Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem aos 50 anos da Unifor

A Assembleia Legislativa do Ceará realizará sessão solene em homenagem aos 50 anos da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, dia 30 de junho, a partir das 9 horas, no Plenário 13 de Maio. O requerimento é de autoria dos deputados Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa, e Queiroz Filho, com a subscrição dos parlamentares Almir Bié, Juliana Lucena, Lucinildo Frota, Marta Gonçalves e Stuart Castro. O evento será aberto a convidados, alunos, egressos e funcionários da Unifor e à população em geral.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, a Universidade de Fortaleza tem sido, há 50 anos, referência no Norte e Nordeste pela qualidade de seu corpo docente, estrutura e ensino, tendo formado diversos profissionais de renome que atuam no Ceará, no Brasil e no exterior. “Os cearenses sabem que podem contar com a excelência e o trabalho sério da Unifor da graduação à pós-graduação, com uma formação que preza pela prestação de serviço à sociedade para entregar ao mercado de trabalho profissionais dedicados, íntegros e muito bem qualificados nas mais diversas áreas do conhecimento”, salienta.

Já o deputado Queiroz Filho cita a excelência educacional da Unifor como fator preponderante na homenagem à instituição: “Como alguém que valoriza o ensino como ferramenta essencial para a inserção no mercado de trabalho e a formação de cidadãos, fui autor do requerimento da sessão solene em comemoração dos 50 anos da Universidade de Fortaleza, reconhecendo o trabalho de excelência exercido pela instituição, prezando por estrutura física admirável e, principalmente, profissionais capacitados em transmitir seus conhecimentos direcionados para suas respectivas áreas”.

A presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, declarou-se honrada com a homenagem da Assembleia Legislativa do Ceará. “Por ser a Casa do Povo, constituída por legítimos representantes eleitos dos cearenses, a homenagem do poder legislativo estadual representa para todos que fazemos a Unifor um reconhecimento da população do Ceará ao trabalho iniciado há 50 anos pelos meus pais, Yolanda e Edson Queiroz. Estamos muito felizes e ao mesmo tempo comprometidos em dar continuidade a esse legado que tem contribuído não só para a formação profissional de mais de 110 mil pessoas desde 1973, mas também para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso Estado”, enfatiza.

O Reitor da Unifor, professor Randal Pompeu, ressalta o papel visionário do fundador da Unifor. “O industrial Edson Queiroz sempre foi um homem à frente do seu tempo e a prova inconteste disso foi a criação da Unifor num período em que poucos davam a devida e justa atenção ao papel transformador da educação. Cabe-nos agora dar continuidade a esse legado, tendo como referência o slogan ‘ensinando e aprendendo’”, frisa.

Unifor 50 anos

A Universidade de Fortaleza chegou aos 50 anos em 21 de março deste ano. Nesse meio século de existência, contribuiu não só para a formação técnica, mas também humana de mais de 110 mil profissionais. Ao longo desse período, tem acumulado várias experiências exitosas no ensino, na pesquisa e na extensão, com credibilidade e reconhecimentos nacional e internacional. Em razão disso, a Unifor é atualmente a melhor instituição particular de ensino superior das regiões Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE).

Para celebrar 50 anos, a Universidade lançou em março passado uma extensa e intensa programação especial que acontecerá durante todo o ano, incluindo eventos de arte, educação e cultura para os mais diversos públicos-alvo: alunos, funcionários e população em geral. Também fez parte da comemoração alusiva aos 50 anos o lançamento da nova marca da Unifor. Confira a programação atualizada comemorativa ao cinquentenário da instituição de ensino superior no link www.unifor.br/50anos.

