Agosto Lilás: OAB-CE discute políticas públicas para mulheres no Ceará com participação da Senadora Augusta Brito

A Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Ceará (OAB-CE), em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), realizam na próxima segunda-feira (07), das 15h às 21h, o evento “Agosto Lilás: Proteção e Empoderamento das Mulheres”, no Auditório da Ordem.

O evento é aberto ao público e tem o objetivo de promover o debate e o conhecimento sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade, bem como buscar soluções para uma advocacia mais inclusiva e comprometida com a igualdade de gênero. As inscrições sao gratuitas e podem ser feitas pelo link https://esace.org.br/produto/agosto-lilas-protecao-e-empoderamento-das-mulheres/

“A programação surge como uma iniciativa fundamental na luta contra a violência de gênero, referenciando o ciclo da violência e destacando a importância do mês de agosto como um período de conscientização e mobilização. Nosso objetivo é ampliar a discussão sobre a proteção das mulheres, oferecer ferramentas para  empoderamento feminino e incentivar a busca por soluções que promovam uma sociedade mais igualitária e justa“, explica a vice-presidente da OAB-CE e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Christiane Leitão.

Das 15h às 18h, os participantes podem contar com os serviços da CAACE, que inclui massoterapeutas, engraxate, troca de virolas, além de esclarecimentos sobre o plano de saúde Unimed e vacinação.

Confira a programação
A abertura oficial do evento contará com a presença da Conselheira Federal da OAB Ana Vladia Feitosa, e da Ouvidora Nacional da Mulher pelo Conselho Federal da OAB Katianne Wirna, que juntas  abordarão a temática da violência processual nas ações de família e o trabalho da Ouvidoria da Mulher na OAB.

O segundo painel abordará a “Advocacia sem Assédio”, com destaque para o PL 1852/23, e discutirá as políticas públicas para mulheres no Ceará, contando com a participação da Senadora Augusta Brito e da Secretária-executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Estado do Ceará, Raquel Andrade.

No terceiro painel, especialistas em empoderamento trarão reflexões sobre a ressignificação do estilo profissional e pessoal, com a participação de Cintia Kedna, Maquiadora, e Luciana Borges, Consultora de Imagem e Estilo.

Já o quarto painel discutirá as Metas do ODS 5 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero como grande aliado na atuação da Advocacia. As palestras serão conduzidas por Ana Paula de Araújo Holanda, Conselheira Federal pela OAB-CE, e Andrine Nunes, Presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-CE. A mesa será presidida pela vice-presidente da OAB-CE e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Christiane Leitão, vice-presidente da OAB-CE.

Serviço:
Agosto Lilás: OAB-CE discute políticas públicas para mulheres no Ceará com participação da Senadora Augusta Brito
Data: 07 de agosto (segunda-feira)
Horário:15h às 21h
Local: Auditório da OAB-CE
Inscrições gratuitas pelo link: https://esace.org.br/produto/agosto-lilas-protecao-e-empoderamento-das-mulheres/

Construtora Colmeia reúne imprensa e influenciadores em evento no mais alto edifício do Ceará

A Construtora Colmeia promoveu, no final da tarde desta quinta-feira (03), um evento de relacionamento com a imprensa cearense e convidados no 46º andar do imponente empreendimento ONE Residencial, o maior edifício do Ceará. O Sunset proporcionou uma experiência única ao público presente, que pôde vivenciar o pôr-do-sol mais encantador de Fortaleza, desfrutando de uma visão privilegiada da paradisíaca enseada do Mucuripe.

O evento, marcado pela beleza e elegância, recebeu calorosas boas-vindas do diretor presidente da Construtora Colmeia, Otacílio Valente. Em seu discurso de abertura, o executivo enfatizou a sólida reputação da construtora no mercado cearense, destacando sua credibilidade, confiança e inovação ao longo dos 43 anos de atuação.

“Aspiramos oferecer o que há de melhor em termos de qualidade e conforto para os nossos clientes. O ONE Residencial é um marco na arquitetura cearense e reflete nosso compromisso em construir empreendimentos que superem as expectativas de todos”, afirmou Otacílio.

