Assembleia Legislativa lança conjunto de ações de combate à fome e debate Campanha da Fraternidade

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta sexta-feira (24/02) , às 14h30, no Plenário 13 de Maio, sessão especial para debater a campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Na ocasião, será lançado um conjunto de ações de combate à fome, que articulará ações dos poderes Legislativo e Executivo e da sociedade civil voltadas à segurança alimentar e nutricional dos mais vulneráveis.

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), lembra que o Parlamento estadual tem, nos últimos anos, ampliado as suas ações de responsabilidade social, indo além da rotina dos trabalhos legislativos com mais serviços e pactuações que cumprem o objetivo de prestar auxílio ao povo que mais precisa. Durante a pandemia, realizou a doação de 30 toneladas de alimentos a municípios com alto índice de vulnerabilidade social, pontua. 

Neste biênio à frente da Alece, o parlamentar enfatiza que o combate à fome seguirá como tema urgente e que será cada vez mais abraçado pelo Parlamento com campanhas e mobilizações junto a outros poderes, instituições e sociedade civil. Nesse sentido, o conjunto de ações “surge como iniciativa fundamental para aglutinar esforços, e garantirmos, o quanto antes, comida no prato de todas as famílias cearenses”, destaca. A iniciativa será executada pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e o Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará.

A sessão especial vai debater também a Campanha da Fraternidade, que tem como foco este ano o combate à fome. A iniciativa foi proposta pelos deputados Renato Roseno (Psol) e Missias Dias (PT). 

Renato Roseno ressalta que a Campanha da Fraternidade, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pastorais sociais, neste ano, traz um tema de absoluta importância: fraternidade e fome. “Somos sabedores da urgência de enfrentar a fome que atinge 33 milhões de brasileiros. Haver fome num dos países campeões da produção de alimentos é em si uma infâmia social, política e humana. Daí, todos sermos convocados a contribuir para o fim dessa chaga”, enfatiza Renato Roseno.

Foram convidados os representantes da CNBB, pastorais sociais, demais comunidades e entidades participantes da campanha, bem como o Grupo de Trabalho de Combate à Fome do Governo do Estado do Ceará. 

Edição: Clara Guimarães/Lusiana Freire

Itapipoca ganhará uma sala pública multiuso de cinema e ações formativas em audiovisual 

Itapipoca, cidade localizada a 130 quilômetros da capital cearense, será contemplada com uma sala pública de cinema. A iniciativa integra as ações do programa CINE+: cultura, educação e sustentabilidade e consiste em democratizar a arte a partir da implementação de salas cinematográficas multiuso em diversos municípios brasileiros. O lançamento da pedra fundamental da obra ocorrerá na próxima segunda-feira (27).  O novo espaço deve ser inaugurado em junho deste ano.

A cerimônia vai contar com as presenças do prefeito de Itapipoca, Felipe Souza Pinheiro, de representantes da Secretaria da Cultura do Ceará e da Enel, além dos diretores da Quitanda Soluções Criativas.

A sala, com capacidade para 100 lugares, trará uma programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação. O mais novo espaço de lazer e cultura da cidade será construído na rua Dom Aureliano Matos, ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, em frente à praça Perilo Teixeira, no Centro da Cidade. O prédio já foi sede da delegacia de Itapipoca. O local foi viabilizado para garantir o acesso de todos, com rampas, piso podotátil, guarda corpo e sinalização para favorecer o livre deslocamento.

Para além de exibição cinematográfica, o CINE+ será um espaço multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações das mais diversas linguagens artísticas, e uma área de conveniência externa, com banheiros, lanchonetes e pipoqueira. 

O programa também promoverá uma capacitação técnica e artística para 10 jovens do município, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente. A seleção desses jovens será feita pelas prefeituras locais e a capacitação terá duração de seis meses. O contrato com a prefeitura prevê que o espaço seja operado por jovens formados pelo programa durante, pelo menos, quatro anos. Também prevê que continue sendo um cinema durante 10 anos.

“Muitas cidades precisam desse equipamento para as suas estratégias de desenvolvimento e promoção da cidadania cultural”, destaca Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas. “O que a gente está propondo não é somente um cinema, mas um equipamento cultural mais complexo, com funções que vão além da exibição de filmes, e que está conectado com outros usos, outras possibilidades”, completa.

