Tijuca Alimentos participa da PEC Nordeste, maior feira agropecuária da região

A Tijuca Alimentos, empresa cearense produtora de queijos, ovos e cortes de frango, está participando do estande da Associação Cearense de Avicultura, a ACEAV, na PEC Nordeste, maior feira agropecuária do Norte e Nordeste. O evento iniciou nesta quinta-feira (15) e continua até o dia 17 de junho, no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará. 

A participação da Tijuca está acontecendo com demonstrativos de ovos e suas diferenciações, desde os caipiras e brancos, até os enriquecidos com selênio, além da degustação de omeletes com ovo e queijo coalho. 

Sobre a Tijuca Alimentos

Empresa cearense com mais de 50 anos de atuação na produção e comercialização de ovos, frangos e queijos no Ceará, Piauí e Maranhão, a Tijuca Alimentos tem como propósito trabalhar para a satisfação de seus clientes. Atualmente, é a única empresa cearense do segmento com abatedouro próprio e, além disso, dispõe de sedes em Fortaleza, Cascavel e Beberibe, onde mantém uma moderna fábrica de rações. Na logística, possui frota própria para transporte dos produtos, garantindo qualidade até chegar à mesa dos clientes.

Cufa, Frente Nacional Antirracista (FNA) e deputados fazem história e lançam a Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania dos seus Moradores, em um plenário da Câmara dos Deputados lotado 

Em uma noite histórica, onde o plenário da Câmara dos Deputados recebeu mais de 200 deputados e outras pessoas, em sua maioria moradores de favelas, a Central Única das Favelas (Cufa) e a Frente Nacional Antirracista (FNA), juntamente com os deputados, lançaram oficialmente a Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania dos seus Moradores. 

O evento ocorreu na última quarta-feira (14) e também contou com presença de mais de 15 ministros, como Ana Moser (Esporte), Anielle Franco (Igualdade Racial), Margareth Menezes (Cultura), Silvio Almeida (Direitos Humanos), Simone Tebet (Planejamento) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas), que também fizeram fala. Além dos deputados, entre eles o presidente da Frente no Congresso Washington Quaquá e um de seus idealizadores Lindbergh Farias, empresários, lideranças de favela e membros da Cufa, representados pelo conselheiro Preto Zezé e pela atual presidente nacional Kalyne Lima.

“Tenho muito orgulho de fazer parte de uma organização que me ensinou e pautou toda a minha história na coletividade. Eu não tenho dúvidas que isso aqui é um marco na história do país, a favela nunca se viu tão empoderada e tão pertencente a um espaço de construção política como nesse momento. Cada homem, mulher, criança, idoso, dos territórios que atuamos, independente se o identifica como favela, periferia, comunidade, quebrada ou vila, todos nós e todas nós estamos prontos para construir uma política mais participativa, mais inclusiva e com mais justiça social”, disse a presidente nacional da Cufa, Kalyne Lima.

Juntamente com a ministra da cultura Margareth Menezes, Preto Zezé anunciou uma parceria da Cufa, do Ministério da Cultura (MinC) e da Vale, para fomentar a cultura das favelas de todo o Brasil, expandindo incentivo para os moradores que atuam no ramo e, muitas vezes, não possuem acesso a editais, entre outros processos burocráticos.

“Tem muita gente produzindo coisas boas e intensas nas favelas do país, mas que não possui CNPJ e não tem acesso aos editais do MinC. Então é preciso produzir outras dinâmicas de participação e de acesso a políticas públicas para essa gente e não só para os mesmos. Portanto, sugerimos à Ministra Margareth que fosse feita uma grande mobilização nas favelas do Brasil, a fim de descentralizar os recursos. Com isso, o MinC vai lançar um edital, em parceria conosco e com a Vale, que vai viabilizar recursos e incentivos para que esses produtores culturais das favelas brasileiras, sobretudo os de fora do eixo Sul e Sudeste, sejam contemplados com recursos e, portanto, tenham sua arte e seu trabalho reconhecidos, mesmo não transitando nos principais fóruns”, explicou Preto Zezé.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania dos seus Moradores no Congresso, o deputado federal Washington Quaquá, acredita que o Estado deve ter presença permanente nas favelas, desenvolvendo as políticas públicas necessárias nesses territórios. “A favela não pode ser vista pela política só como um manancial de voto ‘eu vou lá pedir voto, e vou embora’. Não. A favela tem que ser um local onde a política vai lá, instala a política pública e, então, transforma a vida do povo brasileiro”, explicou o deputado federal Washington Quaquá.

