Espetáculo “A Paixão de Cristo” acontece no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza

Durante a semana santa, Fortaleza recebe programação cultural gratuita especial. “A Paixão de Cristo”, espetáculo artístico promovido pela Comunidade Católica Shalom, acontece na quarta-feira, 5 de abril, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.

A peça já é tradicional na agenda cultural de Fortaleza e ocorre desde 2011. O evento retorna ao formato presencial neste ano após uma pausa devido à pandemia.

Na apresentação, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo são narradas por mais de 100 atores, além de uma superprodução de som, iluminação, efeitos especiais e uma arrojada cenografia que reproduz lugarejos, ambientes e prédios da Jerusalém dos tempos de Cristo, como o Templo, Fórum Romano, o Palácio de Herodes e o Monte do Calvário. Além disso, um rico figurino complementa a grandiosidade da peça.

“Contamos com um elenco de atores voluntários, entre personagens principais e figurantes. O espetáculo da Paixão de Cristo é cheio de emoção e beleza. Oferecemos à cidade de Fortaleza, a todos que estiverem presentes, uma profunda experiência de Deus, meditando os mistérios de Jesus Cristo”, explica Janaína Moreira, da direção do espetáculo.

Com entrada gratuita, o evento também vai arrecadar alimentos não perecíveis para as obras sociais atendidas pela Comunidade Shalom.

ADOÇÃO DE TECNOLOGIA POR EMPRESAS BRASILEIRAS SOBE 8,5% EM 2022, SEGUNDO INDICADOR INEXTI, IDEALIZADO PELA OI SOLUÇÕES

A adoção de tecnologia por empresas brasileiras medida pelo Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação (INEXTI) subiu 8,5%, em 2022, na comparação com a primeira edição do estudo, realizada no ano anterior. Pioneiro na avaliação do grau de maturidade das empresas brasileiras, o indicador foi idealizado pela Oi Soluções, provedora e orquestradora de soluções digitais para o mercado corporativo, e desenvolvido pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências nas indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Os resultados da segunda edição do INEXTI foram divulgados nesta terça-feira, 28, em coletiva de imprensa online transmitida para todo o Brasil.

Baseado nos pilares segurança da informação, adoção de cloud e modernização da infraestrutura e serviços de TI aplicados aos negócios, o indicador foi obtido a partir de 200 entrevistas concluídas no final de 2022 com tomadores de decisão e influenciadores na contratação de serviços de TI de empresas de médio e grande porte de várias verticais em todo o País. O resultado é uma ponderação desses três pilares.  O INEXTI 2022, mostrou que, numa escala de 0 a 100, a nota média das empresas brasileiras foi 52,1, o que representa uma evolução se comparada aos 48 pontos da primeira edição, divulgada em 2021.

No que se refere à segurança da informação, os dados revelaram uma associação direta entre o monitoramento do ambiente de TI e a existência do executivo de segurança da informação (Chief Information Security Officer). Sessenta e quatro por cento das empresas entrevistadas que possuem a figura de um CISO têm a maior parte ou todo seu ambiente de TI monitorado. Os números mostraram também que embora a gestão e operação de segurança continuem majoritariamente feitas por times próprios, a necessidade de consultoria vem crescendo. Cinquenta e seis por cento já contratam consultoria para Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Sobre a adoção de cloud e modernização de infraestrutura, é possível constatar que ainda que os ambientes de TI tradicionais predominem, a coexistência e integração de modelos de nuvem avançam. Em 2021, 49% das empresas utilizavam o modelo híbrido (tradicional e nuvem). Nesta segunda edição, esse número chegou a 62%. Entre os desafios apresentados para a migração para a nuvem estão problemas com conectividade (39%), dificuldade para prever custos (38%) e falta de capacitação técnica sobre nuvem (20%).

O pilar serviços de TI aplicados aos negócios, que correlaciona a adoção de tecnologia e a potencialização dos resultados das organizações, mostrou um aumento do número de empresas que possuem indicadores de TI vinculados aos negócios, passando de 50% em 2021 para 57% nesta edição.

