Pesquisas destacam a relevância do vigor na semente para o aumento do desempenho das lavouras de soja

Por décadas, a semente de soja foi considerada apenas um insumo, mais um item na agricultura. Entretanto, investimento em pesquisas por órgãos oficiais e iniciativa privada colocou a semente como peça-chave para o desempenho positivo da lavoura, já que nela foi identificada uma característica que aumenta – e muito – a produtividade: o vigor. Em média, uma lavoura com sementes de alto vigor tem ganho de 10% a 15% em produtividade.

O dado faz parte de um levantamento do Dr. José de Barros França Neto, uma das maiores referências em soja no Brasil. França Neto é engenheiro agrônomo, Ph.D. em Agronomia/Tecnologia de Sementes e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Soja há mais de 40 anos. 

França identificou que 55% das sementes comercializadas no Brasil apresentam vigor médio ou baixo. O vigor é uma propriedade das sementes que determina o seu potencial para emergência rápida e uniforme e o desenvolvimento de plântulas normais sob uma ampla diversidade de condições ambientes. 

“Qual é a vantagem de uma semente vigorosa? Mesmo com muita tecnologia aplicada, não é incomum o agricultor errar a profundidade da semente na hora do plantio. Uma semente de baixo vigor não irá vencer uma camada de solo de 6, 7 cm. Já a semente de alto vigor consegue vencer. Uma semente de alto vigor aguenta uma seca de dez dias, claro tratando ela com um fungicida adequado. Uma de baixo vigor em dois ou três dias deteriora”, explica o pesquisador França Neto.

Pela metodologia utilizada pelos pesquisadores da Embrapa Soja, uma semente considerada de vigor muito alto apresenta índice igual ou superior a 90%; alto, entre 85% a 89%; médio, entre 75% a 84%; e baixo, igual ou inferior a 74%.

“Uma semente com vigor promove um bom desempenho de germinação em uma situação normal, mas também em situações de estresse. Se produz uma planta de alto desempenho agronômico, sistema radicular mais robusto e parte aérea com boa estrutura de produção”, afirma o especialista, que considera a semente uma matéria-prima, e não somente um insumo.

Além disso, sementes vigorosas têm o processo fotossintético mais cedo e eficiente, maior taxa de crescimento das plantas, maior acúmulo de matéria seca, plantas com maior área foliar e melhor sistema radicular, maior capacidade de produção de vagens e sementes e aumento do rendimento de grãos.

Sustentabilidade

Não é exagero afirmar que a melhoria do vigor das sementes de soja ao longo dos anos contribuiu para o agronegócio ser uma atividade cada vez mais sustentável. O vigor é fundamental para a produtividade, que apresentou aumento ao longo das décadas, o que reduziu a necessidade de ampliação de área para produzir. 

A produtividade média da soja na safra 1976/1977 era de 1.748 kg por hectare no Brasil. Já na safra 2020/2021 foi 3.525 kg por hectare, ou seja, dobrou a produtividade em quase 45 anos. Em área, passou de 7 milhões de hectares para quase 40 milhões e, em produção, de 12 milhões para 135 milhões de toneladas.

“Se a gente estivesse com aquela produtividade antiga, para produzirmos os 135 milhões de toneladas, a gente precisaria de praticamente o dobro da área, quase 80 milhões de hectares. Então, a gente economizou, com aumento de produtividade, técnicas de produção e qualidade de sementes, praticamente 40  milhões de hectares”, destaca França Neto.

Tradição em vigor

Com mais de quatro décadas de história, a ATTO produz sementes de alta performance, sendo uma das primeiras companhias a vincular o vigor da semente ao aumento da produtividade no campo. 

A ATTO Sementes tem o IPA, índice exclusivo, calculado a partir de algoritmos, cruzando vários testes e baseado principalmente em vigor. Com o IPA, o agricultor aumenta sua probabilidade de atingir o estande desejado mesmo em situações extremas e sem a necessidade de testes de canteiros.

“O IPA foi criado para facilitar a vida do agricultor. Com ele, o agricultor não precisa fazer testes para regular suas plantadeiras e tem altíssima precisão no estande. Isso só foi possível devido aos altos índices de vigor entregues pela ATTO, nosso IPA médio nas últimas 3 safras é de aproximadamente 96% o que significa que de cada 100 sementes que entregamos, 96 se tornarão plantas de alta performance e produtividade”, afirma Marcelo Laurente, Diretor Comercial da ATTO.

