Unifametro e Prefeitura de Maracanaú assinam Protocolo de Intenções de Cooperação que beneficia a comunidade indígena Pitaguary


O Centro Universitário Fametro (Unifametro) assinou no último dia 8 de maio um Protocolo de Intenções de Cooperação com a Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Indígenas do município. Com o protocolo, a instituição passa a atender a comunidade indígena Pitaguary em suas demandas, com foco na sustentabilidade cultural, social e econômica.

Para a comunidade, a Unifametro criou o projeto Diálogos Plurais, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos povos originários – indígenas e quilombolas – fortalecendo a sustentabilidade cultural, social e econômica, além de proporcionar um espaço de atuação para a formação dos alunos da IES a partir do atendimento das demandas deste grupo. Além disso, a instituição também promoverá o incentivo e apoio à Educação, por meio da concessão de bolsas de estudos em graduação e pós-graduação para a população local.

“Na Unifametro, nós temos políticas institucionais voltadas à valorização da diversidade, do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural, e ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial. Com essa base é que queremos colaborar com a comunidade, e com isso apresentar aos nossos alunos um público que necessita de atendimento”, explicou Roberta Mapurunga, coordenadora do Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social (NERS) da IES.

Sobre a Unifametro Maracanaú

Em Maracanaú, a Unifametro oferta 29 cursos, presenciais e remotos, nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnólogo, em um campus com estrutura completa, biblioteca, auditório, refeitório e seis laboratórios bem equipados para oferecer aos estudantes a experiência da teoria na prática. Para mais informações sobre vestibular, inscrições e financiamento sem juros, consulte o site seja.unifametro.edu.br.

Com foco na locação de medidores de umidade de grãos, Loc Solution participa da Bahia Farm Show

 A modalidade de locação de equipamentos  de controle de qualidade de grãos, utilizados no segmento do agronegócio, é um dos diferenciais que a Loc Solution  vai apresentar na Bahia Farm Show, feira de tecnologia agrícola e negócios,  que acontecerá de 6 a 10 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia.

Única empresa brasileira do segmento a oferecer a modalidade de locação, a Loc Solution é detentora da marca Motomco de origem canadense presente há 30 anos no Brasil. Com sede em Curitiba (PR), a empresa atua em todo Brasil, porém mais fortemente nos estados agrícolas como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

“Estamos bastante felizes em participar da Bahia Farm Show, um grande evento que  nos possibilita conectar com o que há de mais inovador no agronegócio, além de fortalecermos a modalidade de locação de equipamentos como um diferencial  na feira”, afirma o Gestor Comercial para a América Latina da Loc Solution, Donlislei Liotto.

A locação de medidores de umidade de grãos tem se mostrado uma opção mais econômica, se comparada aos custos de aquisição e manutenção deste tipo de equipamento. “Tanto é que o número de clientes que procuram pela  locação vem crescendo e tornou-se uma opção assertiva que representa vantagem financeira, além de maior produtividade dos equipamentos e economia de recursos, que pode chegar a 20%  ao ano”, acrescenta Liotto.

Entre as vantagens da locação, ele destaca a qualidade dos medidores de umidade de grãos, os preços mais acessíveis e  o fato do cliente estar sempre trabalhando com equipamentos atualizados. “O cliente fica tranquilo quando loca um equipamento, pois oferecemos toda assistência. Ele não vai precisar se preocupar com  a manutenção para garantir a boa funcionalidade do aparelho, nós fazemos isso para ele”, acrescenta Liotto.

Os equipamentos da Motomco estão locados por grandes tradings comercializadoras de grãos, cerealistas, cooperativas, armazéns e propriedades rurais, as quais atuam nas principais regiões agrícolas.

A Loc Solution mantém também parceria com a Associação dos Produtores de Soja do Estado do Mato Grosso (Aprosoja-MS) e com vários  Laboratório do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), entre eles o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), que estará na feira  orientando o sobre a importância e a legislação acerca do mercado de medidores de umidade de grãos.

Ibametro – De acordo com Cíntia Lima, do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade, a Farm Show será uma oportunidade para o Ibametro apresentar o trabalho de fiscalização de uma forma mais ampla, divulgando e orientando sobre a legislação pertinente e mostrando que a fiscalização não deve ser temida e sim ser mais uma aliada no controle de toda cadeia produtiva  gerando maior  credibilidade.

Segundo Cíntia, a  metrologia legal tem como objetivo principal proteger o consumidor tratando das unidades de medida, métodos e instrumentos de medição, de acordo com as exigências técnicas e legais obrigatórias.