Além das falas das autoridades, a cerimônia também contou com desfile dos vencedores do Top Cufa, evento de moda promovido pela instituição, e uma apresentação do rapper Augusto Metralha. A emoção ficou por conta do público que, no intervalo da fala de cada autoridade, entoou famosas músicas, sobretudo de funk, que falam sobre a realidade da favela e seus moradores. 

Sobre a Cufa
Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (Cufa) promove atividades nas áreas de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, utilizando ferramentas como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, entre outros. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop por meio de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates e seminários, promovendo a integração e inclusão social.

Entre os principais projetos da instituição destacam-se o Hutúz Rap Festival, maior evento de hip-hop da América Latina, a LIBRA, Liga Internacional de Basquete de Rua, e a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do mundo.

Durante a pandemia do Covid-19, a Cufa utilizou sua capilaridade para conectar a favela e amenizar ao máximo as dificuldades que os moradores de favela enfrentam. Com o programa Mães da Favela, a instituição entregou cestas básicas e chips com internet gratuita por 6 meses, garantindo assim uma segurança alimentar maior e a educação de muitas crianças, que precisavam migrar para as aulas online. Os benefícios são direcionados às mulheres das favelas, que chefiam os seus lares. Por seu conhecimento sobre esses territórios, a Cufa entendeu que ao apoiar essas mulheres, era possível criar uma rede de proteção muito maior e com isso o projeto já atendeu a mais de 6 milhões de pessoas.

Programa Corredores Digitais lança edital 2023 para selecionar novas startups

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) abriu as inscrições para a edição 2023 do Programa Corredores Digitais. Nessa primeira fase, serão contempladas duas modalidades: Negócios Inovadores de Impacto e Habilitação de Ambientes de Inovação.

Uma das grandes novidades deste ano é a criação de uma trilha de aceleração exclusiva para negócios de impacto socioambiental: a Jornada Bora Impactar. Serão selecionados até 20 projetos com o objetivo final de impulsionar o desempenho de negócios inovadores de impacto que procurem solucionar questões socioambientais por meio da tecnologia.

“Esse é o início de uma nova etapa do Corredores Digitais que demonstra a maturidade de um programa que há 12 anos trabalha para fomentar o empreendedorismo em nosso Estado. Estamos ampliando as atividades para contribuir ainda mais para o desenvolvimento de uma mentalidade inovadora capaz de tracionar novos negócios que realmente sejam capazes de mudar a vida dos cearenses”, destaca a secretária da Secitece, Sandra Monteiro.

A iniciativa é realizada em parceria com a “Coalizão pelo Impacto”, uma iniciativa nacional por mais e melhores negócios de impacto correalizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), e seus correalizadores, que tem como objetivo potencializar ecossistemas locais junto a organizações dinamizadoras que apoiam empreendedores de impacto.

Os empreendedores de negócios de impacto podem acessar o edital e inscrever-se até o dia 26 de junho para a Jornada Bora Impactar por meio do site corredoresdigitais.info.

Ambientes de Inovação

Agora, além da seleção de startups, o Corredores Digitais também irá formar uma rede de atuação protagonista no desenvolvimento de novos negócios. A ideia é fortalecer o desenvolvimento do ecossistema cearense regional de inovação, por meio da habilitação de Ambientes de Inovação.

Serão habilitados até 28 ambientes, de todo o Ceará, para apoiar as startups que serão selecionadas posteriormente para participar da Jornada Bora Criar. A iniciativa visa mobilizar, habilitar e qualificar os ambientes de inovação.

A Jornada Bora Criar tem como objetivo apoiar projetos em estágio inicial que precisam validar problemas e desenvolver um Produto Mínimo Viável (MVP) e irá contemplar outros 140 projetos, proporcionando oportunidade para empreendedores iniciantes testarem suas ideias no mercado e receberem suporte para o desenvolvimento de seus negócios.