Modelo de sucesso

Em seguida, foi a vez do diretor financeiro, Ronaldo Barbosa, apresentar o modelo de condomínio fechado, utilizando o prédio de 51 pavimentos como case de sucesso. “Nossa visão de proporcionar ambientes sofisticados, aliados à segurança e comodidade, se concretiza com o ONE Residencial. Esse empreendimento é resultado de um trabalho conjunto e dedicado de toda a equipe da Construtora Colmeia”, ressaltou.

O Sunset foi marcado pelo sucesso e entusiasmo dos presentes, que tiveram a oportunidade de contemplar a paisagem deslumbrante de Fortaleza e conhecer de perto o empreendimento mais alto do Ceará. Em suas palavras finais, Otacílio Valente demonstrou otimismo em relação ao segundo semestre de 2023 e enfatizou a “missão contínua da Construtora Colmeia em realizar sonhos e construir lares para milhares de famílias no Ceará e nos outros estados nos quais existem empreendimentos”.

Com a presença de jornalistas, influenciadores e parceiros, o evento, organizado pela construtora e pela VSM Comunicação, fortaleceu os laços da Colmeia com a imprensa e reafirmou o compromisso da empresa em oferecer empreendimentos de excelência que atendam aos mais altos padrões de qualidade. A curadoria outdoor foi assinada pela Desconexo Design.

ArcelorMittal conquista recorde de produção e exportação de placas de aço no Pecém

A ArcelorMittal Pecém produziu 258.971 toneladas (t) de placas de aço em julho de 2023, volume que atesta o melhor resultado do ano para a produtora de aço instalada em São Gonçalo do Amarante (Ceará). No acumulado de 2023, a empresa atingiu 1.718.428 t de placas de aço produzidas, 7,3% a mais que o mesmo período de 2022. Tudo isso demonstra as melhorias implantadas sob a gestão do Grupo ArcelorMittal.

De junho de 2016, início da sua operação, a julho de 2023, a ArcelorMittal Pecém acumula produção de 19.146.193 t de placas de aço, que já chegaram a mais de 24 países. Ao todo, são mais de 550 tipos de aço ao carbono e mais de 222 tipos de aço de alta tecnologia (HTS) fornecidos do Ceará para o mundo, atendendo a indústria naval, de óleo & gás, automotiva e construção civil.

O CEO ArcelorMittal Pecém, Erick Torres, reforça a importância do trabalho integrado entre as áreas, o respeito às pessoas e a manutenção dos padrões de excelência. “Nossa missão é produzir aço de forma segura e competitiva, acompanhando as transformações tecnológicas e ambientais, sempre assegurando o compromisso com o desenvolvimento regional e sustentável”.

A produtora de aço tem capacidade instalada de 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano, com capacidade de expandir a produção ou instalar um processo de laminação das placas de aço.

Recorde histórico embarque de placas de aço

Neste mês de agosto, quando completa 7 anos do início das exportações, a ArcelorMittal Pecém realizou o maior volume embarcado em um único navio de placas de aço da história do Porto do Pecém, com o volume total de 72.569 t. Desde o início de sua operação, em junho de 2016, o volume máximo de placas de aço embarcadas havia sido de 69.991 t.

“Estamos permanentemente buscando melhorias na redução de custo e aumento de produtividade, tendo como referência as melhoras práticas do mercado e agora internamente no Grupo ArcelorMittal. Tudo isso com ética e bom relacionamento com o Porto do Pecém, valorização dos nossos empregados e empresas terceirizadas”, destaca o gerente de Logística Externa, Marcelo Faria.

As placas de aço saem do Ceará com destino ao Porto de Mobile, no estado do Alabama/USA. Os produtos embarcados são aços que têm aplicações estruturais e são utilizados para gasodutos, oleodutos e outros projetos de exploração e transporte.

Presidente da Câmara reúne-se com Igor Queiroz para debater educação e transformação da juventude

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim, se reuniu nesta sexta-feira (4) com Igor Queiroz Barroso, presidente do Conselho Diretor da JACE e do Conselho de Administração do grupo Edson Queiroz.

