Mostra Brasileira de Teatro Transcendental lançou a edição 2023 na última quinta (13) com participação especial de Fábio de Luca 

A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, tradicional evento do calendário cultural cearense, foi lançada na última quinta-feira (13). O lançamento da 21ª edição da mostra ocorreu na Praça de Alimentação do Shopping Rio Mar Fortaleza, e contou com a presença de Fábio de Luca, da Cia Amigos da Luz, e do grupo musical Tocando a Vida.

Fabio de Luca 

Fábio de Luca é ator, comediante, diretor e roteirista. Iniciou sua carreira na comédia em 2013 ao participar do Prêmio Multishow de Humor, no Multishow, e do canal Parafernalha, no Youtube. Desde então já atuou em seis longa-metragens. 

Na televisão, participou em programas como “Tô de Graça”, “Filhos da Pátria”, “Greg News” e “A Vila”. Fora da comédia, também participou de séries como “Pico da Neblina”, “Sob Pressão” e “Um contra Todos”. Atualmente, faz parte do elenco da Cia Amigos da Luz, cujo canal no Youtube conta com 423 mil inscritos.

Mostra de Teatro Transcendental

A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental acontecerá nos meses de julho e agosto de 2023, com apresentações que levam mensagens de fé, amor e esperança. O primeiro espetáculo ocorre no dia 30 de julho, em Limoeiro do Norte, e, em seguida, a mostra continua até 13 de agosto nos municípios de Alto Santo, Tabuleiro do Norte, Madalena, Quixadá, Quixeramobim, Viçosa do Ceará, Guaraciaba do Norte, Barbalha, Crato, Juazeiro, Pentecoste e Guaiúba. Em Fortaleza, a Mostra será realizada de 18 a 20 de agosto, no Teatro Rio Mar. 

Hotéis próximos a pontos turísticos facilitam a vida de viajantes

A sensação de que o tempo passa mais rápido nas férias é algo presente na cabeça de todo turista, por tanto, poupá-lo é sempre uma boa pedida. Nesse contexto, estar bem localizado ao escolher o destino da viagem é um ganho não só financeiro, mas também evita uma série de dores de cabeça. Entre os destinos que possuem empreendimentos que atendem muito bem a essa proposta estão cidades como Aquiraz-CE, Penha-SC e Caldas Novas-GO.

O Solar Pedra da Ilha, em Penha (SC), está há 8 minutos do maior parque de diversão da América Latina, o Beto Carrero World. Este é sem sombra de dúvidas o destino certo para boa parte dos turistas que visitam a cidade. Além do conforto de estar próximo ao parque, quem se hospeda no hotel tem a vantagem de contar com um transfer gratuito para o destino, basta conferir os horários de ida e volta na recepção que mais se adequarem a agenda da família.

E no tempo livre, ainda é possível curtir o hotel que dispõe de uma incrível área de bem-estar, que inclui sauna e banheira de hidromassagem. Na área de jogos é possível encontrar mesa para jogo de bilhar e tênis. O Solar Pedra da Ilha também fica a 2 km da Praia do Manguinho e a 2,4 km da Praia da Cancela. O Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder é o mais próximo, situado a 13 km do hotel.

Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf também é privilegiado pela sua localização e está em Aquiraz-CE, cidade onde está uma das atrações turísticas mais icônicas do país, e que nunca fica de fora do roteiro de quem visita à região, ou seja, o Beach Park. O parque fica a cerca de 30 minutos do hotel, que também oferece transfer para quem se hospeda seguindo horários disponíveis.

Além do diferencial, o hotel ainda fica de frente para a Praia Marambaia, com opções de quartos com varanda privativa e villas com terraço. O Aeroporto Internacional de Fortaleza fica a 35 km de carro do resort. Além disso, o estacionamento também é gratuito para hóspedes. O Dom Pedro Laguna ainda se diferencia dos demais na região por seus 90 hectares dedicados a dois campos de golfe – Ocean Course e Dunes Course. Entre os quartos há uma lagoa navegável, kids club, jacuzzi e quadra de beach tênis.