“A maturidade digital é um conceito dinâmico e as organizações podem avançar ou retroceder de acordo com suas decisões e investimentos ao longo do tempo. Por isso, o INEXTI tem uma função importantíssima, servindo de bússola para orientar as empresas na busca por otimização de processos, segurança e sustentabilidade nos negócios. Esse é um projeto do qual temos muito orgulho porque, ao impulsioná-lo, a Oi Soluções reafirma seu posicionamento como relevante player do setor de tecnologia e orquestradora de soluções digitais”, afirma o VP da Oi e Head da Oi Soluções, Marcelo Leite”.

“O estudo estabelece um entendimento sobre temas tecnológicos que compõem o pensamento estratégico das organizações, e a maneira como se traduzem no uso de infraestrutura de TI, conectividade, segurança e serviços gerenciados, além da forma de como esses serviços impulsionam e se relacionam com a linha de negócios. Na plataforma, todos os interessados podem responder à pesquisa, comparar-se em relação aos números obtidos e receber um relatório com comentários da IDC”, explica Luciano Saboia, diretor de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações da IDC Brasil para a América Latina.

A Oi Soluções tem portfólio completo e integrado de Segurança, Cloud, UC&C (Unified Communications and Collaboration), IoT, Big Data & Analytics, Aplicações Digitais e Serviços Gerenciados, além de dados, internet e voz via fibra ótica. Com atuação nacional, o B2B da Oi está presente nas maiores empresas públicas e privadas do país. São mais de 1.400 executivos para atender exclusivamente o segmento corporativo, sendo a carteira de clientes composta por 40 mil empresas dos mais variados setores.

ASSEMA REALIZA I SEMINÁRIO PERSPECTIVAS DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO CEARÁ NO SESC IPARANA/CAUCAIA

A Associação dos Servidores da EMATERCE(ASSEMA) realizará no período de 29 a 31/03/2023, no SESC Iparana em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, o I Seminário Perspectivas da Assistência Técnica e Extensão Rural no Ceará. O objetivo è promover uma discussão ampla e aberta sobre a situação atual e as perspectivas futuras da assistència técnica e extensão rural no Ceará, a tim de fortalecer a desenvolvimento da agricultura familiar, contribuir para o crescimento económico social da região e melhorias nas condições de trabalho dos Emstercianos Associados. 

A assistência técnica e extensão rural é uma importante ferramenta para melhorar a produtividade e a qualidade de vida dos agricultores familiares. No entanto, ainda há muitos desafios a serem superados para a ampliação do acesso a esses serviços em áreas rurais do Ceará.

“Neste seminário, teremos a oportunidade de discutir as experiências de sucesso e os desafios enfrentados na ATER no Estado do Ceará. Além disso, teremos a participação de representantes do governo, organizações da sociedade civil e especialistas no assunto”, destaca o presidente da Assema, Sabino Bizarria. 

Entre os temas propostos do Seminário, estão programados painéis no segundo dia/ períodos manhã e tarde relacionados a temática” A Ater Pública como garantia do desenvolvimento dos agricultores familiares, trabalhadores rurais e suas famílias”; e no terceiro dia paineis/ manhã e tarde relacionados ao “Desenvolvimento Rural com Sustentabilidade”. 

Estão programadas palestras com o presidente da Ematerce, Inácio Mariano da Costa, com o Secretário Executivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Marcos Jacinto, Isolete Bacca da Faser, professor Guilermo Gamarra do Departamento de Economia Agrícola da UFC, além de João José Prieto Flávio, coordenador do Ramo Agropecuário na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), entre outros representantes da Fetraece, Sindicato Mova-se, Assema, MST-CE, Ematerce e FETRAFCE como palestrantes e debatedores. O presidente da Assema, Sabino Bizarria, será o mediador dos paineis de debate, assim como o vice-presidente da Assema, Galba Viana, e o coordenador-geral do Sindicato Mova-se, Pádua Araújo. 

No primeiro dia, acontecerá uma cerimônia de abertura à noite com a presença dos associados da Assema, parceiros, parlamentares, autoridades e pequenos produtores e trabalhadores rurais. Nesta ocasião, será entregue a Comenda Assema Ceará ao primeiro presidente da Assema, Jesus Romero da Silva, e ao primeiro associado da Assema, José Marcondes de Sena. Também durante o evento, serão lançados dois livros editados com o apoio da Assema: ” Estruturação dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, de autoria do engenheiro agrônomo da Ematerce e associado da Assema Nizomar Falcão; ” Pílulas do Novo Dia”, do poeta, funcionário da Ematerce e associado da Assema Cosme Britto. 

