Gardel Rolim preside audiência pública sobre ampliação de Novo Ensino Médio em Fortaleza

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim (PDT), presidiu nesta terça-feira (13), audiência pública de seu requerimento para discutir a ampliação do Novo Ensino Médio em Fortaleza.

O debate reuniu representantes do poder público e de instituições de ensino públicas e privadas. 

O presidente da Casa, Gardel Rolim, ressaltou a importância do debate. “O nosso intuito é debater e compreender sobre as questões que envolvem a implementação desse novo formato de ensino que vem sendo discutido em todo o país e impacta os estudantes de Fortaleza. Sabemos que a execução do ensino médio é do Estado, mas o papel do parlamento nesse momento é acompanhar a série de questões que envolvem o tema e a partir daí saber em que ponto a Câmara Municipal de Fortaleza pode propor e auxiliar nesse processo de orientação aos alunos”, destacou o gestor.

O Novo Ensino Médio foi determinado pela Lei nº 13.415, de 2017, com prazo de 5 anos para ser posto em prática. De acordo com a Secretaria da Educação (Seduc), no Ceará, a implementação do novo modelo iniciou de forma gradual, em 2022, com turmas do 1º ano do ensino médio. Em 2023, o modelo começou a ser implementado para as turmas de 1º e 2º anos, com previsão de inclusão das turmas de 3º ano do ensino médio em 2024. 

Em abril deste ano, o  Governo Federal anunciou a suspensão do cronograma nacional de implementação do Novo Ensino Médio, com o objetivo de ampliar as discussões e debates acerca da aplicação dos novos modelos.

EDP realiza ação de limpeza na Praia da Taíba

Dentro da programação do mês do meio ambiente, a UTE-Pecém, unidade da EDP Brasil localizada no Ceará, realizará na próxima sexta-feira, 16, uma ação de limpeza da Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante. 

A expectativa é reunir 160 voluntários dos diversos setores da EDP, alunos e professores da Escola de Educação Básica Professora Alba Herculano Araújo, de São Gonçalo, para coletar resíduos plásticos ao longo da faixa de areia. A ação ambiental deve durar das 7h30 às 11 da manhã.

A EDP assinou, em 2022, os 9 Princípios para o Oceano Sustentável desenvolvidos pelo Pacto Global da ONU, se comprometendo a promover iniciativas que contribuam para a conservação dos oceanos. 

A ONU alerta que 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos a cada ano, prejudicando tanto a vida selvagem quanto as atividades que dependem deles, como a pesca e o turismo.

No último dia 8 de junho foi comemorado o Dia Mundial dos Oceanos. A data foi criada com o objetivo de chamar a atenção da importância dos oceanos para o nosso planeta e conscientizar as pessoas sobre os impactos das ações humanas nesse ecossistema.

AYO Training Gym sediará evento de lançamento do Ironman 70.3 em rooftop

A oitava edição do Ironman 70.3, uma das maiores competições de alto rendimento esportivo do mundo, está se aproximando e será realizada em Fortaleza. Para fornecer detalhes e informações adicionais sobre o evento, um encontro exclusivo para convidados e imprensa está agendado para o dia 15 de junho, no rooftop da AYO Training GYM.

Esse encontro contará com a presença do anfitrião e diretor geral do Ironman Brasil, Carlos Galvão, que compartilhará suas expectativas e revelará as novidades preparadas para a prova. Além disso, serão realizados sorteios de inscrições para a competição, bem como distribuição de free passes para a academia e outros brindes relacionados ao universo esportivo.

A solenidade também terá a participação de representantes da gestão municipal, incluindo o prefeito José Sarto (PDT), o secretário titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Ozires Pontes, e o secretário-executivo da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Erick Vasconcelos. Além disso, o campeão da última edição e do mundial de Ironman na Argentina, José Belarmino, também estará presente no evento.

Sasha Reeves, CEO do Grupo AYO, expressa sua honra como responsável por um espaço que apoia e patrocina diversos atletas, destacando a importância desses eventos para a capital, o esporte e os próprios atletas.

