Queiroz Filho cobra informações sobre atraso na convocação dos aprovados no concurso da Funsaúde

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quinta-feira (16) requerimento, de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), cobrando explicações do Governo do Estado sobre o atraso na convocação dos candidatos aprovados no concurso público da Fundação Regional de Saúde do Ceará (Funsaúde).

“Gera muita estranheza a notícia de que a Funsaúde quer contratar uma cooperativa de enfermeiros que ultrapassa o valor de R$ 16 milhões, quando já se passou mais de um ano da homologação do resultado final do concurso público e muitos candidatos aprovados ainda não foram chamados. Por isso, fica o questionamento se tal processo irá atrasar ainda mais a convocação”, afirma Queiroz Filho.

O concurso da Funsaúde foi realizado em outubro de 2021 e teve o resultado final homologado no dia 14 de março de 2022, com 15 mil aprovados. Até agora, 684 candidatos foram convocados.

Segundo o parlamentar, novas convocações deveriam ter ocorrido em janeiro e fevereiro deste ano. “Sabemos que um novo prazo foi concedido à gestão, de acordo com o Ministério Público do Ceará, porém, a população merece maior transparência sobre o andamento das negociações, sendo do conhecimento geral que a ação pode acabar sendo ajuizada caso não haja avanço nas conversas”, concluiu.

Grau Educacional lança Faculdade EAD com cursos mais procurados do Brasil

Maior rede brasileira de ensino técnico e profissionalizante, o grupo Grau Educacional lança mais um segmento educacional: a Faculdade Grau. O mais novo integrante do grupo pernambucano já é realidade. A Faculdade Grau entra para o mercado com ensino EAD com alguns dos cursos superiores mais procurados do Brasil: administração, pedagogia, e em breve, engenharia de produção.

Júlio Borba, especialista em educação, explica a importância de uma graduação nos tempos atuais. “Um curso superior pode valer muito na vida das pessoas, pois o aprofundamento nos conhecimentos permite adquirir novas e diferentes formas de buscar soluções, analisar e tomar decisões mais complexas. Desta forma, ao investir na continuidade dos estudos, a pessoa constrói pontes que ampliam as possibilidades de atuação profissional, a formação de redes de relacionamentos mais conceituadas e também passa a adquirir habilidade”, disse.

Com mais de 100 polos espalhados pelo Brasil, a Faculdade Grau já está aberta com matrículas abertas. Os interessados poderão acessar o site https://www.faculdadegrau.com para obter mais informações.

Mesmo com o ensino a distância, o novo projeto chega com diferencial no mercado. A faculdade terá um apoio físico nos 110 polos espalhados por todo território brasileiro. “Já nascemos grandes e preparados para atender nossos alunos da melhor forma possível e prepará-los para o mercado de trabalho, seguindo a vocação da empresa há mais de uma década. Toda estrutura física dos mais de 110 polos em funcionamento no Brasil, a expertise em coordenação de projetos acadêmicos de qualidade e a experiência de atendimento das unidades será utilizada para a Faculdade Grau”, disse Sandro Prado, um dos responsáveis pelo novo segmento.

Ainda de acordo com ele, o aluno terá acesso a toda estrutura dos nossos polos, como biblioteca, rede WiFi gratuita, atendimento presencial nos polos, além de contar com tutores treinados para esclarecer quaisquer dúvidas dos discentes.

“Mesmo a distância o aluno mantém-se perto e sempre estará em contato com o seu professor ou, se preferir, poderá assistir às aulas onde e quando quiser, já que elas ficam gravadas no ambiente virtual de aprendizagem. Com o uso de metodologias ativas o aluno estará em constante aprendizado para desenvolver as habilidades que serão fundamentais para o seu desenvolvimento”, disse Mestre em administração.

Censo mostra que Nelson Wilians Advogados tem mais mulheres em cargos de liderança do que a média nacional

Diferente de muitas empresas, o Nelson Wilians Advogados tem um percentual 56,3% de mulheres em cargos de liderança, um índice bem maior do que a média nacional, que é de 38%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados do Nelson Wilians Advogados foram colhidos no Censo em Diversidade, Equidade e Inclusão, realizado pelo escritório de advocacia no final de 2022 e divulgado em fevereiro. O Censo da Diversidade revelou ainda que há mais de 68% de mulheres no quadro de colaboradores do Nelson Wilians Advogados.