Serviço

Sessão solene na Alece – 50 anos Unifor

Data: 30 de julho de 2023

Horário: 9h

Local: Plenário 13 de Maio (R. Barbosa de Freitas, 2674 – Dionísio Torres)

Número de consultas a pessoas físicas no Ceará cresce 5,5% no acumulado dos 12 meses encerrados em maio, segundo dados da FCDL CE e SPC Brasil

Segundo levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL CE) e do SPC Brasil, o volume de consultas no Estado cresceu 5,5% no acumulado dos 12 meses, encerrados em maio de 2023. Esse indicador busca inferir o desempenho do setor com base na evolução do número de consultas de CPFs realizadas pelo varejo. Quanto maior o número de consultas, maior tende a ser a atividade do comércio e o volume de vendas. O indicador registrou uma ligeira queda, de 1,6%. Observa-se que, no Ceará, o volume de consultas caiu com o início da pandemia, mas recuperou-se logo em seguida. 

Ainda de acordo com os dados, que estão presentes na última edição do Radar do Varejo Cearense, na região Nordeste, uma nova queda foi observada por ocasião da segunda onda, entre o 1º e 2º trimestre de 2021, permanecendo no campo negativo por mais de um ano. Mais recentemente, o volume de consultas voltou a crescer no estado a taxas elevadas. Além disso, os dados mostram que, do total de consumidores consultados, 64,3% são mulheres. Além disso, 12,1% estavam com o nome negativado no momento da consulta.

Para o presidente da FCDL CE, Freitas Cordeiro, o acumulado de consultas nos últimos doze meses é uma indicação positiva, uma vez que sinaliza para um aquecimento efetivo das vendas. “Outro dado alentador, que também está presente no Radar do Varejo Cearense, refere-se à criação de 4.488 contratos formais de empregos, promovidos, segundo o CAGED, pelos segmentos de Comércio e Serviços”, pontua. 

O Radar do Varejo Cearense é uma publicação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará que reúne os principais dados da economia estadual. A ideia, conforme explica Freitas Cordeiro, é reunir e analisar indicadores relevantes para que empresários do setor varejista possam balizar suas ações embasadas em fontes dignas de credibilidade. Para conferir esta edição, é só acessar o site: fcdlce.org.br

Podcast “Os Nordestinos pelo Mundo” recebe Lenine em entrevista sobre música e colaboração

Já está no ar o mais novo episódio do  podcast “Os Nordestinos pelo Mundo”. Dessa vez, Léo Paiva entrevistou o cantor e compositor pernambucano Lenine. Com mais de 100 episódios, o programa alcançou um marco importante ao receber o artista como convidado. A entrevista completa está disponível no canal do Youtube e Spotify.

Durante a conversa, Lenine enfatizou a influência da cultura nordestina em sua formação artística, compartilhando suas experiências pessoais e destacando o apoio familiar como fundamental. Além de discorrer sobre sua trajetória musical, o artista revelou que se considera mais compositor do que cantor.  Lenine expressou, ainda, sua gratidão por ter escolhido a carreira musical, que logo se tornou uma forma de se aprofundar na essência humana.

O podcast “Os Nordestinos pelo Mundo” tem como objetivo valorizar o talento e a diversidade cultural do Nordeste brasileiro. Apresentando relatos inspiradores, experiências culturais e conquistas de nordestinos que se destacam em diferentes partes do mundo, o programa tem conquistado diversos públicos. 

Lenine se junta a uma lista de convidados ilustres do programa, que inclui nomes como Bráulio Bessa, Max Petterson, Silvero Pereira, Tadeu Mello, Mila Costa, Marcos Lessa e Waldonys. O podcast busca oferecer uma abordagem inclusiva, aliada a causas e multifacetada sobre o Nordeste, proporcionando um espaço para que diversas vozes sejam ouvidas e as histórias de sucesso e desafios compartilhadas. Através do canal do YouTube ou Spotify, os ouvintes podem acompanhar o podcast “Os Nordestinos pelo Mundo” e se inspirar com as histórias desses talentosos artistas nordestinos.

Sobre “Os Nordestinos pelo Mundo”

O podcast “Os Nordestinos pelo Mundo”, apresentado por Léo Paiva, é dedicado a compartilhar histórias inspiradoras de personalidades do Nordeste em diversos segmentos, como música, comportamento, empreendedorismo, esporte, saúde, gastronomia e muito mais. O programa busca valorizar a cultura nordestina e promover a diversidade e o talento da região. 

