Queiroz Filho sugere aquisição de materiais hospitalares para municípios do Ceará

O deputado Queiroz Filho (PDT), relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 pelo segundo ano consecutivo, teve 48 emendas aprovadas por unanimidade na Assembleia Legislativa do Ceará. Entre elas, solicitando a aquisição de materiais hospitalares para municípios do interior cearense.

“Diante da alta demanda para a área da saúde no Ceará, existe uma dificuldade em adquirir certos materiais hospitalares. Por isso, apresentei tais emendas a partir de muitas sugestões de gestores e da população, como a aquisição de uma máquina de ressonância magnética para o município de Viçosa do Ceará e de um equipamento tomográfico para policlínica de Limoeiro do Norte”, explica Queiroz Filho.

Entre as emendas apresentadas pelo deputado Queiroz Filho também estão: medicamentos e insumos para o município de Mucambo; prestação de assistência a pacientes com necessidade de saúde operatória no município de Caridade; ampliação e reforma do Hospital Municipal de Nova Russas e incentivo ao custeio da saúde no município de Fortim.

NWADV aumenta vagas para pessoas com deficiência e capacita colaboradores em linguagem de Libras

Com o objetivo de avançar na agenda de diversidade e possibilitar a inserção profissional de pessoas com deficiência no mercado jurídico formal, o Nelson Wilians Advogados está ampliando a contração, em regime celetista, de profissionais mudos e com deficiência auditiva para a matriz do escritório, em São Paulo e outros estados das outras regiões.
O NWADV ainda irá disponibilizar treinamento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) aos colaboradores que desejarem, para aprofundar a integração com os profissionais portadores de deficiência. Até 100 pessoas devem ser capacitadas em uma primeira etapa.
“Queremos ampliar o número de pessoas com deficiência em áreas distintas dentro do NWADV e, ao mesmo tempo, a partir de iniciativas de educação corporativa, garantir a receptividade desses novos profissionais”, explica Nelson Wilians, presidente do NWADV. “Além de contribuir para o avanço da agenda de diversidade na advocacia, atendemos a um compromisso social com grupos minorizados.”
De acordo com dados de 2019 do IBGE, apenas 5% das pessoas com 18 anos ou mais têm ensino superior completo, enquanto 67,6% têm o ensino fundamental incompleto ou nenhuma instrução.
“As pessoas com deficiência estão fragilizadas em seu direito de acesso à educação e às oportunidades do mercado de trabalho, restando, consequentemente, em estado de vulnerabilidade social”, ressalta Anne Wilians, sócia do NWADV e presidente do INW-Instituto Nelson Wilians.
A abertura de novas vagas para pessoas com deficiência faz parte do projeto “Inclui NW”, que tem o propósito de fomentar um ambiente diverso, inclusivo e de equidade em nossas unidades de advocacia e no Instituto INW.
O projeto é coordenado pelo departamento de Gestão de Pessoas, responsável pela validação de definições técnicas de planejamento, gestão, execução e procedimentos de avaliação que serão desenvolvidos.
“Além de contribuir com a empregabilidade de pessoas mudas e com deficiência auditiva no mercado de trabalho, queremos colaborar com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim, o resultado é para a sociedade como um todo”, finaliza Anne Wilians.

Festival Costume Gourmet inicia com interatividade e gastronomia em forma de arte para públicos de todas as idades

O Festival Costume Gourmet, promovido pelo Mercadinhos São Luiz, iniciou nesta sexta-feira (20), com a presença de jornalistas, influenciadores e público em geral que fez questão de conhecer o evento logo no primeiro dia. Ambientes instagramáveis, alas que despertam os cinco sentidos, estandes, oficinas gastronômicas, jogos e degustações estiveram entre as atividades. 

Em formato de galeria de arte, o evento levou o público a conhecer sobre cada processo, desde a origem dos alimentos, sua colheita, curiosidades e os caminhos percorridos até chegar na prateleira dos supermercados e na mesa do consumidor.  Renomados chefs também estiveram nas ações do dia, levando dicas de fotografias gastronômicas, oficinas de pão com ovos caipira, arroz do mar vegano, galinha caipira com pirão de queijo coalho e entre outros. 

