Denúncia de escravidão joga luz sobre a importâcia do mapeamento

Em noticiário recente, pudemos perceber na prática a importância do mapeamento de stakeholders para a cadeia de valor de uma empresa. Nesse caso em específico, foi denunciada uma situação de trabalho análogo à escravidão no estado do Rio Grande do Sul. Centenas de trabalhadores, a maioria vinda da Bahia, eram tratados como prisioneiros, com condições insalubres de moradia, lhes sendo fornecido comida estragada como alimentação.

Esses trabalhadores faziam parte da cadeia de trabalho de algumas vinícolas da região de Bento Gonçalves, importante cidade da serra gaúcha para o mercado enogastronômico. A situação somente veio à tona porque um dos prisioneiros/trabalhadores conseguiu fugir e relatar às autoridades as condições precárias de trabalho.

Mas e o que isso tem relação com ESG? Um dos pilares do ESG é o S, de Social. Dentre os diversos pontos analisados, está a condição de trabalho dos empregados, bem como de todos que fazem parte da cadeia de valor. Entende-se por cadeia todos os envolvidos, desde o início do processo produtivo até a sua conclusão.

Com relação ao ocorrido em Bento Gonçalves, o início da produção está no plantio da uva, seguido pelo cultivo, colheita, produção do vinho, envase e comercialização. Em todas as etapas há pessoas, contratadas ou terceirizadas, sendo que sobrevivência das organizações está condicionada a sua capacidade de satisfazer às demandas, expectativas e interesses dos stakeholders. 

Não se pode permitir que exista um fornecedor que exija do seu funcionário mais de 15 horas de trabalho diário, ou que lhe sejam dadas condições inadequadas de residência e refeição. Tal prática fere não somente princípios dos direitos humanos e trabalhistas. Vai além, atinge o público interno e externo, pois é sabido que o consumidor de hoje não admite ter em sua casa produtos que firam valores básicos.

Outro ponto a ser considerado é o posicionamento da legislação nacional em relação às boas práticas de ESG, haja vista a publicação de circular SUSEP nº 666/2022 e resolução nº 59/2021 da CVM exigindo a postura socioambiental mais rígida das empresas, o que deve impulsionar melhores divulgações ESG das empresas, trazendo maior transparência ao mercado.

Assim torna-se evidente a importância de se realizar um diagnóstico de ESG na empresa, independentemente dá área de atuação, para que se possa analisar todos os stakeholders, internos e externos à cadeia de valor, visando evitar dissabores e responsabilidades que vão além das questões pecuniárias, alcançando níveis reputacionais muitas vezes imensuráveis.

Muito embora o termo mapeamento de stakeholders seja recente, a prática já é adotada por grandes empresas que têm interesse em obter maior conhecimento e controle perante o mercado em que atua, sendo possível antecipar problemas e identificar oportunidades.

Graduada no curso de Direito da PUCPR, com especialização em Direito do Saneamento pelo Instituto de Direito Público, e mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial pela UFPR, Loraine Bender é coordenadora da Área Ambiental no escritório Marins Bertoldi Advogados, e membro titular da Comissão de Direito Ambiental da OAB/PR.

Vanessa da Mata apresenta “Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina” dia 11 de março no Praia Park, em Juazeiro do Norte

Com repertório de “Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina”, seu sétimo álbum de estúdio, a cantora Vanessa da Mata apresenta-se no dia 11 de março no Praia Park – Verdes Vales Lazer Hotel, em Juazeiro do Norte. Com início às 20h, a abertura será com show da cantora Ana Ruth, revelada nacionalmente no programa The Voice Brasil em 2019. A programação faz parte das comemorações à semana da mulher, uma iniciativa da Betha Produções, para diversificar a cena musical do Cariri, provocando uma interação criativa, cultural e social com o público. 

