Emoção marca lançamento da Doe de Coração 2023

Na manhã desta terça-feira, 05, a Fundação Edson Queiroz realizou o lançamento da 21ª edição da Doe de Coração, campanha de estímulo à doação de órgãos e tecidos. O evento, realizado no auditório da Biblioteca Central, reuniu gestores da Fundação, professores e alunos da Unifor, transplantados, autoridades da área da saúde do Ceará e representantes das instituições parceiras da campanha, além do público em geral.

Os grupos de arte da Unifor, Camerata, Coral e Bigband, fizeram a apresentação de abertura da cerimônia. Logo em seguida, foi apresentado um vídeo com depoimentos de doadores e transplantados do Ceará. Participaram: André Viana, professor de Odontologia e doador de medula óssea; Celma Prata, egressa de Jornalismo e doadora de medula óssea; Pedro Araújo, transplantado de coração; Jônatas Cabanella, transplantado de coração; e Jailma Leal, transplantada de fígado. 

Após esse momento inicial, foi montada a mesa de abertura, composta pela presidente da Fundação, Lenise Queiroz Rocha, o reitor da Unifor, professor Randal Pompeu Martins, a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da instituição, professora Lia Brasil, o coordenadora da Doe de Coração 2023, professor Jailton Vieira, a Assessora Técnica da Célula de Regulação de Transplantes (CETRA) da Central Estadual de Transplantes do Ceará, enfermeira Mônica Paiva e o artista plástico que assina a nova marca da campanha, Stênio Burgos.

Lenise Queiroz foi a primeira a discursar. Em sua fala, a presidente destacou a trajetória da campanha, que há mais de 20 anos revoluciona o cenário da doação de órgãos no Ceará. “É uma grande emoção participar dessa campanha. Nós iniciamos a Doe de Coração há 21 anos… período no qual não era difundida essa ideia, ainda havia muitos preconceitos sobre o tema. Mesmo assim, abraçamos essa pauta aqui na Unifor”, declarou.


Lenise Queiroz, presidente da Fundação Edson Queiroz, em discurso no lançamento da 21ª edição da Doe de Coração (Foto: Ares Soares)

A presidente também ressaltou que o Ceará se tornou referência nacional em transplantes. O estado está na terceira posição em número de doadores efetivos por milhão da população. Contudo, ela também salientou que os desafios ainda são muitos, principalmente pela necessidade de resgate dos níveis de doação pré-pandemia. 

Em seguida, Jailton Vieira foi convidado a fazer uso da palavra. Ele enfatizou a alegria de poder coordenar a campanha. “Representar uma instituição honrada, como Fundação Edson Queiroz, ainda mais para falar sobre um tema de tamanha importância, me deixa completamente orgulhoso. Seguiremos o nosso objetivo de divulgar, engajar e mobilizar as pessoas sobre a doação de órgãos e tecidos”, disse.  

Além disso, o docente realizou uma apresentação sobre um dos grandes enfoques que terá esta edição da campanha: o transplante de córnea, segmento de destaque no Ceará e que Jailton é tansplantador.


Jailton Vieira, coordenador da 21ª edição da Doe de Coração, em discurso no lançamento da iniciativa (Foto: Ares Soares)

Emoção e orgulho para o Ceará

O lançamento da nova edição da campanha contou com a participação de diversos cearenses transplantados, que acompanharam o evento com bastante emoção. Esse é o caso de Marilac Batista, transplantada de coração há 21 anos. Ela ressalta a gratidão pelo “sim” que a possibilitou uma nova vida. 

“Faço dois aniversários no ano, um do meu nascimento e o outro do meu transplante. Depois que fui transplantada passei a ter uma qualidade de vida incrível. Só tenho a agradecer pela família que me deu um novo coração”, declara. 

Rony Figueiredo também participou do evento. Ele é transplantado de rim há 31 anos e, a partir desse processo, teve sua realidade transformada por paixão pela causa, sendo um dos fundadores da Associação dos Pacientes Renais do Ceará (Asprece). Assim, ele segue na luta por pessoas que possuem deficiência renal. 

“O transplante me deu a oportunidade de seguir a minha vida e construir uma família. Hoje tenho um filho que é estudante de Medicina e que poderá dar continuidade na missão de salvar vidas”, afirma. 

Ações da Doe de Coração 2023

A programação da Doe de Coração 2023 contará com a realização de diversas ações de conscientização e sensibilização, não só no Campus da Unifor como também em instituições de saúde parceiras da campanha, como hospitais e clínicas médicas, além de espaços públicos, como avenida Beira Mar e Parque do Cocó. Haverá também sorteio de camisas da campanha, distribuição de folderes, cartazes e outros materiais informativos para a população.

