Unifametro realiza workshops gratuitos sobre carreira e empregabilidade a partir da próxima terça-feira, 24

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) promove, entre os dias 24 e 27 de janeiro, o evento “Sua carreira não tira férias!”, com cinco workshops de temas focados em desenvolvimento de carreira e empregabilidade. A iniciativa, voltada ao público externo, além de alunos e egressos da instituição, ocorrerá de forma presencial, no campus Carneiro da Cunha, e virtual, por meio do canal da Unifametro no Youtube. 

De acordo com Marta Brandão, analista do Unifametro Carreiras, as férias são fundamentais para descansar o corpo e a mente, mas também podem ser muito úteis para investir no desenvolvimento profissional. “Neste evento, nós pensamos em temáticas importantes sobre carreira e para pessoas que estejam buscando recolocação profissional ou desejem planejar sua trajetória para 2023”, ressalta.

Ministrados por especialistas e estudiosos no assunto, as atividades têm duração de 1h30 cada e garantem certificado de participação. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário online e as vagas são limitadas.

Confira a programação completa:

Presencial (Campus Carneiro da Cunha)

24/01 às 17h – Planejamento de Carreira com Marta Brandão e Mariana Lourenço – Unifametro Carreiras

25/01 às 17h – Transição de Carreira com a Psicóloga Luciana Karine

Virtual (Youtube da Unifametro)

26/01 às 18h – Estratégias para conquistar a recolocação profissional com Isabela Edson – AGIRH Consultoria

27/01 às 10h – Finanças pessoais: como se organizar financeiramente com Thaynara Lima – Unifametro Carreiras

27/01 às 14h – Saúde mental e carreira com a Psicóloga Adriana Lisboa

Sine Municipal oferta 1.119 vagas de trabalho em Fortaleza

O Sine Municipal está disponibilizando 1.119 vagas de trabalho em Fortaleza, incluindo Pessoas com Deficiência (PcD). Confira a lista das principais oportunidades de emprego:

Teleoperador (404)
Repositor (40)
Vendedor (35)
Churrasqueiro (27)
Consultor de vendas (25)
Estoquista (20)
Cozinheiro (19)
Garçom (15)
Operador de caixa (11)
Marceneiro (10)

Vale ressaltar que todas essas oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento.

Atendimento Sine Municipal
A Prefeitura de Fortaleza realiza atendimento presencial em todas as unidades do Sine Municipal, localizadas nos bairros Aldeota, Parquelândia, Otávio Bonfim e Siqueira. Estão sendo disponibilizados os serviços de busca de vagas de emprego e habilitação para o seguro-desemprego. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico também disponibiliza atendimento remoto pelo e-mail sinemunicipal@sde.fortaleza.ce.gov.br, pelo telefone (85) 3105-3712 e pelo WhatsApp (85) 9 8513-4385 (não recebe ligações).

Por meio dos canais de atendimento é possível ter acesso a todas as informações necessárias sobre os benefícios ofertados pelo Sine Municipal, consultoria para elaboração de currículo, assim como prazos, documentações e formas de acesso aos serviços on-line. O trabalhador poderá conversar diretamente com um atendente, enviar documentação e realizar o cadastro do seguro-desemprego no sistema. Já o empregador pode contactar o Sine de Fortaleza por meio do WhatsApp (85) 9 8970-3532 (não recebe ligações) para ofertar vagas de trabalho.

Atendimento Sine Fácil
Para quem deseja consultar ou se cadastrar nas vagas de trabalho sem sair de casa, o Sistema Nacional do Emprego (Sine), gerido pelo Governo Federal, oferece o aplicativo Sine Fácil (disponível para Android e iOS). No App, o trabalhador encontra informações sobre benefícios, exigências, valor do salário, localidade e tipo de contratação.

Quando a falta de cidadania ultrapassa gerações e a Defensoria Pública é a solução para ausência do registro civil

Desde 2021, a jovem Maria Raquel Costa de Lima é acompanhada pela Defensoria Pública do Estado do Ceará. Quando chegou à instituição, em outubro daquele ano, a certidão de nascimento dela “só” tinha um nome: Raquel. Ela não tinha sobrenome, nem genitores registrados na certidão de nascimento. Após ação da DPCE, em maio de 2022, Raquel recebeu o registro retificado. Agora, a jovem de 19 anos está organizando a documentação para ajustar a certidão de nascimento da filha. A criança, Raquelly, de cinco anos, assim como a mãe, também não teve o sobrenome na certidão de nascimento.

