizes em colaborar com a Associação da Comunidade Morro do Ouro em mais uma ação que visa contribuir com a comunidade com todo o potencial dos nossos alunos e corpo docente”, comemora Roberta Mapurunga.

Campanha dos 45 anos da Cajuína São Geraldo é premiada em três categorias do Brasil Design Award, em São Paulo

A campanha “O sabor da nossa história”, que celebra os 45 anos da Cajuína São Geraldo, foi premiada no Brasil Design Award, considerada a premiação mais importante do Design no Brasil, promovida pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN). A campanha é assinada pela Acesso Comunicação. O evento aconteceu nesta segunda-feira, 5, em São Paulo.

Em design gráfico, nas categorias cartazes, marca de produto ou serviço e material promocional para ponto de venda, a campanha “O sabor da nossa história”, que marcou os 45 anos da empresa cearense, recebeu o troféu de bronze da premiação.

“Estamos muito felizes com o resultado desse trabalho em conjunto com a Acesso. Estivemos concorrendo com grandes marcas nacionais. Foi um trabalho em que passamos bastante tempo correndo atrás das histórias, tentando dar mais visibilidade aos 45 anos da marca e, depois de um ano do projeto, ainda estamos colhendo bons frutos”, declarou Tiago Caldas, coordenador de marketing da Cajuína São Geraldo.

“Sermos ganhadores de um prêmio dessa relevância é muito importante para a Acesso, porque atesta o talento criativo de todos os nossos profissionais, dirigidos pelo Rodne, e também porque reforça o quanto o planejamento profundo nos ajuda a ser assertivos na criação. Mas credito como mais importante o fato de se colocar os holofotes no mercado local cearense, uma vez que fomos premiados com trabalhos desenvolvidos para uma marca absolutamente regional, que nasceu em Juazeiro do Norte, ganhou o Ceará, entrou em Pernambuco e continua na sua trajetória de crescimento. Isso demonstra o profissionalismo da publicidade feita no Ceará e a evolução das marcas locais”, celebra Ana Celina Bueno, diretora da Acesso Comunicação.

Unifor prorroga inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, prorrogou o prazo de inscrições dos cursos de Mestrado e Doutorado. Agora, os candidatos têm até o dia 12 de dezembro de 2022. O resultado das inscrições deferidas será divulgado no mesmo dia, no site www.unifor.br/ppga.

Estão sendo ofertadas até 30 vagas para o curso de Mestrado e até 10 vagas para o de Doutorado, na área de concentração de Fundamentos e Processos Estratégicos para a Sustentabilidade, com as linhas de pesquisa: Estratégia e Competitividade, Organização e Sociedade, e Operações e Mercados. Os cursos são recomendados pela CAPES – conceito 5.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail secretariapgss@unifor.br, para o qual o candidato deve enviar toda a documentação exigida no edital, dentre elas o formulário eletrônico (acesse aqui) devidamente preenchido. O valor da taxa de inscrição é de R$ 136,00.

Poderão participar da seleção graduados em diversas áreas do conhecimento, e não apenas os de Administração de Empresas, conforme ressalta a coordenadora do PPGA, professora Marina Dantas: “embora o foco seja a administração, o programa é aberto a graduados de cursos como Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Economia, Comércio Exterior, Jornalismo e Publicidade, por exemplo”.

O curso é uma excelente oportunidade para ampliar os conhecimentos e garantir um diferencial no mercado de trabalho. “A matriz curricular é muito bem estruturada o que nos permite vivenciar uma aprendizagem geral a respeito das teorias que envolvem a gestão. O curso agregou de maneira positiva pelas possibilidades de vivenciar a prática docente na universidade como atividade extensionista do curso”, destaca Olga Lessa, egressa do curso de Mestrado em Administração de Empresas da Unifor.

Serviço

Seleção Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas

Inscrições: até 12 de dezembro de 2022, exclusivamente pelo e-mail secretariapgss@unifor.br

Mais informações: (85) 3477.3139 ou (85) 3477.3285

Anamaco lança em Brasília livro que conta a história do setor de varejo de material de construção

Nesta quarta-feira, 07, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) lançará o livro Varejo de Material de Construção: Ontem e Hoje durante a 95ª edição do ENIC |Política & Estratégia – O Futuro da Construção e Sustentabilidade, organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Na obra, como o título deixa claro, é traçado um panorama sobre a situação do varejo de material de construção ao longo da história, desde o seu surgimento até a realização de prognósticos sobre o futuro.

