Museu de Arte Contemporânea do Ceará abre nove exposições gratuitas de artistas cearenses

 Seguindo com a série de programações que celebram o seu aniversário de 24 anos, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) abriu também novas exposições, no último sábado, 29, às 17h. Na Mostra Cearense de Artes Visuais, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) destaca o talento de artistas do Ceará, com a apresentação de nove mostras, entre individuais e coletivas, nas categorias de artes visuais e fotografia. Os trabalhos são fruto de projetos selecionados na Temporada de Arte Cearense (TAC), ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). As exposições poderão ser visitadas até 2 de julho, gratuitamente, de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 18h, sempre com acesso até as 17h30.

     Estão em cartaz no MAC-CE: “Intradérmica”, de Bruna Acioly e Levi Banida; “Como desorganizar um organismo?” de Plantomorpho; “Cratera Lunar”, de Vivi Rocha; “Com quantas palavras se faz um corpo?”, de Anderson Morais; “Uma filomena”, de Léo Silva; “Elas chegam pelo mar”, de Marília Oliveira; “Amolde”, de M. Dias Preto e João Paulo Lima; “Revisitando os medos da infância”, de Wes Viana; e “São Pedro – presença e fabulação”, com produção de Felipe Camilo. 

    Segundo a gestora do MAC-CE, Cecília Bedê, o Museu tem sido um espaço fundamental para a experimentação e circulação dos artistas cearenses. “Ocupar completamente o MAC-CE com nove exposições neste momento de celebração reforça o nosso compromisso com o atendimento dessa demanda, contribuindo para os processos artísticos de cada artista e, ao mesmo tempo, mediando o contato com o público”, ressalta a gestora.

Sobre as exposições

“Cratera Lunar”, de Vivi Rocha Jones

A ressonância com os sons da natureza pode nos conectar com a corrente de som primordial, a essência de todo som, que vibra no universo. Nesse estado de vibração é possível atingir um estágio de expansão da consciência através desse campo sutil energético das frequências sonoras. Se somando a esse processo sonoro temos as imagens da lua, que se movimentam entre todas as suas fases e passa por um eclipse. A lua que rege as marés, que move todas as águas do nosso planeta. Nós, que somos 85% água. Frequências em 432 hertz que remexem toda a água do nosso corpo. Frequências que harmonizam as moléculas de água no nosso corpo. O nome cratera lunar remete a um processo de resistência. As crateras que avistamos nas imagens nada mais são do que cicatrizes de impactos cósmicos. Durante milhões de anos a lua foi bombardeada, por estar numa região de muita turbulência. E hoje avistamos e contemplamos essas crateras que remetem a esse tempo turbulento. Uma das maiores crateras, chamada copernicus, é um orifício de 100km de diâmetro.

 

“Com quantas palavras se faz um corpo?”, de Anderson Morais 
(classificação: 12 anos)


A exposição “Com Quantas Palavras se faz um Corpo?” do artista sobralense Anderson Morais, com curadoria de Eduardo Bruno e Waldírio Castro, apresenta um recorte da produção do artista a partir das técnicas do desenho, da instalação, do bordado e da pintura. Nessa exposição, constituída por três ilhas instalativas, Anderson debruça-se sobre questões em torno do desejo, do encontro e do corpo homoerótico-afetivo para pensar como a circulação dessas imagens caminham tanto no campo da provocação às normas de gênero e sexualidade, ao passo que são espaço de afirmação de outros possíveis acerca do corpo e do que se fala dele. Nesse sentido, “Com Quantas Palavras se faz um Corpo?” é um convite ao universo homoerótico-afetivo por meio da hibridização de aspectos e elementos poéticos que tencionam o encontro entre imagens do desejo a elementos do cotidiano, construindo um ambiente imersivo a partir de visualidades-bixas de corpos-discurso que acionam questões de ruptura e afirmação no campo da sexualidade e do gênero.


 

“Amolde”, de M. Dias Preto e João Paulo Lima

(classificação sala: 16 anos e classificação vídeo 18 anos)

Acreditar que a arte pode provocar modificações sociais, por meio da imagem, da fala, escrita ou dança. A união dos artistas negros M.Dias Preto e João Paulo lima é um encontro de pessoas que buscam tencionar questões sociais em seus trabalhos. João, expõe, principalmente, suas questões acerca do seu corpo def e sua sexualidade pormeio da escrita e da dança. M.Dias, recria sua história de vida por meio de intervenções em fotografia de álbum de família, construindo uma nova história para si. Quando juntos, eles criam um universo, uma atmosfera de colaboração e criação de novas possibilidades de se fazer arte. Seria ARTEVISMO? Ambos acreditam que ao expor suas vivências estão convidando outros corpos dissidentes a se transformarem e a romper com as barreiras criadas pela colonialidade e pelos corpos hegemônicos;

