Queiroz Filho sugere implantação do Programa de Acompanhamento Psicológico na rede estadual de ensino

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Queiroz Filho (PDT) teve 48 emendas aprovadas por unanimidade na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023, a qual foi relator. Entre elas, solicita a implantação do Programa de Acompanhamento Psicológico e Social dos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino.

“Durante o nosso mandato, temos estimulado a atuação de psicólogos nas escolas da rede pública de ensino tendo em vista que, nestes tempos desafiadores que estamos vivenciando, nossos jovens estão suscetíveis a temas como drogas, riscos da internet, bullying, problemas familiares, entre outros”, explica Queiroz Filho.

Segundo o parlamentar, as políticas públicas de cuidado à saúde mental precisam ser contínuas desde a juventude. “O ambiente escolar é um local de convívio com alunos e pais para a devida instrução quanto a assuntos delicados. Por isso, a atuação de um profissional da Psicologia é fundamental para identificar sinais de fragilidade e auxiliar na recuperação”.

Luiz Gastão reafirma apoio a reeleição Arthur Lira durante jantar com lideranças políticas

Luiz Gastão Bittencourt (PSD), presidente do Sistema Fecomércio Ceará, que já está em Brasília para a posse e início dos trabalhos legislativos no próximo dia 1° de fevereiro, esteve na noite desta quinta-feira (26) na residência oficial do presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas), e reafirmou seu compromisso com a releiçao do deputado.

Luiz Gastão compõe um robusto bloco dos que já declararam apoio ao alagoano, que segue promovendo reuniões com as bancadas estaduais e lideranças polpiticas em busca de consolidar seu nome para a eleição da próxima quarta-feira (1º).

No pluripartidário encontro de ontem, estiveram presente ministros, o novo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o presidente do PSD, Gilberto Kassab; e o partidário de Gastão no Ceará, Domingos Neto (PSD).

O PSD e Luiz Gastão fecharam questão pela reeleição de Lira no último dia (19), quando o presidente da Câmara ofereceu um jantar para a bancada cearense em sua residência oficial.

Voluntários da Cimento Apodi promovem atividades em comunidades pelo Dia Mundial de Educação Ambiental

Na manhã dessa quinta-feira (26/01), o setor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Cimento Apodi realizou atividades educativas para crianças de 0 a 12 anos em comunidades de Fortaleza, Quixeré e Pecém/CE em comemoração ao Dia Mundial de Educação Ambiental.

As ações foram executadas por colaboradores voluntários da Cimento Apodi, com exibição de filme com foco na educação ambiental, atividades de pintura sobre a importância da conservação do meio ambiente e pintura facial.

Na capital cearense, as atividades aconteceram no Iprede (Instituto da Primeira Infância), com a participação de 40 crianças de 0 a 12 anos. No município do Pecém, as ações educativas foram realizadas na Escola de Ensino Fundamental Manoel Pereira de Brito, voltadas para 30 crianças de 8 a 12 anos, moradoras da Comunidade do Bolso.

Já em Quixeré/CE, o Dia Mundial de Educação Ambiental foi comemorado com a participação de 25 crianças (3 a 6 anos) da Comunidade do Bom Sucesso, na Escola de Educação Básica Agostinho Francisco Ferreira Lima.

Saiba mais sobre a data
O Dia Mundial de Educação Ambiental é celebrado em 26 de janeiro, dia instituído em 1975 pelas Nações Unidas para fomentar uma maior conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente, por meio da educação.

A data surgiu através da “Carta de Belgrado” elaborada ao final do encontro realizado na Iugoslávia, em 1975, promovido pela UNESCO, conhecido como “Encontro de Belgrado”. Este documento sintetiza, com relevante atualidade, todo o marco conceitual das questões ambientais.

Sobre o Programa de Voluntariado
O Programa de Voluntariado Empresarial da Cimento Apodi foi estruturado em 2019 e permite que os colaboradores tenham oportunidades em doar seu tempo, trabalho e talento para causas sociais.