“A medição da umidade de grãos comerciais é de suma importância para a economia baiana, tanto na comercialização no Estado, quanto para a exportação. Cabe ao Ibametro a regulação deste setor através do controle metrológico dos medidores de umidade de grãos, sejam eles homologados ou não, suscetíveis à verificação subsequente compulsória”, afirma Cíntia.

Ela acrescenta que além da verificação  as oficinas permissionárias que reparam os medidores também são fiscalizadas, tendo seu trabalho acompanhado pelo Ibametro e sendo observadas as exigências legais para a atividade.

Ainda conforme Cíntia, os equipamentos disponibilizados pelas Motomco, e também de outras marcas,  facilitam na fiscalização e são utilizados como padrão secundário (método de comparação) onde  se utilizam as amostras padronizadas em laboratório do Ibametro  pelo método da estufa.   

Equipamentos – A  Loc Solution vai expor na Farm Show soluções de alta performance. São equipamentos medidores de umidade de grãos com tecnologia de ponta, maior durabilidade e precisão, além de uma variedade de modelos. O carro chefe  da empresa é o  modelo 999ESi, que além de automático é homologado conforme portaria 47/2022 do  Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Também estarão expostos na feira os modelos 999FBI e 999E.

“O objetivo da Loc Solution é atender  empresas de comercialização de grãos e propriedades rurais que acreditam que a locação de equipamentos é um investimento que pode gerar economia e garantir maior qualidade na safra”,  sintetiza  Liotto.

 Loc Solution: A Loc Solution é uma empresa com sede em Curitiba, detentora da marca Motomco de medidores de umidade dos grãos. A empresa fabrica, comercializa e aluga os equipamentos, sendo referência em várias regiões agrícolas do País. De origem canadense, a marca Motomco é líder nacional no segmento de medidores de umidade de grãos. Mais informações motomco.com.br
ServiçoEvento: Bahia Farm ShowData: 6 a 10 de junho de 2023Local: Luís Eduardo MagalhãesEstande da Loc Solution:  P11

Mais de 3 milhões de crianças sofrem com obesidade mórbida no Brasil

O Ministério da Saúde registra que 3,1 milhões de crianças de até 10 anos têm obesidade mórbida no País. O número é alarmante, tanto que a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) reconhece a obesidade como um problema de saúde pública e que precisa de urgente atenção pois pode gerar graves consequências ao longo da vida do indivíduo como doenças cardíacas e diabetes.

A pediatra e docente do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Eucilene Kassya, explica que a obesidade em crianças e adolescentes é multifatorial. “Ela é influenciada por fatores ambientais, genéticos, epigenéticos, endócrino-metabólicos e comportamentais. Entre eles podemos citar problemas que iniciam ainda na gestação como grande ganho de peso materno durante a gravidez, o tabagismo,  prematuridade, a ausência de amamentação, sedentarismo, disbiose intestinal, privação de sono, exposição a desreguladores endócrinos, dentre outros”, pontua a Dra. Eucilene Kassya. 

Segundo a especialista, por ser multifatorial, a doença exige intervenções integradas de diversos profissionais, incluindo nutricionistas e psicólogos, para deter o avanço do ganho de peso e garantir o pleno desenvolvimento do paciente durante a infância. A pediatra orienta que a melhor forma de tratamento é sempre a prevenção, através de hábitos de vida saudáveis para a família toda, como adoção de dieta balanceada e atividade física. “As brincadeiras ao ar livre, por exemplo, são fundamentais para as crianças se movimentarem ativamente de forma prazerosa, com benefícios à saúde e ao bem-estar. Jogar bola, correr e andar de bicicleta, skate ou patins são ótimas alternativas para manter as crianças em movimento e ainda colaborar com desenvolvimento da parte física e da parte cognitiva”, explica a pediatra.

Reversível

A pediatra faz questão de destacar que a obesidade infantil pode sim ser revertida com o tratamento adequado. “O ideal é procurar um pediatra para avaliar a possibilidade da doença e de suas comorbidades. Muitas vezes será necessário que a criança seja vista também por um nutricionista, por um  educador físico ou mesmo um fisioterapeuta. No caso de distúrbios do comportamento, como compulsão e bulimia, que podem estar associados à obesidade, bem como na presença de depressão, ou autoestima muito comprometida, o psicólogo também será indicado”, orienta.

Alimentação saudável 

A nutricionista e coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Rebeca Antunes Beraldo, destaca que a formação de hábitos alimentares saudáveis, com a existência de rotina alimentar e dieta balanceada desde a infância é de fundamental importância para as crianças. “A alimentação saudável deve começar dentro de casa, com o exemplo dos pais. Atitudes negativas dos pais durante as refeições são fortes preditores de problemas alimentares, principalmente a recusa da alimentação durante a infância”.

