Hospital Unimed Sul inicia atendimento de emergência e internação obstétrica nesta terça-feira

Inaugurado em outubro de 2022 com atendimento de emergência e internação pediátrica, o Hospital Unimed Sul amplia o seu cuidado, com abertura da emergência obstétrica e internação obstétrica, centro de parto natural e UTI Neonatal, nesta terça-feira (10). 

O eixo obstétrico conta com três quartos de Pré-parto, Parto e Pós-Parto (PPP), amplos e modernos, com banheira, acessórios e estrutura para amenizar a dor das mamães no parto natural. A iluminação do ambiente é feita em led, de acordo com a preferência da gestante, garantindo maior conforto. Os quartos de parto natural possuem TV e sofá, proporcionando maior bem-estar.

O Hospital Unimed Sul conta ainda com Quarto Vip – um quarto de internação diferenciado, amplo e ultramoderno. O apartamento tem ambiente acolhedor e intimista, formado por uma sala e o quarto com leito, para receber paciente e familiares em um espaço maior e com serviços diferenciados.

Há também quatro salas de cirurgia, sendo duas com uma janela de vidro para acompanhantes e familiares assistirem ao parto, se a família desejar. Além disso, são 22 quartos de internação Ginecológica, Obstétrica e Cirúrgica.

A Unidade de Neonatologia conta com equipe técnica especializada, 10 leitos de Terapia Intensiva e 10 leitos para cuidados de médio risco estruturados com equipamentos modernos de atendimento em neonatologia, além de incubadoras de última geração, monitores e respiradores para cuidados em neonatologia.

Dessa forma, os serviços de UTI neonatal, emergência e internação obstétrica serão transferidos do Hospital Unimed para o Hospital Unimed Sul.

Tudo foi pensado para trazer ainda mais humanização e conforto para os nossos clientes. Nossa estrutura é diferenciada e nossos profissionais estão prontos para cuidar com excelência”, declarou Dr. Marcos Aragão, presidente da Unimed Fortaleza.

Sobre o Hospital Unimed Sul

O Hospital Unimed Sul conta com uma área total de 28 mil m². Desde outubro de 2022, oferece a seus clientes serviços de emergência pediátrica, internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oncologia pediátrica, além de um centro cirúrgico moderno. Tudo foi desenhado para garantir conforto, qualidade no atendimento, acolhimento e bem-estar aos pacientes. 

Incentivo aos estudos: Unifametro abre inscrições para mais de 50 cursos gratuitos de férias

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) está com inscrições abertas para mais de 50 cursos gratuitos de curta duração nas áreas da Saúde, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Gestão, e outras. Visando incentivar o estudo e desenvolvimento pessoal da comunidade neste período de férias, as aulas acontecem no período de 18 de janeiro a 4 de fevereiro. De forma gratuita, as formações são voltadas para colaboradores, alunos e comunidade externa.

Segundo a coordenadora de Extensão e Responsabilidade Social da Unifametro, Roberta Mapurunga, os cursos de férias são uma excelente oportunidade de capacitação. “Nosso objetivo é fazer com que alunos, funcionários e toda a comunidade possam também aproveitar esse tempo livre para obter um aperfeiçoamento profissional, além de adquirir novos conhecimentos e ampliar o networking”, ressalta.

Algumas aulas acontecem de forma presencial, nos campi Carneiro da Cunha, Conselheiro Estelita e Maracanaú, outras, de forma remota, no canal oficial da instituição no YouTube. A programação completa de cursos e as inscrições podem ser feitas no site unifametro.edu.br/cursosdeferias/.

Ano novo inicia com descontos de até 70% no Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba, segundo mais lembrado pelo público segundo o Anuário do Ceará 2022,  inicia o ano com promoção, oferecendo descontos de até 70% em diversos produtos, durante o Liquida Parangaba, que começa nesta terça-feira (10) e segue até o dia 16 de janeiro.

Essa ação, de acordo com o gerente de marketing do Shopping Parangaba, Felipe Bahiana, já é tradicional no calendário do empreendimento. “O Liquida Parangaba é uma campanha que já realizamos diversas vezes, todas com sucesso. É um momento muito bom para lojistas e consumidores, especialmente neste período de início de ano, após o pico de vendas da Black Friday e do Natal. Queremos contribuir com um ano promissor já desde os primeiros dias”, assegura o gestor.