Queiroz Filho critica retirada de verba da Previdência Social pelo Governo do Ceará

O deputado Queiroz Filho (PDT) criticou na sessão ordinária desta terça-feira, 05, na Assembleia Legislativa do Ceará, a alteração do decreto do Governo do Estado, que assegurava segregação da massa de segurados do Sistema Único de Previdência Social.

“O servidor público precisa entender que foi alterada uma lei complementar, votada em 2020, que garantia um fundo de capitalização da Previdência Social, através do Imposto de Renda retido na fonte, para os contribuintes. O que ocorre é a retirada de uma verba destinada a pagamento de aposentadorias e pensões dos cearenses, sob alegação de redução da arrecadação de ICMS”, explica o parlamentar.

Segundo Queiroz Filho, tal medida é um exemplo de descontrole da gestão do Executivo estadual. “Ou existe uma crise econômica desde a gestão passada que não querem assumir ou uma falta de controle. Se o Ceará tem tanta tranquilidade econômica como afirma ter, por que tirar dos aposentados? Isso é grave! Enquanto isso, vemos a criação de 11 novas secretarias e sete assessorias especiais com status de secretaria”, completa.

Grupo Gerardo Bastos inicia celebração de 56 anos em evento com colaboradores e parceiros

Em um momento de descontração e união, o Grupo Gerardo Bastos reuniu seus colaboradores e parceiros na unidade de Maracanaú, na última sexta-feira, 01, para celebrar os incríveis 56 anos de trajetória do grupo. Essa jornada atravessa gerações de pais e filhos, dedicados a oferecer um serviço inovador, tecnológico e seguro, marcando profundamente a vida de muitos cearenses. O evento também contou com um inspirador discurso de Gerardo Bastos Filho, CEO do Grupo Gerardo Bastos.

“É emocionante poder continuar a tradição que influenciou a vida de tantos cearenses até hoje. Temos a certeza de que teremos muitas mais ocasiões para comemorar. São 56 anos de investimentos contínuos em equipamentos e na capacitação de nossos colaboradores, prontos para resolver qualquer desafio”, compartilhou Gerardo Filho.

Empreendimentos de sucesso

Com uma presença consolidada no mercado, o grupo atualmente conta com 9 unidades estrategicamente distribuídas por Fortaleza e sua região metropolitana, incluindo Messejana, Rogaciano Leite, a Matriz no Centro, Barão de Studart e a mega unidade em Maracanaú, que abriga as operações de veículos leves, distribuidora de peças, renovadora e também o Truck Center. Além disso, o grupo está presente em diversos shoppings com suas ‘Auto Center’, incluindo os shoppings RioMar, Via Sul, o recém-inaugurado Jóquei e a próxima unidade que será aberta no shopping Terrazo. São empreendimentos que fazem parte da história de sucesso do Grupo Gerardo Bastos.

Expo Índia: Eusébio recebe feira com artigos da cultura asiática

Feira apresenta produtos artesanais, vestuário e decoração inspirados na cultura asiática no Terrazo Shopping

O Terrazo Shopping está sediando, a partir desta terça-feira, 05, a Feira Expo Índia e países convidados, feira de artesanato itinerante que busca disseminar a cultura indiana no Brasil. Presentes, itens de moda e artigos para a casa podem ser encontrados na exposição, que permanece até dia 22 de outubro, na Praça de Eventos em frente à Renner, no piso L1.

A Expo Índia conta com produtos de decoração como almofadas, tapetes, colchas e estátuas em bronze e madeira. Para quem busca novidades para complementar o guarda-roupa, a feira oferece roupas e acessórios como vestidos, saias, calças, jóias, semijoias e bolsas. Além disso, é possível encontrar artigos doces, incensos e óleos essenciais.

“Conhecer culturas é algo fascinante, e no Terrazo será possível vivenciar um pouco do universo desses países sem precisar viajar. O nosso objetivo é proporcionar esse intercâmbio cultural, além de apresentar artigos tão simbólicos de outros povos para nossos clientes”, destacou Mauro Fontes, Gerente de Marketing do empreendimento.  


Grande parte dos produtos oferecidos são da Índia, mas a exposição busca celebrar a cultura de outros países como Turquia, Paquistão, Bolívia, Peru, Japão e Bali. A feira tem entrada franca e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 13h às 21h.

Serviço:

Feira Expo Índia e países convidados

De 05/09 a 22/10

Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 13h às 21h.

