Solidariedade coletiva: os benefícios de ser uma empresa doadora do Mesa Brasil

Há mais de 20 anos o programa Mesa Brasil do Sesc realiza no Ceará um trabalho de combate à fome e ao desperdício. Reconhecido como o maior banco de alimentos do País, ele contribui para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Isso só é possível graças a uma rede de solidariedade abrangente, composta principalmente por empresas doadoras. Atualmente, o Mesa Brasil Ceará conta com 545 doadores cadastrados, responsáveis por uma ação verdadeiramente coletiva e solidária.

Os parceiros doadores do Programa são bem diversos, vão desde a pessoa física, que além de doações diretas pode também fazer sua contribuição por meio de Pix; à pessoa jurídica; passando pelo microempreendedor até grandes empresas, redes de supermercados, atacados, frigoríficos, panificadoras e granjas, por exemplo. Mas assim como se dispõem a doar e contribuir para que o Mesa Brasil cumpra a sua missão, essas empresas também são beneficiadas por meio do Sesc.

Nesta parceria, o Sesc promove ações educativas que focam nos diversos temas que permeiam a segurança alimentar e nutricional, como palestras sobre nutrição e saúde, capacitação em boas práticas, avaliação nutricional, oficinas de aproveitamento integral e outros temas, além de outras iniciativas, como as carretas odontológicas e atividades culturais. “Vai muito da necessidade de cada empresa. Às vezes, o parceiro solicita uma avaliação nutricional, uma palestra sobre nutrição saudável ou até um show de humor”, explica a coordenadora do Mesa Brasil Ceará, Lidiane Fernandes.

Ela destaca também que, por meio do Mesa Brasil, as empresas podem obter benefícios financeiros, como o abatimento de impostos pelo incentivo fiscal das doações e ainda redução nos custos com descarte de produtos, uma vez que todos os produtos que perderam valor de venda, mas têm qualidade para o consumo, são doados ao Programa. “Desse modo, quando nós coletamos, estamos contribuindo para a redução de custos de descarte das empresas doadoras. Antes, a empresa pagaria um valor por descartar cada quilo de produto, e como uma parte foi doada, o valor consequentemente fica menor”, explica.

Lidiane avalia que essas ações ofertadas pelo Mesa Brasil às empresas doadoras as engajam na missão do Sesc, fazendo a rede de solidariedade e combate à fome crescer e se fortalecer. “Dessa forma, a gente estimula a transformação de muitos conceitos dentro das empresas em geral. Essas ações que oferecemos aos doadores são positivas, na medida em que provocam também a transformação, não só de quem recebe, mas de quem doa, e assim difundimos a luta pela segurança alimentar e nutricional como uma missão de todos”, pontua.

Caminho da doação

Antes de os alimentos chegarem até os beneficiados, o Mesa Brasil, primeiramente, recolhe as doações das empresas parceiras. Após todo um rigoroso processo de seleção, os alimentos são acondicionados e, posteriormente, distribuídos para as instituições cadastradas, cerca de 680 em todo o Ceará.

Os doadores estabelecem o local, os dias e horários para a retirada da doação. Técnicos do programa avaliam a qualidade dos alimentos, as condições de consumo e transporte adequados. Eles também realizam visitas técnicas e garantem o destino idôneo das doações. O Programa dispõe de equipe técnica e operacional para executar com eficácia a retirada e distribuição da doação, além do acompanhamento e monitoramento das ações.

Os bancos de alimentos ficam sediados em Fortaleza, que atendem Capital e Região Metropolitana; cidade de Sobral, com abrangência para a Região Norte; Iguatu, para o Centro-Sul do Estado; e sede em Juazeiro do Norte para o Cariri.

Crédito da foto: Davi Pinheiro

M&A segue como alternativa de crescimento das MPEs

Segundo os últimos números registrados pela Auddas, consultoria especializada em fusões e aquisições, a tendência é que o mercado de M&A volte a crescer

As micro e pequenas empresas representam 99% dos empreendimentos no Brasil e são responsáveis por 30% do PIB, o conjunto de produtos, serviços e riquezas produzidas no país, segundo o Ministério da Fazenda. No mundo, em conjunto com as médias empresas, elas representam 90% dos negócios.

A importância do setor levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a promover o Dia Internacional da Micro, Pequena e Média Empresas (MPEs), comemorado nesta semana.

