Centro Universitário promove a Semana da Enfermagem com atendimento de saúde gratuito à população

Em alusão ao Dia da Enfermagem, celebrado no dia 12 de maio, o Centro Universitário UniFanor Wyden realiza a XI Semana de Enfermagem, com o tema “Sociodiversidade e Enfermagem Inclusiva: Relações Étnico Raciais”. O evento acontece nos dias 16,17 e 18 deste mês, presencialmente no campus Dunas, em Fortaleza. Além dos minicursos, mesas-redondas e palestras, durante todo o mês, acadêmicos e professores do curso atenderão gratuitamente à comunidade em torno da Instituição.

Entre os serviços que serão prestados no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), como parte do Programa de Extensão Programa Bem-Estar, estão o planejamento familiar, pré-natal, prevenção  ginecológica, acompanhamento de crianças de 0 a 5 anos, consultas relacionadas a prevenção da hipertensão e da diabete, vacinas e eletrocardiograma (ECG). Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, de 14h às 17h, os interessados devem agendar o atendimento por telefone: (85) 3052.4865.

Já para quem deseja participar da programação científica, as inscrições podem ser realizadas no link.  Segundo a professora e coordenadora do curso de Enfermagem do UniFanor Wyden, Isabella Campelo, participar de programações científicas e buscar especialização por meio de cursos de pós-graduação são passos fundamentais para o aprimoramento profissional e o fortalecimento dos alunos.

 “A Semana da Enfermagem é um momento de preservação e reconhecimento da profissão, oferecendo oportunidades de compartilhar conhecimentos e experiências com colegas de trabalho. Já os cursos de pós-graduação proporcionaram um aprofundamento nos aspectos teóricos e práticos da enfermagem, capacitando os profissionais a lidar com os desafios contemporâneos da área de forma mais eficiente.” afirma Campelo. 

Na Pós-graduação da Wyden, são mais de 20 cursos disponíveis para o aluno estudar presencialmente, além de 39 no EAD, com a diversidade de assuntos. Na área da saúde, por exemplo, estão disponíveis os cursos de Enfermagem, do trabalho e Gerenciamento de Serviços de Saúde. Além destes, estão abertas as inscrições para as seguintes especializações:  Bases de Gestão, Comportamento Organizacional, Finanças, Planejamento de Carreira, Bases Físicas, Bases Matemáticas, Engenharia Sustentável, Didática entre outros. Para saber mais e fazer inscrições no link https://www.wyden.com.br/pos-graduacao

Serviço: UniFanor Wyden oferece atendimento de saúde gratuito para população. Data: segunda a sexta. Horário: 13h às 17h. Local: Campus Dunas (Rua Antônio Gomes Guimarães, 150, Papicu, Fortaleza)

Reive Barros é o novo conselheiro do Grupo Kroma

Com 45 anos de experiência em grandes empresas do setor elétrico de  geração, transmissão e distribuição, o engenheiro Reive Barros dos Santos passa a fazer parte do quadro de conselheiros da Kroma Energia.

O grupo pernambucano, especialista em eficiência energética na comercialização, gestão e geração solar de eletricidade, atualmente investe R$ 1,7 bilhão no Ceará, na construção de seu novo complexo fotovoltaico no município de Jaguaruana.

Com Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco, Reive já dirigiu projetos na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além de ter passado pela docência na Escola Politécnica de Pernambuco, foi Secretário de Planejamento de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia.

A união que faz a força – Mãe e filha tiram CNH juntas

A dona de casa Tânia Regina e a filha Kézia Cilene estão, juntas, enfrentando o desafio de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria A, para pilotar motocicleta. A ideia partiu de Kézia que resolveu incentivar a mãe a realizarem o sonho juntas. “Surgiu a oportunidade de nos inscrevermos na CNH Popular, conseguimos ser aprovadas e iniciar o processo na mesma autoescola. Isso foi muito bom pois conseguimos ter aulas juntas aos sábados, o que me deu bastante incentivo”, diz a jovem. 

Para Tânia, um desafio novo, mas que não teve medo de enfrentar, pois seria ao lado da filha. “Eu não sabia nem andar de bicicleta e de repente me vejo aprendendo a pilotar moto. Quando ela falou da ideia eu acabei aceitando, pois sou muito parceira da minha filha, temos uma relação de muita amizade e confiança. O que eu mais gosto é de ter momentos ao lado da Kézia e aprender uma coisa nova com ela, é muito gratificante para mim”, conta. 

A dona de casa diz que se espelha na filha que está sempre buscando conquistar novas habilidades e crescer na vida. “Na verdade, o sonho de tirar a CNH é dela, mas os sonhos dela também são os meus. A gente conversa muito e busco apoiá-la sempre no que é certo e no que é bom para o crescimento dela”, disse a mãe orgulhosa. Tânia já realizou o teste prático no Detran e passou. A filha deve realizar o teste ainda este mês de maio. “O maior presente de Dia das Mães que eu poderei receber é ver o sorriso de satisfação e orgulho da minha filha”, finaliza Tânia.


Eliardo Martins, presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs), celebra e incentiva que mães, pais e filhos que também queiram estar juntos no desafio de tirar a habilitação. “Na ordem natural, muitas vezes, são os pais que incentivam os filhos, mas há alguns anos percebemos que essa ordem vem se invertendo e os filhos é que chegam nas autoescolas para matricular a mãe, por exemplo. Isso nos deixa muito orgulhosos porque aprender a dirigir ou pilotar não tem limite de idade. É para todos! E quando os filhos apoiam seus pais, o céu é o limite para eles”, conta Eliardo.