Fetrans recebe em fevereiro projetos socioambientais para o 20º Prêmio Melhoria Qualidade do Ar

As empresas do setor de transporte do Ceará, Piauí e Maranhão inscritas na edição comemorativa de 20 anos do Prêmio Melhoria da Qualidade (PMQA), promovido pela Federação dos Transportes (Fetrans) em conjunto com o Sest Senat, devem ficar atentas ao cronograma da premiação, que será realizada em de junho, em Fortaleza. O prazo para a submissão dos projetos acontecerá durante todo o mês de fevereiro. As empresas podem acessar o edital pelo site da Federação (fetrans.org.br). 

Neste ano, a premiação celebrará a longevidade e a parceria com as empresas participantes que, ao longo de duas décadas, têm aderido às propostas e aos objetivos do Prêmio, e evoluído junto com ele para contribuir de maneira cada vez mais eficaz para a sustentabilidade do setor.


Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o PMQA buscar atender às mais atuais demandas sociais, ambientais e econômicas do Transporte, do País e do mundo, promovendo ações transversais e o engajamento de todos os stakeholders em torno do respeito ao meio ambiente e à preservação do planeta.  

Desde a última edição, o Prêmio possibilita a participação de todos os modais do transporte (rodoviário, aéreo, ferroviário, metroviário, dutoviário e hidroviário). Foi a primeira vez que uma premiação do setor de transportes passou a contemplar todos os modais. Ao todo, concorreram 49 empresas. Para a 20ª edição, também estão sendo preparadas novidades.


Prêmio Melhoria Qualidade do Ar


Criado em 2002, o PMQA já premiou mais de 280 projetos de empresas do setor de transportes pelas ações de responsabilidade socioambiental e homenageou mais de 40 personalidades e instituições já com o Troféu Destaque Ambiental.

O PMQA é uma das ações da Fetrans promovidas através do Programa Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, que é desenvolvido e promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte) e executado regionalmente pela Fetrans. 

Desde 2007, o Despoluir realiza atividades práticas, que visam a solucionar os impactos ambientais advindos do transporte. Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,4 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.

Sobre o Despoluir


O Programa Despoluir, ao longo dos seus 15 anos, realizou mais de 3,6  milhões  de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. Os ganhos para o setor são percebidos desde a redução do consumo do diesel dos veículos – implicando a diminuição de poluição e de custos – até a melhoria das condições de saúde dos profissionais do transporte, passando pelo acesso a informações técnicas voltadas ao meio ambiente.

Estudantes e docente da Unifametro têm trabalhos científicos publicados em evento internacional

Os estudantes do curso de Administração do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas do Centro Universitário Fametro (Unifametro), Maria Daiane Lima, Adahil José Sales, Maynara Gomes, Leydinara Santos, Maria Tamires da Costa, com colaboração do coordenador da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria da Unifametro (COOPEM), Lucas de Souza, tiveram seus trabalhos científicos publicados no XXIV ENGEMA 2022 – Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. O evento anual realizado em novembro de 2022, reuniu a comunidade científica de todo o mundo.

Realizado pela Universidade de São Paulo (USP), com o apoio da Fundação Instituto de Administração (FIA), o ENGEMA é um evento acadêmico que propicia o intercâmbio e a discussão da produção científico-tecnológica desenvolvida na temática da Gestão da Sustentabilidade Ecológica e Socioeconômica, envolvendo contribuições do Brasil e de países do exterior. 

Ao publicar os artigos, os estudantes da Unifametro, juntamente com a colaboração do professor Lucas, contribuíram com trabalhos de pesquisa nas seguintes temáticas: “Liderança feminina e suas habilidades na Gestão Empresarial: o caso de uma instituição de ensino superior cearense”; “Satisfação dos colaboradores sobre o trabalho home office: estudo de caso de uma distribuidora de energia elétrica de Fortaleza-CE”; e “A Gamificação como ferramenta no desenvolvimento de pessoas, sob a ótica da literatura”.

De acordo com Lucas, a publicação de trabalhos científicos em um evento como o ENGEMA, considerado pioneiro no Brasil na discussão socioambiental, antecessor à Rio 92, é um grande feito para ele e para a carreira acadêmica dos estudantes do curso de Administração do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas da Unifametro. “Isso tudo mostra não só o potencial dos nossos alunos, mas nos coloca como centro de referência em pesquisa a nível nacional e internacional nas temáticas da Gestão Empresarial e Sustentabilidade”, ressaltou o docente.