Ela explica que adequar os alimentos que a criança deve dar preferência em cada horário do dia é extremamente importante para que ela consiga consumir os diversos nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento adequado, sem cometer excessos. “Criando uma rotina, a criança estará habituada a consumir alimentos mais nutritivos. Na prática funcionaria com o estímulo do consumo de frutas, cereais e leite no horário da manhã; um almoço composto por arroz, feijão, verduras, legumes e carnes magras; um lanche da tarde contendo frutas e leite; um jantar semelhante ao almoço ou uma sopa ou um lanche com alimentos in natura e, caso a criança sinta fome antes de dormir, o consumo de leite e um cereal integral”. 

Para a nutricionista, seguir às refeições favorece que a criança não crie o hábito de ficar “beliscando” ao longo do dia e adquira o hábito de comer alimentos que são considerados como “calorias vazias” como balas, doces, salgadinhos, embutidos e fast foods.

Dia Mundial do Meio Ambiente – MRV&CO investe em iniciativas de sustentabilidade para garantir um futuro melhor para todos

A Semana Nacional do Meio Ambiente acontece na primeira semana de junho, por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no quinto dia do mês. A data, criada pela ONU, se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental e traz espaço para debates sobre o que as empresas têm feito pela causa. De acordo com o estudo ESG na Prática, divulgado no final de 2022 pelo CTE (Centro de Tecnologia de Edificações) e pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), 71% das empresas do setor cumprem ações de ESG, enquanto as outras 29% estão em fase de implementação. 

A MRV&CO, maior plataforma habitacional da América Latina, busca não só mitigar as ações que impactam o meio ambiente, como servir de modelo para outras empresas do setor. Segundo o Gestor Executivo de Sustentabilidade da MRV&CO, José Luiz Esteves da Fonseca, ao compartilhar o caminho de avanços e aprendizados em sustentabilidade do grupo, o objetivo é mobilizar cada vez mais instituições, organizações e pessoas para se envolverem em ações positivas ao meio ambiente. “Assumimos compromissos públicos, ao mesmo tempo em que transpomos nossos muros para chegar mais longe e inspirarmos impactos cada vez mais positivos nas diversas dimensões ESG”, conta o gestor.

Entre as iniciativas já realizadas pelo grupo, estão:

  • Mudanças climáticas: Para cumprir a agenda das mudanças climáticas, a MRV&CO vem evoluindo em práticas, firmando compromissos públicos e adotando metas arrojadas para redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Do total de emissões da companhia em 2022, houve uma redução de 27% em comparação ao ano anterior, sendo 2% deste total de Escopo 1, ou seja, poluentes resultantes diretamente do processo produtivo da empresa, que apresentaram uma redução de 43% em relação a 2021. Com relação às emissões de Escopo 3 (97% das emissões totais), aquelas indiretas, que acontecem ao longo da cadeia de produção das atividades, houve significativa redução de 27% em relação ao ano anterior. Os principais motivadores da queda são a aplicação de métodos construtivos mais eficientes em termos de emissões de GEE, como a parede de concreto e a verticalização da produção de cimento e o envolvimento de fornecedores na adoção de práticas para redução de emissões. 
  • Energia Renovável: Em abril de 2022, foi inaugurada a segunda usina limpa da companhia, na Bahia, com potencial de geração anual de 489,7 MWh; a UFV Arquelau, localizada em Uberaba (MG), foi ligada no final de 2020, e tem potencial de geração anual de energia de 1.125 MWh. Desde 2017, a maioria dos empreendimentos da MRV&CO vem sendo abastecida com sistemas fotovoltaicos, que atendem à demanda de energia das áreas comuns dos condomínios. No último ano, com as usinas limpas em operação efetiva e os projetos de energia dos times de sustentabilidade e Analytics, foram superados R$ 1 milhão em economia nas obras, escritórios e lojas da MRV&CO. Por meio da plataforma Mundo da Casa, os clientes podem aderir ao uso de energia renovável com descontos na conta. Até o final de 2022, foram contabilizados mais de 1.750 contratos ativos, gerando uma economia de mais de R$ 402 mil.
  • Consumo de água: Para elevar a eficiência no uso da água, os empreendimentos MRV&CO contam com recursos e dispositivos que fazem a diferença no dia a dia, como sistemas de descarga dual-flush e redutor de vazão em torneiras; retenção e/ou infiltração de águas pluviais; medição individualizada de água para os clientes e a definição, como meta constante, de redução em 2% ou mais no consumo em relação ao ano anterior.  Além disso, a companhia realiza o reaproveitamento do uso de água nas obras e reuso da água da limpeza das betoneiras para limpeza de equipamentos e pisos, depois de decantação e filtragem das impurezas. Em 2022, por exemplo, as iniciativas de reaproveitamento nas obras propiciaram um volume de reutilização de 722,3 m3 de água. 
  • Gestão de resíduos: A adoção de medidas como alteração do processo construtivo, reaproveitamento de concreto nos canteiros de obra, para peças decorativas, destinação de papel e plástico para reciclagem, opção pela aquisição de materiais mais sustentáveis e a eliminação de copos descartáveis na sede, com adoção de caneca de fibra de coco foram formas que a empresa adotou para reduzir a emissão de resíduos poluentes, contribuindo para uma gestão eficiente de resíduos produzidos.
  • Plantio de árvores: Entre vários fatores condicionantes para as operações da MRV&CO, está o plantio de mudas para compensar a supressão vegetal dos empreendimentos. Por iniciativa própria, são plantadas espécies do bioma local – o que facilita a adaptação e reduz o potencial de impacto por inserção de uma espécie invasora. Desde 2010 até novembro de 2022, já foram plantadas 1.890.201 árvores, o que equivale a 929.517,12 toneladas de CO² removidas da atmosfera. Em 2022, foram 127.974 mudas de árvores plantadas em todo o Brasil para finalidades diversas – do paisagismo à recomposição de áreas de preservação;

