Sebrae Rio levou 34 startups para participarem do Web Summit  

O Sebrae Rio levou 34 startups do Estado do Rio para participar do Web Summit Rio. No último dia de evento, recepcionou 25 startups portuguesas gerando intercâmbio entre empreendedores. Ao longo dos quatro dias, o estande Sebrae realizou palestras, pitch entre empresas, rodada de negócios e networking foram estabelecidos. No espaço, também houve lançamento da plataforma Sebrae Startups, que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de negócios de base tecnológica no país.   

A ideia é apoiar todas as etapas do desenvolvimento de uma empresa, desde o surgimento do conceito, passando por operação e tração, antes que o empreendimento se torne scale-up, e conseguir nacionalizar projetos regionais com ajuda de parceiros públicos e privados. A expectativa é atender cerca de 10 mil startupsno Brasil neste ano. 

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a meta é audaciosa, porém coerente com o protagonismo que a entidade já possui no setor. 

“O Sebrae é, historicamente, um dos grandes fomentadores do ecossistema brasileiro de inovação. Esta plataforma chega para reunir todas as nossas iniciativas para as startups. Temos uma capilaridade no país como nenhuma outra entidade, então há muito para contribuir. O empreendedorismo, em especial na área da inovação, é fundamental para o desenvolvimento do país no médio e longo prazo”, afirma Lima. 

A Reciclotron, do empresário Eric Fernandes, foi criada para resolver o problema da reciclagem do lixo eletrônico e de outros materiais.  

“A sustentabilidade sempre foi um ponto na minha vida. Quando tirei da minha casa mais de 500 kg de papel e vi o lixo ser descartado de qualquer forma. Percebi que precisa integrar, de forma inteligente, quem quer reciclar com quem recicla. Desde o início da nossa startup, o Sebrae é nosso parceiro. Já participamos de diversos eventos como Green Rio, Web Summit, Rio Innovation. Temos o compromisso de fazer o melhor e aplicar na prática tudo que aprendemos em vários programas do Sebrae como Startup Win, Tração, Impacta. Se não tivéssemos participado desses programas não teríamos o profissionalismo, a confiança de apresentar nosso portfólio”. 

Em 2022, quase 40% das startups foram atendidas pelo Sebrae. Somente em 2023, o Sebrae pretende investir R$ 312 milhões no ecossistema, ao acelerar negócios, disponibilizar tecnologias para empresas de todos os setores e fomentar ambientes de inovação pelo país. 

Marta Nogueira, CEO da MediCop, conta que a startup dela nasceu com um propósito de trazer uma gestão mais eficiente e indicadores para área da medicina e segurança ocupacional.  

“A inovação é muito importante para trazer sustentabilidade e aceleração em cada atividade. As soluções que o Sebrae oferece, é um divisor de águas. Essa oportunidade nos permite acelerar e crescer. Estou muito feliz por participar de um evento como o Web Summit e que não teríamos condições de participar”.   

O diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, reforça a importância do Rio de Janeiro receber um evento importante como Web Summit e as vantagens de atrair grandes eventos e oportunidades. 

“O Estado volta a ser um hub de inovação, trazendo empresas do mundo inteiro, para expor soluções, trocar ideias, apresentar possibilidades para startups, além de mostrar caminhos para quem deseja empreender. Desde o anúncio da vinda do Web Summit, o ecossistema está muito entusiasmado. O Sebrae vem se reposicionado com cada vez mais projetos de desenvolvimento de startups olhando para quem quer empreender e para quem já empreende, trazendo oportunidades. Ano passado, levamos 10 startups para a missão Lisboa. Hoje, trouxemos 34 startups pensando em dar oportunidade de fazer conexões, novos negócios e estimular o empreendedorismo”. 

Uma das empresas da edição Web Summit Lisboa foi a RFID Brasil, da empresária Glaucia Gomes. Ela também expôs suas soluções na edição Rio.  

“Participei de um pitch day e fomos selecionados para o Web Summit Portugal. Passamos por um treinamento, de pitch e mentoria para chegarmos preparados. Chegando lá, me deparei com uma realidade diferente. Lá, o ambiente é mais para difusão de conhecimentos e tendências. Aqui, as pessoas estão atrás de conhecimento, mas também para fazer negócios. Por conta da participação na edição portuguesa tivemos um crescimento de 178%. Esse resultado não é apenas pela nossa qualidade, mas todo o preparatório que recebemos do Sebrae”. 