O livro, que será distribuído gratuitamente, destaca o surgimento e a importância da Anamaco para o setor no Brasil, dando voz aos lojistas presentes país afora. É importante ressaltar que em razão da forte atuação da entidade junto às autoridades, durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19 as lojas de material de construção permaneceram abertas, respaldadas pelo Decreto Federal nº 10.329 de 28 de abril de 2020.

O presente é retratado com um panorama detalhado do setor, com números e pesquisas produzidas pelo Instituto de Pesquisas Anamaco em parceria com a FGV / IBRE, além de mostrar os principais varejistas de cada estado do Brasil e apresentar aos leitores a importância do Prêmio Anamaco, apontado como o “Oscar” da construção.

Sob a direção comercial de Renata Hernandes, redação de Daniel Balsa, coordenação geral de Geraldo Defalco, presidente da  Anamaco, e colaboração voluntária de Waldir Abreu, ex-superintendente da Anamaco, a obra foi produzida pelo BB Editora em formato 27 x 27 em papel couchê (150 gramas) e capa dura. Possui sete capítulos e 176 páginas e também será disponibilizado de forma gratuita no formato e-book. 

“Retratar o setor de varejo de material de construção por meio de um livro produzido com tanto esmero e seriedade, nos deixa muito orgulhosos e certos de que os leitores terão a oportunidade de conhecer um mercado pujante e que tem cumprido funções sociais importantes. Entre tantos desafios, ajudamos o consumidor a edificar sonhos, a exemplo da construção e/ou da reforma da casa própria. E mais: durante a pandemia de Covid-19 assistimos a um intenso movimento de valorização do lar país fora, algo muito marcante”, pontua Defalco.  

Sobre a Anamaco

Com a missão de compartilhar e contribuir para a valorização da atividade das empresas do comércio de material de construção em todo o país, surge em 1984 a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – Anamaco (www.anamaco.com.br), entidade de classe, sem fins lucrativos, que funciona como interface entre os órgãos governamentais e as 38 Acomacs (associações regionais de comerciantes de material de construção) e três Fecomacs (Federações), demais entidades, fabricantes e comerciantes de material de construção. 

Além de promover benefícios aos associados e diminuir a distância entre as empresas e o setor, a entidade tem estado sempre em busca de discussões em torno de assuntos que possam interferir diretamente na cadeia produtiva do mercado da construção, como questões ligadas à tributação, projetos de lei, aprimoramento de gestão no varejo, entre outras ações encorpadas. É importante ressaltar que a entidade tem 57 anos de fundação de seu sistema associativista.

Um marco na trajetória da Anamaco – Em 22 de abril de 2020, por meio do decreto nº 10.325, a entidade passou a fazer parte do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico de Habitação. E os desafios serão muitos. Apoiar as inovações tecnológicas no setor habitacional e no ambiente construído urbano, acompanhar a implementação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, combater à não conformidade às normas técnicas na fabricação, importação e distribuição de materiais, componentes e sistemas construtivos; a busca pela de harmonização de requisitos, de critérios e de métodos para a avaliação técnica de produtos ou de processos inovadores e de sistemas convencionais no país, estão entre as ações do comitê.

Setor da construção civil prevê crescimento para o próximo ano

Um novo futuro se vislumbra para o setor de materiais de construção, com a inflação recente, chegando a uma alta de 11,2% entre setembro/2021 a agosto de 2022, a cadeia sofreu altas consideráveis, desde o aço, com um aumento elevado em torno de 73% até a os tijolos que aumentaram 22%, junto com o cimento que subiu 13%. Tudo isso ligado ao poder de compra do brasileiro que caiu em 90% das profissões. 

Os dados fazem parte de um levantamento exclusivo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC. Para a elaboração do estudo, foram consideradas as 140 profissões mais representativas do país, que englobam 72% da população no mercado de trabalho. Motoristas de ônibus e faxineiros foram as ocupações que mais perderam poder de compra entre março de 2021 e 2022.