Segundo Viana Júnior, secretário executivo da Cultura de Itapipoca, o município é carente de equipamentos culturais públicos e, por isso, CINE+ impactará não só no território de Itapipoca, mas em toda a região. “Itapipoca é uma cidade que produz, há muitos anos, obras audiovisuais com um vasto repertório, mas por falta de equipamentos e estrutura, não é potencializado na cidade. O cinema irá suprir uma lacuna histórica e necessária na cidade e região, potencializando as produções locais, capacitando os agentes culturais e democratizado a arte e cultura no interior cearense”, enfatiza.

O CINE+ é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Marco Zero, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapipoca, através da Secretaria da Cultura e do Edital Viva Cinema, produção executiva da Cinco Elementos e apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Agradecimento: Enel.

Sobre a Quitanda Soluções Criativas

Atuando no mercado de negócios de impacto há 15 anos, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. A empresa vem realizando trabalhos em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando a vidas de milhares de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.

Sobre a Enel Distribuição Ceará

A Enel Distribuição Ceará fornece energia elétrica nos 184 municípios do Estado do Ceará, em uma área de 149 mil quilômetros quadrados. A Companhia conta com uma base comercial de aproximadamente 4,38 milhões de unidades consumidoras, envolvendo uma população de cerca de 9,2 milhões de habitantes. É a terceira maior distribuidora do Nordeste em volume distribuído.

Lira Neto retorna à Unifor para 2ª edição do curso “A arte da biografia: como escrever histórias de vida”

O escritor e jornalista Lira Neto, autor da biografia do empresário cearense Edson Queiroz, realizará o curso de curta duração “A arte da biografia: como escrever histórias de vida”. As aulas acontecerão na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, no formato presencial, de 20 a 31 de março de 2023, no horário de 19h às 22h.

A segunda edição do curso abordará a realização de pesquisa para biografia e a estrutura do texto, além da relação do biógrafo com o biografado – conteúdo relevante para o dia a dia de estudantes, jornalistas, escritores e professores.

O valor da formação é de R$ 1.110,00. Alunos e ex-alunos da Unifor, além de funcionários de empresas parceiras têm desconto de até 20% (consulte condições). Para realizar a inscrição, clique aqui. As vagas são limitadas.

Sobre Lira Neto

Lira Neto nasceu em Fortaleza, em 1963. Jornalista e escritor, ganhou o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte em 2014 e o Prêmio Jabuti em quatro ocasiões: 2007, 2010, 2013 e 2014. Publicou, entre outras obras, “Padre Cícero: Poder, fé e guerra no sertão” (2009), vencedora do Jabuti em 2010, a trilogia “Getúlio” (2012-14), cujo segundo volume foi premiado em 2014, “Uma história do samba: As origens” (2017) e “Castello: A marcha para a ditadura”, reeditado em 2019.

Serviço

Curso de curta duração “A arte da biografia: como escrever histórias de vida” com Lira Neto (jornalista e escritor)

Data: 20 a 31 de março de 2023

Horário: 19h às 22h

Modalidade: Presencial

Carga horária: 20horas/aula

Inscrições e mais informações aqui

Encontro voltado para mulheres debate sobre liderança e autoconhecimento

Nos últimos anos, pôde ser observado um aumento significativo da presença feminina em cargos de liderança no mercado de trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Grant Thornton, em 2020, 29% dos cargos de alta gerência no mundo todo eram ocupados por mulheres, o que representa um aumento de 6% em relação a 2018. Além disso, outro estudo realizado pela McKinsey & Company mostrou que empresas com maior diversidade de gênero em suas lideranças tendem a ter um desempenho financeiro superior.

No entanto, apesar desses avanços, ainda existem desafios a serem superados no que diz respeito à igualdade de gênero no ambiente de trabalho, de acordo com a professora da Fundação Dom Cabral, Livia Mandelli. “Estamos no caminho das mudanças necessárias. Precisamos trabalhar com a sociedade e não somente com as mulheres, as quais já estão empoderadas. Agora precisa de espaço para o posicionamento feminino”, diz. 

Em alusão ao mês da mulher, no dia 01 de março, Livia Mandelli, que é doutoranda em Comportamento Humano pela Walden University, nos EUA, mestre em Liderança pela University of Gloucestershire na Inglaterra, Psicopedagoga Organizacional e Administradora, participa do evento “Autoliderança Feminina, Novos Tempos para Construção de Redes e Propósitos”, em Fortaleza, realizado pela Barros Soluções, associada da Fundação Dom Cabral. 

A professora da FDC destaca que irá falar sobre o protagonismo feminino, semelhanças e consciência da liderança. “Vamos dialogar acerca do quanto nós somos iguais no nosso feminino, podemos ser diferentes em várias coisas, mas tem uma parte comum que o núcleo duro no feminino, na qual nós somos todos iguais. O que a gente faz para se tornar consciente da nossa liderança, sobre a gente ser dona de nós mesmas, o nosso papel de liderança, e a importância do autoconhecimento nisso tudo”, aponta. 