Na cidade de Caldas Novas-GO opções de lazer não faltam para aproveitar as piscinas de águas quentes. Entre os parques com maior estrutura na cidade estão os do Privé Diversão: Náutico Praia Clube, Clube Privé e Water Park. No coração do país, o local é conhecido por uma vasta estrutura de lazer que está também situada ao lado dos empreendimentos: Praias do Lago e Ilhas do Lago Eco Resort, Privé Boulevard Suíte Hotel, Privé Thermas Hotel e Privé Riviera Park Hotel. E quem se hospeda em um dos hotéis da marca Privé Hotéis e Parques conta com acesso gratuito durante a estadia e transfer de ida e volta para os parques aquáticos. A programação completa de lazer dos parques fica disponível pelo site (https://privehoteiseparques.com.br/)

Festival Mi – Festival Música na Ibiapaba divulga lista de selecionados para a 18º edição

18ª edição do Festival Mi – Festival Música na Ibiapaba divulga o resultado das inscrições realizadas para suas 62 oficinas presenciais. Neste ano, o evento contou com 1.160 inscrições finalizadas. A lista pode ser acessada no site www.festivalmi.com.br e nos canais de comunicação do evento.

Chegando à sua maioridade, a 18ª edição do Festival Mi, um dos principais encontros de formação musical para alunos da rede pública estadual, músicos e instrumentistas do Ceará, acontece de 22 a 29 de julho em Viçosa do Ceará, com uma programação recheada de oficinas, shows e palestras. É uma realização do Governo do Estado do Ceará e Secretaria da Cultura, por meio do Centro Cultural Porto Dragão e Hub Cultural do Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Tem parceria com a Secretaria da Educação, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, o Sebrae Ceará e o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE).

Acessibilidade


A Secult reconhece na cultura e nas artes a possibilidade de transformar vidas e realidades, sendo direitos básicos e vitais. E, como direito, devem atender a todas as pessoas, sendo parte intrínseca das políticas da Secretaria. Dessa forma, o Festival Mi, também, traz a acessibilidade para suas pautas. “A acessibilidade cultural no festival segue os princípios da acessibilidade transversal, da acessibilidade estética e do ‘nada sobre nós sem nós’. Isso significa que todas as pessoas do festival se envolvem na acessibilidade. Haverá formação para todas e todos professores sobre acessibilidade atitudinal, e na programação artística buscamos uma acessibilidade estética: recursos como libras são compreendidas como recursos artísticos. Pessoas com deficiência compõem a equipe do festival entre professores, artistas e coordenação. O Festival MI é para todas as pessoas!”, diz Thamyle Vieira, analista de gestão cultural da Secult Ceará e representante da coordenação de Acessibilidade do Mi. 

Proposta pedagógica


Por meio dos diálogos e trocas de saberes, o festival busca promover a geração de novas referências, a construção de plateias e a valorização de músicos, compositores, intérpretes, técnicos, pesquisadores e demais agentes da cadeia produtiva da música cearense e brasileira. 

“Após um extenso período de isolamento social, estamos felizes com a 18ª edição do Festival Mi em versão totalmente presencial, com um grande número de vagas para todas as pessoas que estudam música, têm experiência musical ou já são profissionais no ensino da área, mas que queiram ampliar seus conhecimentos, suas vivências musicais e culturais. O Festival Mi agrega, reúne e inspira pessoas em torno de uma paixão compartilhada: a música sensibiliza o público, trazendo a conscientização e o engajamento do mesmo sobre causas socioambientais relevantes e promove ações de formação, reflexões e desenvolvimento para a cidade de Viçosa e seu entorno. Considerado o maior festival de formação em música popular do Nordeste, o Festival Mi tem um papel importante em proporcionar o encontro da diversidade de sons e músicas, e também de nos lembrar da nossa miscigenação e da nossa riqueza cultural, para que a mesma seja preservada”, explica Patrícia Marin, coordenadora pedagógica do Festival. 

Instituto Nelson Wilians celebra 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e defende a importância de iniciativas em prol das minorias

No dia 13 de julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 33 anos. A Lei federal n. 8.069/1990 é considerada o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil. Desde a sua criação, o ECA tem servido como base para diversas ações e programas que buscam garantir uma vida digna e promover o desenvolvimento pleno desses jovens, assegurando direitos referentes à vida, saúde, educação, lazer, cultura, entre outros, formulando políticas de proteção à infância e juventude.

Inspirado em documentos internacionais, o Estatuto trouxe uma mudança de paradigma. Foi a primeira legislação com a doutrina da proteção integral na América Latina a se inspirar na Declaração Universal dos Direitos da Criança de 1979 e na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, aprovados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1989. O documento mudou a forma como a sociedade brasileira enxerga e cuida das crianças e dos adolescentes. Ele estabelece que é dever da família, da sociedade e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos fundamentais desses jovens.

