JOSÉ WALTER: Fortaleza Capacita realiza seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor

A Prefeitura de Fortaleza realiza, nesta terça-feira (22/08), a partir das 18h, o Seminário Movimento Meu Bairro Empreendedor no Cuca José Walter. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Sebrae Ceará que, dentro das ações do Programa Fortaleza Capacita, vem realizando seminários, capacitações, consultorias, ações de benchmarking, além de feiras setoriais e grandes encontros para os empreendedores de Fortaleza. A programação é gratuita e aberta aos moradores de toda a cidade.

As ações para os pequenos negócios estão sendo realizadas, prioritariamente, em territórios que fazem parte ou já estão sendo beneficiados pelo Projeto Meu Bairro Empreendedor. “A ideia da Prefeitura é levar para o bairro e adjacências ações voltadas para o empreendedorismo sustentável de pequenos negócios. Estamos ofertando diversas capacitações, consultorias e até feiras multissetoriais nos bairros. A ideia é dar suporte para o aprimoramento dos empreendedores locais”, enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Programa Fortaleza Capacita
O Programa Fortaleza Capacita é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sebrae Ceará e, desde junho de 2021, já foram qualificados mais de 50 mil empreendedores, tornando-se o maior programa de capacitação para empreendedores do Brasil. A iniciativa pretende qualificar mais de 120 mil empreendedores até dezembro de 2024. Os interessados em participar das capacitações podem entrar em contato com a SDE pelo telefone 0800 081 4141, pelo WhatsApp (85) 9 8439.4982 (não recebe ligações) ou pelo site Fortaleza Capacita (https://fortalezacapacita.fortaleza.ce.gov.br/)

Projeto Meu Bairro Empreendedor
O Projeto Meu Bairro Empreendedor está sendo implantado nos bairros Messejana, Pirambu, Jangurussu, José Walter, Planalto Ayrton Senna e Parque Santana (Mondubim). A iniciativa já beneficiou os bairros Vila Velha, Bom Jardim e Grande Mucuripe (Vicente Pinzon e Serviluz), levando melhores condições viárias aos principais corredores comerciais dessas comunidades. Além do urbanismo e paisagismo diferenciado, o Meu Bairro Empreendedor conta com a implantação de Centros de Referência do Empreendedor (CREs), espaços voltados para empreendedores locais.

VLI e ALE realizam primeiro fluxo de retorno de biocombustíveis em conjunto, na Ferrovia Norte-Sul

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera portos, ferrovias e terminais – e a distribuidora de combustíveis ALE fizeram, em conjunto, pela primeira vez, um fluxo ferroviário de biocombustíveis de Porto Nacional (TO) a São Luís (MA), pela Ferrovia Norte-Sul. No total, foram transportados 545 metros cúbicos de etanol anidro, utilizados para abastecer postos da rede ALE no Maranhão.

A operação foi realizada no mês de julho e viabilizada após a construção conjunta da solução logística por ambas as empresas. O fluxo, que até então era feito por rodovia, demandava, em média, três caminhões para cada vagão carregado. Esses veículos percorriam uma distância de mais de 1.300 km para alcançar o destino da carga. A distribuidora é cliente histórica da VLI e realiza com regularidade o fluxo oposto por trajeto ferroviário, movimentando combustíveis de São Luís a Porto Nacional.

“Este é um exemplo de cocriação de solução com o nosso cliente, garantindo a construção conjunta de uma movimentação de carga de forma mais segura, eficiente e sustentável pela VLI e a ALE. Isso porque o fluxo de retorno representa um maior aproveitamento dos vagões utilizados no transporte de combustíveis, que fariam o trajeto de volta a São Luís vazios. Agora os vagões percorrem o trecho com a carga da ALE, gerando uma melhor equação de emissão de carbono por tonelada transportada no sistema integrado das duas empresas. Sem contar que o modal ferroviário garante mais eficiência do ponto de vista energético do que o rodoviário, utilizado até então para este transporte.”, afirma o gerente comercial de Combustíveis da VLI, João Carlos Apolônio de Souza.

