Daniela Mercury e Duda Beat fazem show de pré-carnaval no bloquinho Goxtoso em Fortaleza

O Bloquinho Goxtoso promete agitar o pré-carnaval de Fortaleza reunindo muito axé, pop, forró e clássicos da música popular brasileira. O evento traz a consagrada “Rainha do Axé”, Daniela Mercury, que comemora os 30 anos de seu álbum “O Canto da Cidade”, com os grandes sucessos “O Canto da Cidade”, “Rosa Negra”, “Batuque”, entre outros. A apresentação acontece no dia 14 de janeiro, a partir das 16hs, na Praça Verde do Centro Cultural Dragão do Mar.

Além de Daniela, o evento contará com apresentações de Duda Beat, dona de grandes hits como “Bixinho”, “Tangerina”, “Meu Pisero” e “Nem um Pouquinho”; Bloco Mambembe, composto por Mulher Barbada, Deydianne Piaf, um super ballet e o coletivo de DJs Tome Batom Vermelho.

Com realização da produtora Caixa de Eventos, as vendas dos ingressos já começaram online através do link https://doity.com.br/bloquinhogoxtoso4 ou presencial nos pontos de vendas: Clube Melissa do RioMar Fortaleza, Iguatemi e North Shopping. É possível comprar Pista, Lounge e Front a partir de R$ 100.

Bloquinho Goxtoso

O tradicional Bloquinho Goxtoso, chega a 2023 abrindo o calendário de pré-carnaval de Fortaleza, na edição de 2022, o projeto marcou seu retorno, com os shows de Silva e Duda Beat, consolidando o evento como um dos principais da temporada na cidade, reunindo mais de 5 mil pessoas. Já passaram pelo evento artistas  como: Silva, Romero Ferro, Mateus Carrilho, Duda Beat, Di Ferreira. Atrelado a tudo isso, a Caixa de Evento agrega a qualidade na entrega dos seus produtos, como: estrutura, cenografia, qualidade de som e luz e equipe treinada e qualificada. 

AD2M Comunicação assume a assessoria de imprensa da Aptare Tecnologia

A AD2M, agência de comunicação estratégica, conquistou a conta da empresa Aptare Tecnologia, que completa 11 anos no mercado, atuando com tecnologia avançada em desenvolvimento de bancos digitais e ecossistemas financeiros.

Com larga expertise em soluções financeiras, a Aptare vem se renovando e inovando ao longo dos anos, movida pela missão de proporcionar as melhores experiências para seus clientes, por meio de inovações tecnológicas que integram features financeiras das mais tradicionais às mais modernas, como gestão de folha de pagamento, crédito consignado e pagamentos via PIX, entre outras.

A empresa possui estrutura de Core Banking, flexível e processos modernos, homologados pelo Banco Central e utilizados em diferentes bancos digitais, com 100% da infraestrutura de dados na Nuvem. Além da criação, a Aptare cuida também da manutenção e da melhoria contínua de bancos digitais e ecossistemas financeiros e disponibiliza um hub de serviços prontos, tanto para Pessoas Jurídicas quanto para Pessoas Físicas, que incluem: folha pagamento; integração com sistema de folha; empréstimo; antecipação de recebíveis; crédito simples; financiamentos; crédito consignado; seguro e plano de saúde corporativo.

Sobre a AD2M Comunicação
A AD2M Comunicação atua desde 1996 no mercado de comunicação corporativa, desenvolvendo um amplo portfólio, forte rede de relacionamentos e equipe altamente qualificada. Com expertise na área de relacionamento com a mídia, sendo sinônimo de relações com a imprensa no Ceará, a empresa atua nas áreas de assessoria de imprensa, consultoria em comunicação, publicações especializadas e treinamento de porta-vozes (Media Training). Sob a liderança dos diretores Apolônio Aguiar, Djane Nogueira e Mauro Costa, a AD2M tem como premissa o desenvolvimento da comunicação de uma forma ampla e estratégica.

Unifametro anuncia nova unidade em Caucaia no primeiro bimestre de 2023

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) contará com mais uma unidade da instituição para o semestre de 2023.1, que será localizada em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, no Shopping Jurema (Av. São Vicente de Paula, número 1). 

A nova unidade chegará ao município oferecendo todas as tecnologias e estrutura que marcam os demais campi da IES, além de ofertar todos os cursos disponíveis, na modalidade Ead, Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Gestão Pública, Gestão de Segurança Pública, Marketing, Pedagogia, Gestão de RH, Serviço Social, entre outros.

Os estudantes ainda poderão desenvolver as atividades práticas nos campi de Fortaleza. A nova unidade oferecerá também cursos de pós-graduação nas áreas de Gestão, Negócios, Saúde, Educação, Tecnologia, Gastronomia, Odontologia, Estética e Direito.