Durante o encontro, eles discutiram os programas da Junior Achievement Ceará, uma instituição de educação financeira, empreendedorismo, inovação e prática de negócios, cujo objetivo é despertar o protagonismo de crianças e adolescentes, estimulando seu desenvolvimento pessoal.

Também participou da reunião Ana Lúcia Teixeira, diretora executiva da Junior Achievement Ceará.

Gardel Rolim enfatizou a importância dos programas da instituição para a inovação na educação pública. “Hoje recebi Igor Queiroz e Ana Lúcia, representantes da Junior Achievement, uma instituição importante que realiza um trabalho de educação financeira e empreendedorismo nas escolas do Ceará. Discutimos a possibilidade de uma parceria com a Câmara Municipal, com o objetivo de ampliar e trazer para Fortaleza mais um ponto de inovação na educação pública. Dessa forma, podemos proporcionar mais aprendizado para crianças, jovens e adolescentes, além de estimular o acesso a um ensino empreendedor e administrativo, que possa ser uma via financeira para eles e suas famílias”, destacou o presidente.

Igor Queiroz expressou sua satisfação com o encontro. “Fiquei encantado por ter tido essa oportunidade com o presidente da Câmara, Gardel Rolim. Estamos com grandes expectativas em relação à possibilidade de implementar os projetos da Junior Achievement nas escolas do município”, afirmou o empresário.

Lei Maria da Penha: Avanços e desafios no combate à violência contra a mulher

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) anunciou que os seis primeiros meses de 2023 contabilizaram mais feminicídios do que todo o ano de 2022, no Distrito Federal. Os registros de violência contra a mulher, no Rio Grande do Norte, subiram 26% entre janeiro e abril deste ano, segundo os dados da Polícia Civil. Enquanto em todo o Brasil, uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas, de acordo o relatório da Rede de Observatórios da Segurança.

Essas estatísticas alarmantes revelam que, mesmo com os avanços da legislação e dos esforços de conscientização, muitas mulheres ainda são vítimas de violência física, psicológica, sexual e patrimonial. Para a coordenadora do curso de Direito da Wyden, Natália Barroca, a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006 e celebrada nesta segunda-feira (7), foi um avanço para o enfrentamento da violência contra a mulher. 

“Com o objetivo de minimizar os impactos sobre as diferenças entre gêneros e a visão da soberania masculina, bem como, reduzir a objetificação da mulher em sociedade, várias legislações adentram no nosso ordenamento jurídico para garantir, de forma mais delimitada, o direito constitucional à igualdade. A Lei Maria da Penha é um ótimo exemplo disto, pois criou mecanismos para coibir a violência doméstica e proteger as mulheres que são vítimas dessa situação”, disse a coordenadora do curso de Direito da Wyden. 

No entanto, Natália Barroca frisou que, apesar da Lei Maria da Penha ser efetiva, a sociedade ainda enfrenta inúmeros desafios, como a subnotificação dos casos. “Nestes 16 anos de legislação, buscamos dar visibilidade às estatísticas sobre o tema e pensarmos, coletivamente, sobre as estratégias de combate à violência doméstica e familiar contra a pessoa de gênero feminino, mas precisamos fazer cada vez mais para sairmos deste cenário tenebroso de altos índices de violência”, finalizou. 

Estudantes e professores da Unifametro realizam doações para instituições de Fortaleza

Os estudantes e professores dos cursos de Odontologia e Ciências Contábeis do Centro Universitário Fametro (Unifametro) uniram forças para a realização de palestras e doações de itens de higiene pessoal para o Lar Amigos de Jesus e Torres de Melo, ambos de Fortaleza. 

Para o Lar Amigos de Jesus, foram doados pelo curso de Odontologia, 45 kits de higiene pessoal com escova de dente, creme dental, sabonetes e cartelas de adesivos infantis, além de 20 pacotes de milho de pipoca, item solicitado pela instituição, e produtos de limpeza. Na instituição também foram realizadas palestras de instrução em higiene oral e técnicas de escovação, além atividades de interação lúdicas com balões e pinturas de desenhos infantis com enfoque odontológico, logo após um lanche reforçado servido pelos estudantes, com direito a bolo, cachorro quente, sucos, iogurtes e pipoca.