O evento segue até o domingo (22), com programação de 10h às 22h e ingressos sociais, cuja renda será destinada ao Instituto Povo do Mar (IPOM), ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC), e ao Instituto Primeira Infância (Iprede). Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do evento ou no site (costumegourmet.com.br), com opções de compras individuais ou combo para os três dias, que variam de R$ 12,50 (meia) a R$ 50. Crianças até os 12 anos, acompanhadas de responsáveis, têm entrada gratuita.

Rodrigo Nogueira assume a presidência do Conselho Municipal de Trabalho

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (20/01), no auditório da Unidade de Atendimento do Desenvolvimento Econômico, na Aldeota, o secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira, tomou posse como novo presidente do Conselho Municipal de Trabalho (Comut). Eleito pelos representantes das bancadas dos trabalhadores, empregadores e poder público, a presidência do Comut é trocada a cada ano por meio de votação e exercida em sistema de rodízio.
O Comut é um órgão deliberativo e classista em nível municipal, criado pela Lei n° 8094, de 25 de novembro de 1997, por iniciativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e alterado pela Lei n° 8959, de 08 de agosto de 2005. O colegiado é composto por 18 instituições e tem como função propor, acompanhar e fiscalizar as ações necessárias para desenvolver o mercado de trabalho local, criar empregos e favorecer ações oriundas dos programas do Sine Municipal.

“Quero agradecer a oportunidade de estar à frente do Conselho Municipal do Trabalho, é uma honra fazer parte deste novo momento. Espero que juntos, possamos nos qualificar ainda mais e trazer resultados importantes para a nossa cidade. Hoje, em Fortaleza, temos uma política perene de qualificação profissional, gerencial e crédito orientado, são mais de 37.500 pessoas qualificadas ao mercado de trabalho, trazendo para a cidade, a liderança do Norte e Nordeste na geração de empregos”, discursou Rodrigo no ato da posse. 

Rodrigo Nogueira Diogo de Siqueira
É formado em administração de empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) com MBA em finanças pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi diretor administrativo-financeiro da Construtora Waldyr Diogo LTDA (2002-2017) e coordenador especial de PPPs e Concessões da Prefeitura de Fortaleza de (2017-2020). Desde janeiro de 2021 atua como Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico.

Shopping Iguatemi Bosque realiza programação gratuita no I’XP

Para fazer a alegria dos jovens, o Shopping Iguatemi Bosque realiza, nos dias 21, 22, 28 e 29 de janeiro, uma programação especial no I’XP. Buscando atingir diferentes grupos, expandir suas atividades inovadoras e conectar os clientes às tendências do momento, o I’XP é voltado para o entretenimento do público jovem. Com acesso gratuito e com um conceito inovador de diversão, o Iguatemi Experience disponibiliza jogos, espaços instagramáveis, eventos, conectividade e experiências únicas para aproveitar com os amigos. O I’XP está localizado ao lado da Bel Cosméticos, no piso superior (L3).

No sábado (21) e domingo (22), de 14h às 20h, máquinas de jogos retrô estarão no ambiente. Também no sábado, de 18h às 19h e 19h30 às 20h30, haverá oficina de Pixels. Com vagas limitadas, a participação na oficina necessita de inscrição prévia, por meio do link disponível na bio do Instagram @iguatemifortaleza.

Já no dia 28 de janeiro, de 14h às 21h, o espaço contará com jogos de tabuleiro especiais. No dia 29, de 14h às 20h, o I’XP promoverá sessões gratuitas de Karaokê.

No local, painéis coloridos chamam a atenção por fazer referência aos jogos mais famosos do mundo. O projeto do espaço também é composto por formatos geométricos, pensado para o conforto e a conexão das pessoas. O local possui tomadas e Wi-fi com acesso livre à internet para conectar notebooks e celulares. Para quem curte uma boa playlist, músicas de artistas queridos das plataformas de streaming embalam o ambiente. Além dos jogos, o Iguatemi Experience possui ações interativas, fazendo com que o público se divirta de diferentes maneiras nos espaços instagramáveis e diferenciados.

