Deputado Queiroz Filho questiona despesas do Governo do Estado

O deputado Queiroz Filho (PDT) comentou durante sessão da Assembleia Legislativa sobre o relatório da Secretaria do Tesouro Nacional que aponta para aumento de despesas por parte da atual gestão do Governo do Estado.

“O Estado é o campeão de gastos, com 43% de aumento de despesa em comparação com 9% de aumento de receita, a maior diferença entre os 26 estados analisados. Isso preocupa, indicando que não era a hora de criar mais secretarias, infinidades de cargos comissionados e aumento de imposto”, avaliou.

Queiroz informou que o pagamento da folha salarial do Estado em 2022 era em média de 50% a 51%, entretanto, no primeiro bimestre de 2023, está em 57%. “Houve um aumento desenfreado nas despesas do Estado com terceirizações e outras despesas. Infelizmente nenhum aumento de despesa foi para reajustar o salário dos professores e nem leva em consideração o reajuste geral dos servidores públicos, que ainda não chegou à Assembleia Legislativa”.

O parlamentar salientou ainda que o recebimento de recursos oriundos dos precatórios não deveria acarretar o aumento de despesas por parte do Estado. “Dizer que pelo fato de o estado do Ceará ter recebido precatório no final do ano de 2022 e que esse valor pago em folha durante o 1º bimestre de 2023 teria acarretado um aumento extraordinário de despesas simplesmente não justifica”, pontuou.

O parlamentar, por fim, questionou o pagamento de obras já orçadas. “Aqui não é um governo de continuidade? A maioria dos secretários não são os mesmos secretários? Então por que a demora em pagar as obras pactuadas e encaminhar os recursos para as prefeituras?”, indagou.

Dia do Uso racional de Medicamentos alerta para os perigos da automedicação

Em 5 de maio é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data visa, principalmente, alertar a população sobre os perigos da automedicação. Segundo o Ministério da Saúde, o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são os principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

Apesar de serem a cura para inúmeras doenças, colaborando com a qualidade e a expectativa de vida da população, se utilizados de forma errônea, podem causar graves riscos à saúde, levando a dependência e até mesmo a morte. “Indiscutivelmente, a intoxicação medicamentosa é questão de saúde pública e está muito associada a superdosagem, seja ela acidental, por desconhecimento ou proposital, no caso dos suicídios”, enfatiza Maurício Filizola, presidente da Rede de Farmácias Santa Branca, diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e diretor do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma).

Segundo dados do Conselho Federal de Farmácia, cerca de 77% dos brasileiros fazem uso de medicamentos sem orientação médica. Um levantamento da Anvisa apontou que 18% das mortes por envenenamento no Brasil podem ser atribuídas à automedicação. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), hospitais gastam de 15% a 20% de seu orçamento com tratamento para pessoas que fizeram uso de automedicação e tiveram complicações.

Se engana quem acredita que a intoxicação ocorra somente com medicamentos de uso controlado, como os de tarja preta. Pode acontecer também com remédios isentos de prescrição, comprados sem receita médica, como os antitérmicos e analgésicos. Apesar de apresentarem risco mínimo e poucos efeitos colaterais, o paracetamol, em excesso, pode provocar gastroenterite, que é a irritação e inflamação do tubo digestivo, e a hepatotoxicidade, que é uma inflamação no fígado.

Outro medicamento de venda livre que pode acarretar sérios problemas à saúde, se utilizados de forma inadequada, são os descongestionantes nasais. Embora os sintomas mais comuns associados à superdosagem sejam vômito, náusea, cefaleia, irritabilidade, aumento da pressão arterial e sudorese, dependendo da dose, também podem ocasionar dilatação das pupilas, sonolência, hipotermia e até coma.

“O mais indicado é sempre seguir as recomendações de um médico ou farmacêutico, principalmente devido às contraindicações e interações medicamentosas”, conclui Maurício Filizola. “Todo medicamento utilizado de forma imprópria, pode provocar dependência, reações alérgicas e até risco de morte”, complementa.

Em casos de intoxicação medicamentosa, é importante procurar ajuda médica o quanto antes. Os sintomas mais frequentes são sudorese, diarreia, vômito, tontura, palpitação, mudança de comportamento e sedação.

Sobre a rede de Farmácias Santa Branca

Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 20 lojas, uma distribuidora e um centro de distribuição. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em oito municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Laura Paiva e Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.

