Estácio Ceará fecha parceria com a Secretaria Municipal da Juventude

O Centro Universitário Estácio do Ceará assinou parceria com a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv). A proposta tem como objetivo garantir aos jovens de Fortaleza assistidos pelos programas do Bolsa Jovem, da Academia ENEM, da Rede Cuca e da Rede Juv, o acesso ao ensino superior de qualidade. O documento foi assinado no último dia 31 de janeiro.

O reitor da Estácio Ceará, Josué Viana, comemorou a parceria e afirmou o compromisso em fortalecer a proposta. “Queremos apresentar aos participantes de cada programa, que é possível tornar realidade a possibilidade de ingressar na faculdade. Nós da Estácio, queremos fortalecer esse vínculo e proporcionar aos jovens vivências práticas para o desenvolvimento de suas competências emocionais e técnicas, além de também apoiar as iniciativas da Sejuv”, disse.

Na parceria, a Estácio Ceará irá conceder bolsas de estudo para os jovens atendidos pela Juventude e a liberação dos equipamentos da Estácio Ceará como academia e pista de atletismo, para serem utilizadas pelos atletas da Rede Cuca e Rede Juv. A parceria também irá viabilizar a possibilidade de patrocínio a atletas da Rede Cuca, mediante a análise do setor responsável, além da chance dos acadêmicos da Estácio Ceará realizarem estágio nos equipamentos da Rede Cuca e Rede Juv.

Brasil estima ter mais de 73 mil novos casos de câncer de mama registrados em 2023

No Brasil, o câncer de mama é a neoplasia mais frequente entre as mulheres, além de ser a principal causa de morte por câncer. Segundo pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o ano de 2023 foram estimados 73.610 novos casos no Brasil, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos a cada 100 mil mulheres. 

A incidência é rara em mulheres jovens, sendo mais comum a partir dos 50 anos. A taxa de mortalidade por câncer de mama no Mundo, por exemplo, foi de 11,84 óbitos a cada 100.000 mulheres, em 2020, de acordo com o Instituto. Diante deste cenário, medidas de prevenção, rastreamento e detecção precoce do câncer de mama são de extrema importância, pois o diagnóstico precoce facilita o tratamento e as chances de cura amplificam. 

O câncer de mama

A principal causa da doença é idiopática, mas existem fatores que contribuem para o seu desenvolvimento, como o estilo de vida e as características individuais da pessoa. Entretanto, uma parcela dos casos pode ter origem genética familiar.

Evidências científicas demonstram que o rastreamento através da realização periódica da mamografia reduz a mortalidade da doença. “Infelizmente, o autoexame das mamas não apresentou impacto na mortalidade feminina pela doença e acabou não sendo mais recomendado. Apesar disso, a mulher deve ser encorajada a conhecer o próprio corpo e procurar atendimento caso note qualquer sintoma ou modificação nas mamas”, afirma Carla Maria Franco Dias, ginecologista, obstetra e docente do Instituto de Educação Médica (IDOMED). 

Sintomas

De acordo com a médica, os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). 

A mamografia 

A mamografia é um exame radiológico das mamas, capaz de detectar nódulos, cistos, microcalcificações e assimetrias mamárias, mesmo em mulheres assintomáticas. A recomendação do Ministério da Saúde assim como a da Organização Mundial da Saúde, é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, anualmente ou a cada dois anos, como forma de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas. Mulheres identificadas como de alto risco para o câncer de mama podem iniciar o rastreamento mais precocemente, dependendo do fator de risco associado. 

A médica explica que pacientes de qualquer faixa etária, sintomáticas ou com suspeita de alterações mamárias ao exame físico, podem realizar o exame na rede pública. Segundo o INCA, um exame de mamografia de alta qualidade tem precisão diagnóstica em cerca de 90% dos casos, possibilitando a detecção de um tumor de pequeno tamanho e/ou baixa densidade até dois anos antes de atingir a área de linfonodos. 

A detecção precoce e o tratamento adequado do câncer de mama possibilitam alta chance de cura e sobrevida em relação à doença. “Quando há alterações na mamografia, podem ser necessários exames complementares como a ultrassonografia e a ressonância magnética das mamas. Na suspeita de câncer, é importante o atendimento especializado pelo mastologista, a fim de realizar biópsia da lesão mamária para confirmação da doença, geralmente através da punção por agulha grossa (core biopsy ou mamotomia) ou por remoção cirúrgica incisional ou excisional”, explica a Dra. Carla Dias.