Cada ambiente de inovação habilitado receberá uma qualificação de 40 horas, acesso a consultoria e metodologia para realizar o suporte de 5 a 10 startups que serão encaminhadas pelo programa.

Sobre o Corredores Digitais

O Corredores Digitais é um Hub de Inovação do Governo do Ceará, realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, que promove o desenvolvimento de negócios do começo à geração de seus resultados.

Apoia empreendedores com startups em várias fases de maturidade, levando conteúdo prático de qualidade e atual, além de possibilitar conexões. Também oferece acesso a benefícios, tais como mentorias, vantagens de empresas parceiras, serviços individualizados, capacitação e networking.

Com o projeto Futuros Líderes da Inovação, em parceria com a Seduc, o programa também investe no fomento dos próximos agentes de inovação cearenses, por meio da formação de professores do ensino médio, tornando-os aptos a ministrarem uma disciplina de Gestão de Startups nas escolas profissionalizantes do Estado do Ceará.

Prefeitura lança novo edital de energia limpa para escolas e creches de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta terça-feira (13/06), o edital de concorrência pública internacional para contratação de parceria público-privada, na modalidade de concessão administrativa, para implantação, gestão, operação e manutenção de projetos de eficiência energética para escolas e creches da Secretaria Municipal da Educação (SME), com prazo de 25 anos.

Confira o Edital na íntegra (https://compras.sepog.fortaleza.ce.gov.br/publico/detalhe-licitacao.asp?id=1905&fonte=Novo)

Poderão participar os interessados que atendam aos critérios previstos no Edital, devendo entregar os envelopes com a documentação de credenciamento e garantia da proposta, proposta de valores e de habilitação, até dia 1º de agosto de 2023, às 9h15, na sede da Central de Licitações de Fortaleza (CLFOR) (Avenida Heráclito Graça, 750 – Centro).

A iniciativa do projeto para as unidades ensino foi estruturada no âmbito de Procedimento de Manifestação de Interesse, instituído pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, por meio da Coordenadoria de Fomento à Parceria Público-Privada (PPPFor), com a proposição de um conceito inovador e sustentável, objetivando a redução de despesas fixas da Prefeitura. Para atender os encargos relacionados ao Projeto, estimou-se um CAPEX de aproximadamente R$ 52 milhões, a ser investido pelo setor privado.

“A Prefeitura visa otimizar os custos, promovendo a eficientização energética por meio da substituição de lâmpadas e equipamentos e, também, a produção de energia para esses equipamentos por meio da matriz solar. Outro aspecto importante é a possibilidade de garantir o valor a ser pago pelo Município referente ao custo de energia consumida nas escolas e creches, considerando os expressivos reajustes do valor da tarifa nos últimos anos. Busca-se ainda servir de exemplo para outros entes públicos, que devem buscar alternativas sustentáveis”, pontua o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

O modelo de operação será o de geração distribuída, com implantação de sete usinas fotovoltaicas e instalação de placa solar em oito escolas a título educativo, e representará uma economia estimada de 19,8% para o poder público, absorvendo o consumo de 468 unidades, equivalente a uma economia total R$ 38,4 milhões ao longo, ao longo tempo de contrato.

No processo de licitação, vence quem apresentar o menor valor de contraprestação mensal máxima e há a previsão de um verificador independente para apoiar o poder concedente (Município) na aferição de indicadores de desempenho da empresa contratada, ao longo do período de concessão.

Para a secretária da Educação, Dalila Saldanha, esta ação é reflexo de um trabalho contínuo em inovação na gestão pública. “Nossas escolas e creches vão receber mais um projeto com benefícios ambientais relevantes para todos. Esta é uma solução sustentável, tendência hoje no que se refere à utilização de recursos renováveis. A gente espera que as unidades da Rede Municipal tenham ótimos resultados com esta iniciativa”, revela.

Azilados celebra 15 anos com série de marcos históricos nas redes sociais


O Azilados – Casa de Sanduíches, iniciou as comemorações aos seus 15 anos de existência. Para celebrar essa jornada de sucesso e agradecer aos seus clientes fiéis, a empresa iniciou uma série de postagens em seu perfil do Instagram, compartilhando marcos históricos e momentos memoráveis ao longo de sua trajetória.