O programa tem por objetivo difundir o conceito de voluntariado e estimular a adesão e a participação livre, espontânea e consciente dos colaboradores em iniciativas comunitárias indicadas pela Apodi, visando engajar as pessoas na transformação social e contribuir com a melhoria da qualidade de vida e com o desenvolvimento sustentável das localidades e comunidades.

Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

Instituto Nordeste Cidadania implementa atendimento psicopedagógico para jovens e crianças 

O primeiro mês do ano é marcado pela campanha do “Janeiro Branco”, período que reforça e incentiva movimentos sociais ligados à construção de uma cultura de cuidados com a Saúde Mental. Reconhecendo a importância dessa iniciativa, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) implementou um atendimento psicopedagógico para os jovens e crianças que participam do LABInec, projeto desenvolvido pelo instituto com o intuito de estimular cada vez mais os alunos no momento da aprendizagem, por meio de exercícios que os incentivam a pensarem sobre seus sentimentos, propósitos e metas, com foco no bem-estar psicológico.  

No LABInec – espaço colaborativo a serviço da formação de novos talentos e da inclusão digital e social – a tecnologia é tida como um instrumento de transformação positiva e de estímulo ao potencial criativo e de fortalecimento de autonomia. É reconhecendo a importância de fortalecer cada vez mais essas práticas dentro do instituto, que desde o final de dezembro de 2022, os jovens e crianças vêm recebendo um acompanhamento psicopedagógico para melhorar a autoestima dos alunos, contribuir com o nível de aprendizagem, fortalecer laços familiares e minimizar a evasão dos alunos no curso. 

Segundo Francisco Renato, Psicólogo do Labinec, o projeto é um espaço de estímulo que traz uma grande relevância tanto para a vida dos alunos atendidos pelo instituto quanto para os profissionais que atuam em prol desses jovens. “ Trabalhar no Labinec foi um caminho de vida, um espaço de criação, nutrido pelos afetos, comunidade e corpo de alunos e profissionais que inspiram transformações todos os dias”, disse ele.

No LabInec, as aulas acontecem duas vezes por mês para cada turma. No ano de 2022, foram atendidas 21 turmas. Entre os cursos oferecidos estavam: Robótica, jogos digitais, desenvolvimento de aplicativos, desenvolvimento web e UX/UI design. Com a implementação do atendimento psicopedagógico, no início das aulas, é realizado uma anamnese com todos os alunos com o objetivo de conhecer, de forma mais abrangente, o círculo familiar e de amizade de cada um, além de conversar sobre possíveis dificuldades de aprendizagem que cada indivíduo possa ter.

Os encontros são mediados pelo psicólogo que traz dinâmicas e abordagens que são trabalhadas em grupo. Alguns dos temas são sobre autoconhecimento, autoestima, relações familiares, reflexão sobre si e expressão de sentimentos em grupo, meditação, comunicação, importância da escuta, técnicas de respiração, dentre outros estímulos. 

E para quem desejar contribuir com a iniciativa e ajudar na ampliação do atendimento ofertado pelo instituto, o projeto está habilitado a receber patrocínio através do Fundo para Criança e Adolescência do Ceará – FECA, que tem por objetivo captar e aplicar recursos destinados às ações de atendimento à criança e ao adolescente.

O projeto LabInec teve início em outubro de 2018, no bairro Bom Jardim, e, atualmente, atende também o bairro  Vila União, em Fortaleza, além da região de Maracanaú e Itapiúna.

Shopping Benfica entra no clima do carnaval com programação especial para toda a família

Vai começar a programação de carnaval do Shopping Benfica. Todos os domingos entre os dias 29 de janeiro e 19 de fevereiro de 2023, sempre às 16h, a Praça de Alimentação do empreendimento recebe o “Bloquinho do Bem”. Com uma programação que alia música, arte e diversão, as crianças – e os adultos – vão poder curtir este que é um dos festejos mais populares e queridos do País, com todo conforto, segurança e comodidade. E no primeiro dia de evento, a folia está garantida com a banda Canta Kids.