Como ação social, uma das opções de compra de ingressos é o ingresso social acompanhado da doação de 1 lata de leite (400g) ou de um pacote de fralda descartável. Com distribuição através da Associação Movimentos, os produtos arrecadados vão beneficiar grávidas, mães pós-partos e mães precoces em situação de vulnerabilidade, residentes em zonas periféricas da Região do Cariri. Pontos de venda de ingressos em Juazeiro do Norte e Crato e venda online no site Virtual Ticket.

VANESSA DA MATA

Abençoada inicialmente por Chico César e Maria Bethânia, Vanessa da Mata continua fazendo a ponte perfeita entre regionalismo, vida urbana e mais do que nunca o amor.
“Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina”, sétimo álbum de estúdio, prossegue seus achados poéticos e melodias intuitivas.  

Com certeza, é seu disco mais autoral como um todo. Vanessa se aventurou pela primeira vez como produtora musical, propondo arranjos diretamente aos músicos, criando a dinâmica sonora do álbum como captação de voz, mixagem, acentuando ou reduzindo as intenções dos instrumentos em função de cada canção. 

O repertório do show é composto pelo primeiro single lançado, a ensolarada “Só Você e Eu”, além de “Nossa Geração”, “Vá Com Deus”, “Dance Um Reggae Comigo”, “Tenha Dó de Mim” (part. Baco Exú do Blues), a emocionante “Hoje Eu Sei”, “Quando Deixamos Nossos Beijos Na Esquina”, a faixa título, e muitas outras. 

“A história de todos nós, todos lutando pela sobrevivência de seus próprios sentimentos no dia a dia. Meu disco trata disso, com músicas leves e curtas letras. O pop romântico, a brasilidade, a canção, o reggae californiano, os ritmos dançantes. Fiz questão de juntá-los sem distinção. Intelectuais e populares”, define Vanessa. 

Os grandes hits de Vanessa, que fizeram dessa cantora e compositora uma das maiores estrelas do mercado fonográfico brasileiro, também não poderiam ficar de fora da nova turnê. Entre elas: “Ai, Ai, Ai”, “Amado”, “Caixinha de Música”, “Gente Feliz”, “Boa Sorte/Good Luck”, “Não Me Deixe Só”, “Ainda Bem”, entre outras. 

SERVIÇO

Show de Vanessa da Mata – Dia 11 de março de 2023 no Praia Park – Verde Vale Lazer Hotel (Rua Gomes de Matos, s/n – Planalto, Juazeiro do Norte). Abertura com show de Ana Ruth. Entrada a partir das 20h. Início dos shows às 21h. Informações 

Venda de Ingressos:

Online: https://www.virtualticket.com.br/eventos/vanessa-da-mata-cariri

Venda física: Farmácia Santa Cecília (Crato), Farmácia Fernandes e Óticas San Vallentin (Juazeiro do Norte).

Venda via pix: 88 98216-2469

Informações: 88 98159-9788 

Valores: consultar no Instagram @bethaa_producoes

https://www.instagram.com/bethaa_producoes/
Por trás dos resultados: 1º lugar em Física na UECE, estudante Pedro Mariano dá dicas de como se preparar para os vestibulares

Aos 17 anos de idade, Pedro Mariano, estudante do Colégio 7 de Setembro, conquistou o 1º lugar em Física na Universidade Estadual do Ceará (UECE), além de ser classificado em Matemática na UFC, por meio do Sisu, e em um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, o vestibular da Fuvest. Por trás dos resultados, no entanto, o estudante revela uma rotina dedicada de estudos, e dá dicas para quem se prepara para prestar vestibular neste ano.  “O impacto desse momento em mim foi tamanho de tal modo que eu não sabia se gritava, pulava de alegria ou chorava de emoção”, relembra o aluno. 