Toda quinta-feira, o perfil do Azilados no Instagram se transforma em uma verdadeira cápsula do tempo, relembrando histórias emocionantes e divertidas da equipe e dos clientes que fazem parte dessa trajetória. A série de postagens visa trazer à tona lembranças e celebrar os momentos que moldaram a empresa ao longo desses 15 anos.

Os episódios contam como surgiu a primeira loja do Azilados em 2011 e porque recebeu esse nome . Além disso, falam sobre o conceito de “15 minutos ou grátis”, estratégia que garantiu que os clientes recebessem seus pedidos em até 15 minutos, ou então, o lanche seria de graça. A proposta rapidamente conquistou os cearenses e se tornou um dos diferenciais marcantes do Azilados. E o público terá, ainda, a oportunidade de relembrar momentos como o primeiro réveillon realizado na loja, a entrega de um lanche em um bote, o sequestro de um entregador e o show do David Guetta.

A sequência de postagens do Azilados promete continuar a surpreender e emocionar os seguidores a cada nova quinta-feira, oferecendo uma viagem no tempo com os momentos marcantes da empresa. Os clientes e entusiastas podem esperar por histórias inspiradoras, curiosidades fascinantes que capturam a essência do Azilados ao longo desses 15 anos de sucesso.

Mestrado em Ciências Médicas na Unifor: Últimos dias para se inscrever

Direcionado a profissionais graduados em Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, as inscrições para o mestrado em Ciências Médicas na Unifor estão abertas até o fim desta semana (16). No total, estão em oferta 25 vagas para os profissionais que desejam agregar conhecimentos e habilidades relacionados à competência e criatividade do conhecimento científico na área. As inscrições podem ser feitas até 16 de junho de 2023, pelo formulário online. Os documentos listados no edital devem ser enviados por email para ppgcm@unifor.br. O valor da taxa é de R$136. 

De acordo com a coordenadora do curso, a profa. Danielle Malta, um dos diferenciais do mestrado em Ciências Médicas da Unifor é possibilitar aos alunos o desenvolvimento dos aspectos teóricos e práticos da pesquisa científica. “Além disso, a universidade possui uma ótima estrutura física, com diversos laboratórios de ponta, como laboratório de virologia, laboratório de genômica, laboratório NB3 (para pesquisa com sars cov-2 e outros patógenos classificados como nível 3).  Dessa forma, a Unifor oferece condições adequadas para as atividades de ensino e pesquisa para todos os alunos do programa em ciências médicas”, destaca Danielle. 

O curso é ideal para os profissionais que têm como objetivo estarem aptos a aproveitar as oportunidades profissionais na área da saúde, sejam elas relacionadas à prática assistencial, docência no ensino superior, pesquisa científica, gestão educacional ou de saúde. De acordo com Semiramis Silva Santos, nutricionista e egressa do programa, o mestrado foi um diferencial na sua prática profissional, trazendo mais segurança, autonomia e credibilidade no cuidado dos pacientes.

“O mestrado de Ciências Médicas proporcionou um conhecimento mais amplo e técnico na leitura e redação de artigos científicos, importantíssimo na atualização da nutrição clínica, além de fundamentação científica para o doutorado”, destaca a nutricionista. 

Os candidatos poderão escolher entre duas áreas de concentração. Ciências Médicas, com as linhas de pesquisa em Estudos Clínicos em Ciências Médicas, que engloba  estudos envolvendo seres humanos e relacionados às grandes áreas das ciências médicas, como saúde da criança, da mulher, do adulto, do idoso e saúde mental, envolvendo desde estudos observacionais até ensaios clínicos; e Estudos Translacionais em Ciências Médicas, que compreende estudos conduzidos em ambiente laboratorial, porém envolvendo assuntos relacionados à saúde de seres humanos, como processos fisiopatológicos e desenvolvimento de técnicas de diagnóstico.

Já na área de Ensino em Saúde, a linha de pesquisa é Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas, que abrange estudos e pesquisas em liderança educacional, com ênfase na inserção nos sistemas de serviços sócio-sanitários, a partir da análise baseada em evidências no ensino superior das profissões da saúde. Os temas incluem a avaliação, as teorias e processos de ensino e aprendizagem em ambientes de prática profissional; o ensino em pequenos e grandes grupos; planejamento e avaliação curricular e o desenvolvimento docente.