Outro destaque da programação do “Bloquinho do Bem” é o Concurso Infantil de Fantasia, com seletivas nos dias 29 de janeiro, 05 e 12 de fevereiro. Vão ser duas categorias: a Baby, para crianças de um a cinco anos, e Kids, para participantes de seis a 12 anos. Os critérios analisados pela comissão julgadora são desenvoltura, alegoria e torcida.

As três fantasias mais votadas em cada seletiva vão para a grande final, no dia 19 de fevereiro. Todos os finalistas, inclusive, vão ser premiados com um vale-compras no valor de R$ 100, que pode ser usado na Mini Grife, Travessinhos e Bebetenkitê. Já o grande vencedor ganha um vale-compras de R$ 500, válido também para estas três lojas do segmento infantil do Shopping Benfica.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente no Espaço do Cliente, piso térreo, ou até 1h antes do início da programação. O edital do Concurso e mais informações sobre o “Bloquinho do Bem” estão disponíveis no site http://www.shoppingbenfica.com.br

Serviço: Bloquinho do Bem – Programação de carnaval do Shopping Benfica

Dias: 29 de janeiro, 05, 12 e 19 de fevereiro de 2023

Horário: 16h

Local: Praça de Alimentação

Endereço: Av. Carapinima, 2200 – Benfica

Programação deste domingo (29/01)

Banda Canda Kids

1º seletiva do Concurso Infantil de Fantasia

Unifametro celebra 21 anos de fundação em comemoração com diretores, docentes e colaboradores

“Daquele não tão distante 2002, temos lembranças de acontecimentos que recheiam nossa história baseada na crença no poder da educação, que transforma pessoas, bairros, cidades e países”. Com esse relato, a fundadora do Centro Universitário Fametro (Unifametro), Maria da Graça de Holanda Martins, deu início à comemoração aos 21 anos da instituição de ensino, ocorrida nesta quarta-feira (25), no campus Carneiro da Cunha. Reunida com direção, coordenadores, docentes e demais funcionários, a mantenedora relembrou a trajetória da IES e, sobretudo, as mudanças ocasionadas no bairro Jacarecanga e na região norte de Fortaleza.

“A partir do ano em que nos instalamos no Jacarecanga, essa parte da cidade começou a experimentar uma lenta e gradual transformação nos mais variados aspectos. A economia das áreas vizinhas foi incrementada com a ampliação de lanchonetes, restaurantes e outros pequenos negócios, pela percepção da demanda advinda dos estudantes, e a assistência à saúde da população também foi ampliada com os nossos serviços de saúde voltados à comunidade”, relembrou Maria da Graça. 

Antonio Colaço Martins Filho, chanceler da Unifametro, ressaltou que além do mapa do Jacarecanga, a instituição mudou a vida de milhares de jovens cearenses. “A existência da Unifametro deu a oportunidade para muitos jovens ingressarem em um curso superior de qualidade sem a necessidade de fazer maiores deslocamentos. Passamos a ser referência ao lado de tantas outras instituições importantes, cujo espaço temos o orgulho de compartilhar”, ressaltou. 

Já a diretora executiva, Ana Cristina de Holanda, agradeceu o compromisso, trabalho, dedicação e competência dos colaboradores. “Todos eles, ao ingressarem, enriquecem-nos com sua cultura, sua história, ao mesmo tempo em que também internalizam nossos valores”, afirmou a executiva. “Essa data simboliza a excelência de todos que fazem parte desta comunidade acadêmica. Agradeço imensamente a todos os professores e alunos, sem os quais nós não teríamos chegado onde chegamos. Que venham muitos anos de sucesso e desenvolvimento”, finalizou a reitora Denise Maciel.

