Tribunal de Justiça do Ceará obtém mais de 1.100 acordos na I Semana Estadual da Conciliação e Mediação
A I Semana Estadual da Conciliação e Mediação, promovida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para difundir a cultura da solução de conflitos por meio da conciliação e da mediação, realizou 4.248 audiências na Capital e Interior, com 1.172 acordos firmados. A força-tarefa, realizada entre os dias 12 a 16 de junho, atendeu 13.708 pessoas.
A conciliação e a mediação são procedimentos voluntários que oferecem àqueles que estão vivenciando uma situação de conflito a oportunidade e o espaço adequados para a busca de uma solução que atenda a todos os envolvidos. O papel do conciliador e do mediador é auxiliar as partes para que estas, de forma voluntária e autônoma, cheguem a um acordo. Ao todo, a força-tarefa contou com o trabalho de 420 conciliadores e mediadores.
A iniciativa, coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJCE, considerou a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário e as recomendações do Conselho Nacional de Justiça para que os tribunais adotem ações de continuidade ao movimento pela conciliação.