O gerente de Estratégia Logística da ALE, Elmer Vinhote, explica que a iniciativa teve caráter experimental, com o objetivo de avaliar a viabilidade da operação. “Obtivemos êxito e a intenção agora é expandir essa modalidade em colaboração com a VLI, explorando mais a fundo essa estratégia, que ainda possui potencial pouco explorado pelo mercado”, afirma.

Ele comenta que há previsão de novos projetos em conjunto com a VLI. “Estamos sempre em busca de novas parcerias para viabilizar inovações logísticas e outros projetos que visam trazer valor para as empresas e para nosso consumidor final”, destaca Vinhote. “Essa abordagem colaborativa fortalece o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis, beneficiando toda a cadeia de fornecimento e proporcionando resultados positivos para o setor como um todo”, complementa.

Operado pela VLI, o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul é um canal de escoamento de alta eficiência, por onde a produção do agronegócio da região do Matopiba é direcionada à exportação pelo sistema portuário de São Luís, além de cargas como celulose e combustíveis – nesse último caso, para abastecimento do mercado interno. Em 2022, a VLI movimentou cerca de 15 milhões de toneladas na FNS, um aumento de 18% em relação ao ano anterior. O crescimento da movimentação acompanha a expansão da produção brasileira e o foco da companhia no planejamento e na estabilidade operacional, o que permite o transporte de cargas de maneira segura e eficiente.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Sobre a ALE

A ALE, fundada em 1996, é a quarta maior distribuidora de combustíveis do país, com uma rede de cerca de 1,5 mil postos e 8 mil clientes ativos em 21 Estados e no Distrito Federal. A empresa gera cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos.

Para os revendedores, a companhia disponibiliza diferenciais, como a linha Energy (combustíveis de transição energética, mais eficientes e sustentáveis), o Clube ALE e Livelo (relacionamento e recompensas), a parceria com a Moove para fornecimento de lubrificantes da marca Mobil, a Academia Corporativa ALE (treinamento e capacitação), o programa Ligados na Qualidade (certificação do combustível), as unidades de Serviço Automotivo ALE Express e as lojas de conveniência Entreposto (EP) e A Esquina.

Casos de infarto aumentam em 25% ao longo de quase uma década: Especialista explica como prevenir

Nos últimos seis anos, o Brasil registrou um impactante aumento de 25% no número total de internações devido a infartos. Dados fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) revelam uma preocupante realidade que passou de 81.505 casos registrados em 2016 para um surpreendente patamar de mais de 100 mil casos em 2022.

Nesse contexto, a adoção de medidas imediatas e cotidianas são importantes. Especialistas afirmam que ações simples podem impactar significativamente o cenário clínico a longo prazo.

Como fazer para prevenir?

Pablo Germano de Oliveira, cardiologista e professor do Instituto de Educação Médica (IDOMED), esclarece que essas pequenas mudanças nos hábitos diários, voltadas para a saúde cardíaca, têm um enorme potencial de evitar futuros problemas. Ele destaca que cuidados dedicados à terapia nutricional, perda de peso e prática de atividade física desempenham um papel fundamental na redução de doenças cardiovasculares.

A alimentação

‘No âmbito da alimentação, é recomendável reservar um tempo para o planejamento das compras, a fim de evitar o consumo de fast foods e alimentos industrializados, que são prejudiciais à saúde, mesmo que no dia a dia representem praticidade’, explica o especialista, que indica a escolha de alimentos naturais ou minimamente processados, além de moderação no uso de óleo, sal e açúcar.

Atividade Física

Outro ponto citado pelo médico é sobre o exercício físico como um aliado crucial para a saúde cardíaca. ‘A prática regular de atividades aeróbicas auxilia na prevenção e tratamento da hipertensão, reduzindo os riscos de problemas cardiovasculares’, afirma Pablo.