Sobre a Unifametro

Com mais de 30 cursos de graduação nas modalidades presencial e online, a Unifametro possui quatro campi em Fortaleza e unidades em Cascavel, Maracanaú, e agora também em Caucaia – uma estrutura completa, com seis núcleos de atividades e mais de 50 laboratórios. Para mais informações sobre vestibular, inscrições e financiamento sem juros, consulte o site seja.unifametro.edu.br.

Saúde mental: Cinco razões para você incluir esse cuidado com sua equipe em 2023

Se saúde mental já era um tema que preocupava o meio corporativo antes mesmo da pandemia, desde então tornou- se ainda mais foco de atenção. Só em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou ter mais de 1 bilhão de pessoas com transtornos mentais no mundo, e em 2020, a incidência global de ansiedade e depressão aumentou 25%. Ressaltando o cenário no Brasil: há 5 anos o país detém o maior número de ansiosos do mundo e o terceiro com mais pessoas depressivas. 

Há um ano, a Síndrome de Burnout passou oficialmente a ser uma doença ocupacional, e atualmente, já atinge mais de 30% entre os mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros, segundo estudos recentes. 

Diante de tantos números assustadores, o CEO da Amar.elo Saúde Mental, Aleks Mesquita, faz um alerta aos C-levels das empresas brasileiras: “Precisamos fazer algo para modificar esse cenário! Um novo ano está aí, e essa é a chance de começar dando um passo muito importante para sua empresa e para seus funcionários, que também fazem seu negócio crescer”, diz. 

À frente da startup que atua levando bem-estar emocional para o ambiente corporativo, Mesquita reflete que, no geral, as empresas precisam entender as suas responsabilidades sociais. Segundo ele, mais que investir em T&D (Treinamento e Desenvolvimento), é urgente incluir programas de educação, prevenção e até mesmo tratamento de doenças psicológicas em suas rotinas, de forma a identificar e acolher os colaboradores que mostram sinais de que algo não está indo bem, como estresse, ansiedade, tristeza, dificuldade de concentração e falta de motivação. 

“Se as organizações não tiverem esse cuidado, vão perder os seus melhores profissionais, já que o Burnout afeta, principalmente, os mais comprometidos com o desempenho no trabalho”, diz. 

Dados da LCA Consultores mostram que um a cada três desligamentos nos últimos meses foi feito a pedido do trabalhador, e esse é um recorde histórico. E o que tem contado para esse turnover acontecer são as doenças emocionais/mentais e também as condições de trabalho, onde a flexibilidade de horário e local se tornaram uma característica muito importante, principalmente depois da chegada da pandemia, onde empresas e profissionais entenderam que não é preciso mais ter um local fixo para se trabalhar e se produzir bem. 

As organizações, por sua vez, precisam trazer um ambiente mais saudável para seus colaboradores, priorizando acima de tudo a qualidade de vida e incentivando momentos de pausa e de conexão do time. Além disso, ter um ambiente em que as pessoas possam falar de seus sentimentos, onde se sintam confortáveis, tranquilas e distantes de julgamentos. O ponto principal é normalizar, o profissional não pode ser tratado como diferente porque está abalado emocionalmente. 

Abaixo, o CEO elenca cinco razões para as empresas cuidarem da saúde mental dos seus colaboradores:

1) Sua equipe precisa: Quando os colaboradores trabalham em um ambiente saudável, conseguimos observar um alto desempenho de toda a equipe. E quando um funcionário que está passando por dificuldades não é visto e cuidado, a produtividade cai e as demandas acabam não sendo executadas como antes, e isso afeta toda a companhia. 

2) A prevenção é sempre o melhor caminho: Importância da informação e combate à psicofobia! As empresas precisam proporcionar um lugar de fala e de troca, onde o medo de ser visto como incapaz ou de perder o emprego não exista. Aqui, o ideal é mostrar a importância da empresa pela saúde e bem-estar de cada profissional. 

