Com foco nas soluções de inovação oferecidas por startups, Acal firma nova parceria para desenvolvimento de equipes

tenta ao movimento de empresas tradicionais que buscam avançar na inovação por meio de parcerias com startups, a Acal Grupo acaba de firmar parceria com a Edukon, startup cearense de tecnologia que oferece soluções para a gestão de talento, contribuindo no alcance de melhores resultados e crescimento profissional. 

A intenção do grupo é focar em novas ações para fortalecer o engajamento e alinhamento com o principal cliente, que são os colaboradores. A parceria foi realizada através da área de Recursos Humanos da empresa, chamada de Gestão da Felicidade que Encanta (GFE). “A ideia é utilizar a plataforma para desenvolver processos do nosso time. Projetos como Academia Acal, Avaliação de Desempenho, Plano de Desenvolvimento Básico e Individual, Feedback, Pesquisa de Clima, Análise de Dados, indicadores, entre outros projetos serão acompanhados por uma única plataforma digital”, compartilha Isac Buenos, gestor da Felicidade que Encanta.

Para Daniela Cabral, CEO da Acal, a iniciativa veio para somar às ações efetivas e contribuir com o plano de expansão, tanto para a formação de novos colaboradores quanto na preparação de futuros líderes. “O conhecimento é um dos valores fundamentais na nossa cultura organizacional, desenvolver e promover os nossos colaboradores faz parte da nossa história, ao longo desses 68 anos, tivemos vários sonhos de clientes realizados e claro que não poderia ter sido diferente com os nossos colaboradores”, comenta.

“Percebemos que a Acal já tem uma cultura muito forte em trabalhar e desenvolver o engajamento das pessoas, então a Edukon vai entrar como um facilitador para impulsionar ainda mais o que a empresa já vive e investe. Ficamos muito felizes e satisfeitos com o início desse trabalho, buscando atender da melhor forma para que possamos gerar ainda mais crescimento e resultados para essa empresa tão relevante no nosso mercado”, conta Ênio Filho, CEO da Edukon.

Inovação já tem sido um foco da Acal, que é a primeira empresa home center no Ceará a utilizar a estratégia omnichannel com aplicativo de vendas, atendimento físico e digital, além do uso de Power BI com painéis de indicadores e acompanhamento de metas. Nas sete lojas da Acal, em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, são mais de 500 colaboradores que a partir de agora terão à disposição as soluções da Edukon.

Clínica Integrada de Saúde da Unifametro abre inscrições para atendimentos gratuitos em seis especialidades

A Clínica Integrada de Saúde do Centro Universitário Fametro (Unifametro) está com inscrições abertas, até sexta-feira (17), para os atendimentos do primeiro semestre de 2023. Os equipamentos oferecem à população consultas e procedimentos gratuitos e a preço popular nas áreas de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Farmácia e Psicologia. Os interessados podem realizar inscrições por meio do formulário disponível no site unifametro.edu.br/atendimentoclinica e unifametro.edu.br/atendimentopsicologia.

Com o objetivo de promover a aproximação com a comunidade, reforçando o compromisso social e promovendo o aperfeiçoamento da prática dos estudantes, o atendimento ao público é prestado pelos alunos dos últimos semestres, sob supervisão dos professores orientadores. “As clínicas são equipamentos de laboratório que têm o propósito de atender à comunidade externa, promovendo atendimentos de prevenção e promoção da saúde. Nós temos a capacidade de atendimento de até 6 mil pacientes na Clínica Integrada, por semestre”, pontua Débora Laurentino, coordenadora das clínicas da IES.

Os atendimentos aos pacientes da Clínica Integrada também podem ser estendidos aos serviços dos profissionais de Educação Física na Academia Unifametro. Os pacientes podem ser encaminhados para um programa de treinamento nos horários pré-determinados pelos professores do curso.

TALLOS realiza imersão gratuita em Growth & Vendas e mostra os métodos da startup que triplicam os resultados ano a ano

Na última semana a TALLOS, empresa do grupo TOTVS, realizou uma imersão nas áreas de Growth & Vendas. O encontro que foi realizado de forma gratuita contou com a apresentação dos gestores da startup: William Brito, CRO; Arnold Frota, CSO; Neto Freire, Gestor de Vendas e também contou com a participação de Diego Azevedo, CEO do Grupo Ruanda Inteligência de Negócios. 