Segunda edição do festival ID:Rio valoriza a moda, o empreendedorismo e a música do Rio de Janeiro com extensa programação gratuita

Criado em 2021 por Helena Silveira e Cláudio Silveira, responsáveis pelo tradicional DFB Festival (CE), o ID:Rio tem como missão atuar diretamente em prol do impulsionamento da energia criativa do trade da moda do estado do Rio de Janeiro. Entre as novidades de sua segunda edição, a maior foi a ampliação de sua programação, 100% gratuita, que antes era baseada em Niterói e, neste ano, contemplou também a capital do Estado.

O festival ID:Rio 22/23 é apresentado pela Enel, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, sendo composto por atividades de estímulo direto ao empreendedorismo de toda a cadeia produtiva da moda fluminense.

Trazendo um novo conceito de festival de moda a partir de uma proposta multiplataforma, o ID:Rio concluiu sua segunda edição com êxito, movimentando o setor de moda do Rio de Janeiro. Realizado na cidade de Niterói, o evento promoveu, durante os dias 26 e 29 de janeiro, uma extensa programação de palestras, apresentações musicais, oficinas e desfiles inéditos. 

“O ID:Rio esteve de braços abertos recebendo o público em diversas atividades presenciais. Nosso evento teve como objetivo fomentar o empreendedorismo, incentivando o trade de moda local e regional, promovendo a geração de renda e a economia criativa. Ele veio para mostrar que nós temos uma enorme possibilidade de fazer mais pelo trade da moda carioca e o melhor: fazer diferente e de maneira especial, sempre. Está sendo e continuará sendo um momento fantástico para a cidade de Niterói, assim como para o estado do Rio de Janeiro. O festival foi um grande sucesso e estamos ansiosos para uma nova edição”, destaca Claudio Silveira, idealizador do ID:Rio. 

Desfiles

No primeiro dia, o evento recebeu desfiles da Rua dos Biquínis, Beepfit e Energia Enel. Já no segundo, o ID:Rio contou com os desfiles “IED Rio apresenta Erica Rosa”, “Shopping Plaza Collab apresenta Sacada + Oh, Boy! + Lizie + Track&Field” e “CCM”. A passarela do ID:Rio Festival recebeu os últimos desfiles desta edição que, mais uma vez, fez história ao destacar o protagonismo da moda carioca. No sábado, o público conferiu o trabalho da Dress To, marca carioca de roupas femininas que conta com a essência da mulher atual em cada modelo; o talento dos alunos da Firjan SENAI Espaço da Moda, direto de Nova Friburgo, e, finalizando, o conceito das marcas Marju, destaque na moda carioca pelas peças handmade atemporais e sustentáveis, com o upcycling exclusivo da KITECOAT. 

Shows

O palco do ID:Rio recebeu uma multidão de fãs para noites históricas. Na quinta-feira, 26, Fernando Rosa trouxe toda a energia da clássica disco music e do soul. Na sexta, o encerramento da noite ficou por conta da banda Melim, que com uma mistura de ritmos, animou o público com sucessos atuais e do início da carreira. Já no sábado, o ruivão Nando Reis trouxe um repertório recheado de hits que fizeram o público cantar do início ao fim. A retirada dos convites gratuitos para os shows foi realizada mediante inscrições via Sympla, com posto de distribuição no Shopping Plaza, em Niterói.

Talks

Com correalização do Caderno Ela, as talks, realizadas de forma presencial e transmitidas online pelo canal ID:Rio Festival, no YouTube (https://www.youtube.com/@idriofestival), fizetam com que o público tivesse acesso a temas atuais nas discussões sobre estratégias, diversidade, negócios e empreendedorismo. No primeiro dia, a apresentadora e atriz Luana Xavier abordou o tema “Diversidade, inclusão e poder de influência na moda e na TV”. Para o segundo talk da quinta-feira, a diretora criativa e CEO da Dress To, Thatiana Amorim, e a sócia-diretora criativa da Zâmbia Brand Acessórios, Vívian Ramos, falaram sobre como o digital alavanca o negócio, em pequenas marcas como a Zâmbia ou em consolidadas, como a Dress To, que saiu de Niterói para o mundo.