Saúde mental

Outro ponto de atenção passa por evitar situações de estresse e ansiedade, seja no contexto social ou profissional, e abandonar hábitos prejudiciais como tabagismo e consumo excessivo de álcool, que desempenham um papel agravante na saúde do coração.

Por fim, é recomendado consultar regularmente um médico para exames e avaliações da saúde cardíaca, para checar constantemente as condições desse órgão que desempenha um papel vital em nosso organismo.

ESA-CE, braço educacional da OAB-CE, celebra 35 anos de fundação com Medalha Advogado Professor Padrão 

2023 marca os 35 anos de fundação da Escola Superior da Advocacia do Ceará, braço educacional da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará. E para celebrar em grande estilo, no próximo dia 23 de agosto, às 18h, OAB-CE e ESA-CE promoverão solenidade festiva com homenagens aos condecorados com a Medalha Advogado Professor Padrão, a inauguração do auditório Professor Hugo de Brito Machado e o lançamento da 2ª edição online da Revista Jurídica da OAB/ESA – CE.  

Para receber as honrarias da Medalha Advogado Professor Padrão, o Conselho Seccional aprovou por unanimidade os nomes de Lidiane Coutinho, Alexandre Teixeira, Gustavo Brígido, Lília Sales e Vanessa Oliveira. A histórica comenda da OAB-CE é um reconhecimento aos serviços prestados por profissionais que se dedicam ao exercício da advocacia e do magistério superior, em curso de Direito, há mais de 10 anos, que não tenha sofrido punição disciplinar e possua inatacável postura profissional e acadêmica. 

Na mesma noite de homenagens, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, e o presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco, conduzirão a inauguração do auditório Professor Hugo de Brito Machado, novo espaço de eventos e ações educacionais da Escola Superior de Advocacia do Ceará.  

A solenidade festiva contará ainda com o lançamento da segunda edição da Revista Jurídica da OAB/ESA – CE, importante instrumento de difusão do estudo jurídico cearense, que traz 35 artigos de opinião, incluindo o trabalho do presidente da ESA Nacional, Ronnie Preuss Duarte.  

Homenageados com a Medalha Advogado Professor Padrão 

Carmem Lidiane Soares Coutinho (OAB/CE 31737): Especialista em Direito Administrativo, atua como consultora jurídica na área de Direito Administrativo. Sócia do Curso Prime Preparatório para Concursos, Presidente da Comissão de Acompanhamento aos Concursos Públicos e membro da Comissão de Direto Constitucional da OAB-CE. 

Antonio Carlos Alexandre Teixeira Filho (OAB/CE 13911): Advogado, ex-membro Consultivo do Conselho Nacional de Direitos Sociais da OAB-DF. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho (Unichristus), Mestre em Direito Constitucional (Unifor), doutorando em Direito Constitucional (UBA). Professor convidado de cursos de pós-graduação (CE e SP), autor de livros jurídicos preparatórios para o Exame da Ordem. 

Lília Maia de Morais Sales (11991): Pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq. Há 20 anos, coordena projetos de pesquisa e extensão, financiados nacional e internacionalmente, na área de Gestão e Mediação de Conflitos, com enfoque em inovação do Sistema de Justiça, empoderamento de mulheres e jovens, bem como na construção de políticas públicas para mediação. Idealizadora do primeiro Mestrado de Direito e Gestão de Conflitos no Brasil, tendo como fundamento a inovação e impacto no Sistema de Justiça. Professora do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos e do Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional (Unifor). Membro do Conselho do Global Center da Universidade de Columbia.  Autora de livros e artigos na área de gestão de conflitos. 

Gustavo Brígido Bezerra Cardoso (OAB/CE 18031): Doutor em Direito Constitucional (Unifor). Mestre em Políticas Públicas e Sociedade (UECE). Especialista em Direito e Processos Administrativos (Unifor). Bacharel em Direito – UFC. Professor Universitário. Membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB. Sócio- fundador do Escritório Gustavo Brígido Advogados Associados. 