“É sempre uma alegria levar o modelo de ensino da Unifametro para outros lugares do estado. Nesta nova unidade, em Caucaia, estaremos levando o mesmo atendimento e a mesma qualidade de ensino satisfatório que levou a Unifametro a se tornar o segundo melhor centro universitário do Ceará’’, comemora Sandro de Souza, gerente de expansão Ead da Unifametro.

Sobre a Unifametro 

Eleito o segundo melhor centro universitário entre as instituições particulares do Ceará, a Unifametro conta com mais de 30 cursos de graduação e pós-graduação a distância disponíveis para matrícula. Com foco na responsabilidade social, a IES também realiza, por meio do Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social (NERS), programas, projetos, cursos e eventos de extensão direcionados à comunidade. 
Além dos campi de Fortaleza, a instituição também está presente em Maracanaú e Cascavel – uma estrutura completa, com 6 núcleos de atividades e mais de 50 laboratórios. Para mais informações sobre o vestibular, inscrições e financiamento sem juros, consulte o site seja.unifametro.edu.br.

Vitrine tecnológica mostra evolução do melhoramento de milheto

O milheto conquista a cada safra mais importância na agricultura brasileira devido à sua alta adaptabilidade e versatilidade. Com o intuito de aprofundar ainda mais o conhecimento sobre a cultura, uma imersão foi realizada em Campo Grande (MS), no Centro de Pesquisas da Bonamigo ATTO Melhoramento (BAM), a principal empresa de melhoramento de milheto do Brasil e segundo maior banco de germoplasma da cultura no mundo. A BAM preparou uma vitrine tecnológica da cultura, com os materiais comerciais de milheto já com ampla utilização, tais como: os Híbridos Graníferos ADRg 9060 e ADRg 9070, Híbrido Forrageiro Valente ADRf 6010,  Variedade Palhada ADR 300 e Variedade Forrageira SuperMassa ADR 500, além da evolução da pesquisa.

“O milheto é uma cultura muito aderente às necessidades do agricultor brasileiro. Em solos mistos, arenosos, com chuvas irregulares, ou solos com baixa retenção de umidade, o milheto se sobressai em resultados e traz muito menos risco ao produtor”, afirma o melhorista-chefe do programa de melhoramento de milheto da BAM, Luiz Bonamigo.

Em dois dias, mais de 40 pessoas entre agricultores, técnicos, agrônomos, representantes de cooperativas e revendedores acompanharam a apresentação sobre os híbridos e variedades de milheto.

Foram apresentados ainda a completa estrutura do Centro de Pesquisa, como os laboratórios de nematologia e fitopatologia, as dez estufas para cultivo e doutores e mestres que integram a equipe de pesquisa. O centro teve a área ampliada ano passado, sendo que, dos 20 hectares de área total, 12 ha são irrigados, além de ter seis casas de vegetação para estudos com fitopatologia e nematologia.

Diversidade dos híbridos

O engenheiro agrônomo melhorista da BAM, Lucas Souto Bignotto, destaca as principais características do milheto, como a reciclagem de nutrientes, uma produção de boa palhada, combate aos principais nematoides, que é aliado a uma excelente produção de grãos, trazendo renda ao agricultor e sendo uma opção para plantio de segunda safra com um menor risco possível na janela.

“O que chama a atenção dos agricultores, consultores e equipe técnica que vem nos visitar é a versatilidade de uso que o milheto tem, que vai desde o uso forrageiro, palhada, silagem, pré-secado e produção de grãos, com excelentes resultados em todas essas funções. Outra coisa que atraiu a atenção é a qualidade dos produtos comerciais. No caso do forrageiro, é a qualidade tanto em massa verde quanto uma qualidade bromatológica excelente resultando em mais leite e mais carne para o produtor”, explica Bignotto.

Custo-benefício superior

Luiz Bonamigo explica que as características favoráveis do milheto o colocam como uma cultura diferenciada em relação ao milho e ao sorgo. Ele reforça que o milheto traz segurança, principalmente com os ADRg 9060 e 9070.

“Essa realidade foi apresentada aos visitantes nos dias de campo, mostrando as características básicas do milheto. O desenvolvimento da cultura, o processo de melhoramento, como foi o desenvolvimento dos materiais, o processo de mudança da arquitetura de planta, que antigamente era conhecida somente como cobertura, que é o caso do ADR 300, e como forragem o  ADR 500, e como estamos mudando a arquitetura de planta para produzir muito mais grãos”, explica Bonamigo. 

O melhorista-chefe, entretanto, aponta que é fundamental seguir as recomendações técnicas de manejo da BAM, o que foi reforçado na vitrine. “Enfatizamos em seguir as recomendações do nosso manual técnico, especialmente sobre a época adequada de plantio. E fazendo os devidos tratos culturais, principalmente em relação à fungicida em uma área limpa de erva daninha, os nossos materiais ADRg 9060 e ADRg 9070 têm condições de expressar uma produtividade por volta de 40 sacas por hectare, o que traz excelente rentabilidade”.