Trabalho indevido de arquitetura e outras irregularidades em obras podem ser denunciados via whatsapp

Obras e reformas sem responsável técnico ou sem placa de obra; serviços prestados por profissionais de Arquitetura e Urbanismo sem habilitação e/ou sem o  devido Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), além de profissionais com condutas antiéticas são algumas irregularidades que podem e  devem ser denunciadas ao novo canal de denúncia do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE).

De acordo com o presidente do CAU/CE, Lucas Rozzoline, o canal no WhatsApp foi criado para possibilitar mais um meio para que as denúncias sejam realizadas de forma prática e rápida. “Sabemos da agilidade que o aplicativo possibilita na vida de todo mundo, fora que ele é um excelente canal de comunicação. Queremos estar mais próximos do cidadão e, principalmente, estar atento às irregularidades inerentes aos serviços relacionados à arquitetura e urbanismo”, explica.

Danos

Lucas Rozzoline destaca sobre os riscos que a sociedade corre quando há irregularidades relacionadas a serviços indevidos de arquitetura que não são denunciadas à tempo. “Infelizmente existem pessoas que se dizem profissionais da arquitetura mas não são. Geralmente cobram um valor abaixo do mercado, mas os danos podem ser incalculáveis. Esse “falso arquiteto”, por exemplo, vai dizer que constrói, que sabe fazer projeto de estrutura, que conhece os melhores materiais, mas ele não tem a preparação e nem a formação adequada para tais serviços sob o risco de a própria obra que ele for fazer ruir depois de um tempo ou até durante a sua construção”, alerta o presidente.

“O risco de quem contrata é o de não ter como correr atrás do prejuízo, por isso orientamos que todo contratante exija a identificação do profissional e o RRT. Se ele for habilitado, vai lhe apresentar o documento e você pode verificar a veracidade na internet. Caso não tenha, é imprescindível denunciar para que possamos tomar as medidas cabíveis e evitar futuros danos para todos”, afirma. 


Como denunciar?

Para denunciar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o número (085) 99103-6117, classificar a denúncia em “virtual” ou “in loco” e digitar as informações pedidas em resposta automática para as devidas apurações do setor da fiscalização do Conselho. 

O presidente do CAU/CE explica, ainda, que o denunciante pode se identificar ou preferir ficar anônimo. Além do WhatsApp, as denúncias também podem acontecer no site www.cauce.gov.br/denuncia. Em caso de dúvida, deve-se entrar em contato através do e-mail fiscalizacao@cauce.org.br ou por telefone: no (85) 99199-0531, das 8h30 às 13h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

O que pode ser denunciado?

Podem ser denunciadas obras e reformas sem responsável técnico ou sem placa de obra; Serviços prestados por profissionais de Arquitetura e Urbanismo sem o devido Registro de Responsabilidade Técnica (RRT); Empresas ou profissionais atuando na área de Arquitetura e Urbanismo sem o devido registro no Conselho; além do não cumprimento do Salário Mínimo Profissional em conformidade com a Lei 4.950-A/1966.

Também podem e devem ser denunciados editais de licitação e de concursos públicos em que haja restrição à participação de empresa ou ao profissional de arquitetura e urbanismo; Emprego da modalidade pregão em edital de licitação cujo objeto (serviços de arquitetura e urbanismo) tenha natureza predominantemente intelectual; Condutas antiéticas dos profissionais de arquitetura e urbanismo, tais como: Recebimento de remuneração por indicação de produtos e materiais paga por fornecedores e lojistas; bem como negligência, imprudência, imperícia e/ou erro técnico, desde que fundamentados e instruídos por laudo técnico, quando solicitado.

Contagem regressiva: Moisés Loureiro estreia novo show no Teatro RioMar Fortaleza neste sábado, 14, em duas sessões

Abrindo a temporada de shows de 2023, Moisés Loureiro, um dos maiores nomes da nova geração do humor cearense em grande ascensão no cenário nacional, prepara o primeiro show do ano de forma especial e em dose dupla neste sábado, 14, no Teatro RioMar Fortaleza, às 21h, com sessão extra às 18h30.

’’Já tô me coçando pra fazer esse show tem é tempo. É sempre especial fazer em casa, tô preparando o melhor espetáculo que já fiz até hoje e tenho certeza que o povo que for vai se abrir bem muito! Era pra ser uma apresentação só, mas como tem um povo que mora longe, abrimos uma sessão extra mais cedo pra atender todo mundo”, comenta Moisés.

