Sou Energy reforça apoio à campanha nacional de incentivo a energia solar 

A Sou Energy, líder no mercado de energia solar, reitera seu compromisso com a campanha nacional da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), intitulada “Energia Solar. Vale Muito a Pena”. A iniciativa tem como objetivo promover e incentivar a adoção da energia solar no Brasil, destacando que ela é um investimento acessível para todas as classes sociais.

A campanha publicitária foi criada para conscientizar a população sobre os benefícios da energia solar fotovoltaica e disseminar informações sobre como essa fonte de energia limpa e sustentável pode gerar economia, aumentar a autonomia, contribuir com o meio ambiente e ampliar o conforto dos brasileiros.

A Sou Energy, que é patrocinadora máster da campanha, tem como um de seus compromissos oferecer, aos integradores de energia solar, soluções personalizadas, inovadoras e competitivas para a instalação de sistemas fotovoltaicos em todo o território nacional.

“A energia solar é uma alternativa viável e vantajosa para todos os brasileiros, independentemente da classe social. Estamos empenhados em tornar essa tecnologia acessível a um número cada vez maior de pessoas, contribuindo para a construção de um futuro energético mais sustentável e econômico”, destaca Mário Viana, diretor comercial e de marketing da Sou Energy.

Sobre a Sou Energy

A Sou Energy está no mercado desde 2017 e figura entre as três maiores fabricantes de kits fotovoltaicos do país. É a maior do Norte/Nordeste, com mais de 6.500 revendedores ativos em todo o Brasil. Com sede no Eusébio, a empresa traz inovações no mercado de energia solar por meio de soluções sustentáveis e eficientes para integradores em todo o território nacional.

Pós-graduação em Comunicação da UFC inclui pela primeira vez pessoas trans e travestis em política de cotas

“Eu fui a primeira travesti do Programa. Mas, além de ser a primeira, o que eu acho que não é um mérito, eu não tive muita escuta de muitas pessoas. O que me ajudou a permanecer foi a rede criada entre corpos dissidentes, que não eram nem trans nem travestis, mas eram pessoas em suas dissidências raciais que me acolheram e entenderam minhas dificuldades”. O relato é de Noá Bonoba (foto), a única travesti a cursar mestrado ou doutorado em mais de 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Ela não entrou no doutorado por cotas, porque essa possibilidade não lhe foi dada. Hoje, Noá avalia a ampliação da política de ações afirmativas para pessoas trans e travestis na pós-graduação como uma conquista histórica. “Até para que outros programas se espelhem e entendam que é possível ser feito”, afirma a doutoranda.

A reserva de vagas específicas para pessoa trans e/ou travesti – uma no mestrado e uma no doutorado – foi efetivada pelo PPGCom/UFC após a Comissão de Ações Afirmativas do programa ter solicitação aprovada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da universidade. Assim, a política de cotas já existente nos cursos foi ampliada já para a seleção deste ano.

As inscrições estão abertas até 25 de agosto para formação das turmas cujas aulas iniciarão em 2024. Estão sendo ofertadas até 17 vagas no mestrado (11 para ampla concorrência e seis para ações afirmativas, sendo duas para negros(as), duas para indígenas, uma para pessoa com deficiência e uma para pessoa trans/travesti) e até oito vagas no doutorado (quatro para ampla concorrência e quatro para ações afirmativas, sendo uma para negro(a), uma para indígena, uma para pessoa com deficiência e uma para pessoa trans/travesti).

Endossada por professores e estudantes do PPGCom, as cotas para pessoas trans/travestis no programa estão sendo consideradas um avanço importante e necessário. “Além do preconceito, a falta de formação profissional é um sério agravante da ausência de pessoas trans no mercado de trabalho. Elas acabam em subempregos ou mesmo no desemprego e, assim, ficam expostas a vulnerabilidades socioeconômicas e riscos de morte. Garantir a entrada e a permanência dessas pessoas na universidade, que existe para ser um espaço de inclusão e não de exclusão, é permitir que elas tenham a chance de um futuro diferente do que nosso país hoje as impõe, que é uma expectativa de vida média de apenas 35 anos. Não é mais possível nossa sociedade ignorar a realidade dessas pessoas. A ampliação das cotas para pessoas trans e travestis no ensino superior é urgente”, afirma o membro da Comissão de Ações Afirmativas do PPGCom e aluno do doutorado, jornalista Bruno de Castro.