Há mais de 10 anos a ATTO faz um trabalho a campo na propriedade dos agricultores de todo Centro-Oeste, Norte e Nordeste com objetivo de demonstrar todos os benefícios que podem obter investindo em adquirir ATTO Sementes.  Os resultados destes trabalhos permite afirmar que usando ATTO Sementes o agricultor produz mais. Neste último ano, nos trabalhos de lado a lado, a semente da empresa produziu na média 3,1 sc/ha a mais do que a mesma cultivar da semente concorrente, este resultado é 53% superior ao resultado obtido nos 3 primeiros anos. “Aqui na ATTO Sementes estamos sempre em busca de evolução para entregar cada vez mais valor aos nossos clientes”, conclui Marcelo Laurente, Diretor Comercial da ATTO.

Além disso o agricultor pode contar com outras inovações como o SISTEMA PLANTHA, que ajuda no planejamento de compra mais preciso, evitando faltas ou sobras expressivas de sementes, o ESCUD que é a tecnologia de tratamento industrial de Sementes da ATTO que garante uma excelente cobertura e dosagem correta de ingrediente ativo nas sementes, tendo várias opções de receitas para a escolha do agricultor, sendo que duas delas chamadas ESCUD C, são soluções completas com Fungicida, Inseticida, Nematicida, Inoculante, CoMo e grafite, para que o agricultor possa abrir a embalagem e plantar, otimizando sua logística.

“Todas as soluções embutidas nas sementes de soja da ATTO são criadas com foco no sucesso do agricultor. Entregamos segurança, racionalização de recursos e buscamos dar impulso para maiores produtividades por hectare”, finaliza Marcelo.

Situação climática

O último levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em dezembro de 2022, apontou para uma produção de 153,5 milhões de toneladas (volume recorde), ou seja, 22,2% ou 27,9 milhões de toneladas acima da safra anterior. Apesar desse cenário positivo, ainda há uma cautela dos produtores devido ao clima, pois, durante o plantio houve longos períodos com restrições hídricas e baixa umidade do solo na região Centro-Oeste e no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). 

Essa situação já tinha sido antecipada por técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que apontavam para oscilações do clima na parte centro/norte do Brasil.

No Centro-Oeste, a falta de chuva dificultou o plantio e a germinação da soja, desacelerando os trabalhos, em comparação à safra anterior. Vários agricultores tiveram que paralisar a semeadura, e mesmo com todo cuidado muitos ainda tiveram que replantar suas lavouras.

O replantio é algo que o agricultor evita ao máximo, pois, perde potencial produtivo, gera custos e perde janela de 2a safra, mas muitas vezes, mesmo com o uso de sementes de alto vigor ocorrem acidentes que geram esta necessidade. 

“O agricultor que compra ATTO Sementes tem seu risco de replantio reduzido devido o vigor de nossas sementes. Entretanto, quando ocorrem acidentes e o agricultor precisa replantar, ele pode contar com o sistema Protege, disponibilizado, sem custo adicional, pela ATTO Sementes”, afirma Marcelo Laurente, Diretor Comercial da ATTO. A inovação visa atender qualquer acidente na fase de implantação da lavoura. Caso necessite de replantio, a empresa garante a reposição das sementes.

O produtor Ismael Gorgen, do Tocantins, depois de uma seca agressiva perdeu 700 hectares, mas pode contar com o Protege. “Ele é ótimo, não tenho nem o que falar. A ATTO é a única empresa que faz isso, é bom demais”, contou.

Já Paulo Ricardo de Godoi, de Goiás, passou por uma situação inversa, com chuva pesada após o plantio. “O sistema Protege é uma ferramenta boa. O que me chamou a atenção foi a rapidez com que atenderam meu chamado”.

Com foco em melhor experiência de consumidores, MRV lança nova série no YouTube

Empresa lança série de vídeos, intitulada de #LetsHelp, que busca responder as principais dúvidas que as pessoas têm em relação ao processo de compra de um imóvel, com comunicação leve, fluida e assertiva, para desmistificar este processo

Após um ano de destaque em premiações pelos diversos projetos com foco em uma nova cultura de atenção e cuidado com o consumidor, a MRV, que sempre busca novas formas de se conectar com seu público-alvo, inicia o ano com um projeto voltado a orientar e responder as principais dúvidas dos clientes em relação ao conteúdo que permeia o processo de compra de um imóvel, de maneira prática e humanizada. “Queremos alcançar nossos clientes de uma forma diferente, trazendo mais identificação para todos e reforçando as temáticas mais importantes da nossa jornada para garantir uma experiência mais fluida e com menor complicação possível”, comenta Joice Silva, gestora executiva de Relacionamento com Clientes.