“Elas chegam pelo mar”, de Marília Oliveira
 

Contam os mais velhos que em noites sem lua, quando o escuro toma tudo e até pescador perde a vista, as Incriadas aparecem. Têm esse nome porque o povo de praia acredita que é nessas aparições que elas se criam, sendo sem pai nem mãe, paridas de si próprias, do barulho e da explosão. Alguns escutam o som da chegada, outros escutam nada, mas a pele sente um calor estranho. Há quem esteja na praia e enxergue a hora em que elas surgem do clarão e começam a rastejar, pular e correr. E de uma formam-se duas, e da água mais delas começam a se levantar. Todos temem as Incriadas. As Incriadas não temem nada nem ninguém. Elas chegam pelo mar é uma exposição de Marília Oliveira que reúne fotografia, vídeo, texto e objetos que circunscrevem a pesquisa em torno da lenda das Incriadas, monstras que aparecem nas praias nordestinas e compõem a mitologia pessoal ficcional da artista.

“Intradérmica”, de Bruna Acioly e Levi Banida

(classificação: 12 anos)


Intradérmica sugere-se enquanto pesquisa multiplataforma em artes visuais/artes plásticas, que envolve as violências múltiplas sofridas por uma mulher, e uma pessoa não binária, debatendo a respeito de tantas violências de gênero que intercruzam uma postura insubordinada aos papéis sociais programados. A ideia é, por meio de pinturas, desenhos, performances, instalações, videoartes, entre outras uma linguagens, uma construção estética dialógica a respeito da violência de gênero e de suas ficcionalizações materiais de percepção, cura e combate. A perspectiva é entender o quanto corpos que se afastam de um ideal de masculinidade são taxados a partir de um marcador de violência, um alvo no corpo de quem o expresse, e como se dão as estratégias de elaborar e redistribuir essa violência.

“Como desorganizar um organismo?” de Plantomorpho


A exposição apresenta um recorte retrospectivo de obras do artista visual plantomorpho, a partir de trabalhos que evocam a afinidade com o universo da botânica, da biologia, da zoologia e da geologia; e que produzem ficções a partir da contaminação entre arte e ciência. A exposição desconstrói o mito do “organismo humano” a partir de uma imaginação vegetal e mineral, que fabrica imagens que apontam para outras formas de vida, que se desenvolvem no cruzamento entre espécies para além dos limites do organismo humano. Ao cruzar a fronteira que separava o humano e a natureza, a poética de plantomorpho atualiza a tradição cearense de desenhos e xilogravuras de seres híbridos, bestiários e multiespécies, renovando assim uma tradição a partir de um olhar contemporâneo sobre a intersecção fabular entre arte e ciência.

 

“Revisitando os medos da infância”, de Wes Viana 

A exposição investiga medos que todos nós carregamos desde criança. Seu conceito reside no ato de lembrar da infância, que nem sempre é uma atividade fácil, especialmente para pessoas LGBT+, pois essas memórias costumam vir acompanhadas de lacunas, falhas, imperfeições. O escuro da exposição convida o espectador a mergulhar nesse espaço do desconhecido, onde as fotografias emergem como uma escrita com a luz, para ativar aquilo que escapa às palavras. Nesse sentido, revisitar memórias da infância convida cada um de nós a olhar para os medos que nos acompanham e acolher a criança que há em nós.

 

“São Pedro – presença e fabulação”, exposição coletiva de Felipe Camilo

É uma exposição coletiva que reúne obras de cinco fotógrafes e quatro escritores cearenses tendo como ponto de convergência o Ed. São Pedro (Plaza Hotel) em Fortaleza-CE. Mergulhado entre rastros e ruínas, álbuns, documentos e ausências, o projeto acontece com curadoria coletiva e imagens de Dayane Araújo, Felipe Camilo, Luana Diogo, Marília Oliveira e Rubens Venâncio, contando com os escritos de Glória Diógenes, Lara Denise, Leonardo Araújo e Roberta Bonfim. Nos últimos anos, o grupo frequentou, fotografou, coletou vestígios e debateu sobre o edifício e seus papéis diversos nas memórias de Fortaleza, pensando o gesto de carregá-lo em uma exposição. Dessa forma, suas ruínas ocupam o MAC em uma instalação de vestígios. As pesquisas fotográficas, digitais e analógicas, se misturam às imagens órfãs “dez por quinze”. As múltiplas presenças no interior da construção em ruínas atravessam as biografias das e dos artistas. É dessa mistura entre fotografias, palavras e tantas materialidades que a exposição se aproxima do São Pedro.

 

“Uma filomena”, de Léo Silva

“Uma Filomena: um olhar sobre a comunidade” de Santa Filomena reúne 45 fotografias da comunidade que compõe o Grande Jangurussu, com fotos que contaram com a curadoria do poeta e pesquisador Carlos Melo. A exposição traz um pequeno trajeto do olhar de Leo Silva que vem há um bom tempo fotografando e filmando em busca de fazer e criar um histórico de sua comunidade. “Uma Filomena” é um pontapé inicial do que o fotógrafo, escritor e cineasta vem construindo e materializando, através da sua pesquisa comunitária.