Hoje, de acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), apenas 0,2% dos/das estudantes de ensino superior do Brasil são trans e/ou travestis. Trata-se de um número alarmante, que contribui para um processo de marginalização dessas pessoas e, no Ceará, ganha contornos mais delicados pelo fato de o estado ter o maior número do país de assassinatos de pessoas LGBTQIAPN+, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023. O Brasil é há 14 anos líder mundial de assassinatos dessas pessoas, especialmente de homens e mulheres trans e travestis.

“Criar políticas afirmativas é reconhecer a desigualdade de travestis e transexuais. É urgente. É uma política que precisa ser implementada numa perspectiva de construção de saber, que a nós é negada”, afirma a pesquisadora Dediane Souza (foto). Militante histórica do movimento LGBT do Ceará e dirigente da Rede Trans, instituição nacional que representa essas populações, ela cursa Doutorado em Antropologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição na qual ingressou este ano graças às cotas para pessoas trans e travestis.

Por isso, pensar as políticas de ações afirmativas no Brasil hoje configura-se como uma reparação à dívida do Estado brasileiro com os grupos sociais historicamente postos à margem dos processos econômicos, políticos e sociais. “Enquanto ativista de direitos humanos e estudante de pós-graduação, sei muito do desafio que é construir ciência dentro da universidade, que ainda tem nas suas estruturas todo tipo de violência. A universidade é um espaço social e um espaço de disputa. Então, temos que construir a possibilidade de garantir a permanência dessas sujeitas nesse ambiente. Essa tem que ser uma pauta cada vez mais urgente, de a universidade ser para todas as pessoas”, complementa Dediane. 

Esses avanços, ainda que pequenos, refletem um  cenário em transformação no Brasil, a exemplo das discussões promovidas pelo Poder Legislativo Federal, que agora se debruça sobre proposta da deputada federal Érika Hilton (PSol-SP) para criação de cotas destinadas às pessoas trans no ensino superior brasileiro. Apesar da ausência dessa legislação específica, diversas universidades públicas já compreenderam essa necessidade e incluíram essas populações na política de ações afirmativas. É o caso da já citada UFRN, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade de São Paulo (USP), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade do Estado Amapá (UEAP), Universidade de Campinas (Unicamp), dentre outras.

Na UFC, além do PPGCom, somente o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) oferta vagas para a população trans e travesti, em política também implementada este ano e para a qual as inscrições já encerraram. A instituição tem, ao todo, 86 PPGs.

“A universidade aprendeu comigo. Com o meu corpo. Com a minha presença. Porque meu corpo é pedagógico. E minha produção contribuiu com muitos dispositivos legais favoráveis à população trans. Mas precisamos avançar ainda mais. É importante perceber que quando uma de nós ocupa a universidade, a universidade também ganha com a nossa presença. Porque vai aprender a conviver com mais uma singularidade que tem que ser respeitada. Por isso, a iniciativa do PPGCom de garantir cotas para pessoas trans não é um privilégio. Mas sim de uma reparação histórica da negação dos nossos corpos dentro da universidade”, afirma a primeira travesti doutora do Brasil e professora da Unilab, Luma Andrade.

COMO SE INSCREVER PARA O PPGCOM

Período de inscrições: de 1º de agosto a 25 de agosto de 2023.

O edital está disponível no site: https://ppgcom.ufc.br/

A pessoa interessada deverá, obrigatoriamente, preencher o formulário eletrônico disponível no endereço http://www.si3.ufc.br/sigaa/public (aba “Processos Seletivos stricto sensu”). No final da inscrição, o sistema apresentará um campo para a anexação de um único arquivo em formato PDF contendo o Projeto de Pesquisa.

No ato de inscrição no processo seletivo, as pessoas candidatas que concorrerão na modalidade de reserva de vagas para Políticas de Ações Afirmativas devem apresentar, além da documentação pessoal, um termo de autodeclaração étnicoracial ou de identidade de gênero (a depender da categoria na qual irá concorrer).