Com um nome sugestivo, a série de vídeos é chamada “Let’s Help – Dicas para você e seu apê”. Por meio da apresentação da “Let’s”, a Letícia, uma cliente influenciadora que já produz conteúdo sobre o dia a dia de um morador MRV em seu Instagram @nossos45m2 (https://instagram.com/nossos45m2?igshid=YWJhMjlhZTc=), a influencer elucida as temáticas dos vídeos que foram escolhidas a partir das principais dúvidas de clientes reais MRV, recebidas por meio dos canais de relacionamento da companhia.

Explorando as diversas etapas que envolvem o processo de compra, os vídeos serão lançados com uma periodicidade de dois meses, no canal do YouTube da MRV. O primeiro curta da série fala sobre Índices e Correções, incidentes sobre as parcelas do financiamento, com foco no Índice Nacional da Construção Civil (INCC). Mas, já há no planejamento temas como programa indicação premiada, visita à obra, entrega de chaves e jornada financeira.

“O objetivo é inovar na forma de comunicar com os clientes, aproximando-os, personalizando sua experiência e alcançando mais pessoas. Dessa forma, fazemos com que o público-alvo veja o nosso negócio com um olhar mais humano, além de melhorar a percepção da marca e facilitar o processo de compra”, comenta Joice Silva.

O primeiro episódio já está disponível pelo link https://www.youtube.com/watch?v=ZbVS8V4JoFE&t=2s

Além disso, a MRV conta com várias iniciativas para melhorar a experiência de seus clientes, inovando seus projetos e processos, com foco no desenvolvimento de ações junto aos seus colaboradores visando melhorias internas e externas. Tudo isso trouxe resultados expressivos e mais reconhecimento para a empresa, que somente no último ano somou 14 premiações conquistadas pelos diversos projetos com foco em uma nova cultura de atenção e cuidado com o consumidor.

Em 2022, os projetos “Conselho de Clientes MRV”, em que lideranças da companhia escutam a percepção de alguns clientes sobre seus produtos e processos; o “MRV Renegocia”, programa que busca facilitar e agilizar o processo de renegociação via via chatbot MIA – assistente virtual da companhia; e o “Projeto de Cultura MRV: o cliente sonha, a gente constrói”, foram premiados. Entre os reconhecimentos conquistados, estão: Prêmio Conarec, Prêmio Cliente S/A, Prêmio Latam, Best Performance, Prêmio ABT, entre outros.  

Sobre a MRV  

Em mais de quatro décadas de mercado, a MRV, líder da América Latina, tem colocado em prática seu propósito de construir sonhos que transformam o mundo por meio da construção da casa própria levando em conta questões ambientais, sociais e de governança. Suas ações valorizam esses pilares a fizeram ser reconhecida como integrante, pelo sexto ano consecutivo, do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. 

A companhia é signatária e apoiadora institucional da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa de sustentabilidade corporativa gerida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para conhecer mais sobre as iniciativas da MRV baseadas no ESG (Environmental, Social and Governance) acesse o site www.mrv.com.br.

Nosso Lar Espaço Terapêutico recebe credenciamento de planos de saúde


Criado em sociedade entre o Grupo SM e o Grupo Nosso Lar, o Nosso Lar Espaço Terapêutico conquistou, no último dia 28/12, o credenciamento do plano de saúde da Cafaz Saúde para atendimento especializado em saúde mental. Com proposta inédita no Ceará, o Espaço proporciona uma experiência diferenciada de acolhimento, relaxamento e bem-estar para pacientes adolescentes, jovens e adultos com transtornos psiquiátricos ou compulsões. Inaugurado em maio de 2022, o Espaço já faz parte também da rede credenciada do plano Camed. 

O presidente do Grupo Nosso Lar, Aleks Mesquita, explica que a busca por credenciamento junto à rede de planos de saúde faz parte do processo de crescimento do Espaço Terapêutico, criado em parceria com o empresário e sócio, Sérgio Melo. “São conquistas que ampliam o nosso alcance, possibilitando suporte e auxílio psicológico de qualidade para a sociedade realizado por equipes multidisciplinares qualificadas e toda uma estrutura de conforto”, afirma. 

O Espaço Terapêutico tem localização privilegiada no Porto das Dunas, em Aquiraz, com segurança, privacidade e estrutura física de um hotel que oferece todo conforto aos pacientes. No total, são 35 leitos distribuídos de forma que os pacientes podem interagir entre si, sem perder a individualidade, usufruindo de jardim, restaurante, piscina, redário e ampla área de lazer.