Serviço: Mostra Cearense de Artes Visuais
Em cartaz até 2 de julho de 2023
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), na Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Acesso gratuito 
Horários de visitação após a abertura: terça a sexta-feira, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e, aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até 17h30).

Estado do Ceará sedia reunião do Consórcio Nordeste

Nesta sexta-feira (5), o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, sedia reunião do Consórcio Nordeste, com a participação dos governadores dos nove estados da Região. O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, também participa do encontro.

A reunião dos integrantes do Consórcio Nordeste ocorre a partir das 11 horas. O acesso da imprensa ao local será das 9h às 10 horas. As entrevistas serão concedidas na chegada das autoridades e em coletiva ao fim do encontro, com o resultado da reunião e importante anúncio realizado pelo colegiado.

Credenciamento

Os órgãos de imprensa interessados na cobertura da reunião no Centro de Eventos do Ceará precisam solicitar o credenciamento de seus profissionais até 12 horas de quinta-feira (4) pelo e-mail comunicacao@casacivil.ce.gov.br. A mensagem deve conter o assunto Credenciamento, e informar no corpo de texto nome completo, RG e CPF dos profissionais. A quantidade de profissionais será limitada a quatro por veículo, ficando a distribuição das funções a cargo da empresa.

Serviço

Reunião do Consórcio Nordeste
Data: 05/05/23
Horário: 11 horas
Local: Centro de Eventos do Ceará – Mezanino Bloco E (Avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz – Fortaleza)

Zeca Camargo no Mangue Azul

Zeca Camargo marcou presença no Restaurante Mangue Azul, na quinta-feira (27). O jornalista de viagens conferiu, no almoço, os pratos elaborados com os melhores insumos regionais, de produtores do Ceará, aprimorados com técnicas de fusão e sabores autorais. Na foto, Cadeh Juaçaba, Anik Mourão, Zeca Camargo, André Bichucher e Victor Perlingeiro.

Howden anuncia Alvaro Eyler como Chief Commercial Officer

A chegada de Alvaro Eyler como Chief Commercial Officer (CCO), em 02 de maio, confirma o investimento em grandes nomes do mercado para acelerar o crescimento da Howden no Brasil. O executivo, que atua há mais de 20 anos no mercado de seguros, traz na bagagem a experiência adquirida como C-Level em grandes corretoras, sendo 10 anos em Resseguros, onde iniciou a carreira, e outros 10 em Benefícios e Seguros.

Liderando operações de Gestão de Riscos e Vendas, Alvaro participou da abertura do mercado de Resseguros no Brasil, comandou projetos de expansão e integração de escritórios e, em sua última passagem como Diretor Comercial (CCO), desenvolveu estratégias para impulsionar o crescimento de novos negócios.

“Estou muito feliz em fazer parte de uma empresa com cultura, valores e propósito que acredito. A Howden tem uma cultura empreendedora, com autonomia local, e oferece conhecimento, infraestrutura e liberdade para o time inovar e exceder as expectativas dos clientes nas entregas. Valoriza pessoas que pensam de forma diferente, celebra experiências e perspectivas diversas e coloca sempre o time em primeiro lugar em tudo o que faz”, celebra Eyler. “Ficou fácil e óbvio escolher a Howden como minha nova casa e acredito que a experiência adquirida nesses mais de 20 anos ajudará muito a acelerar o crescimento da empresa no Brasil. Estou ansioso para trabalhar junto com todo o time da Howden Brasil e ajudar a construir e entregar as melhores soluções para os nossos clientes”, completa o executivo.

Ele comenta, ainda, que acredita em uma economia cada vez mais dinâmica e veloz, em especial na área tecnológica, onde simplicidade e eficiência se tornaram um importante diferencial. “Essa combinação faz da Howden uma excelente opção para o mercado, onde o mais importante é focar energia e tempo no que de fato é estratégico e não em mais burocracia”, pontua.

De acordo com Andoni Hernández, Presidente Executivo da Howden Brasil, que defende que a Howden é a casa natural para o melhor talento, Alvaro é uma peça-chave neste projeto. Ele assume, junto com a equipe de gestão, um desafio enorme pelas expectativas e planos do Grupo para o Brasil. Hernández afirma que, a partir da configuração da base de uma equipe comercial de primeiríssimo nível, novas incorporações virão para reforçar capacidades em áreas estratégicas, chamadas de especialidades, e a expansão territorial em busca de maior capilaridade, para que a Howden esteja mais próxima dos clientes nas principais regiões. “A combinação de uma equipe de talentos motivada, com a solvência de uma marca forte, enquadrada numa cultura diferenciada, compromissada com a entrega ao cliente e cuidado com as pessoas, é imbatível”, define Hernández.