No caso das pessoas trans, é necessária ainda declaração de reconhecimento. Para indígenas, é necessária também declaração de pertencimento emitida pelo grupo ao qual a pessoa pertence, com o documento assinado por liderança étnica local devidamente legitimada. Já pessoas com deficiência devem apresentar laudo médico que ateste a condição.

Cozinheiros enfrentam Caixa Misteriosa com ingredientes escolhidos por chefs renomados no próximo episódio do “MasterChef Brasil”


No 15º episódio do MasterChef Brasil, que vai ao ar na próxima terça-feira (8), às 22h30, os cozinheiros amadores vão encarar uma Caixa Misteriosa complexa. Em comemoração às 10 temporadas, os mais renomados chefs que já estiveram na cozinha do programa vão indicar 10 ingredientes que representam sua gastronomia para colocar nos recipientes dos participantes. Murakami, Laurent Suaudeau, Jefferson Rueda, Mara Salles, Saiko, Felipe Schaedler, Dadá, Benny Novak e Kalymaracaya enviam recados, que serão ouvidos em um tablet, dando dicas de como utilizar os produtos selecionados. Cada competidor deverá preparar um prato livre com os itens sugeridos. Os autores das melhores receitas se salvam da eliminação.

No desafio derradeiro, os competidores terão uma missão diferente. Para começar, os jurados relembram antigos aniversários e revelam as iguarias mais marcantes dessa época tão especial. Helena Rizzo cita a paella, Erick Jacquin fala do coelho e Rodrigo Oliveira nomeia o cabrito como sua prefência. Para garantir mais uma semana no jogo, os concorrentes precisam elaborar algo que impressione o paladar dos chefs e que lhes remeta ao sabor das comemorações por mais um ano de vida. Embora as escolhas sejam livres, elas devem ser inspiradas nos relatos do júri para que eles possam resgatar as mesmas emoções. Quem fizer o pior trabalho deixa a competição. 

Criado por Franc Roddam, o formato MasterChef é representado internacionalmente pela Banijay. O programa é uma produção da Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health. O talent show vai ao ar toda terça-feira, às 22h30, na tela da Band, canal 20.1.

Terrazo Shopping sedia o 83º Encontro Eusébio Classic Car

O Terrazo Shopping foi palco de um evento para os amantes de carros antigos. O 83º Encontro Eusébio Classic Car atraiu uma multidão de entusiastas e proprietários de carros clássicos de diversas marcas e modelos.

O evento proporcionou aos mais de 7 mil visitantes a oportunidade de admirar mais de 130 carros antigos em exposição, incluindo modelos icônicos como Karmann Guia, Mercury, Rural, Veraneio, Maverick, Opala, Jeep, Fusca, Mustang, Galaxie 500, Ford 29, Mercury, Dogde Dart, DKW Fissori, Caminhão F-600, Caminhão Scania Jacaré, entre outros. Os apaixonados por carros antigos puderam compartilhar histórias, trocar experiências e conhecer outros aficionados pela cultura automotiva clássica.

Além de contar com um espaço fixo dedicado à visitação de carros antigos, localizado no piso L1, ao lado do supermercado Guará, todo terceiro sábado de cada mês acontecerá um encontro gratuito para reunir colecionadores de carros antigos. A próxima edição está programada para acontecer no dia 19 de agosto, a partir das 16h, no estacionamento próximo à loja RiHappy, com acesso pela entrada F. 

Cimento Apodi participa do Concrete Show South America, em São Paulo

A Cimento Apodi estará presente na mais importante feira de concreto e cimento da América Latina: de 8 a 10/8, a cimenteira apresentará seus serviços e produtos em stand institucional na 14ª edição do Concrete Show South America, no São Paulo Expo, na capital paulista. O evento tem previsão de receber mais de 18 mil visitantes, com realização de mais de 50 horas de conteúdo especializado.