De acordo com o coordenador do curso, Paulo Carvalho, todas as ações foram realizadas pelas ligas acadêmicas de Odontopediatria e de Saúde Coletiva, constituídas por professores e alunos de diversos semestres. “As ligas visam aumentar a interação e o convívio entre alunos e professores, e no curso de Odontologia nós temos as ligas de odontopediatria, saúde coletiva, periodontia, cirurgia, dentre outras. Mais que uma oportunidade de dividir conhecimentos, nós buscamos estender nossas atividades para a promoção de ações de responsabilidade social, e isso também traz para os alunos uma formação humana imprescindível, além de fazer o bem a quem precisa”, afirmou o coordenador.

O Lar Torres de Melo recebeu a visita da coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unifametro, Liliana Lacerda, e do professor David Silva, para a entrega de 53 pacotes de fraldas geriátricas (um total de 993 unidades) e 2 Pacotes de Protetores de colchão (um total de 12 unidades) arrecadadas pela coordenação do curso. Os itens foram doados pelos presidentes da Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará (Acontece), Dr. Ananias Rebouças e Dr. Daniel, e pelo presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado do Ceará (Sindicont-CE), Dr. Ricardo Assunção Lima, além dos professores e alunos do curso do Centro Universitário.

Em postagem em sua página oficial no Instagram, a instituição agradeceu as doações. “Agradecemos de todo o coração ao Curso de Ciências Contábeis da Unifametro e a todos os envolvidos nessa linda campanha solidária. A união de esforços faz toda a diferença na vida dos nossos queridos residentes”.

Sobre o Lar Amigos de Jesus e o Lar Torres de Melo

O Lar Amigos de Jesus acolhe crianças e adolescentes que vieram de outros municípios do Ceará, ou de outros estados, para realizar tratamentos de saúde em Fortaleza. A instituição é administrada pela Associação dos Missionários da Solidariedade. Já o Lar Torres de Melo tem como missão acolher e assistir integralmente a pessoa idosa, assegurando direitos, condições de vida digna e finitude humanizada.

Sobre a Unifametro

Com mais de 30 cursos de graduação nas modalidades presencial e online, a Unifametro possui três campi em Fortaleza e unidades em Cascavel, Maracanaú e em Caucaia – uma estrutura completa, com 6 núcleos de atividades e mais de 50 laboratórios. Para mais informações sobre o vestibular, inscrições e financiamento sem juros, consulte o site seja.unifametro.edu.br.

Shopping Iguatemi Bosque recebe exposição “Mundo Jurássico”, com réplicas de dinossauros em tamanho real

O Shopping Iguatemi Bosque recebe, a partir desta segunda-feira (7), a exposição Mundo Jurássico. Com réplicas de 15 dinossauros em tamanho real, o empreendimento levará o público a interagir e mergulhar no universo dos animais pré-históricos.

Disponível de forma gratuita, a visitação segue até o dia 27 de agosto nos espaços da Praça Cordel e Praça da Rendeira, de acordo com o horário de funcionamento do shopping. Além das réplicas, o visitante encontrará toda uma ambientação que simula o habitat natural dos répteis, com sons, movimentos, textos sobre a história de cada animal, suas características e curiosidades.

Entre os destaques da exposição, estarão as réplicas do Tiranossauro, Tricerátopo, Ouranossauro, Espinossauro, Parassaurolofo, Paquicefalossauro, Carnotauro, Amargassauro e Apatossauro, com características de até seis metros de altura. A exposição também contará com área interativa com realidade virtual e um quiosque oficial do evento.

“Recebemos com muita alegria essa exposição que já passou por diversas cidades do país. Essa é mais uma opção de programação para toda a família, onde os nossos clientes poderão conhecer todas as curiosidades sobre essa parte tão significativa da história dos dinossauros. Esperamos que seja um período de muita diversão e conhecimento”, destaca o superintendente do Iguatemi Bosque, Wellington Oliveira.