A celebração da data traz à tona o desafio de promover o crescimento do setor diante da alta global da inflação e o consequente aumento das taxas de juros. Ainda assim, startups e pequenas empresas têm encontrado nos M&As (do inglês, ‘mergers’, fusão, e ‘acquisitions’, aquisições) uma alternativa de crescimento em um panorama de adversidades geopolíticas e macroeconômicas. São operações societárias que unem diferentes organizações para formar novos negócios de alto potencial ou aumentar a competitividade em um segmento.

Os números registrados pela Auddas, consultoria especializada há mais de 20 anos em negociações dessa natureza, sinalizam a retomada de M&A no Brasil.  Apesar de o volume desse tipo de negociação ter caído 35% no último ano, segundo a Exame, a tendência é que esse mercado volte a operar em alta, apesar das instabilidades locais e globais. Parte desse movimento se explica por conta de necessidade, ou seja, algumas empresas serão forçadas a buscar transações para sobreviver enquanto, outras, as que estiverem mais fortes, poderão se aproveitar do momento para agregar novas competências, expandir alcance geográfico ou aumentar seu portfólio de soluções.

No portfólio da Auddas, consta, por exemplo, o planejamento estratégico para a MedBeauty, empresa de tecnologia em estética e beleza criada em 2010. Com a atuação da consultoria, a empresa ultrapassou a barreira de R$ 200 milhões em receitas, completou uma bem-sucedida operação de debêntures em 2022, posicionou-se como um hub de resultados inovadores em wellness-tech e foi responsável por trazer para a América Latina a mais revolucionária inovação dermatológica dos últimos 20 anos, os fios de PDO i-Thread (com bioestimulador de colágeno). O próximo passo, já em andamento, é expandir os negócios na LATAM e EUA e firmá-la entre as gigantes de well-tech do Brasil até 2025 com a introdução de vários novos produtos inovadores no mercado.

E, como todo desafio traz também oportunidades, a Auddas prevê que a América Latina continuará gerando interesse entre os investidores. Ainda que as dificuldades aumentem, também tende a crescer o número de empresas que se irão de desfazer de ativos não essenciais na busca pela criação de valor de longo prazo, o que pode criar oportunidades para os compradores expandirem linhas de produtos, serviços ou cadeias de suprimentos a um preço reduzido.

Para possibilitar que empreendedores possam explorar o máximo de suas jornadas, desde o início de seus negócios até o ciclo final, de captura de valor através de um M&A e/ou IPO, a Auddas realiza em agosto deste ano a segunda edição do Auddas League, projeto de formação e difusão de conhecimento, sob o lema “Da estratégia ao capital”, para startups, micro, pequenas e médias empresas, com duração de cinco meses, aulas online e encerramento presencial, acessível por uma fração do investimento de uma consultoria clássica. Ao longo desse período, os empreendedores aprenderão sobre os quatro pilares fundamentais e indissociáveis de qualquer negócio: Estratégia, Governança, Gestão e Capital.

Segundo Julian Tonioli, CEO e sócio-fundador da Auddas, além do investimento comparativamente atrativo, o programa também tem outros dois diferenciais: o primeiro agrega à formação do aluno toda a experiência profissional dos consultores com mais de 300 projetos executados; o segundo combina conceitos práticos à experimentação e implementação destes no dia a dia dos alunos. “É um programa recomendado para membros de conselhos administrativos, CEOs, diretores, empreendedores, investidores, donos de negócio e até colaboradores que queiram se desenvolver e se preparar para eventualmente sentar em uma mesa de negociação com potenciais compradores e investidores”, explica Tonioli.

Desde que foi lançado, em janeiro de 2023, o Auddas League atendeu 39 empresários das áreas de tecnologia, saúde, agronegócio, indústria, marketing digital, moda e consultoria.

Helton Valentini, sócio-diretor da ENE Soluções, empresa especializada em tecnologia, explicou que seu maior desafio era entender melhor a remuneração variável, “uma dor muito latente o como fazê-lo de forma meritocrática. Com o material do curso, tivemos todas as dúvidas sanadas. O curso nos ajudou a entender tudo isso com um sentido, não só como se fosse um assunto isolado, mas de uma forma integrada. Hoje, eu sei que tenho de começar pela governança até chegar ao capital, para então alcançar um futuro M&A. Sem dúvida, o investimento valeu muito a pena, porque a jornada do empreendedor pode ser muito solitária e a gente não sabe a quem recorrer. Encontramos alguns mentores que já trilharam o caminho e isso foi o mais precioso”, afirmou Valentini.