Para 2023 a expectativa é de aquecimento, com as recentes declarações do governo eleito e em transição no momento que desejam reativar a chamada faixa 1 do Programa Casa Minha Vida para atender famílias de menor renda. Técnicos do governo de transição estudam alternativas para reaquecer o setor no país. Dessa forma, políticas para reativar programas de construção e reformas podem surgir nos próximos anos, fazendo com que o setor que não ganha aceleração desde o ano de 2014, possa voltar a respirar.

Esperando esse aquecimento do setor, empresas se reestruturam para um 2023 que se espera desafiador. Um dos exemplos é o Grupo Guarezi de Santa Catarina. A empresa que tem mais de 40 anos no segmento de materiais de construção e sediada na cidade de São José, grande Florianópolis, recorreu à justiça para se reestruturar, manter os seus funcionários e se preparar um cenário melhor no futuro. “A reestruturação tira a empresa de um período que chamamos de ciclo da morte. Ela está trabalhando no limite, quase sem conseguir honrar os compromissos com credores, os colaboradores que são diretamente ligados a empresa, as pessoas indiretas que são influenciadas também, tudo isso com a empresa em dificuldade. A lei vem e ajuda nessa situação, faz um acordo com os credores e dá uma luz no fim do túnel” afirma Jean Cioffi, advogado especialista em Recuperação judicial e CEO do escritório JRCLaw.

As expectativas para 2023 refletem o bom prognóstico para 2022. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a projeção de crescimento do setor foi elevado de 3,5% para 6% em 2022. O número integra o estudo “Desempenho Econômico da Indústria da Construção – terceiro trimestre de 2022”. Para o o CEO da JRCLaw, Jean Cioffi, a estimativa de crescimento do PIB do setor em 6% reforça a relevância da construção para o desenvolvimento sustentável do país. “Novamente os números confirmam nossas expectativas e impressionam pela consistência. Quando o Brasil nos dá condição, respondemos com geração de renda, estabilidade social, melhoria da qualidade de vida das pessoas”, enfatizou Cioffi.

A Lei é a 11.101/2005 e foi em alguns pontos alterada pela Lei 14.112/2020 para ser apoio de empresas que estão com dificuldade financeira. “A Lei tira a empresa que pede a Recuperação judicial de um cenário instável e desconhecido, recebe no mercado o selo de boa pagadora e preocupada com suas dívidas. A Lei da Recuperação Judicial nada mais é que isso, um selo de boa pagadora. A empresa vai entrar em acordo com seus credores, sob a luz da justiça e recorrer a investimentos, fortalecer seu caixa, reestruturar e manter sua função. A empresa que hoje faz isso pensando no futuro, tem muito a ganhar, ainda mais com o mercado aquecendo como estamos vendo”, conclui Cioffi.

Rede Ancar lança campanha especial de Natal com sorteio de Iphones 14

O North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping irão realizar no mês de dezembro a campanha promocional de Natal que busca criar uma sinergia entre o desejo dos consumidores e as expectativas dos lojistas neste período que é bastante movimentado para o comércio.  

A cada R$ 250 em compras, o cliente ganha um número da sorte para concorrer ao sorteio de dois Iphones 14 de 128 gigas. Para aumentar as chances de ganhar o sorteio, a Rede Ancar criou a oportunidade de números da sorte em dobro. De segunda a quinta-feira, todas as compras realizadas neste período, no valor promocional de R$ 250, e cadastradas no aplicativo do shopping, irão ganhar números da sorte em dobro.

A promoção é válida para as compras realizadas a partir do dia 01 de dezembro até o dia 24 de dezembro. Para fazer o resgate do número da sorte é necessário fazer o cadastro dos cupons fiscais no aplicativo do shopping ou comparecer nos stands promocionais localizados nos shoppings. O sorteio será realizado no dia 04 de janeiro pela loteria federal. 

No North Shopping Fortaleza, também acontece a promoção do compre e ganhe, onde acumulando R$ 250,00 em notas de lojas participantes, o cliente pode trocar por um presente da Natura Todo Dia nas fragrâncias amora vermelha e jabuticaba. O brinde é limitado a um por CPF.