Sobre o Nosso Lar

Criado há mais de 50 anos, o Grupo Nosso Lar conta com o Nosso Lar Hospital que é referência em saúde mental com internação e tratamento psiquiátrico inovador, integral e humanizado, tendo como base a ciência e a espiritualidade. A unidade hospitalar conta com uma equipe multidisciplinar preparada para atender pacientes, 24 horas por dia, com um plano terapêutico individualizado, contemplando atividades diversas, como musicoterapia, arteterapia e lazer.

Skincare de beber: Mallory dá dicas de sucos e vitaminas rápidas que auxiliam na saúde da pele

À primeira vista, quando pensamos em skincare imaginamos cremes, pomadas, loções, bb ou cc cream, e uma outra infinidade de cosméticos. No entanto, os cuidados com a pele do rosto vão muito além do que a superfície da epiderme. Uma noite bem dormida, por exemplo, é um dos principais fatores que contribuem para a saúde da pele, além da ingestão de alimentos como frutas e verduras. Tendo isso em vista, a Mallory separou dicas de sucos e vitaminas potencializadores de uma pele brilhante, macia e com viço. Confira abaixo:

Super abacate: a vitamina antienvelhecimento 

Prevenir e diminuir as marquinhas da idade são um dos principais objetivos do skincare. Por isso, a primeira dica de vitamina é um derivado de uma receita bastante popular, principalmente em regiões como o Nordeste. 

Para prepará-la você vai precisar de: 

  • 1 copo de iogurte natural 180 g
  • 1/2 abacate maduro
  • 3 castanhas-do-pará

O líquido é rico em vitamina E, propriedade essencial para retardar o envelhecimento da pele e eliminar toxinas. Pelo abacate ter um aspecto mais denso, o Super Liquidificador e Processador New B. da Mallory é o portátil ideal para a sua preparação. O produto acompanha ainda dois copos. Ultra resistentes, os recipientes também possuem tampas, o que possibilita que o líquido possa ser levado para qualquer lugar. 

Maçã, cenoura e morango: o suco milagroso

Rico em vitaminas como a A, poderoso renovador celular e produtor de colágeno, esse suco é ideal para quem deseja mais firmeza na pele. Além disso, o líquido proporciona ainda um up na imunidade por conter vitaminas B e C. 

Para prepará-lo você vai precisar de: 

  • 20g de cenoura  
  • 200ml de suco de maçã 
  • 5 morangos

Ideal para tomar antes das atividades físicas, o suco pode ser feito no Mixer Mallory Robot,  permitindo uma maior mobilidade e praticidade na preparação do líquido.

Vai uma vitamina de mamão aí?

Sim, o mamão é um importante aliado para a saúde da sua pele e não apenas para o combate à prisão de ventre. Quando combinada a outros ingredientes, a fruta pode contribuir para uma pele mais macia.

Para preparar a vitamina você vai precisar de: 

  • 1 tâmara para adoçar
  • 280g de iogurte natural 
  • 1 mamão maduro
  • suco de 1 laranja

O resultado é rico em vitamina C, uma das principais substâncias utilizadas nos cosméticos por seu poder de renovação da pele. E para ajudar na preparação da vitamina, o Espremedor Mallory FruitMax pode ser utilizado para obter o suco da laranja de forma rápida e sem sujeira. 

O azedinho que faz bem para a pele

Por fim, para uma pele mais limpa e sem manchas, livre de radicais livres, este suco é a pedida. Rico em bioativos e antioxidantes, o líquido é preparado com frutas que podem não agradar a todos, mas que são ótimas opções para o cuidado com a pele. 

Para prepará-lo você vai precisar de:

  • 1/2 limão
  • 1 xícara (chá) de uva com casca
  • 1 maçã verde com casca
  • 200 ml de água mineral 

Além dos benefícios para a pele, o suco também proporciona mais vigor e energia, ideal para quem tem uma rotina atribulada. O líquido pode ser preparado em grande quantidade no Liquidificador Mallory Taurus Glass, que possui capacidade de 2,3L, e ser armazenado por até 2 dias.

Sobre a Mallory

A Mallory é uma empresa brasileira com mais de 45 anos de experiência e referência em eletroportáteis. Contando também com escritórios na Europa e na China, a Mallory se beneficia de todas as pesquisas e desenvolvimentos globais, traduzindo sua expertise para os produtos que comercializa no país, sempre respeitando as características únicas da cultura brasileira. A Mallory desenvolve linhas completas de produtos para a cozinha, lar e cuidados pessoais, pensando no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas, além de linhas especiais de itens para colecionadores, como a linha Disney, que conta com produtos do Mickey e do Star Wars, e a linha Masterchef.

