Canoa Quebrada promove escuta coletiva para o Reposicionamento Turístico do destino

O encontro aconteceu na tarde da última segunda-feira (20/06), no auditório do Hotel Long Beach, em Canoa Quebrada. Na ocasião o Sebrae, juntamente à Asdecq (Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada), e com o Apoio da Prefeitura de Aracati, promoveram uma escuta coletiva sobre as necessidades do Trade, representado por Meios de Hospedagem, Agências de Receptivos, Operadores Turísticos, Poder Público, Alimentação Fora Do Lar e Comunidade.

O Cronograma para o Projeto de Reposicionamento inclui uma diversidade de ações até o final do ano, sendo a Escuta Coletiva o Eixo central da primeira etapa, pois é a partir da sistematização das informações apresentadas que é possível identificar os desafios do Trade e direcionar o destino a potencializar os seus diferenciais.

Canoa Quebrada é parte da Rota das Falésias, um roteiro de quase 200 km ao longo da Região conhecida como Costa do Sol Nascente, no Ceará. É composta pelos municípios de Aracati, Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim e Icapuí. Famosa pelas belas praias e falésias coloridas, artesanato, passeios e cultura, o Reposicionamento do Destino de Canoa Quebrada é uma necessidade advinda das recentes mudanças no modelo de Turismo, sobretudo pós pandemia, tornando-se vital o desenvolvimento de estratégias voltadas para resultados de curto, médio e longo prazos.

O Projeto tem Consultoria pelo Sebrae, com condução técnica por Rafael Braga, diretor da Ori Brazil e foco será nos eixos de Gestão Estratégica, Competitividade e Inovação e Acesso e Mercado, onde cada etapa se subdivide em operações técnicas, com destaque para ações de Marketing e Workshops de Mercado.

Para Alci Porto Gurgel, Diretor do Sebrae, o Direcionamento Estratégico de Canoa Quebrada “é uma iniciativa que diz muito sobre esse o novo momento que a Praia de Canoa Quebrada começa a viver, agora. Esse redirecionamento, norteado por Eixos Estratégicos e a expansão do público-alvo inserido dentro do roteiro Rota das Falésias, deve ser celebrado. Principalmente pela conexão que o projeto alcançou, unindo todos em torno de um mesmo. Fico particularmente orgulhoso com o trabalho do Sebrae/CE apoiando a construção dessa ação, reforçando que o nosso empenho continuará até que ela se torne uma realidade e um sucesso.”

Gabriela Cripa, Presidente da Asdecq relatou: “[..]Esse reposicionamento irá nos guiar para melhorar e qualificar nosso destino novamente em todas as plataformas de vendas. Canoa Quebrada segue para um novo patamar com a união dos empresários, Sebrae e Prefeitura Municipal.” Andressa Guedes, Secretária de Turismo de Aracati corrobora: “Essa ação é muito importante para todos os envolvidos, sobretudo para a comunidade de Canoa Quebrada. Por isso, esperamos engajamento e persistência de todos nas ações propostas.”

Programa do Sistema Fecomércio vai comprar mais de R$ 26 milhões da agricultura familiar cearense

O Sistema Fecomércio Ceará lançou na última sexta-feira, 23, o Programa de Compra Direta de gêneros alimentícios de produtores familiares, que atuam na agricultura, pecuária, piscicultura e carcinicultura, para atender às demandas das unidades do Sesc e do Senac em todo o Estado. Mais de R$ 26 milhões serão destinados às compras, apenas no primeiro ano do programa, contemplando 13 cooperativas credenciadas que representam mais de 150 produtores.

O evento de lançamento aconteceu na sede da Federação e contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio, deputado federal Luiz Gastão; do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz; o diretor-superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo; o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará, Odilon Aguiar; os vereadores de Fortaleza Eudes Bringel e Estrela Barros; o superintendente do Sistema Fecomércio, Henrique Javi; a diretora Regional do Senac Ceará, Débora Sombra, além de agricultores e líderes de cooperativas.

Os produtores – que são das mais diversas regiões do Ceará, incluindo Cariri, Sertão Central, Litoral Oeste/Vale do Curu e Serra da Ibiapaba – estão organizados por meio de cooperativas. Os insumos fornecidos por meio desse programa vão atender ao Hotel Sesc Iparana, restaurantes e clubes recreativos do Sesc, além dos cursos de gastronomia e as empresas-escolas do Senac, como o restaurante Mayú e o Café Senac. Também está previsto o suprimento de gêneros alimentícios para executar oficinas e práticas alimentares a serem realizados nos projetos Povos do Mar, Herança Nativa e Mostras de Cultura, além da criação de menu para eventos institucionais. Vale destacar o atendimento das escolas Educar Sesc, bem como as unidades Sesc Ler, visando o preparo da merenda escolar.