Além da feira, a Cimento Apodi também é uma das empresas participantes da programação científica do Concrete Show, durante a “Arena 120 ideias” – que traz temas sobre o que há de mais moderno em tecnologia da cadeia construtiva. No dia 10/8, às 15h30, o gerente de Produtos e Serviços Técnicos da Cimento Apodi, Mário Guilge, conversa sobre “Concretos de alta performance e suas vantagens tecnológicas e sustentáveis”.

SOBRE A CONCRETE SHOW
A 14ª edição do Concrete Show – 2023 será realizado de forma híbrida, com atrações presenciais no São Paulo Expo, em São Paulo-SP, e com conteúdos digitais disponíveis pela plataforma Concrete Show Xperience. O evento segue em sua missão de apresentar as principais tendências e novidades do setor do concreto e da construção civil como um todo, permitindo aos diversos agentes do setor criarem relações de networking e de troca de experiências únicas.

Com uma área de exposição de 30 mil m², o evento terá mais de 150 marcas nacionais e internacionais atuando como expositoras, além de mais de 50 horas de conteúdos inéditos disponíveis para um número superior a 18 mil visitantes.

Entre as muitas atrações que o evento oferece, estão a “Arena 120 ideias” (duas arenas simultâneas com palestras gratuitas de 30 minutos, apresentando temas da cadeia construtiva, boas práticas e novas teorias); Projeto Paredes de Concreto (apresentação do passo a passo da construção com o referido sistema e um auditório de palestras no stand); vitrine de produtos e soluções dos expositores; Escola Móvel SENAI (com demonstrações e experiências práticas de nanociência e nanotecnologia) e o Congresso “Construindo o Conhecimento”, com representantes de entidades, universidades e construção para discussão de temas relevantes à pesquisa na área.

SOBRE A CIMENTO APODI
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia.

Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui duas unidades industriais – sendo um parque industrial de três mil hectares de área em Quixeré/CE, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém/CE. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com quatro centrais de concreto, três laboratórios (sendo um de serviços técnicos e dois de cimento), um centro tecnológico (Apodi Expert) e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

Einsten passa por transformação digital com foco na experiência do paciente

Alinhado às principais tendências mundiais do setor hospitalar, organizações de saúde de referência do país estão investindo em soluções com esse propósito. É o caso do Einstein, considerado o melhor hospital da América Latina em 3 especialidades (ranking 2023), que adotou a solução ProXper Health no último ano.

Desenvolvido pela Evolutix, o ProXper Health permite às instituições de saúde aprimorar o monitoramento de pacientes e melhorar a eficiência no suporte à tomada de decisão a partir de dados relevantes. Assim como ocorre em outros setores, caso da indústria e até da agropecuária, o segmento hospitalar está focado em incrementar a assistência ao paciente a partir do monitoramento de indicadores de gestão, garantindo uma melhor experiência no tempo de internamento.

Com a presença de tecnologias como big data, analytics, inteligência artificial e internet das coisas (IoT), os leitos inteligentes auxiliam a melhorar a experiência dos pacientes e a gestão estratégica e hospitalar, beneficiando os processos de suporte e administrativos. Por meio de dados estratégicos, as equipes de atendimento podem agir de forma preventiva, evitando o agravamento de quadros e melhorando a tomada de decisões em prol do bem-estar de pacientes.

“Trata-se de uma solução que visa elevar em muito a qualidade da experiência do paciente durante seu período de internação, por meio de uma suíte de serviços que vai desde comodidades como automação dos leitos e serviços de TV e streaming até a possibilidade de realizar pedidos diversos, visualizar seu prontuário, consultar planos e metas de tratamento, visualizar exames, responder pesquisas, e muito mais”, explica André Santini, Cliente Success da Evolutix.

“Sob a ótica da equipe assistencial, há uma mudança de paradigma totalmente disruptiva, com a implantação de controle das atividades relacionadas ao leito, gestão de nível de serviços das áreas de apoio e tratamento do nível de satisfação. Tudo isso contribui fortemente para a melhoria global do desempenho da instituição, o que se traduz em maior giro dos leitos, aumento de controle e de maior sustentabilidade para o setor”, ressalta Santini.