Local: Praça de Eventos em frente à Renner, no piso L1 do Terrazo Shopping Endereço: Avenida dos Jardins, 864 – Coaçu / Eusébio (CE)

Psiquiatra fala sobre Setembro Amarelo e a importância da atenção com a saúde mental 

Tendo como foco a preservação da vida e a quebra de estigmas em torno da saúde mental, a Campanha do Setembro Amarelo busca alertar a população sobre um problema mundial grave que é o suicídio. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de suicídios de jovens cresceu nos últimos anos no Brasil, índice que está na contramão das estimativas globais. 

Levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente, atrás de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. No Brasil, entre 2016 e 2021, segundo o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por suicidio aumentou 49,3% na faixa etária de 15 a 19 anos e 45% na faixa de 10 a 14 anos, número preocupante para o psiquiatra do Nosso Lar Saúde Mental, Dr. Daniel Kramer. 

“Neste período, a sociedade se une para quebrar o estigma em torno da saúde mental e promover a importância do diálogo, do acolhimento e da compreensão em relação às pessoas que enfrentam desafios emocionais e psicológicos. É importante destacar que o suicídio é uma questão de saúde pública e que todos precisam estar atentos não só em setembro, mas em todos os meses do ano. É crucial quebrar o silêncio em torno desse tema e promover a compreensão de que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física”, afirma o Dr Daniel Kramer.

Com as taxas de suicídio entre crianças e adolescentes aumentando cada vez mais, o médico psiquiatra ressalta que familiares e pessoas próximas devem observar mudanças de comportamento para evitar o pior desfecho. “Existem alguns sinais de alerta para que sejam identificados possíveis problemas emocionais, como: tentativas prévias de suicídio ou comentar que deseja cometê-lo, mudanças repentinas de humor, irritabilidade, isolamento social, quando o indivíduo deixa de se relacionar com os amigos e familiares e passa a ficar mais sozinho, evitando sair de casa ou apresenta perda de interesse em atividades antes apreciadas; insônia ou excesso de sono, como se para ‘fugir da realidade’; disfunção alimentar seja por excesso ou falta de apetite, entre outros”, aponta.

Este ano, o lema da campanha do Setembro Amarelo é “Se precisar, peça ajuda!”, mas como você pode contribuir? Conversar é o primeiro passo: Estar disposto a ouvir e conversar com amigos e familiares que estejam passando por momentos difíceis é fundamental. Educar-se sobre saúde mental: Conhecer os sinais de alerta, fatores de risco e como buscar ajuda é importante para ajudar aqueles que precisam. Autocuidado: Iniciar atividades prazerosas, seja um esporte ou um hobbie. Buscar ajuda profissional: Se você ou alguém que você conhece estiver em perigo, não hesite em buscar ajuda de um profissional de saúde mental, como psicólogos, psiquiatras ou centros de prevenção ao suicídio.

Live Nosso Lar

Para dialogar sobre a temática com profissionais da área da saúde mental e esclarecer a sociedade acerca de ações de preservação da vida, o Nosso Lar Educação, núcleo de educação do Nosso Lar Saúde Mental, irá realizar uma programação com diversas atividades durante este mês. No dia 06, às 12h, acontece uma live com o tema “Informação em defesa da vida: o poder do diálogo na prevenção ao suicídio” que tem como convidados o psiquiatra do Nosso Lar Hospital, Dr. Daniel Kramer, e o psicólogo Wesley Ramos, coordenador do Serviço Ambulatorial do Hospital de Saúde Mental. O bate-papo acontece no instagram @nossolarhospital e terá como mediador o psicólogo Daniel Montenegro, profissional do Nosso Lar Hospital. 

Nosso Lar Mais Cuidado

Composto por equipe técnica experiente e renomada, o atendimento ambulatorial do Nosso Lar Mais Cuidado é preparado para o acolhimento dos pacientes, por meio de agendamento com facilidade, e oferece estrutura para avaliação inicial, medicação e acompanhamento regular para todos os tipos de transtornos de saúde mental. As consultas possuem valores acessíveis a partir de R$100,00, atendendo todos os dias da semana, das 7h às 19h. Agendamento: (85) 98166-7935.

Shopping Iguatemi Bosque recebe 3ª edição do evento I’Games

Em setembro, a partir da sexta-feira (8), os apaixonados pelo universo gamer poderão conferir a 3ª edição do I’Games. O evento, realizado em parceria com o Studio Games, disponibilizará ao público jogos e competições nos consoles de PS4 e Xbox One, e os jogos retrôs PS1, Xbox 360 e Nintendo. O I’Games acontece até o dia 8 de outubro. 