Coordenada por Anne Wilians, sócia do Nelson Wilians Advogados (NWADV) e CEO do Instituto Nelson Wilians (INW), e por um comitê de diversidade e inclusão, a pesquisa foi conduzida pela RM Consulting, liderada pela CEO Rachel Maia. O formulário foi direcionado a sócios e sócios-diretores, colaboradores, advogados associados, estagiários, parceiros institucionais e terceirizados espalhados em todo o país.

“Acreditamos que as organizações podem exercer um papel importante para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária”, ressalta Anne Wilians.  “Com o mapeamento, poderemos traçar estratégias que visam construir espaços de promoção e valorização das diversidades.”

Ainda de acordo com a pesquisa, 10,4% das pessoas se autodeclaram pertencentes à comunidade LGBTQIAP+, e 1,6% são pessoas com deficiência. Os dados do Censo revelaram também que 37,5% das pessoas se autodeclaram como pretas ou pardas. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho da ONU (OIT), a maioria das empresas (87%) tem em seu discurso termos de diversidade, equidade e inclusão (DE&I), mas apenas 60% colocam esses termos em prática.

“O grande desafio das empresas é transformar esse discurso em prática, e isso o Nelson Wilians Advogados vem fazendo, através de um trabalho contínuo que visa a diversidade, a equidade e a inclusão. Por isso, temos muito a comemorar neste Dia Internacional de Mulher”, destaca o economista Fernando Cavalcanti, vice-presidente do Nelson Wilians Advogados.

A iniciativa do NWADV segue os preceitos e objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para empoderar e promover a inclusão social, econômica e política. “O Censo é uma etapa importante para calibrarmos nossas decisões e nos tornarmos ainda mais assertivos em nossas ações; com isso, contribuiremos para uma cultura jurídica mais diversa, acolhedora e inclusiva”, afirma Nelson Wilians.

HR Sunset: Somapay e Nexti se unem para promover networking e trocar conhecimentos sobre desafios dos setores de RH

Na última terça-feira, 14, as duas gigantes da tecnologia, Somapay e Nexti, promoveram o HR Sunset – Conectando Experiências, no Coco Bambu Lounge, do Shopping Iguatemi Bosque. Na ocasião, houve uma troca de experiências com o público interno e empresários do setor de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP).

O evento consistiu, prioritariamente, em um debate entre os heads das duas empresas sobre as melhores estratégias para engajar o público interno. Troca de experiências e conexão de ideias foram o carro chefe da noite. 

De acordo com a Founder da Somapay, Nayana Branco “O mundo dos Recursos Humanos é repleto de desafios, mas com estratégia, tecnologia e inovação, é possível transformar esses obstáculos em oportunidades para o sucesso das empresas e dos colaboradores”.

Durante a roda de conversa, Marcelo Gomes, CEO da Nexti, comentou sobre a tendência dos últimos anos quando se fala de departamento pessoal “Os Rh’s precisaram se tornar estratégicos, ou seja, os principais tópicos de discussão deixaram de ser números e se tornaram pessoas. Nesse contexto é que a tecnologia começa a atuar e por isso pensamos em um evento como este, para que haja troca de experiências, já que todos passam pelos mesmos desafios”.

Na oportunidade, o público interagiu diretamente com os C-levels que presidiram o evento, por meio de dinâmicas que envolveram tecnologia. Entre os convidados, o CFO da Ibyte, Fábio Albuquerque, menciona “Por mais que a Ibyte esteja em todo o Nordeste, nós valorizamos a mão de obra cearense e utilizar uma plataforma feita por uma empresa que nasceu aqui, faz toda a diferença”.

Sobre as empresas

A Somapay, fintech de berço cearense que auxilia mais de 1.000 empresas, se consolidou no mercado nacional com sua plataforma de pagamento de folha, com sede em Fortaleza e São Paulo, a marca oferece soluções confiáveis e sem burocracias para garantir o bem-estar financeiro dos colaboradores e agilidade para os gestores em todo o Brasil. 