Moisés vem de um ano agitado, no qual estreou como ator na teledramaturgia da TV Globo com o especial “200 Anos de Independência”, lançou seu primeiro especial de comédia para as plataformas digitais, “Moisés Loureiro – Volume 1”, e iniciou seu primeiro projeto como roteirista para a Netflix, com o show “Isso Não é um Culto”, do comediante Whindersson Nunes. 

Os ingressos estão disponíveis no site uhuu a partir de R$ 40 mais taxa do site, e também na opção do ingresso solidário, que pode ser adquirido mediante a doação de um kg de leite em pó no dia da apresentação.

Serviço

Moisés Loureiro em Fortaleza

Quando: 14 de janeiro de 2023, às 21h. Sessão extra às 18h

Onde: Teatro Rio Mar Fortaleza, Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu

Vendas: Site uhuu

Classificação: 14 anos

SBOT-CE e COOMTOCE realizam atendimento ortopédico gratuito para idosos da Serrinha 

Com o passar da idade, problemas ortopédicos e de fraturas ósseas acabam ocorrendo com mais frequência entre a população idosa, que muitas vezes não consegue atendimento. E é por isso que a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Ceará (SBOT-CE) e a Cooperativa de Trabalho dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (COOMTOCE) vão oferecer atendimentos ortopédicos gratuitos para cerca de 60 idosos, no próximo dia 14 de janeiro (sábado), na Associação Mãos Unidas no bairro Serrinha, em Fortaleza.

De acordo com a médica Christine Maria Muniz Silva, presidente da SBOT-CE e da COOMTOCE, a ação visa levar o atendimento ortopédico para os idosos da comunidade,  que muitas vezes esperam anos por uma consulta. “Sabemos da dificuldade para conseguir atendimento ortopédico, e é por isso que levar esse atendimento é de extrema importância para prevenir um problema mais grave”, salienta. “ 

A ação irá contar também com atendimento ginecológico e dermatológico. “Estamos realizando essa ação social em conjunto com mais duas cooperativas médicas. São atendimentos voluntários, visando melhorar a saúde desses idosos. É uma ação pontual, mas nos sentimos felizes por poder contribuir um pouco para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”

Na mesma ocasião, a SBOT-CE e a COOMTOCE vão doar cestas básicas e brinquedos para a Associação Mãos Unidas. O atendimento aos idosos ocorrerá a partir das 8 horas, na sede da Associação Mãos Unidas, na Rua Santiago, 834 – bairro Serrinha, Fortaleza.

Em formato de galeria de arte, Festival Costume Gourmet apresentará experiências sensoriais aos participantes 

As expectativas para 2023 apontam que os consumidores estarão cada vez mais atentos para informações acerca da origem dos alimentos, e ansiosos para retornar com mais força às experiências de alimentação fora do lar. E neste mês de janeiro, de 20 a 22, eles terão a oportunidade de conferir a gastronomia de uma forma inédita, no terceiro Festival Costume Gourmet, promovido pelo Mercadinhos São Luiz e parceiros. Com o tema “A gastronomia como você nunca viu”, a edição deste ano contará com uma galeria de arte, tendo os alimentos e bebidas como obras a serem admiradas, ativando todos os sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

Os ingressos já estão disponíveis no site (costumegourmet.com.br) com opções de compras individuais ou combo para os três dias, que variam de R$ 12,50 (meia) a R$ 50. Como parte do compromisso social, toda a renda do evento será destinada ao Instituto Povo do Mar (IPOM), ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC), e ao Instituto Primeira Infância (Iprede). 

A galeria de arte gastronômica será montada no espaço de eventos do RioMar Fortaleza (Piso L3). O visitante será levado a conhecer alas que destacam os alimentos desde a origem, passando pela agricultura, pecuária, laticínios, bebidas, frutos do mar, entre outros. Através da interatividade, o passeio conectará os visitantes por meio dos cinco sentidos, entre telas de touchscreen, fones de ouvido e outros elementos tecnológicos que irão permitir uma maior imersão e conhecimento sobre o assunto. No total, 30 exposições fazem parte da programação que contará com paredes de experiências, estandes, mesa redonda e oficinas gastronômicas. 