Camila Ramos, CEO da Kernholz, grupo empresarial do setor de saúde, garante que a experiência com o programa a deixou mais apta a conduzir futuras fusões e aquisições. “Esse foi o grande boom para mim, poder trocar experiências com profissionais sêniores e outros colegas. Nós criamos várias empresas e elas provavelmente irão participar de um M&A e os conceitos que aprendemos serão de grande serventia”, complementa.

A próxima turma do Auddas League terá início no dia 3 de agosto de 2023 e as inscrições estão abertas. Mais informações pelo link:

https://conteudo.auddas.com/auddas-league?gclid=Cj0KCQjw7uSkBhDGARIsAMCZNJu6eWYWV7cdkrBnYWvqPAuz49E-Rvpm8oMNl_Y_UscXJ_sHJ-eDg3caAqJnEALw_wcB

Assembleia aprova projeto que cria a Semana Estadual de Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (28/06), o projeto de lei 285/2023, de autoria da deputada Marta Gonçalves que inclui no calendário oficial de eventos do Estado do Ceará, a Semana Estadual de Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita, a ser celebrada anualmente na segunda semana do mês de junho. Ela destaca a importância da proposta que tem como objetivo alertar os poderes constituídos e a sociedade sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce dessa doença, responsável por mais mortes no primeiro ano de vida do que em qualquer outra condição,
O projeto recebeu uma emenda modificativa nº 01 apresentada pela própria deputada alterando o artigo 2º do projeto indicando que durante a semana poderão ocorrer ações e atividades com intuito de informar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce das cardiopatias congênitas, bem como os tratamentos existentes, fluxos de atendimento no estado e no seguimento clinico.
Atualmente ainda ocorre nas faixas etárias neonatal e infantil um notável índice de diagnósticos imprecisos como causa de morte em todo o Brasil, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste. “Um dos segmentos mais atingidos por cardiopatias congênitas são as pessoas com síndrome de Down. Segundo o com o documento de Diretrizes de Atenção às Pessoas com síndrome de Down publicado pelo Ministério da Saúde, 50% das crianças com essa condição apresentam alguma cardiopatia congênita” revela.
A deputada argumenta que apesar da melhora na expectativa de vida de pacientes com síndrome de Down/Trissomia 21 com cardiopatia, ainda há uma longa fila de espera para o tratamento e cirurgias, devido à falta de um adequado suporte do sistema de saúde. “Com esse projeto poderemos ter mais informações sobre essa problemática e dessa forma criarmos políticas públicas que possibilitem o diagnostico e o tratamento precoce que poderá salvar muitas vidas”, concluiu.

Comissão de Turismo e Serviços aprova realização de audiência pública e dois projetos de lei

Em reunião da Comissão de Turismo e Serviços da Assembleia Legislativa realizada, nesta quarta-feira (28/06), foram aprovados: um requerimento e dois projetos de lei. O requerimento, de autoria do deputado Felipe Mota, tratou da realização de uma Audiência Pública da Comissão, com representantes do Governo do Estado, para debater sobre o Plano Estratégico do Turismo para o ano de 2023.
A presidente da Comissão, deputada Marta Gonçalves destacou os trabalhos que vem realizando em seu mandato como a criação dos “Caminhos do Artesanato”. “Sei o quanto é importante o turismo. Moro na porta de entrada da “Rota das Falésias”, projeto que estamos trabalhando. Tenho certeza que o momento que estamos construindo de conhecer esse Plano Estratégico do Turismo vem alavancar o turismo no Ceará. Mas sei que nosso estado lindo não se resume a praias, temos as montanhas, rios e cachoeiras. Isso é muito importante ser divulgado para que as pessoas possam conhecer e visitar”, frisou.
Os projetos aprovados na Comissão de Turismo foram os seguintes: Projeto de lei 106/2023, de autoria do deputado Nizo Costa e coautoria da deputada Larissa Gaspar, que desarquiva o projeto de lei 54/2021 que dispõe sobre a obrigatoriedade de comunicação dos cartórios de Registro Cível ao Ministério Público da realização de registros de nascimento realizado por mães e/ou pais menores de 14 anos.
E o projeto de lei 195/2023 de autoria do deputado Guilherme Landim e coautoria do deputado Queiroz Filho que desarquiva o projeto de lei 0347/2023. Esse projeto dispõe sobre a obrigatoriedade de bares, restaurantes, lanchonetes e similares disponibilizar cardápio físico para os consumidores no âmbito do estado do Ceará.