Estima-se que mundialmente, entre os hospitais, os designados leitos 360º ou inteligentes devem crescer a uma taxa anual de 7,6%. Seu mercado movimentava US$ 411 milhões em 2020 e deve atingir US$ 740,6 milhões em 2028, de acordo com a consultoria Grand View Research.

Investimento em inteligência artificial como alvo

O Future Health Index 2022, desenvolvido pela Philips, demonstrou que a inteligência artificial estava no topo dos investimentos em tecnologia feito pelos executivos da área hospitalar. Mais de 8 a cada 10 gestores (85%) viam essa aplicação de recursos como necessária no país contra uma média de 39% no restante do mundo. No ano passado, 72% dos executivos afirmaram priorizar o investimento em IA em suas organizações.

A tecnologia se torna uma aliada do paciente em sua experiência enquanto estiver no leito. É possível oferecer uma experiência digital superior à de um hotel, integrando diversos dispositivos, permitindo o acompanhamento de streamings favoritos, entre outros pontos. A tecnologia pode ser um grande e decisivo aliado no bem-estar do paciente, na proximidade dos familiares, o que em última análise contribui para a redução da ansiedade e a ampliação da sensação de acolhimento.

“Pode soar exagerado, mas o empoderamento do paciente, o aumento dessa sensação de bem-estar, conforto e tranquilidade propiciados pela tecnologia contribuem significativamente para a recuperação dos pacientes”, afirma Santini.

Dados que auxiliam na tomada de decisões

A solução de leitos 360º é capaz de prover dados que capacitam as equipes assistenciais a tomar as melhores decisões no que se trata do cuidado do paciente. Dados como taxa de ocupação, intervalos até a alta e até mesmo pesquisas realizadas com os pacientes estão sempre à mão, permitindo entender e aperfeiçoar continuamente o atendimento.

Além de conseguir acompanhar informações em tempo real dos pacientes em dispositivos como tablets ou smartphones, um sistema dedicado aos leitos inteligentes promove a integração entre diferentes equipes, melhorando a performance do hospital como um todo, antecipando situações que requerem intervenção, o que impacta positivamente na percepção de seus pacientes.

Nessa área, o Brasil parece estar à frente do restante do mundo quando se trata da coleta digital de dados de pacientes. O relatório da Philips mostra que 71% dos entrevistados alegam coletar e armazenar essas informações em ambientes clínicos, contra 42% de média global.

Os pilares de um hospital do futuro

Uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte mostrou que o futuro do atendimento dos hospitais está fundamentado em cinco pilares. Uma solução como o ProXper Health coloca organizações de saúde, como o Einstein, na rota das boas práticas relacionadas ao uso da tecnologia em prol do paciente:

–              Redefinição da assistência, incluindo novas tecnologias digitais que melhorem a tomada de decisão de gestores e o uso de dispositivos específicos para melhorar a tomada de dados;

–              Oferecer uma experiência digital ao paciente, a partir de ferramentas de inteligência artificial ou de personalização do atendimento, caso de uma TV interativa, para trazer mais conforto e comodidade ao paciente;

–              Atenção especial às pessoas, deixando que a tecnologia opere em tarefas repetitivas e de documentação, enquanto as equipes focam no bem-estar de pacientes;

–              Aumento da eficiência operacional a partir da adoção de tecnologias no fluxo de processos e automação na gestão de operações e no BackOffice;

–              Projetos de cura e bem-estar, atendendo tanto as demandas de pacientes quanto da equipe, enfatizando cuidados relacionados com a medicina preventiva.

Fortaleza Capacita realiza seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor no Cuca Mondubim

A Prefeitura de Fortaleza realiza, nesta terça-feira (08/08), a partir das 14h30, o Seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor no Cuca Mondubim. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Sebrae Ceará que, dentro das ações do Programa Fortaleza Capacita, vem realizando seminários, capacitações, consultorias, ações de benchmarking, além de feiras setoriais e grandes encontros para os empreendedores de Fortaleza. A programação é gratuita e aberta aos moradores de toda a cidade.