O Ironman 70.3 2023 contará com a participação de mais de 1000 atletas de todo o Brasil, engajados nas modalidades de natação, ciclismo e corrida. Além de promover o esporte, o evento também trará benefícios econômicos para a região. No ano passado, a competição realizada em novembro injetou aproximadamente R$ 11,6 milhões na economia da capital cearense, impulsionando setores como o turismo, a hotelaria e o comércio local.

Unifor e Associação Peter Pan promovem exposição “Meu olhar através do espelho – Daniel Lessa”

A Universidade de Fortaleza recebe, a partir do dia 15 de junho, às 9h, no Centro de Convivência da Unifor, a mostra “Meu olhar através do espelho – Daniel Lessa”. A exposição é resultado do projeto “Realizando Sonhos” da Associação Peter Pan, que, nesta edição, contará com a parceria da Fundação Edson Queiroz para tornar realidade o sonho de Daniel Lessa de exibir seu trabalho em uma exposição de arte. A mostra, que ficará em cartaz até 30 de julho, é formada por 24 desenhos escolhidos pelo próprio artista e alguns cadernos do menino de 15 anos que se encontra em cuidados paliativos, tratando um osteosarcoma no Centro Pediátrico do Câncer (CPC), unidade oncológica do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias).

Desde cedo, o adolescente, nascido em Canindé, demonstrou interesse pela arte. Sempre gostou de dançar, cantar, ler, desenhar e pintar. Daniel conta que seu interesse pelas artes começou desde a infância, no início da fase escolar, com as tarefinhas de colorir. “Eu sempre pedia pra minha mãe e para o meu pai giz de cera, lápis de cor, ganhava das pessoas essas coisas, eu sempre gostei muito, mas eu só comecei a focar e a desenhar mesmo, de uma forma regrada, por assim dizer, e aprender a desenhar bem em 2020, pré-pandemia. Desde então, eu venho produzindo meus desenhos e criando, tanto sobre minha realidade quanto outras coisas”, relata.

Em razão do tratamento contra a doença, diagnosticada em fevereiro de 2022, muitas das atividades que o adolescente gostava de fazer não puderam mais ser realizadas, então Daniel concentrou seu talento nos papéis e telas para expressar seus sentimentos. Recentemente, o jovem expressou seu desejo de ter seu trabalho exposto para a sociedade. “Eu sempre quis muito ter uma exposição das minhas artes, porque ter seu trabalho reconhecido é muito bom. Eu queria que as pessoas vissem do jeito delas, queria ver as várias interpretações, o que uma arte minha podia gerar, por isso, estou muito feliz com essa exposição, por conseguir ter vários olhares e gerar discussões, não só aquelas discussões verbais, mas sim interior nas pessoas”, afirma Daniel.


O desejo do garoto será atendido pela Associação Peter Pan e pela Unifor, que se uniu à entidade nessa missão. “O Programa Realizando Sonhos faz parte de um dos dezesseis programas sociais que a Associação Peter Pan realiza dentro de um dos pilares que é a humanização do tratamento. Durante as consultas do seu tratamento, conversando com a equipe multidisciplinar, o Daniel falou desse interesse dele, que ele tinha alguns trabalhos e esse sonho de fazer uma exposição. A partir dessa informação, entramos em contato com a Unifor e, nessa conversa, foi viabilizada a possibilidade de realizar esse sonho tão especial do Daniel”, detalha Sandra Salgado, gerente de Atividades Sociais e Voluntariado na Associação Peter Pan.

A Fundação Edson Queiroz e a Universidade de Fortaleza, além de trabalhar fortemente no fomento às artes, têm uma atuação expressiva na área de responsabilidade social. Por isso, segundo Thiago Braga, professor e coordenador de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, poder contribuir com a realização do sonho do garoto é motivo de muita alegria para a instituição. “Essa iniciativa alia arte e responsabilidade social, em parceria com a Associação Peter Pan, entidade admirada pelo trabalho formidável que realiza na área da saúde e com a qual a Unifor já mantém uma sólida parceria. Que o talento e a determinação de Daniel nos inspirem a ver o mundo com mais beleza e esperança”, reforça Thiago.