A agricultora familiar Antônia Alves, conhecida como dona Dita, disse que a luta para aumentar a comercialização dos produtos da agricultura familiar vem desde a origem das cooperativas. “O Sistema Fecomércio está abrindo uma nova porta para alavancar a agricultura familiar e estimular o aumento na produção. Essa parceria também vai estimular que os produtores se organizem ainda mais, por meio das cooperativas”, afirmou. Hoje ela é apicultora e planta frutas como laranja, limão, goiaba e manga, que vende na Bodega das Mulheres, às segundas e quartas-feiras, em Parambu.

“Hoje, o produtor familiar não tem garantia de preço e, por isso, acaba nas mãos de atravessadores. Com as flutuações do mercado e baixa dos preços, muitas vezes é mais vantajoso passar o trator por cima da plantação, porque sai mais caro colher do que vender. Isso faz com que a atividade seja de alto risco, principalmente para pequenos e médios produtores da agricultura familiar. Esse programa é para transmitir essa segurança e apoiar a produção”, contextualiza Luiz Gastão.

De acordo Gastão, o Programa de Compra Direta do Sistema Fecomércio surge para resolver esse problema. Com o edital, ele pode prever as suas vendas, planejar sua produção de acordo com preço orçado e garantido. “Esse é o modelo que está sendo iniciado pelo Sistema Fecomércio no Ceará, que tende a crescer e se tornar um programa nacional, criando uma base de sustentabilidade para agricultura familiar e solidária”, conclui.

Odilon Aguiar, superintendente do Ministério da Agricultura no Ceará, reforçou que “essa iniciativa representa um passo significativo em direção a um modelo econômico equitativo e ambientalmente adequado. Juntos, podemos construir um futuro próspero para os agricultores familiares cearenses e para o meio ambiente”.

Já Moisés Braz, titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, declarou: “O Sistema SDA e o governo estadual celebram com otimismo mais uma parceria em prol dos agricultores e agricultoras cearenses.  A decisão do Sistema Fecomércio de adquirir gêneros da agricultura familiar é mais um importante reconhecimento de que a nossa produção é saudável, sustentável e socialmente comprometida com o desenvolvimento local de comunidades e famílias rurais. Para a SDA, é motivo de orgulho poder executar políticas públicas, muitas delas em parceria com as organizações da sociedade civil, na perspectiva de que nossos empreendimentos possam produzir mais e melhor tendo garantia de preço justo, fortalecendo assim as cadeias produtivas e gerando valor para a sociedade. Parabéns à Fecomércio e à Agricultura Familiar do Ceará”.

De acordo com o Guia de Aquisições Sustentáveis da CNC/ Sesc/ Senac, o fomento da adoção de critérios mais sustentáveis contribui para um modelo de crescimento econômico continuado, em prol da conservação do planeta, se mostrando socialmente justa e ambientalmente adequada. Nesse sentido, foi lançado edital de chamamento público para credenciamento das cooperativas aptas a atenderem as demandas do Sesc e do Senac em dezembro de 2022. A homologação das cooperativas credenciadas aconteceu em junho de 2023.

Saúde na Cidade: Unimed Fortaleza promove neste sábado atividades gratuitas na Praça Argentina Castelo Branco

A Unimed Fortaleza promove neste sábado, 24, o projeto Saúde na Cidade, que oferecerá atividades gratuitas na Praça Argentina Castelo Branco, localizada no bairro de Fátima. O evento, aberto ao público, terá início às 17h e contará com aulas de alongamento com a Unimed Ativa e de dança, massagem e ativação de parceiros. Além de proporcionar momentos de lazer e interação, o Saúde na Cidade 2023 celebra os 45 anos de atuação da Unimed Fortaleza no cuidado com a saúde dos cearenses.

A programação do evento tem como objetivo incentivar o acesso à prática esportiva e atividades físicas ao ar livre para pessoas de todas as idades. Por meio dessas atividades, a cooperativa de saúde busca reforçar sua relação com a cidade, demonstrando que seu papel vai além do cuidado com a saúde. A Unimed Fortaleza acredita que pode contribuir para a construção de hábitos saudáveis e a melhoria da qualidade de vida da população.


45 anos e quem ganha o presente são os clientes

Neste ano, a Unimed Fortaleza celebra 45 anos de atuação no cuidado da saúde do cearense. Para celebrar esse marco em sua história, a Unimed Fortaleza está presenteando seus clientes com o plano full anual na Academia Foguete, a maior academia on-line do mundo.