Canoa Quebrada promove escuta coletiva para o Reposicionamento Turístico do destino

O encontro aconteceu na tarde da última segunda-feira (20/06), no auditório do Hotel Long Beach, em Canoa Quebrada. Na ocasião o Sebrae, juntamente à Asdecq (Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada), e com o Apoio da Prefeitura de Aracati, promoveram uma escuta coletiva sobre as necessidades do Trade, representado por Meios de Hospedagem, Agências de Receptivos, Operadores Turísticos, Poder Público, Alimentação Fora Do Lar e Comunidade.

O Cronograma para o Projeto de Reposicionamento inclui uma diversidade de ações até o final do ano, sendo a Escuta Coletiva o Eixo central da primeira etapa, pois é a partir da sistematização das informações apresentadas que é possível identificar os desafios do Trade e direcionar o destino a potencializar os seus diferenciais.

Canoa Quebrada é parte da Rota das Falésias, um roteiro de quase 200 km ao longo da Região conhecida como Costa do Sol Nascente, no Ceará. É composta pelos municípios de Aracati, Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim e Icapuí. Famosa pelas belas praias e falésias coloridas, artesanato, passeios e cultura, o Reposicionamento do Destino de Canoa Quebrada é uma necessidade advinda das recentes mudanças no modelo de Turismo, sobretudo pós pandemia, tornando-se vital o desenvolvimento de estratégias voltadas para resultados de curto, médio e longo prazos.

O Projeto tem Consultoria pelo Sebrae, com condução técnica por Rafael Braga, diretor da Ori Brazil e foco será nos eixos de Gestão Estratégica, Competitividade e Inovação e Acesso e Mercado, onde cada etapa se subdivide em operações técnicas, com destaque para ações de Marketing e Workshops de Mercado.

Para Alci Porto Gurgel, Diretor do Sebrae, o Direcionamento Estratégico de Canoa Quebrada “é uma iniciativa que diz muito sobre esse o novo momento que a Praia de Canoa Quebrada começa a viver, agora. Esse redirecionamento, norteado por Eixos Estratégicos e a expansão do público-alvo inserido dentro do roteiro Rota das Falésias, deve ser celebrado. Principalmente pela conexão que o projeto alcançou, unindo todos em torno de um mesmo. Fico particularmente orgulhoso com o trabalho do Sebrae/CE apoiando a construção dessa ação, reforçando que o nosso empenho continuará até que ela se torne uma realidade e um sucesso.”

Gabriela Cripa, Presidente da Asdecq relatou: “[..]Esse reposicionamento irá nos guiar para melhorar e qualificar nosso destino novamente em todas as plataformas de vendas. Canoa Quebrada segue para um novo patamar com a união dos empresários, Sebrae e Prefeitura Municipal.” Andressa Guedes, Secretária de Turismo de Aracati corrobora: “Essa ação é muito importante para todos os envolvidos, sobretudo para a comunidade de Canoa Quebrada. Por isso, esperamos engajamento e persistência de todos nas ações propostas.”

OAB-CE e TJCE realizam I Seminário Internacional sobre Violência contra Pessoa Idosa

A OAB Ceará, por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Ceará, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a Comissão de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa do TJCE, e a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), promovem no dia 23 de junho (sexta-feira) o I Seminário Internacional sobre Violência contra Pessoa Idosa. A programação será realizada de forma híbrida, no auditório da Ordem, a partir das 8h. As inscrições podem ser feitas pelo site: esace.org.br

A presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE, Patrícia Viana, destaca que o evento irá debater sobre todos os tipos de violência. “O objetivo é discutir a violência contra a pessoa idosa, abordando todos os tipos de violência, a prevenção, os canais de denúncia, e ainda, a importância do Estatuto da Pessoa Idosa como garantia e proteção dos direitos à esta população”, explica.