Itaipava é a nova patrocinadora oficial da Tardezinha

“Senhoras e senhores, essa é a Tardezinha!”, com a frase mais do que conhecida, o cantor e compositor Thiaguinho anunciou em novembro que o projeto Tardezinha estava de volta. Agora, em evento para convidados da Itaipava e do próprio cantor que ocorreu nesta quarta-feira (11), no Rio Beach Club, na Barra da Tijuca, a Itaipava, cerveja do Grupo Petrópolis, anunciou seu patrocínio oficial a esse que é um dos maiores eventos musicais do Brasil. Com base nessa parceria com o artista, a marca lança ITA-Draft Tardezinha, um chopp na lata que será a bebida oficial de todas as apresentações do projeto nas 25 cidades do país. A partir de abril, o cantor e a Itaipava rodarão de norte a sul para promover ao público música, diversão e inovação com o novo produto. 

Com o conceito “É o Chopp na Lata, Muleke!”, a ITA-Draft chega à Tardezinha com novos atributos que ressaltam a qualidade dos produtos Itaipava, além de trazer o ITA, nomenclatura que a marca adotou como linguagem proprietária para reforçar a assinatura “100% Cerveja”, que coloca o produto no centro de sua comunicação.

Para o lançamento do chopp oficial da turnê foi desenvolvida uma lata exclusiva e personalizada em embalagem 350ml com a identidade visual do Thiaguinho e assinatura do Tardezinha. A ITA Draft é cinco vezes filtrada e não pasteurizada. Isso faz dela uma cerveja mais leve, como aquele chopp gelado que combina com o verão que todo brasileiro ama. E em breve a ITA-Draft Tardezinha também será comercializada nacionalmente para todos os consumidores.

“Thiaguinho entrega tudo o que procurávamos: o fit com a marca, o carisma, o alto astral – nada pode ser mais a cara do verão e da ITA-Draft”, diz Danielle Bibas, vice-presidente de Marketing do Grupo Petrópolis, fabricante da Itaipava. “Escolhemos patrocinar toda a turnê Tardezinha para alcançar um público que vai nos permitir incrementar a estratégia de portfólio, preenchendo um espaço que não era ocupado por nenhuma de nossas outras marcas”, completa a executiva.

Para os primeiros meses do ano, a marca ainda promete ações exclusivas da parceria que serão anunciadas em breve. A estratégia, criação, produção de conteúdo, mídia da campanha 360° e da parceria entre Tardezinha e Itaipava são assinadas pela WMcCann.

“A Itaipava vem reformulando sua comunicação, trazendo a linguagem proprietária do ITA para seu novo posicionamento. Para o verão 2023 nós tínhamos o desafio de encontrar uma figura que representasse esse novo momento da marca, que vem cada vez mais se conectando com o território musical. Aí construímos a oportunidade junto ao Thiaguinho e à Tardezinha”, conta Lelê Pereira, diretora de Criação da WMcCann.

Tardezinha

Foram 162 edições ao longo de 4 anos. Agora, após um hiato de dois anos, o cantor vai rodar o Brasil, em 27 apresentações, com o melhor do pagode clássico e atual. Cantor, compositor, instrumentista, empresário, diretor e produtor musical, Thiaguinho é um dos mais versáteis e criativos artistas brasileiros.

A nova edição da Tardezinha estreia no Rio de Janeiro no dia 1º de abril, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca (RJ). O projeto musical passará por outras 24 cidades do Brasil. Entre elas, Salvador (BA), Teresina (PI), Maceió (AL), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Belém (PA). Os ingressos para os shows em todo o Brasil estão à venda, em muitas cidades já esgotados. 

Instituto de Educação Médica estende prazo de inscrição para bolsas em Medicina 

O Instituto de Educação Médica estendeu até o dia 24 de janeiro as inscrições para o processo seletivo de bolsas integrais dos cursos de medicina autorizados no âmbito do Programa Mais Médicos das instituições de ensino que integram o Instituto de Educação Médica (Idomed). Os interessados podem se inscrever pelo site econ.rio.br/bolsistas23-1 . A seleção é destinada para ingresso no primeiro semestre de 2023 e, ao todo, serão 11 vagas para o Ceará e outras 29 vagas distribuídas em diferentes regiões do país.  