Importância do autocuidado 

Com a grande incidência de câncer de mama no Brasil e do impacto que o diagnóstico e o tratamento acarretam na vida da mulher, é fundamental o suporte psicológico à paciente e aos familiares. No entanto, a psicóloga e docente do curso de Psicologia da Wyden, Dra. Vivian de Jesus Correia e Silva, faz um alerta para hábitos simples de autocuidado que muitas vezes são esquecidos, mas são importantes para a prevenção do câncer de mama e para um diagnóstico precoce, o que reduz os riscos da doença e aumenta as chances de cura.

“Culturalmente a mulher é colocada num lugar de cuidadora, daquela que deve olhar e zelar pelos outros, mantendo-os confortáveis e satisfeitos. São muito estimuladas a agradar fazendo atividades de cuidados, mas sempre voltadas aos outros. Até o autocuidado, como mudar o cabelo, fazer as unhas e se maquiar pode ser entendido como um dever de ficar bonita para ser aceita em sociedade. Mais uma vez o foco é o que os outros esperam delas, ou seja, o desejo do outro passa a ser prioridade, não o delas. Por isso, ainda tem muita mulher com dificuldade de se tocar, de olhar o próprio corpo, de se apreciar, de perceber as mudanças e procurar ajuda quando necessário”, explica.

Presidente da Transnordestina participa de encontro com associadas da Aecipp no projeto Sinergia  

Em sua 7ª edição, o Projeto Sinergia, promovido pela Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp), recebeu, na última terça-feira (31), o presidente da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), Humberto Mota, para apresentar o atual cenário da empresa, bem como demandas de suprimentos, possibilidades de negócios e perspectivas futuras. O encontro teve a presença de mais de 85 participantes entre executivos e representantes de 43 empresas associadas. 

Na ocasião, o presidente da Aecipp, Eduardo Amaral, ressaltou a importância da organização enquanto investidores e uma associação de capital para o desenvolvimento não só das empresas, mas da região com geração de emprego, contribuição social na comunidade e destaque do Ceará como hub de oportunidades. “Nós temos vários projetos na Aecipp, sempre olhando para a questão social e o fomento local, como o Sinergia que é o desenvolvimento sustentável na prática, gerando negócios no ambiente em que estamos inseridos. A gente tem legitimidade com a motivação correta”, afirma. 

Para contextualizar os participantes, o presidente da FTL, Humberto Mota, iniciou sua fala explicando a composição do Grupo CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) que no segmento de logística tem participação nas empresas Transnordestina Logística S.A (TLSA) – que constrói uma nova linha férrea ligando o sertão do Piauí ao Ceará – e Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) – que opera uma malha ferroviária que se estende por 1,2 mil km entre o Ceará, o Piauí e o Maranhão. 

O executivo apontou dados atualizados do projeto de construção da nova linha, atualmente com 623 km executados e 300 km em obras. “Temos o potencial de transportar 30 milhões de toneladas de cargas ao ano, entre combustíveis, minérios, grãos e outras cargas. E aqui no Porto do Pecém estão muitas oportunidades de aumentar as exportações com a conclusão da nova linha da Transnordestina”, destaca ele. 

Sobre a operação da FTL, ferrovia que liga o Porto de Itaqui no Maranhão, passando pelo Piauí, e chegando ao Portos do Pecém e do Mucuripe no Ceará, Humberto Mota apontou as oportunidades de negócios no transporte de cargas. “Em 2022, foram transportadas pela FTL 3 milhões de toneladas de cargas, entre celulose, combustíveis, materiais siderúrgicos, contêineres e outros”. Hoje a ferrovia atua com 88 locomotivas e 1.407 vagões, atendendo várias empresas associadas da Aecipp, entre elas Cimento Apodi, Aço Cearense, Gerdau, VLI. 

“Quanto à nossa operação atual, a perspectiva é duplicar em 5 anos o volume transportado (linhas Fortaleza e São Luís), alcançando 6 milhões de TU (Toneladas Úteis); quanto à nova linha, a previsão é a entrada em operação até 2027”, completa Humberto Mota. 

O encerramento da primeira edição do ano, Daniel Maia, advogado criminalista, professor de Direito penal da UFC e pós-doutorando de Direito UFC, falou sobre as principais causas de ações

trabalhistas e como as empresas podem ser afetadas. Conforme o “Ranking de Assuntos mais Recorrentes no TST até outubro de 2022”, disponível no site do Tribunal Superior do Trabalho, os temas mais recorrentes entre ações trabalhistas que alcançaram o referido tribunal superior foram: horas extras, intervalo intrajornada e adicional de insalubridade. O especialista orientou os executivos sobre a importância dos cuidados de gestão para evitar problemas judiciais.  