O processo seletivo para ingressar no Mestrado em Ciências Médicas é composto de três etapas: avaliação cognitiva, análise curricular e entrevista. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 30 de junho.

Sobre o Mestrado

Iniciado em 2014, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Unifor foi concebido com a missão de promover a capacitação de alto nível para profissionais da área da saúde, inseridos ou interessados na atuação em instituições educacionais, de pesquisa, de caráter assistencial ou ainda no setor produtivo. 

Tem por objetivo a formação de futuros docentes e pesquisadores na área das Ciências Médicas, capacitados para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras que invistam no conhecimento científico e formação de profissionais adequados para as necessidades de nossa sociedade. 

Serviço

Seleção para o Mestrado em Ciências Médicas
Edital R. Nº 24/2023
Edital de prorrogação
Inscrições: 29 de maio a 16 de junho de 2023
Formulário online: https://forms.gle/s7dUH3URmKCktNbN9
Mais informações e envio da documentação: ppgcm@unifor.br

Prefeitura de Fortaleza lança I Edital de Credenciamento para o Circuito do Teatro de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza lança, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), nesta quinta-feira (15/06), a primeira edição do Edital de Credenciamento para o Circuito do Teatro de Fortaleza, que vai contemplar 56 grupos ou artistas de teatro, com um investimento de R$ 370 mil. As inscrições seguem abertas até 30 de junho, em formato online, pelo Mapa Cultural, ou presencialmente, na sede da Central de Licitações de Fortaleza (CLFOR), no Centro.

Por meio do edital, serão credenciados artistas ou grupos com até quatro pessoas, no valor de R$ 5.000. Para os grupos com cinco ou mais integrantes, o valor será de R$ 8.000. Os contemplados poderão se apresentar nos Teatros dos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), Teatro Municipal São José, Anfiteatro da Beira Mar, além de espaços culturais designados pela Secultfor, conforme necessidade.

O edital é uma política de Cultural para o fomento de bens, produtos e serviços relacionados aos grupos e artistas de teatro dos vários territórios da Capital e fomenta a economia artística, criativa e cultural.

Atendimento

Durante todo o período de inscrição, a Secultfor disponibiliza atendimento online aos proponentes, nos dias úteis, das 8 às 17h, pelos seguintes contatos: circuitodeteatro@secultfor.fortaleza.ce.gov.br e (85) 98413.4140, (85) 3501.1403.

Serviço 
Edital de Credenciamento do Circuito do Teatro de Fortaleza
Edital 
Mapa Cultural
Inscrições presenciais: CLFOR
Atendimento: de segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h 
Endereço: Av. Heráclito Graça, 750 – Centro 

Emoção marca a abertura da exposição “Meu olhar através do espelho – Daniel Lessa”

“Nós é que estamos realizando um sonho ao promover essa exposição. Muito obrigado por você estar aqui hoje com a gente, Daniel. Estamos muito honrados!”, enfatizou Randal Pompeu, Reitor da Universidade de Fortaleza, na solenidade de abertura da mostra “Meu olhar através do espelho – Daniel Lessa”, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (15). A exposição, que ficará em cartaz até 30 de julho no Centro de Convivência Unifor, é resultado do projeto “Realizando Sonhos” da Associação Peter Pan, que, nesta edição, contou com a Fundação Edson Queiroz como parceira para realizar o desejo de Daniel Lessa de expor seu trabalho.

“Ter sua arte exposta é o sonho de qualquer artista, de qualquer pessoa que produz, que põe seus sentimentos, sua realidade e seu imaginário. Meu sonho era que muitas pessoas vissem meu trabalho, interpretassem e criassem uma reflexão dentro de si que elas levassem para vida. Muito obrigado a todos que organizaram essa exposição e que permitiram eu estar realizando o meu sonho e o sonho também de todo mundo que está perto de mim”, reforçou Daniel na ocasião.