A Nexti disponibiliza um sistema HCM (gerenciamento de capital humano) integrado e seguro, no qual é possível ter acesso a informações atualizadas em tempo real de forma prática e simples em qualquer dispositivo, facilitando a gestão de pessoas e horários.

Deputado David de Raimundão visita Secretaria Executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa

O Deputado Davi de Raimundão (MDB) visitou hoje, 16, pela manhã, a Secretaria Executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do estado do Ceará. Davi de Raimundão assumiu a presidência do Conselho de Altos Estudos recentemente e esteve hoje na Secretaria, acompanhado de seu assessor legislativo Igor Lima, para conhecer os principais projetos e ações desenvolvidos nos últimos anos.

O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, criado em 13 de setembro de 2007, é um órgão de pesquisa, educação e memória da Assembleia Legislativa, vinculado à Mesa Diretora do Legislativo. Tem por atribuição oferecer embasamento técnico-científico necessário ao planejamento de políticas públicas e ao processo decisório legislativo no âmbito da Assembleia. Para isso, o Conselho mantém o intercâmbio com instituições científicas e de pesquisa, centros tecnológicos e universidades, organismos ou entidades estatais e privadas voltados para o seu campo de atuação. 

Davi de Raimundão e seu assessor foram recepcionados pela Secretária Executiva do Conselho, Luíza Martins; pela coordenadora técnica do Pacto pelo Saneamento Básico, Rosana Garjulli e pela equipe técnica da Secretaria Executiva. Na ocasião, Luiza e Rosana apresentaram os principais projetos desenvolvidos pelo Conselho nos últimos cinco anos, dentre eles: o Seminário Internacional sobre Segurança Pública, a II Conferência da Caatinga, o Pacto pelo Saneamento Básico, O Move Ceará – Fortalecendo a Economia Cearense e os Projetos Grandes Debates – Parlamento Protagonista e Assembleia Itinerante.

Conforme Rosana Garjulli, a reunião com  o Deputado Davi de Raimundão, foi fundamental para o encaminhamento de algumas pendências do Conselho em relação às atividades já desenvolvidas. “No caso do Pacto pelo Saneamento Básico, será necessária a estruturação de uma comissão de governança para monitoramento e acompanhamento do Pacto, além da publicação dos materiais que foram produzidos, a exemplo do Plano Estratégico do Saneamento Básico”, explicou.

Segundo Luiza Martins, a visita do Deputado Davi de Raimundão à Secretaria Executiva do Conselho de Altos Estudos foi muito importante, uma vez que o mesmo demonstrou estar muito atento às necessidades do povo cearense, trazendo inclusive a novidade de a partir de agora discutir, por meio do Conselho, questões sensíveis como a empregabilidade, novos pactos e outros desafios. “Foi uma grande alegria receber o deputado Davi de Raimundão aqui, pois apesar de ser um jovem deputado, tem muito conteúdo e excelentes propósitos para o nosso estado”, comenta.

Já o deputado Davi de Raimundão disse ter ficado muito feliz ao conhecer a estrutra da Secretaria Executiva do Conselho, que tem feito a diferença não apenas no dia a dia da Assembleia, mas também na vida de todo o povo do Ceará por meio da realização de importantes pactos, como o das Águas e o do Saneamento Básico. “Fiquei encantado com o trabalho desenvolvido, como a Conferência da Caatinga, que trouxe a tradição de volta da Caatinga para os corredores da Assembleia, levando o conhecimento dessa cultura aos mais novos. Isso trará para o nosso mandato um cescimento e amadurecimento e vamos, sem súvidas, com essa equipe maravilhosa que acabei de conhecer, montar uma estratégia junto com o presidente da Assembleia, Evandro Leitão e com os membros do Conselho para desenvolver novos pactos, visando melhorar a vida do povo cearense”, ressaltou.   