Monking, startup de comunicação, tem nova sede no Cubo Itaú e inaugura estúdio

A Monking, startup de Floripa, é nova residente do Cubo Itaú, que é um dos maiores hubs de inovação e tecnologia da América Latina. A empresa inaugurou seu novo estúdio no local.

Para a Monking, uma empresa com especialistas estratégicos de comunicação e negócios dentro do ecossistema inovação, estar no Cubo significa mais do que a presença do estúdio de produção audiovisual, mas também da possibilidade de oferecer à comunidade serviços de gestão de marca, como branding, planejamento estratégico, campanhas online e offline, impulsionamento e performance para growth e ativações em eventos. 

O estúdio, localizado no segundo andar do Cubo, foi projetado para atender às necessidades do mercado audiovisual e proporcionar aos clientes uma experiência completa para produção de podcasts, videocasts, gravação de produtos, cases, cursos, anúncios, webséries, lives e conteúdos para mídias digitais. O evento contou com a presença de pessoas incríveis, entre empresários, empreendedores, influenciadores, profissionais do marketing, inovação, audiovisual e comunicação. 

Durante a inauguração, os convidados puderam conhecer de perto as instalações do estúdio, houve coquetel, networking e entrevistas. Entre os entrevistados, tivemos o CEO e os sócios da Monking, e também o CEO do Cubo Itaú. Para Eduardo Vieira, Fundador da Monking, e seus sócios Felipi Vieira e Rodrigo Terra, a inauguração do estúdio no Cubo representa um marco importante na história da empresa.

Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú, afirmou “A Monking no Cubo simboliza um momento bem legal para a gente, de ter um parceiro que tem infraestrutura, técnica, sabe fazer o que o mercado e a nossa comunidade precisa, mas também que é criativo, ativo, busca, conversa, constrói… As referências que a gente já tinha antes do trabalho de vocês sempre foram muito boas e agora é a realização de ter vocês aqui também.”

A presença de marcas como Ambev, Insper, Itaú e Fast Company na inauguração do estúdio reforça a importância da inovação e do fortalecimento da comunidade. A Monking, que surgiu há 7 anos em Florianópolis e está há dois desses anos em São Paulo, se denomina como uma startup no meio das agências e segue comprometida em oferecer soluções de comunicação com diversão e qualidade para seus clientes, contribuindo para o desenvolvimento de empresas, marcas e de todo o ecossistema de startups, corporates e hubs.

Maio Mariano em Canindé deve atrair mais de 50 mil pessoas com celebrações e eventos em devoção à Nossa Senhora; veja programação


A cidade de Canindé se prepara para uma edição histórica do Maio Mariano, mês que celebra a devoção e a fé em Nossa Senhora e deve atrair mais de 50 mil pessoas. De 1º a 31 de maio, são realizadas diversas celebrações religiosas no município, com procissões, carreatas e a tradicional coroação na praça dos romeiros.

Todos os dias, ocorre novena à Mãe do Senhor, Maria Santíssima, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, uma procissão levando a imagem de Nossa Senhora visita uma residência, escola ou instituição do município onde pernoita até o dia seguinte.

O cortejo religioso é acompanhado com muita oração e louvor ao som da Orquestra de Sopros Maestro J. Ratinho, que há mais de 60 anos faz parte da história e cultura de Canindé. 

O ponto alto da festa acontece no dia 27 de maio, com a tradicional coroação de Nossa Senhora, na Praça dos Romeiros, a partir das 19h. A imagem de Nossa Senhora das Graças e a coroa utilizadas na celebração são originais, as mesmas que chegaram de Paris diretamente para Canindé há mais de 100 anos. 

O encerramento das celebrações, no dia 31 de maio, contará com a tradicional carreata que percorre as ruas da cidade e finaliza na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, com os momentos finais e hasteamento da bandeira. A expectativa é que mais de 3 mil veículos participem da carreata. 

Em Canindé, as celebrações em louvor à Virgem Maria datam de 1910. É um mês especial para os devotos que se empenham em arrumar seus altares, rezar o terço e se preparar para a Coroação de Nossa Senhora. 

“As ruas da cidade ganham uma decoração comemorativa, com bandeirinhas e arcos, além de uma caracterização especial, com crianças vestidas de anjos durante as procissões. É uma festa muito linda, que celebra a raiz do nosso povo”, conta Cirano Alysson, secretário paroquial e coordenador de liturgia da Paróquia de São Francisco das Chagas. 

Economia local

O Maio Mariano de Canindé é uma festa centenária que só cresce a cada ano. Em 2023, o evento deve atrair mais de 45 mil pessoas e aquecer a economia local, incluindo comércios, hotéis e pousadas, que alcançam a capacidade máxima durante o período. 