Serviço – Mundo Jurássico no Iguatemi Bosque

Data: 07 a 27 de agosto

Locais: Praça Cordel – Piso L1 (Em frente à loja Centauro)

Praça da Rendeira – Piso L1 (Próximo a C&A)
Horário de funcionamento: 10h às 22h.

Centec articula instalação de um núcleo do instituto na Universidade Vale do Acaraú em Sobral

O diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, esteve reunido na manhã desta quinta-feira (3), com a reitora da Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA), Izabelle Mont’Alverne, em Sobral, articulando a instalação de um núcleo do Centec dentro do campus da universidade. O encontro foi articulado pela vice-prefeita da cidade, Christianne Coelho, que também participou da reunião.

Durante o encontro ficou acordado que será assinado um Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições ainda em agosto. “O Centec e a UVA irão promover intercâmbio de conhecimentos, possibilitando que os estudantes tenham acesso a uma formação mais abrangente, aliando a teoria acadêmica com a prática técnica. Essa integração irá impactar positivamente no mercado de trabalho, fornecendo profissionais qualificados. Ainda esse mês iremos assinar o acordo e trazer a prefeitura para essa parceria”, apontou a reitora.

O presidente do Centec ainda destacou que o instituto pode oferecer qualificação para os servidores públicos do município. “O Centec tem uma estrutura extraordinária onde pode oferecer qualificação não somente para os jovens e adultos do município, como também para os servidores, ao firmarmos essa parceria com a UVA e com a prefeitura, tenho certeza que iremos colher bons frutos, onde os maiores beneficiários será o povo de Sobral”, enfatizou Acrísio.

Ainda participaram da reunião o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Cleyton Monte e o vice-reitor da UVA, Francisco Carvalho.

Endometriose é uma das principais causas da infertilidade feminina, mas pode ser resolvida

A endometriose é uma doença crônica inflamatória sistêmica, caracterizada pela presença de tecido endometrial (tecido que recobre a parte interna do útero, responsável pela menstruação) fora do útero, podendo atingir órgãos reprodutivos, intestino, bexiga e, inclusive, os pulmões. Segundo o Ministério da Saúde, afeta uma a cada dez mulheres em qualquer fase da vida reprodutiva, sendo mais rara após a menopausa.

É considerada uma das principais causas da infertilidade feminina, embora isso não signifique dizer que todas as mulheres que têm endometriose são inférteis. “Seja por meios naturais ou inseminação, uma mulher com endometriose pode engravidar sim, mas é mais difícil. O recomendado é o diagnóstico precoce da doença, para assim a mulher planejar melhor a gravidez e a prevenção de complicações”, explica a médica cirurgiã ginecológica Kathiane Lustosa, diretora da Clínica Salvata.

Estima-se que 30% a 40% das mulheres que sofrem de endometriose têm infertilidade. Já entre as mulheres inférteis, 50% são diagnosticadas com a doença. A médica Kathiane enfatiza que o tecido endometrial acumulado nos órgãos do aparelho reprodutivo muda a anatomia dos órgãos, conforme o processo inflamatório vai se agravando, prejudicando a fertilidade. “A dificuldade para engravidar pode ocorrer tanto no início da doença quanto em casos mais graves, pois além das mudanças nos órgãos que podem dificultar a chegada dos espermatozoides ao óvulo, o processo inflamatório gerado pode impedir a implantação do embrião no útero e pode alterar a qualidade e quantidade de óvulos da mulher”.

“É uma doença de caráter genético e epigenético, por isso é tão comum e, por ser inflamatória, causa dores muito fortes, mas em alguns casos a endometriose também pode ser silenciosa, por isso é tão importante consultas regulares ao ginecologista. Cerca de 10% das pacientes com endometriose não apresentam nenhum sintoma”, complementa a médica.

Além da infertilidade ou dificuldade para engravidar, os sinais mais frequentes são dores abdominais e cólicas menstruais muito intensas, dor para evacuar ou urinar, dor nas relações sexuais, dor pré-menstrual, fadiga, cansaço, alterações do hábito intestinal, podendo ocorrer diarreia ou prisão de ventre, e dor crônica diária. 

