Associação Caatinga e Barong Anima lançam vídeo em animação como ferramenta para educação ambiental

Para ampliar sua comunicação com o público infantil, a Associação Caatinga produz seu primeiro vídeo de animação voltado para a educação ambiental em parceria com estúdio de animação da Barong, hub de conteúdo audiovisual

Uma produção original sobre uma floresta rica e biodiversa, símbolo de força, fertilidade e resiliência. O vídeo de animação “Bioma Caatinga”, da Associação Caatinga em parceria com o estúdio Barong Anima, é um material produzido para as atividades de educação ambiental da Associação Caatinga, com acesso gratuito pelo canal do Youtube da ONG. A proposta é que, além de entreter, o conteúdo também possa ser usado como ferramenta de ensino.

Com produção e roteiro da Barong Anima, estúdio especializado em conteúdo sobre conservação de espécies e projetos socioambientais, o vídeo contou com a colaboração de pesquisadores e educadores ambientais da Associação Caatinga, trazendo informações sobre a conservação do bioma de uma forma divertida e didática.

“A educação ambiental tem objetivo de difundir as riquezas da Caatinga, fazendo as pessoas lançarem um novo olhar sobre essa floresta, tentando deixar para trás todos os estereótipos que foram reforçados ao longo do tempo, de seca, de pobreza, de pouca biodiversidade”, explica Marília Alves, Coordenadora de Educação Ambiental da Associação Caatinga.

O estúdio Barong Anima faz parte da produtora Barong, hub de conteúdo audiovisual que já realiza um trabalho com a Associação Caatinga há mais de 10 anos na produção de vídeos e documentários sobre o bioma. Desta vez, a parceria aproxima as iniciativas de educação ambiental das tecnologias e linguagens audiovisuais de animação, ampliando o alcance da educação ambiental da instituição.

As atividades de educação ambiental da Associação Caatinga acontecem sobretudo nas comunidades rurais que vivem no entorno da Reserva Natural Serra das Almas, Unidade de Conservação (UC), administrada pela Associação Caatinga. A partir dessa nova ferramenta, a entidade oferece uma ferramenta de suporte para professores com o intuito de facilitar a compreensão de assuntos relacionados à preservação ambiental da Caatinga para despertar, a longo prazo, comportamentos mais sustentáveis.

Associação Caatinga
A Associação Caatinga (AC) foi fundada no Ceará em 1998 com a missão de promover a conservação da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que atua há 24 anos na conservação e valorização da única floresta exclusivamente brasileira, ameaçada e que concentra a maior biodiversidade dentre as regiões semiáridas do planeta.

Barong Anima
Estúdio de animação 2D da Barong, hub de conteúdo audiovisual especializado em produzir conteúdos exclusivos sobre conservação de espécies e projetos socioambientais. O estúdio desenvolve projetos exclusivos em animação 2D e busca contribuir com a divulgação científica e a educação ambiental em parceria com ONGs e entidades de pesquisa no Brasil e no mundo.

Selo de verificação de perfis deixou de ser atestado para credibilidade de veículos de comunicação

Há algum tempo, obter o tão desejado ‘selo azul’ ao lado do nome do perfil era sinônimo de credibilidade. Os veículos de comunicação que conquistassem a verificação do perfil nas redes sociais eram considerados fontes confiáveis pelos leitores. No entanto, essa realidade tem mudado. De acordo com a especialista em marketing digital Jennifer de Paula, com a implantação da máfia digital, essa verificação tem servido apenas para atestar que o perfil realmente é de quem diz ser.

“O fato das pessoas começarem a pagar pela ‘conquista do selo’, provocou essa mudança. Hoje em dia o selo serve mais para provar que o perfil é realmente de quem diz ser e para que outras pessoas, outros perfis não propaguem matérias que não foram desenvolvidas por eles, do que para qualquer outra finalizada, da qual foi criado inicialmente”, explicou a especialista.

Jennifer afirma que ao longo dos anos tem percebido a organização interna de distribuição de selo de verificação, ficando cada vez mais difícil e injusta. Exemplo disso são grandes e antigos sites de notícias que não tem o selo de verificação, ou possui apenas no Facebook e não no Instagram.

“Por outro lado, há sites de notícias recentes, que divulgam fofocas, já foram acusados de plágio, fake news e fazem máfia digital, esses são verificados e recebem o selo azul, simplesmente pelo tipo de conteúdo que movimentam. Diante disso, eu levanto um questionamento: até que ponto o site de notícia verificado realmente tem credibilidade?”, alertou.

Para Jennifer, há algum tempo o selo de verificação já deixou de ser sinônimo de audiência, credibilidade e atestado de celebridade. “Ele foi criado com uma intenção e a própria burla da máfia digital fez com que se tornasse outra coisa, justamente por isso que essa organização de distribuição está tentando reformular a forma de distribuição, tornando mais voltado para questões de marketing e venda”, explicou.