Sobre a MRV

Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. Atuando em mais de 165 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal é considera a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. 

Samsung Ocean abre agenda de atividades gratuitas de junho com aulas sobre Inovação, Wearables e mais

O programa de capacitação tecnológica da Samsung, o Samsung Ocean, está com as inscrições abertas para 50 atividades gratuitas com conteúdos sobre diversas áreas da tecnologia. As atividades, que incluem aulas remotas e presenciais nos campi de São Paulo e Manaus, estão abertas para o público geral com idade acima de 18 anos. Além disso, ao concluir as aulas e cursos nos quais se inscreveram, os alunos podem emitir um certificado de participação. As aulas são ministradas por educadores das universidades parceiras do programa: a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Saiba mais abaixo:

Destaques da agenda de atividades gratuitas do Samsung Ocean em junho

As pessoas interessadas em obter conteúdo sobre Inteligência Artificial, Metaverso e a assistente de voz Bixby, poderão participar das aulas remotas marcadas para o início do mês. Já na segunda quinzena, estão previstas aulas também remotas com conteúdos focados em Wearables, User Experience (UX) e Internet das Coisas. Pensados para conferir mais flexibilidade às pessoas com diferentes rotinas, as aulas em formato remoto acontecem em diferentes horários, estando disponíveis nos períodos da manhã, tarde e noite.

Já para os residentes em Manaus, a Trilha de Fabricação Digital acontece presencialmente no campus do Samsung Ocean, localizado na Universidade Estadual do Amazonas. As aulas marcadas para os dias 5, 7, 12 e 14 de junho, das 16h às 18h no horário local, têm foco em eletrônica básica. Além disso, os residentes em São Paulo e interessados em aprender sobre programação, podem se inscrever nas aulas de Linguagem Phyton, que acontecem nos dias 14, 21 e 28 na Universidade de São Paulo (USP). As atividades acontecem a partir das 17h (horário de Brasília).

“O Samsung Ocean tem ofertado cada vez mais atividades sobre os temas mais relevantes dentro do mercado de tecnologia, incluindo Inovação, Internet das Coisas e Wearables. Ao mesmo tempo, trabalhamos para oferecer conteúdo para os mais diversos níveis de conhecimento, tanto para iniciantes, quanto para pessoas interessadas em aprofundar conhecimentos já adquiridos”, afirma Eduardo Conejo, Gerente Sênior de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung. “Para o mês de junho, preparamos cerca de 50 atividades que abordam assuntos diversos. Inteligência Artificial, Programação e Fabricação Digital também são temas contemplados na agenda”.

As atividades do Samsung Ocean são totalmente gratuitas e oferecem certificado de participação. Os interessados podem se inscrever pelo site www.oceanbrasil.com ou pelo aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store.