Fortal 2023: Shopping Parangaba recebe loja oficial para venda de ingressos e camarotes exclusivos

Os foliões que desejam garantir seu lugar no Fortal 2023 já podem fazê-lo no Shopping Parangaba. Com uma nova loja localizada no Piso L1, o público tem a oportunidade de esclarecer dúvidas e adquirir o passaporte para a folia (abadá e ingresso), aproveitando a energia contagiante da micareta cearense, considerada o maior carnaval fora de época do país.

Além dos ingressos para os blocos tradicionais, a loja Fortal 2023 também oferecerá a venda de ingressos para o exclusivo Camarote Mucuripe, onde os foliões poderão desfrutar de uma experiência VIP com atrações como Pedro Sampaio, Zé Vaqueiro, Gustavo Mioto, Banda Eva, Xand Avião, Ana Castela, Matuê, Wesley Safadão, Hugo e Guilherme, KVSH, Dennis, João Gomes, Rafa e Pipo.

Entradas para eventos como a Feijoada do Siriguella e o show de Claudia Leitte no Colosso Fortaleza também estão sendo comercializadas. E não podemos esquecer do São João de Maracanaú, que está sendo um dos destaques da temporada.

A loja Fortal 2023 está situada ao lado da Ferrovia e estará aberta de acordo com o horário de funcionamento do shopping. O festival acontecerá entre os dias 20 e 23 de julho, e contará com grandes atrações, incluindo Bell Marques, Durval Lélys, Ludmilla, Claudia Leitte, Ivete Sangalo e Léo Santana.

Serviço:

Loja Fortal 2023

Local: Piso L1, ao lado da FerroviaHorário: De acordo com o funcionamento do shopping

Grupo Nosso Lar promove evento com palestra de Caito Maia e Denize Savi para celebrar os 55 anos de atendimento integral em saúde mental

O Grupo Nosso Lar completa 55 anos de atuação em serviços integrados e humanizados na área da saúde mental. Desde a inauguração do Nosso Lar Hospital, em 1968, o grupo tem assumido cada vez mais a posição de protagonista no cenário da psiquiatria brasileira com atuação no Ceará, não somente oferecendo os tratamentos mais modernos e humanizados, mas trazendo uma proposta integral de atenção aos pacientes, colocando-os no centro do processo terapêutico e promovendo a quebra de estigmas e preconceitos relacionados aos transtornos mentais.

Em comemoração ao 55º aniversário, o Grupo promove, no dia 29 de junho, às 11 horas, no Gran Marquise Hotel, uma apresentação de Caito Maia, empresário e fundador da Chilli Beans, grife nacional de óculos esportivos, que compartilhará seu relato pessoal sobre como conviveu e lidou com o transtorno da síndrome do pânico – especialmente nas crises que enfrentou durante a pandemia – como forma de desestigmatizar a imagem das pessoas que enfrentam algum transtorno psicológico. Caito falará ainda da importância de contar com ajuda especializada. 

O evento, que reunirá direção, colaboradores, autoridades, imprensa e convidados, também contará com a presença de Denize Savi, jornalista, apresentadora e palestrante especializada em Ciência da Felicidade que irá mediar um bate-papo com o seu esposo, Caito Maia.

Na ocasião, o presidente do Grupo Nosso Lar, Aleks Mesquita, irá apresentar o novo momento da instituição que oferece uma estrutura completa de Atenção Integral em Saúde Mental, que vai desde prevenção; consulta e procedimento ambulatorial; tratamento de internação; e núcleo de educação com qualificação e formação no âmbito da saúde mental.

Por meio de tecnologia de ponta, o Grupo está em fase de desenvolvimento de um aplicativo exclusivo que integra os sistemas de informação de cada serviço. “Isso significa dizer que todas as soluções em saúde mental estão na palma da mão, com todo o histórico da jornada do paciente guardado, protegido e acessível em qualquer lugar do Brasil”, destaca Aleks.