No segundo dia de programação, o público teve acesso aos temas: “O que é ser sustentável hoje – como a indústria de energia pode ajudar a moda e vice-versa”, comandado por Márcia Massotti, diretora de sustentabilidade da Enel Brasil, e Ana Luiza Nigri, head de Criação e Comunicação do Projeto Fio. Para o segundo talk, André Carvalhal, escritor e CEO da agência 3, e Isabel Braga Teixeira, fundadora & CEO da Closet BoBags, abordaram o tema “Upcycling: como se muda uma indústria?”.

O sábado de ID:Rio 2023 agitou a agenda carioca com a programação multicultural do festival que reúne a cadeia criativa de moda, entretenimento e empreendedorismo. Pelo terceiro dia seguido, quem abriu o evento foram os talks com temas que agregam e fazem a diferença no trade. Taciana Abreu, head de sustentabilidade do Grupo SOMA, e Renata Abranchs, CEO da marca homônima de consultoria de branding para moda, levaram ao público toda a sua bagagem sobre as tendências e ferramentas digitais em 2023. Os ingressos foram adquiridos gratuitamente por meio do Sympla.

Niterói Solidária

Mais de 2 toneladas de alimentos não-perecíveis foram arrecadados durante o festival. Eles serão doados integralmente ao projeto Niterói Solidária, projeto essencial que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade. 

Somos Empreendedoras

O ID:Rio recebeu o grupo Somos Empreendedoras, formado por mulheres que têm como objetivo promover um ambiente sinérgico de valorização das integrantes, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Impulsionadas pelo lema de que “juntas somos mais fortes”, elas estimulam a troca de experiências e vivências como forma de crescimento e desenvolvimento de todas, cada uma em sua atividade profissional. Além disso, as integrantes também têm como missão contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil e, sobretudo, na cidade de Niterói.

Programação na capital

Já entre 30 de janeiro e 25 de fevereiro, o festival cruzou a ponte para ocupar a Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio de Janeiro, onde apresentou uma exposição colaborativa, em parceria com a Enel Brasil, reunindo 10 looks confeccionados sob os preceitos do upcycling, a partir do reuso inteligente de insumos e fardamentos descartados. A sede da BPE também serviu como cenário para uma série de podcasts semanais, que serão divulgados durante todo o mês de fevereiro, acompanhando a exposição e abordando temas ligados à sustentabilidade, ao empreendedorismo e à inovação.

Multidisciplinar e 100% gratuito, o ID:Rio voltou-se para profissionais de toda a cadeia produtiva da moda, novos empreendedores e alunos de estilismo, moda, design, administração, marketing e áreas afins.

Por apenas 24h a Estácio vai conceder condições especiais para ingresso na graduação

Os candidatos interessados terão apenas 24h para realizar a inscrição para ingresso no ensino superior. Na ação, que terminará às 23h59 do dia 30 de janeiro, é possível encontrar cursos com mensalidades de R$149,00 ao mês, até o final da graduação, além de duas mensalidades pagas. Para saber mais sobre os formatos de ensino, condições e os cursos disponíveis na campanha basta acessar o regulamento no site estacio.br ou ligar para 4003-6767 (Regiões Metropolitanas) ou 0800 880 6767 (Demais regiões).

Com mais de 50 anos, a Estácio é uma instituição reconhecida pela qualidade do ensino e infraestrutura de ponta. Com um corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas, a instituição oferece um portfólio completo de cursos em diversos formatos de ensino e tem um compromisso com a ascensão social e a empregabilidade dos alunos.

A Estácio Ceará possui um portfólio de cursos bem amplo e diferentes formatos de ensino, como Presencial; Semipresencial; Flex; e Ensino Digital (100% EaD). Dentre os cursos ofertados estão Direito, Odontologia, Veterinária, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Administração, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharias, Turismo, Design de Moda, Estética e Cosmética, entre outros.

WeWork chega à Fortaleza por meio de parceiros locais

 São Paulo, janeiro de 2023 – A WeWork, líder global em espaços de trabalho flexíveis, está expandindo sua presença no Brasil e lançando novas opções de contratação de espaços de trabalho e para eventos. A marca acaba de chegar ao Ceará, especificamente Fortaleza, por meio de sete parceiros locais. Os espaços entraram para a rede da WeWork no Brasil por meio do marketplace da marca, Station by WeWork. 