Computadores gamers de última geração também estarão disponíveis na programação no espaço. Realizado na Praça Arvoredo, o evento recebe o público de forma gratuita de segunda a sábado, de 10h às 22h, e aos domingos de 11h às 21h. 

O local será palco também de diversos campeonatos ao vivo e competições, entre eles dos jogos Valorant, League of Legend, Smash Bros, FIFA, Street Fighter, além das batalhas de Cosplay, Just Dance, e as disputas do Mario Kart. Os horários completos de cada competição podem ser conferidos no link.  

Para participar dos campeonatos, o competidor deve se inscrever pelo link já disponível na bio do Shopping Iguatemi Bosque, no instagram @iguatemifortaleza.

Evento sobre Mundo Gamer 

Ainda na programação do I’Games, o público terá a oportunidade de conhecer e ouvir sobre o universo gamer no dia 30/09, às 18h, com o gamer João Lucas (Lzinn), ex-pro player de Free Fire pela Loud, Streamer de Valorant e Influenciador. O gamer soma entre os principais títulos participações na NFA Season, NFA Stars e Copa NFA. Além de ser MVP NFA Season 3 e MVP Alok x2.

Serviço: 3ª Edição I’Games

Data: 08/09 a 08/10 

Local: Praça da Arvoredo, piso L1 (Em frente a Magalu)

Horários: De segunda a sábado, das 10h às 22h; Domingo, de 11h às 21h.

Em Encontro Empresarial, Abrasel reúne associados para discutir o setor de alimentação fora do lar cearense

Os associados da Abrasel no Ceará se reuniram na última quarta-feira (30) para o Encontro Empresarial da entidade, que aconteceu no Kina do Feijão Verde (Aldeota). O presidente da entidade, Taiene Righetto, apresentou as metas locais e nacionais, que focam em maior geração de emprego, luta por menos burocracia para o empreendedor e consequente crescimento da economia. 

Atualmente, a Abrasel no Ceará conta com mais de 700 associados, na capital e mais de 40 municípios, como parte da estratégia de interiorização da entidade. “A vida média dos bares e restaurantes no Brasil é de 1,8 anos, mas quando se fala em empreendimentos associados da Abrasel, sobe para 4,6 anos. Ainda é uma vida muito curta, e estamos trabalhando para mudar isto, mas prova que somos diferenciados pela força do associativismo, por dedicarmos tempo para estarmos juntos discutindo estratégias que sejam favoráveis aos nossos negócios e à economia do país como um todo”, afirmou Righetto. 

O Encontro Empresarial contou também com mais uma edição do quadro “Pulo do Gato”, criado pela Abrasel no Ceará para incentivar a troca de experiências de empresários que têm cases de sucesso para compartilhar com os associados. Nesta ocasião, Adriano Costa, proprietário do Kina do Feijão Verde, foi quem contou sua história.

Os advogados da Abrasel, Thiago Pinho e Rafael Albuquerque, atualizaram os associados sobre a pauta da Reforma Tributária. E, fechando a programação, convidados e empresas parceiras participaram do evento apresentando soluções e benefícios para os associados, dentre elas a Fecomércio, Fórum do Turismo, APCC, A2P Gestão, Banco Santander, Getnet, Centro Universitário Estácio do Ceará, Sorvetes Frosty, Gass Company, Nuths, Pratica Fortaleza, Sodexo, Tramontina e Vó Chiquinha Food, Boi Fest e Intensidade Consultoria.

Ranking Connected Smart Cities: Fortaleza é 1º lugar do Brasil em empreendedorismo

Fortaleza foi premiada, ontem (04/09), como primeira colocada no Brasil no eixo Empreendedorismo do Ranking Connected Smart Cities, que analisa as cidades com melhores indicadores de desenvolvimento inteligente, sustentável e humano. A iniciativa é uma idealização da Urban System e Necta. Além do destaque em empreendedorismo, Fortaleza recebeu a 4ª colocação no eixo Tecnologia e Inovação, 11ª em Mobilidade e 18ª no Ranking Geral. Fortaleza é ainda a segunda colocada do Nordeste e a primeira da região em Tecnologia e Inovação. E a capital cearense subiu da 11ª para a 9ª posição entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.

“O prêmio é um grande reconhecimento aos esforços da Prefeitura de Fortaleza para inovar e promover o desenvolvimento da cidade com inclusão social. Estamos investindo fortemente em políticas públicas que vêm transformando a vida dos fortalezenses. O primeiro lugar na categoria empreendedorismo traduz a capacidade e vocação para o trabalho da nossa gente, mas também é resultado de um trabalho e consistente para desburocratizar serviços e realizar ações de incentivo fiscal, contribuindo com um bom ambiente de negócios na Cidade”, destacou o prefeito José Sarto.