A história perpassada de mãe e filha se assemelha a tantos brasileiros. Raquel chegou aos três anos na casa da família Costa Lima. A mãe de criação, Maria de Fátima, não teve tempo de ajustar um processo adotivo e faleceu. Coube à filha, Rosilene Lima, assumir a maternidade de Raquel. “A gente conseguiu fazer a certidão de nascimento dela só com Raquel para poder se matricular no colégio. Só um colégio aceitou e sempre foi uma dificuldade grande para resolver qualquer coisa”, conta Rosilene Lima, 38 anos.

Raquel não completou os estudos, teve dificuldade para realizar exames e consultas em posto de saúde ou hospitais, não emitiu RG, nem CPF,  não tem título de eleitor e até hoje não tomou as vacinas contra a Covid-19. Na manhã desta segunda-feira (16.01), com o registro de nascimento retificado, ela esteve na sede da Defensoria Pública, em Fortaleza, para receber as orientações  e dar entrada nas ações necessárias para retificar o registro de nascimento da filha.

Foi encaminhada para o Vapt Vupt do bairro Messejana. Lá, uma equipe de técnicos do projeto Sim, Eu Existo! estava aguardando a jovem. O projeto é desenvolvido por equipes da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), que trabalham de forma integrada com outras secretarias e instituições para assegurar os passos essenciais para o exercício da cidadania. Ela emitiu a segunda via do RG e um novo atendimento foi marcado para o dia 30 de janeiro, para receber o documento e emitir o CPF e o título de eleitor.

“Provavelmente, vamos corrigir a certidão de nascimento da criança de forma administrativa, por meio dessa parceria que temos com a Funci, mas antes disso precisamos ter a certeza que a Raquel vai ter acesso a todos os documentos e assim poder assegurar os direitos de sua filha também, fazendo com que as políticas públicas cheguem de forma eficaz nessa família.  Estamos diante de um caso onde se concretiza a ausência de cidadania sendo repassada de geração em geração e o nosso trabalho é tentar propiciar a essas pessoas o direito de elas exercerem com plenitude a cidadania”, destacou a defensora pública Natali Massilon Pontes, que acompanha o caso desde o início.

A defensora pública complementa que Raquel já passou uma vida inteira sem o registro de nascimento completo. Além disso, por ser uma família de extrema vulnerabilidade, projetos sociais e programas governamentais não estão chegando a elas. “Então, resolvemos encaminhar para o projeto, porque temos uma parceria firme nessa questão e eles vão poder identificar outras ausências e dar os encaminhamentos necessários”, pontua Natali.

Natali é supervisora do Núcleo de Atendimento e Petição Inicial da Defensoria Pública. O local é porta de entrada para ações dessa natureza. A defensora orienta que todos que estão passando por uma situação semelhante busquem atendimento. “As pessoas que não possuem certidão de nascimento por algum motivo devem procurar orientação jurídica, se dirigindo a qualquer núcleo da Defensoria para que a gente escute a situação. Pode ser que não seja um caso de adoção. Pode ser mesmo apenas o reconhecimento de maternidade ou paternidade. Cada caso vai ser avaliado e nós vamos dar o direcionamento correto para que a pessoa, o mais rápido possível, possa ter o seu registro de nascimento. E a partir dali possa exercer sua cidadania”.

“Deu match”: saiba como grandes empresas inovam e crescem a partir de parcerias com startups

Para estarem cada vez mais competitivas e se destacarem no mercado onde atuam, diversas empresas tradicionais têm apostado na inovação para construir novas parcerias de negócios e atingir novos públicos. As startups, por sua vez, se colocam atualmente como importantes solucionadoras de maneira mais rápida, prática e com menores custos. A expectativa é que em 2023, existam mais investimentos tecnológicos entre grandes empresas para as startups.  

Uma das importantes parcerias para o setor de logística foi firmada entre a empresa L’auto Cargo, que atua há mais de 25 anos como maior operador logístico do Norte e Nordeste com capilaridade nacional, e a startup cearense Logaroo, plataforma de logística que utiliza a inteligência artificial para descomplicar o last mile. Através da parceria, a L’auto contará com novas possibilidades de transformação e evolução na lógica de track, rapidez, rastreabilidade e demais tecnologias que os clientes necessitam. Para a Logaroo, a união integrará conhecimento, inteligência logística e crescimento comercial.  

A conexão foi intermediada pelo NINNA Hub, que tem como foco promover a inovação para as corporações e construção de futuros, além de gerar negócios para as startups, acelerando as conexões como essa.

