Fim de semana com bailinhos de Carnaval no North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping 

Neste final de semana, os Shoppings da Ancar Ivanhoe em Fortaleza (North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping) vão promover programação de Carnaval que vai agradar adultos e crianças. 

No North Shopping Fortaleza, neste sábado (11), a festa tem início às 18h, com a Banda Severina Brown. No domingo (12), é a vez do Bloquinho da Zoe, a partir das 15h, com cortejo pelo shopping e diversas atividades para animar a criançada. Em seguida, às 18h, a folia será comandada pelos fãs do grupo mexicano RBD com o Bloquinho Rebelde na Praça de Alimentação. Haverá sorteio de brindes e adereços como a estrelinha da personagem Mia.

No North Shopping Jóquei, no sábado (11), acontece o pré-carnaval infantil do com a banda Lelé da Cuca, a partir das 17h, na Praça de Eventos.

Também no sábado, no North Shopping Maracanaú, a partir das 18h, acontece a apresentação da cantora Jéssyka Oliveira, na Praça de Alimentação.

Já no Via Sul Shopping, o pré-Carnaval acontece no sábado (11) na praça de alimentação. As atividades oferecidas serão pintura de rosto, camarim fashion e um concurso de fantasias com premiação. A animação fica por conta da Jujubanda. Para participar da programação é necessário realizar a inscrição no app do shopping.

Confira a programação completa:

North Shopping Fortaleza

11/02 (sábado)

18h – Bloquinho com Banda Severina Brown, com distribuição de pacotinhos de glitter para quem realizar ativação no APP do North Shopping Fortaleza

12/02 (domingo)

15h – Início das atividades com locutor, camarim infantil, recreação e pinturinha.

16h – Início da Bandinha Five Mix com temas carnavalescos e personagem.

16h30 – Chegada da Zoe e início de cortejo no mall com finalização da praça de eventos.

18h – Esquenta para o Bailinho RBD com DJ na Praça de Alimentação

18:30h – Cover RBD com @movaproducoes

North Shopping Jóquei 

11/02 (sábado)

17h – Pré-carnaval infantil do Jóquei com a banda Lelé da Cuca

North Shopping Maracanaú 

11/02 (sábado) 

18h – Apresentação da cantora Jéssyka Oliveira 

Via Sul Shopping

11/02 (sábado)

17h30 – Pintura Facial 

17h30 – Camarim Fashion – penteado para meninas; spray e gel para meninos. 

18h30 às 20h – Jujubanda e concurso de fantasias com premiação

Cinthia Cavalcanti, diretora do Grupo Aço Cearense, participa do evento em São Paulo e dissemina a cultura da empresa pelo Brasil 

No período de 01 a 03 de fevereiro, executivos de RH de todo o país participaram do evento Mastering- HR Mind Move, realizado em São Paulo pela EBDI, companhia que trabalha pelo desenvolvimento de profissionais e pela geração de negócios. O encontro reuniu líderes de recursos humanos e T&D que buscam desenvolver a escalabilidade na educação corporativa e, ao mesmo tempo, mensurar e ampliar os investimentos em T&D. Na ocasião, Cinthia Cavalcanti, diretora de desenvolvimento organizacional e TI, compartilhou com os participantes do fórum o processo de evolução da cultura do Grupo Aço Cearense. 

“Desde meados de 2021, estamos trabalhando nossa cultura, contratamos uma consultoria externa para nos auxiliar nesse processo, fizemos uma imersão na história do Grupo e diversas pesquisas e entrevistas foram realizadas com colaboradores. Juntos construímos o ‘Nosso Jeito de Ser e Fazer’, como chamamos internamente, o nosso jeito de trabalhar, e hoje estamos vivendo o momento de disseminação com os times realizado pelos gestores das áreas. Falar desse trabalho em um momento tão importante como esse evento foi enriquecedor”, destacou Cinthia.

Ruas da segunda etapa da Smart City Laguna são oficializadas

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, aprovou nesta quinta (9/2) projeto de lei que oficializa os nomes da segunda etapa da Smart City Laguna. Com isso, a nomenclatura adotada pela cidade inteligente da Planet Smart City, que homenageia personalidades notáveis nas áreas da cultura, esporte, política e ciências, passa a integrar o logradouro oficial do município.