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre 2017 e 2021, e atender às condições estabelecidas no edital de cada unidade, como: não ter diploma de curso superior, ter renda familiar mensal que não exceda o valor de 1,5 a 3 salários-mínimos por pessoa, a depender da instituição escolhida e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. 

Também é necessário enviar a documentação que comprova a participação no ENEM e ser residente e natural da região onde está estabelecida a escola médica. Alguns editais possuem valor de salários diferentes, contudo, dentro da faixa acima. Outra característica dos pré-requisitos é o local de residência e nascimento. 

Vagas 

O edital prevê  três vagas para Iguatú (CE),  cinco para Quixadá (CE) e três para Canindé (CE). Também estão sendo disponibilizadas quatro vagas para Angra dos Reis (RJ), cinco para Açailândia (MA), cinco para Castanhal (PA), duas para Jaraguá do Sul (SC), uma para Juazeiro (BA), sete para Alagoinhas (BA) e cinco para Ji-Paraná (RO).   

O resultado da seleção será divulgado no dia 03 de fevereiro após 18h no site do Idomed e a matrícula deverá ser efetuada no dia 06 de fevereiro, presencialmente, nas secretarias dos campi.   

Tecnologia

Ao longo do curso, os alunos terão acesso a equipamentos com tecnologia de ponta para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs, antes do contato com o paciente real, no Laboratório de Simulação Realística, além de terem acesso a estudo em realidade virtual. As escolas de medicina do Idomed disponibilizam também laboratórios de imagenologia (para o estudo aprofundado dos exames de diagnóstico por imagem – tomografia, ressonância magnética, radiografia, entre outras), de anatomia e de técnicas cirúrgicas simuladas.   

Além da infraestrutura e tecnologia, as escolas médicas do Idomed oferecem aos candidatos que sonham em seguir essa carreira a oportunidade de ingressar no curso sem sair de sua terra natal, fomentando e aprimorando também a rede de saúde regional. “A seleção de bolsistas residentes gera um grande impacto positivo, pois pessoas da própria cidade recebem a oportunidade de cursarem medicina em uma instituição, com foco no desenvolvimento humanizado do futuro médico. Ao término do curso, os bolsistas poderão atuar no próprio município, auxiliando o sistema de saúde local e ofertando uma melhor qualidade de vida aos moradores da região”, destaca o diretor executivo nacional do Idomed, Dr. Silvio Pessanha Neto. 

Prefeitura participa da Auê Feira Criativa na Praça das Flores neste fim de semana

A Prefeitura de Fortaleza participa, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), da Auê Feira Criativa, que será realizada neste sábado e domingo (14 e 15/01), das 16h às 22h, na Praça das Flores, no Aldeota. A SDE contará com 13 estandes, sendo oito do Programa Nossas Guerreiras, quatro das Feiras de Pequenos Negócios e um do Projeto Costurando o Futuro. A ideia é dar visibilidade aos projetos e ações realizadas pela área do Desenvolvimento Econômico.

O evento contará com atividades sobre gastronomia, moda, design, música, lazer e artesanato. A edição também terá a participação de atrações musicais locais, como Os Alfazemas, DJ Bugzinha, Superbanda, Projeto Baianidade e Palco Pequeninos. A Feira acontece a céu aberto e toda a programação é gratuita.

Auê Feira Criativa
A Auê Feira Criativa é realizada desde 2018, valorizando o empreendedor local, fomentando o design cearense e propondo um conceito de acesso à cidade e empoderamento artístico e cultural. Com mais de 40 pessoas envolvidas na organização e cerca de dois mil visitantes por dia, a Auê Feira Criativa movimenta cerca de R$ 500 mil por edição e já faz parte do calendário de eventos da capital. Já são mais de 30 feiras realizadas desde a primeira edição.

Serviço:
Auê Feira Criativa
Data: 14 e 15/01 (sábado e domingo)
Horário: 16h às 22h
Local: Praça das Flores (Avenida Desembargador Moreira – Aldeota)
Mais informações pelo Instagram @auefeira

Inscrições para bolsas de estudo da Fundação Edson Queiroz iniciam segunda-feira

Começa na segunda-feira, 16, o período de inscrições para o Programa Super Bolsas Filantrópicas da Fundação Edson Queiroz. É uma oportunidade de concorrer a uma das milhares de bolsas de estudo, de 50% e 100%, para cursos de graduação presencial e a distância (EAD) da Universidade de Fortaleza (Unifor). As inscrições são gratuitas e estão abertas a candidatos com o ensino médio completo e também a estudantes já matriculados em cursos de graduação, na Unifor ou em outras instituições de ensino superior do Ceará. 