Estrutura completa para a sociedade

Nosso Lar Hospital dispõe de 260 leitos de internação para tratamento de pacientes com transtornos mentais graves, além de uma equipe multidisciplinar preparada para atender 24 horas por dia, com planos terapêuticos individualizados, contemplando atividades diversas e habilidades para tratar e lidar com as mais variadas situações no universo da saúde mental. O hospital atende pacientes de planos de saúde, particulares e do SUS. No total, já foram mais de 40 mil atendimentos ao longo dos anos.

Grupo Nosso Lar também presta acompanhamento especializado para pacientes que necessitam de uma atenção especial com tratamento psicológico e psiquiátrico para evitar a hospitalização. Essa é a proposta do Espaço Terapêutico Nosso Lar, criado em sociedade com a SM Consultoria, que inaugurou uma proposta inédita no Ceará e foi idealizado para atender pacientes adolescentes e jovens adultos com transtornos psiquiátricos ou compulsões, proporcionando uma experiência diferenciada de acolhimento, relaxamento e bem-estar. 

Nosso Lar Mais Cuidado também atende a essa missão, oferecendo atendimento rápido, através de consultas psiquiátricas de fácil agendamento e a um preço acessível. O atendimento funciona mediante disponibilidade dos horários e conta com estrutura para avaliação inicial, medicação e acompanhamento regular. Com essa ampla gama de serviços, o Grupo Nosso Lar acolhe a diferentes diagnósticos e estágios de gravidade em todos os tipos de transtornos de saúde mental, por meio de atendimento eletivo.

Já com a Amar.elo Saúde Mental, startup criada em 2021, o Grupo traz uma solução de cuidado que transforma o ambiente de trabalho em um local emocionalmente saudável e sustentável, através da análise, educação e terapia. Dentro do “Programa de Sustentabilidade Organizacional”, a empresa conta com pesquisas para medir a saúde emocional dos colaboradores, uma plataforma de conteúdos sobre saúde mental e desenvolvimento profissional, psicoeducação em diversos formatos (workshops, rodas de conversa, etc), além da psicoterapia online para o colaborador, que através do +Vidas, pode se estender a pessoas próximas.

“É o cuidado além da tela que melhora o bem-estar de todos da empresa, aumenta a eficiência das equipes, reduz o absenteísmo e rotatividade, aumenta a captação e retenção de talentos, redução de custos jurídicos e financeiros com afastamentos, entre outros benefícios”, ressalta Aleks Mesquita.

Inovação e Atenção integral

O presidente do Grupo Nosso Lar, Aleks Mesquita, destaca o compromisso e a capacidade decuidar da saúde mental da população de forma humanizada e integral, alinhado com modernidade e inovação, fornecendo desde o acesso a todas as informações de seu tratamento ao apoio necessário na condução e acompanhamento dele.

“Nossa intenção é dar ao paciente todos os meios para que ele se sinta seguro, confortável e acolhido na sua jornada de tratamento conosco e não com um elemento à parte, sem autonomia, sem entender quais são os métodos que estão sendo sugeridos, os medicamentos que ele está tomando. Queremos ainda, em primeiro lugar, trabalhar na prevenção, para evitar o agravamento dos transtornos e a necessidade de internação. Por isso, defendemos que o cuidado com saúde mental deve ser naturalizado por todas as pessoas e em todas as idades e os estigmas devem ser combatidos. Buscamos que o nosso paciente se sinta tão à vontade numa visita ao psiquiatra e ao psicólogo quanto se sente numa consulta com um clínico geral, para uma inspeção médica de rotina. E é essa mentalidade que buscamos promover em todos os nossos setores e na sociedade”, explica o presidente.

Nessa perspectiva, o Grupo Nosso Lar também engloba um núcleo de educação voltado para qualificação com o Nosso Lar Academy, plataforma educacional que promove o conhecimento sobre saúde mental, para capacitar profissionais da área de saúde e pessoas interessadas no assunto. O programa firmou parceria com o Instituto da Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq/HCFMUSP) que, inicialmente, irá ofertar cursos de forma on-line e presencial.

Inscrições para projetos de arquitetura para famílias de baixa renda seguem até o dia 30 de junho

O edital de Assistência Técnica Habitacional de Interesse Social (Athis) está com inscrições abertas até sexta-feira, 30 de junho, para projetos de arquitetura que contemplem, gratuitamente, o acompanhamento e a execução de obras e reformas em habitação de famílias com rendimentos de até três salários mínimos e que estejam dentro de zonas prioritárias de intervenções em habitação por projetos e programas governamentais. 