Os participantes selecionados receberam certificação do “Growth & Sales Professional” e tiveram a chance de sair na frente nos processos seletivos da TALLOS para os times de marketing, vendas ou sucesso do cliente. Além disso, aprenderam na prática como funcionam as metodologias, ferramentas e definições de processos que fizeram a startup cearense se tornar referência no conversacional, a nível nacional, em apenas 3 anos.

William Brito, CRO da startup cearense, destacou: “A Imersão da TALLOS foi pensada justamente para abordarmos de forma prática e clara os métodos de resultados comprovados que utilizamos para alavancar o crescimento da operação que nos levou a ter reconhecimento nacional. A imersão nasce como uma iniciativa de desmistificar o mercado de startup e deixar claros os desafios que devem ser superados pelos novos profissionais nesse mercado, bem como, as competências que devem ser desenvolvidas pelos profissionais para se tornarem destaque no novo contexto de mercado que cada vez busca métodos mais ágeis”.

Junior Achievement Ceará marca presença em solenidade de anúncio de novas escolas de tempo integral

Representando o presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement Ceará (JACE) Igor Queiroz Barroso, Aline Félix Barroso, vice-presidente do Instituto Myra Eliane e a diretora executiva Ana Lúcia Teixeira participaram da solenidade de anúncio de novas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI). Realizado no Palácio da Abolição, o evento contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; da vice-governadora Jade Romero; da secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela; da comunidade escolar e de outras autoridades. 

A Secretaria de Educação (Seduc) desenvolve, em parceria com a JACE, itinerário formativo compondo o cardápio de disciplinas eletivas com a Jovem Empreendedor, projeto pedagógico construído para levar conhecimentos sobre educação financeira, preparação para o mercado de trabalho e empreendedorismo para 341 EEMTI’s e 131 Escolas de Educação Profissional, contemplando mais de 140 mil estudantes em 165 municípios. As aulas são ministradas por professores da rede estadual com formação na metodologia da JACE, que fornece também o conteúdo para a realização das aulas. 

De acordo com Ana Lúcia Teixeira, em 2023 a expectativa é ampliar a aplicação do projeto. “Juntas, a JA Ceará e a Seduc geram mais oportunidades de aprendizagem, vivências enriquecedoras na temática do empreendedorismo, proporcionando o fortalecimento dos vínculos para os jovens”, destaca.

Sobre a Junior Achievement

Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a Junior Achievement é uma das maiores e mais antigas instituições de educação financeira, empreendedorismo e inovação, e prática de negócios. No Brasil, onde atua há 38 anos, a organização da sociedade civil (OSC) está em todo território nacional. No Ceará, a Junior Achievement está presente há 17 anos. 

O propósito da OSC, mantida pela iniciativa privada, é despertar o protagonismo nas crianças, adolescentes e adultos para inovar e empreender, estimulando o desenvolvimento pessoal nos programas e metodologias elaboradas pela JA. As ferramentas desenvolvidas inserem os participantes no contexto do mundo dos negócios, proporcionando a vivência teórica e prática do mercado de trabalho. A instituição recebeu, por três anos consecutivos, o selo de 7ª ONG mais influente do mundo pela NGO Advisor, organização independente baseada em Genebra, na Suíça.

Shopping Iguatemi Bosque realiza sorteio exclusivo de cinco iPhones 14 para clientes do I’Club

O Iguatemi Bosque lançou, no dia 1º de fevereiro, o I’Club, novo programa de benefícios com vantagens e descontos exclusivos para os clientes que aderirem ao clube. Dividido em três categorias (prata, ouro e diamante), o programa busca aproximar o shopping cada vez mais dos consumidores do empreendimento.

Para participar, o consumidor deverá baixar o App Iguatemi Bosque, aderir ao programa I’Club e cadastrar suas notas fiscais. A cada R$ 100,00 em compras, o cliente da categoria prata recebe um número da sorte, já o cliente outro recebe três números da sorte e o cliente diamante recebe cinco. O Iguatemi Bosque iniciou, nesta quarta-feira (15) até o dia 31 de março, a promoção, somente para clientes do I’Club, para concorrer a cinco iPhones 14.

“O programa traz mais vantagens e exclusividades, além de mais praticidade e benefícios para o cliente, conectando-os com as novidades do momento. Estamos animados com o I’Club, que chegou para agregar ainda mais aos nossos serviços e produtos e, principalmente, reforçar o vínculo do shopping com todos os consumidores. Quanto mais comprar, mais chances o consumidor terá de ganhar e, consequentemente, mudar de categoria no programa. O I’Club também é um grande estímulo de vendas para os lojistas, que diariamente buscam maneiras de fidelizar o cliente para o alcance de metas. Temos certeza que o programa será um sucesso, contribuindo diretamente no aumento do fluxo de vendas”, destaca a gerente de marketing do Iguatemi Bosque, Rachel Mendonça.