Turistas de todo o Brasil, especialmente do Nordeste, chegam em caravanas para acompanhar os festejos. Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão estão entre os principais estados de origem desses turistas.

Fortaleza sedia o VII Congresso Internacional de Odontologia do Ceará

Firmado como o maior evento científico odontológico do Norte/Nordeste, a Associação Brasileira de Odontologia – Seção Ceará, realiza o VII Congresso Internacional de Odontologia, de 6 a 9 de maio, no Centro de Eventos do Ceará.

Com a expectativa de receber mais de 5 mil pessoas, o evento contará com palestras, hands on, apresentações de trabalhos científicos e uma Feira de Negócios, promovendo a formação e atualização de conhecimento dos acadêmicos e profissionais da odontologia, além de proporcionar a apresentação de produtos e inovações por parte da indústria odontológica.

O presidente do CIOCE 2023, Felipe Martins Leite, destaca a importância do encontro para a classe odontológica. “Após alguns anos sem a realização do congresso devido a pandemia, hoje é o momento de celebrarmos a oportunidade de reunirmos grandes nomes da odontologia em um espaço de troca de conhecimento e compartilhamento de experiências e inovações. Teremos diversos espaços de imersão, networking e acesso aos produtos e inovações no país e no mundo”, ressalta Felipe.

Um dos destaques do congresso é a participação da cirurgiã-dentista Doralice Severo da Cruz, Coordenadora-Geral de Saúde Bucal do Governo Federal, que irá palestrar no I Fórum de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde: Brasil Sorridente e suas perspectivas, juntamente com Paola Gondim Calvasina, Coordenadora Estadual de Saúde Bucal – SESA, Janaína Rocha de Sousa Almeida, Coordenadora Municipal de Saúde Bucal – Fortaleza e Gladyo Vidal, Presidente do Conselho Regional de Odontologia – CE.

Como parte da programação, o Congresso receberá a Reunião do Conselho Deliberativo Nacional da ABO (CDN), que terá a presença do presidente da ABO Nacional, Dr. Paulo Murilo Oliveira da Fontoura, além de toda a diretoria da ABO Nacional e presidentes das seccionais e regionais.

O congresso contará ainda com a presença do presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale, além da diretoria.

Ao todo, o encontro contará com mais de 130 palestrantes renomados em sete espaços de apresentações e debates que acontecem de forma simultânea, abordando temas como Estética Dental, Harmonização Orofacial, Halitose, Cirurgia E Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais, Dor Orofacial – DTM, Endodontia, Imagenologia, Laser Em Odontologia, Odontologia Digital, Odontopediatria, Ortodontia E Ortopedia Facial, Periodontia E Implantodontia, Prótese Dentária, entre outros.

Em um espaço de 4.500 m², o VII Congresso Internacional de Odontologia reunirá mais de 50 expositores do país e do mundo, com destaque para um pavilhão que receberá a indústria de odontologia Alemã, que trará as novidades de 10 empresas para os profissionais odontológicos, além de empresas de diversos países que terão novidades em serviços e produtos lançados no mercado mundial.

Serviço:
VII Congresso Internacional de Odontologia
Data: 6 a 9 de maio
Local: Centro de Eventos do Ceará
Informações: www.cioce.com.br

1ª Semana do Registro Civil: Corregedoria da Justiça do Ceará divulga locais de atendimento

A Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará (CGJ) divulgou os locais de atendimento da 1ª Semana Nacional do Registro Civil, que terá início na próxima segunda-feira, 08, e prossegue até 12 de maio, das 8h às 16h30. As praças do Ferreira e da Estação e os parques das Crianças e Bisão, em Fortaleza, vão receber as equipes responsáveis pelo trabalho, que visa a erradicação do sub-registro civil de nascimento, com foco nas pessoas em situação de rua.

Nesta primeira edição, a “Semana Registre-se!” irá se dedicar ao fornecimento de certidões de quem já tinha obtido o documento e, por algum motivo, o perdeu e não sabe ou não lembra de qual cartório o lavrou. Ainda não está previsto o registro tardio daqueles que nunca tiveram a certidão. As solicitações enquadradas no programa serão atendidas de forma prioritária e gratuita.

O evento conta com a participação de magistrados e servidores do Poder Judiciário cearense, inclusive do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Fortaleza (Cejusc). Ainda tem o apoio da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), bem como da Associação e do Sindicato dos Notários e Registradores do Ceará.