Visto excepcional: saiba como conseguir green card para trabalhar e residir nos Estados Unidos

Para se qualificar ao visto EB-2 é preciso cumprir ao menos 3 de 7 critérios exigidos pelo serviço de cidadania e imigração dos estados unidos (USCIS). Quem ajuda brasileiros nessa tarefa é a  empresa MF Press Global, que oferece serviços de Marketing e publicidade com assessoria de imprensa e comunicação, além de assessoria acadêmica. 
A empresa já ajudou direta e indiretamente vários clientes a conseguirem seus vistos de forma mais simples e até menos burocrática e explicou o passo a passo:

É necessário o histórico acadêmico e diploma relacionado à sua área de habilidade profissional;
Comprovantes, cartas e documentos que demonstrem pelo menos 10 anos de experiência progressiva na sua área profissional;
Autorização ou licença válida para exercer a sua profissão;
Evidências de que você recebeu remunerações acima da média do mercado por suas contribuições profissionais;
Possuir registro ou afiliação em uma associação profissional da sua área;
Documentos que comprovem reconhecimento por suas realizações e contribuições dentro da sua área profissional;
Outras evidências que comprovem habilidade excepcional em seu campo de atuação profissional.
Caso atendam aos critérios exigidos, os candidatos serão classificados dentro de uma das 3 subdivisões do visto EB-2: interesse nacional, grau avançado ou habilidade excepcional. 
A MF Press também explicou que existem outras subdivisões de vistos nesse mesmo modelo de solicitação e comprovação.
Trata-se do mais “famoso” dos vistos EB-2. O NIW (National Interest Waiver) significa que a pessoa que atenda aos critérios exigidos não precisa sequer de um empregador ou oferta de trabalho nos EUA, qualificando-se para o green card apenas com base em seus méritos e trajetória profissional e/ou acadêmica para contribuir em áreas de interesse nacional onde existe uma grande escassez de mão-de-obra qualificada no país.

Muitos brasileiros se enquadram nos critérios do EB-2 NIW, principalmente engenheiros, médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, pilotos, profissionais de TI e uma série de outras profissões que exigem conhecimento técnico e experiência.

A qualificação para o EB-2 NIW é feita através da comprovação de reconhecimento profissional, prêmios e certificações nacionais ou internacionais e quaisquer outros documentos que demonstrem uma carreira de sucesso e/ou uma graduação, além de atender a pelo menos 3 dos 7 critérios explicados acima.

EB-2 POR GRAU AVANÇADO (ADVANCED DEGREE)
Para esta categoria será necessário a presença de um empregador nos EUA e que o candidato esteja sendo contratado por possuir um grau avançado de estudo na sua área de atuação, podendo ser um mestrado, doutorado ou especialização. Além disso, o emprego ofertado deve ser relacionado a área de formação e estudos do requerente.

O empregador interessado em contar com os serviços do profissional estrangeiro deverá justificar a entrada e permanência do mesmo no país, por se tratar de um alguém cujas qualificações não existem ou não são fáceis de ser encontrar nos Estados Unidos.

“Terceirizamos uma equipe jurídica especialista em vistos nos Estados Unidos e Europa. Nosso trabalho não é apenas a relevância do profissional na imprensa, mas a um somatório de profissional, acadêmico e visibilidade midiática. Se você é um bom profissional, com boas formações e sua notoriedade é noticiada na imprensa, você tem argumentos e leis nesses países que favorecem o interesse pelo ingresso no país”, disse Fabiano de Abreu Agrela, CEO da empresa.

Mercado: estudo aponta vantagens do marketing digital nas finanças das empresas

A maioria das pessoas já sabe o quanto o marketing digital é imprescindível para as empresas nos tempos atuais. No entanto, uma nova forma de utilizar algumas das ferramentas dos marketings foi comprovada. Um estudo publicado na revista Ciência Latina mostrou  as vantagens do marketing digital nas finanças, além de discutir sobre o eterno conflito que existe entre as áreas de marketing e finanças. 