Serviço

Programação I’XP – Sábado (21)

14h às 20h – Máquinas de Jogos Retrô

18h às 19h – Oficina de Pixels

19h30 às 20h30 – Oficina de Pixels

Programação I’XP – Domingo (22)

14h às 20h – Máquinas de Jogos Retrô

Programação I’XP – Sábado (28)

14h às 21h – Jogos de Tabuleiro Especial – Balboas Hobby Games

Programação I’XP – Domingo (29)

14h às 20h – Karaokê

Entrada gratuita

Helena Barbosa assume a superintendência do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Complexo Cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura informa que Helena Barbosa assume a superintendência do centro de arte e cultura. O anúncio, realizado nesta sexta-feira (20), acontece após reunião entre a secretária da Cultura, Luisa Cela, e a presidenta do IDM, Rachel Gadelha. Ao longo das próximas semanas, a nova superintendente irá compor agendas de trabalho e de planejamento, mas já aponta que o pensamento que fortalece as políticas para as artes, a diversidade e a cidadania cultural serão princípios norteadores da gestão. A gestora cultural traz no seu currículo uma experiência de 10 anos de gestão pública no Ceará e 15 anos de cena artística.

 “Entendo que é oportuno e urgente se apropriar das tecnologias que viabilizam as inúmeras poéticas da cena, e, na mesma proporção, dominar as técnicas e estratégias institucionais direcionadas para os desafios do território que assenta as ações do CDMAC. É chegado o tempo de regar e arar a terra para receber a primavera.” afirma a nova gestora.

Sobre Helena Barbosa

Helena Barbosa é gestora cultural, produtora e pesquisadora. Graduada em Ciências Sociais (UFC) com pesquisa nas áreas da Antropologia Visual, Cultural e Política; Especialista em Gestão e Políticas Culturais (Itaú Cultural/Universidade de Girona); Especialista em Gestão Cultural Contemporânea: da ampliação de repertório à construção de equipes colaborativas (Itaú Cultural/Instituto Singularidades).

Autora do livro “Se essa rua fosse minha: narrativas verbais e visuais do Vicente Pinzón” e da pesquisa “Entre a espada e o encantamento: o uso do índice de convivência intercultural” no Instituto Dragão do Mar. Na gestão pública, foi coordenadora dos Pontos de Cultura na Secult Ceará (2013), gerente de Ação Cultural no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (2017), Diretora de Formação e Criação no Instituto Ecoa (2019), assessora do Gabinete da Secult Ceará (2021) e gestora executiva no Centro Cultural Porto Dragão, equipamento da Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Câncer colorretal é o segundo com maior incidência no Brasil 

Descoberto recentemente pela cantora Preta Gil, o câncer colorretal – tumores que atingem o intestino grosso (o cólon) e o reto -, é o segundo com maior incidência e a terceira principal causa de morte pela doença no Brasil. No entanto, com os exames preventivos e o diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam significativamente. Guilherme Roeder, cirurgião oncologista e professor de oncologia do Instituto de Educação Médica (Idomed), explica que o tumor acomete o segmento final do intestino.   

“A adenocarcinoma nasce na parte interna do colo e do reto. Apesar de ser prevalente acima dos 65 anos, mais de 90% dos casos ocorrem em indivíduos acima dos 50 anos. Entretanto, é importante ressaltar que nos últimos 20 anos a doença duplicou em pacientes entre 45 e 50 anos de idade”, destaca o especialista.

Pelé e Roberto Dinamite   

Pelé e Roberto Dinamite, dois grandes ídolos do futebol, infelizmente perderam recentemente a batalha contra o câncer colorretal, que atinge um em cada dez casos notificados. O oncologista atribui esse aumento de casos a alguns fatores, como idade, histórico familiar e hábitos de vida – esses podemos intervir, por exemplo, melhorando alimentação e praticando atividades físicas.   

O docente reforça a importância da realização de exames preventivos. “A chance de uma pessoa sadia ter câncer é de 5% e, caso a doença seja diagnosticada de forma precoce, a expectativa de cura passa de 90%”, afirma o professor.   

Como prevenir?

De acordo com o cirurgião, a alimentação é fundamental na prevenção de tumores nessa região. “Procure aumentar o consumo de fibras, frutas, verduras, legumes e líquidos, reduzir o consumo excessivo de carne vermelha, alimentos processados, enlatados e ricos em gorduras. Crie uma rotina equilibrada, invista em uma alimentação saudável e pratique atividades físicas regularmente. Cuide-se”, completa Guilherme Roeder.  

Para o especialista, a doença pode ser silenciosa, porém, com a progressão, podem surgir sintomas como sangramento nas fezes, dor ao evacuar, mudança de padrão evacuatório, alteração do hábito intestinal, distensão abdominal e dores. “É importante que pessoas assintomáticas façam exames como a colonoscopia e investiguem possíveis lesões precursoras e pólipos, a fim de evitar que se tornem um câncer. Após o diagnóstico, será necessário realizar uma série de exames de imagem para avaliar a atual situação da doença, se está limitada no intestino ou atingiu os linfonodos e se possui sinais de metástase”, diz Roeder.  