As ações para os pequenos negócios estão sendo realizadas, prioritariamente, em territórios que fazem parte ou já estão sendo beneficiados pelo Projeto Meu Bairro Empreendedor. “A ideia da Prefeitura é levar para o bairro e adjacências ações voltadas para o empreendedorismo sustentável de pequenos negócios. Nós vamos ofertar diversas capacitações, consultorias e até uma feira multisetorial nos bairros. A ideia é dar suporte para o aprimoramento dos empreendedores locais”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Programa Fortaleza Capacita
O Programa Fortaleza Capacita é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sebrae Ceará e, desde junho de 2021, já foram qualificados mais de 50 mil empreendedores, tornando-se o maior programa de capacitação para empreendedores do Brasil. A iniciativa pretende qualificar mais de 120 mil empreendedores até dezembro de 2024. Os interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com a SDE pelo telefone 0800 081 4141, pelo WhatsApp (85) 9 8439.4982 (não recebe ligações) ou pelo site Fortaleza Capacita (https://fortalezacapacita.fortaleza.ce.gov.br/).

Projeto Meu Bairro Empreendedor
O Projeto Meu Bairro Empreendedor está sendo implantado nos bairros Vila Velha, Messejana, Pirambu, Jangurussu, José Walter, Planalto Ayrton Senna e Parque Santana (Mondubim). A iniciativa já beneficiou os bairros Bom Jardim e Grande Mucuripe (Vicente Pinzon e Serviluz), levando melhores condições viárias aos principais corredores comerciais dessas comunidades. Além do urbanismo e paisagismo diferenciado, o Meu Bairro Empreendedor conta com a implantação de Centros de Referência do Empreendedor (CREs), espaços voltados para empreendedores locais.

Serviço:
Fortaleza Capacita – Seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor
Data: terça-feira (08/08)
Horário: 14h30
Local: Cuca Mondubim (Rua professor Glauco Lobo – Mondubim)
Informações: 0800 081 4141

Em parceria com Chris no Beat, Pedro Padilha e Pvzin lança o hit ‘Pocotó’

Sucesso nas composições, os cantores Pedro Padilha e Pvzin unem forças com o DJ Chris no Beat, conhecido por trazer uma nova roupagem ao sertanejo, misturando ritmos ao lado de Ana Castela e Luan Pereira, grandes revelações da música nacional. Juntos, eles apresentam “Pocoto”, uma faixa que mescla elementos de bregadeira com funk, disponível em todas as plataformas de streaming a partir desta sexta-feira (4).

Com mais de 1.5 bilhão de plays acumulados por suas composições, Padilha e Pvzin se lançam em um novo projeto musical que promete dar uma nova cara ao forró e ao trap, explorando uma mistura ousada de ritmos. “Pocotó” marca o início dessa emocionante jornada na carreira dos artistas.

“A ideia era trazer algo completamente inovador para a indústria: um forró com pitadas de trap, funk, bregadeira e muitos outros estilos que nos inspiram e escrevemos. ‘Pocotó’ nasce dessa combinação, com uma batida de love song, mas trazendo uma abordagem mais psicodélica e única”, explicam empolgados a dupla.

Além da música, o clipe de “Pocotó” também será lançado no mesmo dia, já pronto após ser gravado no mercado São Sebastião, em Fortaleza. 

Sobre a música

“Pocotó” é uma música que transcende fronteiras musicais, unindo uma mistura cativante de sentimentos, onde o ritmo passeia habilmente entre o funk, reggaeton e a bregadeira. O seu clipe, gravado em locações únicas entre Londrina e Fortaleza, mergulha numa envolvente vibe psicodélica, entrelaçando culturas e apresentando um rico cenário de peças artesanais. Escrita há um ano, sua inspiração nasce de uma história real de superação.

A colaboração poderosa de grandes talentos musicais impulsiona a música “Pocotó”, apresentando o hitmaker Chris no beat, juntamente com os renomados compositores Pedro Padilha e Pvz1n, responsáveis por várias músicas de sucesso no Spotify.