Grau Técnico marca presença na Expo Franquias Nordeste 2023

Considerada uma das maiores franquias de educação do país, o  Grau Educacional, será um dos expositores da Expo Franquias Nordeste (EFN) em 2023. Realizado pela  Associação Brasileira de Franchising (ABF), o evento do segmento empresarial acontece entre os dias 23 e 25 de março, no Shopping Riomar Fortaleza.

Nesta feira, o grupo leva seus maiores trunfos: Grau Técnico (técnico), Grau Profissionalizante (cursos livres), e a novidade do grupo, a Faculdade Grau EAD (superior). Além do carro-chefe, o Grau Técnico,  os interessados poderão ter a possibilidade de otimização de uma maior rentabilidade com os ensinos superior EAD e cursos profissionalizantes.

“Queremos apresentar novos projetos ligados ao investimento em educação, cursos técnicos, profissionalizantes e faculdades EAD. A Expo Franquias Nordeste é fundamental para mostrar ao mercado de investidores, que educação também é um negócio rentável e que transforma a vida das pessoas”, disse Elielson Filho, gerente de marketing da rede.

Selo ABF

O sucesso da marca foi tanto que o Grau Técnico ganhou o Selo de Excelência em Franchising 2023. A premiação, feita pela Associação Brasileira de Franchising, seleciona as franquias que são referências das melhores práticas do setor no país.

Em constante expansão, o primeiro segmento do grupo, o ensino técnico,  nasceu em 2010 e sempre teve como foco em estudos que resultam na entrada no mercado de trabalho. A metodologia diferenciada que une conhecimento teórico, prático e vivências no mercado de trabalho foi responsável pelo sucesso adquirido nesses 13 anos de existência.

Atualmente o Grau já possui mais de 200 mil alunos matriculados nos 60 cursos das áreas de Saúde, Negócios, Tecnologia e Indústria, que estão disponíveis nas mais de 150 unidades espalhadas em 23 estados brasileiros, gerando mais de 5 mil empregos diretos e indiretos.

Estácio Ceará promove Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental

A programação é gratuita e aberta ao público com realização nas Unidades Centro, Via Corpvs e Parangaba.

Em parceria com o Instituto Yduqs, a Estácio Ceará realiza até o dia 31 de março, a Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, com diversas atividades na Unidades Centro, Via Corpvs e Parangaba. Durante todo este período haverá arrecadação de absorventes higiênicos para a comunidade do Vicente Pinzon. Como parte da programação, no início de março os três campus realizaram o Trote Solidário de doação de sangue junto ao Hemoce.

O evento tem como objetivo contribuir para a conscientização dos alunos e alunas sobre sustentabilidade, suas dimensões: ambiental, econômica e social e aplicações, considerando que nossa missão também compreende a formação de cidadãos. “Diante das transformações sociais do país, os Centros Universitários assumem um papel muito importante perante as comunidades”, disse Vicente Melo, responsável pela área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Estácio Ceará.

A programação teve início com a distribuição de mudas de plantas para a comunidade, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Dentre os temas que serão abordados ao longo da programação estão o novo constitucionalismo latinoamericano e os direitos da natureza, ESG e o olhar diferenciado para a sustentabilidade, contabilidade ambiental e sustentabilidade nas empresas, dentre outros assuntos.

O evento conta com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará (OAB-CE); da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE); do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE); da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Teste do Coraçãozinho pode se tornar
obrigatório nas instituições privadas de saúde

