Sistema Online de Cartórios ajuda na desburocratização do setor, diz CEO da CBRdoc

Passou a vigorar no país o Sistema Online de Cartórios (SERP), que obriga os órgãos públicos a oferecer, de forma remota e eletrônica, os serviços de registro público. Para o co-CEO da CBRdoc, Rafael Galante, a medida padroniza os serviços prestados e melhora a vida de todo mundo.

A partir de agora, documentos e títulos poderão ser enviados de forma eletrônica. Além disso, as certidões passam a ser liberadas via assinatura eletrónica avançada ou qualificada. E os processos para a oficialização dos casamentos não vão precisar mais da presença física de um oficial de registro civil. 

“A digitalização acelera os processos internos das empresas, além de reduzir o “Custo Brasil”, favorecendo o ambiente de negócios. Esta medida está totalmente alinhada com uma das missões da CBRdoc: reduzir o excesso de burocracia do Brasil”, explica Galante. 

“O Brasil é um país de dimensões continentais, com muitas diferenças entre suas regiões. Padronizar e centralizar os serviços em uma única plataforma é um grande desafio para os Cartórios, que devem ser reconhecidos por todo o esforço e empenho empregado na criação deste sistema. Isto facilitará a vida de milhões de pessoas que precisam dos serviços no país todo”, garante.

Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis

Além do Sistema Online de Cartórios, também passa a vigorar o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI). Com ele, será possível levantar os imóveis ligados a um determinado CPF ou CNPJ. O sistema vai acelerar a consulta a entraves e restrições a qualquer imóvel do país.

“O SREI pode ser considerado uma das peças importantes para agilizar a aquisição de empresas, M&As ou Due Dilligence. É um sistema complementar à CBRdoc, à medida em que essas informações, somadas aos dados oriundos de outros órgãos como: Fóruns, Tribunais, Receita ou SEFAZ, organizadas, formam uma sólida base para uma tomada de decisão mais assertiva ”, finaliza Galante.

Sobre a CBRdoc

CBRdoc é uma empresa de gestão e pesquisa de documentos, que tem como lema desburocratizar o sistema brasileiro do setor. A partir de um software que possui inteligência artificial embutida, oferece acesso a documentos de todo o Brasil em poucos cliques, com custo acessível e transparência.

Seacec e Sindesp-ce promovem palestra com Marcelo Paz, presidente do Fortaleza

Uma parceria entre o Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Terceirização de Mão de Obra (Seacec) e o Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Ceará (Sindesp-CE) levou a associados e convidados a palestra “A Bola Não Entra Por Acaso”, ministrada por Marcelo Paz, atual presidente do Fortaleza. O evento foi sediado pelo Senac Reference e aconteceu na última quinta-feira (2).

Com o auditório cheio, a apresentação do gestor tricolor abordou, dentre outros temas, os segredos de uma gestão vitoriosa e exemplar, levantando questões importantes relativas à liderança, tomadas de decisão, estratégias para alcançar objetivos, estruturação de ideias e busca incessante por resultados. Paz usou o sucesso de sua administração no Leão do Pici como esteio para destacar, na prática, ações e projetos arrojados que hoje são replicados em outras praças.

Reconhecido pela trajetória exitosa, Marcelo Paz é tido como um dos grandes dirigentes em atividade no futebol nacional. “O resultado, no esporte ou em qualquer aspecto da vida, é muito mais visto e valorizado que os esforços. Não tenham medo de arriscar, de tentar, de ousar. Para se vencer é preciso sair da mesmice. O triunfo premia o trabalho bem desenvolvido e nada resiste a isso. O Fortaleza hoje é um exemplo graças ao profissionalismo empregado no clube, à mentalidade vencedora e a uma gestão pautada na responsabilidade. A bola nunca entra por acaso”, detalhou o palestrante.

Reconhecimento

Fabiano Barreira, presidente do Seacec, enalteceu a oportunidade de ter uma grande personalidade do universo empresarial compartilhando sua receita de sucesso. “Marcelo Paz é sinônimo de exemplo de gestão e tudo o que fez e faz no Fortaleza pode e deve ser copiado, replicado, valorizado. Clubes são como empresas, precisam de organização, responsabilidade e estrutura, então as lições aprendidas com Paz são de enorme valor para todos nós”, explicou Barreira.

“Tivemos uma aula de gestão com alguém que faz um trabalho notável e tudo o que foi abordado tem a ver com os segmentos onde atuamos. As dificuldades relatadas por Marcelo na gestão do Fortaleza são basicamente as mesmas que enfrentamos no dia a dia do ramo empresarial, onde precisamos ter uma visão ampla quando falamos de tomadas de decisão, de estratégia. Foi de grande valia a palestra”, esclareceu Halano Cunha, presidente do Sindesp-CE.
Crédito das imagens: Herialdo Rocha Lima

Biometria do Serpro garante segurança em operações de crédito para aposentados e pensionistas

O Serpro, maior empresa pública de tecnologia e líder em soluções inovadoras que aliam segurança e facilidade, entrega mais uma solução para facilitar o dia a dia do cidadão brasileiro. A partir de agora, o Biovalid, a tecnologia inovadora que revolucionou, por exemplo, a abertura de empresas de forma remota e também validações para provas de vida, já pode ser usada para cumprir com os requisitos biométricos para contratação de empréstimo consignado.

“O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou, no fim do ano passado, a Instrução Normativa 138, que estabelece critérios e procedimentos operacionais relativos à consignação de descontos para pagamento de crédito consignado contraído nos benefícios pagos pelo INSS. O Biovalid, nosso ecossistema de validação de identidade a distância, atende 100% das exigências contidas nessa instrução normativa”, explica Rafael Ando, gerente de Produtos de Validação e Biometria do Serpro.