Sobre sua principal missão, Eyler comenta que o Brasil é um país continental, por isso a importância em expandir a operação para todo o território. “Vamos ocupar o nosso espaço no Brasil, com um plano robusto e agressivo de expansão para os próximos anos. O nosso foco agora está em apoiar médias e grandes empresas, trabalhar de forma muito próxima com o time global de Seguros, Resseguros e Benefícios, entregar consultoria de alto nível em Riscos e Benefícios, com agilidade e eficiência, e buscar capacidade em novos e promissores mercados que complementam e turbinam a oferta de capacidade local através de hubs, como Inglaterra, Miami, Ásia e Oriente Médio”, finaliza o CCO.

A Howden anuncia a chegada de Alvaro Eyler apenas 10 dias após ter divulgado o executivo Paulo Guerreiro como responsável pela operação de Resseguros e à frente da Howden Re no Brasil, o que reafirma um novo time com foco no crescimento.

Alvaro Eyler é Administrador de Empresas graduado pela PUC-RJ. Iniciou sua carreira em Resseguros antes da abertura do mercado, onde empreendeu em sua própria corretora de resseguro. Posteriormente, foi sócio-fundador da JLT-RE no Brasil. Em 2011 se tornou CEO da JLT Seguros, até a aquisição da Marsh, onde ocupou o cargo de Chief Commercial Officer (CCO) em sua última passagem.

Sobre a Howden Brasil

A Howden é uma corretora internacional de seguros e resseguros independente, parte do Howden Group Holdings, que fornece soluções para clientes na Europa, Ásia, Oriente Médio e América Latina e possui a maior agência de subscrição do mundo.  No Brasil, a Howden conta com equipes próprias e especializadas em atender clientes corporativos nacionais e multinacionais, oferecendo serviços de Seguros, Resseguros, Consultoria de Risco e de Benefícios Corporativos. A Howden Brasil tem sede em São Paulo.

CDL de Fortaleza prevê aumento de 7% nas vendas de Dia das Mães, que este ano vai ser comemorado em 14 de maio

O comércio de Fortaleza está otimista para o Dia das Mães, considerada a data mais importante do varejo no primeiro semestre. De acordo com Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, a expectativa de crescimento de vendas será de 7%, em relação ao mesmo período do ano anterior. “As expectativas são boas, principalmente, porque a data vai ser celebrada em 14 de maio, quase meio do mês. Nós lojistas, teremos tempo para atender os consumidores, dando a atenção que eles merecem. Estamos preparados, com produtos inovadores, prateleiras com novidades e equipe de venda treinada”, destaca.  

E para alavancar ainda mais as vendas no período de Dia das Mães, o Instituto CDL, com com apoio da CDL de Fortaleza e Faculdade CDL, realiza a campanha “Centro Premiado”. Os consumidores que comprarem nas lojas do Centro e dos Shoppings da região central, entre os dias 04 e 13 de maio, vão concorrer a dois caminhões de prêmios e uma scooter elétrica. Além disso, como novidade em relação aos anos anteriores, a campanha vai contar com R$ 30 mil em prêmios instantâneos com as raspadinhas, que são os próprios cupons da campanha. 

Como participar

Para participar do Centro Premiado, que conta com a parceria da Rede e Mastercard, basta o consumidor realizar uma compra no valor de R$ 50 em uma das lojas participantes. A cada compra nesse valor, o cliente ganha um cupom-raspadinha. Se pagar na maquininha da Rede, ganha dois. Se o pagamento for com cartão bandeira Mastercard, na maquininha da Rede, o consumidor recebe três. 

As urnas para o depósito dos cupons vão estar localizadas na CDL de Fortaleza (R. Vinte e Cinco de Março, 882), de segunda a sexta, das 8h às 17h, e no Hotel Excelsior (R. Guilherme Rocha, 172, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h. Vale destacar que os cinco primeiros vendedores sorteados, com transação comprovada na maquininha da Rede, com cartão bandeira Mastercard, ganham um vale-compra no valor de R$ 1.000. O sorteio acontece no dia 25 de maio, na sede da CDL de Fortaleza, às 11h, com transmissão pelo Youtube da instituição.  

Assis Cavalcante explica que a ideia de realizar o Centro Premiado em maio vem para fortalecer o comércio do Centro em um dos períodos mais importantes para o varejo. “As lojas, inclusive, podem se apropriar da ação para alavancar suas vendas. A entidade está com essa responsabilidade de mobilizar os lojistas para que, juntos, a gente possa fazer um grande evento”, finaliza o presidente da entidade.