A mãe do adolescente, Josiane Lessa, sempre incentivou e admirou o talento do filho, que, mesmo sem qualquer curso formal, impressionava. Emocionada, ela celebra a realização do sonho do filho, que, segundo conta, tem uma cabeça cheia de sonhos. “É uma alegria muito grande para uma mãe ver isso acontecer, pois, depois de tudo que ele passou e ainda continua passando, parar para poder viver esse momento não tem preço, não tem palavras, é gratificante demais. A realização desse sonho é especial porque veio no momento em que ele mais precisava. É muito difícil para a gente e para o Daniel enfrentar o que ele passa hoje, mas, quando temos um momento como esse, a gente esquece tudo e vai viver só aquele momento, é muito gratificante, muito mesmo. Fico muito feliz e grata por todos que estão fazendo isso por ele”.

Associação Peter Pan

A Associação Peter Pan (APP) nasceu da vontade de amar e de tornar melhor a vida de crianças e adolescentes com câncer. Criada em 1996, a instituição vem transformando o cenário do câncer infantojuvenil no estado do Ceará nesses 27 anos de história, com a colaboração de diversas empresas, doadores e voluntários. Após quatro anos da sua fundação, no ano 2000, a entidade inaugurou o Hospital Dia Peter Pan germinando a semente que hoje é referência no tratamento do câncer infantojuvenil para a sociedade cearense e em outros estados do Norte e Nordeste do Brasil.

Em 2010, a Associação Peter Pan entregou à população o Centro Pediátrico do Câncer ou Hospital Peter Pan, como é carinhosamente conhecido. Em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, o local atende e acolhe milhares de pacientes e seus familiares todos os anos. Atualmente, cerca de 1.100 crianças e adolescentes recebem, mensalmente, assistência e apoio ao tratamento contra o câncer por meio de 16 programas sociais que são desenvolvidos dentro do hospital, oferecendo mais amor, acolhimento e humanização ao tratamento dos pacientes e seus familiares. O Realizando Sonhos é um dos programas sociais da instituição que trabalha buscando realizar os sonhos mais significativos dos pacientes assistidos, que se encontram em Cuidados Paliativos. 

Serviço

Mostra “Meu olhar através do espelho – Daniel Lessa”

Abertura: 15 de junho de 2023

Horário: 9h

Local: Centro de Convivência da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 – Edson  Queiroz)

Período da exposição: 15/06 a 30/07/23

Estácio Ceará comemora 25 anos de excelência e institui a comenda Diamante da Educação

A Estácio completa 25 anos de presença no Estado do Ceará, consolidando-se como uma das principais instituições de ensino superior da região. Para celebrar a data, no próximo dia 16 de junho, às 8h, no campus Centro, atual sede da reitoria, será realizado um café da manhã para compartilhar a trajetória de conquistas da instituição e reconhecer aqueles que fizeram e fazem a diferença na educação cearense.

Nesse contexto, a Estácio Ceará anuncia a entrega da Comenda Diamante da Educação, honraria que reconhece personalidades dedicadas ao desenvolvimento do ensino em diferentes níveis. Nesta primeira edição serão dois homenageados: a secretária da Proteção Social, ex-primeira-dama do Ceará e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Estado, Onélia Santana, e o Professor Jessé de Hollanda Cordeiro, pela relevante contribuição para a história da Estácio Ceará, desde sua fundação e a frente da Direção Acadêmica e da Direção-Geral, de 1998 a 2008.

Para marcar a data, será realizada, a palestra magna “A Educação Brasileira e a Inteligência Artificial” proferida pelo jornalista Pedro Dória. “Teremos uma oportunidade única para discutir os desafios da educação brasileira com um olhar para o futuro, além do papel da tecnologia da informação e comunicação na democratização do acesso e melhoria do ensino. Tenho certeza de que as reflexões e os debates realizados durante o evento serão extremamente importantes para a melhoria da educação em nosso Estado”, explica o reitor da Estácio Ceará, Josué Viana.

O reitor destaca ainda a importância desse marco histórico, que simboliza o compromisso contínuo da instituição com a excelência acadêmica e o desenvolvimento educacional no Ceará. “Reconhecemos a dedicação e o comprometimento dos docentes, discentes, gestores, colaboradores e parceiros da Estácio Ceará, fundamentais para a consolidação da instituição como referência no ensino superior”, comemora.