O Web Summit Rio tem apoio da Invest.Rio | Prefeitura do Rio de Janeiro, do Senac RJ e do Sebrae. 

Prefeitura entrega 1.100 certificados para concludentes do Programa Fortaleza + Futuro

A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta quinta-feira (04/05), no Teatro Municipal São José, 1.100 certificados aos estudantes concludentes dos cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) e conta com mais de 63 cursos em aulas presenciais nas unidades do Senai/CE (Jacarecanga, Parangaba e Barra do Ceará) e Senac/CE (Centro e Aldeota).

A entrega dos certificados foi feita pelo vice-prefeito Élcio Batista, que reforçou a importância da capacitação profissional para o crescimento econômico da população. “O mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais seletivo. Por isso, nós precisamos de políticas públicas para fortalecer a capacitação, a qualificação, inclusive para criar ciclos de aprendizagem e de reaprendizagem. Fortaleza hoje se preocupa com essa questão e trabalha incansavelmente para aumentar as oportunidades”, afirma ele.

O objetivo do Fortaleza + Futuro é beneficiar, até 2024, aproximadamente 9 mil estudantes, que terão acesso à qualificação profissional em eixos como: meio ambiente, saúde, idiomas, gastronomia, produção de alimentos, produção cultural, design, vestuário, informação, comunicação, tecnologia da informação e gestão.

Os cursos são gratuitos e oferecidos para fortalezenses acima de 16 anos, e vão possibilitar a formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. As capacitações são gratuitas, com carga horária entre 16h/a e 160h/a, financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O Fortaleza + Futuro foi implementado no início do ano passado e já capacitou diversos alunos, a exemplo de Matheus Costa, que recebeu o curso do certificado de inglês básico, mas que já participou de diversas capacitações através do programa: “O inglês é o primeiro idioma que eu coloco no currículo, e estou aguardando mais cursos para melhorar ainda mais meu currículo. Eu já fiz cursos na área administrativa, logística e de vendas e pretendo fazer mais para ter mais chances no mercado de trabalho”, conta.

Desenvolvimento econômico
O programa faz parte de uma série de ações da Prefeitura de Fortaleza voltadas para a capacitação e fomento do empreendedorismo na cidade. Além do Fortaleza + Futuro, o município conta com outros projetos como o Nossas Guerreiras, que já contemplou 7,5 mil mulheres com crédito orientado para investirem em seus negócios. Já o programa de capacitação Fortaleza Capacita beneficiou 38 mil pessoas e foi ampliado com a criação de 120 mil novas vagas, em parceria com o Sebrae.

“São muitos cursos, de áreas distintas. Grande parte das pessoas que receberam a capacitação estão empregadas, outra parte delas estão empreendendo. É muito importante ter esses parceiros porque são os melhores no que diz respeito à qualidade do ensino”, afirma Rodrigo Nogueira, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Fortaleza é a capital que mais gerou empregos no último mês de março, com 3,4 mil postos de trabalho novos, além da criação de 55 mil empresas no último ano. O crescimento também foi destacado por Paulo André Holanda, diretor regional do SENAI Ceará, que esteve presente na cerimônia: “Os dados mostram uma crescente no número de empregados formais em Fortaleza. Iniciamos esse convênio com a Prefeitura e também estamos fazendo uma parceria com o Sindicato dos Industriais para absorver essa mão de obra. Nós trabalhamos toda essa cadeia para que, ao sair dos nossos cursos, todos possam ter condições de, no mínimo, estar empregados ou empreendendo”, diz.

Especialista explica os principais benefícios nutritivos da carne de frango

O frango é a ave mais consumida no Brasil pelo seu alto valor nutritivo e a possibilidade de produção em larga escala. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cada brasileiro costuma consumir em média 43 kg de carne de frango por ano. 

“Devido a sua baixa quantidade de gordura se comparado a alguns cortes de carne vermelha e de porco, o frango é considerado uma fonte de proteína mais saudável, sendo chamado até mesmo de ‘carne magra’”, explica a Flaubenia Maria, engenheira de alimentos da Tijuca. 

