Theatro Via Sul Fortaleza encerra programação de janeiro com apresentações para o público infantil  

A programação do Theatro Via Sul Fortaleza apresenta espetáculos que vão divertir a criançada nos dias 28 e 29 de janeiro. No sábado (28), às 17h, estará em cartaz “As Aventuras de Super Mario”. Na peça, que é uma adaptação livre para o teatro do famoso jogo de videogame, os irmãos Mario e Luigi precisam resgatar a princesa Peach das garras do terrível Bowser, Rei dos Koopas, que vive em um mundo paralelo subterrâneo no qual os habitantes são descendentes de dinossauros. A dupla tenta impedir o plano de Bowser, que planeja invadir o Reino dos Cogumelos. Para isso, Mario e Luigi se unem ao seu amigo Yoshi para enfrentarem verdadeiros desafios numa aventura cheia de emoção. A apresentação explora diversas cenas de ação e conta com a inserção de canções infantis coreografadas, além de efeitos especiais.

No domingo (29), a diversão fica por conta do espetáculo “As Aventuras de Sonic”, que será encenado às 17h. Trata-se de adaptação livre para o teatro de uma animação composta por Sonic, o ouriço azul mais famoso do mundo, que se junta com os seus amigos para derrotar o terrível Doutor Eggman, um cientista louco que planeja dominar o mundo. Para detê-lo, Sonic se une a seus antigos parceiros, Tails, Amy Rose e Knuckles, para partir em uma jornada para salvar o mundo.

A classificação dos espetáculos é livre. Os ingressos já estão à venda pelo site Ingresso Digital.

Empresa cearense faz reflorestamento com árvore nativa que gera emprego e alimento na região de Beberibe

O caju é um fruto rico em vitamina C, chegando a ter até cinco vezes mais concentração da substância do que a laranja, o que o torna um ótimo alimento para reforçar o sistema imunológico. Além disso, os benefícios do cultivo desta árvore nativa do Nordeste vão além do nutricional. Pensando nisso, a Tijuca Alimentos reflorestou parte de uma fazenda em Beberibe, no Ceará, como solução econômica, social e ambiental para a região.

“Começamos a plantar o caju como forma de reflorestar a área que estava como uma terra árida. Mas não demorou para descobrir os benefícios da plantação da cajucultura. Desde o plantio até a colheita, o fruto consegue gerar emprego, alimentar pessoas e ainda ajuda na questão hídrica por não precisar de irrigação. Muitas pessoas veem na safra do caju a oportunidade de mudar de vida”, afirma Evandro Junior, supervisor de produção da Tijuca.

Ao todo, a fazenda Tijuca está fazendo o plantio de mais 13.700 novas mudas de cajueiro e chegando a totalizar 100 mil árvores. Na safra deste ano, estão sendo gerados novos postos de empregos para moradores locais e pessoas à procura do primeiro emprego de carteira assinada. 

Além da área econômica e social, a cajucultura também ajuda na questão ambiental, pois a poda anual dos cajueiros auxilia no sequestro de carbono da atmosfera. Dessa forma, o resíduo dessa poda é transformado em lenha e usado no aquecimento dos pintinhos e na caldeira da fábrica de ração animal da fazenda. Outra coisa importante é a separação das áreas de produção funcionando como um filtro verde que ajuda na parte sanitária, mantendo a saúde dos animais da fazenda

Sobre a Tijuca Alimentos

Empresa cearense com mais de 50 anos de atuação na produção e comercialização de ovos, frangos e queijos no Ceará, Piauí e Maranhão, a Tijuca Alimentos tem como propósito trabalhar para a satisfação de seus clientes. Atualmente, é a única empresa cearense do segmento com abatedouro próprio e, além disso, dispõe de sedes em Fortaleza, Cascavel e Beberibe, onde mantém uma moderna fábrica de rações. Na logística, dispõe de frota própria para transporte dos produtos, garantindo qualidade até chegar à mesa dos clientes.

Idealizador do DFB Festival, Cláudio Silveira decola para o Rio de Janeiro e promove segunda edição do festival multicultural ID:Rio

Criado em 2021 por Helena Silveira e Cláudio Silveira, responsáveis pelo tradicional DFB Festival (CE), o ID:Rio tem como missão atuar diretamente em prol do impulsionamento da energia criativa do trade da moda do estado do Rio de Janeiro. Entre as novidades de sua segunda edição, a maior é a ampliação de sua programação, 100% gratuita, que antes era baseada em Niterói e agora chega à capital do Estado.