Sobre a Estácio Ceará

A Estácio Ceará tem se consolidado como líder em Fortaleza, com três campi localizados no Centro, Via Corpus e Parangaba. A instituição continua crescendo nos cursos das áreas de saúde, tecnologia da informação e engenharias, buscando fortalecer sua posição de destaque nessas áreas. Além disso, a Instituição tem se dedicado ao crescimento orgânico de seus campi fora da sede, em Quixadá e Iguatu, unidades de ensino vinculadas ao Instituto de Educação Médica – IDOMED. Com mais de 18 mil alunos, e 200 docentes, a instituição oferece atualmente 36 cursos de graduação na modalidade presencial, além dos cursos de graduação e pós-graduação em outros formatos de ensino que se adéquam aos diferentes perfis de estudantes.

Ao longo dos seus 25 anos de história, Estácio Ceará tem contribuído com o desenvolvimento do Estado por meio de diversas ações sociais disponibilizadas à sociedade cearense, além da formação de mais de 30 mil novos profissionais.

SERVIÇO

Estácio Ceará – 25 anos

Data: 16 de junho (sexta-feira)

Horário: 8h

Endereço: Estácio Ceará – Unidade Centro (Avenida Duque de Caxias, 101).

Parada pela Diversidade Sexual acontece dia 25 de junho em Fortaleza e reivindica políticas públicas para população LGBTI+

Acontece em 25 de junho, um domingo, a Parada pela Diversidade Sexual deste ano do Ceará. Maior evento do tipo no estado, a marcha chega à 22ª edição e vai ocupar a avenida Beira Mar, em Fortaleza, com muita cor, música, celebração da vida e ativismo político. A programação é completamente gratuita e aberta a todas, todos e todes. A expectativa é de reunir até 1 milhão de pessoas.

Em 2023, a Parada tem o tema “Vraaahh!!! Todes nas lutas por políticas públicas: por quem se foi, por quem está e por quem virá!”. A pauta foi construída a partir de debates com movimentos LGBTI+ cearenses e reflete sobre a necessidade da implementação de programas e abordagens específicos voltados às populações de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e diversas outras identidades de gênero e orientações sexuais.

“Pessoas LGBTI+ têm demandas que exigem do poder público abordagens mais humanizadas. Não dá pra olhar para uma travesti negra da mesma forma que se olha para uma mulher cisgênera branca. São realidades muito diferentes. É preciso promover equidade nos acessos e qualificar os serviços. Porque nós não queremos apenas estar vivas. Queremos dignidade! E qualidade de vida só se conquista com política pública especializada no que nós necessitamos”, afirma Dary Bezerra, que preside o Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), entidade organizadora da Parada.

O tema deste ano está alinhado ao da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, a maior mundo e que reuniu no último domingo (11/6) cerca de quatro milhões de pessoas discutindo “Políticas Públicas para LGBT+: queremos por inteiro e não pela metade”. No Ceará, a programação detalhada da marcha será divulgada nos próximos dias, tão logo os últimos detalhes de logística sejam definidos com a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado.

“Historicamente, a pauta das pessoas e dos movimentos LGBTI+ foi reduzida ao HIV/aids e à hormonização. Mas nós somos muito mais do que isso! Quando reivindicamos políticas públicas para nós, estamos falando do combate ao bullying na escola, que nos retira a educação; estamos falando de políticas afirmativas para ingresso e permanência no ensino superior, que nos garante formação qualificada; estamos falando da empregabilidade, que nos assegura independência financeira; estamos falando de direito à moradia, que nos afasta da situação de rua etc. O corpo LGBTI+ tem tantas necessidades quanto qualquer outro. E essas necessidades precisam ser supridas”, complementa a diretora do Grab, Labelle Silva.

Com esse suprimento, diminuem-se as diversas situações de vulnerabilidade às quais populações LGBTI+ estão expostas. Garantir direitos é uma forma de tirar o Ceará das primeiras posições do ranking dos estados brasileiros que mais matam pessoas trans e travestis. Dossiê elaborado pela Rede Trans aponta: “em números absolutos, Ceará foi o estado com mais registros de assassinatos em relação à população trans no ano de 2022, com 11 registros”. Já estudo da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) denuncia a ocorrência de 131 assassinatos em todo o Brasil somente no ano passado e 1.864 casos desde 2008.