Vanessa Batista Oliveira (OAB/CE 17325): Advogada e Professora Universitária e de cursos de Pós-Graduação lato sensu. Coordenadora da especialização em Prática Trabalhista da FADAT. Pesquisadora em Direito do Trabalho, Direitos Sociais e em Direito Constitucional. Membra co-fundadora do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais – IBDCult. Palestrante. Autora de artigos e organizadora de livros jurídicos. Conselheira Estadual da OAB-CE. Presidenta da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE.  Membra da Comissão Nacional de Direitos Sociais da OAB e da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE. Atuou no Instituto Aldy Mentor, de forma voluntária, como mentora, em projetos de iniciação de Prática jurídica para acadêmicos em Direito.  

Braço educacional da OAB-CE 

Fundada em 2 de agosto de 1988 pelo então presidente da secção cearense, Raimundo Bezerra Falcão, a ESA-CE iniciou suas atividades no formato de Fundação de Direito Privado sob o nome Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará – FESAC.  

A Escola foi criada com o objetivo de contribuir com a formação de profissionais cada vez mais qualificados para os quadros da advocacia cearense, ofertando variados cursos e eventos jurídicos.  

Ao longo dos anos, a ESA-CE capacita advogados e advogadas da capital das 17 subsecções com foco nas competências exigidas pelo mercado, tanto no aspecto jurídico, quanto as habilidades de gestão e empreendedorismo.  

Serviço 

Solenidade em comemoração aos 35 anos da Escola Superior de Advocacia do Ceará Data: 23 de agosto
Horário: 18h
Local: Auditório da OAB-CE 

Microcrédito cresce 16,2% no período de São João e impulsiona a economia do Ceará

A demanda por crédito para investir no próprio negócio no período junino provocou um incremento de 16,2% do volume de recursos concedido pelo Santander Brasil a microempreendedores no mês de maio no Ceará. Segundo os dados do Prospera, o programa de microcrédito do Banco, as mulheres são as que mais procuram essa modalidade.

Esse incremento foi puxado, sobretudo pela regional do Prospera responsável pela Região Metropolitana da capital, que alcançou uma alta de 19,9%, seguida do Interior, 14,5%, e da Cariri, 14,4%. 

O desembolso para os microempreendedores do Prospera no Ceará chegou a R$ 91,3 milhões em maio, quando ocorreu a preparação dos clientes para o São João. É o maior valor absoluto de desembolso entre todos os estados brasileiros nesse período do ano.

O percentual de desempenho de 2023 foi superior ao do mesmo período no ano passado, quando se percebeu um acréscimo de 11% e bastante superior aos valores nominais emprestados pelo Santander no estado para o segmento: R$ 74,4 milhões, em 2022.

NO PAÍS

No total, o programa emprestou em maio mais de R$ 396 milhões em todo o país, um crescimento de 17% em relação ao mesmo mês do ano passado. Entre os empreendedores tomadores de crédito, 67% são mulheres e 26% são dos ramos de vestuário e alimentação. 

“A festa de São João é um patrimônio brasileiro. Além do divertimento e da disseminação da cultura, gera renda e movimenta a economia. É papel nosso, enquanto instituição financeira, apoiar o microempreendedor em um dos períodos de maior venda do comércio”, comenta Alexandre Castelano, head do programa Prospera Santander Microfinanças. 

O Nordeste, região conhecida pelas famosas festas juninas, corresponde a 92% do desembolso de maio. “O microcrédito é uma linha barata e de fácil acesso, por isso microempreendedores optam por tomá-lo para comprar mercadorias, ingredientes etc. O ticket médio no São João foi de R$ 3.321 e o prazo médio, de nove meses”, conta o executivo do Santander Brasil.