 Nela, coworkings (espaços de trabalho flexíveis) e espaços para eventos de todo o Brasil podem se conectar e se beneficiar de ter uma marca global como parceira. Eles passam a otimizar tempo e dinheiro com o acesso à demanda de milhares de membros da WeWork no Brasil e no mundo, além da atração de novos clientes, que segue sob responsabilidade da marca. Isso traz visibilidade e otimização da lucratividade para os parceiros locais. A WeWork LatAm está investindo R$ 44 milhões em tecnologia, como a plataforma Station by WeWork para continuar crescendo na América Latina e expandir a capilaridade da marca.

 “Temos acesso ao comportamento de trabalho de mais de 85 mil membros no Brasil e restante da América Latina. Realizamos pesquisas de comportamento frequentes a fim de identificar demandas e oferecer as soluções que empresas e trabalhadores estão buscando. Com a volta aos compromissos presenciais, viagens de negócios e a intensificação da busca por talentos para além de barreiras regionais, observamos uma demanda emergente pela expansão geográfica de espaços WeWork, sendo que, no Brasil, estamos em oito cidades. Com o marketplace, aumentamos a capilaridade da marca, principalmente em lugares com alta demanda, como Fortaleza”, afirma Bruna Neves, Chief Product Officer (CPO) da WeWork na América Latina e responsável pela criação do marketplace.

 O Workpass da WeWork

 Além do marketplace Station by WeWork, a marca também reforça sua mais recente solução, o Workpass. Trata-se de um vale-escritório que as empresas podem oferecer aos seus colaboradores como mais um benefício em sua cesta. Com o Workpass, os colaboradores terão acesso a todos os escritórios da WeWork e dos parceiros da Station, usufruindo da flexibilidade de estar em qualquer das centenas de endereços da plataforma, com toda a estrutura de trabalho que precisam, quando quiserem.

 De acordo com pesquisa recente da WeWork em parceria com a Page Outsourcing, Além da revolução do híbrido, 73% dos trabalhadores latino-americanos gostariam de ter um vale-escritório como o Workpass, mas apenas 5%, de fato, recebem. “Uma empresa não precisa ter sede dentro da WeWork para oferecer o benefício a seus colaboradores, que passam a ter acesso a toda rede da marca, incluindo as 32 unidades próprias, além dos mais de 240 espaços de trabalho e eventos disponíveis em mais de 70 cidades, em todos os estados brasileiros, até o momento”, explica Bruna. 

 O vale-escritório é uma solução no pacote de benefícios para os latino-americanos que sentem falta dos encontros presenciais para formar relações amigáveis e estratégicas (54%), integrar áreas (51%), aproximar-se dos gestores (38%), separar a vida pessoal do trabalho (36%) e manter a segurança da troca de informações estratégicas (33%), conforme aponta a pesquisa. “Agora com a Station by WeWork, encontrar um espaço de trabalho ou um espaço ideal para um evento ficou tão simples quanto pedir o almoço ou um carro por aplicativo. Com essas soluções baseadas em tecnologia, oferecemos mais variedade de escolha e reforçamos nosso propósito para clientes individuais e corporativos”, finaliza a CPO Bruna Neves.

 Anywhere office, “meu escritório é na praia”

Celebrando a chegada da WeWork à Fortaleza – CE, a marca global realiza uma ação de marketing local, na qual um espaço de trabalho itinerante permite que quem estiver próximo à Avenida Beira Mar – altura do número 4.000 – possa desfrutar gratuitamente da infraestrutura corporativa oferecida, de 30/01 a 03/02. “O truck da WeWork conta com eletricidade, ar-condicionado, wi-fi, mesas, cadeiras e um lounge para fazer uma teleconferência, responder um e-mail e resolver imprevistos ou questões pontuais de trabalho. É uma ação que materializa nosso propósito de transformar o modo como as pessoas se relacionam com o trabalho. O anywhere office é uma realidade”, comenta Guilherme Trementocio, Chief Marketing Officer (CMO) da WeWork na América Latina.

Shopping Benfica entra no clima do carnaval com programação especial para toda a família

Vai começar a programação de carnaval do Shopping Benfica. Todos os domingos entre os dias 29 de janeiro e 19 de fevereiro de 2023, sempre às 16h, a Praça de Alimentação do empreendimento recebe o “Bloquinho do Bem”. Com uma programação que alia música, arte e diversão, as crianças – e os adultos – vão poder curtir este que é um dos festejos mais populares e queridos do País, com todo conforto, segurança e comodidade. 

Outro destaque da programação do “Bloquinho do Bem” é o Concurso Infantil de Fantasia. Vão ser duas categorias: a Baby, para crianças de um a cinco anos, e Kids, para participantes de seis a 12 anos. Os critérios analisados pela comissão julgadora são desenvoltura, alegoria e torcida.