SAIBA MAIS
A iniciativa, coordenada pela Corregedoria Nacional de Justiça, envolve as 27 capitais brasileiras e é uma das primeiras ações do Programa de Enfrentamento ao Sub-Registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis, estabelecido pelo Provimento nº 140/2023. O trabalho foi idealizado pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, e uniu a experiência dos tribunais de Justiça e dos tribunais regionais federais para assegurar a emissão de documentos civis.

Após o esforço concentrado, as Corregedorias-Gerais dos tribunais deverão encaminhar, em até 10 dias, relatórios dos resultados alcançados com a quantidade de pedidos de certidão de registro civil realizados e a população socialmente vulnerável atendida. Os oficiais de registro civil das pessoas naturais serão ressarcidos por todos os atos gratuitos que praticarem em decorrência do projeto, conforme previsto no provimento. A ampliação do acesso à documentação básica por pessoas vulneráveis atende à Diretriz Estratégica nº 5 para o ano de 2023, da Corregedoria Nacional de Justiça, e uma das metas da Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável.

CAMINHO DA VISIBILIDADE
No Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o projeto “Caminho da Visibilidade”, instituído em agosto do ano passado pela Portaria nº 46/2022 da CGJ, já vem auxiliando pessoas em vulnerabilidade social que não são registradas. Desde o lançamento até março de 2023, foram preenchidos 374 formulários e entregues 213 certidões.

Idealizado pela juíza Sônia Abreu, titular da 1ª Vara de Registros Públicos de Fortaleza, o “Caminho da Visibilidade” considera o acentuado número de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, sem registro de nascimento, que estão impedidas de ingressar em políticas públicas governamentais, inclusive serem atendidas em hospitais e beneficiadas em programas de vacinação, favorecendo a saúde coletiva.

SERVIÇO
1ª Semana Nacional do Registro Civil
Data: 8 a 12 de maio
Horário: 8h às 16h30
Locais:
08/05/2023 – Praça do Ferreira
09/05/2023 – Praça da Estação
10/05/2023 – Parque das Crianças
11/05/2023 – Parque Bisão
12/05/2023 – Praça do Ferreira

FCDL e SPC Brasil divulgam novos dados de inadimplência no Ceará

A mais recente edição do Radar do Varejo mostra que o número de consumidores inadimplentes no Ceará continua crescendo. De acordo com os dados da FCDL CE e do SPC Brasil, em março deste ano, o avanço foi de 11,17%, comparado a março de 2022. Tanto na comparação mensal quanto na comparação anual, a inadimplência tem crescido acima da média nacional. No Brasil como um todo, o avanço foi de 8,32%. O valor médio devido por cada negativado chegou a R$ 3.476,2. Essa série histórica das taxas de crescimento anual do número de inadimplentes mostra que, desde o início de 2022, o número de consumidores negativados cresce a taxas elevadas no Estado.

Outro dado observado é que a maior parte dos negativados está na faixa etária dos 30 e 49 anos, o que corresponde a 25,5%, seguida da faixa etária dos 40 a 49 anos, com 21,7%. O indicador de dívidas em atraso mostra que mais da metade das dívidas (58,6%) tem bancos como credores. Esse dado merece atenção, pois essas dívidas, em geral, estão sujeitas a taxas de juros mais elevadas. Em seguida, vem o setor de Água e Luz, credor de 18,9% das dívidas. O comércio aparece como credor de 10,0%.

Apesar do estado do Ceará estar “empunhando o troféu de inadimplência em relação ao nordeste e ao Brasil”, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL CE), Freitas Cordeiro, vê com otimismo a alta do comércio: “Em uma quadra tão difícil como essa, nada melhor que sermos alimentados pela certeza de que o mercado está aquecido e que nos encontramos em curva ascendente”, destaca.

A pesquisa ainda mostra a evolução do número de consultas a consumidores realizadas pelo comércio. No Ceará, as consultas cresceram 10,4% em março. Na região Nordeste, esse indicador registrou alta de 0,5%. Os dados destacam ainda que, do total de consumidores consultados, 65,0% são mulheres. Além disso, 11,6% estavam com o nome negativado no momento da consulta e 88,4% estavam adimplentes.

O Radar do Comércio Cearense é uma publicação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará que reúne os principais dados da economia estadual. A ideia, conforme explica Freitas Cordeiro, é reunir e analisar indicadores relevantes para que empresários do setor varejista possam balizar suas ações embasadas em fontes dignas de credibilidade. Para conferir esta edição, é só acessar o site: fcdlce.org.br