Fechado para convidados, o encontro acontece no Espaço Senac, a partir das 14h, e reunirá lideranças femininas do PAEX – programa destinado às empresas de médio porte que proporciona intenso aprendizado em rede, amplia a visão estratégica, aumenta a capacidade dos executivos em resolver problemas, desenvolve competências gerenciais de ponta e constrói um modelo de gestão orientado à estratégia e resultados.

Sobre a Barros Soluções

Associada à Fundação Dom Cabral, a Barros Soluções é especializada em serviços de consultoria e educação em gestão e governança, sendo responsável por coordenar os projetos da FDC nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, por meio de soluções personalizadas para diversos setores de atividades econômicas e instituições públicas.

Brasil ocupa a 142° colocação do ranking internacional de participação de mulheres na política nacional

O direito ao voto foi por muito tempo restrito no Brasil. A conquista do voto feminino, obtida por meio do movimento sufragista ligado ao feminismo exigia que as mulheres deveriam ter acesso à cidadania e participar da escolha dos representantes, completa 91 anos, nesta sexta-feira (24). Em 1932, o Código Eleitoral garantiu as mulheres acima de 21 anos os direitos de votar e serem votadas em todo o território nacional. 

No entanto, ter o direito ao voto, necessariamente, não garante representatividade às mulheres na política, é o que apresenta um estudo realizado pela União Interparlamentar, organização internacional responsável pela análise dos parlamentos mundiais, mostra que dentre 192 países, o Brasil ocupa a 142º colocação do ranking de participação de mulheres na política nacional.

Segundo Nardejane Martins Cardoso, Mestre em Direito Constitucional e docente do Curso de Direito do Centro Universitário UniFanor Wyden, exite uma Lei Federal que estabelece o percentual mínimo de candidaturas femininas no país, a Lei das Eleições n.º 9.504/1997, mas só aumentar a quantidade não significa que exista uma representação da mulher na política, “A Lei é uma preocupação genuína com políticas públicas para as mulheres no âmbito político e das ações governamentais, mas a gente tem que ir, além disso. Ter  quantidade, não necessariamente significa ter qualidade de realização de políticas ou de preocupações com novas legislações que, de fato, ocupem efetivamente os espaços com a presença de mulheres”, comenta advogada. 

Segundo o Cadastro Eleitoral de 2022, a maioria do eleitorado brasileiro é composta por mulheres. Ao todo, são 82.373.164 de eleitoras, equivalendo a 52,65% do total. Já os homens são 74.044.065, sendo 47,33%. Há ainda outros 36.782 votantes sem informação, num total de 0,02%.

A docente reconhece que a conquista do voto foi um avanço das primeiras ondas do feminismo no Brasil, mas também foi uma influência do contexto politico do governo Getúlio Vargas. “ Hoje ter a possibilidade de escolher, de estar no meio político e de ter uma voz que será ouvida representa uma conquista para as mulheres, reflexos da primeira onda do feminismo no Brasil. Claro que isso está relacionado também com uma série de contextos históricos de interesses políticos do presidente da época, Getúlio Vargas. Essa conquista representou a inserção da mulher nesse mundo, mas predominantemente masculino e toda essa questão de mudanças de papéis, da absorção da mulher no mercado de trabalho do dirito de escolher os representantes políticos. Enfim, de certa forma, todas essas são coisas estão interligadas.”, afirma Nardejane.

Carnaval terminou, mas a folia continua no Shopping Parangaba

Apesar do término oficial do Carnaval, bailinhos, concursos de fantasia e muitas brincadeiras continuam em ritmo acelerado no Shopping Parangaba com o Parangaba Folia.

A programação deste fim de semana prevê pintura facial, jogos lúdicos e a presença de personagens temáticos dando o tom da diversão carnavalesca.

Acompanhe o que os pequenos foliões do Shopping Parangaba vão encontrar:

Sábado, 25/02 | Das 17h às 19h

Hora de Brincar, Mix Artes, Pintura Facial e Salão Fashion Mix

Domingo, 26/02 | Das 16h às 18h

Pintura Facial, Salão Fashion Mix, Bailinho de Carnaval, Concurso de fantasia e Personagens temáticos

Parangaba Folia acontece no Piso L2, próximo à Riachuelo. Entrada Gratuita.

Para mais informações, consulte o site oficial do empreendimento: https://shoppingparangaba.com.br