Segundo Domingos Sávio, CEO da L’auto, o cross veio para reforçar o importante momento em que a empresa vive. “Entendemos que a transformação digital e inovação aberta tem um peso considerável para as empresas, por isso nos tornamos mantenedores do NINNA Hub, porque acreditamos e apostamos que a inovação veio para somar com as necessidades e com as melhorias que precisamos. Com a Logaroo não será diferente, estamos unindo a expertise adquirida com o tempo de mercado, com o novo olhar de uma startup que surgiu nessa geração. Vamos alçar novos voos com essa parceria e trazer o melhor para os nossos clientes”, declara.

Para Samuel Batista, CTO e Founder da Logaroo, a parceria estratégica com a L’auto vai fortalecer também todo o trabalho proposto pela startup para grandes marcas. “Nosso objetivo desde o início foi descomplicar, mostrar para empresas já consolidadas no mercado que através da inovação, do uso da tecnologia, é possível otimizar diversos serviços, estar onde o seu cliente precisa e ainda economizar. Hoje atuamos de maneiras diversas, oferecendo segurança e credibilidade para todos os parceiros. Sem dúvidas, estar nesse projeto com uma empresa reconhecida nacionalmente, só demonstra que o nosso mercado tem a potência para continuar crescendo”.  

João Justo, COO do NINNA Hub reforça: “É papel do NINNA Hub promover várias frentes de trabalho e acoplar o maior número de dispositivos para que as corporações possam construir suas visões de futuro. Ficamos muito felizes em apoiar esse movimento entre nossa mantenedora e nossa startup residente e esperamos durante todo o 2023 criar ainda mais cases de sucesso como esse.”

CDL e empresários cearenses participam da NRF Big Show

Comitiva da CDL de Fortaleza e empresários cearenses participam da 113ª edição da NRF Big Show, que acontece no Jacob Javits Center, em Nova Iorque. Trata-se da maior feira mundial do setor varejista, com mais de 350 palestrantes e 800 expositores das principais marcas mundiais. A entidade vai ao evento, anualmente, com o objetivo de ver de perto as principais tendências e inovações, com foco na retomada e no avanço do varejo, para apresentá-las durante 17º Cenários do Varejo, que em 2023 acontece no dia 09 de março, no RioMar Fortaleza (CE).

A abertura da NRF2023 teve as boas-vindas do presidente do Conselho da NRF e presidente do Walmart nos EUA, John Furner, que comentou que o varejo é impulsionado por gente, e que vai permanecer nesse formato. Furner conversou com o Dr. James Cash, professor associado sênior, emérito da HarbardHBS para seu podcast “ The Huddle with JOhn Furner”. Na segunda palestra, Paige Thomas, presidente e CEO da SaksOFF5TH, destacou que o sucesso na empresa deve ser focado no atendimento ao cliente e na forma que ele quer ser recebido. 

Consultor com mais de 30 anos de experiência em varejo e consumo e um dos nomes confirmados para o Cenários do Varejo deste ano, Alberto Serrentino foi um dos palestrantes da NRF2023. Na ocasião, ele recebeu Roberto Funari, das Alpargatas, e Giorgio Prado, da Sunglasshut, para falar sobre a relevância das lojas físicas e como ela pode estar aliada ao digital.  

A discussão sobre como a pandemia impactou a relação de compra e venda, tendo como ponto de partida a relação entre a compra e venda presencial e virtual, traz importantes lições para o varejo cearense, conforme explica Honório Pinheiro, empresário e vice-presidente da CDL de Fortaleza. “Vimos que as vendas online estão cada vez mais presentes no mercado. Já a física precisa, de fato, de uma nova roupagem, de um novo pensar, como forma de valorizar uma boa experiência de compra. Temos, assim, o desafio de trabalhar com o cliente dentro de novas realidades”, destaca. 

A 113ª edição da NRF Big Show termina nesta terça-feira, dia 17 de janeiro.

Moura Dubeux tem recorde de lançamentos e vendas em 2022

Incorporadora registrou, no ano passado, R$ 1,9 bilhão em lançamentos e R$ 1,3 bilhão em vendas. É o melhor resultado em sua história de quatro décadas no mercado nordestino. Também apresentou geração de caixa pelo terceiro exercício consecutivo.

Em prévia operacional referente ao quarto trimestre de 2022, protocolada na tarde desta segunda-feira (16/01), na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Moura Dubeux reportou o lançamento de três projetos no período: Arborê e Casa Boris em Fortaleza/CE, e Beach Class Wave, em Pernambuco, somando 976 unidades, com valor geral de vendas (VGV) bruto de R$ 684 milhões e líquido de R$ 560 milhões.