SERVIÇO

Campanha Centro Premiado – CDL de Fortaleza

Período: 04 a 13 de maio

Urnas da campanha: CDL de Fortaleza (R. Vinte e Cinco de Março, 882), de segunda a sexta, das 8h às 17h | Hotel Excelsior (R. Guilherme Rocha, 172), de segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h

Sorteio: 25 de maio, às 11h, na CDL de Fortaleza (R. Vinco e Cinco de Março, 882, Centro), com transmissão pelo https://www.youtube.com/c/CDLdeFortaleza

Mais informações: www.cdlfor.com.br

Ministério da Cultura, EDP e Museu da Pessoa lançam podcast contando histórias de São Gonçalo do Amarante no Ceará

Está no ar o Voz, História e Vida, a mais nova série dos Núcleos Museu da Pessoa em formato podcast, disponível no Spotify, que conta a história de vida de cinco habitantes de São Gonçalo do Amarante. 

O Voz, História e Vida é resultado de um edital lançado pela EDP, empresa que atua em todas as áreas de negócios do setor elétrico brasileiro, e Museu da Pessoa em 2022 que previu a formação de organizações sociais e culturais para registro, preservação e disseminação da memória e da preservação dos costumes da região. Dessa forma, foi estabelecida uma rede de memória e cultura, protagonizando as vozes e vidas das pessoas que constroem esse legado local. A formação foi centrada na Tecnologia Social da Memória, metodologia usada pelo Museu da Pessoa para criar narrativas a partir de histórias de vida. O compartilhamento do método estimulou a criação do Núcleo Museu da Pessoa São Gonçalo do Amarante – CE. 

Os Núcleos Museu da Pessoa são iniciativas autônomas que desenvolvem projetos de memória e promovem ações locais e contínuas de produção, preservação e disseminação de histórias de vidas. Foram captadas cicnco histórias de vida, realizadas pelos próprios profissionais do Núcleo de São Gonçalo do Amarante – CE.

“Nós da EDP temos muita satisfação em apoiar esta iniciativa que contribui para a preservação da memória e dos costumes da comunidade de São Gonçalo do Amarante. Registrando estas histórias de vida, queremos contribuir para que as narrativas desta comunidade sejam conhecidas por mais pessoas”, destaca o diretor do Instituto EDP, Dominic Schmal.

Confira os resultados desse trabalho em parceria com a EDP aqui: https://bit.ly/podcast_Voz_Historia_Vida 

Por que um podcast?

Um dos formatos que mais tem se destacado no cenário atual de produção cultural é o podcast. O número de profissionais, produtoras e programas disponíveis sobre temas variados, em canais abertos ou pagos, tem crescido muito nos últimos anos. De acordo com recente pesquisa do IBGE (2019), 40% dos internautas no Brasil já ouviram podcasts, o que representa cerca de 50 milhões de ouvintes. Foi justamente por estas razões que o Museu da Pessoa vem investindo no formato. 

“O Museu da Pessoa acredita que o formato de podcast possibilita a ampliação de acesso e uso do acervo do Museu da Pessoa e seus Núcleos, valorizando as narrativas pessoais e contribuindo para a democratização da memória coletiva”, Marcela Lanza Tripoli – Coordenadora de Colaboração do Museu da Pessoa.

Sobre a EDP Brasil

Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração (com foco em energia solar por meio de geração distribuída), Transmissão, e Comercialização de energia no mercado livre. Em Distribuição, atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2022, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.

Prefeitura de Fortaleza realiza 2ª Semana do Trabalhador em alusão ao 1º de maio

A Prefeitura de Fortaleza realiza, a partir desta segunda-feira, 1º de maio, uma série de ações em alusão ao Dia do Trabalhador. Nesta semana, além do atendimento em todas as unidades fixas do Sine Municipal (Otávio Bonfim, Parquelândia, Siqueira e Aldeota), com a tradicional intermediação de mão de obra entre empregador e o trabalhador, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) realiza eventos em toda a cidade, com programação diversificada para trabalhadores e empreendedores.

Para iniciar as atividades, nesta segunda-feira (01/05), o Sine Municipal Aldeota realiza atendimento aos trabalhadores de Fortaleza. Das 8h às 13h a unidade referência do Sine ofertará atendimento com oferta de vagas de emprego, orientação profissional, realização de processos seletivos e inscrições para o Programa Nossas Guerreiras. Haverá, também, inscrições presenciais para 1.015 vagas de cursos profissionalizantes oferecidas pelo Programa Fortaleza + Futuro.

De terça-feira (02/05) à sexta (05/05) os terminais de ônibus de Fortaleza (Siqueira, Papicu, Messejana, Antônio Bezerra, Parangaba, Lagoa e Conjunto Ceará), recebem, das 8h às 18h, uma programação especial das Feiras de Pequenos Negócios com a participação de 200 beneficiários dos programas Nossas Guerreiras e Costurando o Futuro. No mesmo período, a Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico realizará atendimento aos trabalhadores e empreendedores na Praça do Ferreira, sempre das 8h às 17h, com todos os serviços da SDE.