“A ideia da criação para esse festival foge de todo o conceito de eventos de gastronomia, pois ele não se define apenas na proposta da degustação. Através dos corredores, o público poderá conhecer os chefs e aprender novas receitas; terá a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a origem dos ingredientes, formas de preparo, armazenamento, dicas de consumo e outras curiosidades tão importantes nesse meio. Contamos com um super time de parceiros, apoiadores e fornecedores, em um trabalho conjunto, e estamos felizes com a construção dessa nova forma de apresentar a gastronomia”, adianta Ana Luiza Ramalho, Gerente de Marketing do Mercadinhos São Luiz. 

Para dar o gostinho do que está por vir, Ana Luiza antecipa que o visitante do Festival Costume Gourmet sairá do evento cheio de vontade de montar uma mesa posta e servir uma bela refeição, depois de passar por todas as experiências do evento: “Nesta mostra de arte gastronômica, o visitante vai conferir uma exposição fotográfica (Food styling); vai poder moer o próprio café; passear pelo velho e novo mundo dos vinhos, conhecendo mais sobre os utensílios, coloração e harmonização; aprender sobre os diferentes cortes e preparos de bovinos e suínos; aprofundar conhecimento sobre tipos e preparos de massas; e muito mais surpresa e conteúdo nas nossas mesas redondas”, diz. 

Durante o Festival Costume Gourmet, terá ainda um espaço reservado para falar sobre o desperdício de alimentos e como evitá-los através de práticas que podem ser aplicadas no dia a dia. A proposta é que os participantes conheçam sobre as opções de aproveitamento integral dos itens e projetos sociais que trabalham com a causa.  

Junto com o Mercadinhos São Luiz, assinam a realização do evento as empresas: Trebeschi, 3 Corações, J. Macedo, Pepsico, MDB, D’Origem, Brava, Granja Regina, Merci, Nestlé Linha Seca, Nestlé DPA e Sadia. 

Serviço: Festival Costume Gourmet – A gastronomia como você nunca viu

Data: 20, 21 e 22 de janeiro

Local: Shopping RioMar Fortaleza (Piso L3)

Horário: De 10h às 22h

Site oficial: https://costumegourmet.com.br/ 

Novo salário mínimo: valor pode assustar empreendedores? Saiba como o aumento se tornar um aliado da sua empresa

Por isso, até aqui, segue em vigor o valor de R$ 1.302 proposto pelo então governo Bolsonaro.

O aumento pode assustar empreendedores, sobretudo os pequenos, por verem a folha dos colaboradores ser inchada já no início do ano.

Então, como é que medidas podem ser adotadas na perspectiva de transpor essa possível dificuldade? A resposta foi dada pelo especialista em neurolinguística e também mentor empresarial Gustavo Medeiros.

“É preciso entender inicialmente que o aumento não só eleva a minha folha de custos. Ele eleva também o poder de compra dos meus clientes. E como isso pode me impactar positivamente? Simplesmente pelo fato de que com isso as pessoas tendem a comprar mais”, explicou.

Porém, Gustavo aponta que o desarranjo que pode acontecer nas finanças de um empreendimento mediante um aumento de custos com colaboradores muitas vezes já é consequência de outras medidas erradas.

“A condução do negócio já não vem lá essas coisas e mesmo com as datas comemorativas de fim de ano não foi possível aumentar a receita? Lógico que esse aumento pode ser um agravante bem maior na situação”, disse.

Então, também conforme ele, é preciso entender que apesar das dificuldades de empreender no país, a concessão de um maior salário pode ser encarada como uma das tão faladas chances de aumento dos ganhos de uma empresa.

“Aí vem o que sempre falo: campanhas arrojadas e estratégias bem definidas. Tem gente querendo comprar mais? É minha chance. Vou me planejar para usar isso como uma oportunidade de crescimento e não apenas enxergar que esse aumento do salário vai inchar minha folha de custos”, finalizou.

Estudantes de graduação da Unifor e de outras instituições também podem concorrer às bolsas da Fundação Edson Queiroz 

As bolsas são exclusivas para alunos quem ainda não tenham diploma de nenhum curso de graduação e tenham concluído o ensino médio

O programa de concessão de bolsas de estudos filantrópicas da Fundação Edson Queiroz é uma oportunidade para quem sonha em fazer sua primeira graduação. Ter concluído o ensino médio é uma das exigências para a participação no processo seletivo, para bolsas de 50% e 100% do valor das mensalidades, em cursos presenciais e a distância (EAD) da Universidade de Fortaleza. Quem já cursa uma graduação, na própria Unifor ou em outra instituição de ensino cearense, também pode pleitear o benefício. As inscrições abrem no dia 16 de janeiro

A oferta de bolsas de estudos filantrópicas é resultado da obtenção pela Fundação Edson Queiroz do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), do Ministério da Educação. Serão milhares concedidas, contemplando a totalidade dos cursos de graduação da Unifor.