“O Biovalid inova ao desafiar o status quo de identificação pessoal ao substituir o cara-crachá. Nossa liveness, que é a prova de vida com validação biométrica facial junto às bases oficiais de governo, assegura a individualização do titular dos dados com alto grau de confiabilidade e segurança”, completa.

Conforme a IN 138, todas as instituições financeiras que operam consignados junto ao INSS devem se adequar até o próximo dia 13 de fevereiro e o Serpro já disponibilizou a solução para contratação dessas instituições, além de times para esclarecimento de dúvidas e orientações às instituições financeiras, de forma que não haja interrupção na oferta do serviço.

Segurança padrão ISO

Umas das exigências do INSS é que a captura biométrica tenha garantia de vivacidade – ou liveness, conforme os padrões definidos no IEE Std 2790-2020 – Standard for Biometric Liveness Detection, além da ISO/IEC 30.107-3, referente aos testes para detecção de possíveis ataques. “A captura de biometria facial deve ser capaz de capturar a imagem facial com qualidade mínima, levando em consideração aspectos como taxa de compressão, nitidez e luminosidade mínima. Todas essas exigências já integram o Biovalid”, explica Ando.

“A solução do Serpro atende a todos os requisitos técnicos, inclusive a garantia de que a validação da biometria foi realizada em bases biométricas de governo, com todos os protocolos de respeito à privacidade e proteção de dados pessoais, conforme a LGPD”, finaliza. 

Com foco na saúde íntima, Marília Gabriela fala sobre a importância do autocuidado livre de tabus

Boticário acaba de anunciar o lançamento de Cuide-se Bem Cereja Livre, nova linha de cuidados íntimos e pessoais que traz produtos dedicados à região íntima e incentiva não apenas o autocuidado da região, mas o debate acerca de todos os tabus envolvendo a vulva.

Para amplificar a conversa e trazer um olhar cuidadoso para o assunto, a marca apresenta o vídeo Para se cuidar, que tal se encarar?, ressaltando as sutilezas do corpo e o olhar para o íntimo. Estrelando o filme de campanha, o Boti convidou Marília Gabriela, autoridade dentro do universo feminino e uma das maiores jornalistas e entrevistadoras brasileiras. Reconhecida por liderar entrevistas com intimidade, a comunicadora agora propõe que as mulheres conheçam suas próprias vulvas com a mesma intimidade.               

Marília, que tem longa relação com o Boticário, pontua o desejo de unificar cada vez mais a saúde e a educação, para assim afastar o tabu sobre a região íntima de forma geral. Já sobre o autocuidado, ela pontua que a saúde do corpo todo tem que ser tratada como natural, inclusive o cuidado íntimo. “Não gosto de separar um assunto importante como a saúde em compartimentos mais ou menos proibidos”, comenta.         

Além disso, a jornalista que é tão aspiracional conta que desde sempre tem o hábito de se olhar e encarar de frente o cuidado íntimo e reforça um mantra de autoamor para aconselhar a geração que vivencia com intensidade o autoconhecimento: “Ame-se. Conheça-se. Cuide-se. Saúde é a base de tudo, inclusive da beleza”.          

O Boticário anuncia entrada no segmento de cuidados íntimos com lançamento de Cuide-se Bem Cereja Livre              

A linha inédita traz sabonete líquido íntimo, hidratante para virilha, spray íntimo refrescante e lenço umedecido íntimo que apresenta ação prebiótica. Na composição, ativos importantes, como ácido lático, presente no sabonete líquido para manter o pH balanceado da região íntima, e o pantenol, pró-vitamínico que melhora a hidratação da pele e auxilia no cuidado da virilha e da vulva. Cereja Livre conta ainda com produtos que já fazem parte da linha regular de Cuide-se Bem e são queridinhos dos lovers da marca para o autocuidado corporal, com loção hidratante, body splash e sabonete em barra. 

Para o Boticário, o lançamento incentiva o diálogo e o autocuidado completo, mostrando que não deveriam existir tabus para encarar, conhecer e cuidar da região íntima, um assunto que ainda é pouco falado entre pessoas com vulva. “A linha Cuide-se Bem Cereja Livre é importante para o Boticário, pois trata-se de um movimento inédito para a marca, com produtos que enaltecem o momento de cuidado pessoal, agora de forma mais completa, valorizando cada parte do corpo. 

Os produtos específicos para a vulva foram desenvolvidos com base em estudos, são ginecologicamente testados e hipoalergênicos para disponibilizar itens seguros aos consumidores. “Enquanto uma marca que cuida das pessoas, esse é o nosso papel: contribuir com uma novidade para o mercado de higiene íntima de forma leve e natural”, comenta Vanessa Machado, gerente de cuidados corporais do Grupo Boticário. A marca reforça ainda que, assim como com outros itens de Cuide-se Bem, cuidar da região íntima pode ser divertido e uma parte prazerosa da rotina. 

A novidade está disponível em sete produtos e traz duas fragrâncias da família olfativa floral frutal, inspirada nas cerejas: os produtos de cuidados íntimos trazem a fruta com uma perfumação suave e pensada especialmente para a região. Sem o intuito de mascarar o cheiro natural da vulva, os produtos atuam para prolongar a sensação de bem-estar com uma formulação segura, enquanto a fragrância dos produtos para os cuidados corporais conta com um olfativo mais potente, que traz uma cereja suculenta, repleta de frescor.        

Sobre O Boticário

           
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada** do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.