Na quarta-feira (03/05), às 15h, o Cuca Barra do Ceará receberá o 9º ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro. A iniciativa segue a lógica de coworking, ou seja, um espaço compartilhado gratuito voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social. O ateliê contará com uma oficina de bordado e disponibilizará máquinas profissionais do tipo: reta, overloque, galoneira, bordado e máquina de corte. O Cineclube Cuca Barra também receberá um aulão, das 13h às 17h, com beneficiárias do Nossas Guerreiras.

Na quinta-feira (04/05), às 10h30, a Prefeitura entrega 1.100 certificados aos estudantes concludentes dos cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. A iniciativa será realizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A cerimônia será realizada no Teatro Municipal São José, no Centro. Toda a programação é gratuita e está sujeita à alterações.

Programação 2ª Semana do Trabalhador

Atendimento ao trabalhador no Sine Municipal Aldeota
Data: 01/05 (segunda-feira)
Horário: 8h às 13h
Onde: Avenida Santos Dumont, 2.500 – entrada pela Rua Tibúrcio Cavalcante – Aldeota

Inscrições para cursos profissionalizantes do Fortaleza + Futuro
Data: 01/05 (segunda-feira)
Horário: 8h às 13h
Onde: Avenida Santos Dumont, 2.500 – entrada pela Rua Tibúrcio Cavalcante – Aldeota

Feiras de Pequenos Negócios nos terminais de ônibus
Data: 02 a 05/05 (terça-feira a sexta)
Horário: 8h às 18h
Onde: Terminais de ônibus (Siqueira, Papicu, Messejana, Antônio Bezerra, Parangaba, Lagoa e Conjunto Ceará)

Unidade de Atendimento Móvel do Desenvolvimento Econômico
Data: 02 a 05/05
Horário: 8h às 17h
Onde: Praça do Ferreira – Rua Floriano Peixoto, SN – Centro

Inauguração ateliê do Projeto Costurando o Futuro
Datas: 03/05 (quarta-feira)
Horário: 15h
Onde: Cuca Barra – Avenida Pres. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará

Aulão do Programa Nossas Guerreiras – Curso Elaboração de Proposta de Negócios
Datas: 03 e 04/05 (quarta e quinta-feira)
Horário: 13h às 17h
Onde: Cuca Barra – Avenida Pres. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará

Certificação do Programa Fortaleza + Futuro
Data: 04/05 (quinta-feira)
Horário: 10h30
Onde: Teatro São José – Rua Rufino de Alencar, 299 – Centro

Com foco no Sistema Plantio Direto, VIII RPCS encerra inscrições dia 6 de maio

As inscrições para a VIII Reunião Paranaense da Ciência do Solo (RPCS), um dos eventos mais importantes da agricultura do Paraná, poderão ser feitas até o dia 6 de maio no site do evento.  Com o objetivo de  reforçar a importância da adoção do Sistema Plantio Direto para a conservação do solo e da água, o evento este ano ocorre em formato híbrido (presencial e on-line), de 16 a 18 de maio de  2023, no Centro Universitário Unisep, em Dois Vizinhos (PR).       

Com o tema “Conservação do Solo e da Água no PR: avanços, retrocessos e (re)usos”, a RPCS já é considerada um dos eventos técnico-científicos mais tradicionais que ocorrem no Estado, reunindo  pesquisadores, extensionistas, técnicos, representantes e empresários do setor agropecuário, além de acadêmicos da graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Agrárias.

Promovida pelo Núcleo Paranaense de Ciência do Solo, vinculado à Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS), esta edição da RPCS é organizada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Dois Vizinhos em parceria com os Campi Pato Branco, Francisco Beltrão e Santa Helena, e também instituições como Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Instituto Federal do Paraná (IFPR-Palmas) e Centro Universitário de Dois Vizinhos (UNISEP).

Este ano, a RPCS trará para o centro do debate os 50 anos do Sistema Plantio Direto (SPD) no Paraná, tecnologia genuinamente paranaense, com enfoque na questão de manejo e conservação do solo e água, que se baseia em aplicar práticas que promovam o uso sustentável do solo e água, planejando ações que permitam seu uso ao longo do tempo, porém, sem degradá-lo.

O presidente da Comissão Organizadora da VIII RPCS, professor Paulo César Conceição, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Dois Vizinhos, destaca que o tema foi pensado priorizando fomentar o debate sobre os 50 anos do SPD, completados em 2022, bem como os desafios e perspectivas para o seu futuro na visão de pesquisadores. “Queremos reforçar as práticas conservacionistas e a adoção deste sistema de manejo para melhoria da qualidade de solo e água, aumentando e estabilizando a renda da agropecuária”, afirma Conceição.