3) Evita prejuízos financeiros com turnover e afastamento de pessoas com adoecimento emocional: Um colaborador que não está bem emocionalmente tem grandes chances de se afastar da empresa para cuidar de sua saúde ou mesmo de pedir demissão para buscar mais qualidade de vida. De acordo com as Nações Unidas, somente a ansiedade e a depressão custam à economia mundial cerca de US$ 1 trilhão por ano. 

4) A tecnologia está a seu favor: O cuidado e o tratamento do seu colaborador pode ser feito de modo on-line, onde cada atendimento à terapia, conteúdos informativos e um ambiente seguro para diálogo pode ser feito tudo na palma da mão, sem sair da rotina. E cumprindo a ética profissional, o que o colaborador discute não é passado para ninguém. 

5) Empresa saudável, equipe saudável; Equipe saudável, empresa saudável!

Uma empresa dá um suporte emocional para seus colaboradores, têm seus ganhos também, pois um colaborador feliz e saudável produz com mais empenho, trazendo frutos para a organização. 

Turismo fecha 2022 com saldo positivo

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no mês de novembro contabilizaram que todas as 12 Unidades da Federação que integram o Índice de Atividades Turísticas registraram taxas positivas no período, com destaque para Minas Gerais (58,7%), Rio Grande do Sul (47,6%), Ceará (47,5%), São Paulo (44,3%) e Santa Catarina (36,9%) que alcançaram índice igual ou superior à média nacional (36,9%). Entre os destinos estão empreendimentos celebrados como o Solar Pedra da Ilha (Penha – SC) e o Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf (Fortaleza – CE), que confirmam a tendência e fecham o ano junto com outros grandes nomes do setor com saldo positivo.

O diretor executivo dos empreendimentos, Eduy Azevedo, destaca que foi possível fechar 2022 com números muito expressivos se comparado a 2021. “Tivemos um aumento expressivo de 63% quanto a nossa receita e 35% no que tange à ocupação. Só em vendas concretizadas pelo digital foram mais de 45% de aumento”, reforça.

O setor de turismo não só cresceu, como também deu uma grande contribuição à economia do país para a retomada. “Só em Caldas Novas-GO nós abrimos mais de 300 vagas temporárias para atender o período de fim de ano, vagas essas que a depender do aquecimento do setor podem em uma boa parcela se converter em fixas”, avalia o diretor.

Outro índice que marca o fechamento do ano foi o recorde batido pela campanha Black November. “No mês de novembro conseguimos quase dobrar as vendas em comparação a 2021 e um aumento de 126% na Black Friday. Contudo, os números ainda não estão fechados e podem surpreender, esperamos um pico entre o Natal e o Ano Novo encerrando 2022 com chave de ouro e uma expectativa ainda melhor para 2023”, ressalta.

Tais números surpreenderam devido as diversas atrações que os empreendimentos proporcionaram. Entre as opções estiveram shows, programação gastronômica diferenciada e queima de fogos para agradar desde adultos a crianças. De acordo com o diretor executivo à frente dos empreendimentos, Eduy Azevedo, a expectativa é positiva. “Com a retomada do segmento hoteleiro, receber cerca de 5.400 hóspedes e proprietários por dia, só em Caldas Novas GO durante o fim de ano”, explicou Eduy.
Entre as opções de hotéis para a data estiveram, em Caldas Novas – GO o Praias do Lago Eco Resort Ilhas do Lago Eco Resort, Privé Boulevard Suíte Hotel, Privé Thermas Hotel e Privé Riviera Park Hotel, em Búzios-RJ o magnífico Búzios Beach Resort, em Penha-SC o Solar Pedra da Ilha, em Porto Seguro o Ondas Praia Resort e no Ceará o premiadíssimo Dom Pedro Laguna.