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Lucas Rozzoline, explica que a Athis é garantia expressa na Lei Federal 11.888/2008 e que busca garantir que as famílias de baixa renda possuam habitação digna. Apesar da lei existir há 15 anos, poucas pessoas sabem sobre esse direito. “É importante salientar que a lei garante ações inclusivas para a diminuição das desigualdades, pois através dela a sociedade mais carente consegue ter acesso ao trabalho de um profissional da arquitetura e urbanismo de forma gratuita”, explica.

Pesquisa

Lucas Rozzoline, destaca, ainda, um levantamento realizado pelo  CAU/Datafolha, no ano passado, que revelou que 82% das obras do Brasil acontecem sem nenhum acompanhamento técnico de arquitetos e urbanistas ou engenheiros. Isto é, são obras irregulares, sem nenhum registro, o que leva à insegurança e riscos aos moradores do imóvel.  “Essa é uma realidade que precisa ser modificada. O edital Athis existe justamente para estreitar essas lacunas e oportunizar àqueles que têm menor poder socioeconômico um acesso facilitado ao trabalho de profissionais da arquitetura”, explica o presidente.   

Inscrições

Segundo o edital, as propostas de projetos e atividades devem se enquadrar em duas categorias: Melhorias habitacionais em assentamentos humanos, urbanos ou rurais e Defesa e garantia do direito à moradia digna e à cidade. Poderão participar da seleção apenas pessoas jurídicas. Os valores a serem pagos pelos projetos de melhorias habitacionais variam de acordo com a proposta enviada, podendo chegar até R$ 70 mil. O acesso ao edital e a mais informações no site www.cauce.gov.br .

Canoa Quebrada promove escuta coletiva para o Reposicionamento Turístico do destino

O encontro aconteceu na tarde da última segunda-feira (20/06), no auditório do Hotel Long Beach, em Canoa Quebrada. Na ocasião o Sebrae, juntamente à Asdecq (Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada), e com o Apoio da Prefeitura de Aracati, promoveram uma escuta coletiva sobre as necessidades do Trade, representado por Meios de Hospedagem, Agências de Receptivos, Operadores Turísticos, Poder Público, Alimentação Fora Do Lar e Comunidade.

O Cronograma para o Projeto de Reposicionamento inclui uma diversidade de ações até o final do ano, sendo a Escuta Coletiva o Eixo central da primeira etapa, pois é a partir da sistematização das informações apresentadas que é possível identificar os desafios do Trade e direcionar o destino a potencializar os seus diferenciais.

Canoa Quebrada é parte da Rota das Falésias, um roteiro de quase 200 km ao longo da Região conhecida como Costa do Sol Nascente, no Ceará. É composta pelos municípios de Aracati, Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim e Icapuí. Famosa pelas belas praias e falésias coloridas, artesanato, passeios e cultura, o Reposicionamento do Destino de Canoa Quebrada é uma necessidade advinda das recentes mudanças no modelo de Turismo, sobretudo pós pandemia, tornando-se vital o desenvolvimento de estratégias voltadas para resultados de curto, médio e longo prazos.

O Projeto tem Consultoria pelo Sebrae, com condução técnica por Rafael Braga, diretor da Ori Brazil e foco será nos eixos de Gestão Estratégica, Competitividade e Inovação e Acesso e Mercado, onde cada etapa se subdivide em operações técnicas, com destaque para ações de Marketing e Workshops de Mercado.

Para Alci Porto Gurgel, Diretor do Sebrae, o Direcionamento Estratégico de Canoa Quebrada “é uma iniciativa que diz muito sobre esse o novo momento que a Praia de Canoa Quebrada começa a viver, agora. Esse redirecionamento, norteado por Eixos Estratégicos e a expansão do público-alvo inserido dentro do roteiro Rota das Falésias, deve ser celebrado. Principalmente pela conexão que o projeto alcançou, unindo todos em torno de um mesmo. Fico particularmente orgulhoso com o trabalho do Sebrae/CE apoiando a construção dessa ação, reforçando que o nosso empenho continuará até que ela se torne uma realidade e um sucesso.”

Gabriela Cripa, Presidente da Asdecq relatou: “[..]Esse reposicionamento irá nos guiar para melhorar e qualificar nosso destino novamente em todas as plataformas de vendas. Canoa Quebrada segue para um novo patamar com a união dos empresários, Sebrae e Prefeitura Municipal.” Andressa Guedes, Secretária de Turismo de Aracati corrobora: “Essa ação é muito importante para todos os envolvidos, sobretudo para a comunidade de Canoa Quebrada. Por isso, esperamos engajamento e persistência de todos nas ações propostas.”