Sobre o Grupo ATTO
Com sede em Rondonópolis (MT), o Grupo ATTO é a holding proprietária da ATTO Sementes – antiga Sementes Adriana, líder na produção de sementes de soja no Brasil com 40 anos de história na agricultura nacional. O fundador do grupo, Odílio Balbinotti, chegou ao Mato Grosso em 1980 e, mesmo com os desafios da época, conseguiu produzir sementes de qualidade para uma então nova fronteira agrícola, no município de Alto Garças. Desde 2003 a empresa é presidida por Odilio Balbinotti Filho e, além da semente de soja, passou a produzir sementes de milheto, crotalária, azevém e brachiaria, que plantam mais de 1,5 milhão de hectares no Brasil e mais oito países. Em setembro de 2019, o Grupo lançou a plataforma PlantUP, que vem contribuir com a tomada de decisão do agricultor, alinhada com o propósito de elevar sua competitividade sem o aumento de custos.

Fortaleza tem o maior PIB do Nordeste e o 11º maior do Brasil

Fortaleza é o maior município do Nordeste e o 11º maior do Brasil considerando o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas. Conforme dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB da capital cearense é de R$ 65,16 bi, o equivalente a 39,04% do PIB do Ceará, que é de R$ 166,91 bi. Se forem consideradas apenas as capitais, Fortaleza ocupa a 8ª colocação. Os índices divulgados são referentes ao ano de 2020.

Confira o ranking das maiores PIBs do Brasil por capitais:

1º São Paulo (SP): R$ 748.759.007
2º Rio de Janeiro (RJ): R$ 331.279.902
3º Brasília (DF): R$ 265.847.334
4º Belo Horizonte (MG): R$ 97.509.893
5º Manaus (AM): R$ 91.768.773
6º Curitiba (PR): R$ 88.308.728
7º Porto Alegre (RS): R$ 76.074.563
8º Fortaleza (CE): R$ 65.160.893
9º Salvador (BA): R$ 58.938.115
10º Goiânia (GO): R$ 51.961.311

O estudo mostrou que Fortaleza apresenta uma economia dividida basicamente em serviços, comércio, indústria e administração pública. O segundo município com maior participação no Estado é Maracanaú. Caucaia encerrou o ano de 2020 em terceiro lugar, com uma participação de 4,35%.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, os números divulgados são resultado do trabalho do povo fortalezense, do estímulo ao empreendedorismo e dos investimentos públicos realizados pela Prefeitura de Fortaleza. “Fortaleza tem se destacado economicamente nos últimos anos graças ao trabalho sério e à competência do nosso povo. O poder público tem investido em infraestrutura, educação, acesso à crédito orientado para os pequenos empreendedores e na desburocratização dos serviços. Essa colocação nos incentiva a trabalhar mais e expandir projetos voltados para capacitação e atração de investimentos para a cidade”, afirma.

Shopping Iguatemi Bosque recebe temporada gratuita do Museu do Videogame Itinerante

Com o objetivo de proporcionar ações interativas e inovadoras, o Shopping Iguatemi Bosque recebe, no período de 7 a 29 de janeiro, o Museu do Videogame Itinerante, um dos maiores eventos de games do país totalmente gratuito e aberto ao público, resgatando cinco décadas de história dos videogames pelo mundo. São mais de 350 consoles de todas as gerações em exposições, dezenas de consoles antigos e atuais para jogar, além de palco de dança, simuladores de corridas, concurso de cosplay, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, realidade virtual e as áreas PlayStation 5, Xbox Series e Nintendo Switch.

De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979, e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Para Wellington Oliveira, superintendente do Shopping Iguatemi Bosque, essa é mais uma oportunidade de oferecer o que há de melhor para a diversão dos clientes. “A chegada do Museu ao shopping faz parte de uma série de programações para toda a família. O Museu conta com uma grande sinergia com o público jovem, contendo também uma parte bastante educativa, com a curadoria de Cleidson Lima. Ou seja, é um espaço para vir com os amigos e a família”, explica.

Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600, Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros.

Além das ilhas de antigos, o Museu do Videogame Itinerante também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos do PlayStation 5, Microsoft Xbox Series e Nintendo Switch. Também é possível pilotar supermáquinas em cockpits que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real. Outra área de destaque será a do PlayStation VR, na qual os visitantes poderão experimentar, gratuitamente, a tecnologia de realidade virtual para os consoles PlayStation.

Um dos momentos mais aguardados será o concurso de cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames.

Para mais informações sobre o Museu do Videogame, basta acessar o endereço: facebook.com/museudovideogameitinerante ou o Instagram @museudovideogameoficial.

Sobre o Museu do Videogame Itinerante

Passou por 18 estados brasileiros e é o primeiro do gênero do país registrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris. Em 2019, foi uma das atrações da London Games Festival, o maior evento de games da Inglaterra.

Serviço

Museu do Videogame Itinerante 2023

Local: Shopping Iguatemi Bosque

Data: 7 a 29 de janeiro

Facebook: facebook.com/museudovideogameitinerante

Instagram: @museudovideogameoficial