Mochilas pesadas podem provocar lesões ortopédicas em crianças: como prevenir

Nas próximas semanas, termina o período de férias escolares. No agitado movimento do dia a dia, um detalhe importante pode passar despercebido para pais e responsáveis: o peso das bolsas e mochilas que crianças e jovens levam e trazem, sempre cheias de livros, cadernos e apostilas. O maior problema é que o sobrepeso da mochila, somado à má distribuição dentro do acessório, pode prejudicar a postura do estudante, tornando-a inadequada.

“O ato de levantar, carregar ou manusear uma mochila pesada de forma errada pode fazer com que a criança ou adolescente se incline para a frente, afetando negativamente o seu equilíbrio, e assim, alterando a posição do seu centro de gravidade, interferindo na distribuição de carga. A coluna aumenta a curvatura lombar, o que acarreta dores e possíveis distúrbios posturais”, alerta o ortopedista e traumatologista Alberto Alves, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Ceará (SBOT-CE).

Estima-se que entre 60% a 70% dos problemas de coluna em adultos são gerados por sobrecarga de peso e esforços repetitivos na infância e adolescência. “O peso da mochila nunca deve exceder 10% do peso corporal da criança ou adolescente. Por exemplo, uma criança ou adolescente com 40kg não deve carregar uma mochila com mais de 4kg”, orienta o ortopedista Alberto Alves. “Além disso, a largura das alças deve ser adequada a cada criança, para que ocorra livremente o movimento circular dos ombros, e a altura das mochilas deve ser menor que o comprimento do tronco”, reforça.

Outro aspecto prejudicial é usar a mochila em apenas um dos braços, o que resulta em dores nos ombros, na coluna cervical, na região torácica e na parte lombar. As alças da mochila devem ser largas e acolchoadas.

Dores

Caso o estudante apresente sintomas como dor, dormência, desconforto e formigamento, deve ser encaminhado rapidamente para avaliação. “Os pais não devem desvalorizar a queixa dos seus filhos, pois é comum o aparecimento de dores precoces no pescoço, nos ombros ou nas costas, e, se elas não forem tratadas, podem se tornar crônicas, inclusive na vida adulta”, observa o ortopedista Alberto Alves. “Outros problemas que podem ocorrer são alterações posturais importantes, como a hipercifose postural, que é o excesso de curvatura da coluna torácica, caracterizado, por exemplo, como uma corcunda. Esses agravos osteomusculares podem diminuir o rendimento escolar do aluno, devendo ser corrigidos o mais breve possível, sob a orientação de um médico ortopedista”, afirma o membro da SBOT-CE.

Dicas

Algumas dicas ajudam a diminuir o problema, como colocar os objetos mais pesados na abertura principal, próximos às costas da criança, e utilizar os bolsos externos somente para itens leves. O fundo da mochila deve estar sempre bem posicionado, apoiado na curva da região lombar – se estiver muito abaixo ou acima pode agravar problemas de postura. A criança deve levar apenas o imprescindível para o dia e, ao pegar a mochila do chão, deve dobrar os joelhos para distribuir melhor a carga. Outro recurso importante é dar preferência a bolsas que tenham rodinhas, que facilitam deslocamentos.

Marcos Lessa relembra Tim Maia em tributo no Coco Bambu

O cantor e compositor Marcos Lessa sobe, novamente, ao palco do Coco Bambu Iguatemi, na sexta, 03, às 19h30, para cantar as grandes canções de Tim Maia, principal precursor do estilo soul na Música Popular Brasileira.

Marcos Lessa vem de um final de ano agitado, no qual lotou o Cineteatro São Luiz em um especial em comemoração aos 110 anos de Gonzagão, celebrou seus 15 anos de carreira com um show intimista e com músicas autorais, além dos shows de final de ano.

Para mais informações sobre o show no Coco Bambu Iguatemi, o interessado pode entrar em contato através do (85) 99141.5939.

Serviço

Marcos Lessa canta Tim Maia

Quando: 03 de janeiro, às 19h30

Onde: Coco Bambu Iguatemi