O desejo do jovem de 15 anos, diagnosticado em fevereiro de 2022 com um osteosarcoma, foi expresso em uma das consultas com a equipe multidisciplinar do setor de cuidados paliativos do Centro Pediátrico do Câncer (CPC), unidade oncológica do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). Bruna Alcântara, médica paliativista do CPC, relatou que ao questionar a mãe de Daniel, Josiane Lessa, se ele tinha algum sonho que gostaria de realizar, ela falou que ele pintava e mostrou alguns quadros que ele produziu. “Na paliação, trabalhamos para preservar ao máximo a vida. Além disso, a gente que trabalha na área da saúde, que precisa muito dessa humanização, acaba ficando mais sensível diante do olhar de uma pintura. Então procurei o Sr. Tarcísio, voluntário da Associação Peter Pan, que também tem um olhar muito sensível e a gente construiu toda essa história para viabilizar o sonho do Daniel. É com muito orgulho que eu vejo tudo isso aqui acontecer porque é muito difícil cuidar e amar. Esse momento será eternizado para a gente”, celebrou emocionada a médica responsável pelo acompanhamento do adolescente.

O professor e coordenador de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, Thiago Braga, fez questão de agradecer a todos que contribuíram para a realização do sonho e destacar o talento do garoto para as artes. “Obrigado a todos que acreditaram nesse projeto e ajudaram a gente a concretizá-lo. Começou com o professor Randal que abraçou a ideia e levou para a presidente, Dra. Lenise. Tivemos parceiros importantes que também nos ajudaram a produzir essa exposição e que também ficaram bastante tocados pela arte do Daniel. Se vê que temos aqui um talento nato, alguém que não teve um estudo formal da arte, é algo que parte dele espontaneamente, organicamente, é puro sentimento. A gente percebe isso no traço dele e no nome das obras que ele dá também. Estamos extremamente felizes, emocionados, gratificados, enfim, a gente espera que vocês gostem e desfrutem a mostra”, acrescentou.

Para a Unifor, que tem uma forte atuação no fomento às artes e também na área de responsabilidade social, receber a exposição do jovem é motivo de muito orgulho, como destacou a professora e gestora da Divisão de Arte e Cultura da Universidade de Fortaleza, Adriana Helena. “Queria só agradecer mesmo de poder estar envolvida nesta iniciativa, uma ação que tocou a todos nós aqui. Quando a gente conheceu o Daniel fez todo o sentido, pois o trabalho dele é lindo. Estamos felizes demais de ter cuidado de tudo para que essa exposição acontecesse. Tragam seus familiares, as pessoas que vocês gostam, convidem a todos. O trabalho do Daniel vai ficar aqui deixando esse espaço ainda mais bonito, mais florido”, afirmou.

O projeto Realizando Sonhos, que encabeçou a organização da exposição, faz parte de um dos dezesseis programas sociais que a Associação Peter Pan realiza dentro de um dos seus pilares, que é a humanização do tratamento. Na mostra, estão sendo exibidos 24 desenhos escolhidos pelo próprio artista e alguns cadernos de Daniel.

Associação Peter Pan

A Associação Peter Pan (APP) nasceu da vontade de amar e de tornar melhor a vida de crianças e adolescentes com câncer. Criada em 1996, a instituição vem transformando o cenário do câncer infantojuvenil no estado do Ceará nesses 27 anos de história, com a colaboração de diversas empresas, doadores e voluntários. Após quatro anos da sua fundação, no ano 2000, a entidade inaugurou o Hospital Dia Peter Pan germinando a semente que hoje é referência no tratamento do câncer infantojuvenil para a sociedade cearense e em outros estados do Norte e Nordeste do Brasil.

Em 2010, a Associação Peter Pan entregou à população o Centro Pediátrico do Câncer ou Hospital Peter Pan, como é carinhosamente conhecido. Em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, o local atende e acolhe milhares de pacientes e seus familiares todos os anos. Atualmente, cerca de 1.100 crianças e adolescentes recebem, mensalmente, assistência e apoio ao tratamento contra o câncer por meio de 16 programas sociais que são desenvolvidos dentro do hospital, oferecendo mais amor, acolhimento e humanização ao tratamento dos pacientes e seus familiares. O Realizando Sonhos é um dos programas sociais da instituição que trabalha buscando realizar os sonhos mais significativos dos pacientes assistidos, que se encontram em Cuidados Paliativos. 