Apesar dos avanços conquistados ao longo dos anos, muitos desafios ainda persistem. Um exemplo disso é a privação do direito à educação. Segundo uma pesquisa recente realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mais de 4 milhões de crianças e adolescentes apresentavam algum tipo de privação desse direito em 2019. Com a pandemia, essa situação se agravou ainda mais, especialmente em relação à alfabetização, impactando principalmente crianças e adolescentes negros e indígenas, das regiões Norte e Nordeste.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma conquista fundamental para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes na nossa sociedade. Essa lei, que completa 33 anos, foi um marco importante no reconhecimento e na promoção dos direitos humanos dessa faixa etária no Brasil. O ECA estabelece a responsabilidade de cada grupo em assegurar os direitos fundamentais desses jovens, destaca André Menescal, sócio-diretor do escritório Nelson Wilians.”

Diante desse contexto, é necessário fortalecer a implementação integral do ECA e de leis correlatas, por meio de políticas públicas que garantam o acesso a direitos fundamentais, como a educação de qualidade, a assistência médica, à moradia, à alimentação, à convivência familiar e comunitária, a cultura, o esporte e o lazer. Nesse sentido, o Instituto Nelson Wilians (INW) tem se movimentado bastante e se destacado com suas iniciativas em prol das minorias.

Criado em 2017, e alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030 – ONU), o Instituto atua pela democratização de oportunidades e pela mitigação das desigualdades sociais. Em parceria com organizações sociais de todo o Brasil, o INW desenvolve programas focados em educação e direito, visando empoderar as juventudes e mulheres, que historicamente são os mais afetados pelas desigualdades. O INW oferece apoio técnico e financeiro para Organizações da Sociedade Civil por meio do Edital INW.

“O INW acredita que as juventudes brasileiras podem protagonizar agendas de desenvolvimento socioeconômico, mas, para isso, precisam do apoio e incentivo. É necessário que a sociedade civil e poder público atuem juntos para construir caminhos para a efetivação dos direitos referentes à dignidade, educação e profissionalização, conforme estabelece o Artigo 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirma Anne Wilians, Presidente do Instituto Nelson Wilians.

Neste ano, todas as organizações contempladas pelo edital são do Nordeste, região que enfrenta há anos grandes desafios socioeconômicos. Além disso, o Instituto realiza projetos como o Compartilhando Direito, o Mutirão Jurídico e o Líderes que Inspiram, que buscam proporcionar aos jovens conhecimentos sobre seus direitos e novas perspectivas pessoais e profissionais. Desde a sua fundação, o INW já beneficiou mais de 64 mil vidas e, somente no primeiro semestre de 2023, capacitou 214 jovens em cursos profissionalizantes nas áreas de culinária, cursos gráficos, manutenção de computadores, auxiliar administrativo, recepção e vendas.

“Quando excluímos grupos sociais do processo de geração de renda e de oportunidades, a participação social desses grupos sociais nas instâncias democráticas torna-se limitada. É por isso que acreditamos que investir em inclusão produtiva é investir na cultura da legalidade e na construção de um país com menos desigualdades sociais”, destaca William Ruiz, Gerente de Projetos Sociais do INW, que afirma ainda que o Instituto Nelson Wilians continuará trabalhando incansavelmente para garantir que as crianças e adolescentes tenham seus direitos assegurados e sejam protagonistas na transformação da sociedade.

Tijuca Alimentos realiza aula prática com maior especialista em mastite do Brasil

Empresa cearense referência em queijos, ovos e cortes de frango, a Tijuca Alimentos recebeu, na última quinta-feira, 06, o professor Marcos Veiga, maior especialista em mastite do Brasil e chefe do laboratório da Qualileite, da Universidade de São Paulo (USP). A mastite é uma infecção nos tecidos mamários que podem vir acompanhados de uma infecção bacteriana ou não. Professores e estudantes universitários de medicina veterinária da Unifametro, Unifor e UECE também estiveram presentes.

“É muito importante que os alunos possam vivenciar na prática o que estudam em sala de aula. Às vezes, eles não possuem convívio com esse mundo rural e ainda não viram o lado profissional. Nesses momentos, conseguimos ver o brilho nos olhos deles por terem um vislumbre de como será no futuro. Além disso, nós como professores conseguimos atualizar as nossas técnicas com essa aproximação da academia com o campo”, afirma Sabrina Tainah, professora de medicina veterinária do Centro Universitário Fametro (Unifametro).

Os estudantes e professores foram acompanhados também pelo médico veterinário Murilo Torres, profissional da Tijuca Alimentos responsável pelo bem-estar dos animais da fazenda. 

Sobre a Tijuca Alimentos

Empresa cearense com mais de 50 anos de atuação na produção e comercialização de ovos, frangos e queijos no Ceará, Piauí e Maranhão, a Tijuca Alimentos tem como propósito trabalhar para a satisfação de seus clientes. Atualmente, é a única empresa cearense do segmento com abatedouro próprio e, além disso, dispõe de sedes em Fortaleza, Cascavel e Beberibe, onde mantém uma moderna fábrica de rações. Na logística, possui frota própria para transporte dos produtos, garantindo qualidade até chegar à mesa dos clientes.