O estudo mostrou como as áreas do marketing são comumente vistas pelas empresas. “A primeira [marketing] que vê a necessidade de investir para fortalecer a marca, engajar consumidores, enfrentar a concorrência, ampliar a carteira de clientes e conseguir uma melhor produtividade. Já para o departamento financeiro marketing não é uma prioridade, e torna-se um gasto. Porém, os conceitos aqui apresentados de diversos teóricos, a trajetória foi demonstrada da longa jornada do marketing, em épocas muito antigas ele já mostrava sua importância”, diz trecho da publicação.

Segundo os autores, durante a escrita do artigo foi possível detectar e trazer as informações sobre os indicadores financeiros e os não financeiros, de que forma eles podem demonstrar os reais benefícios que as ações de marketing geraram para o produto, a marca e a empresa. “Cabe reforçar que o Marketing Digital veio ampliar e facilitar às empresas a apresentarem os resultados obtidos e confrontar com os resultados esperados. Na época da mídia analógica esse processo era bem mais difícil e não trazia tantas opções de detalhes e cruzamento de dados”, diz a publicação.

Os autores concluíram, enfim, que fica nítida a vantagem que o marketing digital pode agregar para as marcas e acredita-se que essa pesquisa possa vir a somar às demais que já existem, contribuindo para o melhor entendimento sobre essa temática sob a ótica do marketing e das finanças.

“Cabe lembrar que nenhuma pesquisa, em nenhum setor, ou categoria apresenta um resultado absoluto. Contudo, elas indicam um caminho, o melhor caminho a ser seguido.Indicam a tendência que se projeta a partir da pesquisa. Esses dados são importantíssimos para as empresas desenvolverem seus planejamentos de Marketing, de Negócios, seus lançamentos, analisar a concorrência entre outros fatores.”

O artigo mencionado foi escrito pelo estudante de administração na Logos University International, Unilogos, Adroaldo José Weisheimer; e também Advogado e sócio da Nelson Wilians Advogados, MBA em gestão e negócios, Conselheiro OAB AM e especialista em gestão empresarial, Sergio Rodrigo Russo Vieira e com orientação do  PhD em Neurociências e Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Fabiano de Abreu Agrela. 

Sobre Adroaldo Weisheimer

O piloto bicampeão brasileiro de rally, Adroaldo Weisheimer, nasceu em Barreiras (BA). Desde que começou a competir são seis anos de experiência em corridas. O piloto já conquistou títulos Baianos, Brasileiro de Velocidade na Terra na categoria Autocross e tem já acumula mais de 29 vitórias, 34 pódios e 27 pole positions. Em 2022, o piloto participa do campeonato português e do mundial de Rally.

Tragédia na Turquia e Síria: terremoto garante cobertura de seguro de vida?

Um terremoto de magnitude 7,8 com epicentro na Turquia, que também atingiu a Síria, causou mais de 2,7 mil mortes na manhã de hoje. O número total de feridos nos dois países é de ao menos 13,5 mil pessoas. Na Turquia, o saldo de vítimas está em 1.651 mortos e 9.733 feridos, segundo último balanço do vice-presidente do país, Fuat Oktay. Ao menos 3.471 prédios ficaram destruídos e buscas por vítimas soterradas continuam.

Já na Síria são pelo menos 1.050 mortos, segundo a agência oficial Sana e socorristas em regiões rebeldes. A maior parte dos mortos na Síria está nas cidades de Aleppo, Hama, Latakia e Tartus, muito atingidas pela guerra no país, que começou em 2011. O Itamaraty já se pronunciou sobre o caso, garantindo, até a última atualização, que não há brasileiros entre as vítimas. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que acompanha “com grande preocupação” as informações sobre a tragédia.

Falando de brasileiros, o corretor de seguros Thiago Sena explicou se em casos como esse as vítimas que possuam seguros de vida estão acobertadas pela contratação. Segundo ele, a princípio, a resposta é não. Ele explica:

“Isso porque a maioria das seguradoras e bancos, no geral, possuem em seus contratos uma cláusula em que terremotos estão nos itens chamados de exclusão”, falou.

Conforme ele, outros fenômenos que estão nessa lista de excluídos são furacões, ciclones, maremotos, erupções vulcânicas e outras convulsões da natureza.

“Vale lembrar também que a própria pandemia é item de exclusão da maioria das seguradoras. Existem outras questões excluídas também como guerrilhas e terrorismo”, explicou.

“Porém, muitas seguradoras acabam usando do bom senso em condições trágicas como essa. De certa forma, pagar um benefício de uma situação de repercussão mundial como essa gera para a seguradora uma oportunidade de expor a sua qualidade mesmo o evento estando em itens de exclusão. Um exemplo disso é o próprio Titanic que, apesar de ter sido uma catástrofe, foi pago por uma seguradora”, emendou.