Além do sorteio, o cliente continua usufruindo de vantagens e benefícios do I’Club, tais como descontos em lojas, estacionamento, cinema, hospedagens, viagens, jantares, almoços, SPA, ingressos para shows e muito mais. O programa está disponível no App Iguatemi Bosque, que conta com versões para Android e IOS. 

Artista contemporânea londrina ministra oficina gratuita sobre “Artesanias e Memória em Cerâmica”

A oficina “Artesanias e Memória em Cerâmica”, que integra a programação formativa do Festival Barulhinho Delas, segue com inscrições abertas até o dia 22 de fevereiro. Ministrada pela artista contemporânea londrina Carrie Reichardt, a atividade explora linguagens como murais, cerâmica, serigrafia e design gráfico, linguagens, culminando na criação de um design de decoração dos ladrilhos impressos. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no link bit.ly/oficinabarulhinho1 

A oficina acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro, de 10h às 18h, no Centro de Design do Ceará, localizado no Complexo Cultural Estação das Artes 

Diversidade e o protagonismo feminino nas artes

O Festival Barulhinho nasceu com a ideia de realizar uma mostra da cena da música autoral e independente da capital cearense, ampliando suas ações para outras linguagens artísticas. O evento é realizado pela Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas, produtora da cidade de Fortaleza que, dentre tantos projetos, mantém também o selo Mercúrio Música, responsável por lançar trabalhos de diversos artistas do estado do Ceará. 

O Festival Barulhinho Delas conta com apoio cultural do Oi Futuro, do British Council e do Banco do Nordeste. Tem ainda apoio institucional da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Juventude em parceria com Instituto da Juventude da Inovação, além do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará, através do Centro de Design e do Complexo Estação das Artes, equipamentos geridos em parceria com o Instituto Mirante. Realizado pela Mercúrio Produção e Gestão, conta com produção da Casa das POC e agradecimento Enel.

Criptoativos: regulamentação e declaração no imposto de renda

Os criptoativos tiveram um “boom” nos últimos anos. Recentemente, inclusive, uma empresa paraibana vem protagonizando uma discussão sobre o aluguel de criptomoedas e como elas podem trazer rendimento.

De acordo com o contador e advogado Marcos Miranda, embora os criptoativos estejam em processo de regulamentação, eles já são uma realidade mundial. Cada vez mais os criptoativos se popularizam e grande parte dos investidores já diversificam seus investimentos incluindo em sua carteira esses ativos.

Segundo o especialista, atualmente existem diversos criptoativos como Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Dogecoin entre outras. Cada criptoativo tem uma especificidade e normalmente possuem um projeto que explica o propósito do ativo digital.

“Os criptoativos são divididos em classes e algumas dessas, como as moedas virtuais, permitem realizar operações de compras, vendas, permutas e outras, assim podem ser consideradas como ativos financeiros em diversas situações”, disse.

No final de 2022 foi sancionada a Lei nº 14.478 de 2022 que dispõe sobre diretrizes a serem observadas na prestação de serviços de ativos virtuais e na regulamentação das prestadoras de serviços de ativos virtuais.

Em seu artigo terceiro, a Lei traz a definição de ativo virtual como sendo a representação digital de valor que pode ser negociada ou transferida por meios eletrônicos e utilizada para realização de pagamentos ou com propósito de investimento.

“Tal lei entrará em vigor 180 dias após sua publicação, mas já é um passo importante para a regulamentação dos criptoativos no Brasil e traz mais segurança aos investidores que já operam esses ativos. Fato é que mesmo com a popularização dos criptoativos e os avanços legais sobre o tema há muita dúvida sobre eles, em especial quanto a informação desses ativos na declaração de imposto de renda pessoa física”,

Na declaração de imposto de renda há duas situações mais comuns em que declaramos os criptoativos. A primeira delas é a declaração dos criptoativos na ficha de bens e direitos, ou seja, se eu possuo criptoativos em 31/12 eu declaro esses ativos na ficha de bens e direitos.