Aproximadamente 230.000 passageiros devem embarcar pelos Terminais Rodoviários de Fortaleza em julho de 2023


Para o mês de julho, aproximadamente 230.000 passageiros deverão embarcar pelos Terminais Rodoviários de Fortaleza, em razão das Férias. Se comparado ao mês de junho de 2023, haverá um acréscimo de 31% no número de pessoas que viajarão para diversas cidades do Ceará e para outros estados. Além disso, a expectativa para o período é que haja 6.500 partidas, o que representa um aumento de 18% em relação a junho deste ano.

De acordo com Newton Fialho, Gerente da Socicam, empresa que administra os Terminais Rodoviários da capital, os destinos interestaduais que mais serão procurados são Teresina (PI), Natal (RN), Recife (PE), Parnaíba (PI) e João Pessoa (PB). Já dentro do Ceará estão Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Iguatu, Itapipoca, Crateús, Quixadá e Crato, município este que deve ter um aumento de 76% do volume normal de passageiros em razão da Expocrato.

INFORMAÇÕES AOS PASSAGEIROS

Os passageiros devem adquirir os bilhetes de passagens com antecedência; chegar ao Terminal Rodoviário com 1h de antecedência ao embarque, conferir a documentação necessária para o embarque, principalmente das crianças; checar se todas as bagagens estão devidamente identificadas com nome, telefone e endereço; e dirigir-se ao embarque com 30 minutos de antecedência.


SERVIÇO

Contatos úteis: 

Terminal Rodoviário: (85) 3256-2040; 3256-5786

Juizado de Menores: (85) 3231-1015

Site do Terminal: www.rodoviariafortaleza.com

Prefeitura realiza Seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor no Vila Velha

A Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta quarta-feira (28/06), a partir das 17h, a programação do Movimento Meu Bairro Empreendedor com um Seminário realizado na Escola Deputado Roberto Mesquita, no bairro Vila Velha. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Sebrae Ceará que, dentro das ações do Programa Fortaleza Capacita, realizará seminários, capacitações, consultorias, ações de benchmarking, feiras setoriais e dois grandes encontros para os empreendedores de Fortaleza.
As ações para os pequenos negócios serão realizadas, prioritariamente, em territórios que farão parte ou já estão beneficiados pelo Projeto Meu Bairro Empreendedor. “A ideia da Prefeitura é levar para o bairro e adjacências ações voltadas para o empreendedorismo sustentável de pequenos negócios. Nós vamos ofertar diversas capacitações, consultorias e até uma feira multisetorial nos bairros. A ideia é dar suporte para o aprimoramento dos empreendedores locais”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Programa Fortaleza Capacita
O Programa Fortaleza Capacita é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sebrae Ceará e, desde junho de 2021, já foram qualificados mais de 40 mil empreendedores, tornando-se o maior programa de capacitação para empreendedores do Brasil. A iniciativa pretende qualificar mais de 120 mil empreendedores até dezembro de 2024. Os interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com a SDE pelo telefone 0800 081 4141, pelo WhatsApp (85) 9.8439-4982 (não recebe ligações) ou pelo site Fortaleza Capacita (https://fortalezacapacita.fortaleza.ce.gov.br/).
Projeto Meu Bairro EmpreendedorAtualmente, o projeto Meu Bairro Empreendedor está sendo implantado nos bairros Vila Velha, Messejana, Pirambu, Jangurussu, José Walter, Planalto Ayrton Senna e Parque Santana (Mondubim). A iniciativa já beneficiou os bairros Bom Jardim e Grande Mucuripe (Vicente Pinzon e Serviluz), levando melhores condições viárias aos principais corredores comerciais dessas comunidades. Além do urbanismo e paisagismo diferenciado, o Meu Bairro Empreendedor conta com a implantação de Centros de Referência do Empreendedor (CREs), espaços voltados para empreendedores locais.
Serviço: Fortaleza Capacita – Seminário Movimento Meu Bairro EmpreendedorEndereço: Escola Deputado Roberto Mesquita (Rua Beta, 28 – Vila Velha)
Data: 28 de junho de 2023, às 17h00Informações: 0800.081.4141