São nomes relevantes nos âmbitos estadual, nacional e internacional, reconhecidos em seus campos de atuação, como o pintor cearense Raimundo Cela, a escritora mineira Carolina Maria de Jesus e o atleta americano Jesse Owens.

O trâmite se deve à natureza da cidade inteligente, no qual suas ruas, espaços e funcionalidades estão disponíveis a todos, sejam moradores ou não. Com isso, ficam facilitadas a identidade das ruas e os processos de instalação de serviços de água, saneamento e energia, além da garantia de operação do serviço público de transporte.

O projeto de lei é de autoria do vereador Pereira da Coelce (PDT). Segundo ele, a Smart City Laguna proporcionou inúmeras melhorias à região, trazendo um conceito inovador de moradia com preços acessíveis, além da geração de empregos diretos e indiretos, com as obras de construção e ampliação. “Há muitas empresas locais que tiveram grandes oportunidade de crescer junto à construção do empreendimento. A Planet Smart City apresentou ao município de São Gonçalo do Amarante inúmeras vantagens”, destacou.

Para Thais Passos, arquiteta da Planet Smart City e que representou a empresa na ocasião, a aprovação dos vereadores representa o reconhecimento da Casa diante de um dos pilares da empresa: a atuação centrada nas pessoas. “Além de valorizar melhor nosso passado, para que, assim, possamos construir um melhor futuro, também nos sentimos incentivados a seguir trazendo melhorias à região com nossas soluções inteligentes abertas a todos”, pontuou.

Cuidados na alimentação da vaca garantem maior qualidade do leite


Referência na produção de queijo coalho e ovos, a Tijuca Alimentos explica a importância de formular e acompanhar de perto uma dieta para as vacas leiteiras, que influencia diretamente na composição e qualidade do leite. “A qualidade do leite pode ser alterada pela alimentação que está sendo oferecida ao animal. Dessa forma, o teor de gordura e de proteína podem ser alterados pelos níveis da fibra, da energia, da proteína e da qualidade dos minerais da ração”, afirma Mardonio Silva, Gestor da Vacaria Tijuca Alimentos.

Ao todo, as vacas tem cinco períodos: o início de lactação (0 a 70 dias, o pico da produção de leite), o pico de consumo de alimento (79 a 140 dias, declínio da produção de leite), a metade e o final da lactação (140 a 305 dias, declínio da produção de leite e gestação), o período seco (cerca de 60 dias, podendo ser também de 40 a 14 dias antes da próxima lactação) e, por último, a transição e o período pré-parto (14 dias até o parto).

Durante o período de lactação e próximo ao momento de parir, por exemplo, as vacas têm exigências mais altas de nutrientes se comparado ao animal em período seco, também chamado de “férias”. No entanto, os níveis de consumo maior da ração e da suplementação depende do estágio que o bovino leiteiro está da vida. “O leite de qualidade é fruto de processos diversos. Além da dieta rica em nutrientes, é preciso que os ambientes que o animal vai passar ao longo da rotina tenham certos cuidados, como o conforto das camas e o resfriamento dos animais. Outro ponto importante é a higiene durante a ordenha para garantir que não aconteça contaminação do produto”, afirma Mardonio Silva.

Na Tijuca Alimentos, o laboratório da fazenda faz análises para medir a gordura, a proteína, a Contagem de Células Somáticas (CCS) e a Contagem Bacteriana Total (CBT). Já na dieta, a avaliação é por análises químico bromatológicas e também por avaliação física em conjuntos de peneiras.  “Com isso, temos um maior controle da qualidade do leite produzido pela empresa”, complementa o Gestor da Vacaria da Tijuca Alimentos.