Conforme o Manual de Perguntas e Respostas do Imposto de Renda de 2022 os criptoativos não são considerados moeda de curso legal nos termos do marco regulatório atual. Entretanto, podem ser equiparados a ativos sujeitos a ganho de capital e devem ser declarados pelo valor de aquisição na Ficha Bens e Direitos (Grupo 08 – Criptoativos), considerando os códigos específicos a seguir (01, 02, 03, 10 e 99), quando o valor de aquisição de cada tipo de criptoativo for igual ou superior a R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

“Percebe-se então que já existe um entendimento da Receita Federal sobre a necessidade da declaração dos criptoativos na ficha de bens e direitos. Para que a declaração seja feita de forma correta é importante que o saldo dos criptoativos informado por você na declaração seja o mesmo informado pela Exchange”, explicou.

Conforme Marcos, algumas exchanges já fornecem o informe de rendimentos contendo esses saldos, basta verificar se a que você opera fornece essa informação. De posse desse informe de rendimentos basta você confrontar o saldo informado pela Exchange com o saldo que você possuía na carteira em 31/12.

“A segunda situação mais comum é a declaração dos rendimentos obtidos nas operações de investimentos realizadas com criptoativos. Dessa forma, conforme o Manual de Perguntas e Respostas do Imposto de Renda de 2022 nos orienta os ganhos obtidos com a alienação de criptoativos cujo total alienado no mês seja superior a R$ 35.000,00 são tributados, a título de ganho de capital, segundo alíquotas progressivas estabelecidas em função do lucro, e o recolhimento do imposto sobre a renda deve ser feito até o último dia útil do mês seguinte ao da transação, no código de receita 4600”.

“Vejam que valores até R$35.000,00 não são tributados, porém devem ser declarados como rendimentos isentos. O Manual ainda reforça que a isenção relativa às alienações de até R$ 35.000,00 mensais deve observar o conjunto de criptoativos alienados no Brasil ou no exterior, independente de seu tipo(Bitcoin, altcoins, stablecoins, NFTs, entre outros). Caso o total alienado no mês ultrapasse esse valor, o ganho de capital relativo a todas as alienações estará sujeito à tributação. Outro ponto importante que muitos operadores de criptoativos esquecem é que existem declarações que devem ser feitas durante o ano calendário em que se operam tais ativos, uma delas é feita através do sistema Coleta Nacional por força da Instrução Normativa RFB nº 1.888, de 3 de maio de 2019”, completou.

Dessa forma, conforme o Manual orienta o contribuinte deverá prestar informações relativas às operações com criptoativos, por meio da utilização do sistema Coleta Nacional, disponível no e-Cac, quando as operações não forem realizadas em exchange ou quando realizadas em exchange domiciliada no exterior.

Ou seja, além da declaração de Imposto de Renda que em breve será feita no ano de 2023 é importante que o contribuinte tenha cumprido as obrigações fiscais no curso do ano de 2022. Cada vez mais a Receita Federal possui informações de cruzamento desses dados que evidencia a obrigatoriedade ou não do contribuinte fazer tais declarações.

Por fim, para fazer a declaração dos criptoativos na declaração de imposto de renda no ano de 2023 e conseguir fazer a declaração sem dor de cabeça e de forma assertiva é importante que o contribuinte possua o máximo de documentos e informações sobre as suas operações, como:

1) Razão social e CNPJ das exchanges que foram utilizadas para as operações;
2) Informe de rendimentos das exchanges;
3) Nome e identificação (CPF) dos envolvidos em operações P2P;
4) Planilha contendo as operações de compra e venda de criptoativos;
5) Arquivo do GCAP para declaração dos ganhos de capital obtidos nas operações;
6) Comprovantes de ganhos obtidos em mineração ativos virtuais e similares;
7) Demais documentos que estejam relacionados a operação de ativos virtuais.

Se você ainda se encontra perdido quanto a essas informações é hora de parar e começar a juntar esses dados. Para apuração dos ganhos e perdas é importante ter as planilhas de cálculos salvas para prestar contas em caso de fiscalizações. Se o contribuinte tem dúvida em como fazer deve buscar auxílio de um contador que entenda sobre o assunto.

Por fim, o advogado ressaltou a importância de se declarar os valores correspondentes às operações realizadas com criptoativos na Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física para evitar problemas com a Receita Federal. Na dúvida busque um profissional capacitado para auxiliar no preenchimento da declaração, elaboração das planilhas e cálculo dos ganhos de capital.

OAB-CE lança campanha no Carnaval em combate ao assédio contra a mulher

A OAB-CE lancou na última terça-feira, 14, a campanha: “Nossa luta é contra todo tipo de assédio”. A ação é uma realização da Comissão da Mulher Advogada e traz um alerta importante no combate ao assédio contra a mulher e o respeito às diferenças. O público que passar em frente ao Fórum Clóvis Beviláqua nesta quinta-feira, 16, pela manhã e à noite na Avenida Beira Mar, receberão adesivos e orientações sobre o tema. As redes sociais da Ordem também serão contempladas com peças da campanha.