“É por isso que o tema deste ano faz referência às pessoas LGBTI+ que já morreram, as que estão vivas e as que ainda virão! A ancestralidade nos trouxe até aqui e nós estamos pavimentando hoje o caminho para a garantia de promoção e proteção da cidadania das LGBTI+ do futuro. É isso o que o Grab faz desde 1999, quando começou a promover a marcha: construir um futuro possível e no qual nós estejamos vivas, nas ruas e com dignidade”, finaliza a diretora do Grab, Dediane Souza.

Alê Prates abre programação do Café com RH 2023

Nesta quinta-feira (15), o educador executivo Alê Prates, que já desenvolveu pessoalmente mais de cinco mil líderes de grandes corporações do Brasil, fará a palestra de abertura da 15ª edição do Café com RH, realizado pela Unimed Fortaleza, no Teatro Riomar Fortaleza. Apaixonado por engajamento, liderança e resultados, Prates falará sobre “A importância das lideranças na promoção da saúde mental: Como criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo”. 

“Terei a alegria de abrir este evento que já está no calendário anual do Ceará, e a minha missão será chamar a atenção dos líderes para algo muito importante, que é a falta de saúde mental que tem provocado uma perda de faturamento gigante anualmente nas empresas. Se as lideranças não investem tempo, energia e dinheiro na construção de um ambiente emocionalmente saudável, irão perder dinheiro, os seus melhores talentos, desempenho e resultados”, antecipa Prates, fundador da E3, Escola de Educação Executiva, com sede em São Paulo. 

Alê Prates é embaixador da Amar.elo Saúde Mental, startup que implementa programas de bem-estar emocional dentro do ambiente corporativo, e que neste ano é uma das patrocinadoras do Café com RH. 

“Estaremos presentes neste evento que terá um conteúdo valioso para as lideranças do nosso estado, apresentando também as nossas soluções para que o ambiente corporativo de cada empresa deste país seja emocionalmente saudável. Já passou da hora de normalizar o diálogo sobre adoecimento e transtornos mentais e nossa missão é fazer com que seja tão comum dizer ‘vou ao terapeuta’ como é dizer ‘vou ao dentista’”, afirma Lorena Soares, CEO da Amar.elo Saúde Mental. 

Mais sobre o Café com RH

O evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 15 de junho, no Teatro RioMar Fortaleza, e promete reunir grandes nomes do cenário da Gestão de Pessoas e de Negócios para discutir as tendências e melhores práticas de mercado. 

Além da participação de Alê Prates, a programação contará com a presença de mais palestrantes renomados, como especialista em employer branding Caio Infante e a jornalista Giuliana Morrone.

Entre os temas abordados, destacam-se a capacitação de liderança, saúde emocional dentro das empresas, futuro do trabalho, construção de uma marca empregadora, importância das pessoas no sucesso do cliente e ESG (Environmental, Social and Governance).

Os ingressos podem ser adquiridos no site bit.ly/cafecomrh2023 ou na bilheteria física do Teatro, que fica no piso L3 do Shopping RioMar Fortaleza. O valor é R$ 290 e os clientes Unimed Fortaleza tem 50% de desconto.

O Café com RH tem patrocínio da Amarelo Saúde Mental, apoio da Indaiá, Puro Açaí, Mercadinhos São Luiz, Nosso Meio e Teatro RioMar Fortaleza, com realização da Unimed Fortaleza.

Serviço:

Café com RH 2023 – Unimed Fortaleza

Data: 15 de junho, quinta-feira

Horário: 8h às 17h30

Local: Teatro RioMar – L3 do Shopping RioMar Fortaleza

Endereço: R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu, Fortaleza – CE, 60175-055

Ingresso: Bilheteria do Teatro RioMar ou por meio link bit.ly/cafecomrh2023

Sebrae-CE inicia implantação de programa para ampliar a visão estratégica dos gestores


O Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae-CE) está iniciando a implantação do Programa de Gestão Avançada (PGA) em suas unidades, com o objetivo de ampliar a visão estratégica dos gestores. A aula inaugural para as lideranças será realizada nesta terça-feira, dia 13, em Fortaleza. O trabalho está sendo realizado com o apoio de Roseanne Pimentel, consultora credenciada pelo Sebrae Nacional para ministrar o programa de desenvolvimento empresarial.