Sobrinha-neta de Tarsila do Amaral vem à Fortaleza para prestigiar a exposição “Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”

Curadora da obra da pintora referência do Modernismo Brasileiro, a sobrinha-neta e homônima da artista, Tarsila do Amaral, carinhosamente conhecida por Tarsilinha, é a convidada especial da abertura da exposição “Elas De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”, que acontece no próximo dia 16 de março, às 19h, no Espaço Cultural Unifor. A mostra, que celebra os 50 anos de fundação da Universidade de Fortaleza, reunirá cerca de 150 obras da Coleção Fundação Edson Queiroz, entre elas a obra-símbolo da exposição, a pintura “Figura (O Passaporte)”, de autoria de Tarsila do Amaral, que foi adquirida recentemente pela Fundação.

Tarsilinha fará ainda uma participação na palestra da curadora da exposição, Denise Mattar, que será realizada no dia 17 de março, às 9h30, no Auditório da Biblioteca da Unifor. Na ocasião, a convidada compartilhará curiosidades sobre os oito anos de convivência com a tia-avó, bem como o trabalho que ela realiza há mais de 20 anos, cujo objetivo é levar o legado de Tarsila do Amaral para o mundo e difundir a história da pintora para as próximas gerações.

Missão de vida

Filha do casal Guilherme Augusto e Maria Vilma do Amaral, Tarsilinha do Amaral carrega não só o nome da pintora modernista brasileira, mas também a missão de preservar a obra da sua tia-avó, seguindo os passos de seu pai, sobrinho de Tarsila do Amaral, que antes zelava pelo legado da artista. Formada em museologia, há 25 anos, Tarsilinha é atualmente a responsável por cuidar das exposições, publicações, livros, projetos especiais, e também os licenciamentos que envolvem as produções artísticas da pintora. 

À frente da administração do patrimônio de Tarsila do Amaral, Tarsilinha organizou algumas importantes exposições no Brasil e fora do país, como a mostra realizada, em 2017, no Instituto de Arte de Chicago, replicada no ano seguinte no MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova York, ambas nos Estados Unidos. Em 2019, promoveu a exposição “Tarsila Popular”, que ocupou lugar central no Museu de Arte de São Paulo (MASP), que se tornou a mais visitada da história do equipamento, com cerca de 400 mil visitantes.

Sobre a história por trás da tela brasileira mais valorizada da história,Tarsilinha escreveu o livro “Abaporu: Uma Obra de Amor”. No livro, ela defende a ideia de que o quadro mais famoso de Tarsila do Amaral é um auto retrato da artista, provavelmente nua, em frente a um espelho, pintado para impressionar o escritor Oswald de Andrade, sua grande paixão na época.

A museóloga tem investido também no público infantil, com o objetivo de tornar a artista conhecida pelas próximas gerações. Em 2020, Tarsilinha organizou a exposição “Tarsila para Crianças”, inaugurada no Shopping Villa Lobos, em São Paulo, e que viajou pelo Brasil. A mostra transportou crianças e adultos para uma viagem lúdica pela arte modernista. 

Em 2022, em meio às celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, foi lançada a animação “Tarsilinha”, com o objetivo de retratar a brasilidade expressa na obra de Tarsila do Amaral. O longa-metragem narra a história de uma menina forte e à frente do seu tempo, Tarsilinha, de 8 anos, que corre pelos campos para recuperar as memórias roubadas de sua mãe.

Uma celebração à figura feminina

A exposição “Elas De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”, que tem a curadoria de Denise Mattar, uma das mais respeitadas e premiadas curadoras brasileiras, se propõe a gerar, a partir das obras, uma ampla discussão sobre diversos aspectos da questão de gênero. Com visitação gratuita e aberta ao público, a mostra será aberta no dia 16 de março e ficará em cartaz até o dia 10 de dezembro de 2023.

A mostra ocupará as três alas do pavimento superior do Espaço Cultural Unifor. A primeira será destinada às Musas e abrigará obras de artistas homens que elegeram a mulher como tema; na segunda, intitulada Autoras, serão exibidas obras de artistas mulheres, já reconhecidas como autoras; além do espaço Diálogo, para debates, intervenções e ativações, no qual acontecerão atividades de interação entre cursos da Unifor e a exposição apresentada, bem como bate-papos da comunidade acadêmica e público externo com convidados.