Com isso, a companhia encerrou 2022 com 12 empreendimentos lançados, totalizando 3.336 residências, VGV bruto de R$ 2,2 bilhões e líquido de R$ 1,9 bilhão. O valor representa crescimento de 68,1% em relação a 2021. Marcello Dubeux, CFO da empresa, salienta, ainda, que houve geração de caixa pelo terceiro ano consecutivo. No quarto trimestre, o valor foi de R$ 7,3 milhões e no acumulado do ano, R$ 68,4 milhões.

“Embora o volume de vendas e adesões líquidas, de R$ 274 milhões nos últimos três meses de 2022, tenha significado redução de 19,4% em relação a igual período de 2021 e 23,9% na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o resultado anual, de R$ 1,3 bilhão, com crescimento de 2,5% ante o ano de 2021, foi o melhor de nossa história”, ressalta o executivo.


O CFO também relata que, no quarto trimestre, foram adquiridos quatro terrenos, que, somados, têm VGV bruto de R$ 1,7 bilhão. “Encerramos o ano com nosso landbank bem equilibrado entre as praças de atuação, considerando nosso planejamento estratégico para os próximos exercícios”, ressalta, acrescentando: “A Moura Dubeux acumula 61 terrenos, com potencial de VGV bruto de R$ 8,4 bilhões”.

Prefeitura realiza audiência pública sobre o processo de concessão dos espigões da Beira-Mar 

A Prefeitura de Fortaleza realiza, nesta quinta-feira (19/01), às 9h, a audiência pública que discutirá o processo de concessão dos espigões da avenida Beira-Mar, localizados no entroncamento das avenidas Desembargador Moreira, no Meireles, e Rui Barbosa, na Praia de Iracema. Devido à atualização dos estudos de viabilidade econômico-financeira, a gestão Municipal pretende colher contribuições, sugestões e questionamentos relativos ao processo. O evento será online, aberto a todos os públicos, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Para participar basta solicitar o acesso à videoconferência pelo e-mail: parcerias@sde.fortaleza.ce.gov.br, informando nome completo, contato telefônico e CPF.

A concessão dos equipamentos, com prazo de 16 anos, está sendo articulada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da Coordenadoria de Parcerias Público-Privadas (PPPFor). A ação é resultado do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), lançado em março de 2019, que resultou na apresentação de estudos sobre as áreas para atestar a viabilidade do projeto de concessão. O estudo escolhido pela Prefeitura para embasar as formas de ocupação dos espigões apontou que 70% dos frequentadores da Beira-Mar veem carência de bares e restaurantes, o que motivou a escolha por esses tipos de estabelecimentos.

Dentre as obrigações do concessionário, estão previstas melhorias urbanísticas, no intuito de potencializar a ocupação dos espaços públicos. Os projetos devem contar com alargamento dos espigões, através de estruturas em balanço, respeitando o espelho d’água, padrões de acessibilidade e o ecossistema da área. A ideia é integrar os projetos urbanísticos a obras de requalificação já feitas na orla da avenida Beira-Mar.

A meta é promover o desenvolvimento sustentável da atividade econômica da região, fomentando o turismo, gerando novas oportunidades de negócios e empregos na cidade. Atualmente, os equipamentos são utilizados para lazer e esportes, além da contenção do avanço do mar e da possibilidade de vista panorâmica da orla. O espigão da avenida Rui Barbosa possui 270 metros de extensão. Já o espigão da avenida Desembargador Moreira tem 245 metros de comprimento.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, os espigões são espaços de grande potencial e um atrativo tanto para moradores, quanto para os turistas. “A concessão deve fortalecer o potencial socioeconômico que hoje não é explorado. Serão mais espaços de serviço e entretenimento, que devem gerar retorno financeiro e cultural para Fortaleza. Importante destacar que as concessões não possuem custo para o Município e que está assegurado o livre acesso e a circulação de todos aos equipamentos”, aponta.

Caixa Econômica abre inscrições para o processo seletivo de estágio

Começaram nesta segunda-feira, 16/01, as inscrições para o processo seletivo de estágio da Caixa Econômica Federal. As oportunidades são voltadas para os estudantes do ensino superior, técnico e médio em todo o Brasil. Entre os cursos com oportunidades, estão: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Políticas, Pedagogia, Serviço Social, Engenharias, Direito, Ciências Sociais, Psicologia entre outros. É possível conferir a lista completa aqui.

Os interessados devem fazer a inscrição no portal do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE no seguinte link: https://pp.ciee.org.br/vitrine/7716/detalhe, e realizar a prova online. Vale destacar que ambos processos são gratuitos.