“O grande ganho do PGA é trabalhar a questão da gestão estratégica por indicadores, permitindo que os participantes avancem do nível operacional para o nível estratégico da empresa, abrangendo as quatro principais áreas de gestão: finanças, mercado, marketing, pessoas e processos”, descreve Mônica Arruda, articuladora da Escola de Negócios do Sebrae-CE e gestora estadual do Sebrae Delas.

Gestão por resultados

“O PGA é destinado preferencialmente a empresas consolidadas e em expansão, com mais de dois anos de atuação e pelo menos 20 colaboradores. Empresas que possuem estrutura operacional e gerencial desenvolvida, mas que necessitam de novos modelos de gestão e têm uma visão voltada para a gestão por resultados, podem se beneficiar do programa”, explica a consultora Roseanne Pimentel.

Os benefícios propostos pelo PGA incluem o aumento da lucratividade, a redução da inadimplência, o aumento do giro do estoque, o crescimento do faturamento, a redução do endividamento e o aumento da produtividade dos funcionários. “Esses indicadores são fatores-chave em qualquer empresa, e o PGA tem o objetivo de aprimorá-los, adaptando-se aos diferentes formatos de negócio”, observa Roseanne Pimentel.

“O grande diferencial do PGA é unir o que é mais importante na capacitação, que é a participação ativa do empresário, que recebe uma abordagem conceitual abrangente sobre as áreas da gestão, de acordo com as práticas mais atualizadas do mercado. Com isso, temos um programa impactante, que combina consultoria e capacitação voltada para empresários em nível estratégico”, acrescenta Mônica Arruda, articuladora da Escola de Negócios do Sebrae-CE.

Após iniciar a implantação em Fortaleza, a unidade do Sebrae em Sobral também dará início ao trabalho com o PGA no dia 2 de agosto.

Sine Municipal oferta 1.284 vagas de trabalho em Fortaleza

O Sine Municipal está disponibilizando 1.284 vagas de trabalho em Fortaleza, incluindo Pessoas com Deficiência (PcD) e reabilitados pelo INSS. Confira a lista das principais oportunidades de emprego:

Teleoperador (420)
Recepcionista (120)
Vendedor (108)
Operador de caixa (50)
Entrevistador de campo (40)
Motorista (38)
Cumim (37)
Pedreiro (34)
Auxiliar de limpeza (29)
Encarregado de açougue (20)

Vale ressaltar que todas essas oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento.

Atendimento Sine Municipal
A Prefeitura de Fortaleza realiza atendimento presencial em todas as unidades do Sine Municipal, localizadas nos bairros Aldeota, Parquelândia, Otávio Bonfim e Siqueira. Estão sendo disponibilizados os serviços de busca de vagas de emprego e habilitação para o seguro-desemprego. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico também disponibiliza atendimento remoto pelo e-mail sinemunicipal@sde.fortaleza.ce.gov.br, pelo telefone (85) 3105-3712 e pelo WhatsApp (85) 9 8513-4385 (não recebe ligações).

Por meio dos canais de atendimento é possível ter acesso a todas as informações necessárias sobre os benefícios ofertados pelo Sine Municipal, consultoria para elaboração de currículo, assim como prazos, documentações e formas de acesso aos serviços on-line. O trabalhador poderá conversar diretamente com um atendente, enviar documentação e realizar o cadastro do seguro-desemprego no sistema. Já o empregador pode contactar o Sine de Fortaleza por meio do WhatsApp (85) 9 8970-3532 (não recebe ligações) para ofertar vagas de trabalho.

Atendimento Sine Fácil
Para quem deseja consultar ou se cadastrar nas vagas de trabalho sem sair de casa, o Sistema Nacional do Emprego (Sine), gerido pelo Governo Federal, oferece o aplicativo Sine Fácil (disponível para Android e iOS). No App, o trabalhador encontra informações sobre benefícios, exigências, valor do salário, localidade e tipo de contratação.