Para os sites que querem passar essa sensação de credibilidade e não possuem a verificação do perfil, Jennifer sugere a utilização do Google News Showcase, que é uma atualização do Google News e serve para os veículos de comunicação postarem notícias. Ele contribui com a propagação do jornalismo de qualidade, compartilha informações com menos risco de fake news, aumenta a audiência e conecta ainda mais pessoas.

Negócios – Conheça as áreas mais lucrativas para empreender em 2023

Quem deseja começar o ano de 2023 empreendendo pode apostar em segmentos lucrativos como deliveries, vendas on-line, inteligências artificiais em geral,  áreas de cobranças e educação. A aposta é do professor da Estácio, Flávio Guimarães, especialista em gestão, empreendedorismo, recrutamento e seleção. Para ele, todos estes setores estiveram em crescimento no ano de 2022 e devem seguir com mais crescimento, demandas e lucros no ano que se inicia.
Questionado sobre por onde começar a empreender, Flávio argumenta que a principal mentalidade a ter, quando se deseja empreender é a crença que é possível empreender e lucrar no Brasil. “Creia, sonhe, trace planos e veja se tornar realidade”, motiva o especialista.
Em termos técnicos, ele comenta que além da positividade é necessário, ainda, elaborar planos de negócios que vai apresentar uma margem de certeza se o segmento é bom ou se tende a melhorar. “Obter esse tipo de planejamento nos traz uma porcentagem de 80% a 90% de viabilidade de qualquer negócio”, explica o especialista da Estácio. “Dessa forma, buscar orientações em órgãos como Sebrae e consultorias particulares podem impactar positivamente qualquer negócio desde o início”, completou.
Para quem não quer arriscar em novos ramos, Flávio orienta a investir em segmentos que já se mostraram lucrativos desde a pandemia, como é o caso da construção civil; funções de teletrabalho, em que o funcionários podem ficar em sistema híbrido, trabalhar parte em casa e parte no escritório; telemedicina; petshops e as empresas de painéis solares. “Este último tem movimentado muito o mercado, por conta dos constantes aumentos na tarifa da energia elétrica”, acrescenta.
“Então, para quem não deseja arriscar numa nova, pode investir nesses segmentos que já estavam em pleno crescimento desde a pandemia”, disse o professor.

Emprestar dinheiro ou ser sócio?
No entendimento de Flávio Guimarães, quem ainda está em dúvida entre emprestar dinheiro ou constituir sociedade para o negócio, é fundamental analisar se os juros são justos e se o possível sócio tem ou teve experiência em negócios e negociações. “Neste momento, todos os riscos devem ser analisados. Isso porque, ou o novo empreendedor precisará de um empréstimo ou de alguém para viabilizar o empreendimento”, concluiu.

Liquidação de janeiro no Shopping Benfica tem início nesta quinta-feira

De 05 a 12 de janeiro, o Shopping Benfica inicia a sua já tradicional liquidação de início de ano. Intitulada “Liquidifica”, a campanha tem descontos de até 70% e conta com a adesão de lojas nos mais diferentes segmentos, como vestuário, beleza, eletroeletrônicos, calçados, dentre outros, com descontos especiais. Conforme explica Camila Garcia, gerente de marketing e responsabilidade social do empreendimento, a ação tem o objetivo de liquidar o estoque de mercadorias e, principalmente, manter as vendas do comércio aquecidas já no primeiro mês de 2023, oferecendo produtos de qualidade a preços que cabem no bolso do cliente. 

“A campanha é a oportunidade para aqueles que não tiveram tempo de irem às compras no final do ano ou que simplesmente buscam aquele objeto de desejo, como televisão, vestido ou perfume, por exemplo, a preço diferenciado”, reforça. 

SERVIÇO: Shopping Benfica – Liquidifica

Período: 05 a 12 de janeiro

Endereço: Av. Carapinima, 2200, Benfica, Fortaleza/CE

www.shopppingbenfica.com.br 

Janeiro Branco: Prefeitura de Fortaleza reforça importância dos cuidados com a saúde mental

O primeiro mês do ano é dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental, a quebra de tabus e de promover e discutir reflexões que proporcionem o fortalecimento dos fatores de proteção individuais e coletivos da população. Assim, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a importância de buscar orientação e escuta qualificada nos serviços públicos que ofertam acolhimento aos fortalezenses.

De acordo com o médico psiquiatra e gerente da Rede de Atenção Psicossocial de Fortaleza, Arildo Lima, a escolha do mês de janeiro trata-se de uma estratégia para chamar a atenção, logo no começo do ano, para a retrospectiva dos pontos positivos e negativos do período que encerrou. “Sensações típicas de final de ano podem impactar em decisões precipitadas, gerar preocupações e/ou ansiedade excessiva por não saber lidar com certas situações”, avalia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade”.

Arildo explica ainda que a definição individual de boa saúde mental é algo complexo, pois a singularidade e subjetividade influenciam diretamente nesta avaliação. Ele afirma que a saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções.