O valor da bolsa-auxílio varia de acordo com a carga horária semanal estabelecida em contrato. No caso dos estudantes de Ensino Médio/Técnico o valor pode alcançar o teto de R$ 500/mês, e para os alunos do Ensino Superior, a bolsa-auxílio pode chegar a R$1.000/mês. Os estudantes ainda contam com auxílio-transporte  de R$130/mês. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 24/02.

Atendimento

O estudante também pode tirar dúvidas através do atendimento via Whatsapp do CIEE no número: (11) 3003 – 2433.

Shopping Giga Mall realiza o primeiro encontro de negócios com lojistas  

O Shopping Giga Mall realiza, nesta terça-feira (17), a partir das 9h, o primeiro encontro de negócios com lojistas, empresários e parceiros do empreendimento. O evento acontece na praça de eventos do mais novo centro comercial, que será inaugurado no bairro Messejana. Quando estiver em plena operação, o empreendimento deve gerar cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos. 

A ação contará com a participação de representantes das empresas parceiras como Sebrae, Senai, Sicredi, Gera Gestão e Tecnologia, Banco do Brasil, entre outros. Já entre as marcas de moda que estarão no novo shopping, são: Exalla Cosméticos; VKX Moda Masculina e Moda Plus Size; Zaiguest; Campelo e Cia Baby; Saggio; Upa Lelê Kids; Pele de Algodão; Maschera Brasil; FlorFit & Acessórios; Lenessa; Valeri’s; Cindel; RGM Jeans & Collor; Cantina Cearense; Lindalê; Estação Inverno; Danielly Araújo e Janny Lú. 

De acordo com Regis Tavares, superintendente do shopping, “o objetivo do encontro é oferecer aos lojistas serviços de parceiros do empreendimento para auxiliar na qualificação das suas operações, com linhas de crédito, planos de negócios, além de soluções de gestão fiscal, contábil e outras. A ideia é que os lojistas do Shopping Giga Mall tenham acesso a condições diferenciadas de negociação com os nossos parceiros.” conclui Tavares.  

Inauguraçāo 

O Shopping Giga Mall, um dos maiores empreendimentos do estado, contará com mais de 70 mil m² de área construída. São lojas de médio e pequeno porte, praças de alimentação, praça de eventos, escadas rolantes e elevadores, espaço de apoio para guias e motoristas, hotel, espaço compartilhado para operações corporativas e salas comerciais (coworking, clínicas e laboratórios). A inauguração está prevista para o mês de julho deste ano. 

Serviço: 

Shopping Giga Mall realiza primeiro encontro de negócios com lojistas 

Data: 17 de janeiro, a partir das 9h 

Local: Rua José Hipólito, 264, Messejana, Fortaleza-CE 

Contato/WhatsApp: (85) 2525-2100 

Site: https://www.gigamall.com.br 

Instagram: @gigamallmessejana

Com a chegada do verão, as idas aos postos de combustíveis podem ficar mais frequentes; entenda o motivo

Você sabia que nos dias quentes de verão, a gasolina do carro estacionado ao sol e com o tanque na reserva tem tendência a evaporar? Da mesma forma, um tanque muito cheio também é prejudicial para a saúde financeira do motorista, já que quanto mais pesado o carro estiver, mais gasolina ele vai precisar gastar para se locomover. Para sanar de vez as dúvidas, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará, Sindipostos-CE, explica como economizar nessa época do ano.

O ar condicionado pode ser um fator determinante na economia da gasolina. A orientação principal para os condutores é não dirigir com os vidros abertos e o ar ligado, e nunca colocar o resfriamento no máximo. Também não é aconselhável desligar o ar em rodovias e ir com os vidros abertos em dias quentes, já que a turbulência do ar entrando no veículo faz o motor ter que se esforçar mais para manter o carro em movimento, elevando o consumo.

“Abastecer o automóvel durante o período noturno ajuda a economizar combustível. Durante a noite há maior quantidade de oxigênio no mesmo volume de ar e quanto mais oxigênio se misturar com o combustível, maior será a eficiência do motor. Os combustíveis também evaporam menos nesse horário por causa da temperatura ambiente”, explica Antônio José, assessor de assuntos econômicos do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará, Sindipostos-CE.

Uma dica extra para os motoristas é sempre buscar abastecer em um posto de confiança, diminuindo assim os riscos de abastecer com combustível adulterado e prejudicar a funcionalidade do veículo. Preços muito abaixo da média do mercado devem ser um sinal de alerta para os consumidores. A gasolina acrescentada com solvente e etanol com adição de água afeta gravemente o motor e seu sistema.