Segundo ele, quando se fala em manejo do solo e água, é preciso trabalhar em conjunto com a biologia, a física e a química, a fim de manter o solo saudável. “Os painéis vão abordar essas Ciências, bem como falar da extensão rural e das perspectivas futuras do solo para os próximos 20 anos”, explica o professor, acrescentando que o objetivo é sensibilizar os participantes da RPCS sobre a necessidade de ampliar as ações que potencializam o uso adequado dos recursos solo e água, visando garantir um ambiente sustentável para as gerações futuras.

O evento traz um perfil um pouco diferente dos anteriores. Além das palestras e apresentação dos trabalhos acadêmicos, ao final do evento, será realizado um dia de campo para mostrar e debater os conhecimentos gerados na UTFPR, em estações focadas com temas ligados ao SPD e a extensão rural. Outra novidade será a apresentação do painel “Produção de Alimentos e Conservação do Solo e Água”, uma atividade aberta e voltada aos agricultores, cooperativas, sindicatos, que vai acontecer no primeiro dia do evento, às 19 horas, no Centro Universitário UNISEP. 

“Tradicionalmente e, até por ser um evento técnico-científico, a RPCS sempre teve a programação voltada para palestras e submissão dos trabalhos, mas este ano queremos debater a extensão rural um pouco mais, promovendo esta interação com a área da pesquisa. Nesse painel que será aberto à comunidade, caberá uma análise de o quanto e como o recurso natural solo vem sendo preservado, mantido ou recuperado”, enfatiza Paulo César Conceição.

O evento também vai disponibilizar um espaço para debates, nas sessões temáticas, destinado à Rede Paranaense de AgroPesquisa, a qual congrega pesquisadores de instituições públicas e privadas, em parceria com o governo do Paraná e o Sistema FAEP/SENAR-PR.

O retorno da erosão na última década, um dos principais problemas do campo, gerou a formação da Rede AgroPesquisa em 2015, para discutir estratégias direcionadas ao agricultor no sentido de tentar conter esse problema antigo no Paraná. A Rede vai destacar atividades desenvolvidas em 5 mesorregiões do PR.

Produtividade – De acordo com o professor Conceição, a busca por alta produtividade das culturas agrícolas deve estar aliada à conservação do solo, para garantir uma produção sustentável e, consequentemente,  trazer rentabilidade ao produtor. “O produtor precisa produzir com o mínimo impacto possível, para ter maior produtividade e rentabilidade”, enfatiza.

Entretanto, poucos produtores aplicam, em sua plenitude, os fundamentos preconizados pela agricultura conservacionista. Atualmente, segundo o professor, apenas entre 10% a 20% dos produtores rurais fazem os três pilares que caracterizam o Sistema Plantio Direto, como o revolvimento mínimo do solo, cobertura permanente e rotação de culturas.

“Hoje temos 33 milhões de hectares agrícola e se consideramos que 10% fazem o uso do SPD integralmente, temos em torno de 3 a 4 milhões de hectares trabalhado dentro do que é possível de uma agricultura conservacionista de ponta”, afirma o coordenador do evento, acrescentando que os outros 80% a 90% aplicam somente parte das premissas do Sistema Plantio Direto.

Para o professor, não há dúvida de que o SPD aumenta a produtividade. Ele exemplifica citando grandes recordistas de soja do Prêmio CESB, os quais produzem entre 118 sacas/ha a 150 sacas/ha, em suas áreas de testes. “Eles produzem o dobro do que a média nacional, porque fazem um plantio direto bem feito com palhada, rotação de cultura e o mínimo de revolvimento do solo”.

Isto significa que, se o produtor fizer realmente a agricultura conservacionista como ela é prescrita e não apenas parte dela, ele preserva o solo e será produtivo com rentabilidade. “Esse é um caminho sem volta. Caminhamos em termos de mundo para uma consciência coletiva em prol de uma sustentabilidade em todas as ações, desde as embalagens até o uso com parcimônia dos recursos produtivos”,  comenta o professor.

Erosão – Outro aspecto apontado pelo professor, refere-se ao terraceamento, uma técnica agrícola de conservação do solo que atua na contenção do escoamento superficial e processo erosivo do solo. Ao longo dos anos, os produtores abandonaram esta prática, retirando os terraços de suas propriedades por entenderem que, somente a palha, seria suficiente para conter a erosão.

O SPD é considerado a ferramenta mais eficiente para controle da erosão em áreas de culturas anuais. “E terraceamento e palhada com qualidade estão entre as práticas conservacionistas para driblar a erosão. Tanto é que na sua origem, o Plantio Direto era chamado de Plantio Direto na Palha, para dar essa ênfase de que precisava da palha sobre o solo”, explica.

Evento – Além das palestras, o primeiro dia da VIII Reunião Paranaense da Ciência do Solo traz a exposição de pôsteres e o happy hour científico, cuja ideia principal é juntar a confraternização com a exposição para troca de informações e networking entre os participantes.