Através do projeto de lei n.º 286/2023, a deputada Marta Gonçalves (PL) quer tornar obrigatório a realização do “Teste do Coraçãozinho” (exame de oximetria de pulso) em todos os recém-nascidos nos berçários das maternidades e instituições privadas na aérea da saúde no Estado do Ceará. O exame é capaz de detectar precocemente cardiopatias graves e diminui o percentual de recém-nascidos que recebem alta sem o diagnóstico de problemas que podem levar ao óbito ainda no primeiro mês de vida.
De acordo com o artigo 1º do projeto, o exame de oximetria de pulso deverá integrar o rol de exames obrigatórios realizados nos recém-nascidos atendidos nas maternidades e instituições privadas da área da saúde no Estado, e deverá ser realizado, ainda no berçário, nos membros superiores e inferiores dos recém-nascidos, após as primeiras 24 (vinte e quatro) horas de vida, antes da alta hospitalar.
Segundo a deputada, desde 2004 foi instituída a oximetria obrigatória nas unidades de saúde, mas apesar de sua extrema importância e fácil execução, infelizmente ainda não é uma realidade nacional em todas as maternidades do país até o momento. Esse exame é estratégico para evitar o alto índice de diagnósticos imprecisos como causa de mortes verificados no país, notadamente nas regiões Norte e Nordeste.
“Reforçamos a real necessidade de fortalecer as estratégias de saúde pública voltadas para o diagnóstico e tratamento de cardiopatias graves. Em 2017, o Ministério da Saúde brasileiro lançou um projeto federal para expandir o atendimento à criança com cardiopatia congênita, com a meta de aumentar em 30% o atendimento à criança cardiopata por ano, o que teria um grande impacto na redução da mortalidade neonatal.
Muito precisa ainda ser feito para minimizar a mortalidade neonatal extremamente elevada no Brasil por cardiopatias congênitas, desde a otimização do diagnóstico precoce no recém-nascido ou fetal no pré-natal, até a estruturação de leitos em unidade de terapia intensiva para tratamento desses recém-nascidos, seja por intervenção clínica, cirúrgica ou percutânea na hemodinâmica,” avalia.

No mês de Combate à Tuberculose: Brasil registrou 78 mil novos casos de tuberculose em 2022

Março é o mês de Combate à Tuberculose. A campanha serve para alertar a população sobre o diagnóstico e tratamento da doença, que é infectocontagiosa e afeta, principalmente, os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Dados epidemiológicos do Ministério da Saúde revelam que, em 2022, o Brasil registrou 78 mil novos casos de tuberculose.  

Para a professora em Ciências da Saúde do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Emanoela Sousa, a doença ainda é um problema emergente na saúde pública. “É um problema que se arrasta sem solução eficiente há mais de um século e que continua sendo uma doença de alta incidência no Brasil”, diz.  

Sintomas

Os principais sintomas da doença, de acordo com Emanoela Sousa, são tosse seca por duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dores no peito e falta de apetite. A especialista alerta que nos primeiros sintomas, o essencial é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para iniciar o tratamento que pode levar de seis meses a um ano. “O tratamento é totalmente gratuito pelo SUS e é muito importante, pois a doença é infectocontagiosa e pode acometer mais pessoas, caso o paciente não faça o tratamento corretamente”, pontua.  

Prevenção

Para a prevenção da doença, a docente reforça a importância da aplicação da vacina BCG em crianças. “A primeira medida de controle é a vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) que deve ser aplicada nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade”, ressalta a especialista.  

“A tuberculose é um problema de saúde pública que necessita de todos para o seu controle e eliminação. Devemos observar os sinais de alerta e buscar, precocemente, um diagnóstico clínico para o tratamento dessa doença que continua matando pessoas em todo mundo”, finaliza.  

PROJETO GRANDES DEBATES DE MARÇO TRAZ COMO TEMA “CEARÁ SEM FOME- PARLAMENTO EM AÇÃO”

O Ceará é o quarto estado, em números absolutos, onde há mais pessoas passando fome no Brasil. São 2,4 milhões de cearenses nesta condição, o equivalente a 26,3% da população. Os dados são de um estudo realizado em 2022 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan) que revela também que, no Estado, 81,9% das famílias estão enfrentando algum nível de insegurança alimentar.

A situação impacta especialmente os domicílios com crianças de até 10 anos e/ou com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Mais da metade (51,6%) dos lares cearenses nesse perfil estão com restrição moderada ou grave de acesso aos alimentos, em situação de insegurança alimentar. O trabalho mostra ainda que o Ceará possui uma condição em que há instabilidade na capacidade das famílias de acesso aos alimentos expressa, principalmente, “preocupação com a falta de alimentos no futuro próximo”.

O projeto “Grandes Debates – Parlamento Protagonista” deste mês de março, traz como tema “CEARÁ SEM FOME- PARLAMENTO EM AÇÃO”. Os convidados são a deputada Larissa Gaspar, presidente da Comissão de Proteção Social e Combate à Fome da Assembleia Legislativa; Malvinier Macedo, conselheira do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea) e Sérgio Farias, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), com mediação do jornalista Ruy Lima. O debate será exibido em 30 de março, às 21h, pela TV Assembleia, Rádio Assembleia e Redes Sociais da Casa. A coordenação do “Grandes Debates” é do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, sob a presidência do deputado estadual Davi de Raimundão.