Serviço:
Sine Municipal de Fortaleza
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
E-mail: sinemunicipal@sde.fortaleza.ce.gov.br
Canal do Desenvolvimento Econômico (https://desenvolvimentoeconomico.fortaleza.ce.gov.br/)

Telefones: (85) 3105-3712 / WhatsApp (85) 9 8513-4385 (não recebe ligações)
Sine Municipal Otávio Bonfim – Avenida Bezerra de Menezes, 459
Sine Municipal Parquelândia – Avenida Jovita Feitosa, 1264
Sine Municipal Siqueira – Avenida Augusto dos Anjos, 2466
Sine Municipal Aldeota – Avenida Santos Dumont, 2500 – Loja 17 (esquina com rua Tibúrcio Cavalcante)

Estácio Ceará comemora 25 anos de excelência e institui a comenda Diamante da Educação

Nesta primeira edição, duas personalidades serão homenageadas: a secretária da Proteção Social, ex-primeira-dama do Ceará e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Estado, Onélia Santana, e o Professor Jessé de Hollanda Cordeiro, um dos fundadores da Estácio Ceará.

A Estácio completa 25 anos de presença no Estado do Ceará, consolidando-se como uma das principais instituições de ensino superior da região. Para celebrar a data, no próximo dia 16 de junho, às 8h, no campus Centro, atual sede da reitoria, será realizado um café da manhã para compartilhar a trajetória de conquistas da instituição e reconhecer aqueles que fizeram e fazem a diferença na educação cearense.

Nesse contexto, a Estácio Ceará anuncia a entrega da Comenda Diamante da Educação, honraria que reconhece personalidades dedicadas ao desenvolvimento do ensino em diferentes níveis. Nesta primeira edição serão dois homenageados:  a secretária da Proteção Social, ex-primeira-dama do Ceará e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Estado, Onélia Santana, e o Professor Jessé de Hollanda Cordeiro, pela relevante contribuição para a história da Estácio Ceará, desde sua fundação e a frente da Direção Acadêmica e da Direção Geral, de 1998 a 2008.

Para marcar a data, será realizada, a palestra magna “A Educação Brasileira e a Inteligência Artificial” proferida pelo jornalista Pedro Doria. “Teremos uma oportunidade única para discutir os desafios da educação brasileira com um olhar para o futuro, além do papel da tecnologia da informação e comunicação na democratização do acesso e melhoria do ensino. Tenho certeza de que as reflexões e os debates realizados durante o evento serão extremamente importantes para a melhoria da educação em nosso Estado”, explica o reitor da Estácio Ceará, Josué Viana.

O reitor destaca ainda a importância desse marco histórico, que simboliza o compromisso contínuo da instituição com a excelência acadêmica e o desenvolvimento educacional no Ceará. “Reconhecemos a dedicação e o comprometimento dos docentes, discentes, gestores, colaboradores e parceiros da Estácio Ceará, que são fundamentais para a consolidação da instituição como referência no ensino superior”, comemora.

Sobre a Estácio Ceará
A Estácio Ceará tem se consolidado como líder em Fortaleza, com três campi localizados no Centro, Via Corpus e Parangaba. A instituição continua crescendo nos cursos das áreas de saúde, tecnologia da informação e engenharias, buscando fortalecer sua posição de destaque nessas áreas. Além disso, a Instituição tem se dedicado ao crescimento orgânico de seus campi fora da sede, em Quixadá e Iguatu, unidades de ensino vinculadas ao Instituto de Educação Médica – IDOMED. Com mais de 18 mil alunos, e 200 docentes, a instituição oferece atualmente 36 cursos de graduação na modalidade presencial, além dos cursos de graduação e pós-graduação em outros formatos de ensino que se adequam aos diferentes perfis de estudantes.

Ao longo dos seus 25 anos de história, Estácio Ceará tem contribuído com o desenvolvimento do Estado por meio de diversas ações sociais disponibilizadas à sociedade cearense, além da formação de mais de 30 mil novos profissionais.

SERVIÇO
Estácio Ceará – 25 anos
Data: 16 de junho (sexta-feira)
Horário: 8h
Endereço: Estácio Ceará – Unidade Centro (Avenida Duque de Caxias, 101).