Dupla ideal, arroz e feijão somam nutrientes essenciais para organismo

Desde a infância, a maioria das pessoas está acostumada a consumir uma dupla cheia de sabor: o arroz e feijão. Além de terem lugar garantido no tradicional prato feito brasileiro, a combinação dos ingredientes traz inúmeros benefícios para quem os consome, uma vez que ambos se complementam na parte nutricional. O Dia Mundial do Feijão – comemorado nesta sexta-feira, 10 – evidencia que, em uma rotina equilibrada, o simples é o que dá certo.

Em busca de uma qualidade de vida melhor, o público normalmente muda os hábitos alimentares e retira diversas comidas da dieta. No entanto, nem sempre a exclusão é a melhor solução. A junção dos grãos, por mais simples que possa parecer, eleva o nível nutricional das refeições, uma vez que cada um carrega minerais e vitaminas que auxiliam no bom funcionamento do organismo.

“Temos que tomar muito cuidado, pois o que ingerimos será utilizado como combustível para o nosso corpo. O arroz, por exemplo, está no grupo dos carboidratos e atua diretamente como fonte de energia, o que lhe confere grande importância. Já o feijão carrega o ferro, indispensável no reparo celular e transporte de oxigênio. Neste caso, o ideal é alinhar o consumo com uma fonte de vitamina c, para otimizar a absorção”, explica a nutricionista Larissa Zanette.

No dia a dia, além do cuidado em consumir todos os nutrientes, as pessoas também precisam ingerir os aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo próprio corpo. E este é um dos fatores que confere à dupla grande relevância na alimentação. Conforme a nutricionista, arroz é rico em metionina e cisteína, mas deficiente em lisina, que é encontrada em abundância no feijão.

Dentro do universo das leguminosas, o feijão encontra-se entre os ingredientes que agrada desde as crianças até as pessoas mais idosas. Com tantas versões, o alimento pode ser empregado em diversas receitas, com ou sem o seu fiel companheiro. Nesses casos, na visão da nutricionista, é justamente o dinamismo que faz com que as pessoas consumam diversos ingredientes repetidas vezes ao longo de toda a vida, sem enjoar.

Sobre a Kiarroz

Presente em inúmeros estados e comercializada em milhares de pontos de venda em todo o Brasil, a marca Kiarroz é pioneira e a mais antiga da Fumacense Alimentos. Nas últimas cinco décadas, grande parte da trajetória de sucesso da empresa é creditada à marca, que possui renome nacional e, nos últimos anos, foi reconhecida com inúmeras premiações.

Surgindo junto com a empresa em 1970, a marca oferece o arroz na versão polido, parboilizado integral e parboilizada polido. Além disso, a Kiarroz também dispõe de farinhas à base do cereal nas versões tradicional e integral, indicadas para pessoas com intolerância ao glúten. 

Juntamente com o Criciúma Shopping, a Mark At Place e a JS Empreendimentos, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.

Texto: Catarina Bortolotto 

Leão de olho no PIX: é preciso declarar todas as movimentações no Imposto de Renda?

Implantado em novembro de 2020 pelo Banco Central, o PIX caiu no gosto do brasileiro e, em pouco tempo, superou as transferências financeiras realizadas pelos métodos tradicionais, como o DOC e TED. Por ter custo menor e operações quase instantâneas, passou a ser mais um meio de pagamento para as empresas e negócios. Logo, um novo recurso que gera receita, dados e não passa despercebido pelo Fisco. 

São muitas as facilidades do sistema. E, ao contrário do que se pensa, a Receita Federal é informada de cada movimentação bancária via PIX que o contribuinte efetua dentro do ano-calendário. Por serem mapeadas, essas transferências podem trazer impactos na declaração do imposto de renda de pessoas físicas. E também precisam de atenção especial quanto à tributação das empresas. 

Em casos de pessoas físicas, de acordo com o especialista em IRPF e presidente do CRCRJ, Samir Nehme, o somatório de movimentações via PIX acumulado no ano-calendário precisa ser menor que o total de rendimentos declarados. Esse cuidado é essencial para evitar o risco de ser fiscalizado e cair na malha fina. 

“É muito importante ter em mente os cuidados necessários para declarar o imposto de renda, respeitando a margem entre as receitas e o valor das despesas. Cabe ressaltar que não é necessário a declaração detalhada dos movimentos financeiros via PIX, mas sim a atenção ao somatório de rendimentos em relação ao somatório de movimentações via PIX”, pontua Nehme. 