Embora ainda não exista cura, existem tratamentos como o uso de anticoncepcional ou hormônios para suspender a menstruação, procedimentos cirúrgicos para retirada das lesões dos órgãos afetados e tratamento multidisciplinar com nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga. 

Saiba mais sobre a Clínica Salvata

Localizada em Fortaleza, a Clínica Salvata é referência no cuidado com a saúde e qualidade de vida da mulher. Com as médicas Andreisa Bilhar, Kathiane Lustosa e Sara Arcanjo à frente, a clínica é especializada em cuidar da mulher de forma multidisciplinar, contando com profissionais de diversas áreas de atuação e oferecendo consultas médicas e nutricionais, exames de imagem e fisioterapia pélvica. Com um cuidado especial para as mulheres que sofrem com doenças como endometriose, incontinência urinária, prolapsos vaginais e miomas uterinos.

Defensoria inaugura nova sede na cidade de Itaitinga na próxima quinta-feira

A população de Itaitinga, município pertencente à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), contará com uma nova sede da Defensoria Pública do Estado, a partir do próximo dia 9 de agosto. O novo endereço fica localizado no 1° andar do shopping Pátio Itaitinga, cerca de 15 minutos de distância a pé da antiga localização que funcionava dentro do Fórum Municipal. A solenidade de inauguração terá início às 10 horas e contará com a presença da defensora geral Elizabeth Chagas e da coordenadora das Defensorias do Interior, Sheila Falconeri. 

A nova instalação da Defensoria foi adquirida por meio de locação e reformada para atender o padrão de qualidade da instituição. O espaço conta com uma área aproximada de 104 metros quadrados, divididas entre duas salas que incluem uma recepção, dois gabinetes para defensores, uma sala de mediação e dois banheiros. A arquiteta Karinny Ferreira Victor, responsável pela Coordenação de Arquitetura e Engenharia (COAE) da DPCE, ressalta a superioridade do projeto, que dispõe agora de uma estrutura mais bem equipada e confortável para atender defensores e assistidos.

A comarca de Itaitinga conta com atuação de dois defensores públicos (um criminal e um cível) à disposição da população. Coordenadora das Defensorias do Interior (CDI), a defensora pública Sheila Falconeri explica que a aquisição foi necessária, pois a antiga sede era insuficiente para atender os assistidos e prestar as atividades defensoriais. “O atendimento da Defensoria Pública em Itaitinga era realizado em uma sala, cedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, dentro do Fórum local. A referida sala era insuficiente para o atendimento, especialmente diante do crescimento da demanda. Com a locação de um espaço próprio, objetivamos tanto dar uma melhor estrutura ao atendimento do assistido quanto melhorar a qualidade de trabalho para os defensores públicos”, explica.

Além do espaço ampliado, a sede é bem localizada, estando dentro de um shopping aberto no centro da cidade e próximo de vias de fácil acesso. Junto ao atendimento da Defensoria, o estabelecimento também sedia demais serviços de utilidade pública, como o posto de atendimento do DETRAN-CE e as secretarias municipais de Finanças, Planejamento e Administração.

A defensora geral, Elizabeth Chagas, enaltece que a população será a maior beneficiada com a escolha do novo endereço. “A cada inauguração no interior, sentimos o acesso à Justiça crescer quando ofertamos a população um equipamento novo e confortável. Seja onde estiverem, damos a mais cearenses a chance de lutarem pelos seus direitos. Acredito e sigo acreditando que é junto do povo que nossa instituição se fortalece todos os dias. Não mediremos esforços para tornar a Defensoria mais presente em todo o Estado do Ceará”.

Serviço

Inauguração da sede da Defensoria em Itaitinga (CE)

Data: 9 de agosto (quarta-feira)

Horário: a partir das 10 horas

Endereço: 1° andar  do shopping Pátio Itaitinga – Rua Manoel de Souza, n° 215, no bairro Centro (Próximo a Areninha do Lago Antônio Miguel)