Supermercado Guará realiza primeira Corrida de Rua neste domingo 

A 1ª Corrida de Rua do Supermercado Guará ocorre no próximo domingo, 16, com largada às 5h45 no Iate Clube de Fortaleza, sob organização da Tio Flavinho Assessoria Esportiva. Para o público que irá participar da competição, o Supermercado divulga os detalhes dos percursos de 5 km, 10 km e 15 km pela orla da Beira Mar, Praia de Iracema e Avenida Leste Oeste, além do layout da camisa oficial. 

Feita de material poliamida premium, a camisa oficial da corrida foi pensada para garantir elasticidade, proteção contra raios ultravioletas, rápida secagem, toque macio, além de eliminar a bactéria de mau cheiro. 

Confira os percursos completos em ordem:

Percurso de 15 km 

Largada: Iate Clube – Av Vicente De Castro 

Av Da Abolição – Fluxo

Av Raimundo Girão – Fluxo (Lado Esquerdo)

Rua Historiador Guarino Alves (Subir)

Av. Monsenhor Tabosa

Av. Presidente Castelo Branco – Fluxo – Transposição de via no canteiro central (Marina)

Retorno: posto de gasolina – Av Presidente Castelo Branco – contra Fluxo Canteiro Central

Av Monsenhor Tabosa

Rua Senador Almino (Descer)

Av. Antônio Justa

Av. Raimundo Girão

Av. Rui Barbosa

Av. Beira Mar Fluxo – Calçadão

Av. Vicente De Castro

Chegada: Iate Clube – Av. Vicente de Castro

Percurso de 10 km 

Largada: Iate Clube – Av. Vicente De Castro 

Av. da Abolição – Fluxo

Av. Raimundo Girão – Fluxo (Lado Esquerdo)

Rua Historiador Guarino Alves (Subir)

Av. Monsenhor Tabosa

Rua. Senador Almino (Descer)

Av. Antônio Justa

Av. Raimundo Girão

Av. Rui Barbosa

Av. Beira Mar Fluxo – Calçadão

Av. Vicente De Castro

Chegada: Iate Clube – Av. Vicente De Castro

Percurso de 5km 

Largada: Iate Clube – Av Vicente De Castro 

Av. da Abolição – Fluxo

Retorno: Rua Tibúrcio Cavalcante

Av. Beira Mar – Fluxo – Calçadão

Chegada: Iate Clube – Av. Vicente de Castro

Após o percurso, os corredores poderão participar do momento de premiação, no Iate Clube, com direito a degustação de produtos das marcas parceiras do Guará, e muita música.

Sobre o Supermercado Guará

O Supermercado Guará conta com nove unidades em Fortaleza e uma no Eusébio, além do aplicativo Guará, que garante o alcance da rede em mais de 80 bairros da capital cearense. A plataforma digital possibilita ao cliente uma nova experiência em compras com o programa de descontos Sou + Guará, com ofertas personalizadas e descontos exclusivos.

Vai reformar ou construir? O descarte de entulhos precisa ser feito corretamente 

Sempre que há pequenas obras, em casa e apartamento, como construções de novos ambientes ou reformas como troca de piso e azulejos, por exemplo, gera alguma quantidade de lixo, os chamados entulhos. Neles, podem conter pedaços de tijolos, cerâmicas, concretos, vidros, argamassa, plásticos, restos de fiação elétrica, madeiras e outros materiais que, segundo a  Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), são considerados um risco grave ao meio ambiente principalmente se o descarte não acontecer da forma adequada. 

De acordo com o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/CE), Lucas Rozzoline, a destinação adequada é primordial na preservação do meio ambiente. “Esses entulhos demoram muitos anos para se decomporem no meio ambiente. Quando são deixados em calçadas, rios, lagos ou terrenos baldios, por exemplo, contribuem ainda para acumular outros tipos de lixo, a proliferação de doenças e para contaminar ainda mais o solo e o ar que respiramos. Uma coisa puxa a outra”, alerta o arquiteto e urbanista. 

Rozzoline, explica que, por lei, são os geradores dos entulhos e/ou restos de obras (domésticos ou não) responsáveis pela destinação correta deles. Em caso de grandes obras, esses geradores devem ter o Plano de Gestão de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), elaborado por profissional arquiteto habilitado. “Por isso, orientamos que o proprietário da residência ou do ponto comercial, contrate arquiteto registrado na Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) para fazer o plano. É nele que ficará documentado como os resíduos serão descartados de forma que não cause impacto ambiental e que possam ser reaproveitados”. 