O ranking faz parte da Plataforma CSC, que foi fundada em 2015 e se consolidou como uma referência no Brasil no desenvolvimento de cidades inteligentes, desenvolvimento sustentável e mobilidade urbana. Ao todo são analisados 11 eixos temáticos e 75 indicadores.

Na premiação, a iniciativa observa como destaque os bons resultados de Fortaleza na área econômica e social, por exemplo, a consolidação da capital como o município de maior Produto Interno Bruno (PIB) da região Nordeste. Os programas Juventude Digital, a participação no programa Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (Bici) e o crescimento do número de startups na cidade também foram elencados como diferenciais da capital cearense.

Micro e pequenas empresas lideram geração de empregos em julho

As micro e pequenas empresas (MPEs) são o carro-chefe da criação de empregos com carteira assinada no país. Em julho, 79,8% das vagas abertas no Brasil foram absorvidas pelos pequenos negócios. Isso representa 113,8 mil postos de trabalho de um total de 142,7 mil. O levantamento foi feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Esse montante representa uma média de 3.670 vagas formais geradas a cada dia.

O volume total criado pelas MPEs é quase seis vezes maior que o número de contratações das médias e grandes empresas (MGEs), que concentraram 13,5% das vagas criadas (19.229). Os demais segmentos são instituições sem fins lucrativos (3.813), pessoas físicas (6.032) e administração pública (-200).

No levantamento do Sebrae, são consideradas microempresas as firmas com até nove empregados (agropecuária, comércio e serviço) ou 19 funcionários (indústria e mineração). Pequenas empresas são as que têm até 49 trabalhadores (agropecuária, comércio e serviço) ou 99 empregados (indústria e mineração).

Sete meses seguidos

O estudo leva em conta dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O saldo de julho foi o sétimo resultado positivo seguido. A última vez que as MPEs tiverem um mês com mais demissões que admissões foi em dezembro, mês em que a economia costuma ter perda de emprego, por concentrar o término de contratos temporários relacionados à demanda das festas de fim de ano.

O índice alcançado pelas MPEs em julho só é inferior, em 2023, ao registrado em janeiro, quando elas foram responsáveis por 81% das contratações.

Os principais motores da abertura de trabalho nas MPEs, em julho, foram os setores de serviços (46,7 mil vagas), construção (26,1 mil vagas) e comércio (25 mil vagas). As atividades que mais se destacaram foram construção de edifícios (8,6 mil vagas), restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (5,8 mil), e transporte rodoviário de carga (4,4 mil).

A abertura de ocupação com carteira assinada nas MGEs se concentrou principalmente na indústria de transformação (6,5 mil), serviços (5,8 mil) e agropecuária (4,7 mil).

Acumulado do ano

No acumulado de 2023, a participação proporcional das MPEs na geração de ocupação formal é menor, mas elas seguem na liderança. São 825,4 mil empregos do total de 1,1 milhão criados no Brasil. Isso representa 70,8%, contra 16,4% das MGEs.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números são um reflexo da confiança dos pequenos empreendedores no aquecimento da economia. “A partir de indicadores cada vez mais positivos, somados ao controle da inflação e à perspectiva de continuidade na queda da taxa de juros, os donos de pequenos negócios estão retomando o otimismo. É a confiança de que o país é capaz de acelerar o ritmo de crescimento que faz os empreendedores criarem vagas de emprego”, avalia.

Em julho e no acumulado do ano, todos os estados e o Distrito Federal apresentam saldo positivo de empregos formais em MPEs.

(Agência Brasil)

Cidadão pode avaliar serviços do Judiciário cearense por meio de pesquisa

Em busca de promover melhorias constantes no atendimento ao público, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realiza uma pesquisa de satisfação para coletar informações sobre os serviços oferecidos à sociedade. A consulta foi disponibilizada ontem, 04, e ficará disponível até 3 de novembro, por meio de formulário eletrônico.

O questionário possui perguntas claras e objetivas sobre a atuação do Judiciário estadual, elaboradas para avaliação das atividades, permitindo a identificação de eventuais ajustes e ações a serem implementados. Todas as unidades da Justiça cearense poderão ser avaliadas, na Capital e no Interior.

A pesquisa é uma oportunidade de contribuir com o aperfeiçoamento dos serviços do TJCE, avaliando temas como qualidade de atendimento, acessibilidade e comunicação, entre outros. Com as respostas do público será possível implementar aprimoramentos, buscando proporcionar à sociedade um desempenho mais célere e eficaz na promoção da Justiça.