No segundo trimestre deste ano, o programa Prospera Santander Microfinanças emprestou mais de R$ 2,9 bilhões a clientes espalhados em 1.700 municípios de todo o país. O projeto faz parte da estratégia do Banco, no Brasil, de bancarização e inclusão financeira com foco principal no microempreendedor informal. Atualmente, são mais de um milhão de clientes ativos.

O Prospera Santander não possui uma agência física específica, o cliente agenda a visita de um especialista pelo site do Banco, que vai até o empreendimento do cliente e analisa a necessidade de crédito. O programa oferece as modalidades de crédito individual ou pelo aval solidário – no qual os tomadores de recursos são reunidos em grupos de quatro empreendedores, que se tornam responsáveis pela adimplência de cada um –, o programa de microfinanças apresenta uma taxa de adimplência de 92%.

Perfil do tomador cearense

67% da produção de crédito foi tomada pelo público feminino, na faixa etária média entre 35 a 40 anos, dos ramos de vestuário, cosméticos e serviços de beleza. O ticket médio foi de R$ 2.690.

Empresa-filha da Unicamp disponibiliza curso online e gratuito sobre Inteligência Emocional

Capacitação traz conteúdos teóricos e práticos sobre gerenciamento de emoções, autoconhecimento, resiliência e empatia; inscrições vão até 31/8

Até o dia 31 de agosto, estão abertas as inscrições para o curso de Inteligência Emocional, oferecido de forma 100% online e gratuita pela FM2S Educação e Consultoria, startup sediada no Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Com carga horária de seis horas, a capacitação é aberta a todas as pessoas interessadas em se aprofundar em autoconhecimento e em gerenciar emoções de forma eficaz, especialmente no ambiente de trabalho. Por isso, engloba conteúdos teóricos e práticos para profissionais de todos os cargos e áreas do conhecimento.

Além de aprimorarem a comunicação, tornando-a mais assertiva e não violenta, os alunos aprenderão conceitos e ferramentas para aperfeiçoarem a resiliência e a empatia, aumentando o bem-estar e a motivação entre os colaboradores de uma equipe, o que comumente ajuda a elevar a confiança e a produtividade das pessoas.

O treinamento apresenta, ainda, um case de sucesso e um passo a passo para ajudar os profissionais a implementarem a inteligência emocional na prática, compreendendo a riqueza e a importância da diversidade cultural, moral e ética dentro de uma organização. É uma oportunidade única para a área de Gente ou Recursos Humanos da empresa deixar clara a importância desse tema a todos.

“Inteligência Emocional é quase que requisito na hora das empresas contratarem. Só habilidades técnicas não bastam para ser competitivo nesse mundo cada vez mais tenso e integrado. Por isso, tivemos a ideia de disponibilizar, de forma gratuita, esta capacitação, permitindo o acesso de todos a um conhecimento fundamental”, pontua Virgilio Marques dos Santos, um dos fundadores da FM2S.

A iniciativa é ministrada por José Antônio Ferreira Cirino, Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As vagas para o curso são limitadas e as inscrições devem ser feitas em https://ead.fm2s.com.br/curso/inteligencia-emocional-gratis/. O acesso é válido por um ano após a inscrição, com um mês de suporte e certificado incluso.

Mais informações podem ser obtidas em fm2s.com.br ou pelo WhatsApp (19) 99132-0984.

PARCERIA ENTRE TNT ENERGY DRINK E SOULCODE ACADEMY FORMA MAIS DE 1.500 ALUNOS E IMPACTA 30 MIL PESSOAS NO BRASIL

Por meio do apoio da marca de energético do Grupo Petrópolis, a edtech brasileira beneficia alunos de todo o País de forma gratuita

A parceria entre a TNT Energy Drink e a SoulCode Academy continua a render frutos por todo o País. É que a marca de energéticos do Grupo Petrópolis com a edtech brasileira tem formado mais de 1.500 alunos nos bootcamps durante os dois anos consecutivos de parceria, tendo como principal propósito oferecer educação tecnológica gratuita para inserir estudantes de 18 a 65 anos no mundo do trabalho. Os cursos possuem um prazo de quatro meses de duração e tem metodologia própria.