O festival ID:Rio 22/23 é apresentado pela Enel, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, sendo composto por atividades de estímulo direto ao empreendedorismo de toda a cadeia produtiva da moda fluminense.

A segunda edição do Festival distribuirá sua programação entre Niterói e Rio de Janeiro, reunindo jornada de conhecimento, exposição, podcasts, feira de design, moda autoral e gastronomia. Além de shows diários gratuitos no Espaço Cantareira, com grandes nomes da música do país, como Fernanda Abreu, Nando Reis, Melim, Fernando Rosa e outros, o Festival apresenta desfiles exclusivos, reunindo marcas de diferentes polos confeccionistas do Estado do Rio de Janeiro, que vão do beachwear ao fitness e jeans. 

Há mais de 30 anos, o cearense Cláudio Silveira desenvolve projetos relacionados à indústria da moda e à economia criativa no Ceará e em estados como o Rio de Janeiro e a Bahia. Em 1985, fundou a marca S.27, tornando-se uma das primeiras referências de moda autoral no Ceará, com foco em um público mais cosmopolita e urbano. Para promover os lançamentos da marca, passou a produzir os próprios desfiles – prática que consolidou sua reputação à frente da realização de eventos e que culminou com a criação de uma empresa com essa expertise, a Equipe de Produção. Em 1999, idealizou e realizou a 1ª edição do Dragão Fashion Brasil, evento anual que se tornou o maior e mais relevante encontro da moda autoral da América Latina. Em 2011, criou a Associação Artesanias do Ceará, como ponto de convergência para as mais diversas correntes do artesanato, atuando como intermediário entre cooperativas de artesãos e o consumidor final e promovendo a manutenção dos conceitos da economia criativa.

Pizzas da Domino’s terão 50% de desconto por uma semana

No clima de férias, a Domino’s Pizza preparou uma oferta exclusiva para seus canais digitais próprios. Para incentivar a galera – grupos de amigos, famílias, casais, colegas de trabalho, a compartilharem seu amor por pizza com uma Dodô quentinha, a rede oferece descontos de 50% em pizzas médias ou grandes de qualquer sabor por uma semana inteirinha. O valor especial é válido para compras feitas por aplicativo ou site da marca entre os dias 23 e 29 de janeiro. 

Para 2023, a Domino’s tem como foco tornar seu banco de dados cada vez mais robusto e, para isso, aposta em ações promocionais que oferecem vantagens exclusivas para clientes que optam pelos canais próprios. A companhia tem usado a tecnologia para entender os perfis dos clientes, fragmentá-los em grupos, mapear necessidades e desejos e, a partir das informações, desenvolver ações assertivas e modelos de comunicação mais eficientes.

“Só quem compra nos nossos canais tem acesso a ofertas exclusivas. Usamos toda tecnologia que temos a favor de uma experiência única para os nossos consumidores. O objetivo é reforçar no cliente a cultura de que o site ou app da Domino’s são a melhor opção”, explica Eduardo Ribeiro, Diretor Comercial da Domino’s Pizza Brasil.

A campanha foi desenvolvida internamente, pelo departamento de marketing da Domino’s Pizza Brasil. Com a ação a rede espera crescer em 15% o seu banco de dados. Ao longo do ano a rede vai promover outras iniciativas semelhantes.

Sobre a Domino’s Pizza

Maior rede de pizzarias do mundo, a Domino’s é uma empresa de tecnologia que vende pizzas. No Brasil, é líder em número de lojas e desenvolve soluções que transformam a experiência do consumidor e os processos de gestão e produtividade.

Janeiro Roxo: Ação de conscientização sobre a hanseníase acontece nesta sexta-feira no Shopping Benfica

O Shopping Benfica, em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – Morhan e com a Netherlands Hanseniasis Relief – Brasil (NHR Brasil), vai promover nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro, das 10h às 18h, serviços gratuitos de atenção à saúde em alusão ao “Janeiro Roxo”, mês de conscientização sobre a hanseníase. A ação visa alertar sobre causa, transmissão, sinais e sintomas da doença, importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Além disso, será disponibilizado exame dermatoneurológico para suspeição da doença.