Para pessoas jurídicas, o PIX funciona como um meio eletrônico de pagamento. Neste caso, é importante que o total de notas fiscais emitidas seja maior do que o total de movimentação de PIX, semelhante a outros sistemas de pagamento utilizados, como cartão de crédito e débito, dinheiro e ticket refeição.

Associação Fortaleza Azul participa do Mega Festival de Isenções 

As pessoas com deficiência têm direito a algumas isenções na compra de um veículo zero quilômetro. Na hora da aquisição, é preciso apresentar um laudo médico para garantir os descontos e para esclarecer essas dúvidas a Associação Fortaleza Azul (FAZ) fechou parceria com o Grupo CARMAIS e irá participar do Mega Festival de Isenções, que será realizado no próximo sábado, dia 11. O evento é aberto ao público e acontecerá das 8h às 12h, na Nissan Jangada, localizada na Av. Júlio Ventura, 200 – Aldeota. 

Na ocasião, o público presente também terá a oportunidade de conhecer a nova linha de veículos com desconto da Nissan/ Renault e poderá conhecer alguns itens institucionais da FAZ que estarão à venda, como: camisas,  broches, lancheiras , canetas, entre outros. 

Serviço 

– Evento: Mega Festival de Isenções

– Quando: 11/02 (sábado) 

– Horário: das 8h às 12h 

– Local: Nissan Jangada – Av. Júlio Ventura, 200, Aldeota

– Dúvidas: (85) 981864552 (WhatsApp) 

Sobre a FAZ

Em Fortaleza, além do trabalho de acolhimento e inclusão junto às pessoas autistas e suas famílias, a FAZ, em parceria com profissionais de saúde, entidades governamentais e empresas, busca realizar ações que levem informações acerca do TEA para a população geral, para que, a partir do conhecimento possam se conscientizar e diminuir os estigmas sobre as pessoas que possuem a condição.

Entre as ações realizadas pela Associação também estão projetos como sessões de cinema adaptado para autistas; Jornadas de Autismo durante o Dia Mundial do Autismo, palestras em escolas e capacitação de educadores na inclusão de autistas nas escolas regulares; além de ações especiais em datas comemorativas e do projeto (TEA)MAR, que busca proporcionar bem estar, qualidade de vida e inclusão esportiva e social de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, por meio de aulas gratuitas de stand-up paddle, esporte aquático que é uma variante do surf, no qual o praticante, em pé numa prancha, usa um remo para se mover através da água.

A atividade ajuda no processo de inclusão, de socialização e até mesmo como processo terapêutico, uma vez que trabalha o desenvolvimento motor e sensorial.

Com crescimento de 31% em contratações, Gi Group inaugura novo escritório em Fortaleza

A Gi Group Holding, uma das principais prestadoras de serviços voltados à evolução do mercado de trabalho no mundo, acaba de reinaugurar o escritório sediado em Fortaleza. Presente na região desde 2013, a filial conta agora com um espaço maior e estrutura pensada especialmente para clientes e candidatos. O objetivo é disponibilizar serviços de captação, atração e seleção de talentos para contratação efetiva, locação de mão de obra temporária e fornecimento de mão de obra eventual para clientes de médio e grande porte, especialmente, do setor industrial e de turismo.

A nova sede, que atenderá os serviços das divisões Gi Group, de recrutamento e seleção de temporários e efetivos voltada a empresas e indústrias de grande porte, e Gi Horeca, para soluções em logística e Hotelaria, agora ficará localizada na área comercial da cidade, em uma avenida de grande circulação, fácil acesso e reconhecida por abrigar grandes empresas de diversos setores. Com a mudança, a Gi Group, que já possui mais de 20 filiais espalhadas pelo Brasil, aumenta sua capacidade de atendimento presencial para até 200 candidatos por dia na filial de Fortaleza, com uma previsão de crescimento no quadro de funcionários de até 30% em ambos os negócios.