No segundo dia está agendada a assembleia geral e a divulgação dos 25 trabalhos selecionados e premiados inscritos no evento. Ao todo foram 132 trabalhos inscritos. A organização do evento abriu espaço também para os patrocinadores colocarem estandes na área do evento visando interação com a Sociedade Científica.

 Foto: Divulgação

Serviço:

VII Reunião Paranaense da Ciência do solo (RPCS)

Formato: híbrido – presencial e online

Data: 16 a 18 de maio de 2023

Local: Centro Universitário Unisep – Dois Vizinhos (PR)

Inscrições abertas até o dia 6: https://www.even3.com.br/rpcs2023/

Sine Municipal oferta 754 vagas de trabalho em Fortaleza

O Sine Municipal está disponibilizando 754 vagas de trabalho em Fortaleza, incluindo Pessoas com Deficiência (PcD) e reabilitados pelo INSS. Confira a lista das principais oportunidades de emprego:

Auxiliar administrativo (44)
Auxiliar de linha de produção (44)
Operador de caixas (27)
Consultor de vendas (26)
Inspetor de alunos (21)
Empacotador (14)
Operador de pá (13)
Fiscal de loja (10)
Pereiro (10)
Motofretista (07)

Vale ressaltar que todas essas oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento.

Atendimento Sine Municipal
A Prefeitura de Fortaleza realiza atendimento presencial em todas as unidades do Sine Municipal, localizadas nos bairros Aldeota, Parquelândia, Otávio Bonfim e Siqueira. Estão sendo disponibilizados os serviços de busca de vagas de emprego e habilitação para o seguro-desemprego. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico também disponibiliza atendimento remoto pelo e-mail sinemunicipal@sde.fortaleza.ce.gov.br, pelo telefone (85) 3105-3712 e pelo WhatsApp (85) 9 8513-4385 (não recebe ligações).

Por meio dos canais de atendimento é possível ter acesso a todas as informações necessárias sobre os benefícios ofertados pelo Sine Municipal, consultoria para elaboração de currículo, assim como prazos, documentações e formas de acesso aos serviços on-line. O trabalhador poderá conversar diretamente com um atendente, enviar documentação e realizar o cadastro do seguro-desemprego no sistema. Já o empregador pode contactar o Sine de Fortaleza por meio do WhatsApp (85) 9 8970-3532 (não recebe ligações) para ofertar vagas de trabalho.

Atendimento Sine Fácil
Para quem deseja consultar ou se cadastrar nas vagas de trabalho sem sair de casa, o Sistema Nacional do Emprego (Sine), gerido pelo Governo Federal, oferece o aplicativo Sine Fácil (disponível para Android e iOS). No App, o trabalhador encontra informações sobre benefícios, exigências, valor do salário, localidade e tipo de contratação.

Serviço
Sine Municipal de Fortaleza
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
E-mail: sinemunicipal@sde.fortaleza.ce.gov.br
Canal do Desenvolvimento Econômico (https://desenvolvimentoeconomico.fortaleza.ce.gov.br/)

Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico atende trabalhadores e empreendedores na Praça do Ferreira

Como parte da programação especial da Semana do Trabalhador, a Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico realiza o atendimento aos trabalhadores e empreendedores de Fortaleza na Praça do Ferreira, no Centro. Até sexta-feira (05/05), a unidade móvel da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) oferta serviços gratuitos, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h.
No local, a população tem à disposição ações de formalização de negócios; capacitações; consultorias; atendimento ao empreendedor e ao empregador; orientação profissional; busca por vagas de emprego, por meio do Sine Municipal; e acesso a crédito orientado, por meio do Programa Nossas Guerreiras. Além disso, os técnicos da SDE estão disponíveis para elaboração e emissão da declaração anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) e inscrições para os programas Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro.
Após o atendimento no Centro o equipamento seguirá para outros bairros, mediante solicitação da população e lideranças. “A ideia é levar todos os serviços de desenvolvimento econômico para todos os bairros de Fortaleza. Já passamos pelos bairros Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Parque Santa Rosa, Passaré, Pirambu, Messejana, Vicente Pinzón, José Walter e Conjunto Esperança o que temos observado é um fluxo intenso de pessoas buscando os serviços do Desenvolvimento Econômico”, enfatiza o titular da SDE, Rodrigo Nogueira.
Para solicitar atendimento no seu bairro basta contactar a SDE pelo Canal do Desenvolvimento Econômico (https://desenvolvimentoeconomico.fortaleza.ce.gov.br/).
Serviço:Unidade de Atendimento Móvel do Desenvolvimento Econômico na Praça do FerreiraPeríodo: até sexta-feira (05/05)Horário: 8h às 12h e 13h às 17hLocal: Praça do Ferreira (Rua Floriano Peixoto, SN – Centro)