O Brasil ocupa a segunda posição na relação de países com maior número de pessoas acometidas pela doença, ficando atrás apenas da Índia. São diagnosticados, anualmente, 27 mil novos casos. Após a pandemia por covid-19 houve uma redução de mais de 10.000 casos segundo boletim do Ministério da Saúde, o que demonstra que há um ocultamento de casos nesse período que precisam ser identificados e tratados.

Transmitida pela tosse e espirro através do convívio próximo e por muito tempo com uma pessoa com a doença sem tratamento, os principais sintomas são manchas brancas ou avermelhadas com alteração de sensibilidade, podendo ocorrer também fraqueza, formigamento e dormência nas mãos e nos pés. É importante ressaltar que a hanseníase não é transmitida pelo toque, nem pelo beijo ou saliva e nem pelo compartilhamento de objetos pessoais. Assim, não é preciso se distanciar ou excluir quem tem a doença do convívio familiar ou do trabalho.

A hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e, quando iniciado o tratamento, o paciente não transmite mais a doença.

Campanha

Desenvolvida pela SBD, a campanha “Janeiro Roxo” tem o objetivo de criar ações de sensibilização sobre os cuidados e a prevenção da hanseníase, além de conscientizar a população contra o preconceito e o estigma. “O alerta fica para que a família também tenha atenção, observe e ouça as queixas indo buscar ajuda, além de ler fontes seguras sobre a doença”, destaca o médico Egon Daxbacher, do Departamento de Hanseníase da SBD.

Azilados oferece milk shake grátis para celebrar o Dia da Gula (26)

Gulosos de plantão têm uma data especialmente dedicada a eles, o Dia da Gula, celebrado todos os anos em 26 de janeiro. De acordo com o dicionário Aurélio, a gula é o excesso na comida e na bebida, além de apego excessivo a boas iguarias. A palavra, tem origem no latim e remete a “garganta, goela, esôfago”. Além disso, a gula também é considerada um dos sete pecados capitais.

Mesmo sendo considerada um dos pecados capitais, no Dia da Gula está liberado comer o que quiser e é o momento perfeito para aproveitar promoções. Pensando na data, o Azilados – Casa de Sanduíches anuncia ação promocional para os clientes pedirem sem sair de casa.

Nesta quinta-feira, na compra de qualquer sanduíche, é possível adicionar um milk shake de ovomaltine de 300ml no pedido e aplicando o cupom “diadagula”,  os clientes vão ganhar desconto de 100% no milk shake. A promoção é válida somente para compras no site azilados.com.br.

O site do Azilados conta com preços menores e ainda possui cashback de 6% e entrega grátis para até 3 km da loja.

Últimos dias para concorrer às bolsas de estudos filantrópicas da Unifor; veja o passo a passo da inscrição


Milhares de bolsas de estudo para cursos de graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor) serão concedidas a candidatos inscritos no Programa Super Bolsas Filantrópicas. Resultado da obtenção pela Fundação Edson Queiroz do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), do Ministério da Educação, o benefício abrange tanto cursos presenciais como a distância (EAD). O programa é filantrópico e, portanto, destinado a candidatos que se encaixam no perfil socioeconômico exigido no edital. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de janeiro.

Serão distribuídas bolsas de 100%, a candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio; e 50%, aos de renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos. As inscrições são gratuitas e realizadas pelo site www.unifor.br/cebas.

O processo de inscrição é simples e rápido. O formulário é dividido em três partes e pode ser preenchido em cinco minutos. Mas, importante, os candidatos devem preenchê-lo sem pressa, conferindo as informações antes de salvá-lo. Após o envio das informações, essas não podem ser retificadas ou complementadas. Erros e omissões no preenchimento podem levar a inscrição a ser indeferida.

O passo a passo

O primeiro passo é fornecer os dados básicos de identificação do candidato: nome completo, número do CPF, contato por telefone e e-mail. O formulário também pede que seja criada uma senha. Deve-se escolher uma senha segura e memorizá-la.

No segundo passo, o candidato escolhe a graduação que pretende cursar. Ao selecionar a modalidade – se presencial ou EAD, são disponibilizadas as listas dos cursos disponíveis. A oferta de graduações presenciais é maior e, caso opte por uma delas, o candidato deverá escolher o turno em que deseja estudar (a quantidade de turnos varia, de curso para curso). Ao optar pela formação EAD, não há a necessidade de se optar por um turno, dado o formato da graduação. Por fim, deve-se marcar o semestre: 2023.1. 