A ação orienta que se houver qualquer tipo de violência, a vítima denuncie no telefone 180 ou ligue imediatamente para a polícia. A  vice-presidente da OAB-CE e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Christiane Leitão, explica que a ideia é lutar contra todo o tipo de assédio para que a folia seja aproveitada de forma segura, respeitosa e sem ultrapassar os limites. “É sempre importante lembrar que assédio é crime. Temos nos posicionado contra todo o tipo de assédio, principalmente o de cunho sexual, uma forma de violência inaceitável que prejudica a vítima e a todos nós”, defendeu.

Conforme definido pela Lei nº13.718/18,  a importunação sexual é crime. Antes da norma, a conduta era considerada apenas uma contravenção penal, punida com multa. Com a lei, ficou garantida a proteção à vítima quanto ao seu direito de escolher quando, como e com quem praticar atos de cunho sexual.

O que é o assédio sexual?


Se caracteriza por uma ação reiterada, mas dependendo do caso pode até ser considerado como um ato único, em que a vítima, que pode ser mulher ou homem, acaba sendo intimidada com incitações sexuais inoportunas.

De acordo com a pesquisa “Percepções sobre controle, assédio e violência doméstica: vivências e práticas”, do Instituto Patrícia Galvão (setembro/2022), aponta que 45% das mulheres relataram ter tido o corpo tocado sem seu consentimento, em local público. Outro dado ainda mostra que 31% delas já sofreram tentativa de abuso sexual e mais de 40% foram agredidas ou xingadas por simplesmente dizerem não a uma investida.

Por outro lado, mais de 90% dos entrevistados concordam que a Lei Maria da Penha contribuiu para que mulheres busquem ajuda e saiam de relacionamentos abusivos e violentos. E mais de 90% também acreditam que se deve intervir ao se deparar com um homem agredindo uma mulher.

Período chuvoso exige maior atenção no trânsito; saiba como dirigir com segurança nessa época do ano

Combinar chuva e direção é arriscado tanto para os motoristas quanto para os pedestres em geral. Porém, nem sempre existe a opção de continuar em casa ou não se locomover em períodos chuvosos. Para ajudar os condutores que ainda tem dúvida sobre a direção segura na pista molhada, o Sindipostos-CE fez uma lista com dicas para quem precisa se deslocar em dias de chuva. Confira!

Manter distância de outros veículos

Seguir essa recomendação até em dias secos, reduz os riscos de colisão e engarrafamentos. No entanto, a pista molhada faz com que a freagem demore um tempo a mais para responder e, caso tenha outro automóvel próximo, as chances de acidentes são maiores.

Ligar o farol baixo

A iluminação dos faróis são ótimas para a baixa visibilidade presente nos dias chuvosos. Além de melhorar a visão do condutor, também identifica poças e buracos e torna o veículo visível para outros motoristas. Por isso, é importante usar as luzes na chuva mesmo durante o dia.

Desligar aparelhos sonoros e visuais

Apesar das tecnologias fazerem parte do dia a dia de muitos condutores e ajudá-los a relaxar no trânsito intenso, durante os dias de chuva, é recomendável que sejam dispensados. Celulares, TVs, rádios e conversas paralelas com os passageiros do veículo precisam ser evitadas nesses dias para não desfocar a atenção da chuva.

Ligar desembaraçadores e limpadores de para-brisas

A diferença de temperatura no interior e exterior do carro faz com que ocorra um embaçamento dos vidros, dificultando a visibilidade dos motoristas. Para amenizar a situação, o ideal é ligar o sistema de ventilação ou abrir um pouco da janela para favorecer a circulação do ar. Também é recomendável usar uma flanela limpa e seca para enxugar as gotículas de água que se formam na parte interna do veículo.

Diminuir a velocidade

Por causa das chuvas, as pistas molhadas intensificam o número de riscos para condutores de automóveis. É recomendável que a velocidade máxima seja igual a 80% do limite da via. Ao usar o freio, é importante ativar gradualmente até adequar a velocidade, já que uma freada brusca pode ocasionar uma derrapagem na pista e resultar em um acidente.

Evitar ultrapassagens

Para uma ultrapassagem segura, é preciso que o motorista acelere o veículo, tenha boa visibilidade e condições de pista. Durante os dias de chuva, todas as recomendações se tornam precárias e a ultrapassagem, mesmo em estradas e rodovias, é perigosa e pode causar sinistros.