CONFIRA EDITAL

Resultado da obtenção pela Fundação Edson Queiroz do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), do Ministério da Educação, as bolsas têm caráter filantrópico e, por isso, é necessário que o candidato se encaixe no perfil socioeconômico. O critério adotado é o da renda familiar e, por isso, exige documentação comprobatória. Bolsas de 100% são destinadas a candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio; e bolsas de 50%, aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.

O resultado final dos contemplados com as bolsas filantrópicas será divulgado no portal da Unifor no dia 4 de abril.

Cinco dicas para redobrar a atenção

Os aprovados poderão cursar gratuitamente de forma integral uma graduação na Unifor, a melhor universidade particular do Brasil, segundo a revista Forbes, bastando comprovar anualmente que se mantém no mesmo critério socioeconômico. Para não deixar escapar a oportunidade, é importante estar atento a todos os detalhes do edital e adiantar os documentos exigidos na segunda fase do processo seletivo. Erros no preenchimento do formulário e documentação incompleta podem levar ao indeferimento da inscrição. O processo é todo online. No site www.unifor.br/cebas, os candidatos encontrarão mais informações e os links para o preenchimento eletrônico do formulário e para o envio dos documentos.

1. No ato da inscrição, o candidato preencherá no site a Ficha Socioeconômica. É preciso estar atento nessa hora. Cheque todos os dados antes de salvar as informações para envio do formulário. Depois disso, não é possível fazer qualquer tipo de alteração nele. Erros e omissões na Ficha Socioeconômica podem levar a inscrição do candidato a ser indeferida. 

2. Na inscrição, é solicitado ao candidato que informe um endereço de e-mail válido. É por esse canal que ele receberá atualizações do processo seletivo. Além de checar se o endereço eletrônico foi escrito corretamente, é recomendado conferir se ele está ativo e se a senha está correta. Feita a inscrição, é preciso ficar atento se novas mensagens da Fundação Edson Queiroz chegaram a sua caixa de entrada ou, se por engano do servidor, elas não foram parar na aba de “Promoções” ou mesmo entre os spams.

3. Os candidatos precisam ter nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do Processo Seletivo da Unifor. Após a primeira fase da seleção do Programa Super Bolsas Filantrópicas, será aplicada uma prova de redação online para inscritos que não tenham nenhuma dessas notas. Nesse exame, serão avaliados o domínio da escrita formal em língua portuguesa, a compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento, a capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos.

4. Candidatos pré-selecionados na 1ª fase terão de 6 a 24 de fevereiro para enviar, pelo site www.unifor.br/cebas, a documentação comprobatória exigida. A lista do que é exigido já está disponível no edital e o recomendado é não deixar para reunir tudo no fim do prazo de envio. O candidato deve evitar contratempos ao solicitar a emissão do que é pedido no edital. Toda a documentação deve ser enviada, em uma única remessa, dentro do prazo estipulado. Ou seja, não é possível fazer o upload de algum documento que tenha sido esquecido ou deixado para depois. A documentação incompleta ou errada poderá fazer com que a inscrição do candidato seja indeferida.

5. Em caso de dúvidas, o candidato tem a sua disposição a Central de Bolsas de Estudo da Unifor. Os contatos podem ser feitos por telefone ou WhatsApp, nos números (85) 34773000 – opção 4 e  (85) 9.9246.6625. Atendimentos presenciais também estão disponíveis, no campus da Universidade de Fortaleza, com a equipe do Programa de Acolhimento e Permanência e Sucesso do Aluno (PAPSA).

Positivo Casa Inteligente amplia possibilidades de iluminação smart com dois novos produtos
Uma boa iluminação é capaz de transformar qualquer ambiente, ainda mais se permitir ao usuário customizá-la com milhões de cores, conectá-la a outros objetos da casa e até mesmo controlá-la de forma remota, seja via smartphone ou comando de voz. Com todos esses recursos, a Positivo Casa Inteligente, plataforma da Positivo Tecnologia que oferece soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT) para ambientes conectados, acaba de ampliar seu portfólio de iluminação com a Smart Luminária de Mesa Wi-Fi e a Smart Luminária Spot de Embutir, duas soluções que prometem agregar modernidade, sofisticação e tecnologia à decoração de casas e empresas. 