“Cuidar da mente é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias para lidar com as diversas situações da vida, tendo em vista que a vida é um processo dinâmico, em que ora o indivíduo encontra-se propensa ao risco (dimensão negativa), ora encontra-se mais protegido deste (dimensão positiva)”, diz o psiquiatra.

Acolhimento

Entendendo que a saúde mental é influenciada pela dimensão negativa e positiva, buscar orientação nos Centros de Atenção Psicossocial de Fortaleza (CAPS) é uma alternativa para se cuidar, através de equipes multidisciplinares que elaboram um plano terapêutico para o usuário, avaliando os fatores de risco, sinais, sintomas e patologias, e analisando os fatores protetores dos indivíduos.

“Para a população de um modo geral, quanto mais pessoas tiverem conhecimento, maior será o debate e desconstrução de ideias erradas sobre terapia e cuidados com a saúde mental”, finaliza Arildo.

Rede de Atenção Psicossocial (Raps)

O Município conta com 23 equipamentos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial, sendo 15 CAPS (seis gerais, dois infantis e sete álcool e outras drogas), cinco unidades de acolhimento para dependentes químicos e três residências terapêuticas.

O serviço dos CAPS é porta aberta, no qual o usuário pode procurar diretamente, ou ser encaminhado por um dos 116 postos de saúde da Capital, que atendem, entre outras necessidades, demandas de saúde mental. Nos CAPS é feita uma avaliação inicial e, de acordo com a necessidade do usuário, é realizado o encaminhamento aos serviços de cada unidade, entre eles o atendimento psicológico.

Conheça algumas práticas que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida e promover a saúde mental

– Afaste-se de situações que gerem emoções negativas
– Separe um tempo para curtir momentos prazerosos
– Permita-se sorrir e chorar quando sentir vontade
– Valorize a convivência social e viva intensamente os bons momentos em família
– Pratique atividade física, tenha uma dieta saudável e cuide da qualidade do sono
– Reduza a exposição excessiva a notícias e conteúdos em redes sociais
– Evite a automedicação ou o uso exagerado de ansiolíticos
– Se você tem um diagnóstico de qualquer transtorno mental, mantenha a regularidade das consultas com o profissional com quem você se trata. Se você faz terapia, mantenha contato com seu terapeuta

Vila Galé inicia nova temporada da campanha ‘12 meses, 12 pratos’

A rede Vila Galé iniciou ontem, 02, a nova temporada da campanha “12 meses, 12 pratos”, que oferece por um preço promocional pratos inspirados na gastronomia de diversas regiões do Brasil durante todos os meses do ano. A ação está disponível nos restaurantes dos hotéis Vila Galé Paulista, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro, que são abertos ao público. As iguarias estão disponíveis no cardápio do almoço e jantar pelo valor especial de R$ 45,00.

“Este projeto proporciona uma rica experiência gastronômica aos clientes, que podem degustar e aprender mais sobre a culinária brasileira por um preço acessível. São pratos pensados para entregar sabor, mas também ser um instrumento de cultura”, explica Clodoaldo Ramos, Chef Executivo da rede Vila Galé no Brasil.  

Neste mês de janeiro, o público pode degustar o “Filé à Osvaldo Aranha”, que é referência da gastronomia carioca e leva o nome de um diplomata gaúcho. Ao se mudar para o Rio de Janeiro, Osvaldo Aranha popularizou a refeição ao fazer o pedido frequentemente em restaurantes. O prato é composto por um bife suculento de filé-mignon coberto com alho torrado, acompanhado de batata frita, arroz e farofa à base de farinha de mandioca.

Na programação também está previsto um delicioso bacalhau jangadeiro com macaxeira e leite de coco, prato típico do Nordeste. Para representar a região Norte, será possível experimentar o tradicional ossobuco acompanhado de polenta. Confira todos os pratos disponíveis em cada mês e a história de cada um no site da Vila Galé.

Preço: R$ 45,00 + 10% de taxa de serviço*
Data: Todos os dias
Locais: Vila Galé Paulista, Salvador, Rio de Janeiro* e Fortaleza*

Sobre o Grupo Vila Galé
A Vila Galé é a maior rede de Resorts do Brasil e o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal. O grupo é composto por diversas sociedades, das quais se destaca, pela sua dimensão e importância, a Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A.

A rede de hotéis Vila Galé conta atualmente com 37 unidades hoteleiras: 27 em Portugal (Algarve, Beja, Évora, Elvas, Alter do Chão, Oeiras, Cascais, Sintra, Ericeira, Estoril, Lisboa, Coimbra, Serra da Estrela, Porto, Braga, Douro e Madeira) e dez no Brasil (Rio de Janeiro, Fortaleza, Cumbuco, Salvador, Guarajuba, Pernambuco, Touros, Angra dos Reis, São Paulo, Alagoas).