+ Saiba mais sobre a exposição “Elas De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”

Unifor 50 anos

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, chega aos 50 anos em 21 de março deste ano. Nesse meio século de existência, a instituição formou mais de 110 mil profissionais de excelência em todas as áreas do conhecimento, contribuindo não só para a formação técnica, mas também humana desses indivíduos. 

+ Mostra fotográfica homenageia os 50 anos da Universidade de Fortaleza

Ao longo desse período, a Universidade tem acumulado várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimento nacional e internacional; a Unifor é atualmente a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).

Serviço

Abertura da Exposição Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos

Data: 16 de março de 2023

Horário: 19h

Local: Espaço Cultural Unifor

Palestra curadora Denise Mattar

Data: 17 de março de 2023

Horário: 9h30

Local: Auditório da Biblioteca da Unifor

Participação especial: Tarsila do Amaral, sobrinha-neta da artista

Sistema Fecomércio celebra 75 anos presente em todos os municípios cearenses

Nesta quinta-feira, 16 de março, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará está completando 75 anos de fundação. Inserida no setor terciário, a Instituição é a representação da maior esfera econômica do Estado e defende os interesses de um segmento da economia que, segundo dados do IBGE, responde por 62,5% do PIB estadual, gerando riqueza, emprego e desenvolvimento. 

Criada e mantida pelos empresários do comércio, a Federação tem em sua base 35 sindicatos patronais, representando cerca de 150 mil empresas na Capital e no Interior. Administra o Serviço Social do Comércio (Sesc-CE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-CE) e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), compondo o Sistema Fecomércio.

A Fecomércio tem como papel orientar, coordenar e representar legalmente os empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo. Está em constante transformação para melhorar o desempenho, inovar e garantir a sustentabilidade das empresas do Ceará. Além disso, atua para oferecer aos associados e empresários do segmento, produtos, serviços e convênios através do Cartão do Empresário, que ajuda na saúde financeira das empresas. 

Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio Ceará, destaca a atuação da instituição. “Hoje, estamos presentes nos 184 municípios cearenses, seja com unidades próprias ou em parcerias com a iniciativa pública e privada. Parte dessas conquistas se deve também ao trabalho realizado com a nossa base sindical, através dos nossos presidentes de sindicatos,  seja na Capital ou no Interior. Então, nestes 75 anos de história, que possamos além de celebrar as conquistas, olhar pra frente, no que anda precisa ser feito para poder continuar contribuindo com esse segmento tão importante para o Estado. O Sistema Fecomércio Ceará sempre foi muito autônomo e independente, embora respeitando todas as correntes políticos partidárias e, acima de tudo, uma defesa intransigente das empresas e do empresariado”, pontua Gastão. 

Sistema em números 

O Sesc atua nas áreas da educação, saúde, cultura, lazer e promoção social. Somente em 2022, a Instituição  realizou 575.649 inscrições nos programas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência. Na área da assistência, o programa Mesa Brasil Sesc, o maior banco de alimentos do País, que trabalha no combate à fome e ao desperdício, distribuiu 4.108.152 kgs de alimentos em 171 municípios do Ceará durante o ano de 2022.  

O Senac, a maior escola de ensino profissionalizante do Brasil, acompanha as tendências do mercado, desenvolve e atualiza conhecimentos, competências e habilidades de profissionais do comércio de bens, serviços e turismo. Em 2022, foram realizados quase 200 mil atendimentos, entre matrículas e ações extensivas; além de 158.369 participantes em atividades extensivas e 41.063 inscritos totais, sendo 17.765 matrículas gratuitas. 

Outra marca da Fecomércio Ceará é o Instituto de Pesquisa criado na gestão de Luiz Gastão. O IPDC é responsável por fornecer informações práticas e dados estatísticos confiáveis que auxiliam às ações de planejamento e desenvolvimento das empresas cearenses. Além dos levantamentos realizados sistematicamente e sob encomenda de acordo com as necessidades de cada empresa, o IPDC também produz pesquisas temáticas sobre datas importantes para o comércio, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças. No ano passado lançou um estudo inédito, a Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para Black Friday 2022. E neste caminho de celebração, precisamos estar atentos e nos reinventar seguindo com o mesmo propósito: o de trabalhar por um País que respeite todos os cidadãos, que valorize quem trabalha e gera emprego e renda com desenvolvimento econômico e justiça social.