Serviço

Mostra “Meu olhar através do espelho – Daniel Lessa”

Período da exposição: 15/06 a 30/07/23

Local: Centro de Convivência da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 – Edson  Queiroz)

Hérnia de disco atinge cerca de 5% da população mundial: conheça causas e tratamentos

Dores nas costas, dificuldade para carregar objetos pesados, andar e até trabalhar. Quem sofre de hérnia de disco sabe o que isso significa. O problema, segundo estimativas, atinge cerca de 5% da população mundial. No Brasil, conforme o IBGE, são aproximadamente 5,4 milhões de brasileiros com a enfermidade. O aparecimento da doença é maior após os 40 anos, porque, com o passar do tempo, os discos intervertebrais perdem a elasticidade e se tornam mais suscetíveis a lesões. No entanto, o problema pode atingir pacientes em qualquer idade.

“A hérnia de disco é uma doença multifatorial, e seu aparecimento pode ser por predisposição genética e fatores do dia a dia, como sedentarismo, sobrepeso, trabalhar longos períodos ou erguendo peso excessivo”, explica o ortopedista e especialista em coluna Romero Bilhar, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Ceará (SBOT-CE).

Mas o que caracteriza a hérnia de disco? Conforme o médico Romero Bilhar, o tipo de dor ocasionada por ela é bem característica. “O principal sintoma da hérnia de disco está relacionado ao pinçamento de uma raiz nervosa, podendo ocorrer dor, dormência, formigamento irradiando da coluna para os braços e as pernas. O grande sinal indicativo é a mudança no padrão de dor: uma pessoa que anteriormente tinha dor na coluna passa a apresentar uma irradiação para o membro”, alerta o especialista em coluna.

Diagnóstico

Detectar o quanto antes o problema é fundamental para o sucesso do tratamento. O diagnóstico envolve a história clínica do paciente, exame físico e exames complementares, sendo o de maior precisão a ressonância magnética. “A importância de se fazer um diagnóstico precoce é de instituir um tratamento adequado o mais rápido possível, a fim de evitar piora e riscos neurológicos”, observa Romero Bilhar.

Na maioria dos casos – em torno de 70% – o tratamento da hérnia de disco é conservador, e envolve medicações para controle dos sintomas, fisioterapia e atividade física. “Em alguns casos, em que não houver resolução com o tratamento conservador, procedimentos específicos podem ser realizados, como infiltrações e cirurgia para remoção da hérnia, podendo esta última ser realizada por endoscopia, ou seja, por vídeo, ou por microscopia, aberta por uma pequena incisão”, descreve o ortopedista Romero Bilhar, membro da SBOT-CE.

Também é importante ressaltar a importância da prevenção. Medidas simples, como manter uma postura correta, praticar atividade física, evitar o levantamento de peso excessivo e adotar práticas ergonômicas no trabalho, podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver hérnia de disco.

Confira a programação de junho das Feiras de Pequenos Negócios em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza segue com a realização de Feiras de Pequenos Negócios em vários pontos da cidade. Até o dia 30 de junho, as vendas acontecem nos Vapt Vupts Antônio Bezerra e Messejana e nos terminais de ônibus (Siqueira, Papicu, Messejana, Antônio Bezerra, Parangaba, Lagoa e Conjunto Ceará), sempre das 8h às 18h.

O Projeto também conta com seis boxes localizados na Feirinha da Beira Mar, que também contemplam beneficiários dos Programas Costurando o Futuro e Nossas Guerreiras. Os boxes funcionam todos os dias, sempre das 17h às 22h. “São espaços na melhor vitrine de Fortaleza para ajudar na renda de quem mais precisa”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

As feiras de pequenos negócios têm o objetivo de estimular a geração de emprego e renda para os pequenos empreendedores da cidade. Em funcionamento desde 2014, foram realizadas 2.719 feiras e cadastrados 2.450 pequenos empreendedores, movimentando mais de R$ 8,1 milhões na economia de Fortaleza.

Os interessados em comercializar produtos nas feiras devem entrar em contato com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) pelo telefone 0800 081 4141. Para realizar o cadastro, basta apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, além da amostra do produto.

Serviço:
Programação das Feiras de Pequenos Negócios em Fortaleza
Data: até 30 de junho de 2023