A rotina de Pedro no 3º ano do ensino médio do C7S era dividida entre aulas e resolução de questões, intercaladas entre pausas para descanso, alimentação e momentos de lazer jogando ping-pong ou vôlei com os amigos no colégio. O adolescente relata que, sempre que podia, buscava adiantar conteúdos antes das aulas, especialmente os das Ciências Exatas e da Astronomia. “Acredito que o meu diferencial na rotina estava no fato de eu fixar um momento específico do meu dia para buscar conhecimento além da sala de aula e me desafiar com provas de alto nível de dificuldade”, relatou o estudante.

De acordo com ele, a trajetória no C7S foi fundamental para os seus resultados nos vestibulares da UECE e da Fuvest, porque a instituição proporcionou a ele uma imersão nas turmas preparatórias para as Olimpíadas. “Eu era desafiado a resolver questões de nível olímpico, o que me forçava a buscar mais materiais focados para solucionar problemas difíceis. De certa forma, aquelas aulas me ensinaram a ser constante nos estudos e a buscar melhorar mais na área da Matemática e da Física”.

Como dica para os vestibulandos de primeira viagem, Pedro aconselha o hábito de perguntar bastante, e buscar ajuda com os colegas sempre que sentir alguma dificuldade. “O próprio ato de perguntar potencializa nossa criatividade e aumenta a imersão na aula, o que, consequentemente, nos aprofunda nos assuntos, algo que gera uma enorme vantagem no momento das provas”, indicou.

“Sempre que alguém, mesmo que você não conheça, não entender alguma matéria ou questão específica, ajude-o. Além de ser um gesto de gentileza e empatia, é um ato que te retribui em conhecimento, uma vez que ao ensinar você também aprende”, ressaltou Pedro.

Futuro e crescimento 

Pedro destaca ainda que seus primeiros passos na vida universitária lhe renderam um aprimoramento pessoal em diversas fases de sua trajetória. “Meu aceite na USP mostra que, de fato, sair da zona de conforto, a fim de buscar oportunidades em outras regiões do país em instituições renomadas é uma boa escolha, pois mesmo que isso exija um esforço maior, os frutos que você coleta na sua jornada são excelentes, dentre eles posso citar o amadurecimento psicológico, o crescimento intelectual, o aumento da autoconfiança e o networking”, enfatiza. 

Sobre o Colégio 7 de Setembro

Com 87 anos de tradição e dedicação à formação dos cearenses, o Colégio 7 de Setembro é conhecido pela promoção de uma educação com valores sólidos, em parceria com os pais, e pela preparação de crianças e jovens não só para os estudos, mas também para os desafios da vida. Do berçário ao pré-universitário, a instituição também conta com uma estrutura completa no Centro e na Aldeota. Para informações sobre matrícula e a base pedagógica da escola, acesse o site c7s.com.br.

Theatro Via Sul traz humor e peça infantil no primeiro fim de semana de março

O Theatro Via Sul Fortaleza apresenta espetáculos que vão divertir adultos e crianças nos dias 03 e 05 de março. Na sexta (03), a animação tem início às 20h com o stand-up Parisileiro, de Paul Cabannes, em que o humorista francês traz observações sobre as diferenças culturais entre brasileiros e franceses.

O domingo (05) começa às 16h com a peça infantil Escolinha do Mar – O Musical. Peixes, lulas e estrelas do mar fazem parte dessa escola em que tudo é muito divertido. O espetáculo aborda temas como honestidade, respeito aos professores, amizade, importância da educação na vida das crianças, preservação do meio ambiente e o uso consciente de eletrônicos.

Encerrando o domingo (05), o humorista cearense Titela encena “O proibidão”, juntamente com Oliveirinha e Bruno Paz, às 20h. O show é dividido em dois atos. Na segunda parte, serão realizadas dinâmicas e interações com a plateia.