Segundo Thiago, outro exemplo desse bom senso foi o Word Trade Center (Torres Gêmeas) que foi um caso de terrorismo, mas também houve pagamento de benefícios e, mais recentemente, a pandemia de Covid-19. “90% das seguradoras e bancos apontavam para não pagar benefício de morte por Covid, por ser um outro item de exclusão. Mas, as seguradoras começaram a se movimentar e na medida com que uma foi se manifestando em pagar, outras, para não ficarem para trás, começaram a pagar também. Porque se uma pagava e outra se recusava, a que dava a negativa estava fadada a perder clientes”, disse.

No fim, segundo Thiago, para as seguradoras, isso pode funcionar como estratégia de marketing. Mostrando que é uma seguradora boa pagando até quando mesmo cita que terremoto é um item de exclusão.

“Só para explicar pro leitor, essa lista de exclusão serve para resguardar as seguradoras de casos onde possam morrer milhões de pessoas, que pode quebrar uma seguradora”, falou.

Mais uma vez Thiago apelou para o fato de que muitos brasileiros ainda não possuem o hábito de ter um seguro de vida e, logo, muitos que estão lá fora podem não estar acobertados por esses.

Por fim, o corretor cita que se caso venha a se confirmar a existência de brasileiros entre as vítimas da tragédia, caso ele tenha seguro de vida e a seguradora responsável se manifeste favorável ao pagamento, a família desse segurado tem direito não só ao valor da indenização, mas também o translado e todo o processo de sepultamento e funeral no Brasil.

V Simpósio Internacional Multidisciplinar Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão acontece na Unifor

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, por meio do curso de Medicina, da Pós-Unifor, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da instituição e da parceria com a Universidade de Rouen, na França, realiza o V Simpósio Internacional Multidisciplinar Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão nos dias 7, 8, 9 e 11 de fevereiro. O evento acontece no Auditório da Biblioteca Central da instituição e no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI)

O objetivo do Simpósio é disseminar o impacto do tabagismo na saúde e atualizar a comunidade que trabalha na área oncológica, além de difundir conhecimentos acerca de técnicas de diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão. As vagas são limitadas e para participar é necessário se inscrever na plataforma Sympla, por meio deste link.

A programação do evento traz palestras, mesa-redonda e atividades práticas, debatendo os principais aspectos relacionados à temática, além de contar com a XVII Reunião Científica da Sociedade Cearense de Patologia. A quinta edição recebe o Dr. Jean-Christophe Benoit Sabourin e o Dr. Nicolas Piton, palestrantes e professores da Universidade de Rouen, além de palestrantes nacionais e professores da Unifor. 

O Simpósio, também organizado pela Liga Acadêmica de Patologia (LIPAT) do curso de Medicina da Unifor, é voltado para profissionais da saúde que trabalham na área de oncologia e estudantes de graduação em Medicina, EnfermagemPsicologiaFisioterapiaFonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Os participantes presenciais receberão certificado de participação, que poderá ser validado como atividade complementar.

Juliana Carneiro, professora da Unifor e uma das coordenadoras do evento, pontua a importância do Simpósio para o debate da enfermidade. “Por ser um projeto multidisciplinar, vamos debater com profissionais renomados as diversas perspectivas da doença. Os participantes vão aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, aprendendo sobre o impacto do tabagismo na saúde vocal dos pacientes com câncer, tipos de câncer de pulmão, marcadores moleculares, avanços no diagnóstico e tratamento, além de discorrer sobre a principal causa, que é o tabagismo, chamando atenção para os malefícios do cigarro eletrônico”, afirma a docente.

Inscrições

A inscrição custa R$ 72,73 + R$ 7,27 de taxa para profissionais da área da saúde, e R$ 31,82 + R$ 3,18 de taxa para acadêmicos. A cada grupo de 10 alunos da graduação, um ganha inscrição grátis. Serão disponibilizadas vagas grátis para os estudantes do Ensino Médio. Alunos do Programa de Pós-graduação da Saúde coletiva e Mestrado de Ciências Médicas serão isentos de inscrição.

Relevância do tema

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil. É uma doença preocupante, pois seus sintomas — como tosse, dor no peito e perda de peso — geralmente aparecem em um quadro mais avançado, dificultando o diagnóstico precoce. Além disso, ele apresenta alta letalidade, sendo a principal causa de morte por câncer no mundo. 