A Assembleia Legislativa criou recentemente a Comissão de Proteção Social e Combate à Fome, da qual a deputada Larissa é presidente, e está lançando ações de combate à fome, em um projeto que envolve o Comitê de Responsabilidade Social, a Universidade do Parlamento e o Conselho de Altos Estudos. As linhas de atuação são o fomento ao empreendedorismo de impacto social de jovens e mulheres; educação para ocupação e geração de renda; ampliação da rede física de unidades produtoras de alimentos para acesso ao “Programa Ceará sem Fome”, do Governo do Estado; e capacitação para funcionamento das cozinhas comunitárias. Dentro dessa ideia, o presidente Evandro Leitão tem por objetivo distribuir equipamentos para montagem de 100 cozinhas comunitárias, a partir de critérios diferenciados para a capital e interior, enquanto capacitam as pessoas para a utilização desses equipamentos.

Segundo Malvinier Macedo, não há dúvidas de que a fome voltou a assolar o Brasil, fato esse que já vem crescendo desde antes da pandemia da Covid-19, como mostram dados do IBGE relativos à Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). As informações sinalizam o crescimento da extrema pobreza de 13,3 para 14,8 milhões de pessoas, de 2016 para 2017. “É urgente que haja uma mudança de cenário e que possa ser assegurado o acesso ao alimento e aos demais direitos que tornam a vida digna para tantas pessoas”, comenta.

Outros indicadores

Fome afeta crianças – Nas casas em que há crianças com menos de 10 anos, há maior insegurança alimentar. Em domicílios com moradores nesta faixa de idade, a proporção de insegurança alimentar moderada ou grave está acima de 40% em todos os estados da região Norte. No Nordeste, sete dos nove estados estão nesta condição.

Fome e escolaridade – Os dados ainda revelam que nos domicílios cujo chefe de família tem vida escolar inferior a oito anos de estudo, a proporção de famílias vivendo em situação de fome superou a média nacional (21,1%). A pior situação é observada em Roraima (44,6%). No Nordeste, a pior situação é a de Alagoas (46,1%), enquanto o Ceará aparece na 5º pior situação (31,2%).

Os convidados do debate sobre o tema são:

Larissa Gaspar – Deputada estadual e presidente da Comissão de Proteção Social e Combate à Fome da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. É advogada, servidora pública municipal, militante feminista, foi coordenadora da Casa Abrigo Margarida Alves que acolhe mulheres ameaçadas de morte e Coordenadora de Políticas para as Mulheres de Fortaleza. Integrou o Conselho da Mulher de Fortaleza e o Conselho do Instituto Maria da Penha. É casada, mãe, capoeirista, surfista, engajada na luta em defesa dos direitos das mulheres, pessoas LGBTQIA+, negros e negras, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, catadores e idosos.
Malvinier Macedo – Técnica em Economia Doméstica Rural e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará – UFC, é ex-presidenta e atual conselheira do Consea – Ceará (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará) e diretora Adjunta do Esplar – Centro de Pesquisa e Assessoria. Técnica do Programa Um Milhão de Cisternas, é Cofundadora do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido

Sérgio Farias – Coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e coordenador do “Cozinha Solidária”, é um dos fundadores do MCP Movimento de Conselhos Populares em Fortaleza. Articulador social, além da fome e da moradia, tem militância na área da cultura periférica e do acesso à tecnologia. Se apresenta como uma pessoa preocupada com o desenvolvimento do território e sua relação com a cidade. Nasceu no Rio de Janeiro e mora em Fortaleza há 30 anos.

Prefeitura realiza capacitação de churrasqueiros selecionados pelo Projeto Meu Carrinho Empreendedor

A Prefeitura de Fortaleza iniciou ontem, 27, o processo de capacitação dos churrasqueiros ambulantes selecionados pela edição 2023 do Projeto Meu Carrinho Empreendedor. Além da capacitação, que segue até sexta-feira, 31, os empreendedores selecionados receberão carrinhos custeados e padronizados para vender churrasco. As aulas estão sendo realizadas das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h no auditório da Unidade de Atendimento do Desenvolvimento Econômico, localizada no bairro Aldeota. 