O terceiro passo é o de complemento dos dados pessoais. Confirmam-se nome completo, CPF, endereço de e-mail, telefone celular, data de nascimento e o ano de conclusão do ensino médio. É solicitada, também, a autorização de envio de informações por WhatsApp e perguntado se o candidato já é aluno da Unifor. Checados todos os dados, a inscrição pode ser finalizada. Uma mensagem de confirmação será enviada para o candidato. Algumas vezes, o envio não é imediato. Caso não a encontre em sua caixa de entrada, o candidato deve conferir entre os spams ou nas abas de promoções. 

Próximos passos

Após inscritos, alguns candidatos se perguntam: o que fazer agora? A resposta é ficar atento aos prazos listados no edital (acesse aqui).

O Anexo 1 do edital do Programa Super Bolsas Filantrópicas traz o cronograma do processo seletivo. É preciso estar atento aos prazos e às informações enviadas aos inscritos. Está prevista para acontecer, entre 27 e 31 de janeiro, a análise classificatória baseada no questionário socioeconômico. No dia 1º, será divulgado o resultado da 1ª fase. Entre 6 e 24 de fevereiro, os candidatos pré-aprovados devem enviar a documentação comprobatória exigida e listada no edital. 

O resultado final dos contemplados com as bolsas filantrópicas será divulgado no dia 4 de abril, no portal da Unifor.

Quem pode se candidatar

As bolsas filantrópicas são destinadas a pessoas que tenham concluído o ensino médio. Isso inclui tanto quem ainda não entrou na universidade quanto estudantes já matriculados em cursos de graduação, seja na Unifor ou em outras instituições de ensino superior do Ceará. No caso daqueles candidatos que já são universitários, é importante destacar: a bolsa não atende quem já tem uma primeira graduação, nem pode ser usada para fazer mais de um curso paralelamente.

Para a seleção, os candidatos devem ter notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem (anterior ao de 2022, que ainda não teve suas notas divulgadas) ou de edições passadas do Processo Seletivo da Unifor. Quem não tem nenhuma dessas notas também pode participar do Programa de Super Bolsas Filantrópicas; será aplicada uma prova de redação online para inscritos que estão nessa situação, após a primeira fase da seleção.

Em caso de dúvida, pergunte

O edital do Programa Super Bolsas Filantrópicas dispõe de todas as informações sobre as inscrições e o processo seletivo. Ele está disponível online aqui. Se após sua leitura, o candidato ainda tiver alguma dúvida, ele pode recorrer à Central de Bolsas de Estudo da Unifor. Os contatos podem ser feitos por telefone ou WhatsApp, nos números (85) 34773000 – opção 1 e  (85) 9.9246.6625. Atendimentos presenciais também estão disponíveis no campus da Universidade de Fortaleza, com a equipe do Programa de Acolhimento e Permanência e Sucesso do Aluno (PAPSA).

Feiras de Pequenos Negócios movimentam economia nos terminais de ônibus, nos Vapt Vupt e na feirinha da Beira-Mar

A Prefeitura de Fortaleza segue com a realização de Feiras de Pequenos Negócios em vários pontos da cidade. Até 31 de janeiro, as vendas acontecem nos Vapt Vupts Antônio Bezerra e Messejana e nos terminais de ônibus (Siqueira, Papicu, Messejana, Antônio Bezerra, Parangaba, Lagoa e Conjunto Ceará), sempre das 8h às 18h.
O Projeto também conta com seis boxes localizados na feirinha da Beira-Mar, que contemplam beneficiários dos projetos Costurando o Futuro, Nossas Guerreiras e Feira de Pequenos Negócios. Os boxes funcionam todos os dias, sempre das 17h às 22h. “São espaços na melhor vitrine de Fortaleza, que é a nova Beira-Mar, para ajudar na renda de quem mais precisa”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

As feiras de pequenos negócios têm o objetivo de estimular a geração de emprego e renda para os pequenos empreendedores da cidade. Em funcionamento desde 2014, foram realizadas 2.207 feiras e cadastrados 2.408 artesãos, movimentando mais de R$ 7,5 milhões na economia de Fortaleza.

Os interessados em comercializar produtos nas feiras devem entrar em contato com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) pelo telefone 0800 081 4141. Para realizar o cadastro, basta apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, além da amostra do produto.