Nessas situações, será preciso contratar uma das empresas coletoras credenciadas pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), que ficará responsável por recolher os entulhos e enviar a um dos destinos credenciados pela prefeitura com licença para o recebimento. “Inclusive, já existem incentivos para que os resíduos da construção civil possam ser reutilizados por construtoras, principalmente, de maior porte. Isso é ótimo pois impede que mais matérias primas sejam coletadas e contribua ainda mais para a degradação do meio ambiente”, diz o arquiteto.

Pequenos entulhos

No caso dos pequenos geradores de restos de obras, o presidente do CAU/CE orienta que, em Fortaleza, existem mais de 90 Ecopontos da Prefeitura de Fortaleza, espalhados por toda a cidade. “Muita gente, às vezes, por achar que a reforma é pequena e irá gerar pouco entulho, não quer ter a responsabilidade de contratar arquiteto para orientar e realizar todo o trabalho e nem, muito menos, preocupar-se com o lixo gerado. Muitas vezes chamam um carroceiro, mas estes também não fazem o descarte certo. Caso a pessoa não contrate um profissional adequado e responsável nesse tipo de projeto, o proprietário será individualmente responsável pela obra e isso é perigoso pois ele não tem capacitação técnica para fazer tal atividade”, alerta o Rozzoline. 

Ele lembra, ainda, que despejar entulhos ou qualquer tipo de lixo em áreas verdes, canteiros centrais, praças e em lagos, é crime e pode gerar multas de mais de R$ 4 mil, embargos e até cancelamento de alvará de funcionamento de estabelecimentos dependendo da gravidade. “Em Fortaleza, é a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) a responsável pela fiscalização e autuação de quem pratica tais irregularidades. Porém, a população também pode denunciar irregularidades pelo telefone 156”, finaliza o presidente do CAU/CE.

Parque Bisão recebe nova edição da Oxente Feira Criativa

Evento cultural e gratuito acontece neste final de semana reunindo mais de 30 marcas locais, espaço gastronômico, adoção de pets, espetáculo infantil, música ao vivo e muito mais

Nos dias 15 e 16 de julho, o Parque Arquiteto Otacílio Teixeira Neto, popularmente chamado de Parque Bisão, localizado no Mucuripe, será palco de um evento que reunirá arte, cultura, amor e solidariedade. A Oxente Feira Criativa, apoiada pela Construtora Colmeia – que também é mantenedora do parque -, contará com diversas atrações voltadas para todos os públicos, sempre das 16h às 21h.

Incentivando o comércio local e seus artistas e fomentando a economia criativa, a feira contará com mais de 30 marcas cearenses expondo produtos que variam entre doces e salgados, bijuterias, itens de decoração, artigos de moda feminina, papelaria, cosméticos, peças artesanais, dentre outras dezenas de opções, tudo com preços acessíveis e de muito bom gosto.

Abraçando as causas sociais, a Oxente contemplará os amantes do universo pet por meio do Abrigo Pichano, que estará promovendo uma feirinha de adoção de cães e gatos, devidamente tratados e cuidados, buscando novos lares para os animaizinhos. Além disso, o abrigo estará comercializando produtos para tratamento animal e recebendo doações como sachês, medicamentos, ração, produtos de higiene e contribuições financeiras que ajudarão na manutenção do trabalho da instituição.

Aproveitando o mês de férias, a feira terá programação especial para o público infantil com o grupo K’Os Coletivo, que levará ao Bisão toda a magia do mundo dos palhaços e da comédia teatral com o espetáculo “K’Os de Variedades”, garantindo boas gargalhadas e muita diversão à criançada.

A Oxente Feira Criativa, que é gratuita, também promoverá a gastronomia regional, trazendo à tona o conceito de comida rápida, com os já tradicionais sabores e temperos da culinária nordestina que tanto sucesso faz em nossa terra. E o melhor, com preços populares. A música ao vivo ficará a cargo dos talentosos Caio Fernandes (dia 15) e Duo Frenesi (dia 16), interpretando grandes sucessos da MPB.

“Será mais uma feira muito linda e sempre voltada à toda a família, porque esse é o nosso conceito. A Oxente Feira Criativa vai movimentar o parque e é uma excelente oportunidade para visitar um dos lugares mais legais de Fortaleza. A Colmeia recebe a feira com muito carinho, valoriza o empreendedorismo local e convida a todos a participarem dessa ação”, explica Andreza Martins, idealizadora do projeto.