Escute Pedro Padilha e Pvzin

Spotify: Pedro Padilha: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/1EazVpYgJtVoWFCCR7eHcl 

Pvzin: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/3JhYoXo3Ra6cJdIVsQcduC

Youtube: https://www.youtube.com/@pedropadilhaofficia

Felipão & Forró Moral: cantor divulga gravação de DVD especial com clássicos dos mais de 20 anos de carreira e músicas inéditas

Com toda sua bagagem, swing, e mais de 20 anos de carreira, o cantor Felipão anuncia a gravação especial do seu DVD aberto ao público, e capacidade para 1000 pessoas, intitulado: Felipão & Forró Moral. Com data marcada para o dia 23 de agosto, no Rancho do Poço, em Fortaleza, o especial promete realizar uma espécie de TBT, tocando clássicos do Forró Moral com Felipão, e um repertório com revisitação à essência do cantor.

“Essa gravação traz toda a minha bagagem na carreira musical, com mais de 20 anos no mercado. O DVD remete à nostalgia da época, abraçando e assumindo minha essência, a identidade com banda swingada, pegada e ousadia, porque O Forró Moral é o Felipão”, destaca o cantor.

O DVD apresenta músicas inéditas e participações de cantores como: Xand Avião, Dorgival Dantas, Mara Pavanelly, e mais. O repertório também conta com metaleira, regravações de artistas renomados, Só Pra Contrariar e MPB. As vendas de ingressos iniciam no sábado (05), com disponibilidade para compra de pista e mesa.

Serviço

Felipão & Forró Moral

Local: Rancho do Poço

Quando: 23 de agosto

Início do show: 20h

Ponto de venda de ingresso físico: Rancho do Poço (Rua Oscar Benevides, 90 – Mondubim, Fortaleza – CE)

Online: https://www.virtualticket.com.br/eventos/gravacao-do-dvd-felipao-e-forro-moral

Equipe da ArcelorMittal Pecém recebe premiação no maior evento de Metalurgia da América Latina

A 7ª edição da ABM Week, o mais importante encontro técnico-científico da América Latina, premiou trabalhos de empresas apresentados na edição de 2022. Uma equipe de empregados da ArcelorMittal Pecém foi contemplada com o Prêmio ArcelorMittal Qualidade e Produtividade pelas mãos do vice-presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Planos LATAM, Jorge Oliveira. O projeto “Inovação para otimizar a produção do aço com a redução máxima de resíduos” concorreu com 776 trabalhos apresentados ano passado. Este ano, a ArcelorMittal apresentou 67 trabalhos, nove deles da unidade Pecém.

CEO ArcelorMittal Pecém, Erick Torres, prestigiou os empregados e parabenizou o grupo pessoalmente. “Os projetos de vocês são fonte de orgulho e inspiração. Tive a alegria de saber que a ArcelorMittal liderou o número de trabalhos técnicos inscritos na ABM Week, com 67 no total. Quero parabenizar, nominalmente, cada representante dos projetos do Ceará: Rafael Kogake; Vitor Bezerra; Miguel Araújo; Matheus Ponte; Carlos Carneiro; Renardir Peixoto; Daniel Gouveia e João Filipe”, destacou.

Dentre os temas abordados por representantes da ArcelorMittal durante o evento estiveram a descarbonização, a otimização energética, a laminação a quente, as tecnologias emergentes e a transformação digital. “Estamos sempre presentes nos grandes fóruns do setor de produção de aço, debatendo tendências, fortalecendo os vínculos com a sociedade, apresentando cases inovadores e nos desafiando para contribuir com o futuro que o planeta precisa”, destacou Erick Torres. O evento contou com patrocínio da ArcelorMittal e ocorreu de 1º a 3 de agosto, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

Patrocínio a alunos da UFC

A produtora de aço também viabilizou a participação de alunos de graduação do curso de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, Materiais e Minas (Enemet), dentro da ABM WeeK 2023. O patrocínio faz parte do perfil da produtora de aço de contribuir com o desenvolvimento de cientistas e engenheiros talentosos no amanhã, além de aproximar-se de futuros engenheiros metalúrgicos e fortalecer o relacionamento com instituições que formam potenciais empregados para a empresa. A criação do curso de graduação em Engenharia Metalúrgica da UFC foi estimulada para atender ao projeto de instalação da unidade Pecém.