Entre os temas debatidos que serão apresentados em palestras e mesas redondas estão: Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa – “Junho Violeta”; Inteligência Artificial na Prevenção do Enfrentamento da Violência contra Pessoa Idosa; Instituições que Realizam Atendimento a Pessoas Idosas; Tipos de Violência contra Pessoa Idosa; Etarismo; e Estatuto da Pessoa Idosa e suas Implicações. O credenciamento pode ser feito no local e podem participar operadores do Direito interessados no tema.

A programação conta com o apoio do Ministério Público do Ceará, da Associação Brasileira de Gerontologia (ANG-BR), da Associação dos Magistrados do Ceará, da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa e Pessoas com Deficiência do IBDFAM –Ceará, da Defensoria Pública do Maranhão, da Defensoria Pública do Ceará, Delegacia Especializada da Pessoa Idosa do Ceará, do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI-CE), do Lar Torres de Melo, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), da Universidade Católica de Fortaleza (UCF), da Universidade de São Paulo (USP), da Tribunal Regional Eleitoral, Lar Calábria, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa- CMDPI.

JUNHO VIOLETA

Marcado pelo dia 15 de junho, a campanha visa combater a violência e os maus-tratos contra idosos. O “Junho Violeta” é um ciclo criado pela Organização das Nações Unidas, em 2006, com o intuito de conscientizar a população sobre a relevância de combater a violência cometida contra os idosos.

SERVIÇO:

I Seminário Internacional sobre Violência contra a Pessoa Idosa

Local: Sede da OAB-CE

Data: 23/06/2023 a partir das 8h

Inscrições: https://esace.org.br/

UniFanor realiza Super Treino de Corrida de 15 km

O Centro Universitário UniFanor Wyden, em parceria com Tio Flavinho Assessoria Esportiva, realiza, neste sábado (24), às 5h, o Super Treino de Corrida de 15 km, que promete ser uma experiência única para 400 atletas, de oito assessorias esportivas confirmadas. Além disso, os atletas irão doar, cada um, três quilos de alimento não perecível, que serão doados à comunidade do Gengibre, em Fortaleza. O evento acontece na sede do Campus Dunas (R. Antônio Gomes Guimarães, 150 – Papicu). 

O percurso de 15 km foi projetado para proporcionar uma experiência gratificante, combinando desafios e belas paisagens pela capital. Os participantes terão a oportunidade de explorar as ruas da cidade enquanto testam suas habilidades e resistência.

Além de uma emocionante jornada de treino para corrida de rua, o UniFanor também oferecerá um café da manhã saudável e nutritivo, preparado especialmente para os participantes pelos alunos dos cursos de Nutrição e Gastronomia da IES.  Com uma variedade de opções energéticas, os corredores poderão se preparar para enfrentar o desafio. Será um momento para socializar e compartilhar dicas com outros corredores, fortalecendo o espírito de comunidade.

Para garantir a recuperação adequada após o treino, os participantes terão acesso a sessões de massagem revitalizante realizada pelos alunos e docentes do curso de Fisioterapia. “As massagens estarão disponíveis para aliviar os músculos e promover o relaxamento para uma recuperação rápida e eficaz.”, explica Valéria da Cunha, Coordenadora do Curso de Fisioterapia do UniFanor.

Além disso, o Centro Universitário preparou uma surpresa especial para os participantes. Sorteios serão realizados durante o evento, oferecendo a chance de ganhar brindes, “O Super Treino de Corrida do UniFanor tem como objetivo incentivar a prática de exercícios físicos, promover um estilo de vida saudável e proporcionar uma experiência enriquecedora para todos os participantes.”, afirmou o Reitor do Centro Universitário UniFanor Wyden, Geam Mendes.

SERVIÇO: 

SUPER TREINO DE CORRIDA PARA CONVIDADOS

Data: 24 de junho (sábado)

Horário: 5h

Endereço: R. Antônio Gomes Guimarães, 150 – Papicu.