De olho nas regras do edital

Candidatos já matriculados em uma graduação precisam estar atentos e seguir todos os critérios do edital para concorrer às bolsas de estudos filantrópicas. O documento está disponível neste link

Uma delas é que a bolsa é exclusiva para quem ainda não tem uma graduação. A outra é que o benefício se destina a pessoas que se encaixam no perfil socioeconômico. As bolsas de 100% serão concedidas a selecionados com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio; e as bolsas de 50%, àqueles com renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos. 

Importante: os candidatos que estiverem matriculados em outra instituição de ensino superior (pública ou privada), caso sejam contemplados com a bolsa de estudos filantrópica, deverão cancelar o curso na outra instituição. A exigência está presente no edital e, se não observada, levará a perda da bolsa.

Edital disponível

As inscrições para o processo seletivo das bolsas filantrópicas são online. O edital já está disponível, para que os candidatos possam adiantar os documentos comprobatórios necessários à segunda fase da avaliação.

Os interessados em participar do processo seletivo das bolsas de estudo filantrópicas deverão realizar inicialmente o preenchimento eletrônico da ficha socioeconômica e, em segunda fase, providenciar o envio de documentação comprobatória da renda salarial familiar, conforme detalhada no edital. Todo o processo é feito online. Para isso, a Fundação Edson Queiroz disponibiliza o site www.unifor.br/cebas, com os links para o preenchimento eletrônico e para o envio dos documentos.

A Comissão de Seleção e Gestão das Bolsas de Estudos da Fundação Edson Queiroz pede atenção aos interessados para que sejam cumpridos rigorosamente os prazos estipulados no cronograma de envio dos documentos. Erros no preenchimento da ficha socioeconômica, documentação incompleta e perda do prazo podem levar ao indeferimento da inscrição.

A concessão das bolsas só acontecerá após aprovação da análise e comprovação socioeconômica dos candidatos inscritos. O resultado final dos contemplados com as bolsas será divulgado no portal da Unifor dia 4 de abril de 2023. Contudo, o candidato que tiver pré-selecionado na FASE 1, já começará a assistir suas aulas no dia 1º de fevereiro de 2023. O edital com as normas e critérios do processo seletivo das bolsas está em conformidade com a Lei Complementar 187/2021 e com a Portaria 15/2017 do MEC.

Segurança deve ser redobrada durante as férias escolares em condomínios

O período de férias escolares exige atenção redobrada com crianças e adolescentes em relação aos riscos de acidentes dentro de casa e nas áreas comuns dos condomínios. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), ao ano, 110 mil crianças são hospitalizadas em razão de acidente doméstico. Mas no período de férias, o volume destes acidentes registrados em hospitais aumenta 25%, em média, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria. Quedas, sufocamentos, afogamentos, choques e intoxicação são os mais comuns.

E para evitar acidentes e garantir a diversão nas férias é necessário a supervisão dos responsáveis, mas também alguns cuidados são de responsabilidade do condomínio. Como explica a Carmen Lima, Gerente de Atendimento da Viper Condomínios. 

“Brincadeiras em escadas é um perigo e devem ser evitadas. É importante ter corrimões e protetores nas escadas para evitar acidentes. Além disso, a proteção nas janelas e varandas que se encontram em lugares altos é essencial para a segurança das crianças. Outro ponto de destaque é o elevador, que não é brinquedo, é apenas um recurso para facilitar a vida das pessoas. As crianças não devem ser deixadas sozinhas próximas ao equipamento.”, salienta. 

Carmen Lima, orienta também sobre a manutenção dos brinquedos no parquinho do condomínio. “O playground deve ter uma manutenção constante, para evitar que os brinquedos não tenham parafusos soltos. Sugiro que coloque protetores para que não fiquem aparentes, e assim evitar cortes. Já no banheiro da área comum, a recomendação é instalar travas no vaso sanitário”, frisou.

É importante que as crianças estejam sempre acompanhadas de um adulto quando acessarem o estacionamento, pois os pequenos se tornam um ponto cego para o motorista, podendo causar acidentes até fatais. E para finalizar, atenção redobrado com a eletricidade. Fios descobertos, instalações improvisadas, sobrecarga de aparelhos em uma única tomada também devem ser evitados.