Sindicato das Autoescolas realiza curso de técnicas de pilotagem para motociclistas

O Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE) e a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), realiza, no próximo dia 18 de março, o curso de Técnicas de Pilotagem Segura para Motociclistas. De acordo com o presidente do Sindcfcs, Eliardo Martins, o curso é voltado para os instrutores práticos de autoescolas e tem o intuito de capacitar, ainda mais, os profissionais que atuam nos Centro de Formação de Condutores (CFC).
“Sabemos o quanto é arriscado pilotar motocicletas no trânsito de Fortaleza, então é fundamental que os instrutores estejam sempre atualizados com a melhor didática, pois são eles os principais responsáveis por passar conhecimentos e técnicas de pilotagem para os futuros pilotos”, explica Eliardo acrescentando que o Sindicato irá ofertar novos cursos de capacitação para instrutores no decorrer do ano.  
O curso de técnicas é um complemento do curso de Aperfeiçoamento dos Instrutores Práticos de Autoescolas que aconteceu nos últimos dias 10 e 11 de março. Para fazer a inscrição, o interessado deve buscar o formulário de inscrição no CFC mais próximo ou na autoescola em que trabalha.
SERVIÇO
Curso de Técnicas de Pilotagem Segura para Motociclistas
Data: 18 de março
Local: Av. Desembargador Gonzaga, 1630 – Cidade dos Funcionários (sede da AMC Fortaleza)

ArcelorMittal Pecém reafirma compromisso com o diálogo social a lideranças comunitárias de São Gonçalo do Amarante e Caucaia 

A agora ArcelorMittal Pecém recebeu lideranças comunitárias de São Gonçalo do Amarante e Caucaia para um evento especial de boas-vindas na usina. A programação foi realizada na manhã desta terça-feira (14/03) e contou com a participação de 26 representantes do Conselho Comunitário do Complexo Portuário do Pecém (CIPP), do presidente da ArcelorMittal Aços Planos na América Latina, Jorge Oliveira, e do presidente da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres. Uma roda de conversa foi formada no auditório do Centro de Treinamentos da ArcelorMittal Pecém. Com muito diálogo, sorrisos e emoção, os presentes compartilharam de suas experiências e expectativas acerca da missão que une a todos: cuidar de pessoas. 

Jorge Oliveira deixou claro que o evento é o primeiro de muitos que virão, para a consolidação de um relacionamento transparente e respeitoso. “O sentimento é de muita verdade, percebendo que todos estão com a ArcelorMittal Pecém. Vi o brilho nos olhos da comunidade e acho que a gente tem tudo para dar continuidade e aumentar mais ainda o diálogo, porque nós todos somos a comunidade”, destacou. 

Erick Torres também celebrou a realização do encontro. “Eu fiquei muito feliz e muito satisfeito com a oportunidade de conhecê-los. Achei que esse primeiro contato foi muito frutífero. A nossa visão é a de cuidar das pessoas e ela ficou muito clara. A intenção é continuar com essa proximidade e tratá-los com o respeito que a gente trata a todos que estão aqui conosco. Dessa forma, vamos ter resultados muito bons”, enfatizou. 

Compartilhar a boa nova 

Ao longo da manhã, a conversa foi espontânea e franca entre os gestores e os convidados. Um café-da-manhã, a entrega dos brindes e os registros em fotos completaram a recepção. Para a Vanessa Araújo, moradora da comunidade da Parada, o evento trouxe o sentimento de paz às lideranças comunitárias. “O futuro se faz presente e mais seguro quando se tem diálogo, estratégias e oportunidades. Eu vou pra minha comunidade com a certeza de que a gente pode ficar tranquilo. O crescimento e as parcerias vão continuar”, contou Vanessa, que também é agente comunitária de saúde em SGA e técnica de Enfermagem.  

Emoção e carinho 

Socorro Silva, presidente do Conselho Comunitário do CIPP, emocionou-se durante o evento. “Eu fiquei encantada, porque eles falaram com o coração. Deu pra perceber a emoção que eles estavam sentindo e que transmitiram para nós. E é isso que nós esperamos, que a empresa olhe para as nossas comunidades com carinho. Estou saindo daqui muito emocionada”, compartilhou. 