“Um fator que é preciso levar em consideração ao escolher o frango como fonte proteica é saber se não existe processamento do produto. Na Tijuca, por exemplo, após o frango ser abatido, higienizado e embalado, vai rapidamente para o congelamento ou resfriamento. Assim, preservando o alimento sem risco de contaminação e sem a necessidade de aditivos químicos. Garantindo um melhor valor nutricional”, explica a profissional do ramo alimentício.

Confira abaixo os principais benefícios do consumo da carne de frango:

Rico em proteínas

Entre os três macronutrientes existentes, carboidratos, proteínas e gorduras, a proteína é a mais saciante. A maior densidade da carne de frango, provavelmente é o que causa essa melhoria nos níveis de saciedade. As proteínas atuam diretamente também na reparação, crescimento e construção dos tecidos, constituição das células e composição dos anticorpos do sistema imunológico. Além de serem uma fonte de energia e contribuírem para a produção de fluídos corporais como o leite materno.

Fonte de creatina

O corpo humano produz naturalmente a creatina, no entanto, ela também pode ser obtida a partir de alguns alimentos e suplementos. Produzida a partir dos aminoácidos: arginina, glicina e metionina, a creatina auxilia no melhor desempenho físico, ganho de massa muscular e de força, ajuda na maior resistência dos músculos e na recuperação muscular.

Rica em selênio

O selênio é o mineral encontrado em maior quantidade e concentração na carne de frango. Além de essencial para aumentar os níveis de antioxidantes no sangue, ele também funciona como anti-inflamatória e cardioprotetora no organismo. O selênio auxilia ainda na prevenção do envelhecimento precoce e do câncer, perda de peso, fortalecimento do sistema imunológico, e manter a saúde da tireoide.

Cérebro e coração mais saudáveis

A niacina, também chamada de vitamina B3, contida na carne de frango, é necessária para o bem-estar do cérebro, atuando até mesmo como uma proteção contra o Alzheimer. Já a vitamina B6, também presente no frango, auxilia o corpo a manter os níveis de homocisteína baixos. Quando os níveis desse aminoácido se encontram altos, causam danos aos vasos sanguíneos que podem resultar em problemas cardiovasculares como doença coronariana, infarto cardíaco ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Sobre a Tijuca Alimentos

Empresa cearense com mais de 50 anos de atuação na produção e comercialização de ovos, frangos e queijos no Ceará, Piauí e Maranhão, a Tijuca Alimentos tem como propósito trabalhar para a satisfação de seus clientes. Atualmente, é a única empresa cearense do segmento com abatedouro próprio e, além disso, dispõe de sedes em Fortaleza, Cascavel e Beberibe, onde mantém uma moderna fábrica de rações. Na logística, possui frota própria para transporte dos produtos, garantindo qualidade até chegar à mesa dos clientes.

APAS 2023: Xandô anuncia ampliação nas categorias de lácteos e bebidas

A Xandô, uma das líderes em leites tipo A e sucos integrais, estreia na APAS Show 2023, a maior feira de alimentos e bebidas das Américas, que acontece em São Paulo de 15 a 18 de maio, no Expo Center Norte, apresentando aos visitantes toda a sua expertise e portfólio de produtos. No evento, dará destaque aos produtos lançados no primeiro trimestre deste ano, que expandiram o portfólio da Xandô, como o Suco de Tangerina em embalagem de 1,5L e o Creme de leite fresco Zero Lactose.

“Esperamos o momento oportuno para estrear na Apas e apresentar tudo que há de mais novo na Xandô para o universo do varejo. Somos uma marca 100% nacional, com 40 anos de história e reconhecida pela naturalidade e qualidade dos nossos produtos”, diz Alexandre Wolff, presidente da Xandô.

A Xandô foi a marca que mais cresceu em São Paulo (+58%) em sucos refrigerados e se manteve líder em leites tipo A, com 43% de share em 2022. Comercializou mais de 20 milhões de litros de leite e 15 milhões de litros de sucos e a expectativa para 2023 é crescer 11%. Fechou o ano com crescimento de 29%, dobrou de tamanho nos últimos quatro anos com o aumento da distribuição, inovações e comunicação. Dentre os investimentos previstos para os próximos anos estão o aumento da capacidade fabril, a modernização dos CDs, a capilaridade de distribuição e a visibilidade da marca via comunicação, com verba em torno de R$10 milhões ao ano.