Os 40 churrasqueiros foram habilitados via edital de chamada pública. Eles participam de capacitações técnicas e gerenciais gratuitas, divididos em duas turmas, com 20h/a, com temas como: Gestão do Negócio; Boas Práticas de Alimentação; Finanças; Atendimento ao Cliente; Saúde e Segurança no Trabalho. Os churrasqueiros também estão formalizados como Microempreendedores Individuais, uma das exigências da seleção. A SDE deve atuar no auxílio para que os empreendedores possam solicitar o termo de permissão de trabalho junto à respectiva Regional em que desejam trabalhar.

Desde 2018, o projeto já entregou 150 carrinhos de pipoca e 73 carrinhos de churrasco, beneficiando 223 famílias. A ideia é beneficiar até 1.000 ambulantes com novos carrinhos do Projeto, que serão financiados pela CAF. “Estamos realizando a capacitação e depois vamos entregar os 40 novos carrinhos, totalmente gratuitos e padronizados. A gente entrega o carrinho e depois faz um acompanhamento com consultoria, durante três, quatro meses. Entra em contato com o microempreendedor e vai ao local fazer o acompanhamento”, ressalta o titular da SDE, Rodrigo Nogueira.

carrinho-socorro.jpg

Dona Maria do Socorro da Silva Holanda é moradora do bairro Vila União, também foi uma das microempreendedoras que receberam um dos carrinhos de churrasco. Há 20 anos herdou o ponto de venda de quentinhas em frente à rodoviária Engenheiro João Thomé, do pai, já falecido. A microempreendedora participou da capacitação oferecida pelo projeto no ano passado e ressalta a importância do aprendizado. “Aprendi muita coisa que a gente, às vezes, não entende. Fazer esse curso foi muito bom pra mim. Aprendi sobre a limpeza, usar a touca, a educação, como tratar o cliente”, pontua.
Serviço: 
Capacitação dos empreendedores do Projeto Meu Carrinho Empreendedor 2023Data: 27 a 31 de março de 2023
Local: Unidade de Atendimento do Desenvolvimento EconômicoEndereço: avenida Santos Dumont, 2500 – Aldeota (entrada pela rua Tibúrcio Cavalcante)Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
Mais informações: 0800 081 4141

Módulo 1 – Capacitação Gerencial
– Como Gerenciar o meu Negócio numa Visão Empreendedora – 4h/a
– Como Gerenciar as Finanças do Meu Negócio – 4h/a
– Como atender, conquistar e fidelizar o cliente – 4h/a

Módulo II – Capacitação Técnica
– Boas práticas na Manipulação de Alimentos – 4h/a
– Boas Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho – 4h/a

SINCONPE/CE e FIEC promovem Seminário sobre “Governança Mercado – A nova Lei de Licitações e Contratos”

O Sindicato da Indústria e da Construção Pesada do Ceará (SINCONPE/CE) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) promovem no dia 31 de março, o Seminário sobre “Governança Mercado – A nova Lei de Licitações e Contratos”. O Seminário contará com a presença do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Weder de Oliveira, que debaterá sobre a Execução dos Contratos pela Lei. 

Para o presidente do SINCONPE/CE, Dinalvo Diniz, o seminário é de extrema importância para todos do setor da construção pesada. “É importante estarmos sempre atualizados sobre o novo regramento que trouxe uma série de inovações, possibilitando um cenário com diálogo mais competitivo e atrativo para todos”, salienta. 

O Seminário também terá palestras sobre: A Contratação pela nova Lei de Licitações 14.133; Obras e Serviços de Engenharia na Nova Lei; Execução, fiscalização, alteração e extinção de contratos; Da fase preparatória ao edital e homologação da licitação e Contratações diretas pela administração. 

Mais informações sobre o Seminário sobre “Governança Mercado – A nova Lei de Licitações e Contratos” acesse o site: Sinconpe e FIEC promovem seminário ‘Governança e Mercado – A nova lei de licitações e contratos’ – SINCONPE-Ce (sinconpece.com.br)

Serviço: Seminário sobre “Governança Mercado – A nova Lei de Licitações e Contratos” 

Data: 31 de março de 2023 

horário: 8h às 17h 

Local: Prédio da FIEC