SERVIÇO

Programação dos dias 03 e 05 de março de 2023 no Theatro Via Sul Fortaleza

03/03 (Sexta): 

Paul Cabannes – Parisileiro – 20h

05/03 (Domingo):
Escolinha do Mar, O Musical – 16h

Titela – Proibidão – 20h

Ingressos à venda no site Ingresso Digital

Local: Via Sul Shopping 

Av. Washington Soares, 4335 – Sapiranga | Fortaleza – CEMais informações em http://www.theatroviasulfortaleza.com.br/

ONG voltada ao empoderamento econômico do jovem é indicada ao Nobel da Paz

O empoderamento econômico do jovem como meio de alcançar a paz e a estabilidade social nos diferentes países do mundo. É com esse ideário que a JA Worldwide foi indicada, pelo segundo ano consecutivo, ao Prêmio Nobel da Paz. A entidade está presente em mais de 100 países ao redor do mundo e ofereceu, somente no ano passado, 15 milhões de experiências de aprendizagem voltadas para os jovens. O objetivo é criar mecanismos que ajudem no desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora, tendo por base uma educação de qualidade que se reflita num meio social saudável e próspero.

“A paz só é possível quando os jovens de todos os países e regiões têm empoderamento econômico. Ao criar oportunidades, prosperidade e autoconfiança, o trabalho da JA capacita jovens em mais de 100 países com o conjunto de habilidades e mentalidade para construir comunidades prósperas. Por mais de um século, a JA operou em áreas de instabilidade política, violência e guerra, ajudando os jovens a desenvolver habilidades de empreendedorismo e resiliência econômica. Por este trabalho, a JA Worldwide é reconhecida ano após ano como uma das dez maiores ONGs do mundo, proporcionando capacitação econômica para milhões de jovens”, explica o CEO da JA Worldwide, Asheesh Advani.

Criada há 104 anos, a JA Worldwide é uma das maiores e mais sólidas entidades dedicadas às crianças e à juventude no planeta. Dados demonstram que a educação para o empreendedorismo também desenvolve habilidades que tornam os participantes aptos para o mercado de trabalho que escolherão, promove a criatividade e constrói resiliência. Para muitos alunos, a experiência inicial de ser CEO ou COO durante seus anos de formação os ajuda a desenvolver a autoeficácia que garantirá que alcançarão seus objetivos, independentemente dos desafios que virão.

A diretora executiva da JA Ceará, Ana Lúcia Teixeira, destaca que a indicação é um reconhecimento ao trabalho realizado pela instituição. “Em março, a JA Ceará completa 18 anos e celebro por integrar a diretoria desde a sua fundação. Com orgulho e grande entusiasmo recebemos essa honrosa indicação. Trata-se de um reconhecimento pelo que somos e nossa abrangência de atuação. A JA faz história há 100 anos, abrindo caminhos para que as nossas crianças e jovens descubram oportunidades no universo do empreendedorismo. Estamos seguros da transformação social pela educação. Acreditamos que esse é o caminho para proporcionar à toda sociedade a cultura da paz. Essa é a nossa missão. Seguimos confiantes”, comenta.

Sobre a JA Worldwide

Como uma das maiores ONGs voltadas para jovens do mundo, a JA Worldwide prepara jovens para o mercado de trabalho e empreendedorismo. Há mais de 100 anos, a JA oferece soluções práticas, aprendizagem experiencial para o mercado de trabalho, educação financeira e empreendedorismo. A cada ano, nossa rede de mais de 590.000 voluntários e professores atende mais de 10 milhões de estudantes em mais de 100 países. Visite jaworldwide.org.

Sobre a JA Ceará

A JA Ceará faz parte da rede Junior Achievement Brasil desde 2005. O propósito da OSC, mantida pela iniciativa privada, é despertar o protagonismo nas crianças, adolescentes, jovens e adultos para inovar e empreender, estimulando o desenvolvimento pessoal nos programas e metodologias elaboradas pela JA. As ferramentas desenvolvidas inserem os participantes no contexto do mundo dos negócios, proporcionando a vivência teórica e prática do mercado de trabalho. A instituição recebeu, por três anos consecutivos, o selo de 7ª ONG mais influente do mundo pela NGO Advisor, organização independente baseada em Genebra, na Suíça.