Novo medicamento para emagrecimento pode reduzir até 17% do peso corporal

Um medicamento que utiliza como princípio ativo a semaglutida, que já é utilizada para o tratamento de diabetes tipo 2, foi recentemente liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Wegovy é injetável, deve chegar ao Brasil este ano e promete ser um grande aliado em tratamentos contra a obesidade de milhares de pacientes. Estudos realizados pela fabricante, apontaram que pacientes que fizeram uso da droga (2,4 mg) em tratamento de pouco mais de um ano, tiveram perda de peso média de 17%.

O endocrinologista e docente do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Rogério Couras, explica que o medicamento atua interferindo nos receptores cerebrais que dosam a sensação de saciedade e fome. “A semaglutina age especificamente no hipotálamo, que fica no cérebro. O medicamento se passa pelo hormônio GLP-1 que o intestino libera após as refeições e engana os centros de saciedade e fome”, explica.

Avanço

Rogério Couras considera a chegada do Wegovy no Brasil um avanço nas opções de tratamento para obesidades grau 3 e grau 2 com comorbidades, mas faz questão de destacar que o uso dele, por si só, não resolve o problema por completo. “Não é um remédio milagroso e exige esforço para a perda de peso do paciente. O medicamento pode ser considerado um forte aliado. É preciso que o paciente se comprometa a aderir uma vida saudável, fazendo dietas e exercícios físicos. Pessoas que usam as medicações e não associam a elas mudanças no estilo de vida acabam ganhando o peso perdido com juros”. 

O endocrinologista  também ressalta que o uso do medicamento é para tratamentos de obesidade e não para quem deseja perder apenas poucos quilos, além disso, ele só deve ser utilizado com indicação e acompanhamento médico. “Quero aproveitar para destacar que o automedicamento é muito perigoso, pode causar efeitos colaterais indesejáveis e graves”, completa o médico.  

Dados

A obesidade atinge um a cada cinco brasileiros segundo o Ministério da Saúde. Rogério Couras explica que a classificação da obesidade se dá pelo cálculo do índice de Massa Corpórea (IMC) que é feito pelo peso dividido pelo quadrado da altura do paciente. Quando o resultado é igual ou acima de 30 kg /m², a pessoa é considerada obesa.

“É muito importante tratar a obesidade pois é uma doença que causa outras como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, doença hepática gordurosa não alcoólica, apneia do sono. Fora isso ela está ligada à diminuição da expectativa de vida e ao desenvolvimento de problemas psicológicos como depressão, ansiedade e baixa autoestima”, finaliza Couras. 

Programa Fortaleza + Futuro oferta 370 vagas para cursos profissionalizantes em fevereiro

A Prefeitura de Fortaleza está com inscrições abertas para os cursos profissionalizantes do Programa Fortaleza + Futuro. Em parceria com o Senac/CE e com o Senai/CE, estão sendo ofertadas, gratuitamente, 370 vagas para cursos com carga horária entre 20h/a e 160h/a. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), objetiva fomentar a geração de emprego e renda na cidade. As inscrições podem ser feitas no site Mais Futuro (https://maisfuturo.sde.fortaleza.ce.gov.br/) até 31 de janeiro ou até que sejam preenchidas as vagas de cada modalidade.
Para fevereiro, o Fortaleza + Futuro está ofertando cursos em áreas como moda, gastronomia, saúde, beleza, gestão, infraestrutura e tecnologia da informação. As capacitações serão realizadas em turmas com modalidades presenciais. Os interessados devem apresentar documento oficial com foto (RG), CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Os cursos são destinados para moradores de Fortaleza a partir dos 16 anos. Além da documentação, é necessário seguir alguns requisitos que mudam de acordo com o curso escolhido.

As aulas são ministradas nas unidades do Senac Ceará e do Senai Ceará, além de equipamentos da SDE, e ao final do curso os alunos recebem certificado. Além da plataforma on-line, as inscrições podem ser realizadas na sede da SDE, nas unidades do Sine Municipal (Aldeota, Otávio Bonfim, Parquelândia e Siqueira), sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os interessados também podem entrar em contato pelo telefone 0800 222 3656, pelo e-mail maisfuturo@sde.fortaleza.ce.gov.br ou pelo WhatsApp (85) 9.8403-9559.