“Desde o ano passado, quando a Xandô completou 40 anos, seguimos em um movimento de expansão e ampliamos a nossa linha de sucos e lácteos para atender a todos que procuram por produtos frescos e com qualidade”, comenta Vivian Ramirez, head de marketing da Xandô. Em 2022, a marca estendeu seu portfólio, inaugurou na categoria de manteigas e retrabalhou todo o seu branding, traduzido na renovação de sua identidade visual.

Com coleção criada pelo artista plástico Mário Sanders, Loja do Bem do Iguatemi Bosque apresenta terceira edição da mostra Render-Ce

Projeto social do Iguatemi Bosque, a Loja do Bem apresentou, nesta quinta-feira (4), a terceira edição da mostra Render-CE. A ação é uma parceria da Loja do Bem com as rendeiras de Aquiraz (Prainha) e a Universidade de Fortaleza, para capacitar, fomentar e dar maior visibilidade ao trabalho realizado pelos artesãos cearenses. Com o tema ‘Ceará em cores e linhas’, a exposição destaca a renda de bilros. A coleção foi criada pelo artista plástico Mário Sanders e desenvolvida por artesãs e alunos da Unifor.

“Durante o desenvolvimento da coleção, me senti realizado, porque é um trabalho que está sendo feito na minha cidade: Aquiraz, na Prainha, juntamente com as rendeiras locais. Também é gratificante porque a minha família tradicional de Aquiraz eram bordadeiras e rendeiras. É um orgulho enorme participar, ter ministrado oficina para as rendeiras e ter tido o contato com elas, onde pude ser levado ao meu passado e a história da minha infância junto a minha avó e mãe em relação às rendas e aos trabalhos manuais. O evento é muito significativo e estou feliz em destacar a ideia do Render-CE e da Loja do Bem, em fazer um projeto de resgate para essa cultura popular pouco difundida, mas ao mesmo tempo importante para a cultura do nosso estado e país”, ressalta o artista plástico Mário Sanders.

Durante o desenvolvimento, o artista criou e ajudou a desenvolver as peças. Ao decorrer de toda a elaboração, os alunos desenhavam e as rendeiras produziam conforme o desenho, com Mário ensinando a técnica dele para ser usada na renda de bilro.

“Para que pudéssemos desenvolver essa nova coleção, fomos tecendo histórias, narrativas entre linhas, cores, memórias afetivas e pertencimento. É uma mistura de várias subjetividades, que conseguimos ver e que ao mesmo tempo nós saímos nos reconhecendo e pertencendo mais a essa cultura e humanidade que é tão forte na nossa arte”, comenta Renata Santiago, professora do curso de Design da Unifor e orientadora do projeto Render-CE.

Mário Sanders também é conhecido pelo seu trabalho como designer gráfico e bordadeiro. Hoje é consolidado um dos principais artistas plásticos do estado, com diversos trabalhos expostos em grandes exposições brasileiras. “Para esta nova edição do Render-CE, Mário foi um artista ímpar, sendo grande responsável por ressignificar o artesanato. Ele sabe da importância cultural de conectar pessoas por meio da arte. O processo de criação foi um elemento a mais para interligar todas as pessoas envolvidas, desde os artesãos, alunos e professores. A participação do Mário foi primordial para a renovação e essência do artesanato cearense”, explica o superintendente do Shopping Iguatemi Bosque, Wellington Oliveira

O Render-CE visa refletir o que há de melhor no povo cearense: garra, generosidade, competência e afeto. “A exposição conta com um trabalho primoroso. Foram semanas idealizando, planejando e refletindo sobre como nossas tradições podem continuar proporcionando boas memórias na mente e no coração das pessoas que irão visitar esta nova edição”, destaca o superintendente.

Loja do Bem

A Loja do Bem nasceu da vontade de ajudar e fazer a diferença na vida das pessoas, no final do ano de 2015. De lá para cá, essa corrente de bondade se tornou ainda mais forte, ampliando seu alcance para tecer novas histórias. O mercado artesanal ganhou um presente: a vitrine do Iguatemi.

O trabalho dos artesãos ganhou visibilidade no principal shopping do Ceará. Ao mesmo tempo, centenas de famílias recuperaram sua principal fonte de renda realizando o papel fundamental de preservar a nossa cultura.