Queiroz Filho cobra convocação de professores do cadastro de reserva de concurso de 2018

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará realizou nesta quinta-feira (22) audiência pública para discutir a situação dos professores aprovados em concurso da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) realizado em 2018. Autor do requerimento, o deputado Queiroz Filho (PDT) cobrou a nomeação dos profissionais do cadastro de reserva que ainda aguardam a convocação.

“O concurso foi realizado em 2018, homologado em 2019 e cerca de 3500 vagas foram preenchidas. Até o presente momento, 612 aprovados ainda não foram convocados. Tal concurso tem vencimento em setembro deste ano, data que está bem próxima e talvez seja necessária uma prorrogação. Para que isso aconteça, é preciso uma programação, talvez uma intervenção do Ministério Público do Estado”, disse.

Segundo Queiroz Filho, o preenchimento das vagas é essencial para o Ceará cumprir a meta de universalização do ensino de tempo integral. “Ao passo em que o Estado recebe os recursos do antigo Fundef justamente para o pagamento dos profissionais da Educação Básica, por que abrir seleção para professores temporários? Ou há uma crise fiscal não publicizada de forma transparente ou, definitivamente, o governo demonstra fragilidades gerenciais”, questionou.

Por final, o parlamentar destacou a importância da mobilização da categoria. “É importante ouvir, compreender os principais pleitos, que considero muito justo. Trata-se de um grupo que luta pelos mesmos propósitos e acho que devemos nos unir para repensar a forma como tratamos a educação, reinventar com novas práticas e políticas públicas para que o nosso estado continue sendo referência na área em todo o país”.

Também participaram da audiência a coordenadora de Gestão de Pessoas da Seduc, Marta Emília Silva Vieira; o secretário-geral do Sindicato APEOC, Helano Maia; a presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Asseec), Ritinha Bacana; os deputados estaduais Cláudio Pinho (PDT), Guilherme Sampaio (PT) e Renato Roseno (Psol), entre outros.

I Seminário Internacional sobre Violência contra Pessoa Idosa será nesta sexta-feira

O I Seminário Internacional sobre Violência contra a Pessoa Idosa, em alusão ao “Junho Violeta”, será realizado nesta sexta-feira, 23. O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (CDPPI), ocorrerá, a partir das 8h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), em Fortaleza.

A programação terá início com apresentação do grupo de maracatu “Az de Ouro”, seguida da abertura, com a participação da desembargadora Lira Ramos de Oliveira, à frente da Comissão do TJCE. Pela manhã, haverá a palestra magna sobre “Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa – Junho Violeta”, além de mesas redondas, uma delas com a participação de professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), para falar sobre “Inteligência Artificial na Prevenção do Enfrentamento da Violência contra Pessoa Idosa”, e da Universidade do Minho, de Portugal, com o tema “Procurando as Raízes da Violência contra os Velhos: Uma Conjectura Intelectual”.

Também estarão em debate as experiências exitosas em instituições que realizam atendimento a pessoas idosas, os tipos de violência existentes, e etarismo. O evento ainda terá espaço para apresentação do trabalho desenvolvido pelo Centro Integrado de Proteção à Violência contra Pessoa Idosa, do Maranhão, e pela Central Judicial da Pessoa Idosa de Mediação e Conciliação, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

No encerramento da programação, às 16h15, a pauta será “Estatuto da Pessoa Idosa – 20 anos”, com apresentação de experiência do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Neudson Braga, que será conduzida pela diretora da instituição, Verônica Lopes dos Santos, e sobre as implicações do estatuto, sob condução da desembargadora Lira Ramos.

Clique AQUI para conferir a programação completa.

COMISSÃO DO TJCE

A Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa foi instituída pelo Órgão Especial do TJCE em novembro de 2022. Conta com o apoio da OAB-CE, Defensoria Pública, outras instituições e universidades. Também fazem parte da Comissão o desembargador José Lopes de Araújo Filho e os juízes Jorge Di Ciero Miranda e Jorge Cruz de Carvalho.