De acordo com Denyse Ferreira, coordenadora da filial Fortaleza, o escritório trará mais comodidade tanto para os colaboradores quanto para clientes e candidatos. “Estamos muito felizes com essa mudança. A filial Fortaleza ganhou um novo espaço, muito mais moderno e acolhedor para nossos Life Changers (como chamamos aos nossos colaboradores), clientes, candidatos e parceiros. Acreditamos que agregará em muitas oportunidades de negócios, fortalecimento do networking e divulgação de nossas marcas no mercado cearense. Estaremos de portas abertas a todos que desejam conhecer nossa nova estrutura”, comemora a executiva.

Segundo levantamento interno do Gi Group, em 2022, a região apresentou crescimento de 31% no número de contratações na cidade. Observou-se também que a quantidade de temporários teve uma queda, mas os cargos efetivos (CLT) cresceram 160%, e os trabalhadores eventuais cresceram 45%, provavelmente sob efeito da reabertura de hotéis pós-pandemia. Com relação aos cargos, dos cinco mais comuns, quatro estão ligados à hotelaria, sendo eles Garçom, Camareira, Auxiliar de Cozinha e Steward.

“O setor hoteleiro vem retomando as atividades com força total após quase dois anos de pandemia, principalmente nesta região, em que percebemos uma grande movimentação em relação ao turismo na cidade. Portanto, a reinauguração da nova filial acontece em um momento fundamental para negócios voltados a esse setor, que precisará se adequar cada vez mais a essa realidade.”, salienta Sérgio Ferreira, diretor da divisão Gi Horeca.

Localização: Condomínio e Edifício Manhattan Center- Av. Santos Dumont, 2122 – Aldeota, Fortaleza – CE, 60150-161

Para conferir imagens do novo escritório e da porta-voz, clique aqui

Sobre a Gi Group Holding 

Fundada em 1998 em Milão, Itália, a Gi Group Holding é uma das principais prestadoras de serviços voltados à evolução do mercado de trabalho no mundo. Por meio de um ecossistema de soluções para RH e terceirização de serviços gerenciados que conta com seis divisões globais (Gi Group, Gi BPO, Wyser, Grafton, Intoo e Tack TMI) e duas locais (Gi Group Horeca e C2C), o grupo possui uma oferta integrada para empresas de todos os segmentos.

A Gi Group Holding trabalha para promover um mercado sustentável, ágil, eficiente e gratificante para empresas e profissionais, atendendo às suas necessidades em constante transformação. A companhia possui mais de 6.000 funcionários e, graças à sua presença direta e às suas parcerias estratégicas, está presente em mais de 100 países na Europa, APAC, Américas e África.

Prestando serviços a mais de 20mil clientes e com faturamento de 3,3 bilhões de euros (2021), a Gi Group Holding é a 8ª maior empresa europeia de recrutamento & seleção e a 15ª em todo o mundo, de acordo com a SIA – Staffing Industry Analysts. No Brasil, a Gi Group Holding possui mais de 20 filiais e atua em todo o território nacional.

Saiba mais em: www.gigroupholding.com.br

Formação de empreendedorismo para mulheres tem inscrições abertas até 24/02

Estão abertas até 24 de fevereiro as inscrições para o projeto “Empreende, Mulher!”, uma ação do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) com patrocínio da EDP, empresa que atua em toda a cadeia do setor elétrico brasileiro, e apoio do Instituto EDP e da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/CE.

Podem se inscrever mulheres que tenham entre 22 e 32 anos, residam em áreas rurais e semirrurais de São Gonçalo do Amarante, e que desejam empreender, principalmente na área agrícola, e permanecer em suas comunidades. O curso é gratuito e oferece 25 vagas.

Inscrições em: https://forms.gle/yUsB9AjrM6YyERXn6

O projeto tem como objetivo desenvolver capacitar mulheres empreendedoras para que tenham o conhecimento necessário na retomada ou início de seus negócios, fortalecendo as cadeias de valor potenciais na região, especialmente de produção agrícola, como a produção de alimentos para autoconsumo e comercialização de excedentes.