Quem também ficou satisfeito com o encontro foi o Ari Silva Vieira, presidente da Associação dos Pescadores de Caucaia. “Eu saio daqui muito grato. Existe aqui uma equipe maravilhosa que já está fazendo um belo trabalho dentro das comunidades e é de suma importância saber que a empresa dará continuidade ao que vem sendo desenvolvido. A parceria entre a comunidade e a ArcelorMittal vai ser muito boa”, ressaltou o representante do Cumbuco. 

“O que me surpreendeu foi que eles são umas pessoas muito humildes”, disse a Cristina Angelica Mendes, que é da comunidade da Tiborna. “Eles são pessoas que realmente querem ajudar os outros e conquistaram a gente com a maneira de falar. Tudo isso é muito importante”, descreveu a líder sobre os gestores da ArcelorMittal Pecém. A Angelica Mendes é conselheira do CIPP e realiza ações sociais para crianças. 

Agora é ArcelorMittal Pecém 

A CSP agora é ArcelorMittal Pecém, que está em um rápido, humano, empático e respeitoso processo de acolhimento e integração dos empregados que se unem ao grupo ArcelorMittal. Segunda-feira (13/3), os empregados da usina participaram do evento de integração à nova empresa. 

Saiba como organizar as finanças da sua empresa e sair do vermelho

Empreender no Brasil é um desafio para qualquer tipo de negócio. Sem um controle eficiente, o risco de ficar com saldo negativo é grande, o que pode comprometer o desempenho do negócio. Tirar a empresa do vermelho é um grande desafio para um empreendedor. Agir sem pensar, cortar custos de qualquer forma e deixar de pagar impostos são atividades que não ajudam nesses momentos. Por isso, é importante planejar e acompanhar as demandas dos clientes.Segundo dados divulgados em pesquisa do Serasa Experian, 6 milhões de empresas estão inadimplentes.

Isso pode se dar pela má gestão, pois com uma boa gestão financeira é possível ter um embasamento para decisões estratégicas, por exemplo. Isso tanto para um planejamento de ampliação quanto, caso seja necessário, um plano de contingenciamento. “Com uma administração financeira de qualidade  é possível ter uma noção precisa de tudo o que se passa em um empreendimento. Receitas, custos, despesas, é possível mapear as entradas de recursos e sua aplicação, sabendo claramente onde o dinheiro foi parar”, explica Robson Evangelista, gestor financeiro, e criador do workshop Potencialize Seu Negócio.

Embora  não exista a fórmula mágica para entrar e sair dinheiro no caixa e garantir o saldo no azul, não cair no vermelho depende de um rigoroso controle financeiro com acompanhamento diário do fluxo de caixa. “Junte todas as informações numéricas e trace um plano de recuperação de médio e longo prazo. O planejamento financeiro é fundamental para que você não ande em círculos, sem saber o que fazer, com o risco de se afundar ainda mais em dívidas”, destaca o gestor financeiro.

Os diversos aspectos envolvidos na organização financeira estão automatizados em plataformas SAAS (Software as a Service) de gestão. Essas ferramentas de gestão financeira te auxiliam a encontrar os padrões de consumo, gastos frequentes e gargalos de dinheiro necessários para que você alcance suas metas. “Aderir a uma plataforma para auxiliar no controle das finanças da sua empresa pode ser a solução para sair do vermelho e se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo”, ressalta Robson.

Como equilibrar as contas da empresa e sair do vermelho 

  • Invista em um profissional especializado;
  • Acompanhe diariamente o fluxo de caixa da empresa;
  • Renegocie suas dívidas;
  • Contenha gastos desnecessários ou supérfluos;
  • Acompanhe os indicadores da empresa;
  • Separar dívidas pessoais das empresariais;
  • Aumentar o Ticket médio.

Fonte: Robson Evangelista – Consultor em Gestão Financeira Empresarial, com mais de 15 anos de experiência, atuando nas áreas Administrativa, Financeira e Controladoria em empresas de vários segmentos. Formado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Fiscal e Tributária e Finanças.

Foto: Fonte – Internet