“A Positivo Casa Inteligente tem como um de seus principais objetivos tornar a vida dos usuários mais prática e confortável por meio de dispositivos conectados. Pela facilidade de instalação, personalização e uso, os produtos de iluminação são, ao mesmo tempo, excelentes portas de entrada para consumidores que querem embarcar nesse universo e opções extremamente versáteis para entusiastas que querem conectar diversos objetos em um mesmo ambiente. A Smart Luminária de Mesa Wi-Fi e a Smart Luminária Spot de Embutir se complementam e são perfeitas para quem procura liberdade para mudar cenários com um simples comando no celular ou assistente de voz”, diz José Ricardo Tobias, responsável pela Positivo Casa Inteligente.

A Smart Luminária de Mesa Wi-Fi já está disponível em duas versões para combinar com qualquer ambiente (preta e branca), tem potência de 5W e é ideal para usuários que precisam de portabilidade e versatilidade para transformar ambientes de descanso, leitura e convivência. Compatível com as assistentes virtuais Alexa e Google Assistente, pode ser customizada por comandos de voz ou diretamente no aplicativo gratuito da marca para ajustes de cor (mais de 16 milhões de opções), temperatura de cor (branco quente de 3.000k a branco frio de 6.500k) e intensidade. Outros recursos de destaque são as possibilidades de sincronia de cores com as músicas favoritas do usuário e a criação de cenas com outros dispositivos conectados, inclusive a partir de um exclusivo botão com configurações pré-definidas. 

Já a Smart Luminária Spot de Embutir, que tem previsão de lançamento para 20/1, será a opção perfeita para sofisticar ambientes, dando um toque de elegância e modernidade a espaços como halls de entrada, salas de estar, quartos e banheiros que necessitam de uma iluminação direcionada. O produto poderá ser embutido no teto ou em sancas de gesso, terá potência de 5W, opções de temperatura de cor entre 2700K e 6500K, além de fluxo luminoso de 400 lúmens. Simples de instalar, também será compatível com as assistentes de voz Amazon Alexa e Google Assistente, e terá timer programável para maior conforto e economia de energia. A lâmpada vírá acompanhada de uma moldura (frame) para instalação, terá vida útil de 15 mil horas, conexão direta com o roteador Wi-Fi e certificação da Anatel. Assim como os demais produtos da linha de iluminação inteligente da Positivo, não requererá qualquer equipamento extra para a instalação: bastará conectar o dispositivo ao ponto de eletricidade e configurar o produto pelo próprio aplicativo.

Tanto a Smart Luminária de Mesa Wi-Fi quanto a Smart Luminária Spot de Embutir têm um ano de garantia. A Luminária de Mesa já pode ser adquirida pelo site da Positivo Casa Inteligente e a Luminária Spot de Embutir será disponibilizada em breve.

Mais informações sobre a Positivo Casa Inteligente e seus produtos estão disponíveis no site.

SOBRE A POSITIVO CASA INTELIGENTE:

A Positivo Casa Inteligente é uma plataforma da Positivo Tecnologia com soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT). O portfólio inicial é composto por kits e produtos voltados à segurança, eficiência e automação de residências e estabelecimentos comerciais. A marca – assim como Anker, Compaq, Positivo, Positivo BGH, Quantum, VAIO, Infinix e 2A.M. – conta com investimento e suporte da Positivo Tecnologia. Mais informações no site oficial da Positivo Casa Inteligente.
Planejamento das empresas deve ir além do administrativo

Provavelmente o planejamento é o primeiro passo a ser executado quando o assunto é tomada de decisão no curto, médio ou longo prazo. Tal realidade não encontra discordância entre a maioria dos gestores.

Alinhado com as estratégias de negócios – que são ações direcionados a alcançar objetivos – o planejamento empresarial pode ser visto como um grande guarda-chuva corporativo abrigando sob sua administração inúmeras modalidades que devem receber dedicada atenção. Uma delas é, sem dúvida, o planejamento jurídico.

“Descuidar do planejamento jurídico é colocar em xeque não apenas um departamento, mas todas as áreas da empresa, atingindo, inclusive, o faturamento do negócio”, pontua o advogado Edson Santana, do escritório Edson Santana Advogados.

Tal preocupação faz sentido quando podem estar em jogo situações delicadas para a empresa, como as idas e vindas em órgãos públicos, administrativos, inclusive jurídicos. Cada vez mais, a dinâmica das leis e regras da justiça vem exigindo nichos de especialização, caminho para gestores eliminarem, ao máximo, dores de cabeças.

“Do direito empresarial ao direito do consumidor, passando pelo tributário e trabalhista, cada uma destas realidades merece atenção especial. O resultado é um planejamento jurídico seguro, deixando a empresa livre para que ela faça o que sabe fazer melhor, ou seja, conquistar mercado”, explica Santana.