As 25 mulheres selecionadas irão participar do Curso Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios, com carga horária de 40 horas/aulas, além de contarem com mentorias e encontros personalizados para desenvolver seus Projetos de Negócios. Por meio das mentorias, as jovens poderão se conectar e conhecer as expertises de outras empreendedoras mais experientes e terão, ainda, assessoria e assistência da equipe técnica especializada da Adel, além da articulação de redes de colaboração, cooperação e formação de Arranjos Produtivos Locais (APL). As aulas serão presenciais e devem iniciar ainda em fevereiro.

Sobre o projeto

O Projeto foi iniciado ainda em 2022, com a equipe da Adel em campo, coletando e analisando dados para a realização de um Estudo Situacional de Cenário Local, com ênfase na identificação de potencialidades e oportunidades, limitações e ameaças, além de características do mercado local e políticas públicas, para orientar a retomada e a criação de empreendimentos pelas jovens rurais beneficiadas.

Por meio da interação das jovens com os educadores, de modo contínuo, fluido e horizontal, e das próprias mulheres entre si, o objetivo é que a aprendizagem seja potencializada, com trocas de experiências e saberes, com valorização da diversidade de origens, de visões de mundo e de projetos de vida, numa abordagem que estimule a colaboração e a cooperação.

Sobre a EDP no Brasil

Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2021 foi eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.

Sobre o IEDP

Desde que foi fundado, em 2009, o Instituto EDP já investiu mais de R$ 150 milhões em projetos socioculturais que beneficiaram mais de 3,3 milhões de pessoas, em aproximadamente de 530 programas espalhados por todo o País. Somente em 2021, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram mais de 354 mil brasileiros. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.

Cerca de mil brasileiros morreram de dengue em 2022

No período chuvoso é comum o aumento no número de casos de dengue. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2022 ocorreu, em relação ao ano anterior, um aumento de mais de 160% nos casos de dengue no Brasil, sendo registrados cerca de mil óbitos. Especialistas explicam que é necessário se prevenir contra a doença e, em caso de diagnóstico, redobrar os cuidados.

A enfermeira e professora do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Sandra Bonilha explica que, geralmente, a primeira manifestação da doença é a febre. “Geralmente, acima de 38ºC, de início abrupto e com duração de dois a sete dias, associada a dor de cabeça, fraqueza, dores musculares, dor nas articulações e dor retro-orbitária (dor ao redor dos olhos). Perda de apetite, náuseas, vômitos e diarreia também podem se fazer presentes”, explica.

Agravamento do quadro

De acordo com Sandra Bonilha, em casos de sintomas, o indicado é aumentar a ingesta hídrica e sempre procurar uma unidade de saúde. Ela alerta, ainda, que a automedicação “pode aumentar o risco de hemorragias”, destaca a profissional. 

A professora do IDOMED explica que fatores de risco individuais também podem determinar a gravidade da doença, a exemplo da idade: crianças (em especial as menores de 1 ano) e idosos (acima de 65 anos) e gestantes. Doenças associadas como asma, diabetes, anemia, hipertensão, também podem agravar os casos.

Cuidados com a alimentação

Para se recuperar da dengue, é importante seguir uma alimentação saudável e equilibrada. Isso inclui comer uma variedade de frutas, vegetais, proteínas magras e carboidratos complexos, além de evitar alimentos gordurosos, processados e açúcar refinado. Frutas e vegetais são ricos em vitaminas e minerais, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a combater as infecções. Alimentos como abacaxi, kiwi e goiaba são ricos em vitamina C, enquanto os vegetais verdes escuros, como espinafre e couve, contêm ferro e outros minerais importantes.

Segundo o docente do curso de Nutrição da Estácio e nutricionista Phelipe Aureswald do Amaral, proteínas magras, como peixes, frango e tofu, ajudam a reparar os tecidos danificados pelo vírus e a fornecer energia para o corpo. Carboidratos complexos, como arroz integral, quinoa e batatas, fornecem energia de longa duração e ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. “Além disso, é importante manter-se hidratado, bebendo muita água e sucos naturais, e evitando bebidas açucaradas e alcoólicas”, orienta Amaral.