Segundo estimativas, cerca de 5 famílias são impactadas positivamente por dia por meio destes cursos. Atualmente, o índice de empregabilidade chega a 91% com salário médio de R$ 3.500 por mês. E mais: cerca de 30 mil pessoas já foram impactadas pela parceria da SoulCode e TNT com a capacitação e aumento de renda nominal.

“O mercado de tecnologia tem um longo caminho de expansão. E nós da TNT Energy Drink queremos estimular e participar cada vez mais deste cenário transformador. Sabemos que esta iniciativa fomenta a inclusão e profissionalização, inclui formalmente pessoas impactadas pelo projeto no mercado de tecnologia, o que beneficia muitas famílias de forma econômica e socialmente”, comemora Livia Bassi, gerente de Marketing da marca TNT Energy Drink.

Neste ano, por sua vez, a meta é formar mais 2 mil alunos. Com foco em um cenário de diversidade e inclusão para o mercado de trabalho, com objetivo de atender nas vagas percentual de 50% para mulheres, outros 50% autodeclarados negros ou pardos, 5% PCDs e 2% transexuais, a Soulcode atuará com alunos acima de 18 anos, na distribuição das mil bolsas online, que tem 5 mil horas de conteúdo.

Com foco em um cenário de diversidade e inclusão – o que inclui autodeclarados negros ou pardos, mulheres, PCDs e transexuais -, neste ano a meta é formar mais 2 mil alunos com a distribuição de mil bolsas online com 5 mil horas de conteúdo. 

As turmas reúnem alunos em 23 estados do Brasil, sendo eles: Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Os cursos têm quatro meses de duração com 800 horas/aula divididas no tripé soft skills, hard skills e inglês. Eles são 100% gratuitos e estão disponíveis para todo o Brasil

SOBRE A SOULCODE ACADEMY

A SoulCode Academy é uma edtech brasileira que tem como propósito a educação tecnológica, iniciação e inclusão digital, impacto social, diversidade e empregabilidade. A startup nasceu em dezembro de 2020, em meio à maior pandemia das últimas décadas, em face à alta demanda de profissionais capacitados na área de programação. O projeto foi idealizado por profissionais renomados do setor de tecnologia, após anos de estudos e visitas às escolas de programação mais conceituadas da Europa e Estados Unidos. Fundada por Carmela Borst, Fabricio Cardoso, Juana Pinkalsky e Silvio Genesini, a edtech representa a visão de sua equipe e o renomado Conselho Consultivo, que entendem que, através da formação em programação e ponte para empregabilidade, podem apoiar o início e a ressignificação da carreira de milhares de pessoas. Para mais informações sobre a SoulCode Academy acesse o site https://soulcodeacademy.org

SOBRE O TNT ENERGY DRINK

Produzido e distribuídopelo Grupo Petrópolis, o TNT Energy Drink está presente em 20 estados brasileiros, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Produzido na fábrica de Teresópolis, está entre os energéticos mais consumidos no Brasil e é comercializado nas seguintes versões: Original, Focus, Açaí com Guaraná, Maçã Verde, Tangerina e Zero Açúcar, além da linha Juice Mango Summer.

@TNTEnergyDrink

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS

O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra, Cabaré, Weltenburger e Cacildis; as vodkas Blue Spirit Ice e Nordka; a Cabaré Ice; os energéticos TNT Energy Drink e Magneto; o refrigerante It!; o isotônico TNT Sports Drink; a água Petra e água tônica Petra. Com oito fábricas em operação, o grupo é composto por mais de 20 mil colaboradores. Conta também com o Saber Beber, programa comprometido em orientar as pessoas sobre os benefícios do consumo moderado e as consequências do consumo exagerado de álcool. Saiba mais no link e em @grupo.petropolis nas redes sociais.