Só em 2019, cerca de 30 mil brasileiros morreram em decorrência do câncer de pulmão, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer. Por isso, a prevenção é fundamental, partindo principalmente do combate ao tabagismo. As causas da doença, em cerca de 85% dos casos diagnosticados, estão associadas ao consumo de derivados de tabaco.

Temáticas da programação

No dia 7 de fevereiro, os palestrantes irão abordar aspectos gerais do câncer de pulmão, assim como os impactos na saúde vocal do paciente com câncer. Uma análise do passado, presente e futuro do Capacete Elmo também será feita, e acontecerá o lançamento do aplicativo Tabcess (Vortex), sob a coordenação da professora Christina Praça.

No dia 8 de fevereiro, as exposições incluirão uma mesa-redonda sobre a atuação da psicologia no combate ao tabagismo, bem como palestras sobre diagnóstico histopatológico de câncer de pulmão e testagem de biomarcadores para câncer de pulmão com os pesquisadores franceses Dr. Nicolas Piton e Dr. Jean-Christophe Benoit Sabourin, respectivamente.

No dia 9 de fevereiro, palestras sobre técnicas minimamente invasivas no diagnóstico e tratamento da neoplasia pulmonar compõem a programação. Discussões sobre Evali, fisioterapia no câncer de pulmão e avanços em terapia no câncer de pulmão também acontecerão.

No dia 11 de fevereiro, ocorrerá capacitação em Elmo, no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI).

“A capacitação com o Capacete de Respiração Assistida Elmo traz a metodologia da simulação com o intuito de desenvolver habilidades, contribuir com a competência no manejo seguro e adequado do dispositivo e preparar todos os participantes do evento para uma necessidade futura de aplicação do capacete, para que estejam aptos a utilizá-lo de forma correta”, explica Rafael Dantas, gerente do Centro de Simulação em Saúde da Escola de Saúde Pública do estado do Ceará. 

Serviço

V Simpósio Internacional Multidisciplinar Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão
Data: 7, 8, 9 e 11 de fevereiro de 2023
Horário: 18h às 21h (dias 7, 8 e 9) | 8h às 12h (dia 11)
Local: Auditório da Biblioteca Central da Unifor (dias 7, 8 e 9) e NAMI (dia 11)
Inscrições: R$ 72,73 + R$ 7,27 de taxa (profissionais) | R$ 31,82 + R$ 3,18 de taxa (acadêmicos) | Vendas online pelo site da Sympla
Mais informações: ligadepatologiaunifor@gmail.com

Tribunal de Justiça do Ceará define desembargadores para compor comissões do Judiciário

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou os nomes dos desembargadores que irão compor algumas das comissões institucionais no biênio 2023-2025. A sessão foi a primeira presidida pelo desembargador Abelardo Benevides Moraes desde que assumiu a Presidência do Tribunal. A medida consta nas Portarias nºs 234/2023 e 235/2023, publicadas no Diário da Justiça (DJ) dessa quinta-feira (02/02).

Foram apreciados pelo Colegiado, os nomes que comporão a Comissão de Regimento Interno, Legislação e Jurisprudência. Os membros, além do desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha (presidente), serão os desembargadores Henrique Jorge Holanda Silveira e José Ricardo Vidal Patrocínio, com a desembargadora Jane Ruth Maia de Queiroga como suplente.

Já a Comissão de Informática continuará com o desembargador José Tarcílio Sousa da Silva como presidente. Também são membros os desembargadores Francisco Bezerra Cavalcante, Francisco Carneiro Lima e Maria de Fátima Melo Loureiro (suplente).

Durante a sessão, o presidente do TJCE anunciou também algumas nomeações já realizadas e divulgadas no DJ de quarta-feira (01/02). O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) terá como supervisor o desembargador Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, enquanto a Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa do Poder Judiciário do Estado (CDPPI) será presidida pela desembargadora Lira Ramos de Oliveira.

JUÍZES AUXILIARES

De acordo com Portaria nº 176/2023, também publicada no DJ de quarta-feira (01/02), foram designados, pelo chefe do Poder Judiciário, os juízes auxiliares da Presidência do TJCE. São eles: juiz Marcelo Roseno de Oliveira, responsável pela Assessoria de Articulação Interna e Priorização do 1º Grau; o juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa, para Assessoria de Articulação Externa; e o juiz Alexandre Santos Bezerra Sá, designado para a Gestão e Supervisão dos Precatórios e Requisições de Pequeno Valor.