Os tratamentos comuns incluem quimioterapia, radioterapia e, em alguns casos, cirurgia. A ordem dos procedimentos depende do tamanho, localização e nível de propagação do câncer no paciente.   

Incentivo à cultura popular: Unifametro patrocina desfile do tradicional bloco de rua Camaleões do Vila

Após dois anos sem a realização do tradicional carnaval de rua, o bloco Camaleões do Vila retorna em 2023 tendo como um de seus patrocinadores o Centro Universitário Fametro (Unifametro). Com o tema “A evolução da ciência realiza o carnaval da vida”, o bloco traz o enredo para celebrar a ciência e homenagear os profissionais que ajudaram a superar a pandemia de Covid-19, permitindo o retorno da festa mais popular do país.

De acordo com Raphaela Eleutério, gerente de marketing da Unifametro, o patrocínio ao Camaleões do Vila é visto pela instituição como um reforço à cultura, à democracia, e, sobretudo, à importância da educação. “Falar de ciência, ainda mais em um contexto no qual ela foi tão determinante, como o da pandemia de Covid-19, é também falar de educação, como a grande construtora do fazer científico que ela é. Nesse sentido, nós temos a alegria de participar desse retorno do Camaleões do Vila, pelo seu caráter democrático, com acesso a todos”, celebrou Raphaela.

Para Tiago Nóbrega, diretor do Camaleões do Vila, “esse carnaval tem tudo para ser um dos maiores da história, porque o nosso desejo de retorno, após esses dois anos, é muito grande. Voltar com o apoio de uma faculdade conceituada como a Unifametro nos enche de alegria e esperança de que a nossa mensagem de valorização a ciência será passada com sucesso”, afirmou.

Incentivo à cultura e ao desenvolvimento educacional

A Unifametro tem um histórico de patrocínios a festivais e festas populares que incentivam a cultura e o desenvolvimento educacional. É o caso do Juventude Digital Festival, que abriu um leque de possibilidades do novo mercado da era digital para estudantes das escolas públicas de Fortaleza. A instituição também esteve presente no popular São João de Maracanaú, incentivando o potencial cultural da região metropolitana da Capital cearense, onde a IES conta com dois campi, um em Cascavel e outro em Maracanaú. Com o apoio do Unifametro, a quadrilha junina Babaçu tem realizado seus ensaios no ginásio do Centro Universitário.

Faculdade Inbec lança projeto para zerar a emissão de gases de efeito estufa em curso de graduação

Atentos à crescente preocupação sobre o futuro do meio ambiente e quais ações podem ser feitas para reduzir os impactos, a Faculdade Inbec, referência nacional no ensino de Pós-Graduação na área de engenharia e arquitetura e presente em 23 estados e no Distrito Federal, a instituição lança junto com a primeira graduação de Engenharia Civil em Fortaleza, o projeto inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
O projeto tem como objetivo zerar toda as emissões geradas durante os quatro anos do curso, por meio da produção do inventário que contará com a colaboração dos alunos e profissionais da instituição, que vão analisar e realizar um diagnóstico de quais impactos foram causados ao meio ambiente durante a execução das aulas e planejar ações para mitigar os possíveis impactos.

Com samba e vista para o mar, Marcos Lessa faz show no restaurante Illa Mare neste sábado

Marcos Lessa, conhecido por cantar grandes clássicos da MPB, mostra toda sua diversidade artística em show com grandes sucessos do samba neste sábado (21), às 13h, no evento Samba do Illa, no restaurante à beira-mar Illa Mare.

Com vista privilegiada para o mar, Marcos Lessa vai agitar o público presente com um repertório musical diversificado, mesclando sucessos clássicos e recentes da música brasileira. 

O show acontece às 13h, com reservas limitadas. Para garantir sua mesa, basta reservar através do link: https://widget.getinapp.com.br/Y6x84L6v.

Serviço

Samba do Illa com Marcos Lessa

Quando: 21 de janeiro, às 13h

Onde: Av. Beira Mar, 3821 – Meireles, Fortaleza

Reservas através do link: https://widget.getinapp.com.br/Y6x84L6v