Entre os objetivos estão a promoção e o acompanhamento das questões voltadas à efetivação e à garantia dos direitos da pessoa idosa, tais como celeridade aos processos judiciais e às demandas extrajudiciais. As ações voltadas ao diagnóstico, prevenção, orientação e enfrentamento à violência são outras atribuições da CDPPI.

A atuação engloba atos de violência patrimonial ou financeira contra a pessoa idosa, especialmente vulnerável, inclusive no âmbito das serventias extrajudiciais e da execução dos serviços notariais, e prevê a realização de campanhas de conscientização da sociedade.

JUNHO VIOLETA
O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, foi oficialmente reconhecido pela Organização das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em 2006. As ações têm ocorrido durante todo o mês, com pessoas do mundo inteiro manifestando oposição aos abusos e sofrimentos infligidos a algumas de nossas gerações mais velhas.

SERVIÇO
I Seminário Internacional sobre Violência contra a Pessoa Idosa
Local: Sede da OAB-CE – Av. Washington Soares, nº 800. Guararapes, em Fortaleza
Data: 23/06/2023
Horário: A partir das 8h

Marca REFRI tem visibilidade ampliada com licenciamento digital regional

Para valorizar a cultura brasileira e a singularidade das festas juninas, a marca de refrigerantes Refri, da Minalba Brasil, fez uma participação especial no programa “São João na Mesa”, transmitido na Globo Bahia e Globo Pernambuco.

Por meio do licenciamento digital regional, a marca aproveitou o impacto inicial gerado pela veiculação na TV para ampliar o alcance e a interação com o público nas redes sociais.

Essa estratégia de divulgação em mídia tradicional, aliada à presença na internet, rádio e comunicações nos pontos de venda, renderam para a Refri visibilidade da marca e engajamento com os consumidores.

Junho Verde: Mês da Conscientização Mundial da Escoliose


Junho é conhecido como o Mês da Conscientização Mundial da Escoliose, e durante esse período, o movimento “Junho Verde” busca aumentar a sensibilização sobre essa condição médica. A campanha tem como objetivo principal educar a população em geral, bem como profissionais de saúde, sobre a escoliose e suas implicações, além de promover a detecção precoce e o acesso ao tratamento adequado.

Embora a escoliose possa afetar pessoas de todas as idades, ela é mais comum em crianças e adolescentes em fase de crescimento. Meninas têm maior probabilidade de desenvolver escoliose grave do que meninos. Algumas crianças têm uma predisposição genética para a condição, enquanto outras podem desenvolvê-la devido a problemas neuromusculares, como paralisia cerebral ou distrofia muscular.

Na escoliose, a coluna vertebral apresenta uma curvatura anormal, desviando-se para o lado. Essa curvatura pode ocorrer em qualquer parte da coluna, mas é mais comum na região torácica (parte média das costas) ou lombar (parte inferior das costas). O desvio lateral pode variar de leve a grave e, em alguns casos, pode afetar a função pulmonar e cardíaca, além de causar dor e impactar a qualidade de vida dos pacientes.

O presidente da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), doutor Leonardo Drumond explica sobre os principais sintomas. “Primeiramente quero ressaltar que a escoliose não dói e os principais sintomas incluem desalinhamento da coluna vertebral, ombros ou quadris assimétricos, inclinação do tronco para um lado, assimetria da caixa torácica e dores nas costas. Em casos mais graves, pode haver compressão dos órgãos internos, dificuldades respiratórias e diminuição da capacidade física”, salienta. 

O tratamento da escoliose depende da gravidade da curvatura e da idade do paciente. Em casos leves, o acompanhamento regular com um médico especialista em ortopedia pode ser suficiente para monitorar a progressão da curvatura. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de coletes ortopédicos para tentar corrigir a curvatura ou, em situações extremas, a cirurgia pode ser indicada. A fisioterapia também desempenha um papel importante no tratamento, ajudando a fortalecer a musculatura e melhorar a postura.