Abaixo a grade mensal completa do Samsung Ocean:

05/06

– Jornada Backend: Backend com NodeJs e Express (Parte 1)

– Trilha Metaverso: Desenvolvimento de Games com Unity (Parte 1)

– Trilha de Fabricação Digital: Eletrônica Básica para Fabricação Digital (Parte 1)*

– Ocean Innovation Talk: Inovação na Educação e no Trabalho – O impacto da Inteligência Artificial*

06/06

– Trilha Metaverso: Desenvolvimento de Games com Unity (Parte 2)

– Trilha de Inteligência Artficial: Desenvolvimento de ChatBot em Python para Atrações Turísticas*

– Trilha de Inteligência Artificial: Inteligência Artificial e Chats Inteligentes – Introdução**

07/06

– Jornada Backend: Backend com NodeJs e Express (Parte 2)

– Trilha Metaverso: Desenvolvimento de Games com Unity (Parte 3)

– Trilha de Fabricação Digital: Eletrônica Básica para Fabricação Digital (Parte 2)*

– Trilha de Inovação: Gerando valor de produtos e serviços: uma abordagem teórica e prática*

– Trilha de Inovação: Fundamentos de Desenvolvimento de Produtos e Serviços de Base Tecnológica*

– Trilha de Desenvolvimento Ágil: DevOps GIT**

12/06

– Jornada Backend: Laboratório de Backend e Banco de Dados com MongoDB

– Trilha de Desenvolvimento Ágil: Introdução

– Trilha de Fabricação Digital: Eletrônica Básica para Fabricação Digital (Parte 3)*

13/06

– Trilha Bixby: Assistente Virtual de Voz em Bixby – Trazendo Inteligência à Interface

– Trilha UX: Design Thinking – Conceitos e Prática

– Trilha de Inteligência Artificial: Inteligência Artificial e Chats Inteligentes – Introdução**

14/06

– Jornada Backend: Integrando os serviços de backend na nuvem

– Trilha de Fabricação Digital: Eletrônica Básica para Fabricação Digital (Parte 4)*

– Trilha de Programação: Aprendendo a Linguagem Python**

15/06

– Trilha UX: Tópicos em UX para Design de Serviços

19/06

– Trilha IoT: Laboratório de IoT com Arduino

– Ocean Innovation Talk: Inovações no Ensino Tecnológico*

20/06

– Trilha de Inteligência Artficial: Previsão de Séries Temporais

– Trilha UX: Tópicos em UX para AI – Experiências Omnicanal

– Trilha de Inovação: Design Thinking: Desenvolvendo Soluções*

– Trilha de Inovação: Oficina de Prototipação*

– Innovation Colab: Ocean e Bemol Digital*

21/06

– Trilha Wearables: Introdução aos dispositivos Wearables

– Trilha Blockchain: Introdução ao Blockchain*

– Trilha de Programação: Aprendendo a Linguagem Python**

22/06

– Trilha Wearables: Oficina Watch Face Studio: Construção de watch faces com Wear OS 3

– Trilha de Programação: Programação para iniciantes – aprendendo a programar do zero (Parte 1)*

23/06

– Trilha de Programação: Programação para iniciantes – aprendendo a programar do zero (Parte 2)*

26/06

– Trilha IoT: Como construir digital twins?

– Trilha de Programação: Aprendendo a programar em Python (Parte 1)*

– Trilha de Fabricação Digital: Introdução a software de modelagem – Equipamento Corte a Laser- Operação em Máquina CNC (Parte 1)*

27/06

– Trilha de Programação: Aprendendo a programar em Python (Parte 2)*

– Trilha Ágil: Introdução a Modelagem de Sistemas – Caso de Uso*

– Trilha de Inteligência Artificial: Modelos de Regressão do Zero em R (Parte 1)*

28/06

– Trilha Wearables: Watch Face Studio: Construção de watch faces com Wear OS 3*

– Trilha de Programação: Aprendendo a programar em Python (Parte 3)*

– Trilha de Fabricação Digital: Introdução a software de modelagem – Equipamento Corte a Laser- Operação em Máquina CNC (Parte 2)*

– Trilha UX: Encontro UX*

– Trilha de Programação: Aprendendo a Linguagem Python**

29/06

– Trilha Ágil: Introdução a Modelagem de Sistemas – Diagrama de Classe*

– Trilha de Inteligência Artificial: Modelos de Regressão do Zero em R (Parte 2)*

30/06

– Trilha de Fabricação Digital: Introdução a software de modelagem – Equipamento Corte a Laser- Operação em Máquina CNC (Parte 3)*

*Atividades realizadas presencialmente no campus de Manaus.

**Atividades realizadas presencialmente no campus de São Paulo.

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em https://news.samsung.com/br.