A Loja do Bem é um instituto sem fins lucrativos que ao longo dos anos tem sido incansável em divulgar o artesanato do Ceará, e 100% da renda é revertida para os artesãos. Hoje, a iniciativa do shopping contempla 49 municípios do Ceará e 800 artesãos, ajudando milhares de famílias e possibilitando a cada uma tirar o sustento do próprio trabalho.

Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional da Unifor abrem as inscrições

O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, abriu as inscrições para seus cursos de Mestrado e Doutorado. Há quase 25 anos no mercado, o programa tem conceito 6 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), configurando-se como um dos melhores do país, atraindo estudantes de outros estados em função de sua qualidade. No total, estão em oferta 40 vagas para o Mestrado e 20 para o Doutorado.

As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de junho de 2023, pelo e-mail ppgd@unifor.br, com taxa de R$136,00. Todos os documentos exigidos para a inscrição estão listados, por modalidade de curso, no Edital R Nª 20/2023. No momento da inscrição, o candidato deverá escolher uma das duas áreas de atuação: Direito Constitucional Público e Teoria Política e Direito Constitucional nas Relações Privadas. Os candidatos com inscrições deferidas serão submetidos a duas etapas de seleção: análise curricular e entrevista pessoal/arguição. O resultado final do processo seletivo está previsto para 22 de junho, com início das aulas em agosto de 2023.

De acordo com o coordenador do Programa, professor Rômulo Leitão, a excelência do corpo docente é um dos diferenciais do PPGD/Unifor. “Temos 18 docentes doutores/pós-doutores  qualificados e com experiências em suas áreas de estudo, além de reconhecimento nacional e internacional. Nossos professores e professoras têm forte inserção na pesquisa e extensão, inclusive com parcerias internacionais em países como Portugal, Itália, França e Chile. Sem dúvidas, ao lado do corpo discente, são um dos nossos principais diferenciais”, destaca o coordenador.

Sobre o PPGD

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Unifor está no mercado há 25 anos e tem conceito 6 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), configurando-se como um dos melhores do país, atraindo estudantes de outros estados em função de sua qualidade.

Todo ano o Programa abre as inscrições para Mestrado e Doutorado, em que os candidatos devem escolher uma das duas áreas de concentração: Direito Constitucional Público ou Teoria Política e Direito Constitucional nas Relações Privadas.

Governo destinará R$ 200milhões para complementação do Plano Safra

O valor dos recursos que serão disponibilizados para a complementação do Plano Safra 2022/23, que termina em 30 de junho, será de R$ 200 milhões. O montante deve permitir a equalização de cerca de R$ 8,4 bilhões para aplicação imediata nos programas de financiamento do Moderfrota, em irrigação e demais investimentos e em pré-custeio e custeio. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

De acordo com Fávaro, a medida foi necessária porque o Plano Safra em curso não conseguiu cumprir todas as demandas dos produtores por esse crédito.

“Nós tínhamos investimentos há muito tempo paralisados. Ainda em janeiro, quando o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante assumiu, foram liberados R$ 2.7 bilhões para investimentos, que rapidamente foram tomados, e nós começamos então a busca por complementos orçamentários. Buscamos a complementação de recursos por meio de remanejamento de outros orçamentos para que nós pudéssemos disponibilizar os valores para o Plano Safra”, explicou.

Segundo o ministro, o sucesso da linha de crédito rural dolarizada do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), construída com o Mapa, mostrou a necessidade da alocação de mais recursos para esse tipo especial financiamento. Ele disse ainda que o ajuste foi feito para contemplar os produtores e possibilitar que continuassem fazendo investimentos e se preparando para o pré-custeio até a chegada do novo Plano Safra.

“Com juros de 7,59% ao ano, mais variação cambial em dólar, mais baratos que do Plano Safra, sem comprometer recurso do tesouro, foi uma grande novidade com alta aptidão dos produtores”, avaliou.

(Agência Brasil)

Plantão do Poder Judiciário estadual prossegue normalmente neste domingo

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) informa que o plantão Judiciário já foi plenamente reestabelecido e que ocorre normalmente neste domingo, 07.

Em razão de uma queda no fornecimento de energia elétrica ocorrida, na manhã da ‘ultima sexta-feira, 05, durante manutenção de rotina, o Sistema de Automação da Justiça Eletrônico (e-SAJ) ficou indisponível.

Os atendimentos foram realizados, sem prejuízo, no sábado, por e-mail, conforme previsão na Resolução nº 18/2020, publicada no DJe de 15.10.2020.