Serviço
Projeto Saúde da Cidade 2023 – Unimed Fortaleza
Quando: 24 de Junho, sábado
Hora: 17h
Local: Praça Argentina Castelo Branco – Bairro de Fátima

Fique por dentro de todas as ações do Projeto Saúde na Cidade 2023: https://www.unimedfortaleza.com.br/saude-na-cidade

PROJETO “GRANDES DEBATES” DE JUNHO DISCUTE REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI

O projeto “Grandes Debates – Parlamento Protagonista” deste mês de junho traz como tema “Região Metropolitana do Cariri – 14 anos depois – Avanços e Desafios”. A Região Metropolitana do Cariri foi criada em 2009, pela Lei Complementar nº 78. Atualmente é composta por nove municípios: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri. Enquanto Região Metropolitana, as nove cidades, que compõem o Cariri devem executar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), visando estabelecer diretrizes, projetos e ações para a região, se constituindo num instrumento para o seu desenvolvimento sustentável e equilibrado. O PDUI do Cariri já começou a ser elaborado, mas ainda não foi implementado.

O Cariri possui cerca de 605 mil habitantes, sendo Juazeiro do Norte o maior município da região, com aproximadamente 270 mil habitantes. Uma série de problemas em comum atingem os municípios do Cariri, dentre eles mobilidade urbana e sistema viário, geração de emprego e renda, destinação dos resíduos sólidos, utilização dos recursos naturais e minerais, desigualdades socioespaciais, precariedade da infraestrutura urbana, déficit habitacional e ocupação de áreas de risco, aumento da violência urbana, ausência de ordenamento territorial e uso indevido do solo urbano, além da ausência de equipamentos públicos importantes para a provisão de serviços essenciais.

Os convidados para conversar acerca desses problemas, assim como sobre a perspectiva de um novo desenho para a região são a professora Firmiana Santos Fonseca Siebra, do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri; o professor Francisco Raniere Moreira da Silva, coordenador do Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LaCITE/UFCA) e do Observatório das Cidades do Cariri; e o deputado estadual Davi de Raimundão, natural de Juazeiro do Norte, presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos. O debate será exibido em 27 de junho, terça-feira, às 21h, pela TV Assembleia, Rádio FM Assembleia e redes sociais da Casa, com mediação do jornalista Ruy Lima. A coordenação do “Grandes Debates” é do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, órgão da Assembleia Legislativa, que tem como como secretária executiva, Luiza Martins.

A Assembleia Legislativa começou a discutir um projeto de lei do deputado Davi de Raimundão (MDB), no mês passado, que prevê a inclusão de mais dez cidades na Região Metropolitana do Cariri, ou seja, Altaneira, Assaré, Aurora, Barro, Brejo Santo, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Porteiras e Potengi. O projeto propõe ainda que o município de Juazeiro do Norte seja formalizado como sede da região e que seja criado um Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Cariri.

A Região Metropolitana do Cariri possui potencialidades como o Distrito Industrial, a vocação cultural e turística religiosa, com a romaria dos devotos do Padre Cícero, um polo universitário federal, a APA da Chapada do Araripe e a Floresta Nacional do Araripe, o Geopark Araripe, a reserva hídrica, o funcionamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o crescimento do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, além de ser uma área estratégica para a pesquisa arqueológica, geológica e paleontológica, com o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Santana do Cariri, se fortalecendo como um dos principais polos econômicos e populacionais do Nordeste brasileiro,

Os convidados do debate sobre o tema são: 

Professora Firmiana Santos Fonseca Siebra – Graduada em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, especialista em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC, mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Cariri – URCA, doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. É Professora da Universidade Regional do Cariri – URCA / Departamento de Geociências. Tem experiência em Geografia com ênfase em Geografia Regional, Geografia Urbana / Mobilidade Urbana e Gestão da Acessibilidade e Prática de Ensino. Representa a Universidade Regional do Cariri no Conselho Estadual de Cidades – ConCidades e Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMDEMA. 

Professor Francisco Raniere Moreira da Silva – Doutor em Administração (UFBA). Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS/UFBA), é coordenador do Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LaCITE/UFCA) e do Observatório das Cidades do Cariri. Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS/UFCA). Membro da Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS), atua nas áreas de Administração e Gestão Pública e Social, com ênfase nos temas Gestão Social, Gestão do Desenvolvimento Territorial, Redes e Arranjos Institucionais, Governança Metropolitana e Gestão da Cidade.

Deputado Davi de Raimundão – deputado estadual pelo MDB, nasceu em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. Cursa Engenharia Civil pela Universidade Federal do Cariri. Davi tem como bandeiras a defesa dos municípios, sobretudo do Cariri, dos polos comerciais e industriais de Juazeiro do Norte, das políticas públicas voltadas para a juventude, como o primeiro emprego, do tratamento de dependentes químicos e a implantação da Casa do Estudante do Cariri.