As três fantasias mais votadas em cada seletiva vão para a grande final, no dia 19 de fevereiro. Todos os finalistas, inclusive, vão ser premiados com um vale-compras no valor de R$ 100, que pode ser usado na Mini Grife, Travessinhos e Bebetenkitê. Já o grande vencedor ganha um vale-compras de R$ 500, válido também para estas três lojas do segmento infantil do Shopping Benfica.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente no Espaço do Cliente, piso térreo, ou até 1h antes do início da programação. O edital do Concurso e mais informações sobre o “Bloquinho do Bem” estão disponíveis no site http://www.shoppingbenfica.com.br

Serviço: Bloquinho do Bem – Programação de carnaval do Shopping Benfica

Dias: 29 de janeiro, 05, 12 e 19 de fevereiro de 2023

Horário: 29/01 – 17h30 | 05, 12 e 19/02 – 16h

Local: Praça de Alimentação

Endereço: Av. Carapinima, 2200 – Benfica

Grátis

Prêmio Talento Universitário está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio Capes Talento Universitário, que vai entregar R$ 5 mil a 1 mil estudantes que alcançarem a maior pontuação em uma prova de conhecimentos gerais. Podem concorrer alunos de graduação que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e ingressaram no ensino superior em 2022.

Os estudantes interessados em participar do concurso precisam estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior pública, privada ou militar e não ter débitos com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou outras agências de fomento à pesquisa. As inscrições vão até 22 de fevereiro e são feitas pelo formulário on-line disponível no site do concurso

Os locais das provas devem ser divulgados a partir de 2 de março e a avaliação deve ocorrer no dia 26 do mesmo mês. O resultado final será divulgado em maio e o prazo para pagamento do prêmio vai até dezembro de 2023. 

(Agência Brasil)

Câmbio manual ou automático? Saiba qual opção valoriza mais seu combustível

Ao chegar na concessionária para comprar um carro novo ou seminovo surgem várias dúvidas sobre qual modelo, cor ou potência escolher, além dos acessórios veiculares que trazem maior conforto para os motoristas, como ar condicionado, som automotivo e vidros automáticos. Em meio a tantas opções, outra dúvida que surge é “câmbio automático ou câmbio manual?”. O Sindipostos-CE explica as principais diferenças entre os dois sistemas e qual o mais econômico. 

O câmbio manual é controlado por um terceiro pedal no carro e a escolha  das marchas é feita pela alavanca – o motorista precisa trocar de acordo com a necessidade. Apesar de ser o modelo mais comum no Brasil, a maior parte dos novos veículos tem a variação do câmbio automático, onde o controle é feito por uma peça eletrônica sem intervenção do condutor.

“Esses aspectos físicos dos sistemas são o que define a quantidade de gasolina que vai ser consumida pelo carro. Quanto mais tempo demora para fazer a troca das marchas, mais gasolina vai ser utilizada para o motor continuar funcionando. Dessa forma, o câmbio manual com um motorista experiente gasta em média 15% menos combustível, em comparação ao câmbio automático, que vai ter essa demora do sistema em entender que precisa fazer a mudança de marcha”, explica Antônio José, assessor de assuntos econômicos do Sindipostos-CE.

Mesmo o câmbio automático não tendo feito sucesso quando chegou ao Brasil pela grande quantidade de trancos e soluços ao trocar de marcha, ele tem uma maior durabilidade e segurança, proporciona maior conforto ao condutor, que não precisa realizar a troca de marchas, e é mais fácil de aprender. Enquanto isso, o câmbio manual apresenta maior controle da potência, manutenção mais barata, mais eficiência e barateia o valor do veículo.

Entre as desvantagens estão o fato de que o câmbio manual exige mais conhecimento do motorista para dirigir, pode quebrar mais facilmente e pode causar danos no corpo do condutor pelo movimento repetitivo de troca de marchas e por um possível tranco que venha a acontecer durante o trajeto. Nesse contexto, o automático possui a manutenção mais cara, pesa mais no bolso na hora da compra e gasta mais combustível.

Existe ainda o sistema CVT (Transmissão Continuamente Variável), muito popular no Japão, no qual o veículo não possui um conjunto de marchas pré-determinadas, mas um sistema de correia que transmite a força do motor, colocando as marchas como infinitas e trabalhando automaticamente durante o funcionamento do carro.